Votação de impeachment no Congresso deve reunir mais de 150 mil

  • 04 Abr 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

Dentro de no máximo três semanas, o clima entre os favoráveis e os contrários ao governo de presidente Dilma Rousseff deve se acirrar. Os dois lados devem acompanhar a votação dos parlamentares e disputar um espaço nos 28.453 metros quadrados de gramado em frente ao Congresso Nacional. De acordo com o Correio Braziliense, seguindo a movimentação nos últimos protestos mais de 150 mil pessoas devem acompanhar a votação, que ainda não tem data definida. A estimativa foi feita através da soma de pessoas nas últimas manifestações, que superou 150 mil. O jornal chegou ao número de 5,27 pessoas por metro quadrado somente no gramado em frente ao Congresso. Segundo a Políca Militar, foram 50 mil no ato em apoio à presidente, na quinta-feira passada, e 100 mil manifestantes no protesto a favor do impeachment, em 13 de março. 

Messi e dirigentes da Conmebol aparecem em denúncias de fraude fiscal

  • 04 Abr 2016
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

O craque Lionel Messi está entre os nomes envolvidos no caso “Panamá Papers”, investigação feita pelo Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo que teve acesso a 11,5 milhões de documentos da empresa panamenha Mossack Fonseca, consultoria especializada em abrir empresas em paraísos fiscais. Além do craque argentino e de outras personalidades da política e do cinema, também estão envolvidos dirigentes de futebol, clubes e confederações como a Conmebol. De acordo com a investigação, o jogador argentino e seu pai, Jorge Messi, possuem empresas offshore (situadas em paraísos fiscais) que foram compradas para “esconder” os seus bens.  Além deles, nomes como o do cineasta Pedro Almodovar e o presidente russo Vladimir Putin também aparecem nos documentos. Os documentos também revelam que o ex-presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, e outros dirigentes da entidade recebiam propinas como garantia de pagamentos anuais pelo prazo de 20 anos pelos direitos de transmissão em TV da Taça Libertadores da América referente ao período de 2008 a 2018.  

Eleições 2016: Buscando fortalecer a sua pré-candidatura, Léo Vasconcelos tem agenda muito movimentada no final de semana

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 04 Abr 2016
  • 17:07h

A agenda movimentada e o clima encontrado deixaram Léo Vasconcelos ainda mais otimista (Foto: Divulgação)

O ex-presidente do Legislativo de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT) vem dinamizando ainda mais o seu planejamento político e, neste último final de semana, teve uma agenda muito movimentada, participando de vários eventos e encontros com lideranças políticas regionais. Ao lado dos seus correligionários Dilmar Amorim e Jobinho Rocha, Léo iniciou a programação na manhã de sábado (02), em visita à Feira Livre do Distrito de Itaquaraí, ele celebrou mais uma importante parceria, recendo o apoio do líder local “Liga”. Ainda no período da manhã, ele participou de um encontro de cavaleiros, que fez parte das comemorações do ex-vereador Osmar Moura que é, inclusive, pai de sua esposa a atual vereadora Liu Vasconcelos. Na oportunidade, durante o almoço festivo ele aproveitou para um diálogo com o pré-candidato Emanoel “Manelão” Araújo, onde o “prato principal” não poderia ser outro a não ser as eleições 2016. As atividades terminaram no período da tarde, onde ele, juntamente com a vice-prefeita Dra. Cristina Gondim, participaram de uma reunião política na Comunidade de Lagoa do São João. 

Em visita a Itaquaraí, Léo Vasconcelos recebeu o apoio do líder local, "Liga" (Foto: Divulgação)

Já no domingo, Léo esteve visitando a Feira Livre do Distrito de Ubiraçaba, onde encontrou amigos e falou sobre os seus planos políticos. A agenda do final de semana foi fechada com a participação em uma grande cavalgada na Comunidade do Reprezo, onde ele fechou mais parcerias e ouviu os anseios da comunidade. Com uma nova postura, Léo afirmou que “nesse primeiro momento vamos buscar o fortalecimento de nossa pré-candidatura ao Legislativo, para depois buscar, juntamente com o grupo, a equalização da chapa majoritária que irá para a disputa das urnas”. Com uma fala ainda mais impactante, Léo Vasconcelos, que está cada vez mais próximo do secretário Vitor Bonfim, já está sendo considerado um dos grandes expoentes deste novo momento do PDT de Brumado, tanto que ele vem demonstrando que o partido deve ampliar as discussões sobre a escolha do pré-candidato, defendendo, de forma veemente, que, nomes de peso como o ex-prefeito Geraldo Azevedo e o empresário Vanderlito Souza devem entrar na disputa interna com o Eduardo Vasconcelos. 


