Primeira droga contra obesidade aprovada no país chega ao mercado no 2º semestre

  • 06 Mar 2016
  • 10:01h

(Foto: Divulgação)

O tratamento de obesidade ganhou um novo aliado nesta segunda-feira (29). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Saxenda, primeira droga contra a doença no país, desde 1998. O medicamento tem o mesmo princípio ativo do Victoza, aprovado no país em 2010 para controle da diabetes tipo 2, cujo efeito colateral era a redução de peso. O Saxenda deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano, a custar pelo menos R$ 400. De acordo com a Folha, o princípio do Victoza, a liraglutida, foi estudada especificamente para a obesidade e aprovada com este fim nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. A diferença é a dose maior. "Já havia pistas de que a liraglutida poderia ser eficaz na perda de peso, mas não sabíamos com se comportaria em não diabéticos", disse João Eduardo Salles, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. O uso do Saxenda é indicado para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais, equivalente à obesidade, ou 27 ou mais, referente ao sobrepeso. A condição de uso é que haja pelo menos uma outra doença associada ao peso. "Não é para tratar uma pessoa que quer perder uns quilinhos para o verão. O uso da droga tem que ter indicação médica", acrescenta Bruno Halpern, coordenador do Centro de Controle de Peso do Hospital 9 de Julho. Por meio de nota, a Anvisa informou que o Saxenda foi aprovado para controle crônico de peso "em associação a uma dieta baixa em calorias e aumento de exercício físico", de modo que "a segurança do produto continuarpa sendo monitoroada com estudos pós-comercialização". O acompanhamento médico também é indicado, por causa dos possíveis efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais, ligados à vesícula biliar e a pancreatite. 

Dormir pouco tem o mesmo efeito que o uso de maconha no aumento da fome

  • 06 Mar 2016
  • 09:02h

(Foto: Reprodução)

Estudo feito pela Universidade de Chicago mostra semelhança entre poucas horas de sono e o uso da maconha: o aumento da fome. Isso porque a privação de sono pode aumentar os níveis do sinal químico endocanabinoide 2-araquidonoilglicerol (2-AG), componente do mesmo sistema que é alvo do ingrediente ativo da maconha, responsável por amplificar o desejo pela ingestão de alimentos. "Sabemos que a maconha ativa o sistema endocanabinoide e leva as pessoas a comerem demais quando não estão com fome, e normalmente elas se alimentam de doces saborosos e gordurosos", conta Erin Hanlon, autora do estudo. Catorze voluntários participaram do experimento durante oito dias. Nas quatro primeiras noites, os jovens de 20 anos dormiram em média sete horas e meia. Nas quatro noites seguintes, o tempo de sono foi reduzido para quatro horas e 15 minutos. Em ambos os casos as refeições foram idênticas: servidas três vezes ao dia, às 9h, às 14h e às 19h. Os pesquisadores mediram os níveis do hormônio grelina, estimulado do apetite, e leptina, associado à saciedade. Foram mensurados também os níveis sanguíneos de 2-AG - 33% mais alto entre as pessoas que dormiram pouco. Após a quarta noite de sono, os participantes relataram ter vontade de comer menos de duas horas após a refeição, quando ingeriram 90% das calorias diárias recomendadas. "Não dormir dá larica. Infelizmente ninguém presta atenção como o hábito do sono está relacionado à obesidade. Os indivíduos que estão na cama pela duração adequada têm, em todos os sentidos, o metabolismo mais equilibrado. Fazem umaBOA DIETA e desenvolvem melhor o córotex frontal, envolvido na tomada de decisões", destacou Fábio César dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida. 

Facebook quer pagar para celebridades usarem seu serviço de vídeo ao vivo

  • 06 Mar 2016
  • 08:02h

(Foto: Reprodução)

Numa tentativa de promover o uso do Facebook Live, a plataforma de transmissão ao vivo de vídeo do Facebook, a rede social está conversando com celebridades do cinema e da internet para fazer com que elas usem o serviço. A negociação envolve até mesmo uma forma de pagamento às pessoas que concordarem em usar o Live, segundo o Re/code. Segundo o site, a diretora de operações da rede social, Sheryl Sandberg, foi a Los Angeles nessa semana negociar com uma série de agências de talentos sobre esses planos. Fontes próximas informaram que a ideia inicial é incentivar 100 famosos a usar o serviço com regularidade, e dar a esse grupo alguma forma de pagamento por isso. Um representante do Facebook confirmou a informação, dizendo que a rede social está "testando diferentes maneiras de apoiar parceiros para que eles comecem a experimentar com o Facebook Live. Nós estaremos trabalhando com esses parceiros para aprender com eles como podemos construir a melhor experiência possível do Facebook Live e explorar com eles potenciais motelos de monetização".

