Bahia: Carro tenta passar por linha férrea e é arrastado por trem de carga

  • 03 Mar 2016
  • 16:02h

Carro tenta passar por linha férrea e é arrastado por trem de carga na Bahia (Foto: Diculgação/ Site Bahia10)

O motorista de um carro conseguiu se salvar após o veículo interromper enquanto cruzava uma linha férrea e ser atingido por um trem de carga, na cidade de Dias D'Ávila, localizada na região metropolitana de Salvador. Ninguém ficou ferido no acidente, ocorrido na quarta-feira (2). De acordo com a polícia, o condutor percebeu que o trem estava chegando, saiu do carro e o abandonou na linha férrea. O trem não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo o veículo. Segundo informações da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Dias D'Ávila), o caso ocorreu entre o cruzamento da Rua Ami d’Ávila com a Avenida Garcia D’Ávila.

Macarani: Mãe foi avisada em carta, entregue pelo tráfico, que seu filho iria morrer

  • Blog do Marcelo
  • 03 Mar 2016
  • 15:22h

Ela recebeu uma carta anônima no dia 25 de janeiro, avisando que o seu filho Raimundo Fagner, de 22 anos, estava na mira de assassinos do tráfico de drogas e marcado para morrer, juntamente com outros jovens da vizinhança. Sem saber por que a carta lhe foi entregue, a mulher ainda chegou a procurar a polícia, mas no dia em que foi ao Complexo Policial não encontrou o delegado Dr. Irineu nem os agentes que estavam em diligência e não fez a entrega da carta: “Fui ao Complexo atrás do agente Marcone ou do Delegado, mas não havia nenhum dos dois na hora em que eu fui lá e preferi voltar para casa com a carta na mão, depois não procurei mais a polícia, porque não tinha conhecimento de meu filho envolvido com drogas e ele já estava de passagem comprada para Belo Horizonte e iria viajar no dia 30 de janeiro, quando acabassem as férias dele”, conta. Na noite do dia 29 de janeiro Fagner, que iria viajar na manhã do dia seguinte para a capital mineira recebeu um telefonema, saiu dizendo para mãe que iria resolver um negócio antes de viajar. Essa foi à última vez que dona Vilsa Evangelista viu o filho com vida, meia hora após de sair de casa, ele foi assassinado com três tiros no Bairro Marjorie Parque.No último dia 24 de fevereiro a moradora voltou a receber outra carta do comando do tráfico do município e mesmo já tendo o filho assassinado foi na casa dela que mais uma carta foi colocada por baixo da porta. Dessa vez, a carta lista quatro jovens, todos marcados para serem executados.

 

Assustada, mais uma vez dona Vilsa resolveu procurar ajuda, disponibilizou as cartas para a nossa reportagem e procurou imediatamente o Delegado de Polícia Civil; Dr. Irineu Alves Andrade, para pedir solução na morte do filho e providências urgentes para que as mortes anunciadas sejam evitadas: “Eu não sei por que me mandaram essas cartas, o meu filho já foi morto pelos bandidos, eu já perdi uma parte da minha vida, tudo que eu quero agora é sossego, paz e justiça para a morte de Raimundo. Os meninos que estão na lista eu os conheço porque são moradores aqui do bairro, filhos de amigos e vizinhos, mas não são meus parentes”, disse dona Vilsa, uma pessoa de bem, inclusive querida por todos.

