OAB fica de fora de proposta de Paulo Guedes para extinguir conselhos de fiscalização

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 17:22h

(Foto: Reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ficará de fora da Proposta de Emenda à Constituição para acabar com a obrigatoriedade de inscrição em conselhos de fiscalização profissionais. Nesta quinta-feira (18), o ministro Paulo Guedes retrocedeu na proposta e mandou dois de seus assessores diretos avisarem ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. De acordo com a coluna Mônica Bergamo, o secretário Especial de Desburocratização, Paulo Ubel, vai se encontrar com Santa Cruz na terça (23) para discutirem uma nova redação para a medida. Conselhos de medicina também serão excluídos. Os assessores afirmaram para o presidente da OAB que há uma explosão de pequenos conselhos e que o objetivo é combate-los. Um deles seria o conselho profissional de DJs. O vice-presidente da OAB, Luiz Viana, ao Bahia Notícias, afirmou que os conselhos exercem uma "função social". 

Baguetes recheadas da Divina: com esse clima de friozinho é a pedida certa para o seu lanche do fim de tarde

  • Brumado Urgente Publicidade
  • 19 Jul 2019
  • 16:09h

As delícias baguetes recheadas da Padaria Divina são a pedida certa para o seu lanche de final de tarde (Foto: Divulgação)

Sabe quando dá aquela vontade de comer uma coisa gostosa, de preferência algo salgado, isso sempre acontece no período da tarde. Foi só falar que deu água na boca não é, então aqui está a pedida certa para você matar essa vontade que são as sensacionais e deliciosas baguetes recheadas da Padaria Divina. Em quatro deliciosos sabores: presunto e queijo, calabresa, carne seca e frango as baguetes são um dos grandes sucessos do amplo cardápio da Padaria Divina que também oferece uma linha de tortas e os tradicionais salgados dos mais variados sabores. Outra grande pedida é a farofa balanceada que cai muito bem com aquele delicioso cafezinho ou mesmo um refrescante suco. Os clientes também podem fazer as encomendas pelos fones: 3311-6869 ou 9.9990-4440. Então está esperando o que, vá agora mesmo à Padaria Divina que fica localizada na Rua Antônio Francisco da Silva, 200 no Bairro do Tanque e deguste as delícias que só se encontram lá.  


Em fundação de Isidório, Maia defende reforma da Previdência e explica choro

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 16:03h

Foto: Reprodução / Facebook

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), fez um discurso em defesa da reforma da Previdência, durante visita à Fundação Dr. Jesus, do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), nesta sexta-feira (19), em Candeias. O democrata explicou o seu choro no plenário durante a votação da matéria em primeiro turno. “Me emociono porque eu tenho certeza que estamos tirando dos que tem mais”, afirmou Maia. O presidente da Câmara também criticou os políticos que atacam a reforma, mas “nas reuniões fechadas pedem que a gente aprove”. O democrata ainda elogiou o trabalho desenvolvido por Isidório na fundação e defendeu o uso da religião para a recuperação de dependentes químicos. “A gente está vendo aqui que a fé em Deus é muito importante”, disse. Maia também afirmou que “a base de tudo é a família”. “Desde jovem, minha mãe falava: ‘isso vai te fazer mal’. Sempre tive medo de usar droga, por isso nunca usei”, declarou.

Bolsonaro assina MP e evita fechamento de defensorias baianas

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 15:55h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória que vai manter 819 servidores, que tinham sido requisitados pelo Poder Executivo Federal, na Defensoria Pública da União (DPU). A assinatura aconteceu na quinta-feira (18), em cerimônia no Palácio do Planalto referente aos 200 dias de governo. A decisão do presidente impede o fechamento de todas as 43 unidades da DPU no país, sendo que três delas estão localizadas em solo baiano. . A possibilidade de devolução compulsória decorria da Lei 13.328/2016, que estabeleceu prazo máximo de três anos de tempo de requisição de servidores da administração pública federal direta pela DPU.