 

Monetização

A ideia da rede social é começar a gerar receita com publicidade no Facebook Live. Com isso, a empresa não precisará pagar diretamente seus parceiros, mas apenas dividir com eles a receita gerada pela publicidade, de forma semelhante à que o Youtube emprega com seus criadores. Por enquanto, contudo, a rede social ainda não tem publicidade no Live, e ainda não decidiu qual seria a melhor maneira de incluí-la. Enquanto isso, o site provavelmente pretende oferecer algum dinheiro a influenciadores para que eles já possam ir testando o serviço e criando audiência. Com a mudança, o Facebook passaria a concorrer de maneira ainda mais acirrada com o Youtube. Isso porque a plataforma de vídeos do Google era mais vantajosa para criadores de vídeo, já que ela compartilhava a receita de publicidade dos vídeos com seus criadores. Se o Facebook começar a fazer isso também, os produtores de vídeo terão que analisar qual plataforma paga melhor pelo seu conteúdo.

CONTINUE LENDO

Nova caderneta da gestante orienta sobre prevenção contra Aedes aegypti

  • 06 Mar 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

Em meio à epidemia do vírus Zika no país, a nova versão da Caderneta da Gestante, recém-lançada pelo Ministério da Saúde, traz informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti. O documento é utilizado no acompanhamento do pré-natal por profissionais de saúde e por mulheres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova caderneta inclui um cartão de acompanhamento do pré-natal para registrar consultas clínicas e odontológicas, resultados de exames e vacinas, além de orientações sobre como será o acompanhamento no pré-natal, informações sobre cuidados na gestação, sinais de trabalho de parto, fisiologia do parto humanizado e cuidados com o puerpério e amamentação. “A caderneta favorece a qualificação da atenção pré-natal à medida que os procedimentos e condutas clínicas são realizados e avaliados, sistemática e periodicamente, em todas as consultas, junto com possíveis diagnósticos, que são devidamente registrados no documento. Isso permite um fluxo melhor de informações entre os profissionais, serviços de saúde e um cuidado mais adequado à paciente”, informou o ministério. Ainda de acordo com a pasta, estão sendo investidos R$ 3,7 milhões para a impressão de 3.192.737 cadernetas e fichas perinatais, instrumento de registo do pré-natal que será anexado ao prontuário da gestante e que servirá como espelho da caderneta. A primeira versão da Caderneta da Gestante foi publicada em 2015. A estratégia do governo é apostar em uma linguagem simples e objetiva para dialogar com as mulheres durante a gestação, por meio de textos e figuras explicativas nas ações de educação em saúde.

Brumado: Motorista perde controle de veículo ao desviar de caminhão no bairro Esconso

  • 05 Mar 2016
  • 20:42h

Foto: Wilma Santana I Brumado Urgente

No início da noite deste sábado (05) por volta das 18:30h um motorista passou por um grande susto no bairro Esconso ao desviar de caminhão e acabou capotando o veículo na lateral da via. Segundo informações obtidas pela redação do Brumado Urgente o condutor do veículo perdeu o controle da direção no momento em que tentou desviar de um caminhão, todavia, não houve feridos com gravidade, mas pelo menos uma pessoa saiu lesionada do acidente

Saliva do Aedes aegypti contém substâncias anti-inflamatórias, aponta estudo

  • 05 Mar 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Estudo experimental realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, em Ribeirão Preto, aponta que o mosquito Aedes aegypti pode não ser de todo ruim. Pesquisadores encontraram na saliva do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika substâncias anti-inflamatórias, capazes de controlar a imunidade e tratar doenças intestinais, como a colite ulcerativa em roedores. À Folha, a imunologista Cristina Cardoso, orientadora do trabalho, contou que na saliva do mosquito existe um "coquetel de substâncias que ainda estão sendo identificadas. A ideia é extrair essas moléculas específicas, sintetizá-las em laboratório e estudá-las em ensaios clínicos, em humanos. De acordo com a especialista, o trabalho com a saliva do Aedes começou há quatro anos. Primeiro, roedores foram induzidos a desenvolver colite por meio da ingestão de uma droga diluída em água. Assim que os sinais foram manifestados - diarreia, perda de peso e sangramento intestinal -, o  tratamento foi iniciado. Os animais receberam a injeção de extrato de glândula saliva por três a quarto dias. Os camundongos apresentaram melhora clínica geral, com redução da inflamação, dos sinais negativos e da produção de substâncias do sistema imune associados à piora clínica. 

