Dica: 7 hábitos que você deve adotar para ficar mais seguro no mundo digital

  • Uol
  • 13 Fev 2018
  • 08:02h

Foto: reprodução

Mesmo que você nunca tenha sido vítima de nenhuma fraude online, é melhor não dar sopa para o azar. Cedo ou tarde, aquele mau hábito que você ainda tem no mundo virtual, como não atualizar seus softwares e sistema operacional, pode se virar contra você. Melhor não arriscar, né? Neste sentido, com a ajuda de um relatório da McAfee, destacamos 7 hábitos digitais que você deve começar a cultivar agora mesmo para se sentir mais seguro nesse meio online. Confira:

1. Use senhas diferentes para cada conta online Não é nada recomendável usar a mesma senha para todas – ou a maioria – das suas contas online. A explicação é simples: se um criminoso digital descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, ele vai ter acesso a todos os outros serviços. Então, deixe a preguiça de lado e crie uma senha diferente para cada conta online. Não só isso. Você deve alterá-las com certa frequência para dificultar a ação dos cibercriminosos.

2. Utilize autenticação de dois fatores Uma ótima maneira de deixar um criminoso digital frustrado é aplicar autenticação de dois fatores em todas as suas contas online. Dessa forma, para acessar seus e-mails, redes sociais e internet banking, você precisa inserir sua senha e, em seguida, um código numérico que você recebe no seu celular via SMS. Assim, mesmo que alguém descubra a senha de suas contas, esta pessoa não conseguirá acessar nada. Portanto, crie o hábito de aplicar autenticação de dois fatores em todos os serviços online que você usa.

3. Faça uma limpa em seus dispositivos No decorrer do ano, você acumula muitas informações nos seus dispositivos – e-mails, imagens, arquivos, documentos, anexos, aplicativos, e por aí vai. Além de tornar seu smartphone e computador sobrecarregados, prejudicando o desempenho deles, manter um monte de dados em seus aparelhos pode ser um risco para sua privacidade. Aqui, a dica é criar um hábito de limpeza. Na prática, isso significa excluir definitivamente os aplicativos inativos que só gastam a bateria do seu smartphone, eliminar as mensagens antigas, que não fazem mais sentido, da sua caixa de e-mail e fazer um backup dos seus arquivos importantes na nuvem. Em último caso, você até pode formatar seu Android ou redefinir seu iPhone.

4. Compartilhe menos nas redes sociais Se você é daquelas pessoas que compartilham até o prato que almoçaram nas redes sociais, é melhor dar uma maneirada. Muitos criminosos digitais criam perfis falsos para monitorar os dados das suas vítimas. Ou seja, eles podem usar todas as informações compartilhadas contra você. Mesmo assim, se você acha legal compartilhar tudo o que faz, pelo menos defina o nível de privacidade das suas publicações, de modo que apenas sua rede de amigos possa visualizá-las. E, claro, em hipótese alguma publique seu nome completo, endereço, número de telefone ou outros dados.

5. Tem nova atualização? Faça-a já! Justamente quando você está no meio de algo importante aparece um novo aviso para atualizar o sistema operacional, os navegadores e alguns softwares. Para não prejudicar o seu trabalho, você ignora a mensagem e deixa a atualização de lado. Grande erro! Normalmente, esses pacotes de atualização servem para corrigir eventuais vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos digitais. Então, procure criar o hábito de atualizar seus softwares, navegadores e sistema operacional imediatamente, assim que eles liberarem o pacote de atualizações.

6. Só baixe aplicativos em lojas oficiais Muitos usuários ficam inclinados a usar lojas não oficiais para baixar aplicativos que não estão disponíveis nas lojas oficiais Google Play (Android) ou App Store (iOS). No entanto, como as falsas não usam filtros de segurança, muitos aplicativos maliciosos estão por lá. Então, o recado é claro: só faça download de aplicativos em lojas oficiais e leia atentamente as permissões que eles solicitam. 7. Mantenha um antivírus em seus dispositivos Em tempos em que as ameaças mobile não param de crescer, proteção não deve ser mais apenas para computadores. Você deve criar o hábito de manter TODOS os seus dispositivos protegidos por um antivírus completo e atualizado. Quer uma dica? O UOL Segurança Digital elimina todo tipo de programa malicioso dos computadores e dispositivos Android. Isso sem falar que o antivírus avisa quando uma página ou um aplicativo é malicioso


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.