Epicentro do tremor que atingiu 6 cidades baianas foi em zona rural

  • 07 Nov 2015
  • 08:03h

(Foto: Reprodução)

Técnico de sismologia da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Barbosa relatou que o tremor sentido em seis municípios baianos na madrugada desta sexta-feira (6) teve como epicentro a zona rural do município de Ibicuí, no sudoeste do estado. Conforme Barbosa, por ter ocorrido em uma área com poucas residências, o fenômeno acabou sendo percebido com maior notoriedade nos municípios vizinhos, como Nova CanaãItororóFirmino AlvesIguaí e Poções. O técnico da USP destaca que o tremor atingiu a magnitude de 3.2 graus na escala Richter, que é considerado de baixo intensidade. "Foi uma ocorrência de um pequeno tremor de terra. Embora ele tenha sido sentido, percebido em várias cidadezinhas, a gente pode conceituá-lo com um pequeno tremor de terra. É comum acontecer esse tipo de tremor no Brasil todo. Às vezes assustam, às vezes não são percebidos", detalha.

Lei da nova aposentadoria foi sancionada, mas ainda confunde; entenda mudanças

  • 07 Nov 2015
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

Agora é oficial. Os contribuintes podem contar com duas opções na hora de se aposentar. Foi sancionada ontem pela presidente Dilma Rousseff a lei que estabelece as novas regras para o cálculo do benefício da aposentadoria, e que leva em consideração a soma da idade e o tempo de contribuição do segurado: a chamada fórmula 85/95 progressiva.  A lei é uma alternativa ao fator previdenciário, que continua em vigor, como explica o chefe da divisão de benefícios do INSS na Bahia, Marcelo Caetano. “O que muda com a lei é que agora o trabalhador sabe que a pontuação evita a incidência do fator previdenciário”, explica Caetano.Mesmo em vigor desde o mês de junho, por conta da Medida Provisória 676/2015, a nova fórmula ainda confunde muita gente, como o encarregado de encanador José Lima Carvalho, 59 anos. Ele esteve na Previdência Social, na tarde de ontem, para tirar dúvidas sobre o assunto. Assim como a maioria das pessoas ouvidas pelo CORREIO, Carvalho pensava que teria que esperar até os 95 anos de idade para conseguir se aposentar. “Ainda bem que estou errado. Agora preciso saber o que posso fazer para adiantar a minha aposentadoria, já que fui demitido antes de completar os 35 anos de carteira”, confessa o encarregado.
 

Como fica
Na prática, os contribuintes vão receber os cálculos com as opções de aposentadoria com e sem a aplicação do fator previdenciário. Por exemplo, uma mulher que completou 55 anos e tem mais de 30 anos de contribuição, com a nova fórmula  85/95, pode se aposentar com a garantia de que não terá as perdas previstas na aplicação do fator previdenciário.  Já no caso de um homem com 65 anos de idade e com 40 anos de contribuição, o fator previdenciário vai servir para engordar o valor da aposentadoria, uma vez que ele contribuiu por mais tempo para a Previdência (veja no infográfico ao lado). A secretária financeira Silvana Ribeiro já fez os cálculos e deve optar pela nova fórmula no ano que vem.  Aos 58 anos de idade, ela está prestes a completar os 30 anos de contribuição e vai aproveitar para antecipar a tão sonhada aposentadoria sem perdas de salário. “Se não fosse essa nova regra, teria que esperar mais dois anos para me aposentar ou perderia parte do meu benefício”, conta.Mudanças Entre as mudanças da lei aprovada pelo Congresso e a proposta inicial do governo está a questão da progressividade, que passa a ser elevada em um ponto a partir de 31 de dezembro de 2018 e não mais no final do ano que vem, como proposto no texto original. “Quem puder se aposentar agora deve iniciar logo o processo no INSS, uma vez que posteriormente a pontuação será aumentada”, afirma Nildes Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Direitos Previdenciários, Acidentários e Consumidor (Abprev). A fórmula 85/95 prevê o acréscimo de um ponto a cada dois anos e a progressão será limitada em 31 de dezembro de 2026, quando a soma passará a ser de 90 pontos para as mulheres e 100 pontos para os homens. O motorista Jurandir Nascimento já se beneficiou com a aplicação da 85/95. Com 60 anos de idade e 35 de carteira assinada, ele somou os 95 pontos exigidos. “Enxerguei mais vantagem. Consegui me aposentar com um valor mais alto do que se eu tivesse optado pelo fator previdenciário”, comemora.

