Moradores reclamam da qualidade da água fornecida pela Embasa em Livramento

  • Livramento Hoje
  • 29 Mar 2016
  • 15:21h

Foto: Leitor | Livramento Hoje

Moradores de alguns bairros e centro de Livramento de Nossa Senhora estão reclamando da má qualidade da água que chega às casas. De acordo com informações enviadas ao site Livramento Hoje, a água está barrenta e com mau cheiro. Ainda com base nas informações dos próprios denunciantes, a Empresa Baiana de Água e Saneamento - Embasa já foi notificada a respeito do incidente, contudo, até o momento, não houve nenhuma melhora e a água continua chegando do mesmo modo nas residências, completamente inadequada para o consumo. “A gente paga a taxa mensal para receber água potável em nossas casas, mas infelizmente a Embasa nos fornece lama”, reclamou uma dona de casa em contato com a nossa redação. 

Brumado: Polícia prende dupla que estava aterrorizando famílias da zona rural

  • Informações da 34ª CIPM
  • 29 Mar 2016
  • 14:43h

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 10h30m desta terça-feira (29) a Guarnição da 34ª CIPM/PETO foi acionada pelos filhos de um casal de idosos, que comunicou que quatro indivíduos chegaram em uma duas motocicletas pretas, uma Fan e uma pop, invadiram a propriedade rural onde estava o casal de idosos e sob grave ameaça levaram uma motocicleta placa policial NYP 2714 além de uma TV de 40´ marca Philips e um celular preto. Após diligências à guarnição foram flagrados os dois indivíduos identificados como Walas Macedo da Silva de 20 anos morador do bairro Baraúnas e Marlúcio Muniz Mirante de 24 anos morador na Fazenda Cabeceiras, foram encontrados com eles uma motocicleta POP ostentando PP JMP 6884 que na verdade pertence a uma Titan azul, ao consultar o chassi ficou constatado que existe um registro de furto do veículo, onde  a motocicleta foi levada neste mês em Brumado, com eles foram recuperados também a TV e os documentos dos veículos em nome do idoso. A motocicleta foi abandonada na estrada vicinal pelos os outros envolvidos onde não foi possível identificar o destino tomado, os assaltantes, as vítimas e os pertences foram apresentados na Depol.

(Foto: Divulgação 34ª CIPM).

Em vídeo, Temer diz que instituições do Brasil funcionam 'regularmente'

  • 29 Mar 2016
  • 14:16h

(Foto: Reprodução)

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou em vídeo exibido nesta terça-feira (29) em Portugal, em evento organizado pela instituição de ensino do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que as instituições brasileiras "estão funcionando regularmente". Sem mencionar a atual crise política e econômica do Brasil, Temer disse que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário brasileiros estão "cumprindo suas tarefas". A gravação foi exibida no Seminário Luso-Brasileiro de Direito, realizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O evento, que reuniu políticos da oposição e da base governista, tem como pauta a discussão da Constituição no contexto das crises políticas e econômicas. “Não é sem razão que posso dizer, com a maior tranquilidade, que as instituições do nosso país estão funcionando regularmente. Legislativo, Executivo e Judiciário cumprem suas tarefas. O Judiciário hoje tem presença muito forte e muito significativa que há de ser saudada por todos aqueles que se preocupam com o bom comportamento ético, político e administrativo. E o Legislativo, de igual maneira, tem exercido suas funções com muita tranquilidade”, declarou Temer no vídeo.

 

Inicialmente, o vice-presidente da República, que é advogado constitucionalista, havia confirmado presença no evento português, mas, na semana passada, ele cancelou a viagem ao país europeu. O peemedebista foi alvo de críticas por ter confirmado participação no evento que conta com a presença dos senadores da oposição Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP) em meio ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e na semana em que o PMDB deve oficializar seu rompimento com o governo petista. Oficialmente, a assessoria de Temer afirma que ele cancelou sua participação no seminário de Lisboa por conta da reunião desta terça-feira do Diretório Nacional do PMDB no qual o partido deverá anunciar a ruptura com Dilma.