Delegado comenta o caso

Em entrevista ao programa “O Repórter”, apresentado pelo radialista Antônio Araújo, na Rádio Família FM 104,9, o Delegado titular de Macarani, Irineu Alves Andrade, comentou o caso. “É um novo modelo de operação do tráfico que está sempre inovando e agora busca aterrorizar pessoas simples como Dona Vilsa. Nós já identificamos os jovens que estão na lista de execução, constatamos que todos eles de uma forma ou de outra têm ligação com o tráfico de drogas e estamos trabalhando para chegar ao (s) autor (es) das cartas que, comparando as letras, definimos que são da mesma pessoa”, disse o delegado ao Repórter. Quanto ao assassinato de Raimundo Fagner, Dr. Irineu diz que o inquérito foi concluído no dia 29 e o assassino já foi identificado, mas o mesmo está foragido e por isso prefere não divulgar o nome. Em função das cartas divulgadas por dona Vilsa, que na opinião do delegado não precisa temer retaliações: “Ela fez o correto, claro que não corre nenhum risco, o problema dos traficantes era com o seu filho que pagou com a vida, ela não deve nada ao tráfico e nós ficamos realmente curiosos do por que destas cartas terem sido colocadas debaixo da porta da casa dela”, afirmou. Seja como for, quatro jovens ainda estão na lista de execuções do tráfico em Macarani e a cidade está aterrorizada, mas confiante na ação das polícias civil e militar e no excelente trabalho do Dr. Irineu Andrade e sua equipe.

CONTINUE LENDO

Delcídio acerta acordo de delação premiada na Lava Jato e cita Dilma e Lula

  • 03 Mar 2016
  • 14:38h

(Foto: Reprodução)

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) firmou com a Procuradoria Geral da República (PGR) um acordo de delação premiada em troca de possível redução de pena. Ex-líder do governo Dilma Rousseff, Delcídio deixou a prisão em 19 de fevereiro, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter ficado 87 dias na cadeia acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Na delação, Delcídio fez acusações ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Rousseff, conforme revelou edição da revista "IstoÉ" que circula nesta quinta-feira (3). Segundo a publicação, ele disse que Lula tinha conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras e que Dilma agiu para interferir na Lava Jato (veja os principais pontos na imagem abaixo). A TV Globo confirmou que o acordo foi assinado, mas que ainda não está homologado porque um dos pontos foi objeto de questionamento e ainda está sendo ajustado.

 

O advogado do senador do PT, Antonio Figueiredo Basto, disse que não fará comentários sobre a delação premiada de seu cliente, embora a revista tenha divulgado trechos das revelações feitas pelo parlamentar à PGR. Caberá ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidir se vai homologar o acordo ou não. Se não for homologado, o acordo perde a validade. A homologação é a validação de que se trata de um acordo que cumpriu todas as normas previstas em lei. Juristas ouvidos pelo G1 informaram que, se a delação não for homologada, Delcídio não receberá benefícios, como a redução de pena. Mas tudo o que ele disse nos depoimentos, como as acusações a terceiros, indicações de provas, relatos de conversas, continuará valendo e será objeto de investigação e poderá ser considerado em julgamento.

As acusações contra Dilma
De acordo com a revista "IstoÉ", Delcidio contou que Dilma agiu para manter na Petrobras os diretores comprometidos com o esquema de corrupção e atuou para interferir no andamento da Operação Lava Jato. Uma dessas ações, segundo o senador, foi a nomeação para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) do ministro Marcelo Navarro, que se teria se comprometido a votar pela soltura de empreiteiros já denunciados pela Lava Jato. Delcídio afirma na delação, segundo a "IstoÉ", que, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Dilma sabia que havia um esquema de superfaturamento por trás da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e atuou para que Nestor Cerveró, ex-diretor da estatal e um dos presos na Lava Jato, fosse mantido na direção da Petrobras. A presidente, segundo o senador, indicou Cerveró para a diretoria financeira da BR Distribuidora. Delcídio descreveu ainda uma operação de caixa dois na campanha de Dilma em 2010 feita pelo doleiro Adir Assad, também preso na Lava Jato. Segundo o senador, o esquema seria descoberto pela CPI dos Bingos, mas o governo conseguiu barrar a investigação dos parlamentares.