Acordar cedo afeta produtividade, dizem cientistas; jornada deveria começar às 10h

  • 05 Mar 2016
  • 17:03h

(Foto: Reprodução)

Escalas de trabalho não alinhadas ao relógio biológico do funcionário pode explicar baixa produtividade no ambiente profissional. Um estudo feito pelo professor Cristopher Barnes, da Foster School of Business, pertencente à Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que trabalhadores cansados tendem a cometer mais erros graves e a sofrer acidentes de trabalho - ao contrário daqueles que têm seu relógio biológico em conformidade com sua jornada de trabalho: se sentem mais concentrados, menos estressados e relativamente mais saudáveis. De acordo com uma reportagem do BBC, a produtividade está relacionada ao ritmo circadiano, que varia de pessoa para pessoa. O professor do Instituto de Psicologia Médica da Universidade Ludwig-Maximillian, em Munique, Till Roenneberg, explica que nossas vidas não costumam considerar o ritmo que tínhamos no passado, quando passávamos mais tempo do lado de fora sob a luz natural. O início do expediente às 8h ou 9h da manhã vai contra o relógio biológico dos empregados. O pesquisador estima que mais de 70% das pessoas acordam mais cedo do que deveriam, se o objetivo era estarem descansadas e produtivas. O neurocientista Paul Kelly, da Universidadede Oxford, no Reino Unido, defende que a jornada de trabalho ideal deveria começar às 10h. "Não é racional começar a jornada às 8h", concluiu. 

Bala perdida matou ao menos 52 e deixou 86 feridos no Brasil em 2015

  • 05 Mar 2016
  • 16:03h

Algumas das vítimas de bala perdida em 2015 (Foto: Reprodução)

Tayná, de 7 anos, brincava numa rua de Paulista (PE) quando foi baleada na cabeça. A professora Miriã, 40, caminhava para a escola em Vila Velha (ES) quando foi atingida nas costas. Um tiro acertou a cabeça de Asafe, 9, no instante em que ele saía de uma piscina, no subúrbio do Rio. Além da dor, as famílias dessas vítimas têm em comum a dificuldade de encontrar os culpados: ninguém sabe de onde os tiros partiram. Pelo menos 52 pessoas morreram e outras 86 ficaram feridas por bala perdida em todo o Brasil em 2015. A Polícia Civil não contabiliza mortes do tipo, por isso, o levantamento foi feito com base em notícias publicadas no G1. “Eu sei que foi uma fatalidade. Mas também é muito difícil saber e aceitar que as pessoas que atiraram ainda estão por aí, soltas, prontas para atirar e matar novamente”, diz Francisca Benedito da Silva, filha de uma vítima de bala perdida em Natal. João Benedito, de 83 anos, estava sentado em frente ao seu mercadinho quando ladrões tentaram assaltar pessoas na rua e acabaram atirando.

 

Ele é um dos dois casos em que a pessoa foi vítima em resultado de roubos a outras pessoas. Quase 40% das mortes de bala perdida envolvem disputas entre criminosos ou confrontos entre policiais e suspeitos: 10 vítimas foram atingidas em tiroteios entre bandidos e policiais, e 10 em confrontos entre criminosos. Em nove dos casos de mortes, não há nenhuma informação sobre de onde surgiu a bala. Nove foram vítimas de pessoas faziam disparos aleatórios. Cinco mortes ocorreram em brigas. E, em outros cinco casos, a vítima foi alvejada quando alguém tentava matar uma terceira pessoa.Uma vítima foi atingida após confusão em um presídio a menos de um quilômetro de distância. Ricardo Alves, 33 anos, morreu enquanto escovava os dentes na varanda de casa, no morro em frente ao Complexo Prisional do Curado, no Recife. "Era uma catástrofe anunciada. Esse presídio já era para ter saído daqui", contou o irmão da vítima, Maviael Alves. Em relação aos 86 feridos, em grande parte dos registros iniciais (20), não há nenhuma informação sobre a origem do disparo. Outros 33 são resultado de tiroteios e 12, de alguém fazendo disparos.

