SMS irá iniciar o Projeto Mutirão de Limpeza; Olhos d’Água será o primeiro bairro a ser atendido

  • 19 Jan 2016
  • 07:57h

(Divulgação)

Com o período chuvoso o risco de proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti aumenta de forma considerável, então, visando a participação ainda mais efetiva da população, pois todos têm que fazer a sua parte nessa luta, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Saúde irá operacionalizar o Projeto Mutirão de Limpeza a partir desta quinta-feira (21), sendo que o primeiro bairro a ser atendido será o Olhos d’Água. Equipes da SMS irão colocar vagonetes nas ruas e instruir as pessoas a fazerem uma grande faxina nas residências, retirando lixo, entulho e toda a sorte de coisas que podem se tornar criatório do mosquito para posterior eliminação. Com o advento da Tríplice Endemia, os cuidados têm que ser triplicados, então, diante disso, o objetivo é criar uma conscientização plena da população, para que se venha agir com maior rigor para que os possíveis focos do aedes sejam devidamente eliminados. O Mutirão de Limpeza no Bairro Olhos d’Água irá até a próxima segunda-feira (25) e será estendido a todos os bairros da cidade. 

Inscrições para Fies abrem 26 de janeiro

  • 19 Jan 2016
  • 07:22h

(Foto: Divulgação)

Estudantes interessados em obter financiamento no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão se candidatar de 26 a 29 de janeiro. O Ministério da Educação ainda não divulgou detalhes sobre a seleção. De acordo com as regras fixadas no ano passado, para participar é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem e não ter tirado zero na redação. O candidato precisa também apresentar renda familiar média de até 2,5 salários mínimos por pessoa. O Fies oferece financiamento para cursos em instituições particulares de ensino superior a juros mais baixos do que os praticados no mercado. Mais de 2,1 milhões de estudantes são beneficiados pelo programa. As inscrições do Fies abrirão logo após das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que poderão ser feitas de 19 a 22 de janeiro. O ProUni oferece bolsas de estudo que cobrem até 100% das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

Cerca de 5 mil aves são apreendidas pela ADAB em Encruzilhada

  • Adab
  • 19 Jan 2016
  • 07:00h

(Foto: Adab)

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu no posto fixo de Encruzilhada divisa com Minas dois caminhões com aproximadamente 5 mil aves. A carga foi apreendida por não apresentar a documentação sanitária necessária. De acordo com a coordenadora regional de Vitória da Conquista, Adeline Ferraz, além de terem as cargas apreendidas, os condutores também foram multados. Com apoio da iniciativa privada, as aves fora encaminhadas ao abate inspecionado no abatedouro Frango de Ouro, localizado em Valença, e contou com a participação da Avícola do Nordeste (Avinor).

Oportunidade: Vende-se Drone Phantom

  • 18 Jan 2016
  • 20:25h

Aos amantes da cinematografia e fotografia aérea chegou a grande oportunidade em adquirir um dos melhores equipamentos de voo não tripulado da atualidade. Faça você mesmo fotos e vídeos incríveis em alta definição e surpreenda-se com a qualidade das imagens capturadas. As imagens são transmitidas ao vivo para o viewfinder. O pacote inclui: 3 baterias, 1 câmera Gopro, 1 transmissor, 1 viewfinder, 1 carregador de bateria, 1 controle remoto, 1 phantom. Contato: (77) 9-9959-2550.

SUS incorpora remédio para comportamento agressivo em adultos com autismo

  • 18 Jan 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União incorpora o uso da risperidona no tratamento de comportamento agressivo em adultos com transtorno do espectro do autismo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2014, a pasta já havia anunciado a incorporação do remédio para tratar sintomas de autismo em crianças. A distribuição da droga, nesse caso, começou no ano passado. O medicamento também já é utilizado na rede pública para outros fins, como no tratamento de transtorno bipolar. De acordo com a pasta, o autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, técnicas, terapias e medicamentos, como a risperidona, podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que 70 milhões de pessoas no mundo tenham a síndrome. No Brasil, o número é próximo de 2 milhões de pessoas. A inclusão de medicamentos no SUS obedece a regras da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, que exige comprovação da eficácia, do custo-efetividade e da segurança do produto por meio de evidência clínica consolidada. Após a incorporação, o remédio pode levar até 180 dias para ficar disponível ao paciente.