'Estado de paz'
Criticado publicamente por integrantes do PT, Temer defendeu ainda, em outro trecho do vídeo, que, além do estado de direito, haja o “estado de paz”. “Quero dizer, especialmente, que, ao lado do estado de direito, que é um fenômeno jurídico, nós temos de ter o fenômeno político, que é o estado de paz. Hoje, mais do que nunca, o povo de todos os estados precisa de paz”, concluiu o vice na gravação. Desde o ano passado, o vice-presidente tem defendido em seus discursos que haja "unidade" no país. Na convenção nacional do PMDB, no último dia 12, por exemplo, ele chegou a declarar que, embora o Brasil enfrente uma crise política "gravíssima", o momento não é de "acirrar ânimos".

Gilmar Mendes
Mais cedo, Gilmar Mendes disse no seminário realizado na capital portuguesa que, na opinião dele, o julgamento do mensalão abriu caminho para que pudessem ser realizadas as investigações da Operação Lava Jato. Para o magistrado, o julgamento do mensalão "talvez seja um marco histórico" no Brasil. "Talvez o mensalão seja um marco na história brasileira, no sentido de combate à impunidade. Eu acho até que se pode dizer que, sem mensalão, não teria ocorrido aí esse julgamento do petrolão. Não teria tido essa evolução", afirmou o ministro. Para Mendes, as penas aplicadas ao empresário Marcos Valério, preso em regime fechado por ter sido considerado o operador do mensalão, possibilitaram as delações premiadas na Lava Jato. "Muitos dizem que as penas aplicadas a Marcos Valério é que permitiram que houvesse essa evolução em relação à delação premiada. Então, acho que essa é uma reflexão que a gente vai ter que fazer no futuro", completou. Mendes também comentou sobre a presença, no seminário, de opositores ao governo Dilma. Ele negou um caráter anti-governo no evento e disse que o objetivo dos debates é "melhorar a democracia". "É esse o tema, efetividade da democracia. Nós não estamos colocando em xeque a democracia, mas a melhoria da qualidade da democracia. É isso que está sendo discutido", destacou o ministro.

Protesto
Gilmar Mendes chegou ao seminário acompanhado do senador tucano  José Serra. Os dois foram recebidos por cerca de 50 manifestantes que protestavam com cartazes contra o processo de impeachment de Dilma. Indagado sobre a manifestação, o ministro do STF minimizou as críticas. "Isso é absolutamente normal. Também no Brasil, às vezes participando de bancas de doutorado, a gente tem protestos. Isso é normal e democrático", enfatizou.

CONTINUE LENDO

Márcio Moreira confirma que não irá para a disputa eleitoral e ainda desmente boatos de que sua esposa iria tentar uma cadeira no Legislativo

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 29 Mar 2016
  • 13:42h

O vereador Márcio Moreira garantiu mais uma vez que não irá para a disputa eleitoral de 2016 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Com a aproximação do período eleitoral toda a sorte de boatos começa a circular especialmente agora na “era do whatsapp”, o que obrigado aos políticos darem declarações oficiais desmentindo ou confirmado os mesmos. Na noite desta segunda-feira (28), durante a sessão do Legislativo de Brumado, foi a vez de o vereador Márcio Moreira confirmar novamente que não irá para qualquer disputa eleitoral e que ficará atuando somente nos bastidores da política. Defensor fervoroso da unidade do grupo situacionista ele ainda aproveitou para rechaçar os rumores de que a sua esposa Tatiana Moreira iria buscar uma vaga na Câmara de Vereadores. “Aproveito esse momento para reafirmar de forma conclusiva que, nem e nem a minha esposa não seremos candidatos a nada em 2016” afirmou o parlamentar que ainda destacou que “vamos continuar trabalhando nos bastidores pela unidade do grupo, pois entendemos ser isso muito importante para que o município continue firme na sua trilha em busca do progresso e desenvolvimento”. 

