MPF pede que 36 municípios da Bahia contratem jornada pedagógica com licitação

  • 15 Jan 2016
  • 14:11h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) expediu uma recomendação a prefeitos e secretários de educação de 36 municípios que integram a Subseção Judiciária de Campo Formoso para que não contratem empresas para realização de jornadas pedagógicas sem licitação. O procurador da República Elton Moreira afirmou que nos últimos anos os municípios notificados contratam empresas sem licitação com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) mediante inexigibilidade de licitação, fora das hipóteses legais e com graves falhas nos procedimentos. Além disso, em vários casos têm sido detectada a inclusão nos contratos com as empresas de itens como material de papelaria e gêneros alimentícios, para os quais a licitação também é obrigatória. O MPF alerta que a dispensa da licitação sem justificativa se configura como ato de improbidade administrativa, com pena para os gestores de ressarcir o dano de forma integral ao erário, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos. Os municípios notificados foram Campo Formoso, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Monte Santo, Nordestina, Nova Fátima, Ourolândia, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova.

Chapada: Croata desaparece no Vale do Capão

  • 15 Jan 2016
  • 13:21h

(Foto: Divulgação)

Um homem de origem croata está desaparecido na Chapada Diamantina. Sandro Pitcek, de 38 anos, foi visto pela última vez na noite de Natal, no dia 24 de dezembro, quando esteve no Vale do Capão, município de Palmeira, com a companheira brasileira e a filha do casal. Segundo informações da Polícia Federal (PF), a partir da data, Sandro não se comunicou com a família nem responde a e-mails. Familiares disseram que esse não é um comportamento de Sandro. Ainda segundo a PF, o desaparecido estava de posse de um veículo Renault Logan cinza escuro, que deveria ter sido devolvido à locadora no dia 9 de janeiro.  Foi informado também que Sandro conhece bem a região e costuma vir anualmente para passar alguns meses na região. Qualquer notícia sobre o paradeiro do croata pode ser comunicada à representação da Interpol na Bahia, através dos telefones (71) 3338-4589 / 4568 / 4550, ou pelo e-mail [email protected].

Transferência Eletrônica sem limite mínimo entra em vigor hoje (15)

  • 15 Jan 2016
  • 12:31h

(Foto: Reprodução)

A partir de hoje (15), não haverá mais limite mínimo para a emissão de Transferência Eletrônica Disponível (TED). Até ontem (14), o valor mínimo era R$ 250,00. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o objetivo da mudança é facilitar a vida do consumidor na hora de fazer transferências de dinheiro entre bancos diferentes. Criada em 2002, a TED foi instituída com o novo Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). Ao utilizar a TED, o valor da transferência de um banco para o outro é creditado na conta do favorecido no mesmo dia, se a transferência for realizada dentro do horário do atendimento bancário. Não existe limite máximo para a emissão de uma TED. Para a Febraban, desde a sua criação, a TED oferece vantagem em relação aos cheques e ao Documento de Crédito (DOC), que só ficam disponíveis após a compensação tradicional, que demora, no mínimo, um dia útil. Essas transferências transitam pela Compe - Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis. O valor máximo de um DOC é de R$ 4.999,99. As tarifas cobradas para a realização de TED variam de banco para banco, conforme a política comercial de cada um. Para saber os preços das tarifas, os consumidores podem consultar o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros (Star) da Federação Brasileira de Bancos.

Vereador quer proibir uso de cinto de segurança porque item suja a roupa

  • 15 Jan 2016
  • 11:42h

(Foto: Reprodução)

O vereador João Madureira, do PSC, tomou uma decisão um tanto quanto inusitada nesta quinta-feira (14). É que, durante uma sessão extraordinária na tribuna da Câmara de Várzea Grande, no Mato Grosso, ele afirmou que deseja proibir o uso do cinto de segurança em todo o território municipal. De acordo com informações do portal Vg Notícias, a justificativa é que, para Madureira, o item sujaria a roupa do trabalhador. “Nós temos que cutucar, cutucar duro sobre o cinto de segurança. Dentro do perímetro urbano proibir o cinto de segurança. Proibir, o nosso país é livre democrático, não usar. Eu sei que é polêmico, eu sei que é federal”, polemizou o parlamentar. Para Madureira, banir o cinto de segurança na cidade é essencial, já que o trabalhador precisa chegar ao emprego com a roupa impecável.

