Robô é programado para executar tarefas domésticas

  • 17 Jan 2016
  • 10:02h

Foto: Reprodução / Youtube

Um grupo de pesquisadores americanos conseguiram programar um robô para fazer tarefas domésticas, como varrer o chão ou usar um aspirador de pó. O androide é controlado por uma pessoa, que emite um comando por meio de uma interface e com a máquina. Ao receber a ordem, o robô explica como irá executá-la e quais de suas partes irá se mover. Se concordar, o piloto dá ok e o robô está autorizado a agir. A máquina é capaz de andar sobre duas pernas enquanto estende os braços, numa criação da Boston Dynamics, empresa comprada pelo Google. A plataforma de controle para o Atlas foi criada pelo Instituto para o Reconhecimento de Humanos e Máquinas da Flórida (IHMC, em inglês). De acordo com o G1, no futuro todo o processo de decisão sobre a atitude a tomar deverá ser autônomo.

Nove dicas para você passar em um concurso público

  • 17 Jan 2016
  • 09:00h

(Foto: Reprodução)

 A recente abertura de importantes certames a nível nacional, como os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), gerou uma maior procura por métodos de estudo, segundo o diretor do preparatório Nuce, Aquiles Albino. “Quanto mais distante entre a abertura do concurso e a realização da prova, mais pessoas se matriculam em cursinhos para uma preparação mais eficaz”, explicou Aquiles. O professor Evandro Guedes, referência em preparação para concursos, lista nove dicas para quem sonha com uma vaga no sistema público. Guedes estará em Pernambuco, no Centro de Convenções, no próximo dia 23, para um treinamento de como passar em certames.

Confira as dicas:

 

-- Saber qual a carreira seguir

Antes mesmo de começar a estudar, escolha uma área com a qual tenha afinidade. Quem almeja ser policial, por exemplo, tem que ter em mente que além das provas objetivas, existem provas físicas e psicológicas que demandam uma preparação toda especial. Dessa forma, se o candidato não tem vocação para área, não deve se aventurar simplesmente pelo dinheiro. 

-- Cerque-se dos melhores

Quando se começa a estudar, o mais importante é escolher o apoio de um bom curso preparatório. E o primeiro passo para essa escolha é observar resultados concretos: quanto maior for o índice de aprovação da instituição, maior a certeza de que você deve fazer parte do time. Materiais de qualidade, professores renomados e organização são outras variáveis que servirão para confirmar a sua escolha. Estudar por estudar gera fracassos gigantescos.

-- Conhecer a banca examinadora

Saber o estilo da banca que irá aplicar a prova é sem dúvida parte fundamental do jogo. As bancas mais conhecidas são CESPE/UNB, FCC e ESAF. Entenda o estilo das provas. A CESPE, por exemplo, tem uma formatação em que uma resposta certa anula uma resposta errada. Geralmente são 120 questão mais uma redação de até 30 linhas. Acredite, na prática, quem não conhece a formatação da banca está fadado ao fracasso.

-- Ter paciência

O aluno leva cinco anos para concluir a faculdade e não tem paciência de estudar por três anos para passar em bom concurso. A relação é que quando nos formamos nada está garantido, mas quando passamos em um concurso o cargo é para a vida toda. Então, o lema é ter paciência e siguir estudando.

-- Constância nos estudos

Os alunos geralmente passam dois a três anos estudando para um concurso. Segundo Evandro, não se trata de há quanto tempo se começou a estudar, e sim, de há quanto tempo a pessoa vem estudando.

-- Perseverança 

Ter perseverança é saber que vai fracassar algumas vezes antes de vencer. A regra do concurso é ser reprovado. O lado bom é que você só precisa passar uma vez. Enxergar cada concurso como um treino e ter certeza que a cada treino o aluno fica mais forte é um bom incentivo.

-- Técnica de estudo

O estudo para concurso foi profissionalizado, o que quer dizer que já não tem espaço para amadorismo. Saber estudar é fundamental. Quem não conhece o edital, não conhece um bom plano de estudo e, consequentemente, não possui as "ferramentas" necessárias para passar. 

-- O plano de estudos

Uma vez que se tenha técnica certa em mãos é necessário criar um plano. E criar um plano de estudos nada mais é que adequar aquilo que funciona para todos à sua realidade particular. Isso significa rotina, horários e comprometimento. É preciso saber exatamente o que fará de segunda a domingo. E um bom plano não trata apenas das obrigações, é necessário que o lazer também seja planejado. Acredite que planejar é a melhor coisa que se pode fazer e o reflexo disso é a aprovação.

