Projeto de Lei do Executivo que doa ao Estado da Bahia terreno para a construção da Policlínica é aprovado pelo Poder Legislativo

  • Ascom | CMB
  • 24 Mai 2019
  • 11:28h

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores brumadenses (Foto: Ascom | CMB)

Mais um momento histórico para o Poder Legislativo de Brumado, essa foi a definição do presidente Léo Vasconcelos, sobre a aprovação do Projeto de Lei 09/2019, de procedência do Poder Executivo, que dispões sobre a doação de imóvel urbano, de domínio municipal, ao Estado da Bahia, no qual será construída a unidade da Policlínica Regional. Os vereadores aprovaram o projeto de caráter de urgência urgentíssima por unanimidade, comprovando o seu compromisso com as grandes causas de Brumado. “Foi mais uma comprovação de que o Poder Legislativo está totalmente sintonizado com os grandes anseios de nosso município”, destacou Léo Vasconcelos que ainda observou que “todos nós sabemos da importância da implantação da Policlínica, que proporcionará avanços significativos para o setor de saúde pública de toda a microrregião”. E finalizou dizendo que “agora é o governo do estado fazer a sua parte e construir a tão sonhada policlínica, pois Brumado é uma grande referência regional em saúde, então a meritocracia é indiscutível. Parabéns a todos os vereadores por mais essa ação em prol do desenvolvimento de nossa cidade”.

Governo fecha acordo com técnicos e analistas de universidades da Bahia e evita greve

  • BN
  • 24 Mai 2019
  • 11:15h

Foto: Paula Fróes I GOVBA

O governo fechou um acordo com técnicos e analisas de universidades estaduais e conseguiu evitar uma greve das categorias. O acordo foi firmado entre representantes do Fórum dos Sindicatos dos Servidores Técnico Administrativos das Universidades Estaduais e o governador Rui Costa (PT) nesta quinta-feira (23), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

O pacto define a reestruturação da tabela de vencimentos dos técnicos administrativos das quatro universidades estaduais que têm vencimentos abaixo do salário mínimo. No acordo, aceito pelos servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também ficou estabelecido o ajuste do quadro de vagas para permitir a promoção na carreira de 244 servidores dessas duas instituições, sendo 184 da Uneb e 60 da Uesc, entre técnicos administrativos e analistas.

Representantes das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb) ainda não assinaram o acordo com o Governo do Estado, mas também terão direito ao ganho salarial por decisão do governador. No entanto, as promoções e progressões de carreira ainda não estão asseguradas, até que um acordo entre as duas universidades e o Estado seja efetivado. Um projeto de lei com a reestruturação do quadro de vagas da Uneb e Uesc será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) até esta sexta-feira (24).

Tanhaçu: adolescente brumadense que era suspeito de ser autor de recente homicídio acaba morrendo em confronto com a Rondesp

  • Com informações da 34ª CIPM
  • 24 Mai 2019
  • 11:00h

(Fotos: Divulgação 34ª CIPM / Redes Sociais)

Segundo informações passadas pela 34ª CIPM, por volta das 23h desta quinta-feira (23), no município de Tanhaçu, uma guarnição de Rondesp em patrulhamento tático, recebeu a informação de que nas proximidades da linha férrea havia intenso movimento de elementos suspeitos praticando tráfico de entorpecentes e ostentando armas. Para constatar a veracidade dos fatos, a equipe deslocou ao local supracitado e avistou elementos armados, que, ao perceberem a presença policial empreenderam fuga disparando contra a guarnição, sendo que, um dos indivíduos adentrou à uma residência, ato contínuo, a equipe fez a incursão e, novamente, fora recebida a tiros, que foi revidada a injusta agressão e ao cessarem os disparos, foi realizada uma varredura no local constatando um indivíduo, identificado como Patrick de Brito Muniz (17), estava caído ao solo e com uma arma de fogo ao lado. O indivíduo se encontrava alvejado, mas ainda com vida, diante disso, a guarnição imediatamente o conduziu ao hospital local com o intuito de salvaguardar a vida do resistente, porém após ser atendido pela médica plantonista, não resistiu aos ferimentos e fora constatado que evoluiu a óbito. Na delegacia de Brumado foi confirmado que Patrick, que era de Brumado, seria o suspeito do homicídio ocorrido naquela cidade, na semana em curso.

