Dia Internacional de Luta contra a Aids celebra boa notícia sobre o tema

  • 01 Dez 2015
  • 12:54h

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem o laço vermelho como símbolo

Em 1987, a Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data, que tem o laço vermelho como símbolo, tem o objetivo de reforçar a solidariedade e o respeito com as pessoas infectadas pelo vírus do HIV. Na segunda-feira (30), uma notícia sobre o tema surpreendeu milhares de pessoas.Um relatório divulgado durante uma Conferência no Zimbábue, África, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que o vírus HIV, causador da Aids, pode ser erradicado em 15 anos se os esforços para combatê-lo forem intensificados. O documento ressalta que a luta contra a doença teve grandes progressos nos últimos 15 anos. "Quase 16 milhões de pessoas (no mundo todo) recebiam tratamento contra o HIV em meados de 2015, mais de 11 milhões delas no continente africano, onde só 11 mil pessoas recebiam tratamento em 2000", destacou a OMS.  Vale destacar que o relatório assegura que número de mortes causada pelo HIV reduziu 42% entre 2004 e 2014, de 2 para 1,2 milhões de pessoas. Mas, se diversas medidas não forem tomadas pelos governos mundiais, a erradicação não acontecerá. Nos próximos cinco anos, a comunidade internacional deverá estender ainda mais o atendimento aos portadores do vírus e as medidas para combatê-lo devem ser intensificadas em grande escala. 

 

Mais sobre a Aids
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ou Aids, é causada pelo vírus HIV, que ataca as células de defesa do corpo, deixando o organismo mais vulnerável a diversas doenças. Um simples resfriado pode ter seu tratamento prejudicado pela síndrome, que também dá espaço para infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Há algumas décadas, receber o diagnóstico de Aids era sinônimo de morte. Mas com os avanços de pesquisas e tratamentos no setor, o paciente soropositivo vive quase que normalmente e com qualidade. Para isso, ele deve tomar medicamentos específicos e seguir algumas recomendações médicas. O Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco, pois descobrir precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida do infectado.  Vale lembrar que o diagnóstico da doença é feito através de exame de sangue. A transmissão do vírus HIV ocorre através do contato com o sangue, secreção vaginal, esperma, ou leite materno contaminado. Ela não é transmitida, por exemplo através de beijos ou do contato com o suor de um indivíduo soropositivo.

CONTINUE LENDO

Donos do Mega Filmes HD falam em dinheiro 'amaldiçoado' e se dizem arrependidos

  • 01 Dez 2015
  • 11:53h

Suspeitos respondem pelos crimes em liberdade após ficarem dez dias presos (Foto: Reprodução/ TV TEM)

O casal dono do site Mega Filmes HD afirmou em em entrevista nesta segunda-feira (30) que não sabia que o caso de pirataria era tão grave. "Foi um crime contra a indústria de filmes, mas não fizemos mal a ninguém", afirmou Marcos Cardoso, ao lado da mulher, Thalita Cardoso. Os dois deixaram a prisão no sábado, após dez dias detidos.  Os dois foram presos em Cerquilho, interior de São Paulo, durante operação da Polícia Federal. Eles devem responder por crimes de violação de direitos autorais e associação criminosa. "Eu não sabia que era crime. Cada país tem suas leis sobre isso. E para mim, aqui no Brasil, isso não era crime. Tanto é que eu nunca tinha visto ninguém ser preso por isso", acrescenta Marcos, em entrevista ao G1 e à TV Tem.

