Operação conjunta combate prende estelionatário na região da Chapada Diamantina

  • Sertão Hoje
  • 20 Set 2019
  • 07:01h

A operação foi composta pela Polícia Civil, por meio da 12ª COORPIN, e pela PM, através da CIPPA/Lençóis, da CIPE e RONDESP Chapada e da 2ª CIPM. (Foto: SSP-BA)

No início da manhã desta quinta-feira (19), uma operação conjunta apreendeu cartões e promissoras com ciganos acusados de porte ilegal de armas, agiotagem, estelionato e homicídios no povoado de Nova Cru, município de Macajuba, na região da Chapada Diamantina. Segundo informações da SSP, no imóvel de um dos envolvidos, foram encontradas promissórias, cartões de banco e de benefícios sociais, cheques em nome de diferentes pessoas, um revólver calibre 38 e munições. De acordo com as investigações, iniciadas após o homicídio de dois ciganos em 2016, os criminosos emprestavam dinheiro a juros altos e ficavam com os cartões das vítimas para realizarem saques como pagamentos das parcelas dos empréstimos. Os policiais também desbarataram uma rinha de apostas e resgataram vários animais. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Macajuba. A operação foi composta pela Polícia Civil, por meio da 12ª Coorpin, e pela Polícia Militar, através da CIPPA/Lençóis, da CIPE Chapada, da RONDESP Chapada e da 2ª CIPM.

LBV mobiliza a sociedade em prol do brincar e da prática esportiva para crianças e jovens

  • Ascom | LBV
  • 20 Set 2019
  • 06:52h

(Divulgação)

A Legião da Boa Vontade (LBV) está realizando mais uma edição de sua campanha Eu ajudo a mudar!, iniciativa que tem o objetivo de mobilizar as pessoas para que contribuam para a manutenção das ações e dos programas socioeducacionais promovidos pela Instituição em todo o Brasil. Na edição deste ano, a campanha destaca a importância do esporte e do brincar saudável na vida diária de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A LBV acredita que essas práticas devem ser constantemente incentivadas a fim de que colaborem para fortalecer o protagonismo infantojuvenil, para garantir a proteção dos direitos desse público e para fomentar bons valores, entre os quais a solidariedade, o respeito, a união, a disciplina, a responsabilidade e o companheirismo. As atividades esportivas e lúdicas na infância, por exemplo, colaboram para o desenvolvimento de aspectos físicos e motores, sociais, afetivos e cognitivos. Também despertam, entre outros benefícios, a criatividade, a imaginação, a capacidade de resolver problemas, a expressar sentimentos, a respeitar os colegas e auxilia no controle da ansiedade e na socialização. Na Bahia, a LBV atua há 63 anos no estado, mantendo Centros Comunitários de Assistência Social em Salvador (nos bairros Bonocô e Ribeira), Lauro de Freitas e Itabuna, além do contínuo trabalho de assessoramento com as famílias em situação de vulnerabilidade na região do sertão de São Francisco, nas cidades de Juazeiro, Sobradinho e Uauá.

Bolsonaro reclama de postos de combustíveis e diz que vai investigar aumento abusivo

  • Redação
  • 20 Set 2019
  • 06:43h

Presidente reforçou, contudo, que Petrobras tem autonomia para definir preços | Foto: REprodução

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira (19) os preços praticados pelos postos de combustíveis. Segundo ele – que citou o ataque de drones, no sábado (14), contra instalações petroleiras da Arábia Saudita -, tem havido prática abusiva de elevação dos preços mesmo antes dos reajustes da Petrobras. “Ontem mesmo, em Brasília, antes desse anúncio da Petrobras [de aumento no preço], que foi no final da tarde, começo da noite, alguns postos subiram 5%, levando-se em conta o ataque de drones à refinaria lá da Arábia Saudita. O preço continuava o mesmo, [mas] teve aumento aqui. Isso para mim é um abuso. A gente vai pra cima deles, tudo que estiver de acordo com a lei, puder defender o consumidor, nós faremos”, disse durante live semanal no Facebook. O presidente afirmou ter determinado à pasta uma investigação sobre eventuais práticas irregulares. “Estou em contato com o ministro das Minas e Energia e ele, obviamente, vai entrar em contato com a Agência Nacional de Petróleo, para ver o que está acontecendo, cartel, seja lá o que for, isso não pode continuar acontecendo”. O aumento citado por Bolsonaro está sendo investigado pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), que passou a notificar postos pelo aumento sem justificativa.