CONTINUE LENDO

Chocolate ao leite e amargo podem melhorar memória, segundo estudo

  • 05 Mar 2016
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

Agora os chocólatras têm mais uma razão para não abandonar o doce. Estudo da Universidade do Sul da Austrália descobriu que tanto o chocolate amargo quanto o de maior teor de leite podem melhorar a memória. Os pesquisadores avaliaram o consumo de chocolate de 968 pessoas entre 23 e 98 anos, por cerca de 30 anos, e nesse meio tempo coletaram dados de questionários alimentares. Entre as perguntas, sempre era repetida aquela sobre a frequência em que eles consumiam chocolates. Em seguida, os participantes do estudo foram submetidos a uma série de testes cognitivos para mensurar a performance em âmbitos diferentes, como memória visual, de trabalho e verbal. Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiram chocolate semanalmente tinham uma melhora na função cognitiva, em todos os campos. De acordo com o IG, o efeito observado não varia com o tipo de chocolate. Apesar do benefício, é aconselhado moderação.

Coelba pretende investir mais R$ 1 bilhão na Bahia

  • 05 Mar 2016
  • 14:03h

(Foto: Reprodução)

Apesar do cenário econômico adverso atual, a Coelba somou investimentos da ordem de R$ 1 bilhão na Bahia em 2015 e, para este ano, está previsto o mesmo valor, que reflete o compromisso com a qualidade no fornecimento de energia elétrica e com o atendimento aos consumidores, além de garantir a expansão do sistema. É o que revelou ontem, durante visita de cortesia à Tribuna, o presidente da empresa do Grupo Neoenergia, José Roberto Bezerra de Medeiros.  “A Coelba continua investindo no estado da Bahia, trabalhando principalmente no atendimento ao mercado, em termos de novos consumidores, novas demandas e também com a qualidade do fornecimento, trabalhando o reforço  de redes, com novas subestações e linhas. Então é um investimento  sempre pesado e permanente aqui no estado. Nós estamos ainda fechando estes números, mas eu diria que vai ser nos patamares muito semelhantes ao que nos fizemos no ano passado, em torno de R$ 1bilhão”, declarou José Roberto  Medeiros, em conversa com o presidente desta folha, Walter Pinheiro, e o vice-presidente Marcelo Sacramento.       

 

No ano passado, o plano de expansão do sistema resultou na construção de cinco novas subestações digitalizadas, sendo duas na Região Metropolitana, uma no Centro e duas na região Oeste do estado. Além disso, foram ampliadas outras 12 nas diversas regiões da Bahia, totalizando um acréscimo de 300,15 MVA e contribuindo, assim, para o fornecimento a mais de 286 mil clientes. Também foram construídos 288 km de novos alimentadores e adicionados 423 equipamentos telecomandados que oferecem maior segurança e rapidez nas operações. O engenheiro elétrico José Roberto Medeiros, que assumiu a presidência da Coelba em 2014, considerou como “uma boa notícia”, a redução da bandeira tarifária da conta de luz neste mês de março, agora é de cor amarela, e adiantou que “a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica - já autorizou para abril a entrada da bandeira verde, aquela em que o consumidor não paga adicional. Além disso, é sempre a Coelba ampliando o atendimento com melhoria de qualidade”, destacou.  Na contramão da retração do consumo de energia no país, a Coelba registrou crescimento de mercado, tanto em número de consumidores quanto em energia distribuída. Em 2015, a distribuidora superou a marca de 5,7 milhões de unidades consumidoras, com aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. A energia distribuída teve aumento de 2,7% em relação a 2014, totalizando 18.871 GWh. O plano contínuo de combate às perdas consumiu recursos da ordem de R$ 109 milhões em 2015. O ano de 2015 foi marcado por um complexo cenário econômico e de escassez hidrológica, o que contribuiu para o aumento dos custos de compra de energia e pressionou o caixa da empresa. Mesmo diante desse quadro, o EBITDA foi de R$ 1,1 bilhão, mantendo-se no mesmo patamar de 2014. O Lucro Líquido foi de R$ 386 milhões, 15,9% menor do que o do ano anterior, impactado, principalmente, pela elevação da taxa de juros e o maior endividamento. O presidente da Coelba, empresa presente em 415 dos 417 municípios baianos, pontuou que o crescimento da rede subterrânea de energia é muita cara e um assunto ainda em debate a nível nacional. Entretanto, José Roberto Medeiros destacou que em áreas do Centro Histórico e litorâneas de Salvador a distribuição de energia já se faz desta forma e que a tendência é expandir o sistema de distribuição neste sentido.  “Mas é uma rede ainda muito mais cara, a gente fala que gira em torno de 10 a 12 vezes o valor de uma rede aérea, e tem questões tarifárias aí muito importantes. Os custos que nós temos com o processo de distribuição de energia subterrânea são aqueles que são repassados ao consumidor via tarifa. Então na hora que se coloca uma rede subterrânea em grande escala, levaria a efeitos à tarifa muitos significativos”, esclareceu, acrescentando que a rede aérea “ela atende perfeitamente, sob os aspectos de qualidade no fornecimento e atendimento da demanda”.  Sobre a relação da Coelba com o consumidor, José Roberto Medeiros disse que a empresa busca “sempre aprimorar os serviços, através da utilização de novas tecnologias, de maneira que ele possa ser atendido no nível de qualidade que ele requer e a regulação nos exige também”. Conforme Medeiros, a implantação da leitura da conta de luz e a entrega da fatura simultaneamente é um avanço importante e “se o trabalho foi bem, já tira muita toda a pressão dessa relação. Este é só um exemplo de novas tecnologias que nós implantamos e que melhora muito essa questão da relação com o cliente”.    