As acusações contra Lula
Ainda de acordo com a revista, Delcídio afirmou que Lula tinha conhecimento do esquema de corrupção que atuava na Petrobras, que agiu pessoalmente para barrar as investigações da Lava Jato e que seria o mandante do pagamento para tentar comprar o silêncio de testemunhas. O ex-presidente, segundo Delcídio, foi o mandante dos pagamentos que o senador ofereceu à família de Cerveró e que resultaram na prisão do senador, em novembro. De acordo com Delcídio, Lula pediu “expressamente” para que ele ajudasse o pecuarista José Carlos Bumlai, porque estaria implicado nas delações do lobista Fernando Baiano e de Cerveró. O senador alega que Lula não queria que Cerveró mencionasse o esquema de Bumlai na compra de sondas superfaturadas feitas pela estatal. Na delação, Delcídio diz que intermediaria o pagamento à família de Cerveró com dinheiro fornecido por Bumlai. O senador também afirma, de acordo com a revista, que em 2006 Lula e o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci teriam articulado um pagamento ao publicitário Marcos Valério para que ele não dissesse o que sabia durante o processo do mensalão. De acordo com o parlamentar, Valério exigiu R$ 200 milhões para se calar na CPI dos Correios, e Lula teria cedido. Palocci, conforme o depoimento, assumiu a tarefa de negociar o pagamento.

Versões dos acusados
O G1 fez contato com a assessoria da Presidência da República, mas não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem. O Instituto Lula divulgou nota com o seguinte teor; "O ex-presidente Lula jamais participou, direta ou indiretamente, de qualquer ilegalidade, seja nos fatos investigados pela operação Lava Jato, ou em qualquer outro, antes, durante ou depois de seu governo." A defesa de José Carlos Bumlai disse que não vai se pronunciar porque não tem conhecimento dos termos da delação. O G1 procurou as assessorias dos ministros Marcelo Navarro (STJ) e Vital do Rêgo (TCU), e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem. Na delação, Delcídio acusou ainda os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Vital do Rego (PMDB-PB) e os deputados Marcos Maia (PT-RS) e Fernando Francischini (SD-PR) de cobrar empreiteiros para que eles não fossem convocados na CPI da Petrobras. O G1 também procurou o deputado Marco Maia e o ex-senador Gim Argello, mas não obteve resposta. Por meio de nota publicada no Facebook, o deputado Fernando Francischini disse que Delcídio é um "mal caráter" e o desafiou a provar "uma vírgula" que foi dita sobre ele na delação. "E eu já mandei ao PGR e ao ministro Teori todas as informações que demonstram a mentira deslavada", escreveu o deputado na rede social.

Situação de Delcídio
Delcídio foi preso por tentar dificultar a delação premiada de Cerveró sobre uma suposta participação do senador em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo investigadores, Delcídio chegou até a oferecer fuga a Cerveró, para que o ex-diretor não fizesse a delação premiada, o que reforçou para as autoridades a tentativa do petista de obstruir a Justiça. A prova da tentativa de obstrução é uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Bernardo, que mostra Delcídio oferecendo fuga para o ex-diretor não fazer a delação. No pedido de prisão, a procuradoria afirma que Delcídio chegou também a oferecer R$ 50 mil mensais para Cerveró em troca de o ex-diretor não citá-lo na delação premiada. O senador está afastado temporariamente do PT. O partido decidiu mantê-lo afastado, sem expulsá-lo, até que o parlamentar apresente uma defesa à sigla e o caso seja analisado internamente. Uma comissão com três integrantes vai elaborar um relatório com base na defesa que Delcídio apresentará.

CONTINUE LENDO

Amarildo Bonfim, coordenador regional do PEN, grava programa partidário que irá ao ar na noite desta sexta-feira (04)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 03 Mar 2016
  • 13:40h

O coordenador regional do PEN, Amarildo Bonfim, durante a gravação do programa partidário (Foto; Laércio de Moraes | Brumado Urgente)

