Confirmada a morte de Pablo Renan em presídio de Vitória da Conquista

  • Brumado Urgente
  • 26 Dez 2015
  • 11:24h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Após várias especulações, foi confirmado por volta das 10h30m que o corpo encontrado na manhã de hoje (26) no presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista é do brumadense Pablo Renan Novaes (25). Segundo as informações ele teria sido agredido por outros detentos, sendo levado para atendimento médico na noite de ontem e voltado para a cela. Ele que era brumadense, tinha sido recentemente transferido para o Nilton Gonçalves e estava aguardo uma nova transferência para Salvador, onde iria cumprir o restante da pena por assalto à mão armada. Pablo Renan era velho conhecido da Polícia de Brumado, tendo sido preso várias vezes, inclusive por ter atirado uma panela de água fervendo em sua companheira enquanto ela dormia. Ele também já tinha fugido da carceragem da 20ª Coorpin por duas vezes, sendo a última em julho de 2015, juntamente com outros 3 custodiados, onde foi usado um macaco hidráulico na fuga. Ele se entregou dias depois e foi transferido para Conquista recentemente. O corpo será trazido para Brumado, onde acontecerá o sepultamento. 

O verão chegou e com ele as melhores promoções da Ótica Companhia dos Olhos

  • 26 Dez 2015
  • 11:13h

O verão chegou, e você que gosta de aproveitar o sol não pode deixar em hipótese alguma os seus olhos e pele desprotegidos. E, dentro desta perspectiva de aproveitar o máximo nos dias ensolarados, como os banhos de piscina e de mar, os passeios no final da tarde e muitos mais; Então, você não pode perder essa oportunidade, vá hoje mesmo a Ótica Companha dos Olhos e escolha o seus óculos solares em condições especiais de pagamento ou com um super desconto à vista.

Sábado é dia da irresistível Feijoada do Fogão a Lenha

  • 26 Dez 2015
  • 10:52h

A qualidade da culinária do Restaurante Fogão a Lenha é cada vez mais apreciada pelos brumadenses e pelas pessoas que visitam Brumado que são fãs da gastronomia caseira. Com um sabor inigualável no Fogão a Lenha, você pode degustar, de domingo a domingo, os mais saborosos pratos da comida caseira. E todos os sábados é dia da tradicional e irresistível Feijoada do Fogão a Lenha que é preparada de uma forma inigualável. Então não pense duas vezes é vá ao Fogão a Lenha, que fica situado na Rua Sergipe, 08, ao lado da Praça da Prefeitura. Lá os clientes também poderão saborear os mais variados pratos, além de poder levar para casa as deliciosas marmitex, que seguem o mesmo padrão de qualidade. 

Mil chibatadas por defender a liberdade de expressão

  • 26 Dez 2015
  • 09:52h

(Foto: Reprodução)

O jovem blogueiro saudita Raif Badawi acaba de ganhar o premio Sakharov criado pela União Europeia para homenagear defensores dos direitos humanos. Badawi, de 31 anos, publicou durante três anos o blog Liberais Livres (foi retirado da web) no qual defendia a plena vigência da liberdade de expressão e livre circulação de ideias na Arábia Saudita, um dos regimes políticos mais conservadores no mundo árabe. Badawi também defendia a igualdade de sexos e o direito das mulheres à participar da politica. Por conta destas posições, ele foi condenado, em 2014, a 10 anos de prisão e um castigo de mil chibatadas. Depois de sofrer as primeiras 50 , seu estado de saúde piorou a tal ponto que os carcereiros decidiram cumprir o resto da pena após a recuperação física de Badawi. Ainda faltam 950 chibatadas , fato que levou Elena Valenciano, deputada espanhola , presidente da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu a pedir que o mundo exija o fim da tortura imposta ao blogueiro saudita por meio de pressões diplomáticas e econômicas.

