CDL de Brumado lança ação Feirão Nome Limpo, aproveite, regularize seus débitos e concorra a uma moto 0km!

  • ASCOM - Izidy Ramel Comunicação
  • 26 Mar 2016
  • 08:55h

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) lançou no mercado de Brumado a ação que acontecerá no período de 01 a 15/04/2016  denominada Feirão Nome O objetivo desta campanha é facilitar a negociação dos débitos entre empresas  e consumidores para que todas as pessoas que possuem restrições em seu  nome possam conseguir regularizá-las de maneira mais rápida e mais fácil. Todas as pessoas que possuem seus nomes em SPC/SERASA devem  aproveitar esta oportunidade para se livrar dos seus débitos em atraso, pois,  serão diversas vantagens como:

- Redução nos juros habitualmente cobrados;

- Exclusão de juros;

- Parcelamento do débito;

- Pagamento do débito com cartões de crédito, dentre outros benefícios.

E o melhor: ao participar desta ação você concorrerá a uma motocicleta Honda 0km!!! Não fique de fora desta oportunidade de regularizar o seu nome no comércio  para conseguir realizar novas compras sem preocupações e ainda contar com  a possibilidade de levar para casa uma moto novinha!! CDL de Brumado – Sempre preocupada em contribuir com o comércio de  forma positiva para todos!

Facebook amplia caça aos perfis falsos, com lançamento de novo algoritmo

  • 26 Mar 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

O Facebook está trabalhando para solucionar um dos casos mais preocupantes quanto à privacidade dos usuários na Internet: os perfis fakes. A rede social começou a testar uma nova ferramenta que emite alertas para os usuários quando detecta novas contas que possam estar lhes imitando, usando seus dados, ou se passando por você. O algoritmo caça perfis falsos que usam a foto ou o nome de alguém que já está cadastrado na rede social e avisa ao usuário. Antigone Davis, chefe de segurança global no Facebook, revelou ao Mashable que o processo de notificações aos usuários é automático. Porém, os perfis que são detectados como possíveis fakes serão todos verificados manualmente por uma equipe interna da rede social, para não se dar ao luxo de errar e acusar algum perfil original de ser uma cópia (clone) de outro, com uso incorreto da plataforma.

Mulheres são as principais vítimas

“Ouvimos feedbacks de que isso [clonagem de perfis] era uma preocupação, especialmente para mulheres em muitas regiões, e isso pode causar diversos problemas sociais e culturais”, explica Davis. De fato, muitas mulheres são prejudicadas com os perfis fakes no Facebook. Sejam eles de forma intencional ou não. Afinal, há pessoas que “roubam” fotos de “desconhecidas” e criam perfis para enganar outras pessoas na rede social com diversos objetivos. Esse tipo de ação viola não só a privacidade e a propriedade das pessoas envolvidas, como as regras de uso do Facebook que só aceita usuários reais, com nomes e dados (fotos e conexões) de verdade.

Fotos íntimas no Facebook

O Facebook está testando ainda duas novas ferramentas de segurança: uma que permite reportar imagens íntimas não consensuais divulgadas, o que já é proibido, de forma mais eficiente, e o “Photo Checkup”. Esta segunda lembra o “Dinossauro da Privacidade”, e é um atalho para um menu que permite que o usuário configure quem pode ver suas fotos na rede social. Em meio a uma série de polêmicas sobre o direito à privacidade dos usuários em seus serviços de Internet, a rede social de Mark Zuckerberg dá novos passos para que a sua posição seja ainda mais consolidada. Afinal, é isso o que os internautas desejam e precisam todos os dias.

CONTINUE LENDO

Cresce número de cirurgias bariátricas no país, de acordo com SBCBM

  • 25 Mar 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

As cirurgias de redução de estômago cresceram 6,25% em 2015, em relação a 2014, segundo novo balanço da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). No ano passado, 93,5 mil pessoas foram submetidas ao procedimento, ante 88 mil em 2014. Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) ampliou, em janeiro deste ano, a indicação do procedimento. Segundo o presidente da SBCBM, Josemberg Campos, além da relação óbvia com o avanço da obesidade no País, outros hábitos adquiridos pelos brasileiros contribuem para o aumento do número de cirurgias bariátricas. "O principal motivo provavelmente deve ser o aumento da própria doença. Mais da metade da população brasileira está acima do peso. O País está adquirindo hábitos de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, com uma maior quantidade de horas dedicadas ao trabalho, pouca atividade física e pouco lazer. O estresse contribui para a obesidade."
 