O PEN – Partido Ecológico Nacional em Brumado e região está surgindo, segundo os seus líderes, para proporcionar uma nova dinâmica na área política, oferecendo propostas inovadoras, lutando pela defesa da Ecologia e mostrando novos caminhos que podem ser trilhados na busca pelo bem comum. Na criação desse link dinâmico e interativo, onde os membros poderão participar de uma forma diferenciada na criação dos projetos políticos, a mídia terá um papel muito importante e, nesse contexto, o coordenador regional do PEN, Amarildo Bonfim, gravou a sua participação no programa oficial do partido que irá ao ar nesta sexta-feira (04) no horário nobre. Ele que assumiu um novo desafio na sua carreira, realizando inúmeras articulações na região que vêm resultando na apresentação de pré-candidatos em várias cidades da região está muito confiante e acredita que o PEN logo ocupará um lugar de destaque na política baiana. “Sei que temos um grande caminho pela frente, mas já podemos visualizar que estamos no caminho certo em apresentar uma forma diferenciada de se fazer política” argumentou Amarildo que ainda acrescentou que “o programa partidário, que vai ao ar amanhã mostrará as propostas do PEN e toda a nosso portfólio de ações, por isso convido todos a assistir para conhecer mais de perto o nosso trabalho em prol do desenvolvimento da região”.  

Corpo do neto de Chico Anysio é encontrado no Rio de Janeiro

  • 03 Mar 2016
  • 13:31h

(Foto: Reprodução)

Foi encontrado na manhã desta quinta-feira o corpo de Rian Brito, neto de Chico Anysio, na Praia de Flecheiras, Reserva de Jurubatiba, em Quissamã. A informação foi confirmada pela polícia ao jornal O Globo. O filho do humorista Nizo Neto, de 25 anos, foi visto pela família pela última vez no dia 23 de fevereiro, quando foi deixado pela mãe em uma aula de direção. O local é próximo da Praia do Paulista, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, onde os documentos e roupas do rapaz foram encontrados na semana anterior por um pescador. Ainda não se sabe o motivo que levou Rian a Quissamã.As últimas imagens registradas até o momento do jovem são na Rodoviária Novo Rio, onde ele chegou de táxi, após sacar dinheiro em um shopping, e embarcar em um ônibus para Quissamã. A equipe da Delegacia de Descoberta e Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil, responsável pela busca, sobrevoou a orla local para confirmar a informação de um morador que afirmou ter visto Rian entrar no mar aberto.

Contran adia exigência de habilitação para cinquentinhas. Veja novo prazo

  • 03 Mar 2016
  • 12:36h

(Foto: Reprodução)

O Conselho Nacional de Trânsito prorrogou o prazo dehabilitação para os condutores de ciclomotores, as famosascinquentinhas. Ontem, quarta-feira (02) o órgão publicou a Deliberação 147 alterando a redação da Resolução 572, estendendo o prazo para o dia 31 de maio. Alguns Detrans já haviam postergado a exigência, considerando as dificuldades dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) em atender a demanda. Desde a última terça-fera (01), os condutores de cinquentinhas eram obrigados a possuir documento de habilitação: CNH categoria “A”, a mesma das motos ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). Como nova data estipulada, os condutores desses veículos tem maistempo para se regularizarem. No entanto, a obrigatoriedade para registro e licenciamento continua.Os veículos produzidos após o último dia 31 de julho de 2015, já se equiparam a qualquer outro veículo automotor em se tratando de emplacamentos. Já os fabricados antes disso, tem prazo até outubro de 2017.

Zé Carlos de Jonas tem reunião na Associação do Campo Seco I para anunciar conquista de um trator para a comunidade obtida por meio do mandato do deputado Waldenor

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 03 Mar 2016
  • 12:02h

O vereador Zé Carlos de Jonas durante o encontro com os membros da Associação do Campo Seco para anunciar a conquista do trator (Foto: Divulgação)