Emenda da Desaposentação é vetada pela presidente Dilma
A desaposentação, aprovada pelo Congresso junto com a nova fórmula da aposentadoria (Regra 85/95) foi vetada pela presidente Dilma Rousseff. Segundo a justificativa do governo, a medida iria significar um rombo de R$ 70 bilhões no caixa da Previdência ao longo de 20 anos. A chamada desaposentação consiste na revisão do valor da aposentadoria para aqueles que voltaram a trabalhar e a contribuir com a Previdência Social. Segundo o diretor do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), Thiago de Araújo, o veto foi fundamentado no pacto de gerações que sustenta o sistema previdenciário. “Uma geração mais nova financia a aposentadoria da geração mais velha. Esta é a justificativa que a presidente utilizou para falar, em outras palavras, que a Previdência não teria condições de arcar com a desaposentação”, explica. O veto foi visto com repúdio pela Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev), como afirma o presidente da entidade, Marcos Barroso. “O veto é uma irresponsabilidade do governo com um segmento da sociedade que contribui muito. É um descomprometimento com a classe trabalhadora. Tirar do direito dos aposentados é uma covardia”, argumenta Barroso. Atualmente, só é possível conseguir a desaposentação por meio da Justiça, como assegura ainda Thiago de Araújo, do Ieprev. “É possível conseguir judicialmente a concessão do novo benefício já que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o TRF (Tribunal Regional Federal) têm posicionamento favorável à desaposentação”. Araújo orienta que é necessário buscar um advogado especializado em Direito Previdenciário para realizar os cálculos e avaliar se a desaposentação vai ser mesmo vantajosa. “O interessante seria haver uma regulamentação da desaposentação, a fim de fazer justiça aos segurados que contribuem e não têm retorno, mas continuam trabalhando”.

 

CONTINUE LENDO

Greve dos petroleiros: Começa a faltar combustível em alguns postos de Vitória da Conquista

  • 07 Nov 2015
  • 06:25h

Na maioria dos postos, os estoques devem durar de 4 dias há uma semana. Se a greve não acabar em 10 dias, a cidade toda pode ficar desabastecida. (Foto: Blog do Marcelo)

Pareceu que ia demorar, mas já está acontecendo: Alguns postos de Vitória da Conquista já estão enfrentando desabastecimento, devido à greve nacional dos petroleiros. Em alguns locais, falta diesel e em outros gasolina e álcool. Por enquanto apenas alguns postos, que estavam com estoques baixos, não estão conseguindo repô-los. Mas, na maioria deles, ainda há alguma normalidade. Em contato com três postos do Bairro Candeias, a reportagem do Blog do Marcelo descobriu que estes estoques devem durar até o início da próxima semana. Eles alertaram que, caso a greve não termine a tempo, não conseguirão repor seus estoques e o desabastecimento ocorrerá. Ele já pensam inclusive em limitar a quantidade de combustível por veículo, caso a situação de agrave. Foi observado também que grande quantidade de motoristas estão enchendo os tanques de seus veículos. Não foi confirmada a denúncia de que alguns postos estariam elevando os preços, por conta disso.

