Ex-faxineira mergulha nos livros e é aprovada no STF e mais 3 órgãos

  • 09 Abr 2016
  • 08:57h

Marinalva Luiz, ex-faxineira no Supremo Tribunal Federal aprovada em cinco concursos públicos (Foto: Alexandre Bastos/G1)

Após cinco anos trabalhando como faxineira no Supremo Tribunal Federal, Marinalva Luiz achou que era uma brincadeira ver o próprio nome na lista de aprovados no concurso do órgão. A mulher passou semanas mergulhada nos livros e anotações para a prova de técnico judiciário. O resultado também surpreendeu colegas, que chegaram a insinuar que ela havia comprado o gabarito."Minha família e amigos já sabiam que eu ia passar, pois eu estudava sem parar e só falava em concurso e mais concurso", disse. "Muita gente, infelizmente, não gostou da novidade. As pessoas ficaram em choque, não esperavam que uma moça que trabalhou na limpeza do tribunal tivesse conhecimento suficiente para passar, ainda mais que concorri com quem já tinha se formado em advocacia. O preconceito está enraizado na sociedade brasileira ainda." O concurso aconteceu em 2008. O salário previsto era de R$ 3 mil – 500% a mais do que os R$ 500 que ela recebia mensalmente. Marinalva foi a 29ª colocada e aguardou os quatro anos de validade do certame pela convocação. Mesmo com a seleção expirando antes, a mulher não desanimou e passou em outras três provas: Superior Tribunal de Justiça, Ministério do Trabalho (onde está atualmente) e Ministério Público da União.

Para ela, o fato de sempre ter apreciado literatura influenciou nas conquistas. "Eu sempre gostei de ler. Lia desde gibi a Karl Max. Na minha casa tinha mais livros e revista do que em qualquer casa do meu bairro. As pessoas não entendiam porque eu e minha irmã líamos tanto. Hoje vejo que isso foi fundamental e um diferencial na minha vida." A mulher também baixou conteúdos em sites e pedia ajuda de amigos da família que trabalhavam no Judiciário. Nascida em Anápolis, cidade goiana a 160 quilômetros deBrasília, ela decidiu atuar na área de limpeza porque o salário era melhor do que o que recebia trabalhando em uma loja para noivas e como costureira. "Duvidavam da minha capacidade porque eu era auxiliar de serviços gerais e, como tal, deveria ter muito pouco estudo. Não aceito que me julguem sem me conhecer", afirma. "O que me deixou impressionada foi pensarem que, por ter trabalhado na limpeza, era analfabeta ou coisa do gênero. Eu já tinha o ensino médio, trabalhava numa butique mas ganhava menos que na limpeza e trabalhava muito. No STF era muito melhor! Nunca me abati com isso, mas, realmente, inveja é uma coisa que te assusta." Marinalva diz que a família tinha pouco recursos, mas que nunca precisou parar de estudar. "Nós eramos pobres, mas tínhamos tudo o que precisávamos. Livros, roupas, brinquedos; meus pais se esforçavam e nos davam. Mas, como todo mundo, você sempre quer mais, e eu queria morar numa casa com piscina, muita árvores, pois lembra muito a minha infância." Segundo ela, a melhor vantagem do emprego no serviço público foi poder incluir a mãe como dependente no plano de saúde. "Ela foi muito bem tratada nos melhores hospitais do Plano Piloto e Taguatinga, especialmente no Santa Marta e São Francisco, onde infelizmente, ela veio a falecer, há dois anos." Marinalva conta que chegou a começar a estudar direito, mas decidiu trancar o curso por ver que não era exatamente o que queria. Ela voltou a costurar e diz sonhar em fazer moda nos próximos anos. "Voltei a costurar por raiva", ri. "Toda vez que pedia uma costureira para fazer umas roupas, ela demorava demais ou [as peças] não ficavam do jeito que eu queria. Como já tinha trancado a faculdade, já estava procurando uns cursos para fazer, dar uma boa revisada em ajustes e conhecer novos métodos de ensino. Daí vi que realmente costurar é uma coisa que adoro fazer, independentemente de ser uma profissão. Todo dia faço algo. Para meus amigos e parentes, faço consertos e reformas."