O vereador Zé Carlos de Jonas, que, ao longo dos seus mandatos parlamentares vem dando uma atenção muito especial ao meio rural, com grandes conquistas obtidas. Dentro desta dinâmica parlamentar, o vereador continua tendo essa postura e, na noite desta quarta-feira (02), ele esteve visitando a Associação do Campo Seco I para dar uma boa notícia à comunidade, que foi a conquista de um trator completo, com todos os incrementos e máquinas, para ser utilizado para o fomento agrícola. Obtido através de uma emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, que foi repassada a CAR, o trator, que é capaz até de fazer o tombamento da terra, será muito útil para a comunidade que já possui um fábrica de doces e que quer expandir ainda mais a sua produção. “Buscamos de forma incessante, junto ao deputado Waldenor essa grande conquista e estamos muito satisfeitos por mais essa vitória que irá beneficiar e muito a comunidade do Campo Seco I”, expressou o vereador que ainda fez questão de dizer que “agradeço o empenho do deputado Waldenor, que atendeu mais esssa nossa solicitação. Ele vem cumprindo os seus compromissos com Brumado, o que projeta que novas conquistas serão obtidas em breve”. A cerimônia oficial da entrega acontecerá no dia 18 de março na sede da Associação do Campo Seco I, com a presença do deputado Waldenor e de membros do governo do governo do estado.

Brumado: Prefeito Aguiberto apresenta novo veículo do SMTT que será utilizado para a fiscalização do trânsito

  • 03 Mar 2016
  • 11:47h

O veículo contribuirá para que os serviços prestados pelo SMTT sejam ainda mais efetivos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado na busca de atender com mais dinamismo os anseios da população, vem modernizando a frota municipal, obtendo novos veículos para serem utilizados nos mais diversos setores da administração. Neste contexto, o prefeito Aguiberto Lima Dias, na manhã desta quinta-feira (03), fez a apresentação ao superintendente do SMTT – Clidemar Amorim Risério, do veículo 0 km adquirido com recursos próprios do município para ser utilizado na fiscalização do trânsito municipal. Segundo Amorim, está foi uma das reinvindicações do setor que vem buscando a sua expansão para poder exercer de forma mais efetiva a fiscalização do trânsito na cidade, já que o município vem tendo um crescimento muito significativo nos últimos anos. O prefeito citou no momento da apresentação que “reconhecemos a necessidade do setor e, por isso, disponibilizamos um veículo 0KM obtido com recursos próprios, para que a fiscalização do trânsito possa ser exercida deu uma forma mais eficiente”. O superintendente do SMTT, juntamente com os agentes de trânsito presentes no momento agradeceram o reconhecimento do prefeito pelo atendimento à solicitação e não esconderam a satisfação pela nova conquista do setor, que contribuirá para que os serviços sejam ainda mais competentes. 

Samarco poderá desembolsar mais de R$ 20 bilhões por tragédia em Mariana

  • 03 Mar 2016
  • 11:43h

(Foto: Reprodução)

Os recursos prometidos nesta quarta-feira (2) pela mineradora Samarco para revitalizar a Bacia do Rio Doce vão variar conforme as necessidades de reparação, e não possuem um valor máximo de desembolso. As estimativas constam no acordo assinado entre a empresa, os governos de Minas Gerais, Espírito Santo e a União, e vão se somar ao cálculo já feito das medidas compensatórias, que custarão R$ 4,1 bilhões. De acordo com o governo, embora não tenham um limite de financiamento, as ações de reparação foram previamente estimadas em R$ 20 bilhões, mas poderão variar entre R$ 18 bilhões e R$ 26 bilhões a depender do andamento de cada programa reparatório. 