Violência: Dois adolescentes são assassinados em Gandú, crime choca a cidade

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 14:07h

(Foto: Redes Sociais)

Dois jovens foram mortos a tiros na manhã desta sexta-feira (18), no Bairro Beira Rio em Gandu, na Bahia. Depois dos disparos, o suspeito, ainda não identificado, fugiu do local. Policiais militares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constataram a morte de um adolescente. O outro foi socorrido e encaminhado para o Hospital em Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos e também veio a óbito. O portão da residência próximo onde aconteceu o crime ficou com as marcas dos disparos. A guarnição isolou a área e acionou o Serviço de Investigação. De acordo com a PM, não foi possível precisar a quantidade de tiros disparados. A Polícia Civil vai investigar o duplo assassinato para identificar os autores e a motivação do crime. O portão da residência próximo onde aconteceu o crime ficou com as marcas dos disparos

 

 

Lei irá permitir animais em transporte coletivo em toda Bahia

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 13:09h

(Foto Ilustrativa)

Transportar animais de estimação é um problema para quem não tem um veículo particular, já que a maioria do transporte público isso não é possível, a não ser que o motorista seja bem camarada, ou o coletivo tenham compartimentos que possibilite carregar pets. No estado da Bahia a lei nº 13.547 facilita esse deslocamento já que obriga o transporte de animais domésticos em coletivos. A lei, sancionada em 2017, autoriza aos proprietários de animais domésticos o transporte dos mesmos em ônibus, metrôs, vans e outros meios de transporte coletivo, com exceção dos dias úteis, entre as 6h e as 10h e entre as 16h e as 19h. “Hoje em dia os animais estão cada vez mais inseridos nas famílias brasileiras e com mais direitos. São criados como verdadeiros filhos. Muitas pessoas deixam de sair de casa por não ter como levar os seus animais e não querem deixá-los sozinhos. Esse projeto de Lei tem como objetivo dar melhores condições de viagem para os animais e seus tutores”, explicou o deputado estadual e autor da lei, Marcell Moraes.

Governo pretende anunciar corte de 25 mil cargos na cerimônia de 300 dias

  • FolhaPress
  • 19 Jul 2019
  • 11:20h

(Foto: Reprodução)

A administração de Jair Bolsonaro (PSL) quer anunciar o corte de 25 mil cargos comissionados na cerimônia de 300 dias do governo, em mais uma medida para enxugar gastos, afirmou o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) na noite desta quinta-feira (18). Em março, em medida que fazia parte dos 100 dias de governo, Bolsonaro publicou decreto que extinguiu 21 mil cargos, funções comissionadas e gratificações no serviço público federal. A economia estimada foi de R$ 195 milhões. Na prática, a maior parte dos cargos extintos não gerou demissão de trabalhadores, porque muitas vagas eram uma espécie de adicional pago ao servidor público que passa a exercer determinada função. "O que estamos trabalhando e que a gente espera que nos 300 dias a gente consiga anunciar é o corte mais 25 mil cargos", afirmou Onyx. Segundo o ministro, haveria cerca de 60 mil em universidades federais e em institutos federais.  "A gente não pode esquecer que o Partido dos Trabalhadores aparelhou convenientemente principalmente os IFs, onde o que menos importa é a qualidade e o que mais importa são as ações políticas. Ou vocês acham que as ações políticas vêm de onde mesmo?", criticou. O ministro elogiou ainda o Future-se, programa do MEC (Ministério da Educação) que incentiva a captação de recursos privados para as universidades federais.Entre as medidas, estão a constituição de fundo imobiliário para vender imóveis ociosos que façam parte do patrimônio da União, a participação de Organizações Sociais na gestão de gastos do dia a dia e o aumento da captação de recursos do setor privado para financiar projetos. "O 'Future-se', do MEC, é justamente para poder dar condições de uma nova realidade nas IFs e nas universidades brasileiras, dando condições para que possam se financiar, e é opcional", disse. "A IF e a universidade vão entrar no programa se quiser. Se quiserem ficar no orçamento público, não tem problema nenhum, mas o orçamento público será seguramente muito limitado." 

Sesoc continua desenvolvendo ações de combate ao Trabalho Infantil e a Proteção ao Adolescente Trabalhador.