Maia defende votação de marco legal do saneamento

  • Agência Câmara Federal
  • 24 Mai 2019
  • 10:22h

Presidente da Câmara, dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ), concede entrevista Rodrigo Maia: marco legal do sanemamento vai viabilizar competitividade e investimentos no setor | Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, disse que tem buscado acordo com os governadores sobre a Medida Provisória 868/18, que trata sobre o marco legal do saneamento. O texto precisa ser votado pelo Congresso até o dia 03 de junho, ou perde a vigência. Se a MP não for votada, Maia disse que o tema será discutido na forma de um projeto de lei. A proposta tem resistências da oposição e de alguns governadores. Em seminário na Câmara nesta semana, a MP foi criticada por representantes dos municípios. O presidente da Câmara disse estar disposto a realizar, em duas semanas, uma comissão geral para discutir o assunto. Segundo ele, estão em disputa o modelo estatal atual e o modelo da MP que permite a abertura do capital para investimentos privados. “Temos milhões e milhões vivendo sem redes de esgoto e nós temos obrigação de dar uma solução: e essa solução se dará ou por acordo na MP 868, na próxima terça, ou na outra semana, por uma votação de um projeto de lei”, disse. A MP proíbe municípios de contratarem diretamente estatais de saneamento com dispensa de licitação, estabelece regras para a contratação do serviço com a formação de blocos regionais e prorroga o prazo para o fim dos lixões.

Sem acordo
A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), disse que vai agir para que a MP perca o prazo sem ser votada. “Não há acordo deste Plenário, não há acordo de governadores, não há acordo de prefeitos, não há acordo das entidades nacionais. Esta medida provisória é prejudicial ao País”, disse. A oposição defende que a MP privilegia empresas em vez da população.

O líder do PP, deputado Arthur Lira (AL), defendeu que o saneamento seja tratado por um projeto de lei e que o Plenário deixe de analisar a MP. “A proposta de o governo encaminhar um projeto de lei é muito mais salutar do que a votação dessa medida provisória”, disse. 

Rodrigo Maia reafirmou que, via projeto ou MP, os deputados terão de discutir o marco legal do saneamento para viabilizar competitividade e investimentos no setor. “Já passou do tempo de encontrarmos uma solução para o marco legal do saneamento, que traga segurança jurídica para os investidores públicos ou privados”, disse. Ele ressaltou que o modelo atual das concessões de saneamento vem da época do regime militar e que não deu certo. 

Maia também avaliou que um projeto de lei seria mais adequado porque a medida provisória traz insegurança aos investidores. “Ninguém vai investir até a matéria estar sancionada”, disse.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

CONTINUE LENDO

'Quica no Shallow now': Banda La Fúria tem vídeo com versão de música de Lady Gaga suspenso por direitos autorais

  • G1 | BA
  • 24 Mai 2019
  • 10:18h

Banda La Fúria tem vídeo com versão de 'Shallow' suspenso do YouTube por direitos autorais. — Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack

A banda de pagode baiana La Fúria teve o vídeo da versão que o grupo fez da música "Shallow", em ritmo de pagode, retirado do YouTube por conta de direitos autorais. A plataforma informa que o conteúdo, que estava disponibilizado na página oficial da banda, "não está mais indisponível devido à reivindicação de direitos autorais da Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda". A banda, que tem como vocalista Bruno Magnata, divulgou a versão da música "Shallow", da cantora norte-americana Lady Gaga, na noite de terça-feira (21). Um vídeo com um trecho da canção foi divulgado pelo grupo no Instagram e outro postado no YouTube — o post do Instagram permanece no ar.

Ministério da Saúde rebaixa programa de HIV-Aids ‘não quer dizer nada’, avalia Cremeb

  • Redação
  • 24 Mai 2019
  • 09:22h

(Divulgação)

