Prefeito Aguiberto tem reuniões em Salvador para acertar detalhes da realização da Expo-Brumado 2016

  • 18 Fev 2016
  • 16:11h

O prefeito Aguiberto, os secretários Fred Neves e Claudio Feres e o vereador Zé Carlos dos Reis durante a reunião com o titular da Seagri, Vitor Bonfim (Foto: Divulgação)

Com a projeção positiva do setor de agropecuário em Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com a sua equipe, começou a elaborar um planejamento mais abrangente para dar maior robustez à Exposição Agropecuária de Brumado 2016, que deverá ser realizada no mês de abril no Parque de Exposições Gilson Brito. Dentro das ações programadas nesse sentido, Aguiberto, acompanhado do secretario municipal de Agricultura, Fred Neve;, do secretário de Saúde, Claudio Feres e do vereador Zé Carlos dos Reis, tiveram um encontro nesta quarta-feira (17) na Seagri – Secretaria Estadual de Agricultura, o qual objetivou a celebração da parceria entre o município e o estado para a realização da Expo-Brumado. O secretário Vitor Bonfim foi muito receptivo e se comprometeu a dar um apoio muito mais significativo do que nos anos anteriores, o que traz uma perspectiva muito positiva para o evento. Dando sequência à agenda, o prefeito Aguiberto esteve na sede da SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, para falar com o secretário Jerônimo Rodrigues no intuito de firmar outra parceria, desta feita para a realização da IIª Feira de Agricultura Familiar do Território do Sertão Produtivo, a qual será realizada paralelamente à Expo-Brumado. O secretário Jerônimo também deu uma resposta positiva e já delegou ao superintendente Marcelo Mattos, superintendente da SUAF – Superintendência de Agricultura Familiar da Bahia, para que as medidas para a realização da feira sejam tomadas. As reuniões foram muito positivas segundo o prefeito, o qual saiu ainda mais otimista, já que os eventos deverão superar as expectativas. Realizado em parceria com Coopmab - Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado a Expo-Brumado 2016 deverá ser um marco histórico para o setor. “Ficamos muito satisfeitos com o que nos relataram os secretários Vitor Bonfim e Jerônimo Rodrigues, então, diante disso, podemos esperar uma Expo-Brumado e uma Feira de Agricultura Familiar muito mais dinâmicas e com um volume de negócios muito mais alto do que nos anos anteriores, já que o envolvimento governamental será muito maior”, destacou o chefe do executivo brumadense.  

Jaguaquara: Manifestantes fecham BA-545 e reclama de falta de água

  • 18 Fev 2016
  • 15:49h

Foto: Reprodução / Site Binho Locutor

Moradores de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriça, bloquearam um trecho da BA-545 na manhã desta quinta-feira (18). De acordo com informações da Polícia Militar, os moradores reclamavam da falta de água em bairros da cidade, como São Jorge e Jardim das Flores. Os manifestantes – não foi informado o número – chegaram a queimar pneus na via, impedindo o tráfego. Eles cobraram a presença de autoridades da Embasa, responsável pelo abastecimento de água na cidade. Após a intervenção da Polícia Militar, o protesto foi encerrado. Segundo um site local (Binho locutor), alguns locais em Jaguaquara chegam a ficar sem água por 30 dias.

90ª Zona Eleitoral da Comarca de Brumado emite Portaria com normas para as eleições 2016

  • 18 Fev 2016
  • 15:21h

Caturama: Polícia Civil prende suspeito de ser ladrão de carros

  • Ascom - 20ª Coorpin
  • 18 Fev 2016
  • 14:32h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Elivelton José da Silva, de 23 anos, foi preso após tentar furtar um automóvel Fiat Uno. O referido já tem passagens anteriores, inclusive, por furto de uma motocicleta. Quando adolescente ficou internado em Salvador, por tentar estuprar uma adolescente. O meliante foi autuado em flagrante  na Avenida Agenor Brandão, pelo Delegado Márcio Andrei Tito Moreno, 

