Brumado: Polícia Civil mostra eficiência novamente e apresenta assaltante da Clínica União

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 07 Mar 2014
  • 19:36h

Caiua Lima Coelho foi apresentado como outro participante do assalto à Clínica União (Foto: Polícia Civil)

A página policial brumadense foi bem agitada nesta sexta-feira (07), principalmente para a Polícia Civil, que mostrou trabalho ao desvendar dois casos que ainda estavam sem solução, o primeiro do latrocínio que teve como vítima o empresário Zizinho e, agora, mais na parte da tarde, divulgou mais uma solução de um caso, desta feita de um assalto à Clínica União, onde dois assaltantes, fazendo uso de arma de fogo, levaram uma quantia em dinheiro do referido estabelecimento. Segundo relatório passado à imprensa, foi cumprido um Mandado de Prisão Preventiva contra Caiua Lima Coelho (23), o qual participou do ato criminoso juntamente com um outro jovem conhecido como “Ratinho”, que se encontra atualmente custodiado na carceragem da 20ª Coorpin. É a Polícia Civil, que tem como coordenador o delegado Dr. Leonardo Rabelo, comprovando a sua eficácia, mantendo a média alta na resolução dos crimes.

 

Brumado: Legislativo volta à cena em sessão relâmpago

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 07 Mar 2014
  • 18:41h

A sessão acabou sem que houvesse o grande expediente (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Alguns afirmaram que foi culpa da velha e boa ressaca de carnaval, outros afirmaram que foi apenas uma jogada de mídia, mas, a verdade é que ninguém esperava que a sessão extraordinária desta quinta-feira (06) fosse relâmpago, já que quatro projetos importantes seriam apresentados ou votados, sendo que, um deles, inclusive, poderia gerar uma forte discussão já que estaria se autorizando a atualização de vencimentos para um único funcionário do Legislativo. O referido projeto acabou sendo retirado de pauta, pois alguns vereadores da bancada de oposição prometiam veementes protestos contra o projeto que iria beneficiar apenas 1 funcionário dos cerca de 40 que compõem os quadros do Legislativo. Outro projeto importante que iria instituir o Refis – Programa de Recuperação Fiscal, também foi retirado de pauta, sendo que também alguns protestos poderiam ecoar por parte da bancada de oposição, que teria interpretado o projeto como de favorecimento aos que estão no topo da dívida ativa, ou seja, quem tem maior dívidas ficaria em melhor situação.  Por fim se aprovou a reformulação do Conselho da Juventude, já que o entendimento entre o vereador Agno Meira (PC do B) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) aumentou consideravelmente nos últimos dias. Outra aprovação foi a extinção do CIB, mas sem quaisquer discussões, numa espécie de acordo de cavalheiros entre as bancadas e a mesa diretora. A próxima sessão será realizada na segunda-feira (10), onde poderá ficar mais evidente a postura dos vereadores, que poderão sim abrir a discussão sobre os dois projetos que foram retirados de pauta. 

Brumado: Polícia Civil elucida latrocínio que vitimou o empresário Zildo Rocha de Souza

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 07 Mar 2014
  • 16:21h

Um dos autores do latrocínio, Dirlan de Oliveira Bastos, foi apresentado na 20ª Coorpin (Foto: Polícia Civil)

A morte brutal do empresário Zildo Rocha de Souza (Zizinho), que tinha 74 anos, o qual foi vítima de um latrocínio ocorrido chocou a sociedade brumadense, já que ele era muito conhecido e admirado pela sua tenacidade e empreendedorismo. O fato ocorreu no dia 4 de outubro de 2013 no anel viário da BR-030 e, logo após o ocorrido, a Polícia abriu várias linhas investigativas e, nessa sexta-feira (07), após uma extensa investigação que durou 5 meses, o latrocínio foi elucidado pela Polícia que divulgou o nome dos autores do crime. Segundo comunicado assinado pelo coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo, nessa manhã foi cumprido o Mandado de Prisão Preventiva exarada em desfavor de Dirlan de Oliveira Bastos (20), sendo que o outro autor, Gerlinilson Vilas Boas, já havia sido preso e está cumprindo pena na Penitenciária Lemos Brito em Salvador. A elucidação do latrocínio vem confirmar a boa resolutividade das ações da Polícia Civil, que vem desvendando mais de 70% dos casos que envolvem crimes brutais como esse. 