Dicas
A mulher diz que, para a prova do STF, se preparou com o conteúdo de analista judiciário – com curso superior – e não para o de técnico. Assim, afirma, acumulava mais conhecimento. Ela também conta que estava decidida a passar em concurso e que acha que a determinação contribuiu para o sucesso. "Vários colegas faziam deboche quando fui aprovada, vieram correndo me falar que não iria ser chamada. É uma coisa que você vê se você quiser. Eu nunca deixei que me jogassem para baixo, mas não imaginei que fosse calar a boca de tanta gente depois que fui aprovada", conta. "A primeira dica é: decida onde você quer trabalhar. Eu só fiz concurso para o judiciário porque as matérias são as mesmas e somente o regimento interno que muda. Fiz do Ministério do Trabalho porque queria incentivar uma amiga a estudar e acabei fazendo a inscrição no último dia. Caí aqui de paraquedas", ri. "Segundo: estude por livros e sites, nunca compre apostilas. Além de resumidas demais, são caríssimas. Um exemplo: quando estudava ainda para o STF, já tinha tudo quanto era exercício feito. Uma amiga comprou uma apostila na banca de revista e fui dar uma olhada apenas nos exercicios sobre a legislação do tribunal." Marinalva afirma que os exercícios eram iguais aos que já tinha em casa. A terceira dica dela é manter o foco. "Vi gente estudando ao mesmo tempo para bancos, tribunais, agências reguladoras, Metrô etc. Nossa!  Você acha que nosso cérebro armazena todo esse tipo de informação em curto prazo? São órgãos diferentes, as matérias às vezes também são." A mulher conta se sentir feliz ao ver que outras pessoas ficam motivadas ao estudar quando conhecem a história dela. Para ela, a principal lição com a própria experiência foi ver que todo mundo é capaz. "Eu passei num concurso que era disputadíssimo entre os funcionários da minha empresa, estagiários. Eu passei e eles não. O diferencial foi que não estudei para passar, estudei para aprender e entender como funciona o nosso Estado Brasileiro. Fui devagarinho. O que não entendia, voltava e fazia tudo de novo. E uma frase que resume bem o eu fiz foi:'Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez'."

CONTINUE LENDO

Conquista: Homem morre atropelado na BR-116; motorista fugiu sem prestar socorro

  • Rodrigo Ferraz
  • 09 Abr 2016
  • 08:16h

foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Um homem, que não teve a identidade revelada, morreu na noite desta sexta-feira (08) após ser esmagado por um caminhão na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, nas proximidades da Pousada da Conquista. Segundo informações de populares, o motorista da carreta fugiu sem prestar socorro. Agentes da Polícia Rodoviária Federal e Via Bahia estiveram no local e registraram a ocorrência.

Número de prisões na Bahia aumenta e chega a quase 20 mil em 2015

  • Bahia Notícias
  • 09 Abr 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

A polícia baiana aumentou o número de prisões em flagrante realizadas em 2015. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), 19.739 suspeitos foram capturados, o que representa um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. A SSP também registrou 4.998 armas apreendidas, indicando um crescimento de 8,1% na comparação com 2014. A polícia ainda cumpriu 3.557 mandados de prisão em 2015, 52,9% a mais do que no ano anterior. A pasta também registrou redução de 1,1% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O secretário da SSP, Maurício Barbosa, elogiou os números. “Parabenizo os policiais baianos pelo empenho e força de vontade em melhorar a segurança para os baianos", disse. Por conta da redução nos CVLIs, quase 10 mil servidores vão receber Prêmio por Desempenho Policial (PDP) este ano (veja mais).

Número de adultos diabéticos se multiplicou por quatro em 35 anos

  • 08 Abr 2016
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

O número de adultos que sofrem de diabetes quadruplicou desde 1980 e o problema afetava 422 milhões no planeta em 2014, devido sobretudo à obesidade, afirma o primeiro relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a enfermidade crônica. Em escala mundial, a OMS calcula que 422 milhões de adultos sofriam diabetes em 2014, contra 108 milhões em 1980. A situação foi provocada sobretudo pelo aumento dos fatores de risco, como o sobrepeso e a obesidade.


 

Como evitar
Se você tem excesso de peso ou cintura muito larga, pode evitar ou atrasar a diabetes tipo 2 mantendo uma dieta saudável e sendo mais ativo fisicamente. Estima-se que cada quilo a mais aumente o risco da doença em 16%. Não foi comprovado que algum método de perda de peso específico seja mais efetivo do que os outros. Recomenda-se uma dieta rica em vegetais, que tenha poucas calorias e muitas vitaminas e minerais, temperados com gorduras saudáveis como azeite de oliva, acompanhados de nozes, castanhas e peixes. As proteínas também são importantes. Entre as boas fontes estão carne sem gordura e não-processada, lentilhas, iogurte grego, ovos, grãos e, novamente, as nozes, castanhas e peixes. E frutas: ainda que as tropicais tenham muito açúcar, isso não quer dizer que precisam ser banidas. Fazer exercício é essencial para ter uma boa saúde, mas lembre-se de que atividades comuns contam: caminhar, limpar a casa, brincar com as crianças - qualquer coisa que faça você se movimentar ajuda a controlar seu peso e pode reduzir o nível de açúcar no sangue, pois contribui para que o corpo use insulina mais efetivamente.