-- Motivação 

A motivação tem duas vertentes: a primeira diz respeito ao aluno novo. Esse precisa ter 40% de motivação e 60% de técnica. No início estar empolgado e aprender a estudar é fundamental, pois é essa motivação que vai segurar o aluno nos momentos de desânimo. Por outro lado temos o aluno antigo, esse inverte a conta, a técnica já está nele e a estrada já tem três a quatro anos. Assim, a motivação chega a compor 60% a 80% da preparação.

CONTINUE LENDO

Qual o valor que você dá para honestidade em sua vida?

  • por Samy Dana
  • 17 Jan 2016
  • 08:01h

(Foto: Reprodução)

Qual é a referência que você usa para definir sua honestidade? Quando pensamos em dinheiro e princípios, nossos posicionamentos podem mudar bastante de acordo com a nossa distância da origem dos recursos. Nossa capacidade de racionalização nos leva a olhar para nós mesmos como pessoas honestas e de boa índole e ao mesmo tempo levar vantagem em situações desonestas. O economista comportamental Dan Ariely propõe uma discussão sobre isso e traduz como isso acontece em situações cotidianas. Um exemplo clássico é o caso do garoto que volta da escola com uma notificação de que roubou um lápis de um colega. Ao tomar conhecimento da situação, o pai fica furioso e o coloca de castigo, reforçando que ele jamais deveria ter roubado o lápis do colega. Em seguida, acrescenta: "Se você precisava de um lápis, poderia ter mencionado. Eu traria dúzias de lápis do escritório para você". 

 

Pois bem, assim como o exemplo dado por ele, pense nas vezes em que pagou meia entrada no cinema com uma carteirinha de estudante falsa. Se alguém lhe questionasse sobre isso, você usaria a desculpa que o valor da inteira é abusivo e acharia isso suficiente para justificar sua burlada. Em geral, buscamos justificativas que façam sentido e que sejam capazes de encobrir o erro a ponto de continuarmos nos enxergando como pessoas corretas. E como disse acima, quanto maior o nosso distanciamento da origem do dinheiro, mais este aspecto se acentua. Você se sentiria mal se fosse embora de um restaurante sem pagar a conta. Por outro lado, os mesmos valores que te impedem de fazer isso, não são suficientes para te impedir de fazer downloads ilegais de filmes, músicas e livros, por exemplo. Em palestra sobre o tema, o economista menciona um interessante estudo sobre o tema, o qual mostra que quando a moral é evocada de uma alguma maneira, ainda que não seja o nosso próprio código moral, tendemos a ficar mais vigilantes quanto às nossas posturas e nos damos menos espaço para atitudes desonestas. Cerca de 500 estudantes da UCLA, em Los Angeles, foram orientados a lembrarem-se dos dez mandamentos. Logo em seguida, foi dada a eles a oportunidade de trapacear, mas eles não o fizeram. Pode soar como clichê, mas esta reflexão vem a calhar com o nosso contexto político e econômico. Estamos constantemente reclamando do excesso de corrupção em nosso país, mas temos o hábito "cultural" de tentar levar vantagem sempre que possível. Se prezamos por nossa honestidade, não adianta tentar encobrir os "deslizes" do cotidiano. Errar é humano, mas sempre há tempo de mudar. 

CONTINUE LENDO

No Brasil, 98 milhões de pessoas ainda não têm acesso à internet

  • 17 Jan 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

Embora o número de usuários da internet no mundo tenha mais do que triplicado em dez anos, 4,2 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à rede. Isso representa 60% da população mundial, segundo relatório do Banco Mundial divulgado na quarta-feira (13). No Brasil, 98 milhões de pessoas não têm acesso à internet - o que faz do país o 7º com o maior número de pessoas offline. Índia e China lideram o ranking. Em número de usuários, o Brasil é o 5º da lista. "A internet continua indisponível, inacessível e fora do alcance econômico para a maioria da população mundial", diz o documento. O estudo menciona que apenas 31% da população dos países em desenvolvimento tinham acesso à internet, em comparação com 80% nos países de renda alta, pelos dados de 2014. O documento afirma que os benefícios da rápida expansão digital estão sendo melhor aproveitados por "pessoas de maior renda, qualificadas e influentes". O estudo também estima que 5,2 bilhões de pessoas no mundo têm um celular. "Entre os 20% dos domicílios mais pobres, quase sete de cada 10 têm telefone celular. É mais provável que as residências mais pobres tenham mais acesso a celulares do que a sanitários ou água potável", diz o Banco Mundial. Mesmo assim, 2 bilhões de pessoas ainda não têm o aparelho e cerca de 500 milhões estão em áreas sem sinal de telefonia móvel.