Brumado: A saga dos menores infratores e o desafio da Polícia em manter a ordem pública

  • Brumado Urgente
  • 15 Jan 2016
  • 11:00h

(Composição: Brumado Urgente)

Diante de um fato ocorrido na noite desta quinta-feira (14), onde uma dupla de menores suspeitos de serem autores de vários assaltos na cidade acabou sendo autuada pela Polícia por estarem de posse de um revólver calibre 32, sendo que, na manhã de hoje, os mesmos foram liberados pela Justiça, causando uma grande discussão nas redes sociais, o Brumado Urgente resolveu veicular um editorial abordando essa temática complexa e polêmica. Tendo como incentivar o desabafo do comandante da 34ª CIPM que declarou que “menores que foram apreendidos ontem (14), por policiais militares, portando revólver calibre 32, quando possivelmente roubariam alunos do Colégio Estadual, já se encontram soltos na cidade. Dessa forma, é muito difícil para a PM, combater o crime, pois enquanto a PM apreende menores, a justiça, por força da lei brasileira, se vê na obrigação de soltá-los", o editorial busca colocar ainda mais os holofotes sobre a questão, que precisa ser discutida por todos, já que é um problema que vem se agigantando nos últimos anos.  Para ter acesso clique em (+).

 

Brumado: A saga dos menores infratores e o desafio da Polícia em manter a ordem pública

Buscando lançar no “abismo da indiferença” todo e qualquer discurso piegas sobre a apologia aos delitos praticados pelos menores infratores e se buscando tratar o tema de uma forma diferenciada, o Brumado Urgente vem expor um quadro cada vez mais grave em Brumado que mostra o alto déficit das ações sociais e educacionais no município, o que é uma constante em todo o país, ou seja, não é um caso isolado.

 

Altamente vulneráveis os adolescentes dos bairros periféricos, insuflados pelo “monstro do consumismo”, que se esconde sob o “véu da ostentação” querem Nike, La Coste e Cartier, mas quando vão pedir para os seus pais, os mesmos dizem que não tem (como não tem mesmo) as mínimas condições de comprar, então, nesse momento, se abre a “porta das oportunidades” para os traficantes, que com uma argumentação extremamente convincente, promovem o ingresso dos “inocentes” na “escola do crime”.

 

Como a desigualdade social em Brumado é brutal e facilmente detectável, tendo inclusive um ponto demarcatório, fazendo com que a segregação racial seja, apesar de velada, muito atuante, fica fácil para o “exército dos dominadores” recrutarem seus “futuros soldados”, que, rapidamente aprendem as primeiras lições de forma prática. Ilustrando essa questão, um adolescente de cerca de 15 anos chega a receber do tráfico, em algumas situações, mais do que um pai de família que ganha, de forma suada, um salário mínimo por mês.

 

Aquecidos pela “fogueira do consumismo” e pela ausência do Estado, os adolescentes começam a tomar gosto pela coisa, conquistando rapidamente a graduação criminosa e, com isso, se iniciam na prática de assaltos, após receberem a devida instrução que para menor de idade não há quase complicações legais, pois a Lei Nacional, concede toda a salvaguarda para os mesmos, que vão para o “sofá da liberdade” com muita facilidade, ou seja, a punibilidade praticamente não existe, apesar do discurso falacioso dos defensores das medidas socioeducativas, que, pouco ou quase nada produzem de concreto, pois a realidade do mundo do crime é uma via,- salvando-se poucos exceções -, sem volta.

 

A nação vive um momento muito delicado nesse sentido, pois a Maioridade Penal divide opiniões e faz com que os legisladores fiquem muito receosos de efetuar uma mudança. Os brasileiros que têm costume de imitar o EUA, principalmente na área das vaidades, deveriam se espelhar na Legislação Americana também nesse ponto, já que lá, existe um conceito totalmente diferenciado sobre a prática delituoso de menores, os quais, em alguns casos recebem condenações severas. Existe um colegiado de psicólogos que analisam cada caso e, caso ficando comprovada a consciência plena dos atos praticados por um menor infrator ele fica recluso, praticamente da mesma forma como um adulto, valendo lembrar que ele recebe um acompanhamento muito atuante para a sua ressocialização. 

