Região Sudoeste: Adab apreende mais de 300 kg de carne em Urandi

  • 13 Jan 2016
  • 10:27h

Foto: Reprodução/ Blog da Resenha Geral

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 320 kg de carne in natura, durante uma fiscalização móvel realizada na BR 122, no município de Urandi. Os bovinos foram abatidos clandestinamente e a estavam sendo transportados em dois veículos para serem comercializados no mercado municipal de Urandi. A carga apreendida foi levada para o aterro sanitário de Guanambi. Com informações Ascom/ADAB. (Blog da Resenha Geral).

Sisu 2016: segunda nota de corte pode ser consultada por candidatos

  • 13 Jan 2016
  • 09:33h

(Foto: Reprodução)

As segundas notas de corte para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 foram divulgadas nesta quarta (13) e já podem ser consultadas pelos estudantes no portal de inscrições. Elas representam a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para as 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Ontem, o Ministério da Educação já havia divulgado, pela manhã, as primeiras notas de corte dos cursos. Hoje, elas foram atualizadas de acordo com a procura dos candidatos nas últimas 24 horas. Na quinta (14), a partir das 9 horas, serão reformuladas e reproduzidas pela última vez no portal. Aqueles que buscam uma vaga devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (14).

 

Monitorar o sistema pode ajudar o estudante a aumentar suas chances de aprovação. Como o Sisu funciona de forma dinâmica, é possível mudar a inscrição quantas vezes for necessário até o prazo final. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a melhor saída é escolher outro curso e/ou instituição com nota mínima mais baixa. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Enem em 2015. As notas foram divulgadas na última sexta (8).

Aplicativo do Sisu
Neste ano, o MEC lançou um aplicativo para os sistemas Android, Windows e IOS. A ferramenta é voltada apenas para consulta de informações do programa, já que a inscrição é realizada exclusivamente no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br. O aplicativo, gratuito, oferece consultas a vagas disponíveis e uma calculadora eletrônica, que permite simular a classificação parcial. Ele também oferece uma agenda para datas de inscrição até a convocação da lista de espera.Para disputar as vagas, além de ter feito a edição 2015 do Enem, os candidatos devem ter obtido nota na prova de redação que não seja zero. O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas, por ordem de preferência. Ao fazer sua inscrição, o candidato ainda precisa apontar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas para Lei de Cotas ou às destinadas às demais políticas afirmativas da instituição selecionada. Durante o período de inscrição, é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.

CONTINUE LENDO

OAB entrega selo de qualidade a nove cursos de direito na Bahia; Uneb está na lista

  • 13 Jan 2016
  • 08:44h

(Foto: Divulgação)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai entregar nesta quarta-feira (13) um selo de qualidade aos cursos de direito que são recomendados pela entidade. Dos 139 cursos contemplados no Brasil, nove estão na Bahia. Em Salvador, integram a publicação a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Faculdade Baiana de Direito e Gestão, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Salvador - Unifacs. No interior foram recomendados os cursos da Uneb de Juazeiro, da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Os 139 cursos recomendados em todo o país, representa aproximadamente 10% dos mais de 1.300 que existem no Brasil. O selo de qualidade é atualizado a cada três anos e tem como critérios de avaliação os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e de aprovação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). “O Selo de Qualidade OAB Recomenda é uma forma de estimular a qualidade do ensino jurídico do Brasil, um convite a que as demais faculdades possam também ingressar nesse seleto time de bons índices de aprovações nos exames", explica o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Moradores da Pompeia felizes agradecem a Catoze pela conquista do Sistema de Abastecimento

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 13 Jan 2016
  • 08:11h

O presidente da Associação dos Moradores, Hernane Gomes com sua família agradecendo ao vereador Catoze pela conquista (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