A PF aponta que o casal faturava até R$ 70 mil por mês por conta da publicidade gerada pelas 60 milhões de visualizações mensais. O casal já entregou à polícia os contatos de uma agência de publicidade que pagava pelos espaços no site. "Começou ganhar dinheiro mesmo há pouco tempo. Começou por hobby, não pensava que ia chegar no ponto de ganhar bem. Eu também não tinha essa pretensão", afirma Marcos, que morou no Japão até 2011 e fundou o site ao voltar. "Fiz no Brasil a mesma coisa que vi no Japão quando cheguei". Marcos confessa que com o dinheiro investiu nos carros importados e em um estilo de vida mais "ostentação". "Quando começamos a receber muito, ‘torramos’ com baladas. Mas foi um dinheiro amaldiçoado, que não nos levou a nada. Agora meu nome está sujo e não sei como conseguir emprego", afirmou ao G1. Ele diz ainda que o site nunca hospedou nenhum conteúdo ilegal e que todos os links são de terceiros. "Tanto é que o site é de streaming, não é para baixar. O site nunca foi de download". Eles negam que o "novo" Mega Filmes HD seja deles. "Para mim isso aí já acabou". Na casa dos dois, a PF apreendeu R$ 25 mil e quatro carros importados. O dinheiro apreendido seria usado para pagar o casamento dos dois - eles iam oficializar a união estável no sábado (28). “Sentimos vergonha pelo o que fizemos. Muita vergonha. Imaginei que o site iria acabar, mas não que meu nome e rosto ficariam conhecidos por isso. Nunca mais vou mexer com isso, até peguei trauma da internet agora”, finaliza Marcos.

CONTINUE LENDO

Patrões podem imprimir guia do FGTS do empregado doméstico hoje

  • 01 Dez 2015
  • 11:07h

Patrões podem imprimir guia do FGTS do empregado doméstico hoje (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A partir desta terça-feira (1º), o empregador doméstico poderá emitir a guia para pagamento do FGTS relativo à antecipação da primeira metade do 13º salário. O documento vence no dia 7 de dezembro, junto com a guia de recolhimento das obrigações tributárias de novembro.  A primeira parcela do 13º tinha que ser paga ao empregado doméstico ontem. A guia poderá ser emitida no site usado para o pagamento de tributos do empregado doméstico (eSocial). O pagamento dos tributos sobre a segunda metade do 13º terá que ser feito somente em 7 de janeiro. Nesse caso, terá que ser recolhido não só o FGTS, mas os demais impostos e contribuições sobre todo o valor do 13º, como o INSS. A segunda metade do 13º salário tem que ser paga ao empregado até o dia 20 de dezembro. O patrão que não pagou até ontem - último dia do prazo - a guia referente a outubro terá que emitir novo documento, com multa  de 0,33% ao dia, no limite de 20% do salário pago, e juros conforme a taxa Selic. O cálculo do total a ser pago à Receita é calculado pelo próprio sistema.

Em reunião com o prefeito Aguiberto, vereador Catoze recebe a garantia do atendimentos de várias indicações

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 01 Dez 2015
  • 10:19h

O vereador Catoze (centro) exibindo as indicações, o assessor Aurino Anjos (esquerda) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (Foto: Brumado Urgente)

Sempre atuante e sintonizado com as principais urgências da população, o vereador Catoze (PT) esteve na tarde desta segunda-feira reunido com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). O parlamentar, que esteve acompanhado do seu assessor, Aurino Anjos Ferreira, fez questão de cobrar do chefe do executivo o atendimento de indicações importantes feitas por ele, que seriam a otimização do trânsito na Av. Coronel Santos, que foi objeto da indicação nº 303 de 19/09/2013; a realização das obras de recuperação de várias praças do Bairro São Félix, indicação nº 224 de 16/10/2014 e a reforma da Feira do Mercado, que estaria necessitando com urgência de umas obras de reestruturação. Segundo o vereador a reunião foi muito produtiva, pois o prefeito garantiu o atendimento das indicações, as quais foram, inclusive, elogiadas pelo gestor, pois são vitais para a comunidade. “Foi uma reunião muito positiva, pois o prefeito Aguiberto se compromissou a atender as nossas indicações, que são urgentes e representam o anseio da nossa população”, argumentou o vereador que ainda abordou que “a questão do trânsito da Coronel Santos tem nos preocupado muito, assim como a situação das praças do Bairro São Félix e não vamos dar trégua enquanto não vermos essa problemática resolvida. Ficamos otimistas com a garantia do prefeito, que se demonstrou boa vontade no atendimento de nossos pleitos”. E finalizou destacando que “na questão da Feira do Mercado ele também acenou com positividade e disse que as obras de reestruturação serão realizadas, então saímos muito satisfeitos da reunião”. 

