Sisu 2016: última parcial da nota de corte é divulgada; prazo termina hoje (14)

  • 14 Jan 2016
  • 08:46h

(Foto: Reprodução)

As últimas notas de corte para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 foram divulgadas nesta quinta (14) e já podem ser consultadas pelos estudantes no portal de inscrições. Elas representam a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para as 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O Ministério da Educação havia informado que os dados seriam divulgados às 9 horas - mas, à 0h, já estavam atualizados. Aqueles que buscam uma vaga devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (14). Para saber dicas de como realizar a inscrição da melhor forma possível, esclareça as principais dúvidas aqui. Monitorar o sistema pode ajudar o estudante a aumentar suas chances de aprovação. Como o Sisu funciona de forma dinâmica, é possível mudar a inscrição quantas vezes for necessário até o prazo final. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a melhor saída é escolher outro curso e/ou instituição com nota mínima mais baixa. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Enem em 2015. As notas foram divulgadas na última sexta (8).

 

Adeus Fiol?: Governo federal coloca para leiloar galpões da ferrovia em Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 14 Jan 2016
  • 08:06h

O Lote 1 foi colocado à venda, mas até o momento não apareceram interessados (Foto: Reprodução)

Há quem afirme que as obras da Fiol em Brumado não retornarão, mas, em contrapartida existem aqueles que estão esperançosos que os trabalhos serão concluídos e os “trens do progresso” passaram impolutos pelas terras da Capital do Minério. Elucubrações à parte, o que se sabe é que a forte crise que abalou a atual gestão da presidente Dilma fez com que algumas obras estruturantes de relevância tivessem que ser paralisadas como é o caso da Fiol, que surgiu como a redenção para a região nordeste, principalmente para a Bahia, já que a maior parte da ferrovia passaria em solo baiano. A continuidade ou não ainda está sob suspense, mas uma coisa já está ficando claro que a retomada das obras não será em curto prazo. Nesse contexto o governo federal colocou para leiloar os galpões e toda a estrutura logística de concreto que foi montada no Distrito de Ubiraçaba, que foi utilizada pelo consórcio da Andrade Gutierrez para a construção dos dormentes, que, inclusive, pelas informações, estava sendo alvo de vandalismo e de saqueadores. O preço inicial é de R$ 280 mil, mas, nos primeiros 12 dias, não houve nenhum lance, o que pode representar que o preço está caro ou que não há interesse em adquirir o lote 1. Ficam então as lembranças dos tempos de prosperidade que foram promovidos pela Fiol em Brumado, que fomentou o comércio, que fez os alugueis dispararem, que trouxe esperança, mas que, de uma hora para outro, teve esse sonho “varrido” pela “Operação Lava Jato”. 

Abono do PIS para nascidos em janeiro e fevereiro é liberado nesta quinta-feira

  • 14 Jan 2016
  • 07:41h

(Foto: Reprodução)

Os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir desta quinta-feira (14). Têm direito ao benefício aqueles que receberam uma média mensal de dois salários mínimos, trabalharam pelo menos 30 dias no ano de 2014 e têm cinco anos de cadastro no PIS/PASEPO saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Para quem tem conta na CEF, o dinheiro será depositado nesta terça-feira (12). Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988.

OMS deve anunciar fim da epidemia de ebola nesta quinta

  • 14 Jan 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve anunciar nesta quinta-feira (14) o fim da epidemia de ebola. Na data, a Libéria será declarada oficialmente livre da doença, segundo o G1, 42 dias após os últimos pacientes apresentarem resultados negativos para o vírus. "Temos esperança de que a Libéria seja declarada livre de Ebola mais uma vez pela OMS", afirmou a chefe do programa de combate à epidemia no país, Francis Karteh. "Continuaremos cautelosos e convocando a população a tomar as medidas necessárias pra prevenir um ressurgimento", completou. A Libéria foi a nação mais afetada pelo ebola, com 4.800 mortes. Em 2014, o país chegou a ser declarado livre do vírus, mas dois focos localizados foram encontrados e controlados posteriormente. No total, 29 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença desde o início da epidemia, no fim de 2013.

