Uesb registra boletim de ocorrência na polícia após ameaças aos professores nas redes sociais

  • g1 BA e TV Bahia
  • 06 Out 2022
  • 11:18h

Foto: Divulgação/Uesb

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil após um áudio com ameaças aos professores circular nas rede sociais, na quarta-feira (5). As aulas na instituição não foram suspensas.

Nesse áudio, a pessoa, que ainda não foi identificada, fala sobre a suposta votação excessiva em candidatos de partidos "de esquerda" em Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral da Bahia.

O homem atribui a quantidade de votos as ações da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Confira abaixo trechos dos áudios viralizados nas redes sociais:

 

  • “Esse povo de Conquista descarado. Rapaz, olha as carreatas nossa, rapaz. Olha a votação que essa * teve aqui, dentro de Vitória da Conquista”.
  • “Oh povinho descarado de Vitória da Conquista. Isso é essa porqueira dessa Uesb. Nós vamos botar uma bomba nessa Uesb, para enfiar uma bomba ** de cada professor desse aí que estava fazendo campanha contra”.
  • “Vá para *. Que Uesbizinha da ***. Mas, nós vamos vencer. Nós vamos para luta”.

 

Em nota, a Reitoria da Uesb informou que registrou a ameaça à sua integridade e à das pessoas que compõem sua comunidade, para se resguardar e a alertar as autoridades competentes, no caso de possíveis novos áudios se multiplicarem ou se expressarem de forma ainda mais agressiva do que o registrado até o momento.

O caso é investigado na Delegacia de Vitória da Conquista.

CONTINUE LENDO

Sudoeste: PF deflagra operação para acompanhar fiscalização em barragens de rejeitos de mineração

  • g1 BA
  • 06 Out 2022
  • 09:29h

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (5) a Operação Contenção, com o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão e acompanhar o procedimento de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), na zona rural de Maiquinique, no sudoeste da Bahia.

A ação aconteceu em uma empresa de mineração de grafite, que possui barragens de despejo de rejeitos de mineração.

Segundo a PF, as barragens já tinham sido embargadas pela ANM nos meses de julho e agosto deste ano, por constatar risco alto de rompimento por causa de diversas irregularidades apontadas, como erosões generalizadas e existência de trincas.

O supervisor de produção e o gerente da empresa mineradora foram ouvidos. Além disso, os policiais recolheram documentos que serão analisados em conjunto com relatório de fiscalização da ANM, para constatar o efetivo descumprimento dos embargos e o risco real de rompimento das estruturas que recebem os rejeitos da atividade de mineração.

Os crimes citados estão previstos nos artigos 330 (Desobediência), 254 (Inundação) e 256 (Desabamento ou desmoronamento) do Código Penal, e no artigo 54, V, § 3º da Lei de crimes ambientais.

CONTINUE LENDO

Brumado: Carreta que transportava arroz é atingida por trem carregado de minério

  • g1 BA e TV Bahia
  • 06 Out 2022
  • 07:04h

Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma carreta foi atingida por um trem carregado de minério nesta quarta-feira (5), em Brumado, no sudoeste da Bahia. Ninguém ficou ferido.

O motorista do veículo de carga disse que errou ao calcular o tempo de travessia do cruzamento da rodovia Centro Atlântica e a BR-030, o que acabou provocando o acidente.

A segunda carroceria da carreta, que estava carregada de arroz, foi atingida. Testemunhas contaram que a carga não foi saqueada porque uma escolta armada acompanhava o veículo.

A ferrovia ficou interditada até o início da tarde desta quarta.

Fim da guerra de Canudos completa 125 anos nesta quarta-feira; confronto deixou mais de 25 mil pessoas mortas

  • g1 BA e TV Bahia
  • 05 Out 2022
  • 18:29h

Foto: Reprodução/TV Bahia

O fim da guerra de Canudos completa 125 anos nesta quarta-feira (5). Um dos principais conflitos da história no país aconteceu em um vilarejo do sertão baiano, liderado por Antônio Conselheiro. O confronto entre os moradores da cidade de Canudos e o exército brasileiro deixou mais de 25 mil pessoas mortas.