O Point do Acarajé 'Léo e Aline' é a sua melhor opção em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 18 Jan 2016
  • 18:22h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Todos nós sabemos que não é de hoje que as iguarias da culinária africana seduzem o paladar dos brasileiros, e uma em especial é um sucesso absoluto, que é o delicioso acarajé. Esse quitute irresistível conquistou o povo brasileiro e, agora, também vem caindo na graça dos turistas do mundo inteiro, então, diante disso, vir à Bahia e não experimentar um acarajé é o mesmo que ir a Roma e não ver o papa. Brumado é uma das cidades do interior do estado que oferta um dos melhores acarajés do Brasil, elogiado até mesmo pelos soteropolitanos acostumados a consumir o acarajé quase que diariamente. E um dos acarajés que vem se destacando é o acarajé do Point do Acarajé, produzido pelo o casal Léo e Aline, que com mais de 11 anos de experiência na produção de acarajés e abarás, vem se destacando pela qualidade, dedicação e empenho na produção de um dos melhores acarajés do país, e prova que atesta tais afirmações é a grande quantidade de pessoas que diariamente consomem o produto no Point do Acarajé 'Léo e Aline', que a partir de fevereiro irá funcionar de quarta a domingo na praça da Padaria Máxima, sempre a partir das 18h00m.


Estado convoca mais 1.015 professores aprovados na seleção Reda

  • 18 Jan 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Educação do Estado está convocando mais 1.015 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que irão atuar na Educação Básica. Até agora, 3.891 professores já foram convocados. A relação com os nomes dos novos convocados está disponível na edição do dia 16 de janeiro do Diário Oficial, e também pode ser acessada no Portal da Educação. A partir da convocação, o professor tem um prazo de dez dias para assumir o cargo. Caso não o faça, abrirá o precedente para a convocação de outros aprovados, de acordo com o número de vagas que foram disponibilizadas. Das 6.145 vagas destinadas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Deste total, 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

Estudante cria luva especial para controlar tremores de Parkinson

  • 18 Jan 2016
  • 18:00h

Ilustração mostra protótipo da luva GyroGear, que busca controlar tremores do Parkinson (Foto: GyroGear)

Um estudante de medicina do Imperial College de Londres criou uma luva que ajuda pacientes de mal de Parkinson a manter a firmeza das mãos. Usando giroscópios -- mecanismos similares usados para manter a estabilidade de satélites no espaço -- o dispositivo tenta controlar os tremores típicos de pacientes da doença. Segundo Faii Ong, o inventor do aparelho, a vontade de criar algo que ajudasse vítimas do mal de Parkinson surgiu quando ele participou da equipe que cuidava de uma paciente de 103, parte de seu treinamento. Após elaborar diversos projetos, o estudante criou uma startup, e junto com outros colegas do Imperial College conseguiu levantar a verba para montar os primeiros protótipos do aparelho. Giroscópios são pequenos discos de metal postos em rotação para conservar posição por meio do princípio físico de conservação de momento angular. Um objeto em rotação tende a permanecer rodando em torno do mesmo eixo e reage a forças que tentam deslocá-lo.

 

A idéia de usar esse tipo de mecanismo só veio após Ong testar outras abordagens, como uso de elásticos, molas, ímãs e outros componentes para controlar os tremores. Segundo a GyroGear, startup criada para desenvolver o produto, testes de bancada mostram que a luva especial, batizada de GyroGlove, foi capaz de reduzir a amplitude dos tremores em 80%. Esse grau de eficiência permitiria a vítimas de casos mais graves da doença voltarem a escrever, usar talheres e fazer café usando o invento. Demonstrando protótipos, Ong já venceu três concursos de startups, que o ajudaram a capitalizar a GyroGear. A empresa ainda não tem data oficial para lançar seu primeiro produto de mercado, porém. A revista Technology Review, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), diz que o inventor ainda busca resolver alguns problemas finais asssociados ao produto, mas que a GyroGlove deve entrar no mercado em setembro de 2016, com preço estimado entre US$ 550 e US$ 850.