Luto na Comédia: Morre em Campina Grande humorista Francisco Jozenilton Veloso, o 'Shaolin'

  • 14 Jan 2016
  • 06:29h

Shaolin em sua passagem por Brumado há anos atrás (Foto: Luciano Santos Alternativa FM)

Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido como o humorista Shaolin, morreu nesta quinta-feira, 14, aos 44 anos, após uma parada cardiorrespiratória, em Campina Grande, na Paraíba.A informação foi publicada na conta do Facebook do filho dele, Lucas Veloso. “Não aprendi dizer ‘adeus’/ mas deixo você ir, sem lágrimas no olhar/ seu adeus me machuca/ o inverno vai passar, e apaga a cicatriz.” Descanse em paz, meu guerreiro! Desejo honrar sua alegria todos os dias! ?#?LUTO?”, escreveu ele. A mulher do humorista, Laudiceia Veloso, também prestou homenagem ao humorista em sua rede social: ” #?LUTO? Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força! “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7″, escreveu.

Brumado: Confira o clip da inauguração da Power Gym

  • Brumado Urgente
  • 13 Jan 2016
  • 20:09h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Inaugurada no último sábado (09), a academia Power Gym já é um sucesso em Brumado. Com uma infraestrutura digna dos grandes centros, a academia chegou com uma proposta inovadora no mercado, aliando alta tecnologia dos equipamentos ao espaço físico com designer inovador, moderno e diferenciado, o que proporciona aos alunos um altíssimo grau de estimulo na prática da atividade física escolhida, e, por consequente, elevados resultados. 

Governo estuda uso de implante para evitar gravidez na adolescência

  • 13 Jan 2016
  • 19:32h

(Foto: Reprodução)

O governo brasileiro estuda a possibilidade de oferecer, na rede pública de saúde, dois métodos contraceptivos de longa duração para evitar a gravidez entre adolescentes. O primeiro é um implante subcutâneo, colocado no antebraço e que libera o etonogestrel, hormônio que inibe a ovulação. O outro é um tipo de dispositivo intrauterino (DIU) que libera pequenas doses diárias de outro hormônio, o levonorgestrel. Ambos os métodos são reversíveis e têm duração de três e cinco anos, respectivamente. As duas consultas públicas que tratam do assunto foram abertas em dezembro do ano passado e seguem disponíveis para contribuição da comunidade até o dia 2 de fevereiro no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). As críticas e sugestões coletadas nesse período serão inseridas em relatórios técnicos para análise dos membros do plenário que, posteriormente, vão emitir uma recomendação final sobre as tecnologias avaliadas. 

 

O pedido de inclusão dos dois métodos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Em entrevista à Agência Brasil, a presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo, Marta Franco Finotti, disse que o número de gestações indesejadas no Brasil e no mundo tem aumentado, mantendo-se em 52% e 49%, respectivamente. “As adolescentes são uma população mais vulnerável para ter uma gestação planejada. Elas não usam os métodos contraceptivos de maneira regular. Com isso, a eficiência deles fica comprometida. Elas não têm a disciplina, por exemplo, para tomar a pílula anticoncepcional todos os dias, no mesmo horário. Há muito mais chance de uma gravidez não planejada nesses casos”, afirmou Marta. A médica, responsável pelos dois pedidos de ampliação de métodos contraceptivos de longa duração disponíveis no SUS, lembrou que, tanto o implante subcutâneo quanto o DIU hormonal, depois de colocados, não dependem de nenhum tipo de intervenção da paciente para garantir a eficácia da contracepção. Marta lembrou ainda que a gravidez na adolescência gera impactos importantes na saúde da mãe e também do bebê – mulheres com menos 20 anos que engravidam, segundo ela, registram o dobro de mortalidade em relação às que estão acima dessa faixa etária. Além disso, a mortalidade no primeiro ano de vida chega a ser quatro vezes maior entre crianças fruto de gravidez na adolescência. “Do ponto de vista social, 75% das adolescentes abandonam a escola quando engravidam e 57% não estudam, nem trabalham porque ficam com a criança em casa. Isso faz com que se perpetue o ciclo da pobreza e da desigualdade no Brasil. A Organização Mundial da Saúde propõe que todos os tipos de DIU façam parte dos medicamentos a serem oferecidos pelos governos no mundo todo porque são os de maior eficácia”, ressaltou a médica. Em nota, o Ministério da Saúde informou que oferece oito métodos contraceptivos para adolescentes e para as demais faixas etárias da população: o injetável mensal, o injetável trimestral; a minipílula; a pílula combinada; o diafragma; a pílula do dia seguinte; o DIU de cobre e a camisinha (feminina e masculina). “Vale ressaltar que a inclusão de qualquer nova tecnologia no SUS obedece às regras da Conitec, que garantem as melhores escolhas tecnológicas para a eficiência do sistema público de saúde e a proteção do cidadão. Para aprovar uma nova tecnologia e propor sua incorporação na rede pública, a comissão exige documentos e estudos que comprovem evidência clínica consolidada de eficácia, eficiência e custo-efetividade dos medicamentos ou insumos estratégicos.” Ainda segundo a nota do Ministério da Saúde, mesmo que a solicitação da Febrasgo seja negada, um novo pedido de incorporação poderá ser feito a qualquer tempo, desde que sejam apresentados novos documentos. O prazo médio para análise é 180 dias (prorrogáveis por mais 90 dias), podendo receber prioridade em caso de tratamentos inovadores para uma doença. A Conitec é formada por representantes do Conselho Federal de Medicina, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além do próprio ministério.