  • Ascom | PMB
  • 19 Jul 2019
  • 10:45h

(Foto: Ascom | PMB)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, por intermédio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC; está realizando ações voltadas para o combate ao Trabalho Infantil e a Proteção ao Adolescente Trabalhador. Assim, a equipe dentre outras atividades, desenvolveu um Plano de Ação contemplando um Torneio de damas e Jogos da velha, com a finalidade de Despertar nas crianças e nos adolescentes a importância do combate ao trabalho infantil, através do lúdico. Para a ação foram selecionadas 05 Escolas Municipais de Tempo Integral, contemplando crianças de 06 a 11 anos; adolescentes de 12 a 17 anos inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, das 03(três) unidades dos CRAS, e adolescentes do CREAS Chico Xavier. O desenvolvimento da atividade busca proporcionar uma reflexão sobre os prejuízos causados pela imposição do trabalho infantil às crianças e adolescentes; Sensibilizar o público referenciado sobre a importância da permanência na escola e, incentivar o brincar para um desenvolvimento sadio. Toda criança tem o direito de brincar e estudar, nessa perspectiva a AEPETI vem sensibilizar toda a comunidade para o combate do trabalho infantil, articulando estratégias ligadas a uma proposta pedagógica sólida, que se alicerce num melhor desenvolvimento da criança e do adolescente.

VCA: Ex-candidato a vereador “Tirone do Jegue” é preso por extorsão e associação para o tráfico

  • Informações da DRACO/ DTE - Vitória da Conquista.
  • 19 Jul 2019
  • 10:21h

(Foto: Divulgação DRACO/Conquista)

A Polícia Civil, através da equipe da DTE, após investigações, prendeu em flagrante delito, na presente data, o nacional João Carlos dos Santos Lima, vulgo Taiorone do Jegue (48) por extorsão e associação para o tráfico. Os investigadores da DTE prenderam Tarirone no momento em que este recebia de um pai de um usuário de substância entorpecente  o  valor de R$ 10.200,00 exigido ilegalmente, mediante grave ameaça, como pagamento de uma suposta dívida de drogas, cuja prisão ocorreu no interior do salão do acusado, localizado no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. A vítima estava pagando a TAIRONE no momento da prisão a suposta dívida que o filho, já falecido, teria contraído com traficantes.As investigações confirmaram que TAIRONE mandou várias mensagens ameaçadoras pelo celular para vítima, inclusive de pessoas assassinadas e junto com diversos políticos, como forma de mostrar influência e intimidar a vítima para que esta não procurasse a polícia e pagasse o valor exigido ilegalmente . Segundo o autor, este foi candidato a vereador na eleição passada e por isso mandou as fotos com vários políticos da região para vítima. O acusado foi apresentado na DTE, onde foi interrogado e confessou a autoria da extorsão, sendo autuado em flagrante delito pelos crimes. Ele será encaminhado para o Conjunto Penal, onde ficará preso à disposição  da Justiça. 

Rally Mercosul começa neste domingo (21)

  • GE
  • 19 Jul 2019
  • 09:47h

(Foto: Divulgação)

Está marcada para as 8h deste domingo a largada do Rally Mercosul 2019. O comboio partirá de Campinas, no interior de São Paulo, rumo ao Paraná na primeira etapa da prova. Serão aproximadamente 2.550 km de trajeto no total, passando também pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul antes de chegar a Puerto Iguazu, na Argentina. O repórter da TV Globo Clayton Conservani pilotará um dos carros e esteve presente na apresentação do roteiro aos participantes neste sábado. Confira no vídeo acima a primeira edição do Diário de Bordo do Rally Mercosul que contará os melhores momentos de cada etapa da competição.

 

Vereador Girson Ledo visita obras de pavimentação no Bairro Santa Tereza

  • Brumado Urgente
  • 19 Jul 2019
  • 08:26h

Acompanhado do prefeito Eduardo Vasconcelos, o vereador Girson Ledo ficou satisfeito com o ritmo das obras (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador Girson Ledo continua desenvolvendo sua agenda positiva e, dentro deste contexto, vem apresentando uma série de indicações e solicitações para a área da infraestrutura urbana. Juntamente com sua assessoria parlamentar, ele vem fazendo um importante levantamento sobre as principais urgências das comunidades. Nesta semana, o parlamentar, juntamente com o prefeito Eduardo Vasconcelos, acompanhou a continuidade das obras de pavimentação de várias ruas no Bairro Santa Tereza. “As obras irão promover avanços significativos na mobilidade dos moradores daquela região, já que facilitará o acesso ao centro da cidade”, destacou o vereador. Vale ressaltar que o vereador é autor de várias indicações nesse sentido, o que comprova o seu compromisso com a comunidade. “Ficamos muito satisfeitos em poder presenciar mais essa ação importante na área de infraestrutura de nossa cidade. Quero desde já agradecer a administração municipal pelo pronto atendimento à nossa reivindicação”, destacou Ledo que ainda observou que “essa é mais uma obra importante, que contribuirá de forma muito positiva para os moradores, além de dar um aspecto bem mais moderno aquela região do Santa Tereza”.