Mosquitos já transmitem 37 vírus no Brasil

  • 29 Mar 2016
  • 13:19h

(Foto: Reprodução)

Após o vírus zika surpreender com sua rápida disseminação e possível associação com a microcefalia, especialistas brasileiros alertam para os riscos de outras doenças virais transmitidas por mosquitos, as chamadas arboviroses. Nas últimas três décadas, mais que dobrou o número de arbovírus catalogados no Brasil. Segundo registros do Instituto Evandro Chagas, órgão referência em medicina tropical e vinculado ao Ministério da Saúde, já circulam no território nacional 210 arbovírus, ante 95 na década de 1980. Pelo menos 37 são capazes de provocar doenças em humanos e três deles chamam a atenção por já terem causado pequenos surtos em áreas urbanas. Uma delas é a febre do Mayaro, doença com sintomas parecidos com os da chikungunya e transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus, mesmo vetor da febre amarela silvestre. 

A arbovirose já foi registrada em vários Estados do Norte e Centro-Oeste. Os mais recentes dados epidemiológicos disponíveis no site do Ministério da Saúde mostram que, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, foram 197 notificações distribuídas por nove Estados brasileiros. Não há registros de mortes provocadas pela doença, mas, assim como na chikungunya, os infectados podem permanecer com dores articulares por semanas ou meses. Caracterizada por quadros febris altos e dores intensas de cabeça, a febre do Oropouche é outra arbovirose que já causa surtos localizados, sobretudo em Estados da região amazônica, até mesmo em bairros de capitais como Manaus e Belém. Transmitida por um mosquito conhecido como maruim, do gênero Culicoides, a doença já foi notificada nas últimas décadas em todas as regiões brasileiras, com exceção do Sul, e também não costuma levar à morte. Há ainda a encefalite de Saint Louis, doença transmitida principalmente por mosquitos silvestres do gênero Culex - o mesmo do pernilongo comum -, que pode causar comprometimento neurológico e já foi responsável por um surto em São José do Rio Preto, no interior paulista, em 2006. De acordo com o virologista Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, diretor do Instituto Evandro Chagas e pesquisador participante do grupo que catalogou boa parte dos arbovírus no País, embora essas três doenças sejam transmitidas principalmente por insetos silvestres de diferentes gêneros, há experimentos científicos que já indicam que mosquitos Aedes também teriam capacidade de transmiti-las. "No caso da febre do Oropouche, por exemplo, o Aedes nunca foi encontrado infectado na natureza, mas um estudo experimental em laboratório mostrou que ele pode ser vetor dessa doença e que seria um bom transmissor", afirma o especialista. Segundo Vasconcelos, o fato de os três vírus estarem presentes no Brasil há mais de 60 anos - eles foram isolados entre as décadas de 1950 e 1960 - sem terem causado epidemias de alcance nacional não permite dizer que nunca farão estragos. "Eu não quero ser pessimista, mas o zika passou 60 anos no mundo sem causar nenhum problema e vimos o que aconteceu (foi descoberto em 1947 na África). Não dá para dizer que esses três vírus não provocarão nenhum problema por já estarem no Brasil. Pode ser que nunca causem, mas é bom não duvidar", diz o diretor do Instituto Evandro Chagas, que cobra mais pesquisas na área."Dos 210 arbovírus catalogados no Brasil, há esses 37 que já comprovamos que causam doença em humanos, mas, do restante, a maioria a gente desconhece completamente", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CONTINUE LENDO

Quase 40% dos professores no Brasil não têm formação adequada

  • 29 Mar 2016
  • 12:24h

(Foto: Reprodução)

Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados hoje (28) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobre para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores. Na outra ponta, 334.717 mil posições, 47,2%, são ocupadas por docentes com a formação ideal, ou seja, com licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam. Mais 90.204 (12,7%) posições são ocupadas por professores que não têm sequer formação superior.