A decisão do Ministério da Saúde de rebaixar o programa brasileiro de tratamento de HIV-Aids para uma coordenadoria “não quer dizer nada”, avaliou o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Júlio Braga. Para ele, a mudança é apenas administrativa e tem potencial de agregar pontos positivos no efetivo combate ao vírus e à doença. “Eu acho que reduzir nomes, hierarquias, isso não quer dizer nada. A gente vê aí o governo reduzindo ministérios, está toda a população apoiando, reorganizar estruturas administrativas para dar mais eficiência pode ser melhor”, opinou o médico, que ainda considerou “precoces” as críticas feitas à mudança. “A reforma administrativa pode, inclusive, gerar economia do recurso”, alegou. Para Helena Lima, coordenadora do programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), a mudança é “bem desafiadora”. “Principalmente do ponto de vista de uma estrutura”, disse ao lembrar que o programa de combate a Aids já sofreu mudanças em ocasiões anteriores: “em 2009 o Programa Nacional da Aids se fundiu com o Departamento Nacional das Hepatites Virais, aquele momento também foi um cenário desafiador”. Contudo, Helena não acredita que a mudança represente um risco ao trabalho realizado no país. Ela explicou que coordenadores de programas municipais da Aids de todo o Brasil foram convocados para uma reunião no mês de março no Ministério da Saúde. Na ocasião, segundo Helena, a pasta informou sobre as mudanças na estrutura, mas assegurou que a qualidade do programa seria mantida. “O Ministério [da Saúde] se comprometeu nessa reunião e também no decreto em continuar com todas as ações”, disse ela. “Com gestão, o que a gente percebe é que as políticas e a legislação que está hoje posta impedem um retrocesso de parar de investir no controle da doença”, completou Helena. Helena acredita que a qualidade que tem o Programa Nacional da Aids se mantém, principalmente pelo amadurecimento dos movimentos sociais ao longo do tempo, "que nos fortalecem". São movimentos que certamente nos apoiarão para que a gente não perca direitos, não perca o foco”, acrescentou a coordenadora ao ressaltar a importância e a referência da assistência e combate ao vírus HIV e à Aids no Brasil para o mundo.

Conquista: Prefeito busca parceria com governador em gestão de escolas do município

  • Redação
  • 24 Mai 2019
  • 08:50h

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, e o governador Rui Costa, discutiram na tarde desta quinta-feira (23) propostas de parceria entre o Estado e o Município do sudoeste nas áreas de educação, saúde de transporte. Entre as iniciativas propostas pelo gestor conquistense, um convênio com o governo do estado, que inclui a Polícia Militar, para aproveitar oficiais da reserva da corporação na gestão de escolas municipais do ensino fundamental. Segundo Gusmão, a ideia já ocorre na prática na Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto de Paca, que atende mais de 100 crianças em tempo integral, do 1° ao 5° ano. "Com este convênio, temos a certeza que iremos melhorar os índices da Educação de Vitória da Conquista, pois sabemos dos excelentes resultados que as crianças da Escola Pinto Paca vêm alcançando, bem como temos ciência que os colégios militares do Estado têm um grande desempenho", detalhou Herzem.   O encontro, realizado na sede da governadoria no CAB em Salvador, ainda tratou de demandas da Policlínica regional e da inauguração e intervenções na área do novo Aeroporto da cidade. 

Agricultores da Bahia devem colher a segunda maior safra de algodão da história

  • Correio 24h
  • 24 Mai 2019
  • 08:45h

(Foto: Divulgação)

Colheitadeiras à postos para percorrer mais de 333 mil hectares, e algodoeiras preparadas para começar a processar mais de 1,4 milhão de toneladas de algodão. É com esta estrutura que os agricultores da Bahia devem colher a segunda maior safra de algodão da história da região oeste do estado. Os capulhos, como são chamadas as cápsulas que envolvem a flor do algodão, devem atingir o ponto ideal de colheita em menos de vinte dias.  Este ano a produtividade média deve alcançar 300 arrobas por hectare, e o volume produzido deve ser até 15% maior do que o obtido no ano passado. Segundo a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), este é um excelente resultado para o setor que chegou a enfrentar um período de estiagem inesperada no meio da safra.

"As condições climáticas não foram muito favoráveis, mas, mesmo assim, o uso da tecnologia aplicada nas lavouras pelos produtores nos dará com certeza uma excelente produtividade", afirma Júlio Busato, presidente da Abapa.

A única preocupação dos agricultores agora é com os preços do mercado internacional. A produção é comercializada com base na cotação da Bolsa de Chicago, que está em forte tendência de baixa.

"Estamos enfrentando um ciclo de problemas, devido à queda nos preços do algodão, principalmente em função da guerra comerical entre China e Estados Unidos.Tem ainda o problema de logistica que nós enfrentamos no Brasil, ou seja, de embarque, de porto, e do tabelamento do frete", pontua Busato.