Sesab vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em 2016

  • 04 Abr 2016
  • 17:04h

(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em onze unidades de saúde do estado ao longo deste ano em obras e equipamentos de radiologia, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética. Nesta segunda-feira (4), o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguram o novo Serviço de Diagnostico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (Cican). Os investimentos fazem parte de um projeto de reestruturação dos serviços de diagnóstico por imagem que vem sendo conduzido pela Secretaria da Saúde, através do regime de Parceria Público Privada (PPP). O novo parque de imagem do CICAN vai disponibilizar, tomografia computadorizada, raios X e mamografia digital e estereotaxia de mama.

Frontier tem frente danificada em mais um acidente provocado pela falta de sinalização das faixas elevadas

  • Brumado Urgente
  • 04 Abr 2016
  • 16:17h

A frente da S10 ficou bem danificada na colisão (Foto: Rogério Meira | Brumado Urgente)

A instalação das novas faixas elevadas ainda continua rendendo muito polêmica em Brumado, a qual é fomentada por vários acidentes que ocorreram, os quais, segundo as vítimas foram provocados pela falta de sinalização dos equipamentos. No início da tarde desta segunda-feira (04) mais um acidente desse tipo ocorreu, desta feita na Praça Armindo Azevedo bem na frente da Escola Estadual Getúlio Vargas. Segundo testemunhas um motorista que conduzia uma Frontier acabou passando a faixa elevada numa velocidade acima da média e acabou colidindo com a traseira de um caminhão que transportava materiais de construção. A frente do veículo ficou muito danificada, mas o motorista nada sofreu. Segundo testemunhas ele irá acionar judicialmente o município, já que, pelo seu entendimento, a falta de uma sinalização no local contribuiu para a colisão. Segundo comunicado do SMTT, a sinalização ainda não foi feita porque o processo de solidificação ainda não foi concluso, mas, a partir dessa semana tudo estará regularizado. 

Oficialização da pré-candidatura de Alessandro Lobo deve definir alinhamento das oposições

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 04 Abr 2016
  • 15:43h

O discurso de Alessandro Lobo foi considerado um marco para esse novo momento político de Brumado (Foto: Reprodução)

O ato de filiação ao PRB e, concomitantemente, a oficialização da pré-candidatura do atual presidente do Poder Legislativo, Alessandro Lobo ao PRB, que aconteceu na última quinta-feira (31), acabou tendo uma grande repercussão no meio político brumadense, tanto que já está sendo considerado um marco para a definição do alinhamento das oposições em Brumado. O evento que contou com a presença do líder do PRB na Bahia, deputado Sildevan Lopes e um dos nomes mais fortes do DEM na Bahia, deputado Luciano Ribeiro, foi muito concorrido e contou com a presença de inúmeras lideranças locais, tendo o destaque para a presidente do PRB, Rosana Chaves. O ponto alto do evento foi o contundente discurso dado por Alessandro Lobo que comprovou sua nova dinâmica política, mostrando um amadurecimento muito grande e uma visão conectada a este novo momento de mudanças, inclusive sendo esse o mote de sua fala. “Chegou a hora de Brumado mudar, pois não podemos mais assistir nosso município com o potencial que tem para ser um grande polo regional, ficar parado no tempo, mergulhado na paralisia da polaridade. Temos que inovar, promover um governo de diálogo, de união, de participação, que venha corresponder os grandes anseios de nossa população, que continua sofrendo com a falta de oportunidades, com um alto déficit na área de saúde pública e com sérias carências sociais”, frisou Alessandro em seu discurso. Nesta segunda-feira (04) o evento, devido à sua grandiosidade, foi o centro das conversas políticas nos corredores do poder e confirmou as previsões de que será determinante para a união das oposições, já que o nome de Alessandro começa a aparecer como o mais provável para encabeçar uma possível chapa, que poderia contar, inclusive, com o apoio do PT, PC do B e de partidos aliados. 