Brumado e as energias renováveis

  • Por Edson Meirelles
  • 18 Fev 2016
  • 14:21h

(Imagem Ilustrativa)

No artigo anterior, intitulado: “Brumado e a Energia Eólica", falamos dos benefícios e também dos desafios que teremos que enfrentar nos próximos anos, decorrentes da instalação de parques eólicos em nosso município. Ao abordar tal assunto e ter conhecimento do que já está acontecendo, abrimos nossas mentes para uma realidade que não existia: para as novas oportunidades de trabalho, novas perspectivas de crescimento regional, e principalmente, para o que nos reserva o futuro. Virando a página do parque eólico que será construído em Cristalândia, no município de Brumado, onde as obras serão iniciadas em março de 2016; o arrendamento de novas terras no intuito de ampliar este parque eólico, já está em andamento, assim como, as definições a respeito de sua expansão, que, ao que tudo indica, abrangerá os municípios de Brumado, Tanhaçu, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, podendo chegar este, até Piatã.

 

Olhando um pouco mais "além do horizonte" e dos "bons ventos" da energia eólica, agora o sol nos traz boas notícias. O governo do estado da Bahia, seguindo os passos dados pela energia eólica, está realizando estudos que embasarão a confecção de um Atlas Solarimétrico do nosso estado, ver site: http://cbem.com.br/potencial-solar-bahia/ , o trabalho tem como produto, a elaboração de mapas temáticos com a finalidade de fornecer subsídio para análise e decisão de projetos de usinas solares e eólicas no estado da Bahia.  Através do uso de tecnologias de geoprocessamento, dados de linhas de transmissão e radiação solar global, serão mapeadas as áreas mais promissoras considerando tais aspectos. As informações já começaram ser divulgadas e apontam a região de Brumado como destaque no que se refere a índices solarimétricos, bem como, polo central dos novos empreendimentos. Em paralelo a esses estudos, parques eólicos estão se tornando híbridos, ou seja, além de produzirem energia através do vento, começam a serem instaladas também, placas fotovoltaicas que transformam a luz do sol em energia elétrica, aumentando assim sua eficiência, reduzindo os custos e aumentando ainda mais a expectativa positiva criada em torno dos parques eólicos. Ainda a respeito da energia solar, os últimos leilões de energia realizado pelo governo federal, posicionaram a Bahia em destaque e os investimentos já começaram em Bom Jesus da Lapa (http://www.oesteacontece.com.br/site/?p=3315) e Tabocas do Brejo Velho (http://www.mancheteonline.com.br/bahia-ganha-maior-usina-de-energia-solar-da-america-latina/). De posse dessas informações e nos empreendimentos que serão executados na Bahia no setor de energias renováveis, podemos concluir que o projeto já está “amadurecendo” e os frutos estão porvir e se faz urgente que tenhamos uma visão futurística, que saibamos interpretar bem as informações que nos chega e principalmente, que saibamos valorizar nossas capacidades nos preparando para essa nova realidade que já é presente nas regiões mais desenvolvidas do mundo atual.

CONTINUE LENDO

Oito dos 39 deputados baianos podem ser candidatos a prefeito na Bahia

  • 18 Fev 2016
  • 13:48h

(Foto: Reprodução)

