Vereador de Macaúbas morre atingido por descarga elétrica

  • 22 Dez 2015
  • 11:21h

(Foto: Reprodução)

Um vereador da cidade de Macaúbas, a cerca de 700 km de Salvador, morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica, na chácara em que morava. Segundo informações da delegacia, a fatalidade aconteceu no momento em que ele instalava um poço artesiano em sua propriedade, que fica no povoado de Boqueirão. Segundo a polícia, Cássio Ricardo de Souza, conhecido como "Cau do PT", por ser filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), não resistiu e morreu no hospital. A situação ocorreu por volta das 14h de segunda (22). O sepultamento será realizado na tarde desta terça (23), no povoado de Gameleira. A polícia informou ainda que ele era casado e deixa três filhos. Ele foi eleito com 861 votos nas eleições de 2012, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), ficando na quinta posição entre os vereadores da cidade.

Inep publica notas do Enade 2014

  • 22 Dez 2015
  • 10:30h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição de hoje (22) do Diário Oficial da União as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014. O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos. Na última sexta-feira (18), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por um processo de aprimoramento em 2016. Entre as novidades está a inserção da nota do exame no currículo do aluno, de forma que possa contar como critério para acesso à pós-graduação. Outra mudança para o ano que vem é a implantação do Enade Digital, para a aplicação da prova, e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos. Serão incorporadas à nota final a taxa de desistência (estudantes que abandonaram o curso) e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ingresso na instituição, com a do Enade, na conclusão do curso. acesse aqui a lista com as notas do Enade 2014, publicada no Diário Oficial da União. 

Restaurante Fogão a Lenha realiza promoção ‘Balança Livre’ nesta semana de Natal

  • 22 Dez 2015
  • 09:48h

(Divulgação)

A maravilhosa culinária do Restaurante Fogão a Lenha, composta de pratos que tem um toque especial da irresistível comida caseira poderão ser degustadas de uma forma mais exclusiva nesta semana de Natal, já que está sendo lançada, nesta terça-feira (22), a promoção “Balança Livre”, ou seja, os clientes podem comer a vontade por um preço fixo de R$ 15,00, lembrando que se houver desperdício será cobrada uma taxa extra. Vale também ressaltar que os clientes que estiverem de dieta ou coisa do gênero e não quiserem participar da promoção, podem usar o sistema de normal de pesagem. A direção informa que a promoção irá até sábado (26) e que na sexta (25) o restaurante ficará fechado devido às comemorações natalinas. O Restaurante Fogão a Lenha fica localizado na Rua Sergipe, 27, ao lado da Praça da Prefeitura. 

Troca de luminária teria causado fogo em Museu da Língua Portuguesa

  • 22 Dez 2015
  • 09:34h

(Foto: Reprodução)

O incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa na segunda-feira (21) pode ter sido causado por um curto-circuito iniciado na troca de uma luminária. A informação foi dada por um funcionário do museu a equipes da Defesa Civil, segundo o coordenador do órgão, Milton Persoli. Segundo o relato, a troca foi no segundo andar do museu, mesmo local onde o fogo começou. A possível causa será investigada juntamente com outras pela Polícia Técnico-Científica, que fará uma perícia no local. Durante a madrugada, técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já realizaram uma primeira investigação no local.

O trabalho de investigação só deverá avançar, porém, com o final do trabalho de rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, que ainda continuava na manhã desta terça. Pequenos focos ainda apareciam no interior da edificação. Milton Persoli disse que "uma simples troca de luminária, sem uma prevenção adequada, pode desencadear um processo como esse", afirma. Todo o prédio foi afetado pelo fogo e pela fumaça e vai ter que ser reconstruído, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Após o incêndio ter sido controlado, ainda havia risco de queda de parte do telhado. "Foi uma área bem grande, afetou todos os pavimentos. Praticamente toda a área do museu", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, Rogério Bernardes Duarte. Por isso, trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não circulam pela Estação na manhã desta terça. O bombeiro civil Ronaldo Pereira, que trabalhava no museu, morreu durante o incêndio.