Déficit de atenção e enxaqueca em crianças podem estar ligados

  • 06 Nov 2015
  • 21:08h

(Foto: Reprodução)

Assim como já observado com o TDAH, pesquisadores da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp), observaram um aumento considerável no número de crianças diagnosticadas com enxaqueca no Brasil, e que tem dificuldades escolares. Com esse crescimento, os médicos resolveram, então, observar se há uma possível relação entre as doenças. Liderados pela médica Thais Rodrigues Villa, neurologista-chefe do Setor de Investigação e Tratamento das Cefaleias (SITC) da escola, os pesquisadores analisaram 82 crianças com idades entre 8 e 12 anos. Entre elas, 30 haviam sido diagnosticadas com enxaqueca, mas ainda não estavam em tratamento, 22 tinham o diagnóstico e já estavam em tratamento e outras 30 eram saudáveis, para formar um grupo de controle. As crianças com enxaqueca em tratamento apresentaram resultados semelhantes ao grupo saudável: um desempenho bom no teste de atenção visual e poucas ocorrências de impulsividade e ansiedade. Diferentes delas, todas as crianças com enxaqueca sem tratamento tiveram um desempenho pior nos testes em comparação com os outros dois grupos - revelando quadros de déficits de atenção seletiva e alternada e ainda apresentaram altos níveis de impulsividade e ansiedade. Foi constatado também que, entre as crianças em tratamento, houve uma percepção de melhora no desempenho escolar desde o início do atendimento. "Com um tratamento eficaz, é possível que o equilíbrio cerebral seja restabelecido e observamos melhora dos sintomas da enxaqueca e, consequentemente, dos déficits de atenção associados à doença", afirma a médica.

Xiaomi lança campanha para início das vendas da pulseira inteligente Mi Band

  • 06 Nov 2015
  • 20:06h

Xiomi lança campanha para início das vendas da pulseira inteligente Mi Band

O início das vendas da Mi Band, pulseira inteligente da Xiaomi, teve início nesta sexta-feira (6) com uma ação no Twitter. A pulseira, que havia sido anunciada para chegar ao Brasil em junho, tem sensor que contabiliza passos e monitora a qualidade do sono do usuário. O preço da pulseira deve ficar em torno de R$ 95. A empresa chinesa, eleita a segunda start-up mais valiosa do mundo segundo a Fortune, deu início à contagem regressiva para início das vendas com a campanha "cadatweetconta. Um dos últimos lançamentos de dispositivos que podem ser "vestidos", a pulseira pode ser configurada para vibrar ao receber ligações, SMS e notificações, desbloquear a tela do smartphone e funcionar como alarme.  A pulseira promete acordar o usuário de forma mais tranquila, ao identificar quando ele entra em sono leve cerca de 30 minutos antes do horário de despertar e começa a vibrar para que ela acorde de maneira mais tranquila.

Governo isenta 153 cidades de bandeira tarifária na conta de luz

  • 06 Nov 2015
  • 19:00h

(Foto: Reprodução)

Depois de uma disputa política e embates na Justiça, o Ministério de Minas e Energia decidiu pôr fim à polêmica a respeito da cobrança de bandeiras tarifárias na conta de luz de municípios de regiões isoladas. O ministro Eduardo Braga conseguiu isentar desse pagamento 153 municípios de oito Estados do País que, até agora, não foram conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Perdeu, porém, a batalha para incluir Manaus, sua principal base eleitoral, nessa política. Ao sancionar a Medida Provisória 677, que proporcionou o benefício, a presidente Dilma Rousseff vetou emenda que possibilitaria que os consumidores da capital do Amazonas deixassem de pagar pelas bandeiras. Mulher do ministro, a senadora Sandra Braga (PMDB-AM) incluiu duas emendas ao texto-base da MP 677. Uma para beneficiar especificamente a cidade de Manaus, outra para isentar cidades que ainda não foram plugadas ao SIN. Pelo texto, apesar de Manaus já estar conectada à rede nacional, a cobrança não seria automática, mas passaria a depender de uma decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão presidido por Eduardo Braga.