O evento contou com um grande público (Foto: Divulgação)

Zavascki nega seguimento de ações que questionam Lula como ministro

  • 04 Abr 2016
  • 15:41h

(Foto: Reprodução)

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (4) o seguimento de duas ações que questionavam a legalidade da posse do ex-presidente Lula na Casa Civil. Com a negativa, o ministro Gilmar Mendes segue como relator dos principais pedidos para impedir que o ex-presidente assuma o ministério. A decisão liminar de Mendes, que impede a posse, continua válida e não há data para que seja avaliada pelo plenário do STF. As duas ações alegavam que Lula foi nomeado para ganhar foro privilegiado e deixar de ser julgado pelo juiz Sérgio Moro. Para o ministro, há outros mecanismos para resolver o impasse e que não seria ideal discutir o problema por ser um caso específico. Zavascki, entretanto, segue como relator de uma ação que pede para que a investigação de Lula na Lava Jato continuem no STF. O STF recebeu, no total, 24 ações sobre a posse de Lula como ministro da Casa Civil. As ações devem ser julgadas em conjunto pelo plenário do STF, ainda sem data marcada.

Estudantes de medicina farão avaliação nacional para receber o diploma

  • Agência Brasil
  • 04 Abr 2016
  • 14:52h

(Foto: Reprodução)

A partir deste ano, alunos de medicina de todo o país farão avaliações nacionais a cada dois anos durante o curso. As avaliações, aplicadas no segundo, quarto e sexto ano serão obrigatórias. Aqueles que não obtiverem a nota mínima definida pelo Ministério da Educação (MEC) na última avaliação não poderão obter o diploma e também não poderão ingressar na residência médica.  A chamada Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) está prevista no Programa Mais Médicos (Lei 12.871/2013) e em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). Pelas normas, o prazo para que a avaliação começasse a ser aplicada termina este ano. A aplicação começará pelos alunos do 2º ano de medicina em agosto. A medida em que os alunos avançam nos estudos, as demais avaliações serão implementadas. A do 6º ano passará a ser aplicada em 2020. O anúncio foi feito hoje (1º) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 20 mil estudantes farão a prova em 2016.

 

O ministro explicou que no 2º e 4º ano a avaliação será apenas para que os alunos testem os conhecimentos. Segundo Mercadante, pelo desempenho dos estudantes, o MEC poderá verificar a qualidade do ensino e, se necessário, fazer algum tipo de intervenção na instituição. "Quando a avaliação é feita no final, não tem como voltar. Quando é feita ao longo do curso, as instituições poderão aprimorar a formação. Será um salto de qualidade, sempre buscando aprimorar a formação dos médicos brasileiros", diz Mercadante. No sexto ano, um bom desempenho na avaliação será necessário para que os alunos se formem e obtenham o diploma. A média necessária para a aprovação será recalculada ano a ano. A avaliação será também pré-requisito para que os estudantes recém-formados ingressem na residência médica. Os estudantes, no entanto, terão mais de uma oportunidade. Aqueles que não obtiverem a nota necessária poderão refazer a prova. Serão feitas várias provas em um mesmo ano, assim, o estudante que não obtiver a nota mínima ou aquele que deseja antecipar a prova antes mesmo do fim do curso, poderá fazê-lo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será responsável pela avaliação. De acordo com Mercadante, ela seguirá os moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). "As duas avaliações terão o mesmo padrão. O mesmo padrão exigido para os estudantes formandos fora do Brasil tem que ser o exigido para quem se forma aqui", diz Mercadante. O ministro assinou hoje portaria que institui a nova avaliação e cria a Comissão Assessora da Avaliação, que acompanhará a implementação no país. Compõe a comissão, entre outros, o MEC, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM). A comissão poderá definir se a avaliação aplicada aos estudantes contará também para avaliar os cursos de medicina.