CONTINUE LENDO

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 22 Dez 2015
  • 09:06h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Governo estuda mudar idade mínima para aposentadoria, diz ministro

  • 22 Dez 2015
  • 08:03h

(Foto: Reprodução)

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira, 21, que o governo está trabalhando para enviar, ainda no começo do ano, uma proposta para a reforma da Previdência Social. Ele informou que está em estudo a criação de uma idade mínima para a aposentadoria. Durante teleconferência com investidores promovida pelo J.P. Morgan, o ministro disse que a intenção é criar um mecanismo que se adapte às mudanças demográficas da população. O fator 85/95 móvel, simulando uma movimentação na idade mínima, é uma possibilidade para a questão previdenciária, afirmou ele. Outra possibilidade seria uma idade mínima que se ajustaria periodicamente "de acordo com as mudanças na demografia". Em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, no último sábado, 19, o ministro tinha dito que "obviamente que agora precisa avançar mais, principalmente na questão de critérios de idade de aposentadoria

Brumado: Custodiados planejavam 'Indulto de Natal' forçado, mas a ação acabou sendo frustrada

  • Brumado Urgente
  • 22 Dez 2015
  • 07:46h

Um pedaço de uma barra de uma cela e um aparelho celular foram encontrados pelos policiais civis (Foto: Brumado Urgente)

A aproximação das datas comemorativas como Natal e Carnaval, quase sempre, vem acompanhada de tentativas de fugas na 20ª Coorpin e, mais uma vez essa tendência se confirmou, onde alguns custodiados planejavam fazer um “Indulto” de Natal pelas próprias mãos e conseguiram, inicialmente, romper as primeiras barras de uma cela, provavelmente utilizando pedaços de serras, mas a ação acabou sendo frustrada pela rápida intervenção do delegado de plantão e dos investigadores nesta segunda-feira (21). Na oportunidade também foi encontrado um aparelho de telefone celular o qual estava sendo utilizado para fazer os contatos externos. Apesar de todos os esforços da equipe que atua na Coordenadoria, o clima de tensão e a falta de uma estrutura adequada para custodiar os presos acabam motivando as tentativas de fugas. A garantia do governo do estado em construir o CDP se tornou, até agora, em promessa vã e a situação se agrava na mesma proporção que o descaso continua, já que a capacidade de custódia é bem menor do que a demanda, o que gera a superlotação que acaba motivando os conflitos e a as tentativas de fugas. 

Cansado de esperar, dono de oficina age por conta própria e repara a via pública no Esconso

  • Brumado Urgente
  • 22 Dez 2015
  • 07:29h

O morador conseguiu realizar um mutirão para reparar a rua (Foto: Darlan Ribeiro | Brumado Urgente)

A Rua Cléobulo Meira Leite, a popular “Estrada do Esconso”, sempre tem sobre si, várias solicitações para reparação de trechos, mas, segundo os moradores a maioria dessas solicitações não vem sendo atendida pelo setor de infraestrutura municipal num período recente. Sob a alegação da crise, os buracos acabam se transformando em crateras, impedindo o livre trânsito de veículos. Como a referida via sempre é convidativa para uma velocidade maior, os moradores ficam preocupados já que com a buraqueira pode causar acidentes e até atropelamentos. Cansado de esperar pela ação da prefeitura, um proprietário de uma oficina, conhecido como Genivaldo da Oficina, resolveu, com recursos próprios reparar a via reunindo uma equipe que realizou o serviço na tarde desta segunda-feira (21). Esse tipo de ação vem sendo cada vez mais comum na cidade, onde os moradores, principalmente os comerciantes, com a paciência esgotada, resolvem agir por conta própria para resolver a questão.  

Taigun Auto: UP! MOVE 1.0

  • 22 Dez 2015
  • 07:02h

Cinco pessoas morrem em colisão na BR-020, próximo à Luís Eduardo Magalhães

  • 22 Dez 2015
  • 06:28h

(Foto: A Tarde)

Cinco pessoas morreram em uma colisão na BR-020, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta segunda-feira, 21. Uma carreta se chocou com um carro que trafegava no sentido contrário, tombou e deslizou para fora da rodovia. Na batida, todos os ocupantes do veículo pequeno morreram. Não há informações oficiais se as vítimas eram de uma mesma família, mas as notícias veiculadas via WhatsApp davam conta que a família é de Brumado, mas não há nada confirmado até o momento. O motorista da carreta foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o carona não sofreu ferimentos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.

Incêndios na Chapada: Deputados estaduais querem criar comissão especial

  • 21 Dez 2015
  • 21:06h

(Foto: Reprodução)

Os incêndios que afetam a região da Chapada Diamantina podem ser alvo de uma comissão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Diversos parlamentares aproveitaram o pequeno expediente da sessão desta segunda-feira (21) para se manifestarem favoravelmente à criação do colegiado. O deputado Alex Lima (PTN) salientou a importância de tomar a iniciativa antes do começo do recesso, em vez de “achar que simplesmente o tempo se encarregará de cuidar dessa tarefa”. Engrossando o coro, Fábio Souto (DEM) afirmou que a comissão deveria ser suprapartidária. “Temos que nos unir. O governo está fazendo um esforço, mas deve fazer um esforço muito maior, pedir ajuda ao governo federal. Um incêndio dessa proporção poucos estados conseguem enfrentar”, afirmou. A deputada Maria Del Carmen (PT) sugeriu, em seu discurso, que os trabalhos da futura comissão sejam integrados ao da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, presidida por Marcelino Galo (PT). 