Beber água
Com frequência se confunde sede com fome e, por isso, é aconselhável se manter hidratado se você está comendo bem. A melhor bebida é a água, que não tem calorias e não há nenhuma dúvida de que faz bem. Outras bebidas costumam ter muito açúcar ou contêm cafeína e aditivos. Refrigerantes, bebidas energéticas e cafés com muito leite são particularmente ruins. Considere as bebidas adoçadas com substâncias artificiais como um luxo que você se dá às vezes, pois há provas de que elas aumentam nosso desejo de consumir alimentos doces. Se você não gosta de água, acrescente ingredientes como frutas cítricas, gengibre ou hortelã. Ou tome chá de ervas. A quantidade de água que você precisa varia, mas a urina clara é bom sinal de que você está bebendo o suficiente.

Quanto é muito?
Em nosso mundo de porções extragrandes, é difícil saber qual o tamanho de uma porção sensata. Não apenas o tamanho das porções cresceu nos últimos anos, mas também o dos pratos. A fórmula é simples: pratos menores = porções menores. É mais fácil conseguir uma porção ideal em um prato menor, e muitos de nós enchemos os pratos sem nos importar com seu tamanho.

Use sua mão como guia
Sua mão é um ótimo medidor para o tamanho da porção ideal. Uma porção de proteína deve ser mais ou menos do tamanho da palma da sua mão; uma de cereal ou massa, do tamanho do punho; manteiga e azeites devem caber na ponta de seu dedo.

Congele o que sobrar
Cozinhar grandes quantidades é bom para economizar tempo, mas vira um problema se você não resiste e acaba repetindo. Guarde as sobras imediatamente para deixá-las prontas para as próximas refeições. Se estiverem congeladas, e não na geladeira, é menos provável que você belisque.

Dieta rígida e reversão
Novos estudos mostraram que os níveis de açúcar no sangue de pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 podem se normalizar quando elas adotam uma dieta muito baixa em calorias durante oito semanas. Os investigadores selecionaram indivíduos altamente motivados, que tinham mais possibilidade de seguir a dieta, e os mantiveram sob rígida supervisão médica. O estudo indica que uma perda de peso significativa reduz a quantidade de gordura presente no fígado e no pâncreas. Isso, por sua vez, causou um funcionamento melhor da insulina e o retorno a níveis normais de açúcar no sangue. Os resultados foram menos animadores no caso de participantes que haviam tido diabetes tipo 2 durante mais de quatro anos. Ainda que a pesquisa seja promissora, ainda é preciso obter mais detalhes. Além disso, a perda de peso tem que se manter para que os benefícios continuem. Isso é difícil - e muita gente tem dificuldade em seguir dietas restritivas. Por isso, uma mudança no estilo de vida que inclua exercícios e rotina pode ser preferível e mais fácil de manter. Tentar uma dieta rígida sem assistência médica pode ser perigoso. Por isso, é importante consultar um médico antes de começar uma dieta.

CONTINUE LENDO

Conquista: Bicho preguiça vítima de maus-tratos é recolocado na natureza

  • por Mateus Novais
  • 08 Abr 2016
  • 19:02h

bicho preguiça que sofreu maus-tratos após ser capturado por um morador de Barra do Choça, enfim, foi liberado e deixado no seu habitat natural. Nesta sexta-feira (8), após 20 dias de tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista, o animal foi solto em uma área ambiental de Barra do Choça. Durante praticamente 20 dias o bicho preguiça recebeu cuidados especiais, já que não conseguia se alimentar corretamente. Como suas unhas foram arrancadas com uma serra, ele chegou a receber alimento por meio de sonda. Já recuperado e conseguindo subir e se deslocar entre as árvores, a equipe do Cetas decidiu que o melhor era devolver a preguiça ao seu habitat natural. No entanto, o animal vai precisar se readaptar as condições de vida na natureza, já que as unhas arrancadas devem demorar a crescer novamente. O homem acusado de arrancar as unhas do animal vai responder o crime de maus-tratos a animais em liberdade.