Descoberta de enzima contra açúcar pode originar tratamentos contra diabetes e obesidade

  • 16 Jan 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Universidade de Montreal, nos Estados Unidos, descobriram uma enzima que neutraliza os efeitos tóxicos do excesso de açúcar no corpo humano. Publicada nas Atas da Academia Norte-americana de Ciências (PNAS), segundo a revista Exame, a descoberta da enzima chamada glicerol-3-fosfato-fosfatasa (G3PP) pode representar um passo para novos tratamentos contra diabetes e obesidade. De acordo com a equipe liderada por Marc Prentki e Murthy Madiraju, a enzima regula a utilização da glicose e os lipídios por diferentes órgãos. "Verificou-se que o G3PP pode degradar a maior parte do excesso de glicerol-3-fosfato e desviar a célula, de modo que as células beta do pâncreas produtoras de insulina e os diversos órgãos são protegidos contra os efeitos tóxicos dos níveis elevados de glicose", explicou Prentki. Os investigadores estimam que os resultados oferecem uma potencial alternativa terapêutica contra obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

Brasil registra primeiras mortes por chikungunya; dois casos aconteceram na Bahia

  • 16 Jan 2016
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

O Brasil registrou as primeiras mortes por chikungunya desde que o vírus foi identificado no país, em 2014. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (15), foram registrados três casos: dois na Bahia e um em Sergipe. A pasta, no entanto, não informou em quais municípios ocorreram as mortes. As três vítimas eram idosas (85, 83 e 75 anos) e apresentavam histórico de doenças crônicas. Além dos óbitos o documento informa que o número de casos da doença praticamente duplicou em dois meses e se espalhou pelo país. Até o fim de setembro, foram contabilizadas 12.691 infecções. O relatório recente aponta um total de 20.661 casos. Atualmente, a chikungunya já apresenta transmissão autóctone em 84 municípios de 11 estados.

Ministério da Saúde não vai mais distribuir repelentes para grávidas

  • 16 Jan 2016
  • 17:01h

(Foto: Reprodução)

A distribuição de repelentes para todas as grávidas do país foi descartada pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, nesta sexta-feira (15). Em dezembro do ano passado, o governo havia anunciado que faria a distribuição para tentar conter os casos de microcefalia associados ao vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde voltou atrás, segundo Castro, pois os laboratórios não têm capacidade de suprir a demanda de repelentes para distribuir a todas as grávidas do país. O ministro disse que agora serão definidos novos critérios para a distribuição, apesar de não saber a quantidade exata de repelente que pode ser adquirida. “O Exército Brasileiro nos passou a informação de que tinha um laboratório que produzia repelentes para os soldados e deu entender que teria capacidade de produzir isso para o Brasil. E qual foi a conclusão que nós chegamos? O Exército e todos os laboratórios do país que consultamos, de um a um, todos juntos, não estão preparados para produzir essa quantidade de repelente que nós precisamos de imediato”, explicou. Antes, a ideia do ministro era distribuir o repelente a partir de fevereiro deste ano, no auge do verão, quando o mosquito atinge seu pico de proliferação. Além do vírus Zika, o mosquito também transmite dengue e febre chikungunya.

Wikipédia faz 15 anos: Bush, Jesus e Hitler estão entre os mais editados

  • 16 Jan 2016
  • 16:04h

(Foto: Reprodução)

A enciclopédia online Wikipédia completa 15 anos de existência nesta sexta-feira (15). Para comemora a data, a Wikimedia, fundação por trás da publicação, divulgou a lista dos verbetes mais editados, que incluem os artigos sobre George W. Bush, Jesus Cristo e Hitler. Além de ser disponibilizada pela internet, a característica mais marcante da publicação é poder ser alteradas por qualquer um – as mudanças são aprovadas posteriormente por voluntários. Os top 15 textos mais alterados compreendem apenas a versão em inglês da enciclopédia. Apesar de ser uma dentre as 280 línguas em que a Wikipédia é oferecida, o inglês é a primeira a ter sido lançada e também a mais popular – teve 97 bilhões de visualizações em 2015.

