Pesquisadores desenvolvem linguiça que previne câncer

  • 29 Nov 2015
  • 17:02h

(Foto: Reprodução)

Um grupo de pesquisadores europeus tem desenvolvido linguiças e empadas que podem prevenir o câncer. De acordo com a revista Super Interessante, os cientistas pretendem usar antioxidantes naturais, provenientes de frutas e plantas, entre os ingredientes da linguiça. Teoricamente, isso dificultaria a formação do câncer de cólon. "Linguiças preparadas com antioxidantes poderiam reduzir os riscos de quem, apesar de todos os conselhos, continua não ingerindo um número suficiente de antioxidantes", afirmou Eva Tornberg, uma das responsáveis pelo projeto e doutora da Universidade de Lund, em comunicado. Para a pesquisadora, não se deve definir que as carnes são exclusivamente maléficas à saúde, como apontou a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Carne é uma comida nutritiva e não-alérgica, com altos níveis de proteína, minerais necessários e vitamina B. Fazer um comunicado sério como esse [da OMS] sobre um alimento tão básico, talvez faça pessoas não se atentarem a avisos", analisou. A pesquisa ainda está em estágio inicial.

Pela primeira vez na história, mulheres concorrem às eleições na Arábia Saudita

  • 29 Nov 2015
  • 16:00h

(Foto: Reprodução)

A Arábia Saudita é um dos países com mais restrições às mulheres no mundo, mas em dezembro vai tomar um passo no sentido de se livrar dessa marca. As eleições municipais do dia 12 de dezembro serão as primeiras no país árabe com a participação de candidatas e eleitoras. Segundo a AFP, 700 mulheres estão entre os 7 mil candidatos a 284 vagas nos conselhos municipais. A Arábia Saudita é o único país do mundo em que elas são proibidas de dirigir. As mulheres também só podem sair em público vestidas dos pés à cabeça e se quiserem trabalhar ou viajar, precisam da autorização do marido ou de um homem da família. Ainda de acordo com a AFP, o rei Abdallah apresentou pequenas mudanças nessa política nos últimos anos, dando o direito ao voto e à elegibilidade em 2011. Dois anos depois ele nomeou mulheres para um conselho consultivo do país. No entanto, as restrições ao sexo feminino tornam a campanha muito mais difícil para as mulheres. Sem poder falar diretamente com eleitores do sexo oposto porta-vozes deverão se dirigir aos homens em comícios e reuniões, por exemplo.

Saiba como manter a saúde fazendo refeições fora de casa

  • 29 Nov 2015
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

Semana corrida, rotina agitada. Essa é a realidade da maioria dos brasileiros que, dia a dia, precisam encontrar alternativas para administrar bem o seu tempo. E é justamente nessa tentativa que grande parte dessas pessoas acaba fazendo refeições importantes, principalmente o almoço, fora de casa. Mas será que é possível manter a saúde, adotando esses hábitos alimentares? A nutricionista do Hapvida Saúde, Sílvia Mara, dá as orientações. “É possível sim, desde que a pessoa tenha consciência daquilo que ela vai comer. Geralmente, em restaurantes, há uma vasta gama de alimentos, onde podemos fazer escolhas inteligentes”, revela a nutricionista.

No entanto, em muitos casos, essa grande oferta de alimentos atrapalha o controle na hora de “montar” o prato. É aí que entra a necessidade de ter disciplina. “Na maioria das vezes, os pratos expostos são os mais atrativos, os que chamam mais atenção. Por isso, é preciso fazer a escolha certa e não se deixar levar pelo visual. Às vezes, as pessoas fazem pratos tão grandes que o número de calorias de apenas uma refeição ultrapassa o do dia todo”, ressalta Sílvia. Um alerta importante feito pela especialista diz respeito à higiene dos locais onde são feitas essas refeições. “Devemos sempre observar atentamente o local onde nos alimentamos. A higiene é imprescindível. Não é só a qualidade dos alimentos que importa, mas também os cuidados na preparação, que influenciam diretamente a nossa saúde”, destaca. Se você é um desses que não tem outra saída, a não ser fazer refeições fora de casa, confira algumas dicas que podem ajudar a não perder controle na escolha dos alimentos:

Café da manhã
Esta é a refeição mais importante do dia. A nutricionista Sílvia Mara recomenda o uso de algum carboidrato complexo. Pode ser uma macaxeira, inhame ou o pão integral. “Evite os pães brancos, que contém muitas calorias, muito amido e quase nenhuma fibra”, orienta. Além disso, você pode ingerir também uma porção de leite, acompanhada de frutas.