CONTINUE LENDO

Bahia tem 31 profissionais de saúde infectados por HIV e hepatite após acidentes ocupacionais

  • 05 Mar 2016
  • 12:17h

(Foto: Reprodução)

Em 2015, acidentes ocupacionais infectaram com o vírus do HIV e da hepatite 31 trabalhadores da área de saúde na Bahia. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), vinculado ao Ministério da Saúde. De acordo com a enfermeira e especialista em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da empresa Sol-Millennium, Karine de Araújo, o número é considerado elevado, mas pode ser agravado se considerado os casos não notificados. “O que a gente tem notificado é 31, mas se fizer conta com 91% que não são notificados, esse número aumenta muito”, afirmou ao Bahia Notícias, antes de realizar uma palestra para funcionários de saúde das redes pública estadual e municipal de saúde. O encontro “NR 32 e prevenção de acidentes com material biológico: impacto na utilização de dispositivos de segurança” foi realizado nesta quarta-feira (2), no Fecomércio. “Está tendo muito acidente com perfuro[cortantes], muitos hospitais ainda não estão seguindo a norma de segurança do trabalho [a NR 32] e, por não seguirem, nossos profissionais estão expostos, usando seringas e agulhas comuns”, explicou.  De acordo com a especialista, o ideal é que os profissionais de saúde utilizem equipamentos e medidas de segurança, por exemplo, uma seringa que não permite o contato com a agulha contaminada [veja foto]. “O preço é um pouco maior, porém, quando vê os benefícios, o preço é um investimento. Um profissional doente gera um custo para a instituição, fora o fator emocional. Quando profissional tem acidente com agulha ou seringa contaminada, ele precisa ser afastado, tomar medicação, profilaxia. Isso gera um transtorno enorme e ele corre risco de contrair HIV, hepatite, mais de 20 patologias transmitidas pelo sangue”, acrescentou. Os riscos ainda esbarram no desrespeito dos hospitais à Norma Regulamentadora 32, que estabelece as diretrizes básicas de implementação das medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores. Além disso, o Ministério Público do Trabalho, competente na fiscalização e até punição das unidades que cometem tais irregularidades, não acompanha a situação com frequência. “O hospital fica esperando a fiscalização, levar advertência para depois procurar se adequar à norma, sendo que deveria ser pensado não seguir a norma, mas proteger a saúde do trabalhador, que está na linha de frente, mas adoece na sua profissão”, acrescentou. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foi procurada para confirmar os dados, mas até o fechamento da reportagem não tinha informações sobre o assunto. (Atualizado às 08h08)

Sete são presos sob suspeita de receptação de carga originária de Vitória da Conquista