CONTINUE LENDO

Se depender das pedaladas fiscais, 'não fica um gestor de pé', afirma Rui Costa

  • 04 Abr 2016
  • 14:09h

Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

O governador Rui Costa criticou a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff sofrer impeachment por conta das pedaladas fiscais. Para ele, caso a mesma regra fosse aplicada nos municípios e estados, todos os gestores deveriam ser afastados.  "Não fica um gestor público em pé. Só quero saber qual o estado brasileiro que ficaria de pé se isso fosse implementado no rigor que estão falando. Assim se tocou o Estado brasileiro – e quando estou falando estado estou falando de estados e municípios e do governo federal", defendeu Rui. Segundo o governador, a oposição está procurando um motivo para derrubar a presidente e o atual momento político prejudica a imagem do país no exterior. "O problema é que se quer fazer um golpe e está se procurando um motivo. Aí toda a hora se bota a lupa em um motivo. A gente precisa pensar no Brasil e nas pessoas. Estamos brincando com essa questão. Está causando um prejuízo gigantesco para a população. O desemprego está aumentando, o país está parando e está começando a ser mal visto internacionalmente", constatou.

Piripá: três mulheres e um homem conquistenses são detidos por estelionato e furtos em Feira Livre

  • 04 Abr 2016
  • 13:26h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um quarteto conquistense que estava agindo no meio da Feira Livre de Piripá foi detido pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (4). De acordo com informações da Delegacia de Polícia Civil, três mulheres e um homem praticavam furtos no meio da movimentação. Na porta da Delegacia, dezenas de pessoas foram conferir os rostos dos suspeitos que são apontados por outros delitos, entre eles golpes a aposentados. Com eles foi apreendido um carro de passeio cujas placas são de Vitória da Conquista. (Blog do Anderson)

Promoção Espetacular: Ovos de Chocolate pela metade do preço no Comercial Vitória

  • 04 Abr 2016
  • 12:42h

(Divulgação)

O Comercial Vitória é campeão de ofertas e preços baixos, disso todo mundo já sabe, mas, desta feita a promoção é espetacular e irresistível, já que os clientes poderão adquirir ovos de chocolate das conceituadas marcas Nestlé, Garoto e Lacta pela metade do preço. É isso mesmo, 50% de desconto. Então, não perca tempo e vá agora mesmo e já garanta os seus, antes que acabem, já que essa é uma oportunidade imperdível. O Comercial Vitória fica localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, 93, Bairro do Tanque um local de muito fácil acesso e com inúmeras vagas para estacionar.

Ministro alerta: tirar print do Snapchat sem aviso é crime

  • Olhar Digital - Uol
  • 04 Abr 2016
  • 12:29h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Cultura britânico, Ed Vaizey, fez um alerta aos espertinhos que tiram capturas de tela de posts recebidos pelo Snapchat: se feita sem consentimento de quem enviou o post, a prática constitui crime no país. O Snapchat permite que as pessoas troquem conteúdo efêmero, então há quem a use para enviar materiais sensíveis. Por isso, sempre que o destinatário tira print da tela o remetente recebe um alerta. Só que o aviso é o máximo que a rede pode fazer. Por isso o ministro resolveu passar a informação. “Sob a legislação do Reino Unido, seria contra a lei um usuário do Snapchat copiar uma imagem e torná-la pública sem o consentimento do dono da imagem”, explicou ele, em carta repercutida pelo Independent. Fora a questão de direitos autorais, que tem gerado penas de até seis meses de prisão e multas que chegam a 50 mil libras, pode haver o agravante de se estar divulgando conteúdo sexual privado. Neste caso, a pena de prisão aumenta para dois anos.


 

No Brasil 

Como essa divulgação indevida geralmente ocorre por meio de pessoas próximas, no Brasil, o deputado federal Romário (PSB/RJ) tenta tornar a chamada “pornografia de revanche” um tipo específico de crime. Ele é autor do Projeto de Lei 6630/13, que modifica o Código Penal “tipificando a conduta de divulgar fotos ou vídeos de nudez ou ato sexual sem autorização”. De acordo com o projeto, quem fizer divulgações não autorizadas pegaria de um a três anos de detenção e seria multado. Caso o acusado tenha mantido alguma relação de confiança com a vítima (cônjuge, namorado etc.), a pena é aumentada em 1/3; se a vítima for menor de idade ou deficiente, o acréscimo é de 50%. E essa pessoa pode ser proibida de acessar serviços eletrônicos - como redes sociais - por até dois anos. (Saiba mais.) A proposta foi apensada a outro PL, o 5555/13, de João Arruda (PMDB/PR), que altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), "criando mecanismos para o combate a condutas ofensivas contra a mulher na internet ou em outros meios de propagação da informação".