Almoço
Opte por apenas um tipo de carboidrato. “Não é aconselhável comer mais de um tipo de carboidrato, como, por exemplo, o arroz, a batata e o macarrão. Escolha um dos três e complemente com outros alimentos menos gordurosos. Dê preferência às carnes grelhadas ou às cozidas com pouco óleo”, afirma a nutricionista. Também não se esqueça das saladas cruas, que ajudam a reduzir o colesterol e a controlar a glicemia, resultando em uma maior sensação de saciedade. Para a sobremesa, a nutricionista aconselha o uso das frutas, ao invés dos doces, que são muito calóricos.

Jantar
No jantar, refeições leves e equilibradas contribuem para manter a saúde e garantem o bem-estar. Evite massas e outros alimentos gordurosos, afinal, esta é, provavelmente, a sua última refeição antes de dormir e, para ter uma boa noite de sono, você precisa se alimentar de forma saudável. Outra dica importante é sobre o que comer no intervalo entre as refeições. Nada de ficar mais que três horas sem se alimentar! “As frutas são uma boa pedida para os lanches. Antes de sair de casa, é sempre bom levar uma fruta ou um suco natural”, recomenda Sílvia Mara.
 

CONTINUE LENDO

Agerba intensifica blitz contra vanzeiros e agrada empresas de ônibus na região

  • 29 Nov 2015
  • 13:28h

(Foto: Resenha Geral)

O comércio e prestação de serviço em Vitória da Conquista, especialmente os setores de Saúde e Educação, transformaram a cidade na capital da região Sudoeste da Bahia. A economia da cidade recebe intensa movimentação de municípios de toda região. Aproximadamente 100 municípios injetam recursos nas atividades econômicas do terceiro maior município da Bahia.
O principal transporte é feito através de micro-ônibus e vans que estão sofrendo dura fiscalização da Agerba. O levante do órgão estadual tem se intensificado nos últimos dias e o Governo da Bahia continua inerte – sem esboçar reação para resolver tão grave problema que mexe com a economia de todo Estado. Por que tanto interesse em impedir os vanzeiros de trabalhar? Por que não legalizar uma modalidade de transporte que já é uma realidade no Estado? A fiscalização da Agerba só agrada os empresários do transporte de ônibus que atendem com muito ineficiência a população regional. “Tem um fiscal truculento e valentão que ameaça e até usa arma para intimidar os vanzeiros”, disse um membro de uma cooperativa que não quis ser identificado temendo represálias. A Cootrabis de Vitória da Conquista e a Cootaji da cidade de Jequié (cooperativas) estão trabalhando em defesa da legalização do transporte alternativo na Bahia. Tramita na Assembleia Legislativa, um PL – Projeto de Lei, que se aprovado, a legalização desta atividade será imediata para melhorar o transporte. O líder do Governo Rui Costa, deputado estadual Zé Neto (PT), garantiu que o Governo tem interesse em resolver o problema. O caso será levado ao líder do governador.