CONTINUE LENDO

Nota de corte da Ufob para curso de Medicina continua sendo a maior no Sisu

  • 13 Jan 2016
  • 19:27h

(Foto: Reprodução)

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) se mantém na liderança das notas de corte para o curso de Medicina nas instituições de ensino baianas, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. Na segunda parcial divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) às 9h desta quarta-feira (13), referentes à modalidade ampla concorrência, a nota ficou em 889,97. Em seguida, vem a Universidade Federal da Bahia (Ufba), com 779,54, enquanto a nota para o curso no Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, está fixada em 765,61. Na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a média é 778,60. Já na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), 776,27; na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), 770,34; e na Universidade Federal do Vale do São Francisco, 764,98. No curso de Direito, a nota de corte da Uneb de Juazeiro é de 763,69; no campus de Jacobina, 732,06; e em Camaçari, 725,93. Na Uesc, as notas variam entre 726,98, para o turno matutino, e 717,91, no noturno. Quem quiser pleitear uma vaga na Uesb nesta quarta precisará ter nota igual ou maior que 746,81, enquanto na Ufba, 729,79. Em Psicologia, as médias oscilaram entre 728,38 e 667,76. A dona da maior nota é a Uneb, e da menor, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), em Santo Antônio de Jesus. No campus de Salvador da Ufba, a média é de 715,15, enquanto em Conquista, de 683,56. A edição deste ano do Sisu oferece 228.071 em instituições de Ensino Superior públicas de todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo site e continuam até quinta-feira (14). 

Jequié: Após assalto, homens atropelam PMs durante fuga

  • 13 Jan 2016
  • 18:28h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Dois policiais militares foram atropelados por bandidos que tinham cometido assalto momentos antes no centro de Jequié, no sudoeste do estado. Os acusados estavam a bordo de um automóvel Chevrolet Cadete, de cor vinho. Durante a fuga, eles teriam percebido os policiais do 19° Batalhão da PM e atropelado os dois agentes, que estariam em uma motocicleta na Ponte Teodoro Sampaio, que liga a área central da cidade ao bairro Mandacaru. Conforme o Blog do Marcos Frahm, os militares foram socorridos ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). Um deles está internado (o estado de saúde não é grave) e o outro já recebeu alta. Os acusados continuam foragidos.

Jaguaquara: Famílias afetadas por chuvas ainda não voltaram para casa

  • 13 Jan 2016
  • 17:31h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Moradores desabrigados após as fortes chuvas que caíram em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, na última semana ainda não voltaram para casa. Na cidade, centenas de pessoas foram afetadas pelas chuvas, informou a assistente social Edione Agostinone ao Blog do Marcos Frahm. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social –(SMDS) informou que 20 pessoas precisaram ser retiradas de residências com risco de desabamento nos bairros Lagoa e Casca. Elas foram descoladas para imóveis nos bairros Malvina, Popular e Casca, e são mantidas através de aluguel – social. 

Em Pernambuco, marido esquarteja mulher por ela ter criado conta no Facebook

  • 13 Jan 2016
  • 16:22h

(Foto: Reprodução)

Uma mulher de 33 anos foi encontrada morta com o corpo esquartejado nos fundos da casa em que morava em Olinda, Pernambuco. A família acredita que o marido de Flávia Maria do Nascimento a matou por ciúmes. Flávio Machado de Lima, 41, não permitia que a mulher tivesse contas em nenhuma rede social e não gostou quando ela fez um perfil no Facebook. A informação é do Diário de Pernambuco. O crime aconteceu na madrugada da segunda-feira, no bairro de Salgadinho. Depois de matar Flávia, o suspeito fugiu com o filho da vítima, que tem sete anos e paralisia cerebral."Ela não podia ter Facebook nem Whatsapp porque ele não deixava. Tudo que ela falava e fazia, ele rastreava e descobria", afirmou ao jornal Fernanda Nascimento, irmã da vítima. O caso é investigado pelo Departamento e Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia encontrou o corpo de Flávia em vários sacos no quintal da casa, que estava em obras. Um carrinho de mão foi achado no local e acredita-se que tenha sido usado pelo suspeito para transportar partes do corpo. A arma do crime ainda não foi achada. Flávia teria sido morta com uma facada no abdômen, mas somente uma perícia vai confirmar. A polícia acredita que o filho de Flávia presenciou o crime.