O empresário recebeu um tiro quando dirigia o seu veículo que acabou colidindo com postes que estavam no acostamento (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Comando da PM faz balanço positivo das ações durante o CarnaBrumado 2014

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 07 Mar 2014
  • 12:22h

O major Silvio Berlink apresentando os gráficos comparativos durante a entrevista coletiva (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

As projeções de que Brumado poderia ter um Carnaval com altos índices de violência não se cumpriram e o que houve sim foi uma grande reversão de expectativa, já que as incidências foram menores do que em 2012. Diante disso, o major Silvio Berlink, comandante da 34ª CIPM, concedeu na manhã desta sexta-feira (07), uma coletiva de imprensa para passar o balanço das ações de sua corporação.  Com a sua cordialidade que lhe é peculiar, o comandante iniciou citando que “em primeiro lugar eu quero parabenizar e agradecer o povo de Brumado pela sua demonstração de consciência em não levar armas para o circuito, atendendo na sua plenitude a nossa solicitação. Tivemos um Carnaval de Paz, o que vem comprovar que todo o planejamento feito teve um resultado muito satisfatório”.  Ele continuou “o nosso balanço é positivo, porque no comparativo com o Carnaval de 2012, os números mostram uma redução proporcional de cerca de 30% dos índices de violência. Não tivemos registros de roubos e furtos no circuito, somente algumas questões corriqueiras como desacatos, agressões e coisas do gênero”.

 


O major Silvio Berlink destacou o videomonitoramento do circuito como um dos fatores que mais contribuíram para o sucesso das ações (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

 

Questionado sobre os fatores que contribuíram para essa redução dos índices, ele respondeu que “alguns fatores foram vitais como o monitoramento eletrônico, que aproveito para parabenizar a grande qualidade do serviço prestado pela empresa PortalSat, que obteve 100% de cobertura do circuito o que contribuiu de forma muito significativa para o nosso trabalho. Outra coisa que não podemos deixar de mencionar foi o trabalho feito com o detector de metais, que também foi muito útil e, por fim, a parceria com a prefeitura e todos os órgãos, na formação dessa rede proativa que teve uma resolutividade muito grande, proporcionando um ambiente muito agradável para que os foliões pudessem brincar a vontade o seu carnaval”.  O comandante ainda destacou que “não posso deixar de parabenizar também a todos os policiais militares que atuaram na segurança da festa, aos colegas de Guanambi e da Cipe/Sudoeste, que deram o melhor de si para que tudo transcorresse no clima da normalidade”. E finalizou dizendo que “a equipe de oficiais está fazendo o balanço final dos dados, para que a quantificação seja exata e, em seguida, vamos analisar onde existiram algumas deficiências para que em 2015 o trabalho seja ainda melhor, pois fazemos questão disso, melhorar sempre, tendo a parceria com a população, com a imprensa, com os órgãos públicos como fator preponderante para o sucesso”. 

O corpo de oficiais da 34ª CIPM reunido analisando os dados e já fazendo o planejamento para 2015 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Artigo Opinião: Política do Pão e Circo - Mera coincidência

  • Por Dr. Cleio Diniz
  • 07 Mar 2014
  • 09:04h

(Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

“Panis et circenses”, ou no bom e simples português “pão e circo”. Tratava-se da política adotada pelo império romano, a mais de 2 mil anos com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes, ou seja, manipulava o povo através da alimentação e diversão.


Com uma roupagem modernizada, tal política ainda é descaradamente utilizada, principalmente sob a névoa da coincidência.


Recentemente, em uma dessas coincidências, às vésperas dos festejos carnavalescos, uma de nossas festas mais populares e que provoca maior distração, a mais alta corte, o Supremo Tribunal Federal marcou sessão de julgamento dos tão falados Embargos Infringentes, que popularmente pode ser chamado de “novo julgamento” e, coincidentemente o resultado, ou a sentença final em sendo contraria e desfavorável aos interesses e anseios da população passaria sem grande impacto devido os holofotes estarem virados para os festejos.


Mas o interessante foram os acontecimentos preliminares, os falados ajustes. Iniciando pela surpresa apresentado já no primeiro julgamento, onde um dos ministros, que tinha sido advogado do partido a qual pertenciam os acusados, participado do governo a qual pertenciam e assessorado um dos réus, portando, em tese impedido de participar como julgador de quem em passado recente havia defendido e mantido estrita relação que impulsionou sua carreira não suscitou sua suspeição mantendo-se como magistrado.


Após o primeiro julgamento, tivemos o afastamento de dois ministros por aposentadoria compulsória, tendo sido indicado novos ministros. Relembramos que a indicação é política e feita pela presidência da república, apesar de requerer aprovação no senado onde a bancada governista detém a maioria , ou seja, apenas ratifica a indicação.