 

Brumado: Motociclista perde a vida em colisão na madrugada deste sábado (26)

  • Brumado Urgente
  • 26 Dez 2015
  • 09:37h

(Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Uma colisão ocorrida às 01h30m da madrugada deste sábado (26) na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, entre um micro-ônibus que transportava funcionários da mineradora Xilolite e uma motocicleta CG Titan Vermelha, a qual estava sendo conduzida por Marlon dos Santos Andrade (26), acabou sendo trágica para o motociclista, que não resistiu ao forte impacto e acabou morrendo ainda no local. Pelas informações passadas ao Brumado Urgente, o motociclista após a colisão acabou indo ao solo e, possivelmente, tenha tido uma forte pancada na cabeça, que poderia ter ocasionado a morte, já que o capacete acabou escapando da cabeça. Uma equipe do SAMU192 chegou rapidamente, mas o jovem já estava sem vida. O Departamento de Polícia Técnica também esteve no local e irá apurar as causas do acidente. Marlon era morador do Bairro Cidade das Esmeraldas e deixa filha e esposa. 

À espera de transplante, família vigia 24h por dia garota que não pode se ferir

  • 26 Dez 2015
  • 09:02h

(Foto: Reprodução)

Com apenas 1 anos e 9 meses, a garota Eloisa Almeida não pode se ferir. Devido a uma doença chamada plaquetopenia - que consiste no baixo nível de plaquetas no sangue -, ela sofre de um problema grave de coagulação. Por isso, Eloisa, que é de Goiânia, aguarda um doador de medula óssea compatível para um transplante. Enquanto o transplante não é feito, a menina é vigiada pela família 24h por dia e tem uma rotina limitada. A mãe da garota, Tatiane Almeida, conta que passa o tempo todo olhando a filha porque qualquer queda ou corte podem ser fatais. "Ela não pode ter uma queda, porque a função das plaquetas é coagular o sangue. Como ela não tem plaquetas suficientes, pode dar uma hemorragia e pode não dar tempo nem de chegar ao hospital", contou.

 

Tatiana sonha com o dia em que a filha se submeterá ao transplante. “Ia salvar a vida dela, vai poder ter vida normal, poder correr, cair levantar subir descer sem ninguém ter que ficar atrás tentando proteger”, disse a mãe. Tanto ela quanto o pai de Eloisa fizeram testes de compatibilidade para tentar doar a medula, mas os resultados foram negativos. A chance de encontrar um doador é uma a cada 100 mil pessoas. Devido à dificuldade, eles se revezam em plantões para vigiar a garota 24h por dia. "Quando a gente precisa sair, a gente fala 'tô saindo' e vem outro fica em cima dela'", conta a mãe. Segundo o médico Lisandro Lima Ribeiro, que atende a criança, ainda não existe um diagnóstico exato sobre o que causa da plaquetopenia. "Ainda estamos fazendo exames para tentar detectar com certeza o que provoca essa plaquetopenia. Acreditamos que possa ser uma malformação na medula, mas ainda é preciso ir mais a fundo na investigação", explicou.

CONTINUE LENDO

4 hábitos diários para retardar o aparecimento de rugas

  • 26 Dez 2015
  • 08:02h

(Foto: Reprodução)

Hidratação, cuidados noturnos e até uso de óculos escuros. Estes e outros fatores são bons aliados de quem quer retardar o aparecimento das rugas. Alguns cuidados diários trazem benefícios de longa duração. Confira as dicas publicadas pelo site da 'Marie Claire'.

APOSTE EM ÓCULOS ESCUROS
Proteja a delicada região dos olhos com um par de óculos escuros ao sair na rua. Escolha um acessório que contenha 100% de fator de proteção contra os raios UV, e lembre-se: quanto maior a armação, maior a cobertura, recomendou o site Byrdie.

DÊ FÉRIAS AO CANUDINHO
Ingerir qualquer tipo de bebida com o canudinho faz com que você enrugue a pele ao redor dos lábios. Se você já começou a ver algumas marcas de expressão na região, ou se apenas quer se prevenir, limite o uso do canudinho.
HIDRATE-SE
A principal regra para evitar o surgimento de rugas na pele, além do uso diário do protetor solar, é não negligenciar a hidratação. Beba de dois a três litros de água por dia e limite a quantidade de cafeína na dieta.
USE SÉRUM NOTURNO
Nunca subestime as propriedades curadoras de um sérum noturno. Deixe sua pele ser reparada durante o sono ao aplicar uma fórmula à base de ácido glicólico.