 

Disciplinas

A maior lacuna está em física. Do total de 27.886 professores que lecionam física, 19.161 não tem licenciatura na disciplina, o que equivale a 68,7% do total. A formação de novos professores, de acordo com Mercadante, não acompanha a demanda, de 1,8 mil por ano. Seriam necessários, então, 11 anos para que todos os professores de física tivessem a formação adequada. "A gente forma muito pouca gente em física por ano e é muito difícil reverter isso porque o professor que está lá para motivar o aluno não é formado, não tem licenciataura e dá aula improvisada para preencher carga horária sem formação específica", diz Mercadante. A falta de formação adequada atinge também duas disciplinas chave para formação dos estudantes, matemática e português. Em matemática, 73.251 do total de 142.749 não tem a formação específica para lecionar a disciplina, ou seja, 51,3%. Em língua portuguesa, do total de 161.568 professores em exercício, 67.886 não têm licenciatura em português, o equivalente a 42%. Português e matemática são as disciplinas cobradas em avaliações nacionais como a Prova Brasil e internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), e são usadas para medir a qualidade da educação. "Matemática e português são as duas pernas para o estudante caminhar na educação. Sem essas duas ferramentas não tem como prosseguir", diz Mercadante. Biologia tem os melhores índices, 78,4% dos professores têm a formação adequada. Em química, são 53,7%; em ciências, 40,1%; em história, 39,9%; e em geografia, 37,7% professores são formados na área em que atuam. Os demais ou são formados em outras áreas, afins ou não, ou não têm formação superior.

Formação docente
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que tomará medidas para melhorar a formação dos professores. Entre elas, a oferta de 105 mil vagas para formação de professores no segundo semestre deste ano. Serão 20 mil vagas em universidades federais e 4 mil vagas em institutos federais. Além disso, a Universidade Aberta do Brasil vai ofertar 81 mil vagas de formação à distância. "Nenhum professor efetivo, que está em sala de aula, deixará de ter a formação. Se faltar, vamos procurar instituições privadas", diz Mercadante. "Se quisermos ter qualidade na educação, temos que melhorar a formação do professor". Aqueles que já têm alguma formação em área afim a que leciona poderá aproveitar os conhecimentos em um curso de licenciatura, tendo a carga horária reduzida. A experiência em sala de aula, também contará para reduzir o tempo de estágio obrigatório. A reconfiguração das licenciaturas está prevista em parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovado no ano passado. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), destinado a complementar a formação dos professores também será reconfigurado no ano que vem. O professor só poderá se inscrever para o curso correspondente à disciplina que leciona. O curso será oferecido apenas nas férias escolares para que os professores se dediquem mais.

CONTINUE LENDO

‘Esperamos que desta feita os professores municipais sejam valorizados’ afirma Zé Ribeiro

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 29 Mar 2016
  • 12:22h

O vereador Zé Ribeiro luta para que os professores municipais tenham a valorização merecida em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Zé Ribeiro confirmou mais uma vez, durante pronunciamento contundente na sessão do Legislativo de Brumado desta segunda-feira (28) o seu posicionamento de defensor fervoroso da categoria dos professores municipais de Brumado. Ele que tem a formação acadêmica em Letras pela Uneb de Brumado fez questão de ressaltar que “esperamos que, desta feita, os professores municipais sejam valorizados e tratados como merecem pela atual gestão e que os incidentes desagradáveis do ano passado não se repitam”. Subindo o tom, o parlamentar argumentou que “sabemos que nesta terça-feira haverá uma reunião entre a APLB e o prefeito, então que a postura seja outra e que a pauta apresentada tenha a atenção que merece, pois o futuro das próximas gerações está em jogo, pois todos sabem que somente por meio da educação as mudanças e a evolução social que todos nós tanto ansiamos acontecerão”. Ribeiro ainda finalizou que “não citamos somente a importância da valorização salarial, mas também a melhoria da logística para que os professores tenham condições melhores para que o aprendizado seja mais efeciente A questão da carga horário também deve ser respeitada, bem como a do Piso Nacional, então esperamos que em 2016 o impasse não se repita e que o diálogo seja o mais produtivo possível”. 