“Um sonho de 30 anos que se tornou realidade pela luta incansável do vereador Catoze ”, foi dessa forma que os moradores da Pompeia definiram a grande conquista do sistema de abastecimento para a comunidade, o qual já está possibilitando que a água tratada da Embasa possa estar caindo nas torneiras de cerca de 250 residências, ou seja, mais de 1.000 pessoas beneficiadas com essa ação. Após 3 anos de idas e vindas a Embasa de Vitória da Conquista e Salvador, o vereador Catoze fez questão de visitar a comunidade neste último final de semana para comemorar junto com todos a instalação do sistema de abastecimento. Acompanhado do seu assessor parlamentar Aurino Anjos, Catoze foi primeiramente à casa do presidente da Associação dos Moradores da Pompeia, Hernane Gomes, o qual, juntamente com toda a sua família agradeceu a Catoze, não escondendo a felicidade por ver cair a água tratada da Embasa em sua residência. Em seguida foram visitadas outras famílias que também expressaram a sua gratidão a Catoze. Destacando os depoimentos do motorista Carlos Viera, de Dona Miúda, de 84 anos, uma das moradores mais antigas da comunidade e de Dona Dezinha, que eufórica abraçou o vereador, agradecendo pela realização do sonho. Catoze fez questão de citar que “eu não posso deixar de agradecer o apoio imprescindível do deputado federal Waldenor Pereira, que sempre esteve ao nosso lado nessa luta” e ainda lembrou que “o companheiro Edmundo, como também o gerente regional da Embasa, Dr. Olímpio, também merecem a nosso reconhecimento por essa conquista”. Catoze afirmou que “vamos continuar buscando benefícios para a região que ainda tem outras demandas. Estamos satisfeitos, já que, após ter conquistado a energia para essas comunidades, agora podemos presenciar o precioso líquido caindo nas torneiras das casas, realizando um sonho de mais de 30 anos”. Confira imagens da visita e do agradecimento da comunidade: 


Bahia registra 84 novos casos de microcefalia em uma semana e vai para 450 ocorrências

  • 13 Jan 2016
  • 07:42h

(Foto: Reprodução)

Em apenas uma semana, a Bahia notificou 84 novos casos de bebês com microcefalia. Agora, o Estado reúne 450 registros em 83 municípios, de acordo com boletim divulgado pela pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia nesta terça-feira (12). No primeiro boletim de 2016, do dia 5 de janeiro, em todo o estado havia 366 casos suspeitos da condição neurológica. No final do ano passado a Sesab ajustou a definição de caso suspeito de microcefalia, quando o bebê nasce com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. Antes o perímetro considerado era de 33 cm.  Segundo a Sesab, o primeiro caso foi registrado entre os dias 4 e 10 de outubro do ano passado. De lá para cá, o número de notificações vem aumentando, principalmente depois do dia 15 de novembro de 2015. Dos casos de microcefalia, 220 (48,9%) crianças apresentaram perímetro cefálico de 32 cm, 89 (19,8%) entre a 31,5 a 30,5 cm, e 141 (31,3%) com o perímetro igual ou menor que 30 cm. O menor notificado até hoje foi de 22 cm. De acordo com o boletim, 121 mães (26,9%) referiram ter tido Zika durante a gestação. Dessas, 68 informaram que a doença ocorreu no primeiro trimestre, 32 no segundo trimestre, nove no terceiro trimestre e 12 não lembravam ou não souberam precisar o trimestre. Durante a gestação, 207 (46%) não apresentaram a doença e 122 (27,1%) não souberam dizer. Das notificações recebidas pela Sesab, 74 mães (17%) tiveram o diagnóstico intraútero. As outras 375 (83,3%) ficaram sabendo da condição após o nascimento do bebê e uma mãe (0,2%), não tem essa informação.

MEC diz que nas universidades federais 50,6% dos alunos são de escolas públicas

  • 13 Jan 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

O ensino público federal oferece metade das vagas para estudantes de escolas públicas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a Agência Brasil, a reserva está estipulada na Lei de Cotas - nº 12.711/2012. De acordo com o ministério, apesar do prazo para atingir a porcentagem terminar no segundo semestre deste ano, a maioria das universidades e dos institutos federais já atingiu, individualmente, a reserva de metade das vagas para esses estudantes. “A maioria das instituições já cumpre a lei e as demais terão todas cumprido até o segundo semestre de 2016, prazo que estipula a lei”, diz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Os dados gerais nacionais mostram que, nas universidades federais, 50,6% dos estudantes são de escolas públicas.

 Nos institutos federais, esse percentual é 50,5%. O MEC divulgou, também, que nesta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 42,9% das vagas são reservadas para a Lei de Cotas. Outras 7,4% são para ações afirmativas das próprias instituições. O Sisu oferece aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vagas no ensino superior público. Participam 131 instituições, entre universidades e institutos federais. Quanto ao desempenho dos estudantes, o MEC diz que está recebendo pesquisas das universidades. Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) mostra que mais estudantes cotistas (25,3%) atingem índice de eficiência acadêmica maior que 7 - mais alto considerado. Entre os estudantes de ampla concorrência, 24,4% superam o índice. “A universidade ganha porque passa a ser espaço mais diverso, deixa de ser de único grupo social ou etnia e acaba sendo mais plural”, explica o pró-reitor de graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Penildon Silva Filho, integrante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação. Segundo ele, as pesquisas nas universidades sobre o desempenho dos estudantes cotistas são diversas e os resultados variam de acordo com a área do conhecimento. “Mas não é significativo, nem atrapalha a universidade”.