Cientistas agora conseguem definir o gênero a partir de uma impressão digital

  • 29 Nov 2015
  • 11:02h

(Foto: Reprodução)

Impressões digitais podem ser únicas, mas sem um registro existente elas não ajudam na identificação de uma pessoa. Agora, no entanto, pesquisadores podem usar análise química das impressões para identificar o gênero de quem deixou-as para trás. Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado de Nova Iorque, em Albany, desenvolveu uma técnica que usa o composto químico de uma impressão digital para definir o gênero. Isso é possível por causa da diferença sutil na concentração de aminoácidos que vaza da pele humana: as mulheres tendem a liberar duas vezes mais e em distribuição levemente diferente do que os homens. Os cientistas, liderados por Jan Halámek, decidiram ver se conseguiam identificar essas diferenças mesmo em coisas como impressões digitais. Primeiro, eles extraíram os aminoácidos da impressão digital ao transferi-la para um pedaço de plástico. Então eles lavaram a impressão com ácido hidroclórico enquanto aqueciam ela, encorajando os aminoácidos a se liberarem. Depois a equipe analisou a presença dos aminoácidos dentro do ácido hidroclórico.

 

E deu certo. A equipe realizou uma série de experimentos, recolhendo impressões digitais de maçanetas, telas de computador e outras superfícies. Em seus testes, eles conseguiram usar a técnica para identificar o gênero do dono da impressão digital 99% das vezes. Os resultados foram publicados na Analytical Chemistry. Obviamente, combinar uma impressão digital – ou melhor, uma amostra de DNA – é algo mais útil para agentes da lei, mas a técnica ainda pode ter sua utilidade. Halámek diz que os resultados podem oferecer evidências vitais quando as impressões digitais estiverem manchadas ou distorcidas. Independentemente de como ela for usada, espere ver referências a isso em breve em programas de TV de investigação. [Analytical Chemistry via PhysOrg]

CONTINUE LENDO

Catoze e Zé Ribeiro cobram e secretário estadual de Saúde garante inauguração da UPA em janeiro

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 29 Nov 2015
  • 10:03h

Os vereadores Zé Ribeiro (esquerda), o secretário Fábio Vilas-Boas (meio) e o vereador Catoze na frente da UPA (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Os vereadores Catoze e Zé Ribeiro acompanharam a visita do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas a Brumado neste sábado (28). Compondo a comitiva eles estiveram presentes nas visitas ao Hemoba, ao Lacen e ao Complexo Magalhães Neto e, por fim, à UPA do Bairro Malhada Branca, onde, especificamente, os referidos parlamentares, por serem representantes do bairro, cobraram de forma incisiva a conclusão da obra, que já está há cerca de cinco anos sendo executada. Eles ouviram uma boa notícia do secretário que garantiu que “a UPA será inaugurada em janeiro agora e estaremos aqui juntamente com o governador Rui Costa para fazer a entrega oficial à população brumadense”. Catoze e Zé Ribeiro ainda fizeram questão de lembrar o secretário sobre a importância da instalação de uma UTI na cidade, o qual se prontificou a se empenhar ao máximo para que isso aconteça também em 2016. “Ficamos muito satisfeitos com a confirmação da inauguração da UPA, já que temos lutado de forma incessante nos últimos anos para que isso acontecesse” relataram e ainda fizeram questão de lembrar que “a comunidade do Bairro Malhada Branca e São Félix será muito beneficiada com a UPA, que desafogará o hospital e oferecerá atendimento médico de qualidade. É o governo do estado trabalhando para tenhamos um setor de saúde que atenda os anseios dos brumadenses”. 

Garcia afirma que o momento político do País é de ‘crise política forte’

  • 29 Nov 2015
  • 09:12h

O assessor especial da presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia (Foto: Reprodução)