  • 05 Mar 2016
  • 11:22h

Seis homens, com idades entre 24 e 55 anos, e uma mulher, de 20 anos, foram presos em Governador Valadares (MG) na madrugada desta sexta-feira (04), suspeitos de terem roubado um caminhão que transportava produtos eletrônicos.Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o veículo foi roubado em Itaobim (MG). A PMR informou que o caminhão seguia de Vitória da Conquista (BA) para São Paulo (SP). Os criminosos estavam armados, renderam o motorista e levaram o veículo na noite de quinta-feira (03). O rastreador do caminhão alertou a polícia do desvio da rota do veículo, que foi encontrado em um depósito no Bairro Azteca, em Governador Valadares. Segundo a PMR, os suspeitos estavam tirando a carga do caminhão e colocando em outro veículo. Eles foram presos por receptação e formação de quadrilha, e encaminhados à delegacia. O caminhão foi apreendido e levado para um pátio credenciado pelo Detran na cidade. (Blog do Marcelo).

Aeronáutica abre 50 vagas em processo seletivo; veja cursos

  • 05 Mar 2016
  • 10:41h

(Foto: Reprodução)

A Aeronáutica divulgou quatro editais para um total de 50 vagas em cargos de nível superior. São vagas para dentistas, farmacêuticos, engenheiros e oficiais de apoio (especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social). Os cursos de adaptação serão em Belo Horizonte com duração de 17 semanas. As inscrições vão até o dia 23 de março pelo site www.fab.mil.br. As provas escritas estão previstas para o dia 5 de junho, nas cidades de Belém, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Rio, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Canoas (RS), Curitiba, Brasília e Manaus.

Conquista e outras cidades da BA têm falta de vacinas na rede pública

  • 05 Mar 2016
  • 10:04h

(Foto: Reprodução)

As vacinas que fazem parte do calendário nacional de imunização e são aplicadas de graça não estão sendo encontradas nos postos de saúde de Salvador e de cidades do interior do estado. Na capital baiana, a situação não atinge apenas postos de saúde, mas também a rede particular. A estudante Vanessa Borges conta que foi até a Unidade de Saúde da Família, no bairro do Garcia, e saiu preocupada porque não conseguiu a vacina contra a hepatite B para o filho, que nasceu há três dias. "A gente precisa cuidar dele, proteger, e vem no posto de saúde e não tem [vacina]. A gente fica impotente, sem saber o que fazer. A informação é que [a vacina] não tem em posto nenhum e que não sabe quando vai chegar. Eu não sei o que fazer. Como é que o governo deixa faltar vacina para umas crianças tão pequeninhas?", reclama. No Multicentro de Saúde do bairro de Amaralina, falta a vacina de reforço contra a poliomelite. A mesma que a administradora Hellen MIlazzo, mãe da pequena Maria Clara, não encontrou no 5º Centro de Saúde, na Avenida Centenário. "A sensação é de incompetência dos órgãos públicos. E ainda perguntei se posso fazer particular, mas não posso, porque não tem. Então, tenho que aguardar mesmo", diz.

 

Segundo a chefe da central de vacinas de Salvador, a enfermeira Irenalda Azevedo, o Ministério da Saúde não está cumprindo o cronograma de distribuição de vacinas que combatem diversas doenças como hepatite B, raiva, tétano, difteria e a coqueluche. Já no caso da falta do reforço para a poliomelite, o motivo é uma mudança na fórmula da vacina. "Essa vacina está sofrendo uma mudança na sua composição. A gente trabalhava com a vacina trivalente, que protegia contra três tipos de vírus da pólio e agora vamos passar a trabalhar com a vacina bivalente, que protege contra dois tipos. Como essa vacina [bivalente] ainda está em processo de fabricação e testes, ela ainda não está disponível para uso. O que foi passado por esse plano de erradicação da poliomielite no mundo, é que nós teremos esse abastecimento a partir do mês de abril, onde começaremos a trabalhar com a 'pólio gotinha', que é a oral, para o reforço. Mas a vacina para menor de um ano, aos dois, quatro e seis meses, que é a poliomielite desativada, não está em desabastecimento e continua disponível nos postos de saúde", explicou Azevedo. Por meio de nota, o Ministério da Saúde disse que enviou, no final de fevereiro, 250 mil doses de vacinas hepatite A, hepatite B, difteria, tétano e coqueluche para a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Já a Sesab, informou que os postos do interior do estado começam a receber as vacinas no dia 14 deste mês. Disse ainda que Salvador e região metropolitana já receberam lotes para regularizar a situação. Na rede particular, não há previsão de quando vai haver a regularização dos estoques. De acordo com a chefia da central de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, Salvador recebeu, nesta sexta-feira (4), diversas vacinas que estavam em falta, mas o atendimento só será normalizado em todos os postos de saúde na próxima semana. Com isso, as mães devem procurar os postos a partir de segunda-feira (7). A falta de vacinas deixa as crianças exposta às doenças, segundo explica a médica infectologista Ceuci Nunes. "A criança que precisa tomar três doses de hepatite [da vacina] se ela tomou uma só, ela vai ficar suscetível, mas assim que a vacina voltar a ser disponibilizada, ela [a criança] pode tomar e completar o esquema de vacina, que esse esquema também vai funcionar bem. Se não tiver a vacina, será necessário aguardar e tentar expor a criança o menos possível a situações que possam levar a algum risco, como não levar bebezinho para o shopping, para o lugar que tem muita gente e aguardar. A gente não tem muito o que fazer", ensina.