“Se eu fizer um ponto de captação de água num canto do rio, eu tenho um custo. Se eu fizer do outro lado, eu tenho um custo diferenciado”, exemplificou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Dentre as ações de reparação assinadas no acordo, estão estipulados o manejo e a dragagem dos rejeitos, o tratamento dos rios, a recuperação da biodiversidade, incluídos os peixes, a flora e as faunas marinha e terrestre. Além disso, deverá ser criado um sistema de alerta de risco à população, e será garantido o abastecimento público das cidades afetadas com a construção de sistemas alternativos de captação de água. “Tem que ser reparado e não tem limite. Como você não sabe os custos, indica-se e sugere-se retirar toda a lama calha do rio Doce, que está depositada. Vai ter que dragar tudo aquilo, vai ter que fazer bioremediação nos locais em que você identificar contaminação. E pode ser também, pelo fato do uso anterior, por exemplo de garimpo na bacia, que na hora que for dragar, se vier algum metal pesado, vai ter que fazer bioremediação daquilo. Isso tudo exigirá analise técnica e estudos”, disse a ministra. Em paralelo a essas ações, será concretizada a compensação dos danos, que envolve, por exemplo, a indenização das vítimas afetadas pelo maior desastre ambiental do país. Os impactos socioeconômicos e socioambientais, já estipulados em R$ 4,1 bilhões, serão divididos em R$ 240 milhões anuais pelo prazo de 15 anos, além de R$ 500 milhões a serem aplicados no saneamento dos 39 municípios e localidades atingidos. Já a estimativa restante será paga da seguinte forma: R$ 2 bilhões até dezembro, R$ 1,2 bilhão no ano que vem e R$ 1,2 bilhão em 2018. A partir de 2019, informou o governo, os repasses anuais vão variar de R$ 800 milhões a R$ 1,6 bilhão, a depender dos projetos. A cada três anos, com base nos estudos, serão feitas revisões dos orçamentos anuais.

CONTINUE LENDO

Pernilongo também pode ser capaz de transmitir vírus da zika, indica pesquisa

  • 03 Mar 2016
  • 11:03h

(Foto: Reprodução)

O surto do vírus zika no Brasil pode ter um novo vetor além do mosquito Aedes aegypti, segundo revelação feita nessa quarta, 2, por pesquisadores do projeto de vetores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz em Pernambuco. De acordo com a cientista Constância Ayres, o vírus foi encontrado ativo na glândula salivar e no intestino do mosquito Culex, o pernilongo comum. “Isso significa que o atual vírus conseguiu escapar de algumas barreiras no mosquito e chegou à glândula salivar”, explicou a pesquisadora durante o workshop A, B, C, D, E do vírus zika. No encontro, ela apresentou resultados preliminares da investigação que levaram à disseminação do vírus para a glândula salivar do mosquito, por onde aconteceria a transmissão da doença para humanos. A conclusão se deu após Constância realizar em laboratório três infecções em aproximadamente 200 mosquitos Culex criados em laboratório em dezembro e em fevereiro. No experimento, a pesquisadora alimentou por sete dias os pernilongos com sangue infectado pelo zika e a conclusão foi que o vírus se manteve ativo.

 

Apesar de parcial, a pesquisa levanta forte hipótese de o Culex também transmitir o vírus da zika. “Para concluir isso (em definitivo), só falta identificar em campo a espécie de mosquito infectada com o vírus da zika”, ressaltou a bióloga que ingressará com a nova fase da pesquisa, partindo para análise do material de campo que está sendo coletado para chegar a uma conclusão - em seis a oito meses. “Nas casas e onde acontecem registros do vírus estão sendo coletados mosquitos das duas espécies. Trazemos esse material para o laboratório e fazemos os testes moleculares para detectar o vírus nessas espécies. Tendo realizada uma grande quantidade de amostras, poderemos ter uma ideia se o Aedes é o vetor exclusivo, se existem outros vetores e qual a importância de cada um na transmissão”, afirma. A presença do Culex em zonas urbanas do País supera em 20 vezes a incidência do Aedes, conforme os especialistas da Fiocruz. Ele também constituiria uma ameaça maior, por estar disseminado quase em todo o mundo, e por ter facilidade de reprodução em água suja - ao contrário do vetor comum de dengue, zika e chikungunya.

Cautela
Apesar do achado, especialistas dizem que o fato de o Culex ser “infectável” não indica obrigatoriamente que ele possa transmitir zika. “O experimento ainda é muito preliminar”, disse Margareth Capurro, bióloga do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O assunto também foi discutido nessa quarta nos Estados Unidos. Em debate sobre o combate à zika realizado na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Washington, o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, afirmou que será preciso pesquisar mais para descobrir se o vírus pode ser transmitido pelo Culex. “A possível transmissão não está descartada, mas ainda precisa ser provada. É uma das questões que ainda não sabemos responder”, ressaltou. “Diversos estudos estão sendo levados adiante e as análises ainda estão sendo reunidas por entomologisatas e outros especialistas”, afirmou Buss.