 

Os mais de 5 milhões de artigos da Wikipédia em inglês foram editados 808 milhões de vezes. Dentre eles, o de George W.Bush é o mais alterado de todos os tempos. O tópico sobre o presidente dos Estados Unidos entre 2001 e 2009 recebeu 45.862 modificações. O pico delas foi nos anos 2004 e 2005, quando a página foi a mais frequentada por editores. No primeiro ano, o político concorria pela segunda vez à presidência do país e, no segundo, seu verbete foi inundado por uma enchente de edições devido à Guerra do Iraque, iniciada dois anos antes. Além de Bush, o top 15 tem personalidades como Michael Jackson, no 5º lugar, Jesus (8º), Barack Obama (9º), Adolf Hitler (10º) e Beatles (14º). Britney Spears, em 11º lugar, é a única mulher da lista. O segundo lugar é ocupado pela lista da WWE, empresa que promovePROGRAMAS de luta. Há outras listas como a de programas da rede de TV ABS-CBN (7º) e a de mortes em 2013 (13º). Estados Unidos (3º), Wikipédia (4º), Igreja Católica (6º), Segunda Guerra Mundial (11º) eÍndia (15º) também estão na lista.

Veja a lista:

1) George W. Bush
2) Lista da WWE
3) Estados Unidos
4) Wikipédia
5) Michael Jackson
6) Igreja Católica
7) Lista dos programas da ABS-CBN
8) Jesus
9)Barack Obama
10)Adolf Hitler
11) Britney Spears
12) Segunda Guerra Mundial
13) Mortes de 2013
14) Beatles
15) Índia

CONTINUE LENDO

Sisu tem mais de 2,7 milhões de inscritos; resultado será divulgado dia 18

  • 16 Jan 2016
  • 15:04h

(Foto: Reprodução)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu inscrição de 2.712.937 candidatos, segundo balanço divulgado hoje (15) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso. O resultado da chamada única será divulgado segunda-feira (18), na página do programa. O número de participantes no Enem de 2015 diminuiu em relação ao de 2014. Foram 5,8 milhões no ano passado e 6,2 milhões em 2014. Apesar disso, o volume de inscritos no Sisu foi praticamente igual. No ano passado, 2.791.334 se inscreveram no processo seletivo. As inscrições terminaram às 23h59 de ontem (14). Nesta edição, o Sisu oferece 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos às vagas em instituições públicas de educação superior em todo país. Podem participar os estudantes que tenham participado do exame em 2015 e não tenham tirado nota 0 na redação. Os candidatos selecionados farão matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados poderão participar da lista de espera, cuja inscrição será de 18 a 29 de janeiro.

Laboratórios de todo o país distribuirão testes rápidos de dengue, zika e chikungunya

  • 16 Jan 2016
  • 14:01h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta sexta-feira (15) que kits para testes rápidos de detecção do vírus Zika, da febre chikungunya e da dengue serão distribuídos para laboratórios de todo o país em fevereiro. "Nós vamos, provavelmente, distribuir agora em fevereiro. Com esse kit, a pessoa vai tirar o sangue e vai saber imediatamente se está com dengue, chikungunya ou com Zika", disse o ministro após visita ao Instituto Butantan, em São Paulo. O kit foi desenvolvido, segundo a Agência Brasil, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde. Castro não deu detalhes sobre quais laboratórios receberão o material. "Vamos distribuir os testes que forem necessários para que esse diagnóstico seja feito. Não faltarão recursos no Ministério da Saúde para o combate à microcefalia", ressaltou, em referência à malformação, que está relacionada à ocorrência do vírus Zika em grávidas.

Inscrições para bolsas do Prouni abrem na terça-feira (19)

  • 16 Jan 2016
  • 13:22h

(Foto: Reprodução)

Em três anos no ensino superior, a estudante de Ciências Contábeis Aline Pedreira estima que já economizou mais de R$ 20 mil. Isso porque todo o curso é custeado por uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). A estudante só consegue frequentar a faculdade por causa doPROGRAMA federal, já que atualmente a mensalidade é de cerca de R$ 850. Quem vive essa mesma situação ou já sabe que vai ficar de fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode tentar uma das bolsas do ProUni, que abre inscrição na próxima terça-feira — um dia após a divulgação do resultado do Sisu. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o número de bolsas disponíveis neste semestre, mas no ano passado foram ofertadas  6,2 mil vagas na Bahia e 116 mil no país. Por meio da assessoria de comunicação, o ministério informou que os estudantes devem ficar atentos às publicações oficiais no site para saber mais detalhes sobre o programa.