Curiosamente ambos “os ministros” recém indicados, passaram a ser os fiéis da balança votando pela absolvição e alterando a própria sentença daquela corte. Podemos assim dizer que a mais alta corte se autorrevogou, contradizendo sua própria decisão, e não por existirem novos fatos ou argumentos que culminem em entendimento diverso, ou uma nova visão sobre a matéria, mas apenas pela simples mudança de componentes.


O mais estranho é o entendimento de que não houve formação de quadrilha. Ora respeitando o livre convencimento do magistrado e o direito subjetivo de interpretação da norma, tudo tem seu limite. Neste ponto, convido a todos, juristas leigos, após saber que o esquema do mensalão foi devidamente comprovado a interpretar a seguinte norma: “LEI Nº 12.850, DE 2 DE AGOSTO DE 2013. -CAPÍTULO I- DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA -Art. 1o  Esta Lei define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal a ser aplicado.§ 1o  Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.


Tal lei regula o disposto no artigo 288 do Código Penal que define a formação de quadrilha e passou ter a seguinte redação: Art. 288. Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes:”


Assim, peço Vênia aos Excelentíssimos Ministros do STF que julgaram improcedente a acusação de formação de quadrilha, absolvendo os acusados, e pertencentes ao alto escalão do partido que os conduziu a esta corte, para fazer a seguinte pergunta: Tendo sido comprovado a materialidade (existência) do crime, tendo sido comprovado a autoria (participação dos acusados), assim como desvendado a composição, organização e função de cada um deles, inclusive com acusações e condenações distintas, como não existir a formação de quadrilha?


Ou seja, falando simploriamente, existiu o crime, se identificou os culpados, determinou a participação de cada um, condenou, prendeu, mas não tem formação de quadrilha. Ora, o que então seria necessário para se formar uma quadrilha?


Vejo-me compelido a coadunar com o desabafo do presidente do Supremo Tribunal Federal, pois apesar de saber ser esta uma corte política, tudo tem limite.

Brumado: O estopim do velho barril de pólvora está aceso novamente

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 07 Mar 2014
  • 08:57h

A Polícia está de prontidão e caso seja necessário empregará o uso da força para conter uma possível rebelião (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente Conteúdo)

O Setor de Carceragem da 20ª Coorpin já foi objeto de inúmeras matérias da mídia brumadense, que sempre deu um tom preocupante à situação, ainda mais quando aconteceram rebeliões e fugas em massa. Em 2013 a situação deu uma grande amenizada, o que fez com que a gravidade da situação caísse novamente no abismo do esquecimento, mas, bastou uma nova tentativa de fuga coletiva durante o carnaval para acender novamente o estopim desse barril de pólvora, que está situado bem no centro da cidade, ao lado de uma das maiores escolas municipais e do Hospital Magalhães Neto. A solução para a questão, que passa necessariamente pela construção de um CDP – Centro de Detenção Provisória, diferentemente de outras grandes necessidades do município, não parece tão longínqua, já que o governo estadual teria já disponibilização orçamentária para a referida construção, bastando apenas o fechamento do local junto à Prefeitura Municipal. O momento atual é de tensão, onde a Justiça teve que proibir as visitas, o que pode gerar um grande distúrbio entre os presos, tanto que a possibilidade de uma rebelião não está descartada. A Polícia está de prontidão para conter qualquer ação mais contundente dos custodiados, os quais devem fazer uma lista de reivindicações solicitando melhores condições para carceragem, a volta das visitas, a transferência de alguns presos, evitando-se assim a superlotação e também a revisão de algumas penas.

STJ decide que exame psicológico não pode eliminar candidato em concurso

  • Agência Brasil
  • 07 Mar 2014
  • 07:57h

(Foto: Reprodução)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um candidato eliminado no exame psicológico do concurso da Polícia Militar do Distrito Federal poderia continuar no certame e, portanto, ser matriculado no curso de formação da corporação. O entendimento da Primeira Turma do STJ é que o exame psicológico “pode ser utilizado como meio de apurar a saúdemental do candidato, mas jamais para excluí-lo do concurso”. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (6), foi tomada no dia 18 de fevereiro e deve ser publicada nos próximos dias. Ela vale apenas para esse concurso e somente para o candidato que moveu a ação. Outros interessados que buscarem reverter uma situação semelhante, nesse ou em outros concursos no Distrito Federal ou em qualquer estado, também devem entrar na Justiça. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) já havia decidido a favor do candidato anteriormente, mas o governo do Distrito Federal (GDF) entrou com recurso especial. Os cinco ministros do STJ, incluindo o relator, Ari Pargendler, decidiram contrariamente a esse recurso. Outros, porém, ainda podem ser interpostos, caso seja do interesse do GDF.