Oito dos 39 deputados baianos em exercício na Câmara dos Deputados devem disputar uma eleição municipal este ano. De acordo com levantamento do Bahia Notícias, os comunistas Alice Portugal e Davidson Magalhães podem disputar, respectivamente, a prefeitura de Salvador e Itabuna. Pré-candidata em 2012, Alice prega agora que o PT a apoie. O PCdoB apoiou, nas últimas cinco eleições municipais, o partido na capital baiana e cobra, agora, a reciprocidade. Em Itabuna, com a desistência do atual prefeito – Vane do Renascer (PRB) – de concorrer à reeleição, a candidatura de Magalhães ganhar corpo. O deputado, no entanto, precisa entrar em consenso com o ex-secretario Fernando Vita. Pelo PT, o deputado Valmir Assunção e a deputada Moema Gramacho também podem concorrer a cargos no Executivo. Assunção é apontado como pré-candidato em Salvador, apesar da candidatura do ministro da Cultura Juca Ferreira estar se fortalecendo. Em Lauro de Freitas, Moema espera surfar na péssima avaliação do atual prefeito, Márcio Paiva (PP). Em entrevista ao Bahia Notícias, durante o Carnaval, a deputada afirmou que pode fazer uma “dobradinha” com a vereadora Mireal, do PSD. Em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia, Irmão Lázaro (PSC) se arvora na expressiva votação para o Legislativo. Eleito em 2014 com a terceira maior votação do estado, o cantor-político pode ser uma opção para o partido na cidade. Deputado mais bem votado da história de Jequié, Antônio Brito (PTB) também pode ser candidato ao Executivo. Apesar de já ter trocado seu título eleitoral para o município, Brito ainda não confirma a candidatura dada como certa. Deputado de primeiro mandato, o sindicalista Bebeto (PSB) pode ser a opção do PSB para Ilhéus. Em Campo Formoso, Elmar Nascimento (DEM), pode ser uma aposta para a prefeitura.

Lei torna obrigatório exame de vista para crianças baianas em 1º ingresso escolar

  • 18 Fev 2016
  • 13:04h

(Foto: Reprodução)

Lei promulgada na última segunda-feira (15) torna obrigatório o primeiro exame oftalmológico completo para toda criança em primeiro ingresso em creches ou escolas. A sanção da lei Nº. 13.546 foi assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Deputado Marcelo Nilo, e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (17). A lei será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de até 90 dias da data que entrar em vigor. De acordo com a nova regra, as instituições deverão, no ato da matrícula, observar a realização do Primeiro Exame de Vista da criança e, em caso negativo, garanti-lo a partir da articulação com os serviços de assistência social e saúde. A comprovação do exame será feita por meio do cartão ou caderneta de vacinação da criança. A lei também prevê que o estado e os municípios deverão promover, anualmente, campanha educativa para a realização do Primeiro Exame de Vista da criança que ingressar na creche ou escola. Ainda de acordo com a publicação, as despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias.

UESB: lançado edital para seleção de docentes em Jequié

  • 18 Fev 2016
  • 12:07h

(Foto: Reprodução)

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) abre as inscrições da Seleção Pública para o Magistério Superior voltada para o cargo de professor substituto, campus de Jequié. As inscrições poderão ser realizadas  entre os dias 18 e 23 de fevereiro, com vagas destinadas para lecionar as seguintes disciplinas: Sociologia, Antropologia da Educação, Realidade Brasileira e Contemporânea e Introdução à Sociologia. Os interessados devem entregar ou encaminhar via sedex a documentação exigida, que encontra-se no Edital 018/16, bem como o endereço para envio e as exigências para o cargo. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do e-mail ou pelo telefone (77) 3424-8721. Confira todos os detalhes.

Justiça proíbe demissões em massa na Record e obriga emissora a recontratar 600 pessoas

  • 18 Fev 2016
  • 11:22h

(Foto: Divulgação)

A juíza Joana de Mattos Colares, da 44ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, determinou que a Rede Record recontrate, sem exceções, todos os funcionários que demitiu no final do ano passado, após as gravações de Os Dez Mandamentos. Os desligamentos aconteceram no processo em que arrendou sua central de estúdios no Rio de Janeiro, o RecNov e terceirizou todo processo de produção do local. A Record também ficou proibida de realizar novas demissões em massa. A decisão ainda é provisória e cabe recurso, mas, por hora, o canal terá 20 dias para reintegrar os profissionais demitidos, sob pena de multa diária de R$ 500 por funcionário. O processo foi um pedido de tutela antecipada movido pelo sindicado dos radialistas cariocas, que alegou ilegalidade na dispensa coletiva realizada. No despacho, a juíza reconhece a falta de negociação com os sindicatos, mesmo com a alegação de crise financeira como motivo pela Record. "A alegação de encerramento das atividades televisivas, além de não comprovada, não exclui a obrigação de negociação coletiva, a fim de minimizar os prejuízos aos trabalhadores atingidos", escreveu Joana Colares na decisão, datada na últia quarta-feira (16).  As novelas e o programa de Xuxa Meneghel, gravados no RecNov, foram entregues à produtora Casablanca – não se sabe como será daqui para frente.