Jovem ciclista brumadense Igor Moreira recebe os cumprimentos do prefeito Aguiberto e do secretário Miguel Lima Dias

  • 01 Dez 2015
  • 10:18h

O jovem atleta exibindo a premiação e recebendo os cumprimentos do secretário Miguel Lima Dias e do prefeito Aguiberto. (Foto: Divulgação)

O apoio ao esporte continua sendo desenvolvido com muita intensidade pela Secult - Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, que mesmo diante dos cortes orçamentários, não vem deixando de apoiar os atletas locais. Nesta segunda-feira (30), o ciclista brumadense Igor Neto Moreira, que vem obtendo resultados expressivos em vários torneios, esteve visitando o gabinete municipal, onde recebeu os cumprimentos do prefeito Aguiberto e do secretário Miguel Lima Dias, que fizeram questão de parabenizar o atleta pelo brilhante resultado obtido no GP de Ciclismo da Associação União dos Ciclistas de Porto Seguro, que foi realizado no último domingo (29), onde ele se sagrou vice-campeão da Categoria MTB Pista. Igor, que é uma das novas promessas do Ciclismo Brumadense, na oportunidade, agradeceu o apoio que vem recebendo da Secult, o qual, segundo ele, vem sendo fundamental. “É um novo talento de nosso ciclista e merece todo o nosso apoio”, destacaram o prefeito e o secretário.

Mães de crianças com microcefalia fazem campanha informativa no Facebook

  • 01 Dez 2015
  • 09:51h

(Foto: Divulgação)

Depois do aumento significativo do número de crianças com microcefalia, que passou de 147 no ano passado para 1.248 este ano, um grupo de mães do Facebook resolveu criar a campanha informativa "Eu Amo Alguém com Microcefalia". Segundo Lucélia Freitas, mãe de Crystian, de 13 anos, que tem microcefalia, “as pessoas começaram a falar como se fosse contagiosa, de forma depreciativa, sem saber do que se trata e isso magoa as famílias de quem tem alguém especial” Lucélia disse que a ideia da campanha é divulgar informações pelas redes sociais sobre essa malformação, que pode surgir durante a gestação e também depois do nascimento. Além disso, as organizadoras querem dar suporte às famílias que estão recebendo o diagnóstico. 

As causas são as mais variadas, podem ser desde alterações genéticas a infecções, como as causadas por citomegalovírus e por toxoplasmose, e o uso de álcool e drogas durante a gravidez. No último sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou que os novos diagnósticos estão relacionados à infecção das gestantes pelo vírus zika, que começou a circular no Brasil este ano, relação inédita na literatura médica de todo o mundo. A microcefalia, que é quando a pessoa tem a cabeça pequena, é um sinal. Precisamos ir atrás do que causou”, afirmou a neuropediatra Vanessa Van der Linden, do Hospital Barão de Lucena e presidente da Associação de Assistência à Criança Deficiente, ambos no Recife, em entrevista à Agência Brasil. O recém-nascido deve ter pelo menos 33 centímetros de perímetro cefálico, medida feita em volta da cabeça, na área logo acima dos olhos. Quando essa medida não ultrapassa os 32 centímetros, a medicina considera um caso de microcefalia. De acordo com a especialista, os novos casos que surgiram em Pernambuco tinham sinais parecidos com os causados por agentes infecciosos, porém, ao serem examinados para toxoplasmose e citomegalovírus, os agentes mais comuns, o resultado era negativo. “A relação com o zika veio quando percebemos que as mães citaram exantema (manchas vermelhas) durante a gravidez”, relatou a médica que, ao perceber o aumento de casos, acionou o governo do estado. Vanessa contou que as crianças serão acompanhadas por especialistas, com avaliação visual, cardíaca e auditiva, para ver o que vem junto desses novos casos. “É uma doença nova, temos que avaliar. Por exemplo, citomegalovírus dá muita deficiência auditiva, que às vezes aparece até o fim do primeiro ano do bebê. Esses casos são totalmente novos no mundo e a avaliação tem que ser contínua para ver o que vem junto [da microcefalia]. Com inúmeros fatores causadores, a microcefalia não tem um padrão de sequelas. Alguns conseguem ter vida normal, outros não conseguem andar ou falar e são muitos os que têm comprometimento mental. Há ainda casos que vêm acompanhados de cegueira, catarata, surdez, problemas cardíacos, no aparelho digestivo e epilepsia. Em muitos casos, o acompanhamento de especialistas, com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e neurologistas, pode diminuir as consequências da malformação, mas os estímulos têm que ser feitos o quanto antes.