CONTINUE LENDO

Cachaça Assassina: Três agricultores morrem em Riacho de Santana após ingerirem a bebida

  • 13 Jan 2016
  • 06:50h

Polícia, que já coletou amostras da bebida, suspeita que a cachaça foi preparada com adição de etanol. (Foto: Google Earth)

Três agricultores morreram após beberem uma cachaça antes de irem para o trabalho na manhã desta terça-feira (12), em Riacho de Santana, no sertão da Bahia. Segundo a Polícia Civil local, João Uildo Barbosa Rodrigues, Vitor Barbosa Teodoro e Antonio Barbosa de Azevedo faleceram antes mesmo de o socorro chegar ao povoado de Barreiro do Bom Sucesso, zona rural da cidade. A escrivã da delegacia, Ione Rosa de Souza, informou que a perícia já esteve no local do ocorrido e coletou amostras da cachaça para análise. Ela disse ainda que as vítimas são da mesma família, mas não soube informar o grau de parentesco. A suspeita é que eles tenham consumido cachaça feita com etanol. Não se sabe ainda ao certo onde eles adquiriram o líquido. Os corpos das vítimas, segundo a escrivã, foram levados para o Instituto Médico Legal de Barreiras.

Mulheres sobrevivem a capotamento na BA-142, entre Tanhaçu e Ituaçu

  • Tanhaçu Urgente
  • 13 Jan 2016
  • 06:47h

Equipe do SAMU 192 esteve no local e prestou os primeiros socorros as duas ocupantes do veículo. (Foto: Tanhaçu Urgente)

No início da tarde desta terça-feira (12), um acidente foi registrado na BA-142, entre Tanhaçu e Ituaçu próximo a Itaguarana. Segundo informações passadas à reportagem, a condutora do veículo teria perdido o controle da direção, que saiu da pista e veio a capotar. A equipe do SAMU 192 esteve no local e prestou os primeiros socorros as duas ocupantes do veículo, que foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Tanhaçu e felizmente não correm risco de morte.

Zika pode ter chegado ao Brasil na Copa de 2014

  • 12 Jan 2016
  • 19:33h

(Foto: Reprodução)

Transmitido também pelo Aedes aegypti, pode-se dizer que o Zika é um vírus “primo” da dengue, mas com consequências menores. Febre, dores no corpo e náuseas são alguns dos sintomas apresentados por esse vírus e os médicos têm dificuldade em diferenciá-lo da dengue ou do chikungunya. Hoje, porém, sabe-se que o zika vírus pode ter uma consequência grave em gestantes, por causar microcefalia no bebê. Segundo Carolina Cipriano, infectologista do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, uma das hipóteses é que a zika tenha chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. A zika se manifesta com uma febre mais baixa do que a dengue, mas em muitos casos, além da dor no corpo comum, causa conjuntivite e irritação na pele. No entanto, ela não causa queda de plaquetas como na dengue, portanto não há risco de hemorragias.

 

Em tese, o paciente que contrair a zika poderia ser tratado com medicamentos comuns que são proibidos nos casos de dengue, como o caso do ácido acetilsalicílico (AAS). Os médicos, no entanto, não permitem, já que o exame que detecta qual tipo de vírus contaminou o doente só fica pronto em 12 dias, e até esse resultado sair não é possível saber se é dengue, chikungunya ou zika. Se o enfermo usar o AAS e não for zika, e sim dengue, o risco de complicações é muito alto, já que o remédio pode causar sangramentos. Logo, o AAS continua proibido em todos os casos. Os laboratórios comuns, no entanto, não têm infraestrutura para detectar a zika. Atualmente, segundo o infectologista do Hospital 9 de Julho, Antônio Pignatari, os exames são feitos nos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e Fiocruz.

De onde a zika veio

A zika foi relatada pela primeira vez na África, na floresta Zika, em Uganda - daí o nome. Os macacos rhesus estavam infectados, diz Pignatari. “Ele foi isolado na década de 40, e é muito parecido com o vírus da dengue”, conta. “Agora, podemos ter os três circulando no Brasil”. Em tese, quem é contaminado uma vez desenvolve imunidade contra o vírus. Pignatari faz uma ressalva: por ser um vírus ainda não muito estudado, não se sabe se há outras variações dele, o que dificultaria a fabricação de uma vacina e faria uma pessoa ser contaminada mais de uma vez.