Denúncia do Ministério Público revela novos detalhes do caso pastor Edimar

  • Blog da Resenha Geral
  • 18 Fev 2016
  • 10:46h

(Foto: blog da resenha geral)

A denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) dos três acusados da morte da pastora Marcilene Sampaio e sua prima Ana Cristina traz novos detalhes do crime. Segundo o pedido assinado pelo promotor de Justiça José Junseira, o crime foi planejado em conjunto para favorecer o Edimar Brito, mas quem desferiu os golpes contra as vítimas foi Adriano Santos. Segundo o MP-BA, os denunciados agiram “em conjunto e com unidade de propósito”. A intenção inicial era matar Marcilene e seu esposo, Carlos Eduardo, “por terem saído da igreja dirigida pelo acusado Edimar e fundado a sua prória igreja, o que teria implicado na saída de vários fiéis da igreja de Edimar”. A novidade apresentada pela Promotoria é que o autor das pedradas contra as vítimas (Marcilene e Ana Cristina) foi Adriano e não Edimar, como se especulou no início do caso. De acordo com a denúncia, após abordar as vítimas, Edimar saiu no veículo pertencente a Fábio – um Nissan Versa – com Carlos Eduardo e Fábio seguiu com a L200 de Carlos Eduardo, ambos em direção ao município de Barra do Choça. Na altura da entrada da UDV, Fábio abandonou a L200 e retornou em direção a Conquista dentro do veículo em que estava Edimar e Carlos Eduardo. Já Adriano ficou na estrada com as vítimas Marcilene e Ana Cristina.

 

“Enquanto estava sozinho com as vítimas, o denunciado Adriano, que portava um revólver, determinou que elas deitassem no chão, momento em que, aproveitando-se da impossibilidade de defesa das vítimas, deferiu-lhes vários golpes há cabeça e na face, com um bloco de concreto”, aponta a denúncia do MP-BA, concluindo que “os golpes aludidos revelaram a crueldade do acusado Adriano e causaram intenso sofrimento nas vítimas”. Edimar da Silva Brito, Fábio de Jesus Santos e Adriano Silva dos Santos aguardam a resposta da vara do Júri, que irá definir se acolhe a denúncia e, posteriormente, mandará citar. Depois, os réus precisam se defender e, a partir disso, começa instrução do processo, quando as testemunhas serão ouvidas. Os três responderão por duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e com recurso que impossibilitou a defesa das vítimas). Adriano ainda responderá por porte ilegal de arma. Edimar, Fábio e Adriano encontram-se custodiados no presídio Nilton Gonçalves.

CONTINUE LENDO

Weliton busca consenso entre acessibilidade e exploração comercial dos espaços pelos bares e restaurantes