CONTINUE LENDO

OAB-BA suspende advogado que chamou colega de 'cachorra'

  • 01 Dez 2015
  • 08:46h

(Foto: Reprodução/OAB)

Um advogado que ofendeu uma colega durante uma audiência em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, foi suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) em julgamento nesta segunda-feira (30). O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) do órgão determinou suspensão preventiva de 90 dias para o advogado Marconi de Souza Reis. Durante uma audiência em 27 de outubro, no Juizado Cível de Lauro de Freitas, Marconi agrediu verbalmente a advogada Louise Lima Andrade, que atuava como conciliadora, por conta da roupa que ela usava. "Repare, dali eu estava vendo sua calcinha. Da próxima vez, venha com uma roupa mais composta. 'Cachorra", diz Marconi, segundo pode ser ouvido no áudio, informa a OAB-BA.

 A Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB da Bahia acompanhou o julgamento e divulgou nota de repúdio à agressão: "É inadmissível que, ainda nos dias atuais, a mulher sofra censura moral e agressão verbal, de cunho discriminatório de gênero, em razão da suas roupas ou aparência", diz o texto. "O episódio, que teve como autor um advogado, revela as dificuldades que as mulheres enfrentam no desempenho das suas funções profissionais, no pleno direito de sua cidadania e da sua liberdade". A comissão classifica o episódio de "humilhação verbal". Os envolvidos não foram localizados para comentar o caso. Pelas redes sociais, Marconi já havia se manifestado. Ele informou em uma postagem que foi à audiência acompanhar o trabalho da esposa, também advogada, e reconhece que chamou Louise de "cachorra", mas a acusa de difamação por ter espalhado por aplicativos de mensagens o áudio com a fala, foto e dados dele. Segundo ele, ao tentar se comunicar com a esposa durante a audiência, ele recebeu ordem da conciliadora para que deixasse a sala. "A verdade é que eu injuriei a conciliadora, sim, mas num determinado contexto, enquanto ela escondeu toda a história para cometer um crime mais grave – a difamação", escreveu.  Ao saber da decisão da OAB, que o suspende, o advogado voltou às redes sociais: "A OAB-BA acaba de me dar férias de 90 dias!".

CONTINUE LENDO

Universidades estaduais da Bahia fazem paralisação nesta terça por maior orçamento

  • 01 Dez 2015
  • 08:05h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

As universidades públicas da Bahia farão uma paralisação de um dia nesta terça-feira (1º). De acordo com a Associações Docentes (ADs) das Universidades Estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) a mobilização é para pedir que os deputados estaduais aprovem uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 para majorar o a verbas das universidades. Segundo a diretoria do sindicato, o ato público deve acontecer em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), às 10h, e tem também como objetivo denunciar o “processo de precarização, imposto pelo governo Rui Costa, à educação pública superior da Bahia”. Para a atividade ônibus trarão manifestantes dos campi de várias regiões do interior do Estado. Segundo o sindicato, desde 2012, os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) reivindicam maior orçamento à educação pública superior. Devido à política de arrocho orçamentário, as verbas destinadas pelo Estado as Ueba não acompanham o crescimento das mesmas. 