Em meio à crise política em Brasília, o assessor especial da presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou neste sábado, 28, em Paris, que “não existe grande alternativa política no Brasil”. Questionado pelo jornal O Estado de S.Paulo, o assessor da presidente Dilma Rousseff disse que o sistema político brasileiro, baseado no presidencialismo de coalizão, “não vai longe”. Garcia afirmou que o momento político do país é de “crise política forte”, que “afeta todos os partidos”, inclusive o Partidos Trabalhadores (PT). Foi então que o assessor avaliou: “Não há uma grande alternativa política no Brasil”. O assessor é um dos mais longevos quadros do PT nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que passou a integrar desde a posse de 2003. Indagado pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre se o momento da crise política, com a prisão do senador Delcídio Amaral, líder do PT no Senado, é o pior em mais de 12 anos de poder, o assessor respondeu que considera o presidencialismo de coalizão com os dias contatos. “O sistema político do Brasil como um todo está afetado. O problema é saber como nós vamos superar os problemas políticos estruturais”, argumentou Garcia. “Você acha que o presidencialismo de coalizão com o qual trabalhamos há algum tempo vai longe? É lógico que não vai.” Garcia criticou ainda a organização do sistema partidário no Brasil. “Eu sou a favor da multiplicidade de partidos, mas eu sou contra as razões que levam à multiplicidade de partidos”, afirmou. “Quais são os partidos que têm identidade efetivamente? Poucos.” O assessor integra a comitiva do Brasil que participará da abertura da 21ª Conferência do Clima (COP 21) das Nações Unidas. Dilma Rousseff chegou ao hotel e ingressou pela garagem, sem falar com os jornalistas. A delegação chegou dois dias antes do evento, quando ainda não tinha compromissos previstos na agenda oficial. No final da tarde, a presidência informou que quatro reuniões bilaterais foram marcadas para o domingo, com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, com os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales, e com o representante da Comunidade do Caribe (Caricom). Uma reunião com negociadores brasileiros da COP 21 também será realizada na embaixada do Brasil em Paris. Segundo Garcia, o discurso da presidente para a abertura da Conferência do Clima, na segunda-feira, já está redigido. Questionado pelo Estado se a presidente pedirá um acordo internacional legalmente vinculante (obrigatório), Garcia disse que o discurso não entra no assunto. “Ela não entra no detalhe sobre a obrigatoriedade do acordo, porque isso não está fechado. Essas coisas se resolvem de outra maneira”, argumentou, referindo-se às negociações. Embora tenha chegado mais cedo a Paris, a presidente reduziu a viagem internacional. Visitas programas para o Japão e o Vietnã para o início da semana foram canceladas – a Tóquio pela segunda vez. Sobre o cancelamento, Garcia reconheceu o inconveniente. “É chato, eles vão ficar chateados, mas saberão entender”, disse Garcia, antecipando que a presidente pretende encontrar o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em Paris.

Sete depoimentos sobre o futuro do jornalismo

  • Por Lucas Valença | OI
  • 29 Nov 2015
  • 07:35h

Empresas jornalísticas tradicionais, muitas fundadas a partir do meio impresso, devem migrar para nichos específicos de mercado para se adequar aos novos tempos. Essa é uma opinião de seis profissionais experientes da área consultados (os jornalistas de redação Cristiano Romero, Natuza Nery, Lúcio Vaz e Heraldo Pereira, além dos professores Nilson Lage e Henrique Moreira). Na mesma linha, como previsão, os jornais tradicionais de “conteúdos diversos” estariam ameaçados de “morte”. Neste ano de 2015, o mercado para o jornalismo mostrou efeitos práticos derivados dessa mutação: demissões de jornalistas de veículos tradicionais, surgimento de novas mídias e modelos de negócio, além da necessidade de capacitação em novos setores, como as mídias sociais. Como será uma redação daqui a 20 anos? Perguntas como essa não têm ainda respostas definitivas, mas é possível avaliar os caminhos possíveis. Um dos percursos tem sido apontado por experiências de financiamentos alternativos para reportagens. A Agência Pública, sediada em São Paulo, por exemplo, consegue se sustentar com doações há quatro anos.

 

Para o jornalista Cristiano Romero, editor-executivo e colunista do Valor Econômico (veículo com saúde financeira equilibrada), o jornalismo impresso tende a sobreviver com publicações sérias e de qualidade que visam a um foco específico. “A questão da internet é mais viável para os jornais de ‘nicho’, ou seja, jornais especializados em um determinado tema (exemplos são os veículos de economia, turismo e esportes). Os jornais gerais (como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo) sofrem mais porque grande parte das notícias é de graça na internet.”