Campos diz ainda que o fato de a cirurgia ter entrado na lista obrigatória de procedimentos realizados pelos planos de saúde, após determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2011, também contribuiu para que, ano a ano, a bariátrica se tornasse mais conhecida e fosse mais indicada para os pacientes. Avanços nas técnicas também contribuíram. Apesar do crescimento no ano passado, Campos diz que 2016 não deve superar 2015. "Não vai crescer em decorrência da crise, já que as pessoas perderam os planos de saúde", acredita. Mas este ano deve ser promissor para a especialidade, que foi reconhecida como área de atuação médica no ano passado. "Estamos querendo criar estrutura adequada, com programas de residência médica específicos em cirurgia bariátrica. Após a formação dos primeiros médicos, eles seguirão para diversos Estados para a criação de centros especializados em hospitais públicos.". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CONTINUE LENDO

Anvisa autoriza prescrição de remédios que contenham derivados da maconha

  • 25 Mar 2016
  • 18:00h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a prescrição médica e a importação, por pessoa física, de medicamentos e produtos com canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC) em sua formulação, desde que exclusivamente para uso próprio e para tratamento de saúde. A decisão  foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21). A agência ressaltou, através de nota, que os produtos, que contém derivados da maconha, não foram registrados e, portanto, não têm sua segurança e eficácia avaliadas e comprovadas pela vigilância sanitária brasileira. De acordo com a Agência Brasil, A norma prevê que o paciente ou seu responsável legal solicite à Anvisa, em formulário próprio, uma autorização excepcional para a importação e utilização do produto, apresentando prescrição médica, laudo médico e declaração de responsabilidade e esclarecimento assinada pelo médico e paciente ou responsável legal. Extraído da Cannabis sativa, o canabidiol, conhecido como CBD, é utilizado no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades, entre elas a epilepsia.

Não caia no golpe do sorteio de iPhone sem película no Facebook

  • 25 Mar 2016
  • 17:01h

(Foto: Reprodução)

Não passam dois meses sem que surja uma nova corrente no Facebook prometendo um sorteio de iPhones. O golpe é sempre o mesmo. Uma página na rede social com o título “Apple” diz que vai sortear um número X de aparelhos (a quantidade varia a cada vez que o golpe é anunciado na rede social), porque a caixa está sem a película exterior, o que inviabiliza que o produto seja comercializado.Mentira.  Todas as vezes que uma página anuncia este tipo de coisa, ela consegue rapidamente um número enorme de curtidas e compartilhamentos, porque são essas as exigências do “sorteio”. As pessoas caem nessa e curtem a página, compartilham o post, comentam, fazendo com que a publicação tenha um nível de engajamento altíssimo, fazendo com que seu alcance também seja enorme, atingindo cada vez mais pessoas inocentes.  Vamos ser bem claros aqui: a Apple não tem presença no Facebook. A empresa não tem página oficial. Na verdade, ela é bem avessa a redes sociais em geral, e apenas alguns serviços seus, como o Apple Music, estão presentes no Facebook e no Twitter. A companhia, como um todo, não tem representação, o que significa que a empresa nunca fará um sorteio pelas mídias sociais. 

 

Dito isso, também é responsabilidade do usuário do Facebook não cair em um golpe tão óbvio. Basta refletir um pouco para chegar à conclusão de que nenhuma empresa abriria mão de dezenas (ou centenas) de milhares de reais por causa de uma película na embalagem (supondo ser possível que um iPhone saia da fábrica sem a tal película). Na última vez que vi o golpe circulando, ele prometia 22 iPhones 6, cujo menor preço oficial é R$ 3,2 mil. São R$ 70 mil em produtos. Seria muito mais lucrativo vender estes aparelhos como “recondicionados”, se realmente fosse impossível aplicar a película depois que ele saiu de fábrica. 

Mas o que as páginas falsas ganham com isso?

Uma página com muitas curtidas pode render dinheiro de várias formas, e algumas delas podem ser bastante desonestas. Depois que a página alcançar um número grande de curtidores, o administrador pode vendê-la, ou então ele mesmo pode usá-la para distribuição de spam, o que pode colocar em risco a segurança de quem curte a página.  Também há a possibilidade de que o administrador mude o nome da página depois de alcançar um número satisfatório de likes. Tecnicamente, o Facebook não permite que as fanpages sejam renomeadas depois de 200 curtidas, mas, pesquisando um pouco no Google, eu encontrei alguns métodos que prometem burlar este bloqueio. Não deve ser um processo impossível.  Então, de repente, aquela página simpática da Apple que você curtiu na esperança de ganhar um iPhone pode começar a cuspir vírus, distribuir conteúdo totalmente não-relacionado ou ser renomeada para “Eu adoro matar gatinhos”, ou qualquer outra coisa horrível do tipo. E você nunca lembra como essa página conseguiu o seu like.