CONTINUE LENDO

Jovens de baixa renda terão gratuidade no transporte interestadual

  • Blog Macaubense Life
  • 04 Abr 2016
  • 11:44h

Empresas de ônibus e trens que realizam transporte interestadual deverão reservar duas passagens gratuitas e mais duas com 50% de desconto para jovens de renda familiar de até dois salários mínimos. A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou resolução nº 5.063/2016 no Diário Oficial da União do último dia 31 regulamentando a concessão da gratuidade. No entanto, será preciso a apresentação da “Identidade Jovem”, programa que vai fornecer documento de identificação para jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O novo documento estará disponível em até quatro meses e vai alcançar 18,4 milhões de pessoas de baixa renda. A emissão será feita pela Caixa e será em forma de aplicativo para celular ou cartão magnético. A passagem com gratuidade ou desconto deverá ser solicitada com antecedência mínima de três horas para o embarque. Em caso de recusa, a empresa deve emitir um certificado com as informações e motivo para a não emissão do bilhete jovem. As empresas de ônibus e de trens são obrigadas a fornecer duas vagas gratuitas e, no caso de os lugares sem cobrança de passagem terem se esgotado, ainda devem reservar mais duas vagas com desconto de 50%. A isenção ou desconto não incide sobre taxas de seguro e são exclusivas para viagens com serviços convencionais.

Governador compara caso de médica que recusou atendimento com Estado Islâmico

  • por Renata Farias / Guilherme Silva
  • 04 Abr 2016
  • 11:05h

(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa reclamou do acirramento de ânimos entre grupos a favor e contra o governo da presidente Dilma Rousseff em entrevista concedida nesta segunda-feira (4). Ele demonstrou receio em relação a um possível confronto violento entre as duas partes e citou o caso de uma médica pediatra que recusou atender uma criança porque a mãe dela é filiada ao PT no Rio Grande do Sul. Para o governador, a atitude é comparável com o que o grupo Estado Islâmico pratica na Síria e no Iraque. "Quando eu vi a médica falar isso, me veio à mente a imagem do Estado Islâmico decepando a cabeça das pessoas porque pensam de forma diferente, porque tem uma religião diferente. A mesma coisa. A médica não atender e eventualmente permitir que uma doença se agrave porque é de um partido diferente", comentou Rui durante a inauguração do Setor de Bioimagem do Centro Estadual de Oncologia (Cican). O governador ainda pediu 'calma e serenidade' para evitar casos de violência mais grave por conta de divergência de opinião política. “Esse fim de semana já teve pancadaria com barra de ferro, barra de madeira entre torcedores de times. Daqui a pouco vamos todos nos matar, quem tem time de futebol diferente, quem tem religião diferente, quem tem partido político diferente", disse.

Bahia: Secretário de educação é encontrado morto; caso é investigado pela polícia

  • 04 Abr 2016
  • 10:24h

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

O secretário de Educação do município de Santo Estêvão, a cerca de 160 quilômetros de Salvador, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (4), de acordo com informações da delegacia do município. Conforme a polícia, José Agnaldo Barreto de Almeida foi achado com as mãos amarradas dentro de casa, por volta das 6h. A informação foi confirmada pelo titular da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana), João Rodrigues Uzzum, que relatou que estava a caminho da cidade para apurar as circunstâncias do crime. Em entrevista ao portal de notícias G1, o chefe de gabinete da prefeitura de Santo Estêvão, Alexsandro Malaquias Barbosa da Silva, que está no local do crime, disse que o caso causa comoção entre os moradores. “O crime veio chocar a cidade de modo geral. Era uma excelente pessoa, um homem pacífico”, conta. Silva detalha que a vítima morava sozinha e que estava à frente da Secretaria Municipal de Educação desde 2012. Conforme a delegacia local, agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já foram acionados. Ainda não há informações sobre circunstâncias e autoria do crime.