 

Aqui na terra dos tupiniquins, leia-se Brasil, a situação é completamente antagônica, onde menores que já acabaram com o sonho de várias vidas, após passarem pelas medidas socioeducativas, voltam a delinquir na grande maioria das vezes, pois não existe amparo social, já que programas de ressocialização ainda são muito poucos e sem muita efetividade, para que eles venham a ter uma vida longe da marginalidade.

 

Vários casos que vêm ocorrendo na cidade comprovam isso, onde, a Polícia se desdobra de forma hercúlea para manter a ordem e, quando acaba apreendendo menores de idade, como aconteceu na noite desta quinta-feira (14), os quais, inclusive, estavam portando um revólver 32, que, muito provavelmente seria utilizado para assaltar, os mesmos, acabaram sendo liberados pela Justiça já na manhã de hoje, como se nada tivesse acontecido.

 

Sabemos que existe uma forte argumentação dos defensores da manutenção da maioridade penal, como também dos que buscam a redução, mas, a sociedade não pode ficar sofrendo diante desse impasse, que atormenta a todos, que tira a paz e faz com que o medo seja constante, pois, muitas vezes, os menores são muito mais agressivos que os adultos, pois passaram pela “brain wash” da impunidade.

 

Vale ressaltar que o sistema prisional brasileiro, diferente do americano, vem se mostrando muito falho e, no caso da aprovação da redução da maioridade penal, teria que se criar um novo sistema para abrigar essa nova leva de infratores, o que poderia ser um “tiro no pé”, pois iria se gastar um soma de dinheiro astronômica que, deveria ser utilizada na criação de um sistema educacional de resultados, que não aprovasse por aprovar, que viesse, já nas primeiras séries, trabalhar a consciência social e cidadã e que, em seguida, preparasse, de forma plena, os seus alunos para serem atores sociais do bem, com um vasto conhecimento que oportunizasse que eles se pudessem se tornar profissionais de sucesso nas mais diversas áreas, mas para muitos isso é uma utopia, mas será que é???, somente o tempo, “senhor das razões” é que poderá responder. 

CONTINUE LENDO

Poções: Moradores de rua acham 80 notas de R$ 100 falsas e entregam para polícia

  • 15 Jan 2016
  • 10:54h

Polícia investiga procedência das cédulas falsas encontradas pelos moradores de rua (Foto: Adriano Cruz / Poções24HS)

Dois moradores de rua da cidade de Poções, a cerca de 450km de Salvador, encontraram 80 cédulas falsas de R$ 100 e entregaram o dinheiro na Delegacia de Polícia Civil da cidade. A situação aconteceu na noite de quarta-feira (13). Segundo informações da polícia, o dinheiro foi encontrado dentro de um pacote. Após a boa ação, os homens foram levados até o Gabinete Civil da Prefeitura de Poções, onde foram recepcionados pelo prefeito Otto Wagner Magalhães. Como forma de agradecimento, a Secretaria de Desenvolvimento Social ofereceu alguma recompensa e os dois pediram passagens de ônibus para que pudessem viajar para São Paulo. Não há informações se eles já embarcaram ou se continuam na cidade. De acordo com a polícia, a circulação de notas falsas tem aumentado na cidade nos últimos meses. O caso está sendo investigado.