CONTINUE LENDO

O Bacalhau e os melhores peixes da Semana Santa você encontra no Comercial Vitória

  • 25 Mar 2016
  • 15:02h

A Semana Santa é uma das datas mais representativas da Cristandade, que marca o sacrifício vicário do Salvador Jesus Cristo pela humanidade. No Brasil a tradição da Semana Santa é marcada pelo consumo especialmente do Bacalhau, mas além dele, outros peixes também são as grandes atrações culinárias desta data festiva. Em Brumado, devido à maioria da população ser adepta do Catolicismo, a tradição ainda é muito forte, onde as famílias se reúnem à mesa para degustar as iguarias gastronômicas compostas pelos peixes e pelo bacalhau. Então, a exigência de produtos de qualidade vem também acompanhando essa tradição milenar e, diante disso, no Comercial Vitória você encontra tudo da melhor qualidade para deixar a sua mesa da Sexta-feira Santa ainda mais deliciosa. Lá você encontra o Bacalhau das melhores marcas e também uma diversidade muito grande em peixes que são o sucesso desse período. O Comercial Vitória fica localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, 93, Bairro do Tanque um local de muito fácil acesso e com inúmeras vagas para estacionar.

Polícia Militar da Bahia prevê concurso para junho de 2016

  • 25 Mar 2016
  • 14:03h

(Foto: Reprodução)

Isso mesmo! Um concurso público para a contratação de novos soldados para a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) está previsto para junho de 2016. A informação foi dada pelo sargento Roque Santos, presidente da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar (APPM), em entrevista, na segunda-feira, 14 de março, para um portal de notícias do estado. A apostila especifica para o concurso já esta disponível. Segundo Santos, o processo seletivo deve acontecer porque atualmente 2.600 profissionais da Polícia Militar, entre cabos, soldados e sargentos, estão aptos para pedir reserva do serviço. Esse número corresponde a quase 10% do efetivo total da corporação, que é de 30 mil PMs, e não inclui os oficias.

Número de vagas

Como o processo de seleção ainda está em fase de previsão, não há um numero de vagas para o concurso Polícia Militar da Bahia   (PM-BA) 2016. No entanto, espera-se que milhares de oportunidades, uma vez que a PM do estado atua com o efetivo abaixo da média.

Cotegipe e Barreiras figuram como microrregiões mais pacíficas do país

  • 25 Mar 2016
  • 11:02h

Foto: Montagem/ Bahia Notícias

Se a Bahia tem as primeiras três cidades com maior crescimento de homicídios (ver aqui) no país (entre 2004 e 2014), o estado também abriga as microrregiões mais pacíficas do Brasil em 2014. Os territórios com base em Cotegipe e Barreias, na Bacia do Rio Grande, no oeste, respondem pela primeira e segunda menor taxa de homicídios no ano passado, de acordo com o Atlas da Violência 2016. Na microrregião de Cotegipe (com 122.358 habitantes) a taxa de assassinatos é de 1,8/para cada 100 mil hab. Já na área que tem Barreiras (com 326.787 hab) como cidade polo, o percentual de homicídios é de 2,5/100. A Bahia também tem a quarta microrregião menos letal no país. Em Boquira, e nos municípios vizinhos à cidade, a taxa de mortes violentas ficou em 4,2/100 mil hab. O estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) junto com Fórum Nacional de Segurança Pública (FBSP) e teve digulgação nesta terça-feira (22).

Aprenda a preparar um delicioso ovo de páscoa com recheio

  • 25 Mar 2016
  • 10:02h

Ovo de páscoa pode ser feito em casa (Foto: Reprodução/G1)

No próximo domingo (27) é comemorada a Páscoa e, como manda a tradição, muitas pessoas gostam de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate. Para os que preferem dar um presente mais pessoal, o G1 ensina a preparar uma receita de ovo de chocolate recheado, para comer de colher. Quem ensina o preparo é Adriana Kelle Fernandes da Silva, professora do curso de Gastronomia de uma instituição de ensino particular de Salvador.A receita leva poucos ingredientes, é rápida (leva em média uma hora e meia para ficar pronta) e simples de fazer. Em tempos de crise, é uma boa oportunidade para quem quer economizar, já que o custo é menor do que comprar um ovo no mercado. Além disso, ela sugere que as crianças façam os próprios ovos de Páscoa, desde que sejam acompanhadas por um adulto, para evitar possíveis acidentes domésticos.