Multinacionais abrem vagas de estágio; há oportunidades na Bahia

  • 29 Mar 2016
  • 11:42h

(Foto: Reprodução)

Para os estudantes universitários, o estágio pode ser a oportunidade para aprender, mostrar seu trabalho e até uma chance de ficar na empresa depois de se formar. Passar por grandes organizações nesta fase pode fazer a diferença na vida profissional. Até abril, várias empresas estão com inscrições abertas para programas de estágio. Entre elas, a Bunge Brasil e a Cargill, ambas com vagas para a Bahia. Na Bunge, as inscrições vão até domingo pelo site www.bunge.com.br/carreiras/jovenstalentos. São 70 vagas distribuídas em vários estados. Há oportunidades para universitários nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Economia, Administração de Empresas, Psicologia e Ciências Contábeis. Já a Cargill está com 100 vagas disponíveis em todo o país. Interessados devem se inscrever até 18 de abril pelo site www.novostalentoscargill.com.br. As vagas são para Administração, Ciências Contábeis, Agronomia, Ciências Biológicas, engenharias e Medicina Veterinária.

 

Brumado: Mortes com fortes suspeitas de terem como causa a Síndrome de Guillain-barré começam a provocar pânico na população

  • Brumado Urgente
  • 29 Mar 2016
  • 10:53h

As informações davam conta que o aposentado que veio a falecer com suspeita de Guillain-barré moraria na Rua Maranhão deixaram os moradores em certo pânico (Fotomontagem: Brumado Urgente)

O que era apenas apreensão acabou se tornando em princípio de pânico na manhã desta terça-feira (29) em Brumado com a confirmação de mais uma morte que tem como forte suspeita de ter sido provocada pela Síndrome de Guillain-barré, a qual ataca de forma severa o sistema imunológico do ser humano. A princípio o óbito de um aposentado chamado Sebastião Neris da Sivla, de 59 anos, ocorrido na noite desta segunda-feira (28) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que teria como provável causa a Guillain-barré acabou deixando muitos moradores da Rua Maranhão em pânico, já que ninguém estava sabendo quem era a vítima, que segundo muitos deles nem morava na referida rua, mas sim nas proximidades do Clube do Sindicato dos Mineradores. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, outro caso de óbito ocorrido há cerca de 15 dias em Vitória da Conquista, que teve como vítima outro brumadense, o qual teve no atestado de óbito a “causa mortis” oficializada como Guillain-barré, veio deixar a situação ainda mais tensa.

A morte do aposentado ocorreu no HMPMN na noite desta segunda-feira (28)

O clima de princípio de pânico acabou sendo agravado por outra informação de que uma mulher teria sido enviada às pressas para Guanambi ontem também, com forte suspeita de ter sido atingida pela síndrome. Para finalizar a situação a falta, até o momento, de emissão de dados oficiais por parte da Secretaria Municipal de Saúde intensifica o clima de medo. Em contato com o secretário municipal Claudio Feres ele se restringiu somente a informar que “existe sim a forte suspeita de que a morte do aposentado possa ter sido causada pela Guillain-barré, mas somente após o trabalho de investigação da Vigilância Epidemiológica é que poderemos oficializar ou não essa possibilidade”. O fato de que a cidade já estaria infestada por uma epidemia de Zika Vírus com mais de 300 casos registrados até o momento, para muitos, não estaria sendo tratada da forma como deveria pelas autoridades e população em geral, que não vêm desenvolvendo de forma plena ações efetivas no combate ao aedes aegypti, já que a Síndrome de Guillain-barré seria resultado da Zika, que tem como transmissor o cada vez mais temível mosquito. Os próximos dias poderão trazer a realidade dos fatos, com a emissão dos laudos oficiais, mas, enquanto isso a atmosfera de forte apreensão paira sobre a população que parece cada vez mais aflita. 

Lula participa de ato ‘em defesa da democracia’ no domingo (03)em Salvador

  • 29 Mar 2016
  • 10:29h

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa no próximo domingo (3) de “um ato em defesa da democracia e contra o golpe”. “Existe a previsão da vinda dele para um ato do Nordeste, que o pessoal está querendo que seja sediado em Salvador”, afirmou o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. Um encontro na tarde desta terça-feira (29) vai definir detalhes da atividade, que deve acontecer no turno matutino – porém ainda não há previsão do local para a realização do ato. “Nós vamos reunir com a Frente Brasil Popular para definir o local”, apontou Everaldo.

