Eleições no Sindicato dos Bancários de Conquista pode significar nova era para a categoria

  • Resenha Geral
  • 13 Nov 2013
  • 15:48h

(Foto: Reprodução)

O processo eleitoral no Sindicato dos Bancários que começou hoje (13) já mostra grandes avanços para a categoria. O surgimento de novas lideranças é significativo e demonstra que existe muita gente preparada e capaz de implantar uma nova filosofia no comando da entidade. O enfrentamento é necessário em defesa de qualquer processo democrático. A ilustração deste artigo mostra uma frase do candidato  à representante da Federação, Alex Leite que integra a composição da Chapa 2. O feudo instalado no sindicato já dura 27 anos e os atuais diretores se revelaram uma espécie de “profissionais de sindicato”.  Durante a campanha foi revelado pela Chapa 2 o que todos sabem – O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista é usado politicamente em defesa de legendas e do poder dominante. Funciona como braço do PCdoB. Os bancários precisam fazer uma reflexão e votar em defesa do novo. Os atuais diretores se acham donos do sindicato e vão lutar para continuar mandando, manipulando e dominando a categoria.

Estudantes param campus da Uneb e acusam reitoria de descaso

  • Divulgação
  • 13 Nov 2013
  • 15:22h

Foto: Movimento Estudantil / Uneb

Estudantes paralisaram nesta terça-feira (12) o Campus IV da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Jacobina. O protesto, de acordo com o Movimento Estudantil (ME), é contra o que chamam de descaso da Reitoria da unidade, que pode perder um recurso de R$ 180 mil destinado à aquisição de equipamentos, obtido pelo deputado Federal Amauri Teixeira. Os estudantes afirmam que o prazo para que o dinheiro seja liberado termina nesta quinta (14). A intenção do grupo é permanecer acampado até que a situação seja resolvida. Eles informam ainda que o movimento tem tentado negociar com a Reitoria desde agosto e que já fizeram inclusive uma viagem a Salvador para tentar o repasse.

Post do bar 30 Segundos no Facebook é considerado preconceituoso e gera revolta

  • Por Rafael Albuquerque
  • 13 Nov 2013
  • 12:31h

(Divulgação)

Em tempos de aceitação das diferenças e em que o politicamente correto é bastante levado em consideração, o bar 30 Segundos, localizado no Rio Vermelho, em Salvador, errou a mão - e feio -, em um post no Facebook. Na postagem, considerada por muitos internautas como preconceituosa, há a foto de uma mulher acima do peso que, vista através do reflexo de um copo de bebida, parece ser magra e ter uma silhueta invejável. A legenda diz: "Beba com moderação... O resultado pode ser desastroso!". Ou seja, faz uma relação direta aos acidentes de carro causados por quem bebe com o "acidente" que seria beber e ficar com uma mulher gorda achando que ela é magra. Algumas horas se passaram e o post recebeu dezenas de comentários reprovando a campanha. "Existe motivo realmente relevante pra vocês incentivarem a moderação na bebida. Como o 'se beber, não dirija', por exemplo. Mas usar a imagem de uma mulher gorda associando ao "resultado desastroso" foi totalmente preconceituoso. E ridículo!! Decepcionada com a atitude de vocês!!", disse uma seguidora. "Postagem tosca", reclamou outro. "Que preconceituoso! Que ridículo! Que nojento! Não sabia que o 30 segundos era um lugar de gente tão preconceituosa", criticou mais um. Em resposta a um dos comentários, o administrador da página 30 Segundos Bar, estabelecimento que tem como sócios os filhos do renomado publicitário Duda Mendonça, se defende: "Sentimos muito não ter agradado, mas é apenas uma brincadeira, queremos só comunicar que, quem bebe em demasia termina se confundindo, nada contra a figura feminina". Após a revolta, a postagem foi apagada.