Romero defende que todo jornal impresso precisa ter um serviço on-line voltado para um nicho específico com o intuito de atrair o leitor com notícias diferentes das encontradas facilmente na internet. O jornalista explica que uma das soluções é fornecer diferentes pacotes para os assinantes, como fazem alguns veículos estrangeiros. “O melhor exemplo de jornal impresso que se tem é do New York Times, que ‘fechou’ o conteúdo. Essa é uma possibilidade. A ideia é que o assinante garanta a sobrevivência do jornal, mas existem outras soluções também.” Ele também enfatiza a importância das plataformas móveis, que apresentam um crescimento acelerado.


“Não é um demônio”

O professor Nilson Lage, um dos principais autores da área de comunicação, na mesma linha, defende o jornalismo setorial. Ele é autor de 11 livros que são referências no campo de pesquisa. “Uma ideia que se tem é de um jornalismo impresso de leitura segmentada, presumindo um tipo de informação reservada que seja remunerável. O jornalismo econômico seria um exemplo, com área reservada, de leitura lenta.”


Lage acredita na necessidade do jornal impresso em se adaptar ao novo canal de internet, que segundo ele, chegará à totalidade da população. “Os veículos vão continuar existindo, porém com um novo papel, como aconteceu com o cinema em relação à televisão, ou a pintura após o surgimento da fotografia.”


O jornal impresso que conhecemos hoje está ameaçado e terá de mudar se quiser sobreviver nos próximos anos, é o que acredita a jornalista Natuza Nery, editora da coluna Painel, da Folha de S.Paulo. “Ninguém sabe como vai ser, mas é evidente que vai ser um jornalismo de melhor qualidade, pois a internet consome todo o espaço do imediato.” Natuza Nery também realça a oportunidade dos tempos digitais. “A internet faz parte do mercado de trabalho, não é um ‘demônio’. É mais difícil, competitivo, mas traz mais oportunidade para quem quer trabalhar na rede.”


Repórter, apresentador e comentarista da TV Globo, Heraldo Pereira explica que o surgimento de novas tecnologias é sempre revolucionário ao longo da história. Para o jornalista, que atua em Brasília com temas políticos, a internet é uma ferramenta fundamental deste início do século 21. “Os meios de comunicação vivem períodos de massificação de determinadas tecnologias. Não podemos partir do pressuposto de que vivemos o período mais revolucionário que tivemos; nós vivemos apenas o nosso período que ainda estamos construindo.” Heraldo Pereira valoriza o avanço da imprensa com a convergência midiática. “Quando se abre um portal, ele tanto tem impresso, como tem rádio, tem televisão, tem tudo.”


À procura do equilíbrio

Um dos jornalistas investigativos mais premiados do país, Lúcio Vaz, trabalha em um veículo exclusivamente na internet, o Fato Online, sediado em Brasília. Após fazer carreira em diversos veículos tradicionais, ele teve que se adaptar à nova realidade. Fazer vídeos e áudios, além dos textos, agora com o espaço ilimitado, se transformou em uma nova rotina do profissional. “Do ponto de vista jornalístico, não muda muito. No fundo, é reportagem.”


A “grande” quantidade de notícias rápidas e ainda menos elaboradas no online é lamentada por Lúcio Vaz, que reconhece a importância de um material diferenciado e com uma apuração aprofundada, que, na avaliação dele, se tornou esporádica no país. “Um aspecto ruim do uso que as pessoas fazem da internet é que se convencionou no mundo todo, mas principalmente no Brasil, que a notícia na internet tem de ser rápida, instantânea e, por conta disso, superficial. Eu já acho que é possível utilizar o meio on-line com maior profundidade.”


O professor de jornalismo Henrique Moreira, coordenador de faculdade em Brasília, disse que os jornais impressos são os mais afetados pela rapidez e interatividade da internet como um todo, incluindo as revistas. “Não acredito no fim do jornal impresso, mas ele vai sofrer uma mudança significativa. Só assim para sobreviver.” (Confira o vídeo sobre o assunto.)