Baiana Ana Marcela é tetracampeã na maratona aquática

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 08:17h

Foto: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

A nadadora baiana Ana Marcela Cunha conquistou seu segundo ouro no Mundial de Esportes Aquáticos da Coreia do Sul ao vencer a prova de 25 km na maratona aquática, nesta sexta-feira (19). A atleta fechou a prova no tempo de 5h08min03s. Com a conquista, Ana Marcela se tornou tetracampeã na modalidade — ela conquistou o mesmo título nos mundiais de Xangai, em 2011; Kasan, em 2015; e Budapeste, em 2017. Na prova dos 25 km, a medalha de prata ficou com a alemã Finnia Wunram, que fez o tempo de 5h08min11s, enquanto o bronze foi da francesa Lara Grangeon, com 5h08min21s. Há três dias, na terça (dia 16 no horário de Brasília, manhã de quarta-feira, 17, no país asiático) Ana Marcela conquistou a medalha de ouro na prova dos 5 km.

Inauguração do Aeroporto Glauber Rocha deverá ter manifestações a favor e contra Bolsonaro vão acontecer

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 08:05h

(Foto: Reprodução)

Na próxima terça-feira (23) todas as atenções do país estarão voltadas para Vitória da Conquista. O presidente Jair Bolsonaro estará na cidade para participar da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, prevista para acontecer às 10h. Diversas autoridades do país e a imprensa nacional também estarão na capital do Sudoeste baiano. No comentário inicial do programa Redação Brasil de hoje (19), via Rádio Brasil FM, o repórter Ricardo Gordo informou que um ‘forte esquema de segurança’ será montado, já que manifestações a favor e contra o presidente estão sendo organizadas.

'Espero que ele não ocupe a cadeira que deixarei', diz ministro do STF sobre Moro

  • Redação
  • 19 Jul 2019
  • 07:42h

(Foto: Reprodução)

Diante das revelações feitas sobre a conduta do ministro da Justiça, Sergio Moro, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), torce para que ele não entre para a Corte Suprema. O magistrado declarou que continua a "indagar o que nós estaríamos a dizer se [Moro] tivesse mantido essa espécie de diálogo com a outra parte [a defesa dos réus]".  "Ministério Público no processo é parte e tem que ser tratado como tal", ressaltou. "Eu espero que ele não ocupe a cadeira que deixarei em 2021". As declarações do ministro foram feitas ao blog Painel, da Folha de S. Paulo. Nos diálogos em questão, há diversos exemplos de que Moro, enquanto juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável por julgar os processos da Operação Lava Jato, atuou de forma articulada com o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa no Ministério Público Federal (saiba mais aqui). Tanto eles quanto os demais envolvidos afirmam não reconhecer a veracidade dos conteúdos e ponderam que não há irregularidades. Alguns ministros, no entanto, pensam diferente. É o caso de Mello, que já havia dito que Moro não é "vocacionado" à magistratura, e agora diz que, com a divulgação das mensagens, "a máscara caiu". O ministro será o segundo a deixar o STF no governo Bolsonaro e o presidente já admitiu a possibilidade de indicar o ex-juiz para uma das vagas em diversas ocasiões. O capitão chegou a dizer que havia feito um acordo com Moro para isso, mas depois voltou atrás. 

Ituaçu: Após realizar furtos em uma loja e tentar agarrar à força uma jovem, “gatuno libidinoso” é detido pela PM

  • Brumado Urgente
  • 18 Jul 2019
  • 18:53h

(Foto: Reprodução)

Diz o ditado que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas para um gatuno libidinoso residente no município de Ituaçu, localizado na região da Chapada Diamantina, esse axioma não funcionou, já que ele, após ter furtado dois anéis e uma corrente de uma loja, acabou sendo detido pela PM quando tentou abusar de uma jovem, que acionou as autoridades policiais. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (18), e ele, que tem 19 anos, e não teve a identidade revelada acabou tentou ser detido por populares, mas conseguiu escapar, mas por uma intervenção exitosa dos policiais militares acabou sendo detido, os quais o classificaram como “nefasto criminoso”. Ele, juntamente com as vítimas, foi levado para a DP de Ituaçu para que as medidas cabíveis fossem tomadas.