CONTINUE LENDO

App rival do WhatsApp paga ao usuário que usá-lo

  • 12 Jan 2016
  • 18:30h

(Foto: Reprodução)

Na tentativa de ganhar milhares de usuários, o  WowApp, aplicativo multiplataforma de bate-papo (como o Facebook Messenger), promete agora dividir até 70% dos lucros com o usuário. Assim, quanto mais usuários a ferramenta tiver, mais dinheiro essas pessoas podem ter. O aplicativo conta com clientes oficiais para iPhone (iOS), dispositivos com Android e PCs com Windows.

 

 Rival
Concorrente do Whatsapp, o Viber resolveu criticar a atualização do aplicativo que permite que a pessoa saiba quando a outra leu a mensagem enviada. Através da sua página no Facebook, o aplicativo diz que o usuário pode escolher se avisa ou quando ler uma mensagem. "O Viber avisa quando a mensagem foi “ENTREGUE” e até quando foi “LIDA”, mas, se você preferir, a gente fica quietinho e não fala nada pra ninguém! Já naquele outro aplicativo, você só tem uma opção."

CONTINUE LENDO

Jornalista da Globo descobre câncer de mama um dia após apresentar reportagem sobre o tema

  • 12 Jan 2016
  • 17:31h

(Foto: Reprodução)

A jornalista da Rede Globo Elaine Bast viveu uma triste coincidência. Um dia após apresentar uma matéria sobre a importância da realização do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, ela recebeu o resultado da mamografia realizada dias antes. O exame constatou a presença de nódulos malignos na mama esquerda da repórter. "Não tinha nódulos aparentes, não sentia dores, enfim, nada diferente. Soube do resultado exatamente um dia após fazer uma matéria para o Jornal Nacional sobre o assunto", disse Elaine. A repórter disse ainda que teve sorte por ter descoberto a doença precocemente. "Tive muita sorte em ter descoberto logo no início. Apesar de todos os avanços da medicina nessa área, a palavra 'câncer' dá sempre muito medo", relatou. Ainda segundo ela, é difícil ler notícias sobre mulheres que morrem porque tiveram diagnóstico tardio do câncer. "Graças ao diagnóstico precoce, o câncer não parou a minha vida", contou. Elaine precisou fazer a retirada total da mama esquerda e decidiu também retirar a direita para evitar um possível reaparecimento da doença. Ela ressalta ainda que na mesma cirurgia realizou também a reconstrução dos seios. "Não precisei ver meu corpo mutilado", disse Elaine.

Homem fica preso em banheiro e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Conquista

  • 12 Jan 2016
  • 16:33h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um ato comum provocou uma cena inusitada e, ao mesmo tempo, constrangedora na noite desta segunda-feira (11), na avenida Lauro de Freitas, em Vitória da Conquista. Um homem que foi ao sanitário de um estabelecimento ficou preso após o fechamento do local. Sem conseguir sair do prédio, precisou acionar o Corpo de Bombeiros para resolver o problema. De acordo com o Blog do Anderson, os brigadistas usaram uma escada para retirá-lo do local. Ninguém ficou ferido. 

Bahia tem maior nota de corte em Medicina

  • 12 Jan 2016
  • 15:41h

(Foto: Reprodução)

As notas de corte para candidatos que buscam vaga em cursos de medicina oscilaram entre 888,35 e 727,44 pontos na primeira parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. Os dados foram liberados para consulta no portal http://sisualuno.mec.gov.br/. As notas de corte representam a menor pontuação para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para uma das 228 mil vagas. Ao todo, 83 cursos de medicina em instituições públicas de ensino superior oferecem vagas através do Sisu nesta edição do primeiro semestre. Segundo a primeira parcial das notas de corte divulgada pelo MEC, a pontuação mais alta foi verificada na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), no Campus Barreiras. A nota de corte mais baixa foi na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa).

 

As notas apontades neste levantamento consideram somente vagas oferecidas por meio da "ampla concorrência", às quais concorrem estudantes que não se encaixam em critérios da Lei de Cotas ou em ações afirmativas próprias de cada universidade. As notas para cotas sociais e raciais são menores. Na média, a nota de corte em "ampla concorrência" nesses 83 cursos ficou em 780 pontos. E considerando somente a categoria "ampla concorrência", estão em disputa 2.255 vagas no país.