"A Semana Santa é uma época para a gente se reunir com as pessoas importantes de nossas vidas, então essa é uma alternativa não só para quem não quer gastar muito dinheiro com chocolates, mas também para juntar a família no preparo do ovo e até no consumo, pois é bem grande e recheado", destaca Adriana. Veja abaixo como fazer o ovo:

Ingredientes:
400 gramas de chocolate ao leite
Raspas de Chocolate
200 gramas de avelãs picados
Uma xícara de café de açúcar a gosto
Ganache com avelã (500 gramas de chocolate, 350 gramas de creme de leite e creme de avelã)
Fôrma para ovo de páscoa de 500 gramas
Folhas de papel toalha

Modo de preparo:
Para começar, corte o chocolate em pedaços de 50 gramas. Adriana explica que isso importante para evitar que ele queime durante o processo de derretimento, especialmente no forno microondas. Se utilizar o equipamento, o ideal é monitorar a cada 30 segundos, também para evitar queimar o chocolate.

Após derretê-lo, despeje na fôrma uma quantidade de chocolate que seja suficiente para espalhar por toda a superfície, sem deixar excessos. Em seguida, coloque uma folha de papel toalha sobre a fôrma, vire-a com o ovo para cima, para retirar o excesso, e leve-a ao refrigerador por no máximo 15 minutos.

Depois passe mais uma camada de chocolate por cima da anterior, para o ovo ganhar mais resistência e facilitar a retirada da fôrma. Deixe por mais 15 minutos, no máximo, no refrigerador, e então é hora do recheio. "A pessoa pode rechear com o que quiser. Um brigadeiro mole, um beijinho, doce de leite. Nós vamos rechear com ganache de avelã", afirma a professora.

Para fazer o ganache, pique o chocolate em pequenos pedaços. Aqueça o creme de leite, sem deixá-lo ferver, e despeje sobre o chocolate picado, misturando delicadamente e juntando com o creme de avelã. "Como a receita é básica, pode ser acrescida de ingredientes diversos para ganhar outras nuances. Nesse caso, é o creme de avelã".

Coloque o ganache dentro da fôrma. Em seguida, passe por cima outra camada de chocolate, com cuidado para cobrir totalmente o ovo. Raspe chocolate e cubra o ovo. Em seguida deixe-o no refrigerador por mais 15 minutos. Para verificar se está no ponto de tirar da refrigeração, observe se a fôrma está totalmente fosca, para sair com facilidade.

Para decorar, joque os avelãs picados por cima. "Amasse os avelãs a lâmina da faca e depois corte-os", ensina Adriana. Também como opção para decorar, ela sugere fios de caramelo, feito com açúcar derretido. "É só deixar o açúcar derreter completamente, em fogo baixo e sempre mexendo", orienta. Quando estiver quase frio, jogue a calda por cima do ovo, com pequenos fios. Depois disso é só comer ou embalar para presentear alguém.

CONTINUE LENDO

Ministérios anunciam edital de R$ 20 mi para pesquisas contra Aedes e arboviroses

  • 25 Mar 2016
  • 09:03h

Foto: Fernando Duarte/ Bahia Notícias

Os ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação anunciaram nesta quarta-feira (23) que o governo federal deve articular a liberação de recursos na ordem de R$ 100 milhões para pesquisas de vacina contra dengue e zika. Será lançado, como parte da ação, edital no valor de R$ 20 milhões para que pesquisadores apresentem projetos na área. De acordo com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, há ainda a perspectiva de incentivar a produção de novas tecnologias para o combate ao vetor. "É um momento de emergência em saúde pública no Brasil e internacional por causa desse vírus. São 47 países, 31 nas Américas, onde o vírus está circulando", lembrou o gestor da Saúde, Marcelo Castro, durante a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegyti e à Microcefalia. Castro explicou que, dos recursos liberados, R$ 50 milhões partem da pasta. O ministro ainda aproveitou para lembrar os bons resultados obtidos após a visita da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao Brasil, em fevereiro deste ano. "A diretora da OMS ficou impressionada com o trabalho desenvolvido no Brasil. Disse que nunca viu um país tão empenhado". Tanto Castro quanto Pansera reforçaram, durante o evento, o apoio ao atual governo e às ações tomadas para combate ao surto de Zika e microcefalia. "Nós temos orgulho de fazer parte deste governo e vamos continuar trabalhando", afirmou Pansera ao ressaltar a legitimidade do governo.