A Bahia é responsável por 25% da produção nacional de algodão. A maior parte da produção, cerca de 60%, é destinada para as indústrias têxteis brasileiras. A outra parte, aproximadamente 40%, vai para países asiáticos, principalmente Indonésia, Bangladesh, Vietnã e China. Os outros 40%.

Nova variedade

A produção do algodão brasileiro conta com um dos sistemas mais modernos do mundo. Nos últimos anos os cotonicultores investiram em tecnologia, insumos e máquinas para aumentar a produtividade, ocupando áreas menores e gastando menos recursos. Os pivós de irrigação, por exemplo, usam cada vez mais sistemas inteligentes de acionamento, com sensores que permitem verificar a necessidade de irrigação a depender da umidade do ar.

O investimento também tem sido alto em novas variedades de algodão. Elas são mais resistentes a pragas e exigem menos uso de defensivos químicos. Não por acaso, uma nova variedade de algodão será lançada semana que vem durante a Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola do norte e nordeste, em Luis Eduardo Magalhães.

A nova variedade, desenvolvida pela BASF, é a semente de algodão FiberMax 985 GLTP. Segundo a empresa, o produto foi lançado nos Estados Unidos em 2016, e tem tecnologia inédita na América Latina.

Entre outras vantagens, além de apresentar alto potencial produtivo, a nova variedade tem dupla tolerância a herbicidas, e tripla resistência a lagartas. A facilidade no manejo de plantas daninhas e lagartas seria resultado da associação das tecnologias GlyTol LibertyLink (GL) e TwinLink Plus (TP).

“Este lançamento permite que o agricultor utilize o que há de mais moderno na sua lavoura para produzir mais e melhor, e de forma eficiente tenha uma produção de algodão mais rentável, contribuindo assim para a longevidade do seu negócio”, explica Warley Palota, gerente sênior de Algodão da BASF.

Ainda segundo o fabricante, a tecnologia oferece proteção contra diversos tipo de pragas, como a Lagarta-das-maçãs, o curuquerê-do-algodoeiro, a falsa-medideira, a lagarta rosada e a Helicoverpa, que já provocou grandes danos nas lavouras brasileiras nos últimos anos.

CONTINUE LENDO

Proposta permite instalação de esgoto por meio do Cartão Reforma

  • Redação
  • 24 Mai 2019
  • 07:26h

(Divulgação)

O Projeto de Lei 626/19 pretende incluir a aquisição e a instalação de tubulações de esgoto entre os usos do Cartão Reforma. Esse programa busca melhorar a moradia das famílias de baixa renda por meio de subsídio para aquisição de materiais de construção e assistência técnica profissional. O texto inclui o dispositivo na Lei 13.439/17, que criou o Programa Cartão Reforma, e apresenta teor idêntico ao de proposta arquivada ao final da legislatura passada (PL 10725/18). “Trata-se de medida simples, mas com potencial de trazer grandes benefícios à população brasileira”, disse o autor do projeto de lei, deputado Capitão Wagner (Pros-CE).  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que apenas 65,3% dos domicílios particulares permanentes estão cobertos por rede coletora de esgoto. “Isso significa dizer que um a cada três municípios não possui escoamento de esgoto pela rede geral”, afirmou Capitão Wagner. “No meio rural, a situação do saneamento é ainda mais alarmante, não chegando nem mesmo a 1/10 dos domicílios particulares permanentes rurais.” A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Conquista: estudantes estariam fazendo saudação nazista dentro de colégio