Brumado: Trio de vereadores do PT comemora a vitória de Everaldo Anunciação

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 13 Nov 2013
  • 12:15h

O trio ficou muito satisfeito com o resultado das eleições que deram a vitória a Everaldo Anunciação (Foto:Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Mostrando estar em sintonia fina com os anseios da militância petista, os vereadores Catoze, José Carlos de Jonas e Zé Ribeiro, comemoraram muito a vitória de Everaldo Anunciação no PED 2013, o qual foi eleito o novo presidente do partido.  A vitória de Everaldo aconteceu de forma esmagadora, já que ele conseguiu mais de 70% dos votos, que foi dentro das expectativas, o que irá demonstrar que a linha direcional do partido na Bahia não sofrerá grandes transformações, já que ele e Jonas Paulo possuem um relacionamento muito próximo. Segundo os vereadores “o PT da Bahia está em boas mãos e deverá marchar ainda mais forte para novas conquistas”.  E ainda destacaram que “nos vários contatos que tivemos com Everaldo ele se mostrou muito receptivo aos nossos pleitos e cremos que o PT de Brumado terá uma atenção especial de sua parte”. 

O vereador José Carlos de Jonas durante o processo eleitoral ao lado do então candidato Everaldo Anunciação (Foto: Brumado Urgente / Conteúdo)

Promoção da semana do Comercial Vitória

  • 13 Nov 2013
  • 10:02h

"Dorme que te fa bene": estudos mostram que quem dorme mais engorda menos

  • Saúde Urgente
  • 13 Nov 2013
  • 08:01h

Pesquisas apontam que quem dormiu menos engordou até um quilo a mais que aqueles que dormiram mais tempo e fizeram a mesma dieta. Outra pesquisa afirma que dormir mais aumenta a capacidade do cérebro

Se você já fez todo tipo de dieta para emagrecer e nada funcionou, talvez o problema com suas gordurinhas não esteja apenas no fato de comer muita ou pouca comida. Já pensou na hipótese de que a culpa pelo seu quilos a mais ser do seu relógio? A quantidade de horas que você gasta dormindo influi diretamente na quantidade de quilos que você ganha. É isso o que diz o Dr. Steve Kubas, da Clínica Mayo, Miami, EUA, "Se você está acordando normalmente antes do que seu corpo iria querer que você acordasse, você estaria, dessa forma,  conduzindo ele a um certo grau de privação de sono que está ligado ao sobre-peso".

A conclusão foi a mesma: quem dorme menos perde menos peso. Isso acontece porque quem passa mais horas acordado, come mais à noite (quando o metabolismo é mais lento). Segundo a pesquisa, esse pessoal toma um café da manhã menos calórico, mas exagera nas comidinhas depois do jantar. No fim das contas, o problema não é a falta de sono, pois os voluntários que puderam dormir até cinco horas por noite (o outro grupo podia descansar por nove horas) queimavam 5% a mais de energia. Porém, consumiam 6% a mais de calorias, o que fazia com que ganhassem um quilo a mais por semana do que os que dormiam mais tempo. Já um outro estudo também feito por pesquisadores americanos da Universidade de Berkeley sugere que a privação do sono tem um efeito duplo na mente no que diz respeito ao apetite e que um deles é estimular a resposta de uma parte do cérebro que administra a motivação de o indivíduo comer comidas gordurosas. Para comprovar a tese, o estudo reuniu 23 jovens saudáveis que puderam dormir cerca de oito horas em uma noite e, depois, foram ao laboratório dos pesquisadores, onde tomaram um pequeno café-da-manhã com torrada e geleia. Logo após, a equipe lhes mostrou 80 imagens de alimentos diferentes e pediram que eles avaliassem a vontade de comer cada item, enquanto uma máquina de exame de imagem media a atividade cerebral dos participantes. Uma semana após esse experimento, os mesmos participantes repetiram o teste, mas, dessa vez, ficaram acordados a noite toda e puderam comer biscoitos e frutas para repor a energia que gastaram durante a noite em que ficaram acordados. Como resultado, os participantes expressaram o desejo de comer 600 calorias a mais que da primeira vez que fizeram o teste. 

CONTINUE LENDO

Deputado minimiza ação de PMs que posaram ao lado de corpo

  • Biaggio Talento / A Tarde
  • 13 Nov 2013
  • 07:47h

(Foto: Reprodução)

O líder do governo do estado na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Neto (PM), afirma que a Corregedoria da Polícia Militar agiu certo ao abrir investigação sobre o caso de integrantes da Companhia Independente de Polícia Especial do Semiárido (Cipe-Semiárido) que aparecem em foto posando ao redor de um corpo. Ele, no entanto, procurou minimizar o episódio. "Sei que fere os direitos humanos, mas a gente também tem que começar a entender essa adrenalina dos policiais numa movimentação que, às vezes, dura meses contra um grupo que tem aterrorizado os moradores da Chapada Diamantina, bandidos que agem com brutalidade, uma estupidez sem precedentes. Situações como essas não se podem ver como algo 'marginal', não se pode fazer um cavalo de batalha sobre isso", disse.