Brumado: Já chegaram deliciosos ovos de páscoa no Comercial Vitória

  • 25 Mar 2016
  • 08:04h

O Comercial Vitória o supermercado das melhores promoções em Brumado já montou sua ilha de ovos de páscoa. São ovos de chocolate das melhores marcas do país com preços convidativos e uma diversidade enorme de tamanhos. No Comercial Vitória você vai encontrar os ovos de páscoa que vão deixar toda família feliz, e, principalmente as crianças que ficam contando os dias para a chegada do domingo de páscoa para degustar os deliciosos ovos de chocolate. Então não perca tempo e venha hoje mesmo escolher o seu e toda a criançada, pois, elas vão cobrar! O Comercial Vitória fica localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, 93, Bairro do Tanque um local de muito fácil acesso e com inúmeras vagas para estacionar.


O verdadeiro significado da Páscoa

  • Por Luís de Rosa
  • 25 Mar 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

A palavra Páscoa vem do hebraico pesah que traduzida para o grego será (páscoa), que significa passagem. A Páscoa no Primeiro ou Antigo Testamento tem a finalidade de celebrar a passagem do Senhor Deus, que libertou o povo de Israel da escravidão do  Egito. No seu aspecto histórico a Páscoa no AT é a festa que faz a memória da passagem de Deus no Egito para a libertação do povo. (Ex 12). No aspecto agrícola anteriormente era a celebração do início da primavera, no primeiro mês da colheita da cevada, e que Israel adaptou, para a celebração da Páscoa, onde faziam pães sem fermento, conforme está em DT 16,3. No aspecto pastoril era o sacrifício de um cordeiro cujo sangue era colocado na entrada das tendas dos pastores nômades para a proteção dos rebanhos. Israel também usou este rito para lembrar o dia em que no Egito, Israel precisou passar o sangue do cordeiro em suas portas para protegê-los da passagem do Senhor, como se encontra em Ex 12. Quando o povo de Israel entra na terra de Canaã celebra a Páscoa em Guigal, conforme está no livro de Josué cap.5,10-11. 

A Páscoa que os nossos irmãos judeus realizam ainda hoje tem o sentido de fazer a memória da libertação do Povo do Egito, conforme se encontra em Dt 16,1-4 . A Páscoa no Segundo ou Novo Testamento é a passagem da morte para a vida – é a Ressurreição de Jesus de Nazaré, que havia sido morto na cruz. É a vitória de Deus sobre tudo o que fere e mata a vida. Jesus faz a sua passagem da morte para a vida plena. A partir da Ressurreição de Jesus temos o convite de Deus para participar da vida eterna. Como a prisão de Jesus e sua posterior morte, ocorreram na época da celebração da Páscoa dos Judeus (cf. Mt 26,17-56; Mc 14,12-50; Lc 22,14-62 e Jo 13), a sua Ressurreição toma agora o significado de libertação da morte para a vida eterna. Está descrita nos evangelhos: Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Lc 24 e Jo 20. Para nós cristãos, a Páscoa tem este significado, a Ressurreição de Jesus, a ressurreição para a vida plena, para a vida eterna, para uma nova vida de amor com Deus. Muitas pessoas mesmo que ainda estejam vivas, enquanto não vivem no amor, na paz, na justiça e na alegria que Deus nos oferece, mas que preferem viver dominadas pelo ódio, pela mentira, pela vingança, pela injustiça e pelo desamor, estão mortas para Vida. E quando uma dessas pessoas percebe que Jesus lhes oferece uma nova vida de amor e a Ele aderem, e mudam totalmente de vida, fazem assim digamos uma ressurreição, como em Lc15,32.

CONTINUE LENDO

MP-BA e Cremeb assinam termo de cooperação para melhorar medicina no estado

  • 24 Mar 2016
  • 20:01h

Foto: MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Conselho Regional de Medicina (Cremeb) nesta quarta-feira (23) para fomentar uma melhor prática da medicina no estado, com observância às normas ético-legais e em defesa da sociedade e do livre acesso à saúde. O documento foi assinado pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e pelo presidente do Cremeb, José Abelardo Meneses.  O documento estabelece que caberá ao Ministério Público comunicar ao Cremeb, a fim de que este atue dentro de suas atribuições legais, a apuração da conduta de médico no exercício da profissão. Isso deve ocorrer, através de procedimento investigatório, desde que reste constatada a existência de indícios de ilícito penal. Já o Cremeb, por sua vez, sempre que solicitado, deverá prestar orientação sobre questões relativas ao exercício ético da medicina, visando a apuração de fatos decorrentes da prática médica, quer sejam os interessados entes de natureza privada ou pública, independentemente da avaliação ética que lhe incumbe, dentro de suas atribuições específicas, franqueando ao MP o acesso aos dados referentes a nomes, qualificação e endereços profissionais dos inscritos.