Prestação mínima do Minha Casa, Minha Vida sobe de R$ 25 para R$ 80

  • 15 Jan 2016
  • 10:11h

(Foto: Divulgação)

A menor prestação do Minha Casa, Minha Vida vai passar de R$25 para R$80 nas novas moradias do programa federal. O reajuste vale para as pessoas que pertencem à primeira faixa, com renda entre R$800 e R$1.800. Aqueles que têm renda mensal de no máximo R$800 passarão a pagar prestações de R$80 pelas casas. Segundo o Ministério das Cidades, as famílias que recebem entre R$ 800 e R$ 1.200 pagarão valor correspondente a 10% do salário. E para quem tem salário médio entre R$1.200 e R$1.800, a prestação corresponde a 15% da renda. Anteriormente, todos os beneficiários da primeira faixa do programa pagavam R$25. Segundo a presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, as famílias de renda mais baixa não sofriam reajuste desde o lançamento do programa, em 2009. "O salário mínimo subiu. A renda das pessoas subiu. O valor dos imóveis também subiu. Esse aumento da prestação está em linha com o crescimento da renda das pessoas e com o crescimento do imóvel. O subsídio [pago pelo governo] continua o mesmo. Estou só fazendo isso. Não tem uma penalização", disse Belchior na última terça-feira (13), quando o valor ainda não havia sido definido.

Corpo de andarilho é encontrado morto em praça de Jequié

  • 15 Jan 2016
  • 09:22h

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

O corpo de um homem foi encontrado no Centro de Jequié, no Médio Rio de Contas, no Sudoeste baiano, nesta quinta-feira (14). A vítima foi localizada no fundo de um quiosque de acarajé, na Praça Ruy Barbosa. Segundo o Blog Marcos Frahm, o homem aparentava idade entre 40 e 45 anos. Ainda conforme o site, não foram constatadas marcas de agressão.  Aparentemente, a morte foi ocasionada por causas naturais. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para necropsia.

Hotel Pestana confirma que fecha para reformas, sem data para reabrir

  • 15 Jan 2016
  • 08:36h

(Foto: Reprodução)

A rede portuguesa Pestana confirmou que vai fechar o hotel do Rio Vermelho para reformas daqui a 45 dias, no dia 1º de março. A empresa, que administra 87 unidades em 15 países, não especificou o valor da reforma, o que será reformado e nem mesmo quando o hotel será reaberto. O fechamento da unidade após o Carnaval foi antecipado pela coluna Farol Econômico, no dia 21 de dezembro. O primeiro cinco estrelas de Salvador e ainda hoje o maior hotel da cidade passa por uma série de dificuldades, que culminaram no fechamento de metade dos andares de apartamentos e mais de 120 demissões entre julho e dezembro, conforme noticiado pelo CORREIO.Em 2015, a ocupação média foi de 47%, abaixo de 60% – considerado o mínimo necessário para um empreendimento hoteleiro pagar todas as contas. Em outubro, a ocupação chegou ao menor patamar no ano, de 30%, de acordo com levantamento realizado pela Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha). A situação enfrentada pelo Pestana alimenta a suspeita de um encerramento definitivo das atividades no local, que circula em conversas informais entre representantes do turismo.


 

O presidente da Febha, Silvio Pessoa, ressalta  que o fechamento definitivo  seria uma grande perda. “Seriam muitos postos de trabalho perdidos. Salvador perderia um hotel icônico”, afirma. Ele lembra que o equipamento passou por uma reforma em 2001, que poderia ter sido melhor aproveitada. “Elevadores e banheiros não foram contemplados”, enumera. Pessoa explica que o Pestana passa por dificuldades, assim como os outrosHOTÉIS da região. Segundo ele, 18,6 mil dos 40 mil leitos de hotéis na capital ficaram ociosos em 2015.  O presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi, acredita que a rede hoteleira deveria especificar melhor o processo de reformas. “Eles precisam dar uma satisfação para o mercado e para a sociedade do que vai ser, quanto vai custar, etc”, diz.  Para os empresários do setor, o caminho para a recuperação daHOTELARIA de Salvador passa pela reabertura do Centro de Convenções da Bahia, fechado para reformas pelo governo do estado em junho do ano passado. Sem o equipamento, a captação de eventos de grande porte – que ajudam a manter a ocupação na baixa estação –  fica comprometida. 