Vereador denuncia: Guanambi perde corpo de bombeiros por falta de empenho

  • Bonny Silva
  • 20 Set 2019
  • 06:37h

(Fotos: Reprodução)

Uma Casa! Esse pode ter sido o motivo que levou Guanambi a perder o Corpo de Bombeiros para Brumado. A denúncia foi feita pelo vereador Arnaldo Azevedo (Nal) no início de maio em sessão da Câmara. “Falta empenho do Executivo! Por falta de uma casa, Guanambi está perdendo o Corpo de Bombeiros para Brumado, o prefeito de lá está atento e está indo em todos os órgãos para ganhar a disputa”, disse o vereador. Uma semana depois Nal, acompanhado das colegas Maria Silvia (Lilia) e Eponina Gomes, visitaram a sede do 7.º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Vitória da Conquista, sendo recebidos pelo Comandante Major Valdir Ferreira. No encontro, O Major confirmou que Brumado está na disputa, podendo Guanambi se tornar apenas uma extensão daquele município. Na última sexta feira (13) a Prefeitura Municipal de Brumado assinou o Convênio com Corpo de Bombeiros para instalação de um sub-grupamento da corporação naquele município. Diante dos fatos, estava certo o vereador. Por falta de empenho ou de prestígio, Guanambi perdeu para a Capital do minério! 

SESOC intensifica ações de dinamização de ações contra o Trabalho Infantil

  • Ascom | PMB
  • 19 Set 2019
  • 17:48h

(Foto: Ascom PMB)

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, no dia 12 de setembro promoveu um Seminário para apresentação do Diagnóstico Socioterritorial com foco no Trabalho Infantil, por meio da  Idheia Consultoria  e Projetos.   Estiveram presentes vários representantes do governo e sociedade civil organizada. A partir do resultado do Diagnóstico será possível ampliar o planejamento para o desenvolvimento de ações focalizadas e particularizadas de acordo com a caracterização do trabalho infantil identificado, o que deve contribuir sobremaneira, nas atividades das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil –AEPETI, este que pode ser um mecanismo de política pública eficaz na erradicação de toda e qualquer forma de trabalho infantil, em Brumado. E, com base nos fundamentos das avaliações sobre as políticas públicas implementadas pelo município, o presente documento apresenta em sua parte final, propostas de reordenamento para a AEPETI, com a definição de um conjunto de estratégias de ações visando fortalecer a defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescente deste município.

A secretária Tatiana Moreira deu um pronunciamento muito abrangente sobre o tema (Foto: Ascom | PMB)

Brumado: Peto apreende bolsa contendo substâncias tóxicas; suspeitos conseguiram evadir do local

  • Brumado Urgente
  • 19 Set 2019
  • 12:33h

A bolsa e as substâncias foram levadas para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 09h desta quinta-feira (19), em rondas pelo bairro Irmã Dulce, nas proximidades da quadra poliesportiva local, o GRUPO B do PETO, sob o comando do comandante do pelotão, avistou alguns indivíduos, os quais, ao perceberem a presença da guarnição se evadiram do local em desabalada carreira. Ao fazer uma averiguação onde os homens se encontravam, foi encontrado uma pequena bolsa contendo em seu interior certa quantidade de droga semelhante a maconha, cocaína e crack. O material apreendido foi encaminhado para Delegacia de Polícia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Pis/Pasep: pagamento aos nascidos em setembro começa nesta quinta

  • Redação
  • 19 Set 2019
  • 11:26h

A Caixa paga nesta quinta-feira (19) o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) para os trabalhadores nascidos em setembro com direito ao benefício. Para quem tem conta no banco, o depósito foi feito automaticamente na terça-feira (17). No caso dos servidores públicos, o pagamento do abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é feito pelo Banco do Brasil (BB). Recebem o benefício este mês os cadastrados com final de inscrição 2. Tem direito ao abono as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e que tenham trabalhado com carteira assinada em 2018 por, no mínimo, 30 dias, com remuneração salarial até dois salários mínimos, em média. É preciso, também, que o empregador tenha informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018, entregue ao governo federal. O Abono Salarial estará disponível para saque até 30 de junho de 2020.