A cidade de canudos fica a 400 quilômetros de Salvador no sertão baiano. A memória do beato Antônio Conselheiro está no comércio, igreja e monumentos, que se misturam ao belo cenário da caatinga.

A estátua de Conselheiro marca um dos fatos mais impressionantes da história do brasil. O religioso cearense peregrinou pelo sertão e chegou a Canudos, que era uma fazenda abandonada no interior da Bahia em 1893.

Aos poucos sertanejos pobres, a maioria agricultores e vaqueiros, se juntaram a Conselheiro no povoado batizado de Belo Monte.

Historiadores estimam que o vilarejo logo virou a terceira maior cidade da Bahia. O carisma de Antônio Conselheiro também incomodou a igreja e o estado e assim começou a guerra de Canudos, em 1896.

"Na verdade era um período agudo do estado brasileiro, que é nas proximidades, quando o Império é derrubado e surge a República", explicou o tenente Raimundo Marins, historiador da Polícia Militar.

O filme "Guerra de Canudos", do cineasta Sérgio Guerra, foi produzido no centenário da queda de Canudos. José Wilker interpretou Antônio Conselheiro.

A cabeça de Conselheiro usada no filme foi doada a Universidade Estadual da Bahia (Uneb). A instituição criou um memorial, um museu e o Parque Estadual de Canudos, onde se deu a guerra.

No memorial está o Jardim Euclidiano, homenagem ao escritor Euclides da Cunha, autor de "Os sertões", livro que mostrou a violência das batalhas.

"Lá se matou crianças, se matou velhos, e degolou. É um crime inominável, imprescritível e que até hoje não foi reparado pelo estado", contou o historiador da Uneb, Manoel Neto.

Estima-se que cerca de cinco mil militares e 20 mil sertanejos morreram na invasão de Canudos.

No aniversario de 125 anos da queda de Canudos, a cruz que ficava a frente da igreja construída por Conselheiro é a maior de todas as relíquias.

"Uma comunidade que foi erguida com os princípios da irmandade, do comunitarismo, onde se repartia, dividia o pão, onde a terra era de todos, onde se tinha escola, casa, comida, e o Estado, a República foi lá e tomou isso do povo sertanejo", afirmou o historiador do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município (IPMC), João Batista Lima.

CONTINUE LENDO

Boquira: TJ-BA declara inconstitucional isenção de taxa para imóveis rurais

  • Bahia Notícias
  • 05 Out 2022
  • 16:09h

Foto: Reprodução / Blog do Alécio Brandão

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) considerou procedente um pedido do prefeito de Boquira, na Bacia do Paramirim, Luciano de Oliveira e Silva, o Luciano da Farmácia (PSB). Em decisão desta quarta-feira (5), o Tribunal julgou como inconstitucional uma lei do Município que isentava donos de imóveis rurais de pagar uma contribuição de serviço de iluminação pública [Cosip].

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade [Adin], o gestor argumentou que a Câmara de Vereadores não respeitou o processo exigido para aprovação da iniciativa, ferindo o rito legalmente determinado.

Nos últimos dias, Boquira ficou conhecida também por ser a cidade com maior votação proporcional para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno na Bahia. O postulante teve 89,74% dos votos válidos no município

MP pede que Gusttavo Lima pague multa por propaganda eleitoral irregular

  • Bahia Notícias
  • 05 Out 2022
  • 14:05h

Foto: Reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) recebeu um pedido de condenação e pagamento de multa de R$ 20 mil contra o cantor Gusttavo Lima e o Frigorífico Goiás por propaganda eleitoral irregular.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPE), a solicitação foi feita porque em maio deste ano, foi noticiado que havia um helicóptero do cantor completamente adesivado nas cores verde e amarelo, com a mensagem “Bolsonaro Presidente”, no heliponto da loja Frigorífico Goiás, em Goiânia.