  • Informações do Blog do Giordando Lima
  • 24 Mai 2019
  • 07:19h

(Foto: Ilustrativa

Poderia ser apenas mais uma foto inofensiva, em que jovens trolam outros com uma brincadeira do momento. Poderia ser um beijo e shalow now ou até, não tanto inofensiva, mas muito comum, a expressão de alegria em uma festa de camisa, com garrafas long neck de cerveja nas mãos. Mas, não, os rapazes, aparentemente menores de idade, estavam em uma sala de aula e ao invés de uma camisa de festa, vestiam farda de um colégio particular da cidade. E não jogavam beijo ou se davam um abraço festivo, estavam com os braços esticados, imitando a saudação nazista, e um deles tinha uma faixa branca enrolada no braço direito onde aparece desenhado o símbolo do nazismo, a suástica. A imagem foi postada em uma rede social e causou indignação, principalmente da Comunidade de Estudos Judaicos de Vitória da Conquista, que, no dia 15 deste mês, ofendida, fez uma nota de repúdio, que fez circular pelo WhatsApp, e levou sua indignação ao conhecimento da escola e do Ministério Público. Na nota, a entidade condena a apologia ao nazismo praticada dentro do colégio e lembra que o nazismo foi o “regime que dizimou milhões de judeus, ciganos, homossexuais, deficiente físicos, entre outros grupos minoritários, o que, por si só, causa absoluta indignação, ainda mais vindo de dois jovens estudantes em um ambiente conhecido como ‘casa do saber’ – escola”. Também a Clínica de Direitos Humanos (CDH), coordenada pela professora Luciana Silva, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), com a participação de estudantes do curso de Direito da Uesb, se solidarizou com a comunidade judaica e expressou seu repúdio “diante da postura dos dois estudantes de determinada escola da cidade, que postaram foto aparentemente fazendo apologia ao nazismo”. Apesar de usar o termo “aparentemente” em sua nota, a CDH/Uesb descreve a fotografia dizendo que na “imagem, dois jovens posam com a insígnia suástica e com os braços na posição de saudação típica do nazismo”. Na sequência, a CDH produziu e publicou em seu perfil no Instagram um vídeo educativo, como parte  da campanha “Lembrança do Holocausto: exija e defenda os seus Direitos Humanos”.

Seabra: PRF apreende carga de cigarros avaliada em R$ 800 mil

  • Redação
  • 24 Mai 2019
  • 06:43h

(Foto: Divulgação PRR_

Um caminhão com uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 798 mil foi apreendido na manhã desta quarta-feira (22). O veículo, que transportava 3,9 milhões de unidades de cigarro, foi abordado na altura do km 408 da BR-242 em Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o condutor do veículo demonstrava nervosismo quando foi abordado, dando informações contraditórias ao relatar sobre a mercadoria transportada e o itinerário da viagem. Após interrogatório dos PRFs, o homem confessou que havia saído de Curitiba (PR), com uma carga de 399 caixas de cigarros contrabandeados, de origem paraguaia, avaliada em R$ 798 mil. Ainda segundo a PRF, o motorista é reincidente na prática e já havia sido preso duas vezes pelo mesmo crime. A primeira por policiais rodoviários federais do Mato Grosso do Sul e a segunda por policias militares do mesmo estado. O homem, que vai responder por contrabando, foi levado para uma delegacia de Seabra. Já a mercadoria contrabandeada seguiu para a Receita Federal em Feira de Santana.

Desistências no Mais Médicos chegam a 19% das vagas preenchidas após saída de cubanos

  • Redação
  • 23 Mai 2019
  • 19:20h

(Foto: Divulgação)

Um levantamento de dados feito pelo G1 identificou que pelo menos 19% dos médicos brasileiros que entraram no programa Mais Médicos haviam desistido de participar até o mês de maio. Os dados foram apurados junto ao Ministério da Saúde e apontaram que 1.325 profissionais com registro profissional brasileiro se desligaram do programa até o momento. Em relação ao número de desistências, foi constatado que o total apresentou um crescimento de 25% nos três primeiros meses do ano. Após saída dos médicos de Cuba do programa, no mês de novembro, um edital foi aberto para preencher as 8.517 vaga que foram deixadas. Segundo o G1, no total, 7.120 vagas foram preenchidas em seguida por médicos formados no Brasil. Um novo edital foi publicado em dezembro, para que as 1.397 vagas remanescentes fossem oferecidas a médicos brasileiros formados no exterior. Ao site, o Ministério da Saúde alegou que não há desistências nesse grupo: todos concluíram o módulo de acolhimento obrigatório e foram direcionados aos municípios escolhidos durante o edital. Diversos municípios brasileiros convivem com a ausência de médicos nos serviços de saúde desde a saída dos profissionais cubanos. Na Grande São Paulo, por exemplo, 19 cidades somavam 106 vagas ociosas no último dia 8 por conta da saída dos cubanos.