Líder do PMDB é apontado como beneficiário de propina

  • A Tarde / Uol
  • 08 Abr 2016
  • 18:02h

Jucá teria recebido propina em relação a contratos da Eletronorte

O presidente do PMDB, o senador Romero Jucá, foi mencionado no acordo de delação premiada de executivos da Andrade Gutierrez. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os empresários disseram o caminho percorrido pela propina que seria destinada ao parlamentar. Os repasses teriam relação com a Eletronorte, onde Jucá tem influência política. O senador Delcídio do Amaral também já tinha dito, em delação, que a Eletronorte "atende" aos interesses de Jucá. Os acordos de delação foram enviados para homologação no Supremo Tribunal Federal (STF). Após essa etapa, o material deve ser analisado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que vai decidir se deve pedir a abertura de inquérito contra ele. Além dessa investigação, Jucá já responde a inquérito por conta da delação do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia. Pessoa disse que o senador pediu R$ 1,5 milhão em doações para as eleições de 2014 em Roraima, quando seu filho Rodrigo Jucá foi candidato a vice-governador. Jucá assumiu a presidência do PMDB no lugar do vice-presidente da República Michel Temer. Além disso, Jucá é um dos líderes do rompimento do PMDB com o governo e tem trabalhado para a aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Prefeito de Malhada de Pedras não pode se candidatar nos próximos 8 anos

  • Sudoeste Bahia
  • 08 Abr 2016
  • 16:58h

Foto: Sertão Hoje

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, não poderá se candidatar novamente no prazo de 8 anos, de acordo com determinação da Justiça Eleitoral. A inelegibilidade foi definida porque as contas públicas relativas ao ano de 2013 foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores. A inelegibilidade foi informada pela ferramenta SisConta e ficará registrada no histórico eleitoral do prefeito. 

Contendas do Sincorá: Homicida é condenado a 12 anos de prisão

  • Livramento Hoje
  • 08 Abr 2016
  • 16:10h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

As policias Civil e Militar de Contendas do Sincorá realizaram diligências na manhã de quinta-feira (07) e deram cumprimento a mandado de prisão em desfavor de Geovani Silva Santos, expedido pela Juíza de Direito da Comarca de Ituaçu - Dra. Geysa Rocha Menezes. Geovani foi condenado a 12 anos de reclusão por crime de homicídio cometido na cidade de Contendas do Sincorá contra a vítima Américo Rocha dos Santos, em agosto 2013. Geovani recorreu da condenação de 12 anos de reclusão, tendo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) confirmado a condenação na semana passada, culminando na expedição do mandado de prisão que foi devidamente cumprido nesta data. Geovani se encontra recolhido em uma das celas da carceragem de Contendas do Sincorá à disposição da Justiça, aguardando sua remoção para presídio de Salvador onde cumprirá sua pena em regime inicialmente fechado.

Detran consegue liminar que suspende exame toxicológico para motoristas na Bahia

  • Assessoria de Comunicação Social
  • 08 Abr 2016
  • 15:27h

(Foto: Reprodução)

A Justiça Federal da Bahia concedeu liminar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nesta sexta-feira (8), assinada pelo juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, que desobriga o órgão a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o exame toxicológico para a obtenção e renovação de habilitação nas categorias C, D e E. Com a decisão, o chamado "teste do cabelo" está suspenso no estado para os motoristas de ônibus, caminhões e carretas. O órgão recorreu à Justiça por entender que a resolução não tem aplicabilidade técnica e gera um alto custo para os condutores. Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado da Bahia (STTROBA), o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que o próximo passo é a liberação das habilitações da Bahia, que estão bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). "A liminar é importante porque tranquiliza os motoristas, que estavam sendo prejudicados no trabalho. Agora, o Denatran está obrigado a desbloquear quase sete mil carteiras dos processos que exigiam o exame toxicológico", afirmou. O presidente do sindicato, Hélio Ferreira, comemorou a decisão judicial. "Essa resolução criou muitos prejuízos aos rodoviários, que estavam impedidos de exercer a profissão. Demos apoio ao Detran na liminar e torcemos para que as habilitações sejam logo liberadas no sistema nacional. Foi uma vitória do órgão e dos trabalhadores".

Saúde libera R$ 804 mil a cidades baianas habilitadas para Assistência Farmacêutica

  • Bahia Notícias
  • 08 Abr 2016
  • 14:45h

O Ministério da Saúde aprovou nesta sexta-feira (8) o repasse de recursos financeiros para custeio referente ao primeiro ciclo de monitoramento de 2016 de municípios habilitados no Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, a pasta irá transferir aproximadamente R$ 6,3 bilhões para 1.056 municípios em todo o Brasil. Na Bahia, 134 municípios (clique aqui e veja a lista) receberão o montante de R$ 6 mil, totalizando R$ 804 mil.