Estado divulga resultado de nova etapa do concurso público da Polícia Civil

  • Da Redação
  • 07 Mar 2014
  • 06:36h

(Foto: Reprodução)

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (7) publica o resultado provisório da Investigação Social referente ao concurso público para ingresso na Polícia Civil. O certame, realizado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), com organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), ofereceu 600 vagas para os cargos de delegado (100), escrivão (100) e investigador (400).

Acordo ortográfico só entrará em vigor em 2016

  • Da Redação
  • 07 Mar 2014
  • 06:30h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Roussef decidiu prorrogar por mais três anos a entrada em vigor, em caráter definitivo, do novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa. Em decreto publicado ontem no “Diário Oficial”, a presidente determina que o período de transição para implementação das novas regras vai até 31 de dezembro de 2015. O prazo original ia até 31 de dezembro de 2012. Com o novo decreto, as determinações do novo acordo deverão ser seguidas, obrigatoriamente, a partir de 2016. Durante a transição, valem as duas normas ortográficas. O atual Acordo Ortográfico foi aprovado em 1990, mas só começou a ser implantado no Brasil em 2009, após o então presidente Lula assinar um decreto em setembro de 2008. O novo prazo alinha o calendário brasileiro com o português. Portugal só começou a utilizar a nova ortografia em documentos oficiais este ano. Entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apenas Angola ainda não ratificou o texto. Moçambique foi o último país a aprovar sua adesão, em junho deste ano. São Tomé e Princípe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste também adotaram as mudanças.A pressão pela prorrogação se fortaleceu em dezembro, liderada por um grupo de senadores que consideravam necessário mais tempo para adaptação. Em entrevista no início do mês, o senador Cyro Miranda, da Comissão de Educação e Cultura, defendeu adiar a vigência para 2018. Para ele, ainda é necessário a elaboração de outro acordo, que tenha a contribuição de mais setores da sociedade.

Alívio: Cientistas desenvolvem novo teste de câncer de próstata

  • Da Redação
  • 06 Mar 2014
  • 17:18h

(Foto Ilustrativa)

Um novo teste para detectar o câncer de próstata deve estar disponível em breve e pode aposentar o temido toque retal pelos homens. O material foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Surrey, na Inglaterra. Eles anunciaram ter chegado a um acordo com duas empresas para viabilizar o teste em consultórios médicos ainda este ano.Feito na urina, o teste mostra ser duas vezes mais confiável que o exame de sangue existente para a detecção da doença. Ele informa ainda aos médicos a gravidade do câncer e é descrito como o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos. Segundo os pesquisadores, o teste deve custar menos de R$40 por paciente. O inventor do teste é professor de oncologia médica Hardev Pandha.

Aumenta o drama da família de Aracatu a procura de parente desaparecido

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Mar 2014
  • 15:38h

(Divulgação)

O drama vivenciado pela família de Arlete Eliseu, residente em Aracatu, que parecia ter chegado ao fim, ganhou contornos ainda maiores na manhã desta quinta-feira (06), já que o seu cunhado, Mariano Portugal de Oliveira, que estava desaparecido desde terça-feira (04), após ter sido encontrado no mesmo dia na BR-030, sentido Tanhaçu, foi trazido para um albergue em Brumado, mas, na manhã de hoje (06), ele se retirou do local garantindo que iria voltar para Aracatu, mas acabou indo em sentido contrário, sendo visto por volta das 11 horas, no km 18 próximo ao Aeroporto Sócrates Mariane Bittencort, indo em sentido a Caetité.  A família está cada vez mais apreensiva e pede para quem o encontrar ligar para as autoridades avisando, pois ele sofre de problemas mentais. Quaisquer informações do paradeiro de Mariano Portugal Oliveira entre em contato com o número (77) 8113-9843. 

Sem Limite da Bahia deu um espetáculo a parte no carnaval 2014

  • Assessoria de Imprensa Sem Limite / Izidy Ramel Comunicação
  • 06 Mar 2014
  • 12:42h

(Foto: Izidy Ramel Comunicação)

Brumado, Rio de Contas, público infantil, público adulto, do primeiro ao último dia de festa, com chuva, sem chuva, enfim, de todas as maneiras, a Sem limite da Bahia fez o seu espetáculo a parte em cima do trio elétrico, tanto em Brumado como em Rio de Contas, nesse carnaval de 2014. A música de trabalho da banda “Louca Pirada” juntamente com todas as outras que Chris Pimenta (vocalista) canta como ninguém, agitaram o público de uma maneira sem igual! Não satisfeito em empolgar a multidão que acompanhava o trio que levava a banda, Chris Pimenta, no último dia de festa, desceu do trio e se juntou aos foliões que responderam à altura na alegria, a interação “Sem Limite da Bahia / Público” foi incrível! Uma banda com repertório eclético que vai do axé ao rock internacional, componentes de extrema competência em todas as áreas, e claro, o carisma, fôlego e profissionalismo de Chris Pimenta, todo esse conjunto de fatores fazem da Sem Limite da Bahia a banda de axé repleta de sucesso e irreverência! O carnaval 2014 no estilo “Sem Limite da Bahia” foi um show e tanto!