CONTINUE LENDO

Itabuna: jovem morre em acidente de carro após deixar festa de Natal

  • Pimenta
  • 26 Dez 2015
  • 08:00h

(Foto: Pimenta na Muqueca)

Um jovem de 22 anos morreu, na manhã desta sexta-feira (25), após perder o controle da direção do carro em uma rotatória de Itabuna, depois bater em um poste, capotar e invadir a contramão. O acidente na Avenida J.S Pinheiro, às 6h. O carro conduzido por Audrey Santana Bonfim bateu de frente com um carro que seguia no sentido contrário. Segundo agentes de trânsito, a vítima estava sem cinto de segurança e foi lançado para fora do veículo, morrendo no local.  O casal que estava no outro veículo foi levado para o Hospital Calixto Midlej Filho. A mulher teve fratura no pé esquerdo, além de luxações no tórax e na lombar. Já o homem teve um corte na cabeça, escoriações nos braços e pernas e possível fratura no braço esquerdo. A família informou que, minutos antes do acidente, Audrey Pinheiro falou com uma tia ao telefone que estava voltando de uma festa. O corpo está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. O horário e local do velório e do enterro ainda não foram divulgados.

Solteiros pesam menos que casados, aponta estudo

  • 25 Dez 2015
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Estudo publicado pela revista científica Journal of Family Issues aponta que morar sozinho pode ser uma boa maneira de manter-se magro. Cientistas da Universidade americana de Western Washington analisaram por duas décadas a relação entre peso corporal e estado civil de 3 347 pessoas. De acordo com os resultados, pessoas solteiras e que moram sozinhas pesavam, em média, dois quilos a menos que aqueles que eram casados. Além disso, as pessoas que viviam sozinhas (divorciadas ou que nunca se casaram) também tinham um índice de massa corporal (IMC) menor. O estudo, porém, não considerou fatores como exercício físico ou alimentação saudável. "As pessoas solteiras estão 'no mercado de relacionamentos'. Por isso, são mais conscientes sobre o próprio peso e preocupadas com a aparência. O outro fator é que eles provavelmente não comem tão bem e tão regularmente como pessoas em um relacionamento estável", analisou Jay Teachman, um dos autores do artigo, em entrevista jornal Daily Mail.

Livramento: Pelo 2º ano consecutivo a Geara faz o monitoramento eletrônico do Maracubom

  • 25 Dez 2015
  • 16:34h

Os sistemas de monitoramento eletrônico vêm ganhando cada vez mais espaço, principalmente, em eventos fechados, o que invariavelmente transmite mais segurança aos participantes desta modalidade de evento. E, dentro deste nicho de mercado está a Geara Monitoramento Eletrônico, que com vasta experiência de mercado a cada dia expande ainda mais suas fronteiras, tendo clientes em diversas cidades da região, inclusive em Livramento de Nossa Senhora. O Maracubom é um dos maiores eventos da cidade Livramento e a Geara monitoramento fechou uma parceria com a promoter Janete Meira que realiza o evento já há alguns anos e que costuma atrair um grande público, que consequentemente buscam lazer de qualidade com a devida segurança para curtirem a festa a vontade. E a Geara Monitoramento eletrônico já está com toda infraestrutura montada, inclusive as famosas câmeras Speed Dome que possuem zoom óptico potentíssimo, e são capazes de buscar imagens a grandes distâncias com precisão ‘cirúrgica’.

 

Rapunzel do Instagram: jovem faz sucesso com cabelo que mede mais de um metro

  • 25 Dez 2015
  • 15:01h

(Foto: Reprodução)

A jovem Dashik Gubanova está fazendo sucesso na internet por se parecer com a personagem Rapunzel. Dona de um cabelo imenso, que é quase do mesmo tamanho de sua estatura, Dashik está encantando os seguidores no Instagram. Dashik faz postagens sobre beleza e mostra seu cabelo gigantesco. Apesar do incômodo por causa do peso, a jovem disse que pretende deixar os fios crescerem até o pé. Para Dashik, seu cabelo é quase uma arte. Segundo ela, é o diferente que a estimula a deixar seu cabelo crescer mais e mais. Veja algumas fotos:

Resultado do Enem será divulgado no dia oito de janeiro, diz MEC

  • 25 Dez 2015
  • 14:02h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de publicação no Facebook, nesta quarta-feira (24), que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado no dia 8 de janeiro de 2016. "Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do ‪#‎Enem2015‬!", afirmou. A publicação pede ainda que os estudantes "aproveitem as festas" e que o dia do resultado "está logo ali".