 

 

O texto anularia o ato que atestou a interligação de Manaus, publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em maio. A proposta, no entanto, não passou pelo crivo da presidente Dilma Rousseff, que a vetou essa emenda. "O dispositivo atribuiria ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) competência que não está afinada com sua missão institucional", justificou a Presidência. "A definição quanto à integração ao Sistema Interligado Nacional constitui medida de cunho primordialmente técnico-operacional, e não definição sobre o abastecimento energético nacional." A outra emenda proposta pela senadora, que isentou os municípios fora do SIN, foi sancionada pela presidente. Dos 155 municípios beneficiados, 61 são do Amazonas. A edição de lei foi comemorada pela senadora e pelo ministro, que consideram o assunto liquidado. "A lei sancionada define, de uma vez por todas, que os municípios isolados não são alcançados pelo regime da bandeira tarifária. O interior de qualquer Estado do Brasil que esteja isolado, ou seja, que não esteja interligado, está fora do regime de bandeira", comentou o ministro. "Manaus e Belém estão interligados, então pagam. Mas quem é isolado não pertence ao regime de bandeiras. Isso é um ponto importante, porque hoje o que está acontecendo é que liminares foram dadas em uma série de Estados segurando pagamento de bandeira tarifária em todos esses municípios", disse o ministro. "Agora isso vira lei, é um direito desses municípios. Nós atravessamos esse ano debaixo de fogo cruzado, até conseguirmos aprovar uma MP que foi sancionada e que resolve esse problema." Em nota divulgada à imprensa, a senadora disse que a edição da lei significa uma importante vitória. "Acima de tudo, corrigindo uma injustiça. Ninguém deve pagar por um serviço que não recebe", afirmou. Segundo ela, dois milhões de amazonenses serão beneficiados.

 

Bandeiras

As bandeiras tarifárias são um sistema que repassa à conta de luz o custo real da geração de energia no País. Quando as condições estão desfavoráveis e há um uso intenso de termelétrica, vigora a bandeira vermelha, que acrescenta R$ 4,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) de consumo. O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado em todo o País em 1º de janeiro deste ano, exceto no Amazonas, Amapá e Roraima, que não estavam conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Em maio, porém, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atestou a conclusão das obras de interligação de Manaus ao sistema, o que automaticamente obrigaria a Eletrobras Amazonas Energia a iniciar a cobrança. A distribuidora alegava à Aneel que grandes áreas do Estado continuavam a ser abastecidas por usinas térmicas do Sistema Isolado. Porém, para a agência reguladora, uma vez que Manaus foi conectada, a distribuidora passou a pertencer ao SIN. Reportagem publicada pelo Broadcast informou que o ministro era contra a cobrança em sua base eleitoral.

CONTINUE LENDO

Moradora de Iguaí registra danos após tremor de terra

  • 06 Nov 2015
  • 18:02h

Rachadura no revestimento do banheiro

A pecuarista Felícia Limoeiro Lobo, 49 anos, que mora em Iguaí (a 497 quilômetros de Salvador), gravou vídeo mostrando rachaduras em dois cômodos de sua casa, que surgiram após tremor de terra que atingiu o município baiano. Iguaí foi uma das cinco cidades atingidas pelo abalo sísmico na madrugada desta sexta-feira, 6, no sudoeste da Bahia,. O sismo pôde ser sentido em: Ibicuí, Itororó, Firmino Alves e Nova Canaã.

Morre homem que teve 35% do corpo queimado durante briga em Conquista

  • 06 Nov 2015
  • 17:08h

Briga aconteceu na cidade de Vitória da Conquista (Foto: Anderson Oliveira | Blog do Anderson)

Morreu na manhã desta sexta-feira (6) o homem que teve 35% do corpo queimado por um morador de rua em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A vítima estava iternada na UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), e não corria risco de vida até última segunda-feira (2), segundo informações do serviço social do próprio hospital. O HGVC não informou o que causou a mudança no estado de saúde do paciente. No domingo (1º), a polícia de Vitória da Conquista prendeu uma mulher que acompanhava o suspeito de cometer o crime. Em depoimento, ela contou que uma briga por uma lata de leite teria motivado o ataque a vítima. Até a manhã desta sexta-feira, o suspeito seguia foragido e ainda tinha sua identidade confirmada pela polícia.