Estudante Riachense que desapareceu no Rio de Janeiro é encontrado em Minas Gerais

  • L12 Notícias
  • 29 Mar 2016
  • 09:55h

Suposta imagem do estudante divulgadas em um grupo de colegas da da Faculdade Estácio de Sá. (Foto: Reprodução / Grupo WhatsApp).

Na tarde desta segunda-feira (28), foi encontrado na cidade de Manhuaçu em Minas Gerais, Caio Fernandes de Carvalho, de 23 anos que estava desaparecido desde a última quarta-feira (23), na cidade do Rio de Janeiro onde estuda. De acordo com informações de um amigo de faculdade, o estudante de medicina, natural de Riacho de Santana, no sudoeste baiano foi localizado após fazer movimentação em sua conta bancaria. O jovem foi encontrado sentado em uma praça na cidade mineira que fica próxima a Juiz de Fora. Segundo a polícia, familiares e amigos divulgaram fotos de Caio em grupo da faculdade Estácio de Sá, campus João Uchoa, Pena, na Tijuca, onde o jovem estuda e foi visto pela última vez. A Polícia do Rio de Janeiro investiga o caso e o motivo do desaparecimento permanece em tom de mistério.

Saeb identifica 526 irregularidades em afastamentos por licença médica

  • 29 Mar 2016
  • 09:13h

(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) identificou, por meio da Operação “Licença Médica”, 145 indícios de irregularidades no afastamento de servidores, que realizavam outras atividades remuneradas, prática proibida por lei. A pasta investiga ainda outros 381 servidores. Entre os casos verificados pela Saeb, está a de um médico intensivista (especialista em Unidade de Tratamento Intensivo), que conseguiu 462 dias de licença, mas continuou trabalhando em uma prefeitura no interior do Estado. “A Secretaria da Administração tem a obrigação de zelar pelo erário. Nós não pudemos permitir pagamentos de gastos sem o devido amparo legal”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes. A operação, realizada após denúncias pela Corregedoria Geral do Estado (CGR/Saeb), em parceria com a Junta Médica do Estado, identificou, entre os 145 servidores, médicos, professores, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, policiais civis, dentre outros profissionais, que chegaram a ficar de 200 a até mais de 400 dias de licença médica, apresentando atestados reiteradamente. Os atestados e relatórios médicos informavam doenças de diagnósticos subjetivos, como patologias de ordem psicológica. 

Ao todo, a partir do sistema de perícia da Junta Médica, a Corregedoria identificou 5.764 servidores que obtiveram licenças por prazos acima de 15 dias entre janeiro de 2014 e agosto de 2015. Os dados dessa lista foram cruzados com dados do Cadastro Nacional de Informações do INSS, de forma a verificar a existência de servidores com outros vínculos empregatícios. Foram encontrados 662 servidores trabalhando em empresas privadas ou em outros entes públicos, e deste total, 526 não tiraram licenças médicas no período em que estavam afastados do Estado. Os servidores flagrados na operação vão responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e a Processo de Ressarcimento ao erário, no âmbito das corregedorias do Estado. Ao fim dos processos, que observam o princípio do contraditório e da ampla defesa, os servidores considerados culpados podem ser demitidos do serviço público e terão que reembolsar o Estado os valores recebidos de forma irregular durante o período em que estavam de licença médica. No caso de servidores que já se aposentaram, o benefício poderá ser cassado.  No caso do médico intensivista, a situação foi agravada após uma perídica grafotécnica do Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificar que três dos dez atestados eram falsos. O médico possui dois cargos no Estado: um no Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, e outro na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na unidade da Avenida Bonocô. Apesar de afastado, ele atuava como diretor médico em uma prefeitura de um município do interior. Além dos processos administrativos, o caso será encaminhado para a Delegacia de Crimes Econômicos e contra a Administração Pública (Dececap) e para o Conselho Regional de Medicina (Cremeb), pelos indícios de crime de falsificação. Outra ocorrência refere-se a uma professora da Secretaria da Educação que obteve 195 dias de licença médica, mas trabalhava para a Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, como Chefe de Serviço de Secretaria, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade. Em resposta à Saeb, a secretaria informou, em ofício, “que a comissionada executa serviços de assessoramento via internet, que tem plena eficácia na atuação e que não gozou de benefício previdenciário”.