  • 18 Fev 2016
  • 10:10h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Nos últimos dias uma grande preocupação passou a tomar conta dos comerciantes que foram notificados pela administração municipal dando o prazo de vinte e quatro horas para que retirassem mesas e cadeiras dos passeios, praças, ruas, e qualquer logradouro público. Segundo informações a medida se deu em razão de denuncia no Ministério Público que notificou a prefeitura, solicitando que aplicassem a lei que trata sobre o assunto. A grande problemática se deu em razão do denunciante alegar que os estabelecimentos que realizavam essa prática estavam impedindo a acessibilidade das pessoas, obstruindo a livre passagem e a segurança das pessoas. Mediante toda as pressuposições sobre a recomendação do Ministério Público e sobre as notificações encaminhadas pela administração municipal, que fizeram com que muitos comerciantes deixassem de realizar seu trabalho o vereador Weliton Lopes, sempre atento a todos os fatos que ocorrem na cidade, realizou ofício direcionado ao gestor público a fim de que possa obter informações precisas sobre a Lei e sobre a Recomendação. O parlamentar explica que de forma alguma é contrário a garantia da acessibilidade e a livre trafegabilidade, mas que é preciso uma análise mais profunda sobre o caso, visto que envolve também um problema social, já que muitas pessoas ficarão sem fonte de renda, causando um grande transtorno para as famílias e para a economia da cidade. Observou que o país vive um momento de crise e que os pequenos empreendedores têm sido responsáveis por uma grande parcela de geração de empregos, portanto, acredita que possa se chegar a um consenso para que seja garantido o cumprimento da lei e também a oportunidade de continuidade dos serviços prestados por esses trabalhadores. “Estarei encaminhando o documento ao prefeito com cópia para a promotoria para que possa ter em mãos a documentação para ser analisada e assim poder colaborar na solução desta grande problemática que vem afligindo todas essas pessoas. Essa é com certeza uma causa social e o prazo que foi oferecido para adequação da situação é ínfimo.  Não se consegue resolver uma situação no período de vinte e quatro horas. É preciso agir com bom senso. ”       

Serralheria Santa Rita, as melhores opções estão aqui!

  • 18 Fev 2016
  • 10:00h

Forrozeiros lutam para transformar o São João do Nordeste em produto turístico nacional

  • Assessoria de imprensa
  • 18 Fev 2016
  • 09:53h

(Foto: Divulgação)

A nata da produção cultural nordestina se reuniu nesta quarta-feira (17), com o ministro do Turismo Eduardo Alves em Brasília, para reivindicar a consolidação dos festejos de São João no calendário turístico nacional. Os forrozeiros nordestinos marcaram presença, entre eles, Adelmário Coelho, Carlos Pitta, Zelito Miranda e Léo Macedo da banda Estakazero, Del Feliz, Alcymar Monteiro, Flávio Leandro, Flávio José, Genival Lacerda, Frank Aguiar, Geraldo Cardoso, Sandro Becker, Petrúcio Amorim, o grupo Falamansa, Geraldo Azevedo, Amorosa, Targino Gondim, Joquinha Gonzaga. Entre os representantes políticos, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, patrono da Lei da Zabumba aprovada por unanimidade na Alba em 2015, além dos deputados da bancada baiana na Câmara Federal, o ex-secretário do turismo baiano, Domingos Leonelli e a Senadora Lídice da Mata. “Se trata de um excelente negócio para as cidades que realizam os festejos. Representa um décimo terceiro mês de faturamento no comércio, pequenas indústrias e promotores de eventos”, ressaltou Lídice.

(Foto: Divulgação)

Marcelo Nilo foi saudado pelo secretário de turismo da Bahia, Nelson Pellegrino que destacou a importância do seu empenho na preservação dos valores culturais do nordeste e da Bahia. “A promulgação da Lei da Zabumba foi um importante incentivo ao forró e outras manifestações musicais e artísticas regionais”, alegou. “Esse projeto vem fortalecer tanto o trabalho dos forrozeiros que estão aqui que tem suas carreiras consolidadas, quanto dos músicos que ainda não tem recursos e muitas vezes tocam de graça, apenas em lugares remotos”, explicou o líder do legislativo baiano. Nilo considera o São João um evento de importância ainda maior do que o Carnaval pelas suas características como geração de renda e emprego além de enaltecer valores culturais que precisam ser preservados. “O forró é um produto cultural do nordeste e nós queremos fortalecer cada vez mais esse patrimônio”. O ministro garantiu que fará uma pesquisa sobre os números do São João do nordeste e assegurou que os festejos devem entrar para o calendário nacional como um dos principais eventos. “Juntos, transformaremos o São João do Nordeste, no São João do Brasil”. O projeto São João do Brasil visa dimensionar as festas juninas do nordeste como um novo produto turístico para o inverno brasileiro e suas possíveis projeções nos mercados nacional e internacional. O objetivo é também, a médio prazo dar ao São João “status” semelhante ao carnaval e unir culturalmente o Brasil com um produto turístico que abrange todas as classes, todas as faixas etárias e todas as regiões do país.