CONTINUE LENDO

Têm coisas que só acontecem em Brumado: ‘A polêmica da esverdeada vaga para deficientes’

  • Brumado Urgente
  • 18 Jan 2016
  • 17:00h

Pelo fato da vaga ter sido pintada de verde, segundo os agentes de trânsito, as infrações não podem ser aplicadas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A Lei da Acessibilidade é uma grande conquista das pessoas que possuem alguma deficiência física, mas, em alguns locais, essa Lei parece somente “para inglês ver”, já que a sua aplicabilidade é quase inexistente. Em Brumado um local emblemático, bem em frente do Paço Municipal, vem sendo “palco” de grandes discussões, já que, após muitas lutas e conflitos, foi “institucionalizada” uma vaga para deficientes, mas, infelizmente, ela não vem sendo respeitada pelos motoristas, os quais ainda se utilizam da prerrogativa de que esse “ato inflacionário” não é passivo de multa. Na manhã desta segunda-feira (18) o Brumado Urgente flagrou um carro forte impedindo a utilização da vaga, o qual estava fazendo o devido descarregamento dos caixas eletrônicos. Como ele estava praticamente na “vaga dos deficientes”, pois impedia, devido ao seu tamanho, que qualquer veículo conduzido por um deficiente pudesse estacionar no local, questionamos dois agentes de trânsito que estavam no local, os quais responderam dizendo que “não pode ser efetuado um ato de infração, pois ele não está errado”. Diante dessa afirmativa, voltamos a perguntar “mas como isso não está errado?” e obtivemos a seguinte resposta: “pois a coloração da vaga é verde, quando tinha que ser azul, então, perante a legislação não se pode punir os infratores. ”. Sem muito entender a situação, falamos com o coordenador da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações, Albânio Souza Lima, que disse que “essa questão já foi levada para o Ministério Público, mas ainda não se teve uma definição por parte da Justiça”. Diante do impasse só podemos expressar o velho chavão: “têm coisas que só acontecem em Brumado”, já que, por convenção, em todos os lugares do mundo a vaga para deficientes é pintada com a cor azul, mas, em Brumado, ela, ainda não sabe ao certo o motivo, é pintada com a cor verde. 

Jornalista da Globo é assaltada durante matéria para 'Fantástico'

  • 18 Jan 2016
  • 16:51h

(Foto: Reprodução)

Adriana Cutino, jornalista da TV Tribuna (afiliada da Rede Globo no litoral de São Paulo) contou em seu perfil no Facebook ter sido assaltada enquanto gravava uma matéria para o "Fantástico" sobre o vazamento de gás em Guarujá. "Onde vamos parar? (...) Fui assaltada! Levou meu celular com meus textos, meus contatos que conquistei no dia a dia. Mais uma vez assaltada enquanto trabalho. É o fim dos tempos", desabafou. Em abril do ano passado, outra repórter da emissora foi assaltada na cidade, desta vez ao vivo. Tatyana Jorge fazia uma entrevista quando um homem deBICICLETA chegou exigindo que abaixasse a câmera e entregasse os pertences, virando assunto em todo o país.

Médicos peritos do INSS anunciam volta ao trabalho a partir do dia 25

  • 18 Jan 2016
  • 16:11h

(Foto: Reprodução)

Depois de quase 140 dias de greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram retornar ao trabalho, a partir da próxima segunda-feira (25), segundo a associação nacional da categoria. A entidade informa, no entanto, que será retomado apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirma que a categoria permanecerá em estado de greve, o que significa que será mantido apenas o atendimento essencial, com prioridade para quem vai fazer a primeira perícia para dar entrada a algum tipo de benefício. "Novas paralisações no futuro não estão descartadas. Esperamos que com essa atitude de distensionamento, o governo saia da trincheira em que se colocou e volte a negociar com a categoria", afirma o comunicado. O INSS informou que o retorno dos peritos ao trabalho "permitirá ao Instituto envidar esforços para  uma rápida e completa regularização do atendimento à população, reduzindo o tempo de espera pela perícia médica e agilizando a conclusão dos processos represados".

 

Segundo o órgão, "em boa parte das unidades", o atendimento pericial é realizado normalmente. "A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar os segurados e realizar os agendamentos e/ou reagendamentos necessários", acrescentou. A greve (a mais longa da categoria) foi iniciada no dia 4 de setembro do ano passado. Mais de 2 milhões de perícias deixaram de ser feitas desde então, segundo a associação que representa os trabalhadores. O INSS fala em 1,3 milhão. Hoje, apenas cerca de 30% dos peritos estão trabalhando segundo a associação. A partir do dia 25, eles voltam em 100% "em estado de greve". Segundo o diretor sindical da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Luiz Carlos de Deive de Argolo, o retorno representa apenas uma mudança na forma de protesto "diante da intransigência e insanidade do governo de deixar 2,1 milhões de perícias sendo remarcadas".