Segundo a lei que estabelece as normas para as eleições (Lei n. 9.504/1997), é permitida apenas a adesivagem plástica em veículos e janelas residenciais, desde que não exceda a meio metro quadrado.

A Justiça ainda determinou que a Polícia Federal instaure inquérito para apurar a denúncia de que uma mulher morreu na porta do frigorífico, após um tumulto causado por uma promoção de carne que usava a imagem de Jair Bolsonaro. 

Sudoeste: MPT instaura inquérito para investigar morte de operário após elevador de carga despencar do 8ª andar

  • TV Sudoeste e g1 BA
  • 05 Out 2022
  • 11:40h

Foto: TV Sudoeste

O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) instaurou um inquérito para investigar a morte do operário José Carlos dos Santos, de 43 anos, após o elevador de carga de uma obra em que ele trabalhava despencar do oitavo andar. O caso ocorreu na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia.

De acordo com o MPT-BA, o procedimento tem como objetivo apurar as responsabilidades trabalhistas do caso.

Segundo uma testemunha que estava no local do acidente, o homem colocava materiais no elevador de carga quando houve um estrondo. José Carlos sofreu traumatismo craniano.

A Polícia Civil isolou o local e o corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Ainda de acordo com a polícia, uma equipe vai ao local da obra nesta quarta-feira (5) para identificar os responsáveis pela obra, que serão intimados a prestar esclarecimentos.

Por meio de nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) informou que a obra foi fiscalizada na última semana de setembro, quando equipes do órgão estiveram no local.

Ainda na nota, o Crea-BA disse que equipes foram novamente até o local para colher informações e dados da obra, para apurar quem são os responsáveis pela construção e pelo acidente.

Já a prefeitura de Guanambi, informou que não vai emitir nota ou parecer sobre a situação, porque a fiscalização da obra é de responsabilidade do Crea-BA.

CONTINUE LENDO

Censo 2022 visita 83,1% dos domicílios e registra 8,5 milhões de pessoas na Bahia com dois meses de coleta

  • g1 BA
  • 05 Out 2022
  • 09:03h

Foto: Licia Rubinstein / IBGE

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitaram 83,1% dos domicílios na Bahia e registraram 8,5 milhões de pessoas no estado, com dois meses de coleta de dados.

Segundo o IBGE, entre 1º de agosto e a manhã de segunda-feira (3), o Censo Demográfico 2022 visitou oito em cada dez domicílios na Bahia (4,4 milhões de residências), quarta maior percentual entre os estados.

A população recenseada no estado (8.510.836 pessoas) representa 57,2% do total estimado para o estado (14.873.064 pessoas), nono maior percentual entre as 27 unidades da Federação e acima do nacional (49,7%).

Com a quarta maior população do país, o estado tem também o quarto maior número de pessoas recenseadas até o momento, atrás de São Paulo (17,9 milhões), Minas Gerais (10,6 milhões de pessoas) e Rio de Janeiro (8,546 milhões).

Da população já recenseada na Bahia, 52,2% são mulheres (4,4 milhões) e 47,8% são homens (4,1 milhões). Depois de dois meses de recenseamento, o estado mantém a maior população quilombola (214.652 pessoas) e a segunda maior população indígena (129.686 pessoas) do país.

Do 1º para o 2º mês de coleta, tanto recusa em responder ao Censo (de 2,0% para 1,7%) quanto domicílios com moradores ausentes (de 11,0% para 7,9%) diminuíram na Bahia.

Até o momento, 44,1% dos municípios baianos já recensearam pelo menos 2/3 da população estimada.

Todo os dados se referem às informações coletadas entre 1º de agosto e as 8h de 3 de outubro. O Censo 2022 segue em todo o país.