Concurso do INSS: É preciso fazer exercícios todos os dias, aconselha especialista

  • 25 Dez 2015
  • 10:01h

(Foto: Reprodução)

Especialista em preparação para concursos e otimização dos estudos, Charles Peterson explica que, diante do contexto difícil do ano de 2015, os concursos federais são uma ótima oportunidade para melhorar a carreira. “Quem tiver se preparando desde agora, se mantendo firme, tem muita chance de passar. O concurso é  mais prática do que teoria”, diz. Ele ensina que não basta apenas estudar conteúdos desconhecidos. “Não estude só matéria nova, tem que revisar matérias já estudadas. As pessoas estudam matéria nova e esquecem da velha. O candidato não pode passar  um dia sem fazer exercícios – não importa a quantidade. Os exercícios comprovam que você sabe”, argumenta. É o que vai fazer o estudante de Ciências Sociais Luciano Moreira, durante o período das festas de final de ano. “Vou viajar para a casa da minha família no interior da Bahia e também passarei a virada de ano em Pernambuco. Mas, a primeira coisa que coloquei na minha mala foi a apostila de exercícios do cursinho preparatório. Não dá pra ficar pensando só na ceia de Natal e esquecer do meu objetivo maior, que é passar no concurso”, admite. Peterson destaca que é preciso ter disciplina para estudar. “Desligue o smartphone. Use só  como telefone. Smartphone só depois que cumprir as tarefas. Foque no estudo, em vez  de querer saber de tudo que tá acontecendo no mundo. Além disso, encaixe atividades físicas na programação de estudo para diminuir o estresse e a ansiedade e não abandone a sua vida”, aconselha. 

Renovação de matrícula na rede estadual termina no dia 30 dezembro

  • 25 Dez 2015
  • 09:03h

(Foto: Reprodução)

A renovação de matrícula na rede estadual de ensino da Bahia termina no dia 30 de dezembro, de acordo com informações da Secretaria da Educação (SEC). O processo pode ser feito pela internet, noPortal da Educação, ou na secretaria da escola, por estudantes maiores de 16 anos, pais ou responsável legal, munidos com a Carta de Renovação de Matrícula. O estudante que realizar a renovação pela internet deve conferir na unidade escolar se há pendências de documentos. O estudante que não fizer a renovação até o dia 30 de dezembro pode perder a vaga na escola atual e terá que fazer a matrícula em outra unidade da rede com vaga disponível, a partir de janeiro de 2016. A SEC também já divulgou a programação completa da matrícula para o Ano Letivo 2016. A matrícula acontece de 20 a 27 de janeiro de 2016.

Confira o calendário:

18/11 a 30/12 - Renovação de matrícula

20/01 - Transferência de estudantes da rede estadual: para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações:

- a escola não oferece a série subsequente
- não renovou sua matricula
- mudança de domicilio

21 e 22/01/2016 - Matrícula de concluintes das series iniciais e finais do Ensino Fundamental:  para os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino do Estado da Bahia, no ano letivo de 2015, cujas escolas não oferecem a série subsequente.

Matrícula Nova - Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer série para o Ensino Fundamental e Médio, atendendo, sobretudo às diversas modalidades de oferta.