As empresas midiáticas como um todo estão perdendo receitas e ainda não conseguiram recuperar a renda por meio do on-line, explica Moreira. “Há uma tentativa de achar o equilíbrio da utilização das novas plataformas e como essas podem vir a ser exploradas economicamente, mas nada que represente uma solução definitiva para o problema.”


As indefinições do modelo de negócio

O jornalista Cristiano Romero conta que as pessoas passaram a questionar a necessidade da assinatura nos veículos impressos já que as notícias são obtidas de forma instantânea na internet. “As empresas jornalísticas não conseguiram descobrir até hoje, como ganhar dinheiro com o online. Como produzir conteúdo jornalístico e ter a publicidade junto.”


O professor Henrique Moreira contextualiza que a crise se agrava também por conta das características do mercado nacional. “Precisamos levar em consideração o cenário econômico conturbado do país. Estamos vivendo uma crise que se alastra por todos os segmentos econômicos e as empresas jornalísticas não estão fora disso.”


As demissões em massa, segundo Cristiano Romero, têm mais de uma origem. A explicação mais comum é a crise. “Toda vez que o país está em recessão, o primeiro setor a ser afetado é justamente o setor de mídias, porque as companhias, diante de uma crise, diminuem as despesas com publicidade e, quando a verba cai, naturalmente o setor de mídia é o primeiro a sofrer.” O avanço da internet no Brasil tem contribuído para a perda de receita cada vez mais frequente da mídia impressa. “É uma batalha permanente para conseguir pagar as contas.”


Os entrevistados enfatizam que a crise não é do jornalismo, mas das indefinições do modelo de negócio. “É preciso lembrar que quando a televisão surgiu, todos afirmavam que o rádio iria acabar; ele se modificou, mas está aí até hoje”, aponta Romero.


Financiamentos alternativos

A revolução digital também propiciou novas formas de viabilizar a produção de reportagens. Com quatro anos de história, a Agência Pública se define como um veículo independente e sem fins lucrativos, que se sustenta por financiamento de fundações e projetos financiados porcrowdfunding (arrecadação coletiva via internet). A coordenadora de comunicação da Pública, Marina Dias, explica que as fundações financiadoras não escolhem pauta, não leem reportagens antes de serem publicadas, nem podem interferir no conteúdos. Os leitores, por outro lado, que fazem doações sugerem os temas. “A gente tem visto que isso está aumentando. Nos últimos anos, os jornalistas livres, por exemplo, arrecadaram R$ 100 mil neste ano. É uma cultura que precisa ser alimentada”, afirma.


A Pública pretende que o leitor se engaje nas temáticas. No projeto organizado pela Pública, as reportagens costumam custar R$ 5 mil. “A pauta tem que caber nesse orçamento. Por isso, é fundamental planejamento.” O veículo tem por objetivo fomentar esse tipo de trabalho em outros jornalistas. “Já trabalhamos como incubadora de outros projetos, como a Ponte, que passou seis meses aqui dentro. Fazemos também concurso com bolsas para que repórteres independentes produzam seus conteúdos. Publicamos e divulgamos, inclusive há matérias premiadas como fruto desse trabalho. Tem muito a ser experimentado.”

CONTINUE LENDO

Abandonado pelo PT e sob humilhação de ser um senador preso, Delcídio vira 'homem-bomba'

  • 29 Nov 2015
  • 07:24h

Segundo especialistas políticos e fontes internas nos bastidores, partido cometeu um erro grave ao isolá-lo. Delcídio do Amaral já é apontado como a “principal testemunha” da Lava-Jato. (Foto: Reprodu

Para entender a magnitude da prisão, na semana passada, de Delcídio do Amaral, senador petista e líder do governo, é preciso até um pouco de imaginação. Pois imaginemos que nenhum empresário preso na Operação Lava-Jato tivesse até hoje quebrado o silêncio nas delações premiadas – ou que nenhum político estivesse na lista que a Procuradoria-Geral da República mandou para o Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo no cenário irreal acima, a prisão de Delcídio e a possibilidade de ele recorrer à delação premiada – uma vez que foi abandonado pelo PT, ignorado por Dilma e ofendido por Lula – terão consequências devastadoras para a estabilidade do já cambaleante regime lulopetista. Delcídio do Amaral testemunhou os momentos mais dramáticos dos escândalos do governo do ex-­presidente. Viveu e participou desses mesmos momentos no governo Dilma. Delcídio não é uma testemunha. Ele é “a” testemunha – e a melhor oportunidade oferecida à Justiça até agora de elucidar cada ação da entidade criminosa que, nas palavras do ministro Celso de Mello, decano do STF, “se instalou no coração da administração pública”.