Balanço
No mesmo evento, a Opas informou que há 134 mil casos suspeitos de zika no continente e 2.765 confirmados. A organização destaca que, pelo fato de 80% das vítimas serem assintomáticas e ainda existir dificuldade de diagnóstico, esses números não representam o surto.

CONTINUE LENDO

Suspeito de estuprar filha em vídeo que circulou no WhatsApp é morto

  • 03 Mar 2016
  • 10:12h

(Foto: Reprodução)

Um homem suspeito de estuprar a filha de quatro anos foi morto a tiros na tarde de terça-feira (1°), na cidade de Itabuna, sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, ele havia sido denunciado pela mãe da criança após um vídeo em que ele supostamente estuprava a filha circular na cidade pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.  O titular da Delegacia de Homicídios de Itabuna, Marlos Macedo, disse ao G1 que Rodrigo José Silva, conhecido como “Rodrigo Gago”, foi baleado com vários tiros no bairro Nova Ferradas e levado para o Hospital Base de Itabuna, onde morreu. “Seis indivíduos são suspeitos. O indicativo é de que a ordem de matar veio de detentos do presídio de Itabuna”, informa o delegado. A polícia ainda realiza buscas pelos suspeitos. Ainda segundo o delegado, no vídeo em que o homem supostamente estupra a filha, o rosto do suspeito não aparece nas imagens, mas ainda assim a mãe conseguiu reconhecer o pai da vítima. A denúncia de estupro foi feita à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade.

TAISAN: FOX BLACK 1.0 BÁSICO

  • 03 Mar 2016
  • 09:34h

Brumado: Prefeitura abre Processo Seletivo para contratação de professor

  • Brumado Urgente
  • 03 Mar 2016
  • 08:51h

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura Municipal de Brumado abriu o processo seletivo referente a contratação de servidores do Quadro Efetivo da Prefeitura Municipal. Foi divulgado o Edital no 01/2016 que será executado pelo Serviço de Processamento de Dados - Seprod. As vagas são destinadas para Professor de Biologia, Professor de inglês, professor de nível II com Nível Superior Completo em Pedagogia, Tradutor / Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, e cuidador de creche (Nível médio).  O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o grau de escolaridade: para nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 50 e, para nível médio, a taxa é de R$ 40. As inscrições já estão abertas e deverão ser feitas exclusivamente pela internet no site www.seprod.com.br até o dia 10 de março. Maiores informações no Edital nº 01/2016

 

 

 

Capital baiana: Professores municipais decretam greve após assembleia

  • 03 Mar 2016
  • 08:06h

(Foto: Divulgação)

Os professores municipais de Salvadordecretaram greve por tempo indeterminada em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (2), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. A categoria reivindica que um terço da jornada integral do professor, que pode ser de 20h ou 40h semanais, seja reservada para trabalhos extra classe. De acordo com Elza Melo, diretora da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), as escolas municipais da capital baiana já terão as aulas suspensas a partir da noite desta quarta. A sindicalista explicou que, para que a reserva de horário seja cumprida, a prefeitura terá que contratar novos professores. "Quando formos desenvolver as atividades extra classe, o aluno não vai para casa. Ele fica na sala com o professor substituto", afirma. Através de sua assessoria, o secretário municipal de Educação, Guilherme Bellintani, afirmou que "82% das escolas já estão com a jornada integral implantada e que as 18% restantes terão implementadas a jornada até o dia 10 de março".A Prefeitura vai gastar por ano R$ 80 milhões para implantar a jornada integral. Tudo foi feito com muito diálogo. Agora a radicalização de um grupo pode prejudicar toda uma classe. Mas tenho certeza que o bom senso prevalecerá e a paralisação terá curta duração, até porque os alunos não podem ser prejudicados”, acrescentou Bellintani.

