Brumado: Câmara de Mediação Antônio Lima dos Anjos é inaugurada

  • 27 Abr 2018
  • 18:22h

No dia 24 de abril de 2018 foi realizada a solenidade de inauguração da Câmara de Mediação e Conciliação Antônio Lima dos Anjos, na Rua Artur Revenster n.16, Centro, Brumado-BA, tendo em vista a necessidade de se consolidar uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de conflitos, conforme a Resolução 125 do CNJ e a Lei de Mediação n. 13.140 de 2015 e as mudanças trazidas pelo Novo Código de Processo Civil que consolidou a conciliação e a mediação como instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios.

Mabe da Silva Anjos, Advogada e Mediadora Judicial e Moisés da Silva Anjos, Engenheiro Eletricista e Mediador Judicial, criaram a Câmara de Mediação e Conciliação, tendo também como colaboradora Rowane Dias Viana, Advogada, Facilitadora do Círculo de Construção de Paz (em formação) e Mediadora Judicial, todos para trabalhar em prol do social. Esta Câmara se constitui, em especial, uma homenagem ao Senhor Antônio Lima dos Anjos (In memorian), pai dos fundadores, que em vida foi um grande homem: simples, humilde, honesto, trabalhador, industriário de uma sabedoria e força de vida a ser seguida como exemplo por todos que o conheciam e o admiravam.

Estavam presentes na solenidade de Inauguração os Juízes de Direito Dra. Adriana Partoreli da Silva Quirino Couto da Vara Cível e Dr. Rodrigo Souza Britto do Juizado Especial Cívil, o presidente da OAB da 21ª Subseção Dr. Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Junior, Dra. Renata Caetano Advogada Vice Presidente da Subseção, o Procurador do Município Dr. Acioli Viana, Advogados e familiares, comunidade local e os Padres Jordano Viana Fernandes e Cleonidio Alves da Silva e a Designer de Ambientes, Caroline Risério Aguiar responsável pela decoração da Câmara.

A Câmara de Mediação e Conciliação Antônio Lima dos Anjos tende a assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade, com ética e atendendo os requisitos da lei e dos órgãos fiscalizadores. Desta forma o objetivo da mediação é restaurar esse relacionamento, permitindo que os interessados consigam entender o que é melhor para cada um, buscando uma solução satisfatória para todos e a melhoria do relacionamento e diálogo entre eles.

A busca de métodos alternativos para a solução de conflitos de menor complexidade e na agilidade dos processos foi um grande avanço com as mudanças ocorridas na legislação, onde os próprios interessados podem encontrar uma solução negociada e mais rápida. Portanto a mediação é uma atividade técnica, exercida por um terceiro imparcial, o mediador, que aproxima as partes e facilita o diálogo. O mediador não tem o poder de decisão sobre a causa em questão.

É recomendado principalmente para conflitos como os que envolvem família, vizinhança, relações societárias, empresarias, condomínios. Pode acontecer também em conflitos como os do meio escolar, que envolvam professores, alunos e pais, ou em comunidades. Logo a Câmara de Mediação e Conciliação Antônio Lima dos Anjos está aberta para receber a comunidade, Advogados, Juízes, Defensores, Promotores e todos os interessados para auxilio na resolução dos conflitos.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.