 

Briga
O caso ocorreu na noite de sexta-feira (30), na Avenida Rosa Cruz, no bairro Recreio, em Vitória da Conquista, quando um homem ateou fogo no outro durante uma briga. A vitima foi salva por um motorista que passava pelo local no momento do ataque e usou o extintor do carro para apagar as chamas. De acordo com o sargento Alberto, da 77ª Companhia Independente (CIPM), o suspeito teria usado um solvente de tinta para incendiar corpo da vítima. O homem teve 35% do corpo queimado, na região superior do corpo como cabeça, pescoço, braços e tórax. A Secretaria de Saúde do município divulgou que a vítima estava consciente no momento do atendimento.

CONTINUE LENDO

Ida de Vitor Bonfim para a Seagri pode dinamizar relação de Brumado com o Governo do Estado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 06 Nov 2015
  • 16:55h

O deputado Vitor Bonfim, em seu discurso na inauguração do Setaf, deixou evidências que poderia mesmo ir para a Seagri (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

As ações do Governo do Estado para Brumado, durante a nova gestão de Rui Costa, ainda são consideradas muito tímidas, segundo a população, que está insatisfeita, já que os brumadenses esperavam ver as urgências do município sendo solucionadas, como o Esgotamento Sanitário; a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia e a construção do Centro de Detenção Provisória e a vinda de novos cursos universitários públicos por exemplo. Esse déficit de atitudes vem criando um clima negativo, tanto que o governador Rui Costa, desde que assumiu o governo, ainda não veio fazer uma visita ao município, de certo, porque ainda não tem nada para apresentar nem inaugurar. Mas esse quadro até então negativo, poderá ser revertido, pois, nesta sexta-feira (06), informações seguras foram repassadas à imprensa brumadense de que o atual deputado estadual Vitor Bonfim irá assumir o comando da Seagri – A Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, que é considerada uma das pastas mais importantes da administração estadual. Caso isso se confirme, Vitor Bonfim, que inclusive esteve visitando a cidade participando de uma série de inaugurações, poderá ser um importante interlocutor para que Brumado venha a receber maior atenção do governo de Rui Costa. O deputado que hoje é considerado o maior representante na esfera estadual do município, tanto que o próprio prefeito garante isso em alto e bom som, teve o seu nome escolhido para o cargo pela sua brilhante performance na assembleia, sendo considerado já uma das revelações da política baiana. Filho do ex-deputado João Bonfim, Vitor vem demonstrando um senso político extraordinário e, caso venha a assumir o comando da Seagri, deverá exercer uma gestão proativa e bem dinâmica. Para Brumado, em particular, isso seria realmente positivo, pois se espera que ele venha a apresentar de uma forma bem mais impactante as grandes urgências do município ao governador Rui Costa, para que esse vácuo funcional seja desfeito e as ações se iniciem em uma escala muito significativa. 

Onze pessoas são denunciadas por fraude na Subaé Brasil

  • 06 Nov 2015
  • 16:14h

(Foto: Reprodução)