Nota Pública: PT de Brumado

  • PT de Brumado
  • 03 Mar 2016
  • 07:17h

(Divulgação)

O presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Brumado-BA, perplexo com os fatos veiculados no último dia 16/02 por um blog local, que ao tratar do ex-vice-governador Edmundo Pereira, apontou “sobre a possibilidade de sua transferência para o PSD, do senador Otto Alencar, ele nega, mas a possibilidade existe, já que o PT não deverá ter candidato próprio nas eleições municipais devido aos acordos firmados em 2014”, tem a dizer o seguinte: 


1- É desejo do conjunto de filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado apresentar candidatura própria ao Executivo Municipal nas eleições deste ano de 2016, em razão do acúmulo político do Partido nas últimas eleições, do peso de sua bancada na Câmara de Vereadores e pelo capital político e eleitoral de suas principais lideranças, entre outras razões;


2- É sabido da militância que o nome do companheiro Edmundo Pereira Santos, ex-prefeito de Brumado e ex-vice-governador da Bahia, foi o único nome do partido até agora a ter se disponibilizado para a disputa, e apresenta nas pesquisas e sondagens realizadas as melhores condições para representar o PT no pleito de outubro próximo, inclusive, em reunião com a bancada de vereadores e parte da Executiva Municipal, o Presidente do PT de Brumado convidou Edmundo Pereira a assumir a candidatura;


3- É mentirosa qualquer matéria jornalística que afirme que o PT de Brumado “não deverá ter candidato próprio nas eleições municipais devido aos acordos firmados em 2014”, pelo contrário, a candidatura própria é um desejo da militância do PT de Brumado e tem total consonância com as diretrizes da Direção do PT na Bahia, sobretudo pelo fato de Brumado ser uma cidade estratégica numa região importante e também estratégica de nosso estado;


4- É fantasioso imaginar que exista tal espécie de acordo, pois se este existisse, a migração de Edmundo do PT para o PSD (que também é um partido da base do Governador), implicaria, por razões óbvias, na impossibilidade de uma candidatura à prefeito. Portanto, cogitar que não teremos candidato próprio “devido aos acordos firmados em 2014”, tem uma intenção de provocar cizânia interna no PT de Brumado, disseminando boatos que tem como único objetivo prejudicar e enfraquecer o partido e suas lideranças. O PT de Brumado não participou de nenhum acordo, e tampouco o PT Estadual e Nacional, que indicasse a impossibilidade de candidatura própria em 2016;


5- Caso a política de alianças que dá sustentação ao Governador Rui Costa venha a suscitar uma necessidade de apoio a candidatos que não sejam do PT, isso não implica, em nosso caso, que o PT local esteja obrigado a admitir e participar deste eventual apoio e coligação, pelo contrário, está garantido ao PT de Brumado a autonomia para assumir uma candidatura própria, que respeite o arco de alianças que deu sustentação às campanhas de Dilma e Rui nas eleições passadas;


6- Na Plenária Territorial do PT da Serra Geral, realizada na Câmara de Vereadores de Guanambi-BA em 20/02, o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, garantiu de público, em alto e bom som, em atenção à fala do Presidente do PT de Brumado, que “quem pediu o impeachment de Dilma, quem não deu sustentação à campanha de Dilma, quem combateu o PT nas últimas eleições presidenciais, não terá o apoio do PT e de nosso governo, só terá o apoio do PT nos palanques aqueles candidatos que tenham feito a defesa de Dilma, de Lula e do projeto do PT”;


7- A presidência do PT de Brumado estará convocando, em curto espaço de tempo, reunião de sua Comissão Executiva Municipal, bem como de seu Diretório, para, em consonância com as Resoluções do PT Estadual, adotar medidas para construir alianças com as forças políticas que desejem, no município, reproduzir o ambiente de construção democrática e participativa do PGP nestas eleições de 2016, atualizando diretrizes e adaptando-as às realidades e desafios de nosso município.


Brumado, 02 de março de 2016
Luiz Frederico Leite Rêgo
Presidente do Diretório Municipal do PT de Brumado