Empresa em Juazeiro desenvolve mosquito que pode acabar com tríplice epidemia

  • 29 Nov 2015
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou na última semana uma de suas estratégias para combate ao Aedes aegypti: a ampliação do projeto de desenvolvimento de mosquitos geneticamente modificados. No entanto, em entrevista ao Bahia Notícias, Margareth Capurro, uma das coordenadoras da iniciativa, afirmou que ainda é necessária uma reunião entre a diretoria da Moscamed (empresa responsável pelo desenvolvimento dos mosquitos, localizada no município de Juazeiro) e a Sesab. "Precisamos agendar uma reunião com a diretoria da Moscamed em Salvador e a Sesab para definirmos as ações para 2016. Isso deve ocorrer nos próximos dias", disse. O Projeto Aedes Transgênico (PAT) tem o objetivo de atuar como uma medida adicional de prevenção e combate ao vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. De acordo com informações fornecidas por Margareth, a Moscamed utiliza a Técnica do Inseto Estéril (TIE), que foi desenvolvida na década de 1950 e tem sido usada principalmente para controle de pragas que prejudicam a agricultura. 

A ideia da técnica é criar o inseto da espécie que se deseja combater em grande escala, porém com machos estéreis para não gerar filhotes. "Se você suprime ou diminui a população natural de mosquitos, você diminui a transmissão da doença", explicou a coordenadora. "Existem alguns índices que mostram que se você tiver mosquito, mas em quantidades muito pequenas, você pode inclusive bloquear completamente a transmissão. Entretanto, não temos dados científicos sobre isso e, sim, dados de simulação". O PAT é formado por quatro pilares: engajamento comunitário, criação dos mosquitos, liberação dos mosquitos e monitoramento. As ações do projeto são planejadas para alcançar todos os habitantes da região em que ele é empregado por meio de reuniões e repasse de informações. O laboratório Moscamed foi implantado em 2010 e é o único no Brasil que desenvolve mosquitos geneticamente modificados. A produção de machos adultos no município de Juazeiro já alcançou o número de 1,3 milhão de mosquitos por semana.

CONTINUE LENDO

Câncer de pulmão é o mais fatal entre os homens, revela INCA

  • 28 Nov 2015
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

O câncer de pulmão é o tumor maligno que mais mata entre os homens. Cerca de 80% dos casos é em função do consumo de derivados do tabaco, como o cigarro. Em 2013, o câncer de pulmão foi responsável por 24 mil óbitos, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).  A taxa de mortalidade entre as mulheres também aumentou de forma significativa, passando de 4,57 mortes/100 mil em 2000 para 8,60 mortes/100 mil, em 2013. No mesmo período, a taxa nos homens saiu de 10,07 mortes/100 mil e alcançou 16.12 mortes/100 mil. Salvador é a capital com menor número de fumantes do Brasil Agora, esse tipo de câncer tem crescido também entre as mulheres, fato que preocupa a comunidade médica. Segundo a oncologista do Instituto de Oncologia AMO/Hospital da Bahia, Aknar Calabrich, podemos entender o aumento dos novos casos pelo fato das mulheres terem começado a fumar mais a partir dos anos 80 e o elevado número das fumantes. "Embora percebamos um aumento progressivo de pacientes não fumantes que estão desenvolvendo o câncer de pulmão", disse Calabrich. "Fumar narguilé é como fumar 100 cigarros", diz campanha de combate ao fumo

 

 

Principais sintomas
Poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, deficiência e excesso de vitamina A e exposição a certos agentes químicos também influenciam bastante como potenciais causadores da doença. A oncologista alertou para os principais sintomas que podem sinalizar o câncer de pulmão: tosse persistente, falta de ar e perda de peso são os principais, além da presença de secreção sanguínea.  "É importante a consulta médica nesses casos, porque se trata de um câncer silencioso, cujo diagnóstico, normalmente, é feito com a doença já em estágio avançado", frisa Aknar.