O prazo final de coleta foi adiado de 31 de outubro para o início de dezembro, mantendo-se a previsão de divulgação da população por município no fim deste ano.

CONTINUE LENDO

Brumado: É hoje (05), na sede da OAB, Palestra com Juiz Federal, cujo tema será “Desapropriação e possíveis soluções processuais para a lentidão da tramitação processual”

  • 05 Out 2022
  • 07:49h

Foto: Divulgação

Será realizada hoje (05/10), as 19:00 horas na sede da OAB Subseção de Brumado, uma palestra com o Juiz Federal - Dr. João Batista de Castro Júnior.

A temática abordada será sobre Desapropriação e possíveis soluções processuais para a lentidão da tramitação processual.

Vale ressaltar, que o palestrante é o Juiz titular da 1º Vara da Justiça Federal da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, tendo ampla experiência no julgamento de Ações de Desapropriação ajuizadas pelo poder público. Para participar da palestra, o interessado poderá realizar a sua inscrição no início do evento, devendo para tanto, contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Lembrando que, será disponibilizado Certificado de participação como Ouvinte, com a carga horária de 02 (duas) horas.

O palestrante Dr. João Batista de Castro Júnior é Graduado em Direito pela UFBA, Doutor em Linguística e Cultura pela mesma Universidade, leciona Teoria da Constituição e Teoria do Processo como professor adjunto do Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e Juiz Federal.

Contamos com a sua presença.

Atenciosamente,

Bianca Lago Gomes

Presidente da Comissão de Direito Agrário e Advocacia Extrajudicial da OAB – Brumado.

Segundo turno começa com fake news associando Lula ao satanismo e polêmica sobre Bolsonaro na maçonaria

  • g1
  • 05 Out 2022
  • 07:09h

Foto: Reprodução

O segundo turno das eleições presidenciais começou com publicações nas redes sociais associando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a satanismo, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), à maçonaria.

Um vídeo antigo, que passou a circular nesta terça-feira (4) em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens, mostra o presidente discursando em uma loja da maçonaria. O conteúdo é anterior à primeira candidatura de Bolsonaro à Presidência, em 2018.

No material, Bolsonaro diz não ter intenção de concorrer ao cargo de chefe do Executivo. "Não estou candidato a nada", afirmou ele na ocasião. Até a última atualização desta reportagem, o presidente não havia se pronunciado publicamente a respeito da declaração.

A existência de um suposto vínculo entre Bolsonaro e a maçonaria poderia ser vista como problema pela campanha do presidente porque o grupo já foi criticado por influentes lideranças evangélicas que apoiam o candidato à reeleição, como Silas Malafaia.

Um outro vídeo que voltou a circular, por exemplo, mostra o pastor bolsonarista respondendo a uma pergunta sobre maçonaria, associada por ele a "trevas".

Sem data definida, o conteúdo tem um trecho no qual Malafaia afirma: "A maçonaria não é para nós [evangélicos]. Tem coisas que valem pra qualquer pessoa, para o povo de Deus não presta e não serve. Nós somos da luz, saímos das trevas. Isso é calúnia".

Já Lula, poucas horas após garantir vaga no segundo turno da disputa presidencial, foi associado a um homem identificado como Vicky Vanilla, que seria satanista.

Em nota, o PT afirma que não há relação entre o homem e o ex-presidente. "Quem espalha isso é desonesto e abusa da boa-fé das pessoas", diz o comunicado. O partido acusa grupos bolsonaristas no Telegram e WhatsApp de compartilharem a mentira.

Já Vicky Vanilla divulgou um vídeo nesta terça em que afirma ter recebido ameaças e desmentindo o boato.

"Esse pronunciamento faz parte de uma live que fiz e está sendo usado fora de contexto", diz. "O vídeo está sendo espalhado como uma fake news a meu respeito e a respeito do candidato Lula, que não tem qualquer ligação com a nossa casa espiritual."