Prefeitura de Brumado conquista o tão sonhado Grupamento do Corpo de Bombeiros

  • Redação
  • 19 Set 2019
  • 09:17h

O prefeito Eduardo Vasconcelos e o secretário Castilho Viana reunidos com o Comando do Corpo de Bombeiros da Bahia (Foto: Divulgação)

Seguindo com a série de conquistas para o povo de Brumado, no último dia 13 de setembro de 2019, foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia o termo de convênio de nº 003 CG-CBMBA/2019 que confirma o pleito da Administração “Educar para Libertar”, por meio do prefeito Eduardo Vasconcelos, da instalação de um Grupamento do Corpo de Bombeiros no município. O secretário de planejamento e desenvolvimento econômico Castilho Viana relata que “Brumado seguia em disputa com algumas cidades de médio porte do estado para a contemplação por meio alto comando geral do CBPM e, mesmo diante dos desafios, saiu na frente quando se destacou nos requisitos solicitados pelo estado e com isso alavancou mais esta vitória para nossa população”. Ele ainda frisou que “a vinda do corpo de bombeiros para nossa cidade não só nos dará mais segurança e suporte com suas atividades de combate a incêndios e salvamentos, bem como dará uma excelente condição ao município de manter e atrair novas empresas de grande porte, tendo em vista que os altos valores das apólices de seguro caem consideravelmente quando se tem o corpo de bombeiros nas proximidades”.

Bebê com problemas cardíacos continua sem conseguir transferência para hospital em Salvador

  • BRF
  • 19 Set 2019
  • 07:32h

(Foto: Reprodução)

Continua o drama da família e do bebezinho que está internado na UTI do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, há 11 dias. O bebê nasceu com um grave problema no coração e precisa passar por uma cirurgia de correção urgente, que só é realizada em hospitais especializados em Salvador, mas até agora essa vaga não surgiu, e o bebê continua tomando remédios fortes para manter-se estável. A família é da zona rural de Vitória da Conquista, do distrito de Veredinha. Quem acompanha o bebezinho todos os dias é o pai, que mesmo morando longe, não sai de perto da criança, fica todos os dias no hospital. O caso tem sido acompanhado pela imprensa. E mais uma vez, em nota enviada para a TV Sudoeste, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) disse que está em busca de uma vaga que atenda ao perfil do paciente. Mas essa resposta é a mesma que a Sesab disse há dias, e a saúde do bebê, infelizmente, pode não resistir a tanta espera.

‘Ampliação da Vanádio de Maracás fortalece mineração baiana’, diz SDE

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 20:12h

A mina produz 7% da demanda mundial de pentóxido de vanádio e exporta 100% do seu produto | Foto: Divulgação/SDE

Única mineradora de vanádio das Américas, a Vanádio Maracás, do grupo Largo Resources, comemorou cinco anos de operação na Bahia nesta quarta-feira (18), com anúncio de ampliação da produção no estado, passando de 800 toneladas para 1 mil toneladas por mês. No mês passado, a empresa assinou protocolo de intenções com Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com previsão de investimentos de R$ 82,7 milhões para ampliação e modernização da planta mineiro-industrial no município de Maracás, no sudoeste baiano. A mina produz 7% da demanda mundial de pentóxido de vanádio e exporta 100% do seu produto. Serão mantidos os 373 empregos já existentes e outros 25 postos de trabalho diretos devem ser criados. “O Governo do Estado está empenhado em trazer investimentos para o interior e essa ampliação e modernização do grupo Largo Resources, em Maracás, reflete o resultado deste trabalho. Prova também que o ambiente de negócios da Bahia está sendo atraente e promissor”, afirma o superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos (Sudem), Deraldo Carlos.

SMTT realiza abertura da Semana Nacional de Trânsito de Brumado

  • Ascom | PMB
  • 18 Set 2019
  • 17:36h

(Foto: Ascom | PMB)

Nesta quarta-feira, 18 de setembro de 2019, a SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito de Brumado deu início às atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito. O superintendente Castilho Viana fez referências aos avanços obtidos no setor e ressaltou a importância da participação popular no processo de conscientização especialmente das crianças e jovens para que se tenha um futuro menos agressivo no trânsito nacional. Alunos da rede pública municipal participaram do evento e exaltaram as iniciativas do SMTT. A programação das atividades se estenderá até o final de setembro com diversas ações por parte da administração municipal, promovendo o debate das melhorias no trânsito em todo território municipal.