Anvisa interdita lote de medicamento indicado para hipertensão

  • 21 Dez 2015
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do Lote n° L627883 do medicamento Captopril 25mg comprimidos, em todo o território nacional. A medida foi publicada em uma resolução no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21). A resolução tem validade de 90 dias. O medicamento é indicado para hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e nefropatia diabética. De acordo com a assessoria de comunicação da Anvisa, um dos componentes do medicamento estava fora do padrão. A agência explica que a interdição é preventiva e que, enquanto durar, a empresa pode pedir a realização de contraprova para que o resultado seja verificado. Conforme o texto da resolução, laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais, reportou “resultado insatisfatório de teor e limite de dissulfeto de captopril”. Procurada pela Agência Brasil, a empresa EMS, fabricante do medicamento, disse que solicitou a análise de contraprova e que “aguarda a convocação da Vigilância Sanitária de Minas Gerais e Funed para a realização desta análise”. A nota diz ainda que a empresa está à disposição dos consumidores que tenham alguma dúvida. “A empresa ressalta que mantém os mais rigorosos padrões de qualidade de seus medicamentos e está à disposição dos consumidores que tiverem eventuais dúvidas por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelos telefones 0800-191914 / 0800-191222, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h”, diz a nota.

Especialistas dão dicas para evitar o inchaço no Natal

  • 21 Dez 2015
  • 19:00h

(Foto: Reprodução)

O Natal costuma ser um momento de descontração e alegria, mas também pode causar desconforto devido aos alimentos ingeridos. Certas comidas e bebidas podem resultar em inchaço, mas especialistas britânicos listaram algumas dicas para evitar esse desconforto. 

1 – Evite muita cebola e alho nos recheios

Esses temperos causam inchaço e gases devido a componentes com alto teor de fermentação.

2 – Tome cuidado com os carboidratos

Atenção com as massas, arroz e batatas que são reaquecidos antes de irem à mesa, pois esse processo resulta na formação de “amidos resistentes”, que passam a ser digeridos pelo intestino onde algumas bactérias podem agir sobre elas e ocasionar gases.

3 – Fique longe de alguns tipos de pães

Baguetes, croissants e pizzas podem desencadear a sensação de inchaço em algumas pessoas.

4 – Evite o excesso de frutose

Embora tragam muitos benefícios para a saúde, frutas como maçã, pêra e manga têm excesso de frutose, que pode causar problemas digestivos em algumas pessoas com o sistema digestível sensível.

 

5 – Cuidado com a quantidade de adoçante

Alguns tipos de adoçante, natural ou não, como xilitol, manitol e sorbitol, podem perturbar seu intestino.

6 – Mantenha um diário

Anote tudo que você come e quaisquer sintomas de inchaço. Isso irá ajudar a identificar todos os alimentos culpados pelo quadro, e também seus padrões alimentares.

7 – Coma pouco e muitas vezes

Refeições pequenas e regulares são menos desgastantes para o intestino, minimizando a chance de inchaço relacionado à indigestão.

8 – O cítrico é seu amigo!

Esprema um pouco de suco de limão no peru, pois ajuda a iniciar o colapso da proteína.

9 – Coma de forma saudável

E se possível, coma bananas, castanhas, amêndoas, legumes e verduras.

10 – Use antiácidos

Tenha sempre um antiácido. Ele pode ajudar na recuperação em caso de prisão de ventre e inchaço.

11 – Evite o excesso de sal

Muito sal faz com que seu corpo retenha o excesso de fluido. Entre os alimentos que devem ser evitados estão os molhos, pizzas, temperos, bacon, queijos , presunto, cubos de caldo e anchovas.

12 – Atenção com o chiclete

Embora a goma de mascar sem açúcar possa ser bom para os dentes, mascar em excesso pode acumular ar e causar certo desconforto.

13 – Comece o dia com iogurte

Tente um iogurte probiótico diário ou suplemento, pois há evidências de que as boas bactérias podem ajudar a aliviar o inchaço.

14 – Não aos pãezinhos

A constipação é uma causa comum de inchaço, então evites os pães franceses e massas e dê preferência para as fibras e os grãos.