 

Para fazer a inscrição, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter tirado zero na redação. Só pode concorrer quem concluiu o ensino médio na rede pública ou se formou na rede particular na condição de bolsista integral. São ofertadas bolsas integrais e parciais. Quem já tem o ensino superior não pode concorrer ao benefício.

Prestígio
Como o assistente administrativo Marcos Ferreira dos Santos, 30 anos, ainda não tem certeza se garantiu a vaga em Ciências Econômicas na Ufba pelo Sisu, já está cogitando a possibilidade de concorrer a uma bolsa do ProUni. “A minha nota foi boa e, até a última nota de corte, eu estava dentro, mas só quando o resultado sair para ter certeza”, explica. Cinco anos depois de abandonar o curso de História, ele resolveu fazer o Enem. “Eu busco uma melhor colocação no mercado de trabalho e também é uma realização pessoal. Depois da faculdade, eu quero fazer umMESTRADO e seguir carreira para lecionar”, conta. Para a coordenadora de atendimento financeiro da Unifacs, Leila Lima, estudantes que conseguem benefícios do governo são vistos com um outro olhar pelo mercado de trabalho. “É um aluno que é interessado, que estuda, e, apesar de todos os transtornos, consegue se desenvolver e desempenhar uma boa nota para se manter na faculdade e garantir a bolsa até o fim do curso”, afirma. Isso porque os bolsistas não podem perder disciplinas ou correm o risco de não ter mais o benefício.

Inscrição
As inscrições devem ser realizadas no endereço siteprouni.mec.gov.br. Será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o CPF. O candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição. Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos per capita. Só estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, que fazem parte de quadro permanente de uma instituição pública – eles concorrem apenas a bolsas paraCURSOS DE LICENCIATURA. Nesta edição serão duas chamadas online: a primeira ficará disponível entre o dia 25 deste mês e 1º de fevereiro. Já a segunda será publicada no 12 de fevereiro e estará online até o dia 18 do mesmo mês. Os resultados estarão disponíveis no site doPROGRAMA. Quem não for convocado em nenhuma das duas listas pode se candidatar às listas de espera entre os dias 26 e 29 de fevereiro. 

CONTINUE LENDO

TRF-1 obriga Ufba a matricular alunos de supletivo aprovados por cotas

  • 16 Jan 2016
  • 12:31h

(Foto: Reprodução)

Por unanimidade, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve a sentença da 3ª Vara que concedeu a um estudante o direito de ser matriculado em um curso da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O aluno foi aprovado pelo sistema de cotas e foi impedido de se matricular por ter concluído o ensino médio através do supletivo Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Ufba sustentou que o aluno não cumpria a exigência constante no edita, uma vez que concluiu o ensino médio por meio de supletivo no EJA e, desta forma, não demonstrou que tenha cursado todo ensino fundamental e médio em escola da rede pública. Ainda disse que conceder o benefício ao estudante feria “claramente o princípio da isonomia e da segurança jurídica, prejudicando aqueles alunos que preencheram as condições estabelecidas no edital”. O relator, desembargador federal Jirair Meguerian, entendeu que a sentença não merece ser reformada, visto que o requerente frequentou as 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e concluiu o ensino médio via supletivo em colégio estadual, atendendo às regras da universidade para concorrer no vestibular pelo sistema de cotas. O desembargador ainda pontuou que a liminar foi deferida há mais de quatro anos e que o fato já estaria consumado.

De solução, Wagner virou problema para Dilma

  • Josias de Souza
  • 16 Jan 2016
  • 11:34h

Wagner entrou o ano de 2016 num paradoxo político (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O grave problema de nomear ministros duvidosos é o Diário Oficial não aceitar devoluções. Apresentado por Lula como solução para a chefia da Casa Civil, Jaques Wagner tornou-se rapidamente a penúltima dor de cabeça injetada pelo antecessor na conflagrada rotina de Dilma Rousseff. Há 11 dias, falando aos repórteres Valdo Cruz e Marina Dias, Wagner admitiu, num rasgo de sinceridade, que o PT lambuzou-se no poder. “Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza'', disse, ao comentar os efeitos da Lava Jato. Súbito, a calda espessa do melaço tocou-lhe o bico do sapato. Governador da Bahia, Wagner importou da diretoria da OAS Manuel Ribeiro Filho. Nomeou-o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado. 