Diretora de 'Que Horas Ela Volta' dedica prêmio a Lula e Dilma

  • 24 Mar 2016
  • 19:00h

(Foto: Reprodução)

A diretora Anna Muylaert recebeu, na noite de quarta-feira (23), o prêmio "Faz Diferença" pelo filme "Que Horas Ela Volta?". No discurso, ela agradeceu ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff por serem "pai e mãe das Jéssicas". No filme, que concorreu a uma vaga no Oscar este ano, a personagem Jéssica (Camila Márdila), filha da doméstica Val (Regina Casé), sai do Nordeste para cursar faculdade em São Paulo. "Quero dedicar esse prêmio às Jéssicas que estão hoje na universidade e a algumas pessoas que eu acredito que tem muito a ver com isso. Eu entendo essas pessoas como pai e a mãe das Jéssicas. Não no filme, mas na vida real, que são o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff", afirmou Muylaert, ao receber o prêmio na categoria cinema. A premiação aconteceu no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e foi promovida pelo jornal "O Globo" para reconhecer os brasileiros que serviram de inspiração em 2015. Muylaert ainda relembrou quando exibiu o filme pela primeira vez no Festival de Berlim e era questionada por jornalistas se a Jessica realmente existia ou era uma utopia. No início do projeto, ela acreditava que era uma personagem utópica. "Mas quando comecei a fazer uma verdadeira peregrinação nas universidades, eu comecei a conhecer as Jéssicas de verdade". Anna Muylaert dedica prêmio do Globo para todas as "Jessicas", e os "pais" delas, Lula e Dilma. 

46% das vagas do Fies de 2016 estão ociosas, diz levantamento do Semesp

  • 24 Mar 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

Quase metade (46%) das 250 mil vagas disponibilizadas pelo Financiamento Estudantil (Fies) neste primeiro semestre de 2016 não foram preenchidas, segundo levantamento amostral feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 70 associados. O Ministério da Educação (MEC) informou que o processo seletivo do Fies ainda está em curso, por isso não é possível quantificar o número de vagas que resultaram em contratos de financiamento ou não. Ainda, de acordo com o ministério, o final do processo se dará no dia 30 de junho e que são adotadas estratégias para ocupação de eventuais vagas remanescentes.

De acordo com os dados do Semesp, entre os 20 cursos com maior percentual de sobra de vagas, oito são da área de licenciatura: geografia, filosofia, física, biologia, matemática, letras, química e artes visuais. Além dos cursos de licenciatura, outros nove tecnólogos (curta duração) estão os que apresentaram baixa procura via Fies, segundo o levantamento do Semesp. Entre eles: gestão portuária, negócios imobiliários, petróleo e gás, sistemas para internet, design de moda, gestão comercial, fotografia e hotelaria. Engenharia de telecomunicações, secretariado e teologia são os outros três cursos disponíveis para serem financiados pelo Fies que não apresentaram interesse, ainda de acordo com o levantamento do Semesp.,Para o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, este é um dos reflexos do endurecimento das regras do Fies. Desde o ano passado, para contratar o financiamento, o estudante tem ter feito média de 450 pontos no Enem, ter nota acima de zero na redação, além de renda per capita de, no máximo, 2,5 salários mínimos. A restrição de renda é um problema. Não faz sentido o aluno ter 100% de bolsa pelo Prouni, se possui renda percapita de 1,5 salário. E no Fies, que ele tem de pagar, só consegue 100% de financiamento se tiver renda percapita de 0,5 salário”, afirma. O MEC rebate a afirmação: "o Fies continua abrangente, tendo em vista o percentual de famílias brasileiras que estão nesse limite de renda", informa o ministério. Outro impeditivo, na visão de Capelato, é a estratégia do governo de priorizar cursos com pouca demanda. “Não adianta forçar a oferta. Há vagas sobrando. Precisa haver um direcionamento dos cursos estratégicos e mais vagas para os cursos mais procurados.”

CONTINUE LENDO