CONTINUE LENDO

MEC libera consulta de bolsas do Prouni 2016

  • 18 Jan 2016
  • 15:21h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) abriu a consulta às bolsas de estudo que serão oferecidas na primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. A consulta das bolsas pode ser feita no site http://siteprouni.mec.gov.br/. As inscrições começam nesta terça-feira (19) e vão até 23h59 de 22 de janeiro.Também nesta segunda-feira o MEC liberou a lista dos aprovados para 228 mil vagas em universidades públicas que foram selecionados por meio da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016.

Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 começam as inscrições para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma e inscrições do Prouni 
O resultado da seleção do Prouni será divulgado em 25 de janeiro. Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados. A segunda chamada será divulgada em 12 de fevereiro, com matrículas entre 12 e 18 do mesmo mês. O prazo para participar da lista de espera será entre 26 e 29 de fevereiro. Para se inscrever é necessário ter participado do Enem 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Condições de participação no Prouni
Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Entenda: Sisu x Prouni x Fies
As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda. Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Próximas edições do Sisu em 2016
Nesta primeira edição do ano, o Sisu selecionou candidatos para 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Segundo o MEC, houve aumento de 10,9% no número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015. O MEC prepara, pela primeira vez, uma edição extra do Sisu para reduzir as vagas remanescentes na graduação. De acordo com a pasta, mais de 150 mil vagas nas universidades públicas ficaram ociosas em 2014, conforme o Censo da Educação Superior. A previsão do MEC é selecionar tanto por meio das notas do Enem como pelo desempenho acadêmico do estudante na instituição superior em que ele já estuda, abrindo possibilidade para transferências. O Sisu das vagas remanescentes é parte da estratégia da pasta de diminuir as vagas ociosas e, para isso, o MEC vai mudar a forma com que são repassados recursos para instituições federais: passarão a receber mais recursos aquelas que têm mais vagas preenchidas. Até o começo de janeiro não havia previsão de data, mas o ministro Aloizio Mercadante afirmou que primeiro o MEC cuidaria das edições do Prouni e do Fies de primeiro semestre para avaliar o Sisu extra. Também não foi divulgada data para o Sisu regular do segundo semestre. No ano passado ela ocorreu em junho e selecionou candidatos para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições.

CONTINUE LENDO

LEM: Cratera aumenta em trecho da BR-020; trecho segue interditado

  • 18 Jan 2016
  • 14:33h

Foto: Reprodução / TV Oeste

cratera na BR-020 ficou ainda maior depois das chuvas que caíram na região de Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste do estado, neste domingo (17). Por conta do risco, o local que compreende o trecho, de 600 metros, segue interditado nesta segunda-feira (18). De acordo com o G1, motoristas que seguem no sentido Brasília (DF) têm que passar pela contramão. Quem precisa ir na direção contrária deve passar por um desvio feito do lado direito da pista. O reparo na pista deve ser feito nesta semana, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo a Superintendência de Trânsito municipal (Sutrans), a prefeitura deve decretar estado de emergência no local para dar rapidez à recuperação da via. 

Carro pega fogo em Vitória da Conquista

  • 18 Jan 2016
  • 13:44h

Foto: Reprodução/ Blog da Resenha Geral

No fim da manhã desta segunda-feira (18), uma cena assustou as pessoas que transitavam pela Avenida Juracy Magalhães. Um veículo pegou fogo nas proximidades do Shopping Conquista Sul. Em minutos, as chamas tomaram conta do carro e a fumaça se alastrou por toda a avenida, comprometendo a visão dos motoristas que passavam pelo local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, dando fim ao incêndio. Segundo informações preliminares, ninguém se feriu. Até o momento não se sabe a causa do incêndio.

Confira o vídeo:

Guardas Municipais de Brumado participam de Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 18 Jan 2016
  • 13:09h

Os guardas municipais de Brumado durante o curso prático (Foto: Divulgação)

Dando prosseguimento ao planejamento de aprimoramento e atualização da Guarda Civil Municipal de Brumado, foi realizado no último final de semana um Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã, o qual também contou com palestras ministradas por Nelson Quirino, que fez explanações sobre a Ronda Escolar e por Luiz Guerreiro, que fez uma palestra sobre o Meio Ambiente, isso no sábado (16). O curso aconteceu no auditório do Semac e as aulas práticas foram realizadas no Parque de Exposição de Brumado, no domingo (17), onde foram passadas ensinamentos pelo instrutor Jarbas Pires, sobre como lidar corretamente com algemas, o desembarque da viatura, imobilização e gerenciamento de crise. Os guardas municipais ficaram muito satisfeitos com o aprendizado que elevou ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela corporação. 

Os guardas valorizaram os ensinamentos (Foto: Divulgação)