A Ótica Companhia dos Olhos tem as melhores opções em óculos solares

  • 08 Abr 2016
  • 14:06h

No verão os raios solares ficam mais intensos, o que requer um cuidado especial com a pele e com os olhos. E a Ótica Companhia dos Olhos tem uma grande variedade de óculos solares que protegem os seus olhos contra os efeitos nocivos dos raios solares UVB e UVA, e, em condições imperdíveis. As melhores marcas de óculos solares em 10 vezes nos cartões de crédito. A ótica fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.

Brumado: Polícia Civil prende casal com drogas

  • Ascom - 20ª Coorpin
  • 08 Abr 2016
  • 13:24h

(Foto: Divulgação 20 Corpin)

Investigadores da Polícia Civil, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, prenderam um casal hoje no Bairro Baraúnas, sendo encontrado na residência do casal 3 papelotes de cocaína, farto material utilizado para embalagem de droga, uma soqueira, dois cartuchos cal .38, rolo de fita adesiva, um veículo saveiro ano 2015, dois telefones celulares, duas TVs, um caderno de anotações de caixa e a quantia de R$ 3.342,00 em espécie. 
O casal já vinha sendo investigado pela Polícia Civil  há dois anos e será autuado em flagrante delito pelo Delegado Dr. Orlando Quaresma, pela prática dos delitos de tráfico de drogas e Posse irregular de munição. Fonte: Dr. Leonardo Rabelo. Delegado Coordenador Regional.

Sudoeste: Mirabela emite nota e demite todos funcionários

  • Bahia Notícias
  • 08 Abr 2016
  • 12:44h

(Foto: Divulgação)

A Mirabela Mineração com sede em Itagibá, no Médio Rio de Contas, sudoeste baiano, anunciou oficialmente a demissão de todos os funcionários da empresa. O comunicado de aviso-prévio dos empregados foi feito nesta quinta-feira (7). Na mesma nota, a mineradora diz que continua “tentando equacionar os obstáculos e espera dar uma posição definitiva sobre a continuidade ou não das operações ao longo do mês de abril”. No final de março passado, a mineradora tinha fechado um acordo com o governo do estado que liberou créditos de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE). No entanto, mesmo com o alívio de impostos via SDE, a empresa decidiu encerrar o contrato com os funcionários, alegando outras dificuldades, como o preço do mercado de níquel, que “opera em baixa”. De acordo com o site Giro em Ipiaú, a mineradora iniciou a exploração em Itagibá do níquel sulfetado no final do ano de 2008. 

Bahia: Acidente com carreta de transporte de gado mata 2 pessoas e 20 bois

  • G1 BA
  • 08 Abr 2016
  • 11:55h

Duas pessoas morreram após colisão com um caminhão na BR-101 (Foto: Jonatas Oliveira / Ubaitaba.com)

Um grave acidente entre um carro de passeio e uma carreta que transportava gado matou duas pessoas e 20 bois no sul da Bahia. A colisão frontal ocorreu na quinta-feira (7), Km-438 da BR-101, perto do município de Itabuna. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um terceiro passageiro foi levado em estado grave para o Hospital de Base de Itabuna.O carro de passeio ficou completamente destruído Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão fugiu do local, e até a manhã desta sexta-feira (8) não havia sido localizado. As informações sobre as circunstâncias do acidente são desconhecidas.

 

Outro acidente
Pouco mais de três horas após o acidente no Km-438, outra colisão frontal aconteceu na BR-101, a 75 quilômetros de distância da batida anterior. O condutor de um dos carros morreu no local do acidente, enquanto a motorista do outro veículo teve ferimentos leves. A PRF informou ainda que os veículos envolvidos nas duas ocorrências já haviam sido removidos da pista e o trânsito fluía normalmente nos dois sentidos da rodovia.

CONTINUE LENDO

Caetité: Polícia apura caso em que pai é suspeito de abusar da filha por três anos

  • Sudoeste Bahia
  • 08 Abr 2016
  • 11:19h

(Foto: Jorge Santana - Sudoeste Bahia)

Um homem de 52 anos, morador do bairro Ovídio Teixeira, em Caetité, é acusado de abusar de sua filha há pelo menos 3 anos. A irmã da vítima encaminhou a denúncia ao Conselho Tutelar do município, que acionou a Polícia Civil. A equipe de reportagem do Sudoeste Bahia apurou que o sujeito foi ouvido pela polícia e liberado em seguida. Na denúncia, foi relatado que a menina sofria abusos desde os 12 anos. A vítima foi submetida a exames para verificar a ocorrência de estupro. Se os exames comprovarem os abusos a conduta da mãe também será investigada. Se o suspeito for preso pode responder ao artigo 217 do Código Penal, cuja pena varia entre 8 e 15 anos de prisão.