Para ele, é preciso "contemporizar", ponderando que, se de um lado houve um erro, é preciso administrar "de forma serena" para não prejudicar a relação com a corporação, "porque, na outra ponta, há o policial com adrenalina trocando tiro com bandido". No assalto em Mucugê, o grupo de dez homens aterrorizou os moradores. Na fuga, um refém foi morto e dois feridos. Várias equipes da PM passaram a perseguir os suspeitos pela região. Um primeiro grupo foi achado na zona rural  de Cafarnaum. Conforme a PM, eles resistiram à prisão, quatro foram mortos e dois presos.

Corpo exposto

Uma imagem que lembra a exibição de cangaceiros mortos como troféus macabros pelas "volantes" do governo na primeira metade do século XX levou a Corregedoria da PM a abrir sindicância para investigar a imagem em que policiais exibem o corpo do suspeito de liderar a quadrilha que assaltou, no dia 6, o Banco do Brasil de Mucugê (a 448 quilômetros de Salvador). Identificado como Marcos Jeferson de Carvalho, 24 anos, e conhecido como Coninho, o homem foi morto na zona rural de Bonito (a 414 quilômetros da capital). Na foto, o corpo dele está estirado no chão de barro, tendo à volta 19 "catingueiros", como são conhecidos os policiais da Cipe-Semiárido, fortemente armados com fuzis e metralhadoras. A imagem foi exibida em vários sites e redes sociais. Em nota, a PM diz que "não coaduna com o comportamento adotado pelos policiais militares que posaram numa foto exibindo o corpo de um criminoso responsável pelo roubo de uma agência bancária no município de Mucugê" e assinala que irá apurar o fato. A reportagem procurou a assessoria de imprensa da PM para esclarecer a que tipo de punição os responsáveis pelo episódio estão sujeitos e, até a publicação desta reportagem, não recebeu resposta.

 

 

CONTINUE LENDO

Ex-presidentes do Tribunal de Justiça da Bahia têm novos processos

  • 13 Nov 2013
  • 07:08h

Corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão, disse que há diversas outras investigações em curso contra Mário Hirs e Telma Britto. (Foto: Divulgação)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu mais um processo para investigar os ex-presidentes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mário Alberto Hirs (afastado da presidência há uma semana) e Telma Britto.Na semana passada os dois foram afastados de suas atividades por suspeitas de participação em pagamento irregular de precatórios, o que, segundo o CNJ, causou rombo de aproximadamente R$ 448 milhões aos cofres públicos do estado. Segundo o corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão, na gestão de Telma Britto e mais recentemente na de Hirs, “uma série de problemas” foi identificada no TJ-BA.

Facebook solicita troca de senha de usuários após ataque à Adobe

  • Informações do Portal Terra
  • 12 Nov 2013
  • 22:17h

(Foto: Reprodução)

O Facebook está tomando providências para proteger seus usuários de um ataque que afetou dezenas de milhões de contas da Adobe. A rede social está pedindo para que usuários que usam logins e senhas no serviço idênticas às contas comprometidas da Adobe mudem suas configurações de acesso. Cerca de 38 milhões de nomes de usuários e senhas foram roubadas no ataque cometido por hackers em outubro. Para identificar os usuários que possam estar em risco, os engenheiros do Facebook estão vasculhando um banco de dados disponibilizado publicamente que contém detalhes sobre as milhões de contas da Adobe atacadas. Se uma das contas coincidir com a do Facebook, o site exibe uma mensagem que alerta os usuários sobre um incidente de segurança. "O Facebook não foi diretamente afetado pelo incidente, mas sua conta do Facebook está em risco, porque você estava usando a mesma senha em ambos os lugares", diz o aviso. Caso tenha sido afetado, o usuário é obrigado a responder algumas perguntas para verificação da conta e redefinir sua senha.