INSS descobre cearense de 131 anos que pode ser o mais velho do mundo

  • 13 Jan 2016
  • 15:28h

(Foto: Reprodução)

Uma visita do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a uma casa no Acre pode ter resultado na descoberta do homem mais velho do mundo. Em um atendimento para renovar a aposentadoria do ex-seringueiro João Coelho de Souza, funcionários perceberam que tanto sua certidão de nascimento como sua carteira de trabalho indicam que ele nasceu em 1884 e tem 131 anos. "Os órgãos de controle externo cobram a comprovação de vida de pessoas seguradas com mais de 90 anos. Antigamente, as pessoas precisavam ir nas agências para essa atualização, mas agora o INSS faz isso e acabamos encontrando Souza. Um servidor de Sena Madureira foi no local e comprovou que ele ainda está vivo", explicou o servidor Kennedy Souza em entrevista ao G1. Nascido em Meruoca, no Ceará, ele mora na comunidade Estirão do Alcântara. E não bastasse a idade avançada, João ainda teve uma filha aos 101 anos. Além disso, mora com uma esposa 69 anos mais nova. Sua filha de 30 anos, Cirlene Souza, conta que João sofreu um AVC e por isso não consegue se locomover sem ajuda de outras pessoas. Sua memória também já não é mais a mesma. "Tem dias que ele está lúcido, mas outros não reconhece nem mesmo os filhos", relatou a filha ao G1. Em 21 de agosto de 2015, o Guinness World Records registrou o japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, como o homem mais velho do mundo.

Gêmeas siamesas nascidas na Bahia passam por cirurgia de separação em Goiânia

  • 13 Jan 2016
  • 14:34h

Foto: Reprodução / TV Anhanguera

As gêmeas siamesas Júlia e Fernanda, nascidas em Itamaraju, extremo sul da Bahia, passam por uma cirurgia de separação na manhã desta quarta-feira (13) em um hospital de Goiânia. As crianças nasceram unidas pelo abdome e pelo tórax, e compartilham o fígado e uma membrana do coração. De acordo com o G1, a assessoria do Hospital Materno Infantil (HMI) informou que a operação começou às 9h15 no horário local. Cerca de 15 profissionais participarão do procedimento e a expectativa é que a cirurgia dure pelo menos oito horas. Ainda segundo o G1, Valdenir Neves e Lindalva Nascimento de Jesus, pai e mãe das crianças, saíram de Itamaraju para Goiânia em agosto do ano passado com o objetivo de conseguir a cirurgia.

Site do Sisu volta a funcionar após manutenção

  • 13 Jan 2016
  • 13:51h

(Foto: Divulgação)

O site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ficou fora por cerca de uma hora na manhã desta quarta-feira, 13. O portal voltou a funcionar por volta das 12h50. Na página, o Ministério da Educação informava: "sistema em manutenção". Nesta quarta, terceiro dia do período de inscrições para o sistema, os candidatos enfrentaram, desde o meio da manhã, alguma dificuldade para acessar a página e consultar a nota de corte para os cursos selecionados. 

Entenda a diferença entre exercício físico e atividade física

  • por Vítor Cotrim
  • 13 Jan 2016
  • 13:14h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

É considerado  atividade física qualquer movimento corporal onde se utiliza músculos e é usado mais energia do que em repouso, a atividade física pode ser classificada basicamente em cinco pontos.

1- Descanso, higiene, sono, refeições

2- trabalho

3- tarefas domésticas

4- lazer e tempo livre

5- atividades esportivas

O exercício físico é toda atividade planejada, estruturada, repetitiva e voltada para melhorar  o condicionamento físico.

Portanto não devemos confundir atividade física com exercício físico apesar de o exercício físico ser considerado como atividade física.

Para melhores resultados nos exercícios físicos procure sempre por orientação do professor de Educação Física.