Cenário 
Ontem haviam poucos funcionários à vista no hotel e a movimentação de hóspedes era baixa.  O salão de beleza fechou, mas duas lojas no térreo ainda funcionam.  O  secretário de Turismo do estado, Nelson Pelegrino, contou que conversou com a diretoria do Grupo Pestana, em viagem recente a Lisboa. “Eles disseram que estavam preocupados com a situação e que estudam soluções para o hotel, que  talvez até se convertesse em aparthotel”, contou. “Fechar definitivamente é inaceitável”, pondera.  “Em   caso extremo, a gente pode desapropriar para fazer  outro grupo assumir”, avisa. Ele acredita que o Pestana chegou a essa situação porque não houve investimento na  qualidade do equipamento. “Ficou em péssimas condições”, reconhece. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, disse que aguarda uma informação oficial  do grupo Pestana para se posicionar. Em comunicado oficial, o Pestana informou que vai operar normalmente até o dia 29 de fevereiro. “O Pestana Hotel Group continuará a operar em Salvador, encaminhando as solicitações de seus clientes para as outras unidades que mantém em funcionamento neste destino, caso do Pestana BahiaLODGE [que funciona como aparthotel], localizado igualmente no Rio Vermelho”. No site do Pestana, as reservas só podem ser feitas até o dia 27 de fevereiro.Com 40 anos de história, Pestana vai do luxo ao  declínio Conhecido por ser o primeiro hotel cinco estrelas da Bahia, o Hotel Pestana, que passou por momentos de glória entre os anos 70 e 90, hoje tem 12 dos 23 andares  desativados. O equipamento, que entrará em reformas e funciona até  29 de fevereiro, garante  que 310 dos 433   apartamentos  estão operando normalmente.  O empreendimento foi inaugurado como Le Méridien, em 1974. Até a década de 90 foi considerado o melhor e mais tradicional hotel da Bahia. Em 15 de maio de 2000, entretanto, fechou por conta de uma dívida estimada em R$ 1,2 bilhão da empresa administradora, Sisal BahiaHOTÉIS Turismo, com o Banco do Brasil (BB), de acordo com notícias publicadas na época.  Já no dia 15 de novembro de 2001, o grupo Pestana, que comprou o prédio do BB por R$ 17 milhões e gastou mais R$ 20 milhões para reformá-lo, reinaugurou o estabelecimento com o nome de Carlton Bahia. Nessa época, o atual Hotel Pestana já tinha 433 apartamentos. Em 2015, devido à crise no setor hoteleiro, o Pestana Salvador demitiu cerca de 150 funcionários.

*  Colaborou Juliana Montanha

CONTINUE LENDO

Programa oferece bolsas de jornalismo para curso de nove meses nos EUA

  • 15 Jan 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

O programa Knight Science Journalism Program (KSJ) está oferecendo 10 bolsas de estudo para jornalistas que trabalham com ciência, tecnologia, meio ambiente ou medicina. Com duração de nove meses e início previsto para setembro de 2016, o programa será realizado em Cambridge e Boston. Aqueles que forem selecionados, irão participar de palestras, cursos e encontros com os maiores pesquisadores e profissionais da comunicação social na região. Acontecerão também encontros em universidades conhecidas como MIT e Harvard, além de treinamentos nas áreas de fotografia, edição digital, animação, jornalismo de dados e podcasting.

 

A bolsa é de US$ 70 mil pelos nove meses de curso e inclui seguro de saúde. Os pré-requisitos para concorrer à bolsa são:

  • Possuir pelo menos três anos de experiência com a cobertura de temas ligados à ciência e tecnologia
  • Trabalhar como repórter, editor, produtor, ilustrador, fotojornalista em jornal, revista, rádio, televisão ou veículos online, em período integral
  • Ter inglês fluente

As inscrições estão abertas até o dia 29 de fevereiro e podem ser feitas clicando neste link. Para se candidatar, o interessado deve enviar seu currículo, três cartas de recomendação, exemplos de trabalhos publicados, uma biografia de até 750 palavras e uma carta de motivação. 