A cada ano aumentam o número de estudantes, de cursos de graduação, pós-graduação, laboratórios de pesquisa, e a necessidade por maior número de professores concursados. Segundo o diretor da Aduneb, Milton Pinheiro, para suprir as demandas de ensino, pesquisa e extensão, é necessário tanto uma emenda à LOA do próximo ano, quanto o aumento da repasse da Receita Líquida de Impostos (RLI) dos 5% atuais para 7%. Estudos mostram que as perdas no orçamento das Ueba, acumuladas de 2013 a 2016, equivale a mais de R$ 73 milhões. No entanto, o recurso previsto na LOA do próximo ano, para as Ueba, é o mesmo de 2015. Os cálculos são do economista da Uesb, Marcos Tavares. Para, ao menos, recompor o orçamento e garantir recursos suficientes para as demandas dos setores de manutenção, custeio e investimento, os professores reivindicam uma suplementação à LOA 2016 dos mesmos R$ 73 milhões de déficit causados pelo Estado.

CONTINUE LENDO

'Ação irresponsável de uma empresa' causou tragédia, diz Dilma

  • 01 Dez 2015
  • 07:05h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff abriu seu discurso na 21ª Conferência do Clima (COP 21) das Nações Unidas, nesta segunda-feira (30), em Paris, classificando o rompimento da barragem de Mariana "como o maior desastre ambiental da história do Brasil", prometendo punições severas para os responsáveis. "A ação irresponsável de uma empresa provocou o maior desastre ambiental na história do Brasil na grande bacia hidrográfica do Rio Doce", disse a presidente. "Estamos reagindo ao desastre com medidas de redução de danos, apoio às populações atingidas, prevenção de novas ocorrências e também punindo severamente os responsáveis por essa tragédia". 

Para a presidente, o Brasil tem sofrido com os efeitos do fenômeno El Niño. "O problema da mudança do clima não é alheio aos brasileiros", argumentou. "Temos enfrentado secas no Nordeste, chuvas e inundações no Sul e no Sudeste do país. O fenômeno El Niño tem nos golpeado com força". O assunto foi o segundo tratado em seu discurso, logo depois que a presidente expressou sua solidariedade às vítimas do terrorismo em Paris.

Acordo global
Dilma também defendeu a adoção de um acordo global contra as mudanças climática que seja "legalmente vinculante", ou seja, que tenha caráter compulsório para os países signatários.

CONTINUE LENDO

Governador vai assinar ordem de serviço para colégios em Lagoa Real e Ibitira

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 01 Dez 2015
  • 06:30h

(Foto: Divulgação)

O governador Rui Costa dará ordem de serviço, no próximo sábado (5), para a construção de  colégios estaduais no município de Lagoa Real (às 9h)e distrito de Ibitira/Rio do Antônio, (às 11h), dois pleitos defendidos pelo deputado federal Waldenor Pereira, que conta com o apoio  do deputado estadual Zé Raimundo. Os dois parlamentares inclusive estarão presentes às cerimônias de assinatura. Os colégios serão dotados de oito salas de aula, laboratórios, biblioteca, áreas de convivências e administrativas e cada um custará R$2 milhões 678 mil, segundo o deputado Waldenor, que acompanhou todo o processo de luta pela construção dos estabelecimentos estaduais de ensino médio em Lagoa Real e Ibitira,  como registram  as fotos de audiências, em diferentes momentos, na Superintendência de Construções Administrativas (Sucab)  e na Secretaria da Educação (SEC). Depois de acompanhar passo a passo o cumprimento dos requisitos exigidos para a construção dos colégios, como a definição de terreno para construção, doação das áreas escolhidas pela SEC, elaboração dos projetos executivos, aprovação do FNDE, empenho dos recursos necessários através do Ministério da Educação, visita técnica aos municípios pelos engenheiros da Sucab e realização de licitação, agora Waldenor comemora. “Estamos muito felizes com essa vitória e também parabenizamos, em Rio do Antônio, a secretária municipal de educação Anair Figueiredo (Branca) e o diretor do colégio Lia Públio de Castro, Lúcio Aparecido, e, em Lagoa Real, o advogado Zé Carlos e a gerente regional da CAR, Itamar Pina Pereira, pela defesa destes importantes pleitos”, destaca.