CONTINUE LENDO

Viveiro de Cantigas trouxe para Brumado Dani Lasalvia

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 28 Nov 2015
  • 18:48h

Foto: Izidy Ramel

Um show com ar de delicadeza, conteúdo musical rico também em folclore brasileiro, muitos talentos que puderam ser apreciados bem de perto; estas foram as características da apresentação da cantora Dani Lasalvia, trazida pelo “Viveiro de Cantigas” para Brumado nessa sexta-feira (27) na Escola Nossa Senhora de Fátima.Dentre várias outras habilidades, Dani toca de maneira singular a sua viola e encantou o público com o seu sorriso fácil vinculado ao seu carisma natural. O “Viveiro de Cantigas” agradece a todos que prestigiaram mais este show de sua realização e ressalta a importância da valorização de músicas de qualidade.

Foto: Izidy Ramel

Fann Estourado: O sucesso que vem conquistando o Brasil

  • 28 Nov 2015
  • 18:04h

(Divulgação)

O cantor brumadense Fann Leite tem muitos motivos para comemorar, pois a nova fase de sua carreira se transformou num incrível sucesso, que, a cada dia, se mostra cada vez mais surpreendente. Isso foi mais uma vez comprovado pelos mais de 50 mil plays, 20 mil downloads e mais de 200 visualizações num dos maiores sites musicais do Brasil, o www.suamusica.com.br, onde a galera de diversas regiões fez questão de conhecer o novo trabalho do artista. O Baixinho da Ostentação, neste clima de alta positividade, terá nos próximos dias o lançamento do seu clip “Baixinho Delícia” que deverá ser um dos grandes hits do verão. Então, se prepare, porque o Fann Estourado irá fazer a alegria da sua balada. 

Para limpar o ar, empresa alemã cria carro coberto com grama

  • 28 Nov 2015
  • 18:04h

(Foto: Divulgação)

A empresa Moovel apresentou este mês um carro coberto com cinco metros quadrados de grama. Segundo a BBC, o projeto Batizado de 'Green Skin' (pele verde, em tradução literal) estima que ele possa retirar 7 quilos de gás carbônico do ar por ano. Para cobrir o carro foi usada grama do gênero sedum, que resiste bem a condições climáticas extremas como secas e geadas. A Moovel é uma subsidiária da montadora Daimler, que também tem como subsidiária a Mercedes-Benz. Ela visa reduzir os danos ambientais provocados pelos carros e para isso o novo veículo vai passar por testes na cidade de Stuttgart, na Alemanha, nas próximas semanas.

A Ordem DeMolay de Brumado realizará neste domingo (29) o projeto 'Pedal Consciente'

  • 28 Nov 2015
  • 17:09h

(Divulgação)

A campanha é uma iniciativa dos jovens DeMolays, que visa conscientizar a sociedade acerca da importância de cuidar da saúde masculina, através de um ciclismo, com a participação da sociedade brumadense. O projeto é um meio utilizado para relembrar à respeito do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância do exame de próstata. O ciclismo terá inicio às 17h30, tendo, como ponto de partida e chegada, a Loja Maçônica Aliança Sertaneja Bahiana, que se localiza na Rua Joana Angélica, n° 163, Centro. Vista sua camisa azul e participe desse empreendimento do Capítulo DeMolay de Brumado. Venha pedalar pela saúde dos homens e de toda nossa sociedade!  Uma realização do Capítulo Renovação Sertaneja Brumadense n° 374, com apoio do Bethel n° 16 Pérolas da Luz e da Maçonaria Brumadense."