CONTINUE LENDO

Sergio Moro declara apoio a Bolsonaro no 2º turno

  • g1
  • 04 Out 2022
  • 20:13h

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Sergio Moro declarou nesta terça-feira (4) apoio ao presidente Jair Bolsonaro no 2º turno por meio de uma nota publicada nas redes sociais.

Na conta do Twitter, Moro disse que Lula (PT) não é uma opção e que o governo do petista foi marcado pela corrupção.

"Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro", publicou Moro.

Em entrevista à RPC, Moro já havia afirmado que não apoiaria o candidato e ex-presidente Lula (PT).

“Nós vamos definir a nossa posição nos próximos dias. Hoje é um dia de reflexão, um dia de agradecimento, um dia de nós nos posicionarmos, mas de todo modo eu já falei anteriormente: jamais estaremos do lado do Lula e do PT”, afirmou o ex-juiz.

Ciro divulga vídeo sobre apoio a Lula: 'Última saída'

  • g1
  • 04 Out 2022
  • 18:11h

Foto: Marcos Serra Lima/g1

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) anunciou nesta terça (4) apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para a Presidência da República.

Ciro Gomes evitou citar o nome de Lula, afirmando que "acompanha a decisão do partido". O anúncio foi feito menos de uma hora após o PDT declarar apoio a Lula em decisão unânime pelo diretório nacional da sigla.

"Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias", disse. "Ao contrário da campanha violenta da qual fui vítima, nunca me ausentei ou me ausentarei da luta pelo Brasil. Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora."

Ciro diz ainda que "frente às circunstâncias", o apoio a Lula era a "última saída". "Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste para os brasileiros duas opções ao meu ver insatisfatórias."

Apesar de citar piora na "trilha democrática", Ciro diz não acreditar que a democracia esteja em risco nessas eleições, mas pondera sobre o que classifica como "absoluto fracasso na nossa democracia em construir um ambiente de oportunidades que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo".

CONTINUE LENDO

Brasil: Bebê morre após pai jogar celular nele ao tentar atingir a mulher

  • g1 Goiás
  • 04 Out 2022
  • 16:08h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um menino de 2 meses de vida morreu após ser atingido, a princípio, por um celular jogado pelo próprio pai na tentativa de atingir a esposa, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O homem não foi preso e prestou depoimento à Polícia Civil espontaneamente.

"Ele pode ser indiciado por lesão corporal seguida de morte, como ele prestou socorro levando o menino para o hospital, a intenção pode ter sido lesionar e não matar", esclareceu a delegada Samya Barros.

A delegada disse nesta segunda-feira (3) que pediu perícia no corpo, porque há suspeita de que as lesões são incompatíveis com lesões culposas, quando não há intenção de machucar.

Rio São Francisco completa 521 anos de descobrimento e estudos alertam para redução do volume de água

  • g1 BA
  • 04 Out 2022
  • 14:04h

Foto: Kris de Lima/TV São Francisco

O Rio São Francisco, terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, completa 521 anos de descobrimento nesta terça-feira (4), e os especialistas do MapBiomas alertam que, nas últimas três décadas, 50% do seu volume de água foi perdido.

O Velho Chico, como é popularmente conhecido, passa por seis estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal.

De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), os principais riscos à bacia são: desmatamento; poluição urbana, industrial, mineral e agrícola; e alto consumo de água para irrigação. O comitê destaca a importância de preservar a bacia, que abrange 8% do território nacional.

Estudos feitos pelo comitê apontam dois problemas que refletem na saúde do rio: a perda de água potável e a falta de saneamento básico. De acordo com pesquisadores, ao distribuir água para consumo humano, há uma perda de 40% de água potável, o que corresponde a 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável perdidas todos dias, quantidade suficiente para abastecer 63 milhões de brasileiros em um ano.

A bacia hidrográfica do Rio São Francisco tem uma extensão 2.863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km².