Dilma defende caráter obrigatório para acordo da COP-21

  • 30 Nov 2015
  • 18:34h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira, 30, em seu discurso na 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), em Paris, a adoção de um acordo global contra as mudanças climática que seja "legalmente vinculante", ou seja, que tenha caráter compulsório para os países signatários. Em sua declaração, Dilma classificou ainda incidente na bacia hidrográfica de Mariana como "o maior desastre ambiental da história do Brasil", culpando "empresas" que serão "punidas severamente". O discurso da chefe de Estado brasileira foi feito ao mesmo tempo em que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, falaram em outras salas, o que dissipou sua audiência. "Estamos aqui em Paris para construir uma resposta conjunta que só será eficaz se for coletiva e justa", argumentou a presidente. "A melhor maneira de construir soluções comuns é a nossa união em torno de um acordo justo, universal e ambicioso que limite nesse século a elevação da temperatura média global a 2ºC."

 

Foi nesse momento que a brasileira defendeu que o acordo de Paris, que substituirá o Protocolo de Kyoto como grande marco legal da luta contra as mudanças climáticas, tenha caráter obrigatório. "Devemos construir um acordo que seja também, e fundamentalmente, legalmente vinculante", afirmou. "O nosso acordo não pode ser um simples resumo das melhores intenções de todos. Ele definirá caminhos e compromissos que devemos percorrer para juntos vencermos o desafio planetário do aquecimento global." O discurso deixa nas entrelinhas a porta entreaberta para que o Brasil apoie a proposta de um acordo que tenha cláusulas obrigatórias, e outras sem esse caráter. Essa é a tendência indicada pela secretária-executiva da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres.

CONTINUE LENDO

Milagres: Presos fogem de delegacia após carcereiro 'entregar' cadeado

  • 30 Nov 2015
  • 17:31h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Sete presos da Delegacia Territorial de Milagres, no Vale do Jiquiriça, fugiram na noite deste domingo (29) depois de eles mesmos “não baterem o cadeado” da cadeia e serrarem a grade da carceragem. Apenas um dos detentos foi recapturado. Se entregou uma hora e meia depois da fuga dos colegas, que ocorreu por volta das 20h. Segundo informações de um carcereiro – que estava de folga neste domingo – o colega teria entregado a chave (procedimento comum no local) de um compartimento da cadeia, após o banho de sol dos presos. O funcionário informou que os detentos não obedeceram e ganharam a rua depois de serrarem as grades de outro compartimento da cadeia. No local, não há policiais nos plantões de fim de semana, o que facilitou a debandada dos detentos, que estavam presos por crimes como tráfico de drogas, estupro e assaltos. A polícia continua as buscas pelos foragidos.

Boletim do Ministério da Saúde aponta 1.248 casos suspeitos de microcefalia

  • 30 Nov 2015
  • 16:27h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (30), que já foram identificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia até o último dia 28. As notificações foram feitas por 311 municípios de 13 estados e Distrito Federal. Pernambuco registra o maior número de casos: 646. Resultados divulgados no último sábado confirmaram a relação entre microcefalia e o vírus zika. Por conta disso, o estado decretou emergência. "Pernambuco é o primeiro estado fazendo uma conclamação da esfera pública e da sociedade civil para a batalha contra o Aedes aegypti", disse o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Antônio Carlos Nardi, durante entrevista coletiva para divulgação do terceiro boletim sobre microcefalia. Para Nardi, o meio mais eficiente de combate às arboviroses é a eliminação do vetor. "O único meio eficiente e eficaz de se combater o mosquito e o vetor é não deixá-lo nascer", disse. Como forma de proteção, o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, indicou o uso de repelentes, principalmente por mulheres grávidas. "Recebemos informações detalhadas da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] sobre os repelentes e que podem ser usadas por gestantes. As marcas comercias disponíveis no Brasil podem ser utilizadas com segurança por gestantes", declarou. De acordo com o órgão, o governo permanece investigando casos de microcefalia.