BA 148: Acidente cinematográfico tira a vida de motociclista

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 19:21h

O acidente chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Darlan Ribeiro / Brumado Urgente)

Um acidente fatal aconteceu na BA-148, mais precisamente na Ponte sobre o Rio do Paulo, por volta das 17 horas, onde um motociclista, após colidir com o guardrail foi atirado da ponte, falecendo já no local. Ivo José de Oliveira, de idade ainda não confirmada, era natural de Livramento de Nossa Senhora, estava próximo de Dom Basílio, no momento que aconteceu a colisão. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas, a princípio, tudo indica que ele perdeu o controle da motocicleta, não tendo como evitar a colisão. A Polícia Rodoviária chegou rapidamente ao local para controlar o tráfego de veículos, mas não deu, ainda, informações oficiais sobre o ocorrido. A motocicleta, que ele estava pilotando, uma Honda CBX 250 Twister, cor preta, placa DXO-1372, deverá passar por perícia técnica. Cogita-se que ele poderia ter ingerido bebida alcóolica, mas somente o lauro pericial irá comprovar. Ele foi lançado de uma altura de 9 metros.  

O corpo do jovem foi atirado de cima da ponte de uma altura aproximada de 9 metros (Foto: Brumado Urgente)

Animal que foi atingido por 6 tiros de arma de pressão não resiste e morre em Vitória da Conquista

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 18:33h

Princesa não resistiu e morreu na manhã desta terça-feira (12) em Vitória da Conquista (Foto: Auau)

Um fato que causou muita revolta e indignação nesta segunda-feira (11), principalmente nos defensores dos animais, acabou tendo um desfecho triste, já que a cadelinha, que foi atingida por 6 disparos de arma de pressão não resistiu e veio a falecer no final da manhã de hoje. Mesmo com todos os esforços da ONG Auau, que fez uma campanha relâmpago para arrecadar fundos para que o animal fosse transferido para Vitória da Conquista, a vida de “Princesa”, como ela era conhecida, se esvaiu, mesmo antes dela ir passar por uma cirurgia pela retirada das balas, sendo que uma teria ficado alojada na região do estômago. Em contato com o coordenadora do Auau, Caroline Lima Santos, ela, mesmo abatida, informou que “infelizmente Princesa não resistiu e morreu, deixando uma tristeza muito grande em nosso coração, já que pelo laudo, que deverá ser emitido amanhã, é bem possível que a causa da morte não foi somente as balas, mas sim os maus tratos que ela recebeu antes de ser atingida pelos tiros”. Ela ainda comentou que “o autor dessa crueldade deveria repensar os seus atos e não judiar mais de animais indefesos”. E ainda fez questão de observar que “nós fizemos tudo que pudemos, ela foi levada para Vitória da Conquista, demos carinho e amor, mas, infelizmente ela não resistiu. Agradecemos a todos que nos ajudaram a tentar salvar a vida de Princesa”. 

Brumado: A indesejável rotina dos assaltos está de volta

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 17:10h

O assaltante mostrou ousadia e destemor ao entrar no local não temendo ser filmado pelas câmeras de segurança (Foto: Divulgação)

A banalização da violência na Bahia já foi tema de várias discussões, mas, até o momento, nada de concreto foi feito. Enquanto o governador Wagner fica andando de helicóptero para “lá e para cá”, os assaltantes “deitam e rolam” apavorando a população, que está cada vez mais refém da criminalidade. Em Brumado, assim como na grande maioria das cidades baianas, os índices de violência têm aumentado de forma assustadora, os quais só são minimizados nas grandes operações da Polícia, as quais são realizadas de forma esporádica. Como um “roteiro anunciado”, toda a população brumadense sabia que após um tempo determinado à realização da Operação “Capital do Minério”, os assaltos iriam voltar e, de uma forma mais intensa, porque com a proximidade das festas de final de ano, isso seria mais do que presumível. A grande questão é que como será feito o combate, já que o contingente policial é insuficiente e o Estado, que tem total conhecimento disso, não tem feito nada para nem sequer tentar amenizar a situação, enquanto os bravos e heróicos policiais tentam se desdobrar em suas funções. Na tarde desta terça-feira (12) uma velha rotina criminosa voltou à cena policial, onde um assaltante, carregado de destemor, entrou num correspondente bancário, mesmo sabendo que existia um eficiente sistema de segurança e, armado, deu voz de assalto, levando, segundo informações preliminares, cerca de R$ 20 mil. Ato contínuo, o proprietário do estabelecimento, que já investiu muito na segurança para impedir os assaltos, mas mesmo assim, teve, pela quinta vez, seu estabelecimento assaltado, esbravejou, colocando toda a culpa sobre o Estado. Realmente o governador está com um grande desafio pela frente e, segundo as suas “andanças” pela Bahia, ele não parece nada preocupado com a questão da segurança pública, já que suas atenções parecem totalmente voltadas para a eleição de seu sucessor e a manutenção do governo pelo seu partido. 