Bom aluno: Geddel faz curso de eletricista na cadeia e tira 9,5 na prova final

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 17:33h

(Foto: Reprodução)

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) tem passado o seu tempo fazendo uma série de cursos à distância na penitenciária da Papuda, segundo a coluna Radar, da revista Veja. De acordo com a publicação, o mais recente curso que o emedebista fez foi o de eletricista — que poderá remir até 15 dias do seu tempo atrás das grades. Na prova final da disciplina, Geddel tirou nota 9,5. O ex-ministro está preso desde que a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador ligado a ele e ao seu irmão, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB). 

Projeto de Lei que visa dar flexibilização ao Transporte Alternativo está com o relator definido

  • Sertão Hoje
  • 18 Set 2019
  • 16:34h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Projeto de Lei nº 4601/2019, de autoria do Deputado Federal Charles Fernandes (PSD-BA), que busca diminuir a burocracia e facilita a regularização do transporte alternativo em todo o país, teve seu relator definido: o deputado baiano Paulo Azi (DEM-BA). O Projeto revoga o art. 2º da Lei 13.855 de 08 de julho de 2019, que alterou o art. 231, VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aumentando a punição para o transporte alternativo e dificultando a regularização da atividade de vans, ônibus e demais veículos. A flexibilização do transporte alternativo vem sendo discutida desde que foi sancionada. No começo deste mês, a UPB realizou uma reunião com os prefeitos baianos, representantes da categoria e diversos parlamentares para discutir o tema.

ANP se diz atenta quanto a abusos em preços de combustíveis no Brasil

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 15:16h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou, por meio de nota, que está “atenta” para possíveis cobranças abusivas de combustíveis no Brasil. A cotação internacional do petróleo sofreu uma alta depois de ataques a uma refinaria na Arábia Saudita na semana passada. Segundo o comunicado da ANP, os preços no Brasil são “livres, por lei, em todas as etapas da cadeia: produção, distribuição e revenda.  Diante de denúncias de preços abusivos, a ANP faz ações de campo para confirmar essas suspeitas.  Quando constata a prática de preços abusivos, a agência atua em conjunto com os Procons para penalizar os infratores”. Na última segunda-feira (16), a Petrobras divulgou nota informando que também está monitorando a cotação internacional do petróleo, mas que, até aquele momento, não havia previsão de reajustar o preço dos combustíveis.

Autismo e Superação serão temas da Palestra “Tudo o que eu posso Ser”; evento promovido pelo Rotary Clube de Brumado acontecerá no dia 26 de outubro em Brumado

  • Redação
  • 18 Set 2019
  • 15:08h

(Divulgação)

Nicolas Brito Sales nasceu com autismo, ficou anos sem falar, não conseguia expressar sentimentos e não interagia. Hoje, juntamente com a mãe Anita Brito e o pai Alexander Sales, ele ministra palestras por todo o Brasil, é fotografo premiado e compartilha suas vitórias com uma alegria e um carisma indescritíveis, cativando a todos por onde passa. O projeto TUDO O QUE EU POSSO SER, também título do último livro de Nícolas e Anita, tem como objetivo disseminar o máximo de informações sobre o autismo e sobre o convívio, aprendizagem, inclusão e sociabilização, apoiando famílias, educadores e profissionais relacionados ao tema. Já são mais de 1000 palestras ministradas desde 2011, emocionando e motivando centenas de pessoas a superarem os seus desafios e levando informação sobre o TEA pelo Brasil. Anita Brito é doutoranda pela USP (Universidade de São Paulo) em neurociência e estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Alexsander Sales é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA em logística empresarial pela FGV. Trocou sua carreira nas corporações pelo ativismo e pelo trabalho de conscientização da sociedade sobre o TEA e desde 2015, se dedica a ministrar cursos e palestras pelo brasil e exterior, juntamente com Nicolas e Anita.

A palestra acontecerá no dia 26 de outubro no Clube Social de Brumado e as camisas serão vendidas na Realiza Seguros por R$ 30,00. O ingresso para o evento será a camisa.

As palestras e workshops sensibilizam e motivam pessoas a superarem os seus desafios, conscientizando e levando informações sobre o tema para:

- Médias e Grandes empresas
- Institutos
- Escolas
- Universidades
- Hospitais/Clínicas
- Comunidades/ONGs