15 – Bebidas alcoólicas

As bolhas de champanhe podem causar inchaço, por isso evite bebidas desse tipo.

16 – Brotos são dispensáveis

Dia de Natal é regada a muita comida e bebida, mas tente não comer ingerir muitos alimentos como brócolis e couve-de-bruxelas.

17 – Não beba enquanto come

Comer e beber ao mesmo tempo, ou engolir a comida com o líquido pode inibir a digestão e levar o alimento direto ao intestino.

18 – Mastigue bem

O ideal é que você mastigue 30 vezes cada vez que leva um alimento à boca. Isso faz com que as chances de inchaço diminuam.

19 – Chá

Tenha um chá de ervas após a sua refeição, como gengibre ou hortelã-pimenta.

20 – Feche a boca

Não fale de boca cheia. Além de ser falta de educação, isso também fará com que você engula muito ar.

21 – Nada de cranberry com o peru

Certifique-se de escolher as combinações de alimentos certos. Molho de cranberry pode ser bem gostoso com o peru, mas comer frutas e carnes ao mesmo tempo não é uma boa ideia. Os açúcares simples das frutas não necessitam de digestão, por isso, se combinado com outros alimentos que fazem isso, a mistura pode “fermentar” no estômago.

22 – Roupas leves

Escolha roupas largas a vestir no dia de Natal. Cintos e jeans apertados podem te fazer se sentir desconfortável.

23 – Movimente-se!

Faça alongamentos ou caminhe. A gravidade irá trabalhar para eliminar os gases do seu corpo.

24 – Faça exercícios para a região abdominal

Atividades físicas com muito movimento na região da cintura ajuda a empurrar o ar para fora do sistema digestivo.

25 – Ioga é aliada

Um movimento de ioga chamado "pose de criança" pode ser uma ótima maneira de compactar seu trato intestinal e ajudar a eliminar os gases através do sistema digestivo.

CONTINUE LENDO

Após 46 dias, lama continua vazando de barragem em Mariana

  • 21 Dez 2015
  • 17:51h

(Foto: Reprodução)

Após 46 dias do rompimento, a barragem do Fundão, da empresa Samarco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, ainda continua vazando. Parte da lama segue escorrendo como uma cachoeira no dique de Santarém, apesar das máquinas estarem trabalhando no local. Desde o dia cinco de novembro, quando a barragem se rompeu, cerca de 35 milhões de metros cúbicos de lama saíram do local e atingiram o mar através do litoral do Espírito Santo, destruindo a cidade Mariana  e afetando outros 40 municípios.  Na última sexta-feira, o juiz Marcelo Aguiar, da 12ª Vara Federal de 1º grau de Minas Gerais determinou que a Samarco pare o vazamento no prazo de 10 dias a partir da intimação, e que apresente atestados de que executou medidas de segurança nas barragens que ainda estão com risco de rompimento.

Em nota a mineradora informou que a construção de um dique na região do Fundão já foram iniciadas. O local terá 10 metros de altura e capacidade para acumular 2,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos e água. A Samarco afirma ainda que já iniciou a drenagem na barragem de Santarém, para evitar que a chuva carregue materiais sólidas.  Na mesma ação foi determinada que os bens da Samarco sejam bloqueados. Como a mineradora não possui bens suficientes para custear o ressarcimento por dano socioambiental estimado em R$ 20 bilhões, a Justiça atendeu o pedido da ação pública que coloca a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton - donas da Samarco -  como poluidoras diretas. As empresas devem sofrer punições.  "A efetiva garantia financeira da reparação integral do dano ambiental causado depende do estabelecimento de outras garantias, sendo pertinente, tendo em vista a gigantesca extensão dos danos socioambientais e socioeconômicos causados, que se aplique, com base no artigo 461, parágrafo 5º, do CPC, a medida prevista no artigo 7º da Lei 8.429/92, de indisponibilidade de bens dos réus a fim de se assegurar o integral ressarcimento do dano", destaca a decisão.

CONTINUE LENDO

Conquista: Mulher bêbada é presa após invadir cerimônia de casamento

  • 21 Dez 2015
  • 16:52h

(Foto: Reprodução)

Uma mulher de 49 anos foi presa após invadir uma cerimônia de casamento, no município de Vitória da Conquista, situado no sudoeste do Estado.  De acordo com informações da Polícia Militar, a mulher aparentava transtornos por conta de embriaguez e estava causando tumulto no local. Policiais da 77ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) foram acionados e pediram para que a mulher se retirasse do local, mas, após a jovem resistir à ação policial, foi encaminhada ao Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública), para prestar esclarecimentos sobre o caso.