 

CONTINUE LENDO

Sequestradores de cabeleireira conquistense são condenados a 94 anos de prisão

  • 18 Fev 2016
  • 09:21h

(Foto: Reprodução)

Nove pessoas envolvidas no sequestro da cabeleireira conquistense Arlethe Silva Patez foram condenadas pela Justiça a 94 anos e quatro meses de prisão, na soma total das penas. Outros três suspeitos de envolvimento no crime ainda estão foragidos. A cabeleireira era proprietária de um salão de beleza, no bairro Costa Azul, em Salvador, e estava deixando o local quando foi sequestrada. Ela ficou dez dias no cativeiro até ser resgatada. As informações são do Correio da Bahia. Segundo a assessoria da Polícia Civil, as condenações aconteceram no inicio deste mês. Andresson Lopes Oliveira, o Gordo, foi condenado a 13 anos e seis meses de prisão. Ele é apontado pela polícia como o responsável por escolher a vítima, acompanhar a rotina da cabeleireira e manter a quadrilha informada. Gordo é marido de uma das funcionárias do salão de beleza de Arlethe.

 

O soldado da Polícia Militar Solemar Alves Campos foi condenado a 13 anos de prisão. Ele roubou um veículo Gol, utilizado no dia do sequestro para levar a empresaria até o local do cativeiro, no município de Wenceslau Guimarães, no Sul da Bahia. Ele e Gordo foram presos cerca de um mês após o crime. Solemar também tinha o dever de intervir caso o carro fosse parado em uma blitz, aproveitando do fato de ser policial. Ele era lotado na 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (Salvador). Filipe Assis Lima, que ajudou o militar no roubo do veículo Gol, foi condenado a quatro anos e oito meses – a menor pena. Outros sequestradores receberam diversas penas: Romildo de Jesus Oliveira, o Binho (13 anos), Edicléia Silva Santos (13 anos) – eles foram presos em setembro do ano passado – Manoel Candido da Paz, o Pastor (8 anos), José Evandro de Oliveira Santos, o Vando (10 anos), Inael Moura de Jesus, o Beibe (11 anos), e João Santos Souza (12 anos). Todos já estão presos.

Procurados

A polícia procura ainda pelo traficante Manoel Rafael Bispo de Jesus, o Jorge Bocão, e pelo casal Edson Teixeira dos Santos Júnior e a mulher Vanusa Resende Brito, integrantes da quadrilha. Os três suspeitos têm mandado de prisão preventiva em aberto.

CONTINUE LENDO

Caixa abre inscrições para estagiários de nível médio e técnico

  • 18 Fev 2016
  • 08:42h

(Foto: Reprodução)

A Caixa Econômica Federal abriu nesta quarta-feira (17) inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível médio e técnico. As vagas serão distribuídas nacionalmente e a seleção para composição de cadastro reserva.  As etapas do processo consistem em inscrição, prova online e entrevistas. As inscrições podem ser feitas no site do CIEE (www.ciee.org.br) até 3 de março. Logo depois de se inscrever, o estudante terá acesso à prova, que inclui noções de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais. O resultado sai no dia 4 de março, mesma data para que possíveis recursos sejam apresentados. Os estudantes serão chamadas para entrevistas à medida que as vagas novas forem surgindo ou contratos vigentes encerrados, a partir de 4 de abril. Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Técnico em Administração; Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Finanças Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Informática (Brasília) e Técnico em Segurança do Trabalho. A jornada diária é de 5 horas (25 horas semanais) e a idade mínima 16 anos. É preciso estar cursando devidamente a escola. Os estagiários de nível médio ou técnico recebem bolsa de R$ 500 e auxílio para transporte de R$ 130. Ao todo, 10% dos selecionados serão pessoas com deficiência.