CONTINUE LENDO

Produção brasileira concorre ao Oscar de melhor animação de 2015

  • 15 Jan 2016
  • 06:50h

“O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu, concorre ao prêmio de melhor animação do ano junto com “Anomalisa”, “Shaun, o Carneiro”, “Quando Estou com Marnie” e “Divertida Mente”. (foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (14), foi feita a transmissão dos indicados ao Oscar 2016 e um representante brasileiro conseguiu estar entre os finalistas de uma das principais categorias. O longa “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu, concorre ao prêmio de melhor animação do ano junto com “Anomalisa”, “Shaun, o Carneiro”, “Quando Estou com Marnie” e “Divertida Mente”.A história fala sobre as aventuras de um menino que vive isolado em uma cidade até que elabora uma missão para encontrar o seu pai. A entrega das estatuetas ocorrerá no dia 28 de fevereiro com transmissão no Brasil pelo canal de TV paga TNT, com comentários do crítico Rubens Edwald Filho, e pela Globo. Cabe lembrar que a produção “Que Horas Ela Volta?”, da diretora Ana Muylaert e protagonizada por Regina Casé, foi a escolhida para tentar uma vaga como melhor filme estrangeiro, mas acabou não sendo selecionada.Assista o trailer: 

Taigun Auto: AMAROK HIGHLINE AUTOMÁTICA

  • 15 Jan 2016
  • 06:21h

Piso salarial dos professores terá reajuste de 11,36% em 2016, diz MEC

  • 14 Jan 2016
  • 21:01h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira (14) que o novo piso salarial dos professores terá aumento de 11,36% em 2016. O piso salarial passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64. O valor vale para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. Segundo Mercandate, ele passa a valer a partir de janeiro, mas há estados com acordos setoriais que adiam o início da data de validade do novo piso.Conforme a legislação vigente, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O ministro destacou que, entre 2009 e 2015, o crescimento real para o piso de 46% além da inflação. "Seguramente foi um dos melhores crescimentos salariais para todas as categorias", disse. Mercadante reconheceu que o ministério recebeu manifestações de governadores e prefeitos preocupados com o impacto do índice de reajuste nas contas, alegando que receitas dos estados e dos municípios não tem crescido no mesmo ritmo. "Isso tem gerado fortes conflitos sindicais, greves prolongadas e disputas judiciais. Evidentemente não contribui para a qualidade da educação no Brasil", alertou. O ministro afirmou que o MEC faz um apelo para negociação entre sindicatos e gestores nos estados e cidades em que há alegada impossibilidade de pagar o novo piso. "Não é com greve prolongada que a gente melhora a educação", disse Mercadante.

Falha no WhatsApp permite travar o app de um contato

  • 14 Jan 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Um novo bug no WhatsApp deixa que qualquer usuário derrube o aplicativo de uma outra pessoa apenas com uma mensagem. Um pesquisador indiano descobriu a falha no programa. Indrajeet Bhuyan descobriu como travar o app depois de receber 5.000 emojis em uma mesma mensagem. O pesquisador diz que o bug só pode ser corrigido quando o usuário que recebe a mensagem apagar o histórico de conversa no bate-papo, perdendo o arquivo. A mensagem pode ser enviada apenas pelo WhatsApp Web. Bhuyan acredita que essa ferramenta pode ser usada para golpes e também como chantagem. “Imagine que a pessoa mandou uma mensagem abusiva para a vítima. Agora, a vítima não pode mais mostrar a mensagem como prova. O chat todo vai travar e ela não poderá reabrir, a não ser que ela apague todo o histórico de conversas com quem está atacando você”, afirma Bhuyan. No Android, ao receber a mensagem de erro, é preciso encerrar o WhatsApp e deletar o histórico de mensagens. No iOS, o WhatsApp fica bastante lento, mas não chega a travar.

Pesquisa aponta que 36% das pessoas compram para desestressar

  • 14 Jan 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

Um passeio no shopping após um dia tenso e comprinhas para relaxar. Segundo o levantamento realizado pelo  Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil),  36% dos brasileiros entrevistados admitiram que o ato é utilizado como uma forma de aliviar o estresse do dia a dia. Comprar para relaxar é a opção de 43% das mulheres, que responderam à pesquisa, e 28% dos homens.  Apesar do bem-estar imediato, o comportamento é apontado como uma armadilha mais adiante, especialmente em tempos de crise.  “Consumir é algo muito prazeroso, mas é preciso comprar com racionalidade para que o hábito não se torne compulsivo e não cause endividamento”, alertou o economista Bruno Pires. O hábito já chegou a se tornar um problema para a artista plástica Emília Freire Gutmann, 59 anos. “Antes, quando eu estava estressada, eu passava no shopping e comprava mais do que eu devia. Logo depois batia o arrependimento, mas eu continuava comprando”, contou Emília, que depois de se tratar teve o costume de comprar por prazer diagnosticado como uma compulsão por comprar. 