Na Bahia, o rio passa por diversas cidades, como Juazeiro, no norte, onde faz divisa com o estado de Pernambuco. Em Bom Jesus da Lapa, no oeste, existe a forte presença de ribeirinhos, enquanto em Paulo Afonso, também no norte, o Velho Chico abastece um dos maiores complexos hidrelétricos do Brasil, composto por um conjunto de usinas que produzem 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do rio.

Além disso, o São Francisco também abrange o reservatório de Sobradinho, posicionado a 748 km de sua foz. Além da geração de energia elétrica para o Nordeste, esta é a principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região, conforme a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O reservatório de Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d'água de 4.214 km2 e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos. Esses números o tornam o maior lago artificial do mundo.

Além disso, o rio São Francisco tem grande importância na agricultura do Vale do São Francisco, um dos maiores celeiros da fruticultura brasileira. Os pomares empregam 250 mil trabalhadores e produzem quase 1,5 milhão de toneladas de frutas por ano. Este é o maior polo nacional de produção de manga, com colheita média de mais de 750 mil toneladas da fruta a cada safra.

CONTINUE LENDO

Inscrições para concurso do INSS são prorrogadas

  • Folhapress
  • 04 Out 2022
  • 11:08h

Foto: Reprodução / Gov.br

As inscrições para o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com mil vagas de técnico do seguro social foram prorrogadas até as 23h59 desta terça (4).

A procura foi tão grande que o site cebraspe.org.br, onde as inscrições são feitas, ficou fora do ar. A instabilidade ocorre em todos os navegadores de internet. No Twitter, candidatos relataram preocupação com a possibilidade de perder o prazo da seleção.

O Cebraspe, responsável pela seleção, informou que está trabalhando para restabelecer os sistemas "o mais breve possível". Segundo o INSS, a retificação do edital com a alteração do prazo de inscrição será publicada no Diário Oficial desta terça.

 

 

 

O governo já estimou que a seleção poderá receber 1,5 milhão de inscrições. No último concurso do INSS, publicado em dezembro de 2015, foram mais de 1 milhão de participantes para 950 vagas e o cargo de técnico do seguro social teve disputa de 1.304 candidatos por vaga.
 

O cargo de técnico do seguro social exige ensino médio completo e tem salário de até R$ 5.905,79 para jornada de 40 horas semanais. As mil vagas estão distribuídas nas 97 gerências executivas do instituto localizadas em todo o país. Do total, 708 são para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 para negros.
 

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 21 de outubro. Candidatos que atendem aos critérios podem conseguir a gratuidade (clique aqui para saber as regras).
 

As contratações estão previstas para 2023. Quem for aprovado precisa ter certificado de ensino médio ou curso técnico expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) com conclusão até a data da posse.
 

As provas estão previstas para o dia 27 de novembro, com duração de 3h30. Serão 50 questões sobre conhecimentos básicos e 70 questões sobre conhecimentos específicos. O concurso terá duas fases, ambas eliminatórias, com prova e curso.
 

O QUE FAZ UM TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL
 

A principal função é atender ao público. Outras atribuições são assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos, realizar atividades ligadas a reconhecimento de direitos previdenciários, direitos vinculados à lei 8.742/93 e outros sob a responsabilidade do INSS.
 

A função também prevê desenvolver atividades de instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, fazer estudos, pesquisas e levantamentos de informações, elaborar minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos do instituto e avaliar processos administrativos, oferecendo subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão.
 

*
 

CONCURSO INSS 2022
 

Total de vagas: 1.000
 

Cargo: técnico do seguro social
 

Escolaridade: ensino médio
 

Salário: até R$ 5.905,79
 

Taxa: R$ 85 (pagamento até 21 de outubro)
 

Onde se inscrever: cebraspe.org.br
 

Provas: previstas para 27 de novembro
 

Curso eliminatório: previsto para janeiro de 2023

CONTINUE LENDO