Pesquisador desenvolve antídoto que acaba com a ressaca

  • Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 15:15h

(Foto: Reprodução)

Imagine aproveitar os drinques na festa em comemoração ao Natal sem correr o risco de ter ressaca no dia seguinte, ou ter acesso a um antidoto que permitiria você dirigir até em casa em segurança. Parece ficção científica, mas esses desejos estão no conhecimento da neurociência moderna. Após algumas horas de embriaguez, o pesquisador David Nutt experimentou um antídoto e conseguiu se recuperar em alguns minutos para dar uma palestra. As informações são do Huffington Post. O álcool é uma das drogas mais antigas e perigosas, responsável por 2,5 milhoes de mortes ao redor do mundo, mais do que a malária ou Aids. As razões para isso são conhecidas: o álcool é tóxico para todos os sistemas do corpo, particularmente, para o fígado, coração e cérebro. A bebida deixa as pessoas mais desinibidas, provoca atitudes violentas e também pode causar dependência, cerca de 10% das pessoas ficam viciadas.Se o álcool fosse descoberto hoje, jamais seria vendido de tão tóxico que é para ser legalizado pelas leis alimentares. A única forma de diminuir os danos da bebida é limitar o consumo aumentando preços e diminuindo a disponibilidade. A outra saída é criar uma versão mais segura das bebidas alcoólicas. 

Congresso prevê gasolina mais cara e aumento de impostos em 2014

  • Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 15:07h

Deputados e senadores estão prevendo um aumento da carga tributária, alta na inflação, aumento dos preços dos combustíveis e um crescimento econômico mais modesto, de acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo publicadas nesta terça-feira. As informações estão no parecer da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, que deverá ser votado em plenário hoje e prevê o pagamento de R$ 2,9 bilhões em dividendos das estatais, conforme a publicação. Segundo os parlamentares, o reajuste dos preços dos combustíveis é necessário para viabilizar o elevado volume de investimentos da Petrobras.

Diretora do Sindi-Acs fala sobre movimento de paralisação da categoria

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 11:00h

A diretora Edineide Silva explicou detalhes da paralisação (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Sendo dado o “start” pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todo o país foram convocados a participar da Luta Nacional pelo Piso Salarial dos ACS, que se materializou através de dois dias de paralisação, visando chamar a atenção dos governantes para o pleito da categoria. Em Brumado, os agentes comunitários, acompanhado dos agentes de endemias, totalizando mais de 100 participantes, seguiram as orientações da direção nacional e fizeram um movimento de protesto pacífico na Praça Coronel Zeca Leite, ao lado do Paço Municipal. Todos pararam as atividades de trabalho e estão na luta pelo piso salarial nacional e pelo plano de carreira. A diretora do Sindi-Acs – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Edineide Silva falou com o Brumado Urgente citando que “nosso movimento, que teve a Praça Zeca Leite como palco, teve a duração de dois dias (11 e 12) e está sendo realizado em todo o país, onde buscamos a aprovação do piso nacional da categoria, uma luta de quase uma década, mas que agora esperamos que consigamos atingir o nosso objetivo”.  Ainda segundo ela “o secretário municipal de Saúde se mostrou totalmente receptivo ao nosso pleito, mas a questão é nacional, precisa da autorização da presidente Dilma para que o Piso Nacional da Categoria seja criado, então, esperamos contar com o apoio do secretário e do prefeito para pressionar lá em Brasília para que isso aconteça o mais rápido possível”. Questionada sobre a deflagração de uma greve da categoria ela responde que “a greve, neste primeiro momento, não está em nossa pauta, vamos aguardar um posicionamento do governo, mas, caso não haja um feedback, a possibilidade de uma greve aumenta”.  

Os agentes tiveram a Praça Coronel Zeca Leite como palco das manifestações em prol do piso nacional da categoria (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)