 

“Na época, os valores acumulavam no cartão de crédito. Hoje, eu continuo  indo ao shopping para me distrair, mas tudo é na ponta do lápis e todo o pagamento é feito em dinheiro”, revelou. A aposentada Célia Bosch,  72 anos,  contou que gosta de se dar presentes  quando está estressada. “Tenho um exame importante para fazer amanhã (hoje) e estou passeando para ficar tranquila”, contou. “Costumo comprar mimos para mim para desestressar. Pode ser  roupa, perfume, sabonete, qualquer coisa que me faça um carinho”, explicou Célia. Apesar de, às vezes, gastar o que não estava previsto, ela disse que a despesa não compromete o orçamento e que não há consciência pesada. “Tudo o que compro me dá tanto prazer e felicidade, que não tem arrependimento”. Do total de 745 entrevistados,  quase a metade – 47,7% –  admite fazer comprar para se sentir bem. Esse é o caso da dona de casa Abigail Leal, que vê na ida ao shopping para comprar a possibilidade de levantar o astral. “Vou ao shopping quase toda semana e gosto muito  comprar presentes para a minha família”, afirmou. Ao ser perguntada se existe arrependimento, a dona de casa conta que, às vezes, a consciência pesa. “Quando gasto demais,  juro que vou passar um mês sem ir ao shopping, e não deixo, de jeito nenhum, meu marido abrir meu extrato do cartão de crédito”.

Válvula de escape
Segundo o educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz  SPC Brasil José Vignoli, a pesquisa mostra como o consumo se tornou um componente para balancear os sentimentos. “O que se percebe é que comprar tem sido uma válvula de escape, uma forma de compensar frustrações”, diz.  Comprar por impulso é um comportamento de 44,5% dos  entrevistados, que admitem que  o sentimento de urgência é mais  forte que a reflexão. Segundo o estudo, estes  consumidores  acreditam que se não realizarem aquela compra, mesmo que o produto não seja necessário, terão desperdiçado uma “boa oportunidade”. “As pessoas estão em um ritmo de consumo muito forte, e mesmo na crise, não conseguem deixar o hábito”, diz. 

Economistas alertam para risco de endividamento 
Outro dado levantado pelo estudo revela que 40,3% dos entrevistados estão ou já estiveram com o nome sujo por extrapolar nas compras sem pensar. “O público não deve deixar de consumir, mas esse ato precisa ser feito com prudência e cautela, até porque não sabemos se haverá uma melhora no cenário econômico”, ponderou o economista Bruno Pires. Segundo ele, é essencial ter controle dos gastos e poupar pelo menos 10% do que se ganha. “A reserva é fundamental diante do risco de desemprego e do aumento de tributos, que tem sido cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros”, alertou Pires, lembrando que guardar dinheiro serve para enfrentar a crise e também para atingir outros objetivos, como comprar a casa própria, trocar o carro e fazer uma viagem. O economista indica ainda que os consumidores busquem outras formas de relaxar que não estejam alinhadas ao consumo excessivo. “As pessoas devem pensar em programações menos agressivas ao bolso,  que também deem prazer”, sugere. O professor de Economia da Universidade Salvador Gustavo Pessoti reforça o discurso. “As pessoas devem optar por atividades ao ar livre que também desestressam, mas que não impliquem em um consumo excessivo”, recomendou. Pessoti ressaltou a necessidade de fazer uma reserva diante do contexto atual.  “O ano de 2016 será um ano de colapso da economia, com um aumento expressivo do desemprego. A situação está crítica e as novas gerações não têm a referência de poupança, que é tão importante neste momento”, disse.

CONTINUE LENDO