Onze pessoas foram denunciadas por participarem de crime contra o Sistema Financeiro Nacional. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF-BA), o grupo tinha envolvimento em um esquema fraudulento da Cooperativa de Crédito do Vale Subaé (Subaé Brasil). Segundo o MPF-BA, o ex-diretor da instituição, Antônio Sátiro Cordeiro dos Santos e as ex-integrantes do Conselho Fiscal da cooperativa Bárbara Simões Gualberto Pereira Jesus e Fabiana Lima Gonçalves Duarte assinaram contratos e documentos concedendo falsos empréstimos. O dinheiro era transferido para a conta da Subaé Brasil, mascarando o saldo negativo da instituição. Além disso, a entidade admitia cooperados como "laranjas", apesar do estatuto proibir a admissão de sociedade comercial que não exerça atividade agrícola. O controlador da Cooperativa Habitacional Nordestina (Coohanor), Jadson Mendes Campos, também foi denunciado. Ele é acusado de ajudar na ocultação de desvio do patrimônio da Subaé Brasil. Outra ex-diretora da instituição, Marinalva Silveria da Silva Santos e os ex-integrantes do Conselho Fiscal da entidade, Ernando Pereira de Souza e Adenir de Jesus Silva, são acusados de receber dinheiro desviado da Subaé Brasil.

Jean Wyllys é eleito uma das 50 personalidades na defesa da diversidade no mundo

  • 06 Nov 2015
  • 15:19h

(Foto: Reprodução)

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) foi eleito pela The Economist como uma das 50 maiores personalidades da diversidade no mundo. Wyllys figura ao lado de políticos internacionais, como o presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama, a ex-secretária de Estado e pré-candidata à presidência dos EUA Hillary Clinton, além dos Prêmios Nobel Malala Yousufzai e Dalai Lama, o bilionário Bill Gates e a atriz Angelina Jolie. De acordo com a publicação, o prêmio reconhece as realizações de indivíduos que usaram sua posição na vida pública para causar impacto em questões de diversidade. A revista justificou a escolha de Jean Wyllys por ter sido o primeiro deputado federal no Brasil a lutar pelos direitos LGBT e manter a plataforma eleitoral pelos direitos gays em sua atuação política. The Economist relembrou a trajetória do deputado, que nasceu pobre e se tornou professor universitário, mas ficou conhecido ao vencer um reality show. Em nota, por meio de sua página oficial na internet, o deputado agradeceu por ter sido incluído na lista da The Economist e atribuiu o reconhecimento de seu trabalho em nome dos eleitores.

Observatório da UNB registra tremor de 3 graus no sudoeste da Bahia

  • 06 Nov 2015
  • 14:29h

Foto: Reprodução / Nova Canaã News

A região de Nova Canaã, município do sudoeste baiano, sofreu um tremor de 3 graus na Escala Richter na madrugada desta sexta-feira (6). O abalo sísmico foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e ocorreu por volta de 2h20, a uma profundidade de cerca de 10 km. Leitores do Bahia Notícias relataram que o tremor foi sentido por moradores de Nova Canaã e nas cidades vizinhas, como Itororó e Ibicuí. Os responsáveis pelo registro não foram encontrados para comentar sobre o caso.

Luva smart promete substituir teclado de computador; conheça

  • 06 Nov 2015
  • 13:33h

(Foto: Reprodução)

Uma luva inteligente promete substituir os teclados convencionais de computador em breve. Chamado de Gest, o acessório que se encaixa na mão e nas pontas dos dedos pode controlar tanto o cursor do PC quanto as funções de digitação. O segredo está nos diversos sensores embutidos. De acordo com o site' Techtudo', o Guest faz a conexão com o computador via Bluetooth Low Enerrgy (BLE). A bateria promete durar uma dia inteiro de uso intenso e a recarga é feita através de uma porta Micro USB. A partir de US$ 149 (R$ 561) é possível adquirir uma luva Gest e por US$ 199 (R$ 750) sai o par. Vale lembrar que no preço não estão incluídos despesas com fretes e impostos. O envio está previsto para novembro de 2016.

Presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo participa de inauguração de SETAF

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 06 Nov 2015
  • 13:10h

O presidente do Legislativo de Brumado, vereador Alessandro Lôbo fez parte dos convidados especiais do evento (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Na manhã da última quinta-feira (05) o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo e Silva esteve presente na inauguração do SETAF – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, juntamente com o prefeito Aguiberto Lima Dias, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, deputados estaduais e federais, prefeitos da região, população em geral. O SETAF atenderá 19 municípios da região tendo como objetivo principal fomentar a agricultura familiar dos municípios integrantes com programas e projetos que ajudarão o agricultor a desenvolver suas lavouras com inovações tecnológicas, agregação de valores, entre outros conhecimentos necessários para a boa colheita e lucro efetivo.  O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues esteve presente ao evento destacando a importância da inauguração do órgão em Brumado ressaltando a importância do município na região. Para o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo enfatizou que a inauguração do escritório central do SETAF em Brumado demonstra toda sua potencialidade e com certeza oferecerá aos agricultores locais e dos 19 municípios que compõem esse núcleo informações importantes para o desenvolvimento das lavouras, oportunizando a todos obterem lucratividade com novas tecnologias e conhecimentos. “O SETAF é uma grande conquista para nosso município e possibilitará que nossos agricultores, principalmente os que realizam a agricultura familiar uma maior atenção, novas ações, que evitarão o êxodo rural. O fortalecimento da agricultura familiar e de suma importância e precisamos sempre buscar meios para que tenham uma vida de melhor qualidade”, pontuou Alessandro Lôbo. 

‘Podem dar as costas para mim, mas que fiquem de frente para os 10 mil alunos que estão sem aula’, afirma prefeito de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 06 Nov 2015
  • 12:45h

O prefeito Aguiberto frisou que espera que os professores avaliem melhor o fato dos 10 mil alunos estarem sem aula (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A tensão decorrente da falta de um acordo entre APLB, que representa os professores municipais de Brumado e o Poder Executivo, começa a ganhar uma densidade ainda maior, tendo no meio desse cabo de guerra, alunos e pais, que já têm deixado bem claro o sentimento de preocupação e o anseio para que o impasse termine o quanto antes e as aulas sejam retomadas, o que, ainda parece distante, já que o enfrentamento entre as partes fica cada vez maior. Na manhã desta quinta-feira (05), durante a inauguração do escritório regional do Setaf, isso ficou evidente, pois os professores, mesmo antes do evento acontecer, marcharam resolutos com faixas e cornetas, fazendo protestos veementes contra o prefeito Aguiberto Lima Dias, gritando “professores na rua, prefeito a culpa é sua”. Mostrando determinação, eles entraram no ambiente inaugural e, durante a fala do prefeito viraram as costas em sinal de protesto. A atitude foi comentada pelo gestor, que, primeiramente frisou que “eu quero cumprimentar os professores que estão aqui fazendo as suas reivindicações, mas quero deixar bem claro que já fizemos todos os esforços para buscarmos um acordo, mas até agora eles se mostraram inflexíveis, o que vem dificultando a solução”. Em tom de desafio, o prefeito elevou o clima de suas palavras declarando que “eu até aceito que virem as costas para mim, mas espero que o bom senso impere e que eles não virem, isso sim, as costas, como estão fazendo, para os 10 mil alunos que estão aflitos querendo que as aulas voltem o mais rápido possível”. Em contato com membros do comando da greve dos professores eles afirmaram que o acordo ainda está distante e que esperam sim é o bom senso do prefeito. “A questão não é a falta de dinheiro e sim o fato dele manter centenas de cargos comissionados e contratados, em detrimento da nossa causa. Se ele desse valor para a Educação exoneraria esses cargos e concederia o reajuste que nós estamos pedindo, que é justo, pois está de acordo com a atual realidade”. Em seguida nossa equipe falou com o prefeito que reafirmou que “espero que o fiel da balança seja os 10 mil alunos que estão fora da sala de aula. Já oferecemos o melhor, a justiça já declarou o movimento ilegal, tanto que a baderna começa a ser a tônica dos protestos e deixo aqui o questionamento de quem ganhará com isso. A verdade é que todos perdem, principalmente os alunos que serão os mais prejudicados”.  

Os professores ficaram de costas durante a fala do prefeito em sinal de protesto (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)