Brumado: Acusado de furtar veículo e colidir com um poste acaba sendo autuado pela Polícia

  • Brumado Urgente
  • 23 Mai 2019
  • 17:26h

(Fotos: Divulgação)

Após chamado do CICOM, a guarnição de Rádio Patrulhamento da 34CIPM foi averiguar uma colisão de um veículo a um poste na Avenida Virgílio Ataíde, próximo ao Mercado Municipal. Chegando ao local, encontrou-se o proprietário do veículo que informou a guarnição que o veículo tinha sido furtado em frente ao seu estabelecimento comercial na presente data, e que após análise de filmagem o suspeito teria estatura mediana, estaria utilizando um boné vermelho e uma bermuda estampada. Ao realizar rondas pelo local a guarnição encontrou um indivíduo com as mesmas características supracitadas, momento em que a guarnição deu voz de abordagem e indagou o referido, obtendo resposta positiva no que diz respeito ao cometimento do crime de furto a veículo. O indivíduo e a vítima foram encaminhados para a Delegacia Territorial para que as providências cabíveis fossem adotadas.

CCJ do Senado aprova PL que amplia Lei Maria da Penha para atender mulheres trans

  • Redação
  • 23 Mai 2019
  • 16:46h

(Foto: Reprodução)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou um projeto de lei que coloca mulheres transgênero e transexuais sob proteção da Lei Maria da Penha. O colegiado votou o texto na tarde dessa quarta-feira (22), sob relatoria da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), que apresentou parecer favorável. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a parlamentar argumentou que é a hora de o tema avançar no Poder Legislativo, a fim de equiparar "em direito todos os transgêneros". O PL foi proposto pelo hoje ex-senador Jorge Viana (PT-AC), em 2017. Ao apresentar o texto no Senado, ele justificou que "o ordenamento jurídico deve acompanhar as transformações sociais". "Nesse contexto, entendemos que a Lei Maria da Penha deve ter o seu alcance ampliado, de modo a proteger não apenas as mulheres nascidas com o sexo feminino, mas também as pessoas que se identificam como sendo do gênero feminino, como é o caso de transexuais e transgêneros". De acordo com a publicação, a proposta de alteração na lei é simples: o artigo 2º da Lei Maria da Penha passa a informar que "toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas às oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social". Agora que foi aprovado na CCJ, o PL vai a plenário e, se não houver recursos, segue para apreciação na Câmara.

Perdeu o tom: ‘Música no Brasil virou pornográfica ou de corno’, diz cantora Deborah Blando

  • FolhaPress
  • 23 Mai 2019
  • 16:02h

(Foto: Divulgação)

A cantora Deborah Blando, 50, anunciou que está deixando o Brasil. Segundo um desabafo publicado em sua conta no Instagram, a artista não se sente confortável com o atual mercado musical brasileiro. “Infelizmente aqui quem não é artista é famoso. E quem não canta faz sucesso. Quem mostra o corpo de forma grotesca e vulgar faz mais sucesso ainda. Música no Brasil virou ou música pornográfica ou música de corno, com letras machistas e grotescas. Sem poesia. Sem arte. O que matou a arte no Brasil, eu me pergunto?”, escreveu a atriz na publicação. 

 

 

Blando diz que se sente muito feliz de estar deixando os palcos com sua turnê “One Truth Tour”, e que nunca se “prostituiu” para alcançar sucesso. “Infelizmente tem publico para isso. O espaço para música de qualidade e de nível se tornou escasso a tal ponto que trabalhar no Brasil se tornou inviável para quem tem realmente talento. Obviamente ainda existem ‘artistas’ que sobreviveram e ainda estão no mercado. Mas não chega a dar uma mão cheia se for contar”, lamentou. No desabafo, Blando também diz que quer viver o resto de sua vida “em paz”, explorando outros tipos de arte e música em outro país na Europa. “Eu dei tudo de mim pra música e para meus fãs. Agora preciso seguir em frente buscando outros horizontes e crescer como ser humano que sou.” Apesar de se despedir, ela diz que ainda pode voltar para fazer algum show especial em terras brasileiras. “Compositora e cantora que deixa agora um legado para a posteridade. Tenho orgulho de ter trabalhado com os melhores do mundo musical tanto no mundo todo -em especial os EUA- como aqui no Brasil e o resto do mundo.”

CONTINUE LENDO