Interior do estado
Em Barreiras, na região oeste da Bahia, estão em falta dois tipos de vacinas que previnem contra hepatite do tipo A e do tipo B. A orientação dos médicos é que crianças a partir dos dois meses de idade, que precisam dos medicamentos, tomem a pentavalente, que também é capaz de prevenir a hepatite dos dois tipos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é que a situação seja regularizada pela Sesab nos próximos 30 dias. No município de Vitória da Conquista, 51 postos de saúde distribuídos nas zonas urbana e rural estão sem vacinas de hepatite, tríplice bacteriana e tétano. Segundo a prefeitura, a falta dos medicamentos é por conta de atrasos no fornecimento por parte do Ministério da Saúde. Por meio de nota, o executivo municipal informou que a situação deve ser regularizada ainda no mês de março. A Secretaria de Saúde do município disse que as demais vacinas do calendário nacional de imunização são oferecidas normalmente. Em Itabuna, já faz 14 dias que faltam vacinas antitetânicas e contra hepatite do tipo B. Já a vacina que previne contra formas mais graves de tuberculose nos recém-nascidos ainda pode ser encontrada pela população, mas o estoque está reduzido. Por conta disso, o medicamento é disponibilizado apenas uma vez na semana em algumas unidades de saúde. O município costumava receber até duas mil doses da vacina antitetânica por mês, mas desde setembro tem recebido, em média, somente 600 doses. Com isso, as pessoas que precisam do medicamento é obrigada a esperar. Já na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, os 92 postos de saúde estão sem vacinas contra hepatite do tipo B. As pessoas que aparecem em busca do medicamento nas unidades são orientadas a esperar. Já quem está com pressa recorre às clínicas particulares para se imunizar. Outra vacina em falta é a tríplice bacteriana, que está sendo substituída temporariamente pela polivalente, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tem o mesmo efeito.

CONTINUE LENDO

Mais de 38 mil candidatos fazem provas da Uneb domingo e segunda

  • 05 Mar 2016
  • 09:21h

(Foto: Reprodução)

As provas do vestibular 2016 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) serão aplicadas no domingo (6) e na segunda-feira (7). Segundo a instituição de ensino, 38.732 candidatos se inscreveram. São oferecidas 2.974 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi deSalvador e outras 23 cidades baianas. A aplicação das provas ocorre em 28 estabelecimentos de Salvador e em outros 63 do interior do estado. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Osexames terão início às 8h. Os candidatos inscritos devem acessar os locais de prova nossite da Uneb ou no site da Consultec, responsável pela aplicação das provas. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para realização das provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os canditados terão 4h para resolver as questões. O edital de convocação está disponível no site da Uneb. De acordo com a Uneb, entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (500 candidatos/ vaga), Nutrição (74 candidatos/ vaga) e Fisioterapia (57 candidatos/ vaga). Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de Direito, oferecidos nos campi de Camaçari (51 candidatos/ vaga) e Juazeiro (39 candidatos/ vaga), e a graduação em Enfermagem, ofertada em Guanambi (28 candidatos/ vaga). A tabela completa da concorrência pelos cursos no vestibular de 2016 pode ser consultada no site da Uneb.