Pois bem. Na gestão de seu ex-funcionário, a mesma OAS abiscoitou no governo baiano uma obra de R$ 584 milhões, informa o repórter João Pedro Pitombo em notícia desta quinta-feira. Wagner diz que Ribeiro foi uma escolha “técnica”. O ex-diretor da OAS afirma que não interferiu na licitação. Abespinhou-se: “Isso me irrita, porque parece que trabalhar na OAS marca o DNA da gente. Trabalhei lá e não tenho o que esconder no meu currículo.'' A novidade chega nas pegadas da recente divulgação da comunicação eletrônica do dono da OAS, Léo Pinheiro, enrolado na Lava Jato. Nas mensagens, o empreiteiro que, na intimidade, chamava Lula de “Brahma”, referiu-se a Wagner como “compositor”, aquele que compõe com todo mundo. Léo Pinheiro tratava com Wagner de negócios baianos e brasilienses. Wagner pedia ao interlocutor verbas para campanhas eleitorais. Como se fosse pouco, o novo chefe da velha Casa Civil foi abolroado pela delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Em depoimento à força-tarefa da Lava Jato, Cerveró disse ter endereçado propina para campanha de Wagner ao governo baiano, em 2006. Num instante em que articula a rejeição do pedido de impeachment contra Dilma na Câmara, o ministro tornou-se potencial protagonista de um inquérito esperando para acontecer. Dilma relutou em atender às ponderações de Lula. Para transferir Wagner da pasta da Defesa para o coração do Planalto, a presidente expurgou da Casa Civil aquele que considerava seu mais fiel auxiliar, Aloizio Mercandante. Devolveu-o ao Ministério da Educação. Mercadante também foi alvejado por um delator. Coordenador do cartel que pilhou a Petrobras, Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, disse ter repassado ao escudeiro de Dilma R$ 500 mil para a campanha de governador de São Paulo, em 2010 —R$ 250 mil no oficial e R$ 250 mil no caixa dois. Mas o processo contra Mercadante saiu do escaninho da Lava Jato. No STF, o inquérito que trata dos repasses a Mercadante migrou da mesa de Teori Zavascki, relator do escândalo da Petrobras, para a escrivaninha do ministro Celso de Mello. Nas profundezas de sua alma, Dilma deve maldizer Lula, lamentando a troca de um problema por outro maior. O diabo é que governar é a arte de desenhar sem borracha. E o Diário Oficial não aceita devoluções.

CONTINUE LENDO

Criança de 1 ano sobrevive ao cair de 3º andar de prédio em Fortaleza; veja vídeo

  • 16 Jan 2016
  • 11:02h

(Foto: Reprodução)

Uma menina de um ano e dois meses caiu do 3º andar de um prédio e conseguiu sobreviver, tendo apenas ferimentos leves. O caso aconteceu em Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (15). Segundo informações do site G1, testemunhas afirmam que, antes de cair no chão, a criança esbarrou na fiação elétrica, o que pode ter amortecido a queda. Segundos após cair, a criança fica desorientada e tenta se mexer e engatinhar. Um mototaxista que passava pela rua vê a cena e ampara a menina, sem acreditar que ela sobreviveu à queda. Em seguida, a mãe da menina chega e a leva para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Cristo Redentor. A menina passou por exames e recebeu alta. Não há mais informações sobre as causas do acidente ou se a polícia vai investigar o caso. Uma câmera de segurança da rua registrou o momento do acidente. Assista (atenção, imagens fortes!):

Confira as melhores promoções da Ótica Companhia dos Olhos

  • 16 Jan 2016
  • 10:24h

O verão chegou, e você que gosta de aproveitar o sol não pode deixar em hipótese alguma os seus olhos e pele desprotegidos. E, dentro desta perspectiva de aproveitar o máximo nos dias ensolarados, como os banhos de piscina e de mar, os passeios no final da tarde e muitos mais; Então, você não pode perder essa oportunidade, vá hoje mesmo a Ótica Companha dos Olhos e escolha o seus óculos solares em condições especiais de pagamento ou com um super desconto à vista. A ótica fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.