25/01 - Ensino Fundamental

26 e 27/01 - Ensino Médio

CONTINUE LENDO

Bahia tem 10,31% das vagas em concurso do INSS; veja mapa e salários

  • 25 Dez 2015
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

A analista comercial Vanessa Santana, 31 anos, passou o ano de 2015 inteiro na expectativa pelo edital do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A  espera de Venassa acabou. O INSS   publicou ontem as regras  para o concurso público que tem 950 vagas em todo país em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, respectivamente. Os cargos de nível superior são para analista do seguro social com formação em serviço social (150). As vagas de nível médio são para técnico do seguro social (800). Ambos com jornada de 40 horas semanais.   Das oportunidades, a Bahia tem 98 vagas espalhadas em Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. “Meu foco é passar em Salvador, mas como o número de vagas é bem pequeno já estou pensando em fazer a inscrição para outra cidade da Bahia ou até mesmo fora do estado para ter mais chance”, explica Vanessa.

 

(Foto: Reprodução)

Do total das vagas da seleção, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros, de acordo com o edital divulgado ontem pela Cebraspe, antigo Cespe/UnB, a organizadora responsável pela seleção. Para a professora Ana Rita Gomes, especialista na preparação de concursos públicos, essa seleção do INSS era uma das mais aguardadas no ano pelos concurseiros. “Antes dessa seleção, o  último concurso do INSS tinha sido realizado em 2013 com  300 vagas para o cargo de analista do seguro social.  Para técnico, o último concurso foi em 2011 quando foram abertas 1.500 vagas para o cargo. Ou seja, essa seleção aberta agora é uma oportunidade esperada há muito tempo por quem está de olho na estabilidade do concurso federal”, explica.  É justamente a busca pela estabilidade que tem feito o assistente social Henrique Dias, 29 anos, dedicar oito horas do dia na preparação para a seleção. “Tenho estudado o tempo inteiro com foco nesse concurso e de olho nesse salário. Larguei meu antigo trabalho, onde ganhava cerca de R$ 5  mil, para me dedicar a esse concurso”, conta Henrique que foi aprovado recentemente na seleção de servidor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 

Seleção
As inscrições para a seleção do INSS devem ser feitas de 4 de janeiro a 22 de fevereiro de 2016 pelo site www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015. A taxa é de R$ 65 para nível médio e R$ 80 para nível superior. De acordo com o edital da seleção, a prova será realizada no dia 15 de maio de 2016, no turno da manhã para nível superior e no turno da tarde para nível médio. As provas serão aplicadas em todo o país, independente do local pretendido para o trabalho. Para quem já quer adiantar os estudos, segundo o edital, para os cargos de nível superior serão cobradas as disciplinas: língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação previdenciária, legislação da assistência social, saúde do (a) trabalhador (a) e da pessoa com deficiência. Já para as vagas de técnico do seguro social, as disciplinas  são: ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática e seguridade social. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado uma vez.

Ótima opção
Especialista em preparação para concursos e otimização dos estudos, Charles Peterson explica que, diante do contexto difícil do ano de 2015, os concursos federais são uma ótima oportunidade para melhorar a carreira. “Quem tiver se preparando desde agora, se mantendo firme, tem muita chance de passar. O concurso é  mais prática do que teoria”, diz.  Ele ensina que não basta apenas estudar conteúdos desconhecidos. “Não estude só matéria nova, tem que revisar matérias já estudadas. As pessoas estudam matéria nova e esquecem da velha. O candidato não pode passar  um dia sem fazer exercícios – não importa a quantidade. Os exercícios comprovam que você sabe”, argumenta. É o que vai fazer o estudante de Ciências Sociais Luciano Moreira, durante o período das festas de final de ano. “Vou viajar para a casa da minha família no interior da Bahia e também passarei a virada de ano em Pernambuco. Mas, a primeira coisa que coloquei na minha mala foi a apostila de exercícios do cursinho preparatório. Não dá pra ficar pensando só na ceia de Natal e esquecer do meu objetivo maior, que é passar no concurso”, admite.  Peterson destaca que é preciso ter disciplina para estudar. “Desligue o smartphone. Use só  como telefone. Smartphone só depois que cumprir as tarefas. Foque no estudo, em vez  de querer saber de tudo que tá acontecendo no mundo. Além disso, encaixe atividades físicas na programação de estudo para diminuir o estresse e a ansiedade e não abandone a sua vida”, aconselha. 

 

CONTINUE LENDO