Inscritos
O Sisu registrou até as 13h o número de 1.698.652 inscritos para a primeira edição de 2016, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), nos dias 13 e 14 de janeiro, também às 9h, as notas de corte serão atualizadas. Aqueles que buscam uma vaga devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (14). Monitorar o sistema pode ajudar o estudante a aumentar suas chances de aprovação. Como o Sisu funciona de forma dinâmica, é possível mudar a inscrição quantas vezes for necessário até o prazo final. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a melhor saída é escolher outro curso e/ou instituição com nota mínima mais baixa. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Enem em 2015. As notas foram divulgadas na última sexta (8).

CONTINUE LENDO

Vitória da Conquista: Justiça condena fazendeiros por trabalho escravo

  • 12 Jan 2016
  • 14:59h

(Foto: Reprodução)

A Subseção Judiciária de Vitória da Conquista condenou dois homens por prática de trabalho escravo, a partir de uma ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF). O juiz Fábio Stief Marmund condenou Lima Cardoso e Valter Lopes os Santos de seis e três anos de prisão, respectivamente. Os réus também foram condenados a pagar 60 e 20 dias multa. De acordo com o processo, fiscais do trabalho encontraram na Fazenda Sítio Novo, na zona rural de Vitória da Conquista, 26 pessoas em condições análogas à de escravos, com jornadas exaustivas e condições degradantes de trabalho. Os réus são o proprietário e o gerente da fazenda. Nenhum dos trabalhadores tinha carteira assinada ou qualquer documento de vínculo de emprego. A jornada de trabalho ia das 7h às 18h com intervalo para alimentação entre meia e uma hora. O MPF afirma que, para plantação de 180 mil pés de café, seria necessária a contratação de aproximadamente 150 trabalhadores. Como o número de trabalhadores era reduzido, eles ficaram sobrecarregados com o excesso de trabalho e jornada. 

Eles ainda trabalhavam sem equipamentos de proteção, como botas, luvas, capa e chapéu, em temperaturas que variavam entre 10 e 16º ou à insolação excessiva. NosALOJAMENTOS, não há água, sanitários ou abrigos para intempéries. As refeições eram realizadas a céu aberto, com os empregados sentados no chão, sem as mínimas condições de higiene, conforto e segurança. As necessidades fisiológicas eram satisfeitas no mato, sem qualquer segurança, privacidade ou higiene. Ainda não havia camas, colchões ou lençóis nos alojamentos, sendo obrigados a dormir em camas improvisadas com tijolos, tábuas, papelão e colchonetes. Alimentos eram deixados no chão, expostos à moscas, insetos e roedores. Até carne em estado de putrefação foi encontrado pelos fiscais. Para o juiz, os réus privaram os trabalhadores de direitos fundamentais e as práticas configuravam “ofensa clara à dignidade humana, passível de punição”. A defesa alegou na ação que pagaram verbas trabalhistas e cumpriram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado por eles. O juiz, entretanto, afastou os argumentos de jornada exaustiva, pois a carga de trabalho empenhada é vista como normal nas atividades rurais. Mas pontuou que a “escravidão moderna é mais sutil do que a do século XIX e o cerceamento da liberdade pode decorrer de diversos constrangimentos econômicos e não necessariamente físicos”. “Priva-se alguém de sua liberdade e de sua dignidade tratando-o como coisa e não como pessoa humana”, finalizou o juiz.

CONTINUE LENDO

Livramento: MP apura denúncia de nomeação irregular de professores

  • 12 Jan 2016
  • 14:19h

(Foto: Reprodução)

Uma denúncia de que a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste, mantém professores em disciplinas em  que não são habilitados é apurada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). De acordo com o promotor Milen Castro, que está à frente do caso, há indícios de que a situação ocorre mesmo com a existência de concursados para as mesmas funções. Conforme a promotoria, há cerca de 20 profissionais no aguardo de serem efetivados. "No município, há informações de que professores com formação em história estão dando aulas de matemática", disse ao Bahia Notícias. Ainda segundo o promotor, o objetivo é resolver a questão ainda no primeiro semestre deste ano. O promotor também informou que o Município fimou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para contratação de profissionais em outras áreas, como saúde, assistência social, além de outros cargos na educação. O fato foi divulgado na edição desta terça-feira (12) no Diário da Justiça Eletrônico.