Por falta de dinheiro, governo decide que eleição em 2016 será manual

  • 30 Nov 2015
  • 15:28h

(Foto: Reprodução)

Apesar do Brasil se gabar do voto eletrônico, em 2016 – eleições municipais – o eleitorado irá experimentar o voto manual. Isto porque, de acordo com o Estadão, o pleito não terá a presença da urna eletrônica. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30) e tem como objetivo reduzir custos. O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico" diz o artigo 2º da Portaria Conjunta nº 3, de 27 de novembro de 2015. O texto é assinado pelos presidentes dos Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) e seus respectivos conselhos. A portaria informa ainda que ficam indisponíveis para empenho e movimentação financeira um total de R$ 1,7 bilhão para STF (R$ 53,2 milhões), STJ (R$ 73,3 milhões), Justiça Federal (R$ 555 milhões), Justiça Militar da União (R$ 14,9 milhões), Justiça Eleitoral (R$ 428,9 milhões), Justiça do Trabalho (R$ 423 milhões), Justiça do DF (R$ 63 milhões) e Conselho Nacional de Justiça (R$ 131 milhões). As urnas eletrônicas foram utilizadas pela primeira vez em 1996. Mas, somente nas eleições do ano 2000, todo o eleitorado votou eletronicamente.

Veja os Programas de Trainee com inscrições abertas na Bahia

  • 30 Nov 2015
  • 14:37h

Os programas de trainee são sempre uma boa oportunidade para os profissionais recém-formados ingressarem no mercado de trabalho. Em novembro, muitas empresas seguem com vagas abertas não só na Bahia, mas em todo o Brasil. Por conta disso, o iBahia listou as empresas que estão com inscrições abertas. Confira:

Deloitte

As oportunidades são para universitários a partir do 2º ano de graduação ou recém-formados nos cursos de administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, comércio exterior, direito, economia, estatística, relações internacionais, biologia, engenharia (todas), informática, matemática, sistemas de informação, ciência da computação, processamento de dados, análise de sistemas e física. Além disso, a empresa busca profissionais com nível ao menos básico de inglês para candidatos na área de outsourcing e nível intermediário para candidatos às demais áreas.  É necessário ter disponibilidade para trabalhar em período integral e para viagens. Saiba detalhes sobre a oportunidade.

 

Nestlé

A Nestlé está com inscrições abertas para o seu programa de trainee. Os interessados devem acessar a página da empresa responsável pelo cadastro até o dia 30 de novembro. As vagas são para as áreas de engenharia, produção e fábrica, qualidade, grupo de aplicação, marketing, finanças, vendas e supply chain. A empresa busca profissionais com cursos de graduação com, no mínimo, quatro anos de duração com conclusão entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015. Além disso, os candidatos devem possuir inglês avançado, conhecimentos do pacote office e mobilidade para mudança de estado/cidade. Saiba detalhes da oportunidade.

Ernst & Young

A Ernst & Young (EY) está com inscrições para seu Programa de Trainees de 2015. As oportunidades são para as áreas de auditoria, consultoria, impostos e transações corporativas para as cidades de Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os interessados devem estar no penúltimo ano de graduação, ou a partir do segundo ano para estudantes de ciências contábeis, ou recém-formados há no máximo dois anos nos cursos de administração, ciências atuariais, ciências contábeis, cursos relacionados a TI, direito, economia, engenharia (todas), estatística, comércio exterior, física, matemática e relações internacionais. É preciso ter nível intermediário de conhecimento de inglês.

Oi

A Oi está selecionando jovens para seu Programa Trainee. Os candidatos devem estar formados há no mínimo 1 ano e no máximo 3 anos nos cursos de Engenharia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Rede de Computadores ou Administração. As 24 vagas estão distribuídas por Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O programa tem duração de 1 ano e oferece um plano de desenvolvimento elaborado especialmente para os trainees, que inclui treinamentos técnicos e comportamentais, palestras com executivos e participação em um projeto estratégico da área em que forem selecionados. As inscrições devem ser feitas até o dia 01/12 no site. A admissão está prevista para dezembro. O processo seletivo inclui análise de perfil, provas online, jogo de negócios com a participação de executivos e entrevistas com a área de RH e gestores da Oi.

CONTINUE LENDO