CONTINUE LENDO

Preocupado com a empregabilidade dos brumadenses, Weliton esbraveja contra complexo de empresas do Parque Eólico de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 29 Mar 2016
  • 08:29h

O vereador Weliton Lopes foi duro em sua fala (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Weliton Lopes (DEM) demonstrou mais uma vez, durante a sessão do Poder Legislativo desta segunda-feira (28), toda a sua insatisfação contra o processo de instalação e de contratação de funcionários que está sendo promovido pelo complexo de empresas do Parque Eólico de Brumado. Mostrando forte indignação, o alvo maior acabou sendo a empresa Cortez, que irá executar a obra e que, segundo ele, estaria sendo totalmente irresponsável no processo de contratação dos funcionários. “Isso é uma verdadeira aberração, pois como uma empresa pode chegar numa cidade sem dar as devidas explicações. Eles deveriam realizar uma audiência pública nesta Casa Legislativa para esclarecer todos os pontos conflitantes”, disparou o parlamentar que continuou argumentando que “precisamos saber detalhes dos impactos ambientais da obra e também dos critérios para a seleção e contratação dos funcionários, pois temos que dar prioridade aos brumadenses e, principalmente, aos moradores da região de Cristalândia, onde será construído o parque eólico”. E ainda destacou que “temos um exemplo recente e positivo da Andrade Gutierrez que realizou o processo de contratação dos funcionários para as obras da Fiol de forma clara e transparente e, sobretudo, valorizando os brumadenses e as empresas locais, que tiveram prioridade nas vendas de materiais” e finalizou citando que “sabemos que com a forte crise econômica que vem assolando o país inteiro o desemprego vem aumentando de forma assustadora em Brumado, então, diante disso, é inadmissível vermos empresas virem para o nosso município para realizar uma obra importante como essa do parque eólico e ter a maioria dos funcionários de outras cidades e regiões. Não podemos aceitar isso de forma alguma”. 

H1N1 já matou duas pessoas na Bahia; 10 foram infectadas em 2016

  • 29 Mar 2016
  • 08:19h

Foto: Reprodução/ Grupo Escolar

A gripe H1N1 – também conhecida erroneamente como “gripe suína” – já matou duas pessoas na Bahia este ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O número já é maior do que o registrado no ano passado – quando ninguém morreu e só uma pessoa (vinda de São Paulo) foi infectada pelo vírus. Este ano, a Bahia já registra 10 casos de H1N1. Apesar dos números preocupantes, a vacinação no estado só deve começar no dia 30 do mês que vem e vai até 20 de maio (veja aqui).  De acordo com a Sesab, o antiviral Tamiflu, usado no combate à doença, não está em falta na rede estadual. Em São Paulo, autoridades demonstram preocupação com um "surto antecipado" da doença. No estado, oito pessoas já morreram. Os óbitos se referem a pacientes que desenvolveram a chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), doença que pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como os vários tipos de vírus influenza e pneumonias. Ao todo, a síndrome causou 17 mortes neste ano, quase metade delas por H1N1.

Brumado: Padaria é assaltada por casal que estava em uma motocicleta

  • Brumado Urgente
  • 29 Mar 2016
  • 07:17h

O casal chegou em uma motocicleta (Foto: Brumado Urgente)

Um assalto com características diferentes da grande maioria desses delitos que aconteceram em Brumado até agora teve como alvo uma padaria que fica localizada na Av. Otavio Mangabeira, a qual sempre tem uma intensa movimentação de clientes, como também sempre a presença de guarnições policiais. O fato aconteceu às 15h27m desta segunda-feira (28) e foi protagonizado por um casal um tanto quanto atrapalhado. Eles chegaram de moto, o homem entrou armado na padaria, deu voz de assalto, enquanto a mulher ficou estacionada com a moto ligada. Ele saiu com uma quantia em dinheiro não revelada, tomando a direção da motocicleta, quase caindo. As imagens do sistema de segurança irão contribuir para que a Polícia possa prender o casal. 

O homem entrou armado e deu voz de assalto (Foto: Brumado Urgente)