Tráfico internacional de mulheres usa 26 municípios na Bahia como rota

  • Da Redação
  • 06 Mar 2014
  • 11:51h

(Imagem Ilustrativa)

Mais de 20 milhões de pessoas são traficadas no mundo. O número assustador foi revelado ontem pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, na Catedral Basílica. O tema deste ano é “Fraternidade e Tráfico Humano”, que tem como objetivo levar o assunto para discussão dentro da sociedade. “Esse tipo de crime torna as pessoas indefesas, invisíveis e fragilizadas. Nosso papel é ajudá-las a encontrar um caminho e a buscar soluções contra esse mal”, afirmou Dom Murilo. Na Bahia, 26 cidades são rota de tráfico de mulheres. A informação é da advogada Regina Machado, que ficou surpresa com o tema da Campanha. “Sempre esperei que a Igreja falasse neste assunto. Este ano, o Brasil vive um momento propício por causa da Copa do Mundo, e esse é o momento ideal para alertar as pessoas sobre um crime ainda considerado invisível”, declarou Regina, que também é coordenadora do núcleo de enfrentamento do tráfico de pessoas na Bahia.Dentre as cidades baianas que mais aliciam mulheres estão importantes polos turísticos como Porto Seguro, a região de Camaçari, o Litoral Norte, Morro de São Paulo e Salvador. A advogada explica que “são locais que atraem muitos estrangeiros, inclusive os que fazem parte da máfia internacional do tráfico”. Ainda segundo Regina Machado, as vítimas recebem promessa de emprego no exterior, com salários muito altos, mas quando elas chegam à Europa, principalmente Espanha e Portugal, a história muda.

Legislativo brumadense irá realizar sessão extraordinária nessa quinta-feira (06)

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 06 Mar 2014
  • 11:43h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Querendo mostrar trabalho e manter a pauta em dia a Câmara de Vereadores de Brumado irá realizar nessa quinta-feira (06) uma sessão extraordinária em seu horário regimental. A sessão terá a apresentação do Projeto de Lei 04/2014, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Alessandro Lobo, o qual dispõe sobre a utilização dos vencimentos dos cargos comissionados da Casa Legislativa; também será votado em regime de urgência urgentíssima o Projeto de Lei 003/2014, de autoria do Poder Executivo, o qual institui o Refis – Programa de Recuperação Fiscal, no âmbito da administração municipal. Já o Projeto de Lei 001/2014, o qual acabou sendo retirado de pauta para maiores discussões, volta à cena para sua primeira discussão e votação, devendo gerar a tradicional discussão entre a oposição e situação, sendo que “feridas do passado” podem vir a tona, já que o referido projeto trata da extinção do CIB – Centro Industrial de Brumado, que gerou muita polêmica e controvérsia nas duas últimas gestões e que, agora, está será extinto pelo Executivo. O último PL que terá a sua última discussão e votação é o 002/2014, trata da reformulação do Conselho da Juventude de Brumado, o qual é de autoria do vereador Agno Meira. A previsão é que sessão não deverá ter a sua duração rotineira, já que o clima pós-carnaval não é convidativo nesse sentido. 

Brumado e as projeções pós-Carnaval

  • Brumado Urgente
  • 06 Mar 2014
  • 10:38h

(Imagem Ilustrativa)

Diz o ditado popular que no Brasil as coisas começam a acontecer só depois do Carnaval, o que, no plano da realidade nua e crua parece ter um grande respaldo. Então, passada a alegria da folia, o sistema parece que voltará ao seu ritmo normal, mas, só que nesse ano de 2014, existem dois aspectos que devem dar um dinamismo diferenciado aos acontecimentos, que são a realização da Copa do Mundo e as eleições para presidente, governador, deputados e senadores. Em Brumado, que neste ano teve o retorno da sua maior festa popular, o clima de alegria também deve dar lugar à grande expectativa pelo atendimento por parte dos governantes de suas grandes urgências, como a construção do sistema de esgotamento sanitário, que atualmente deve ter um orçamento beirando os R$ 70 milhões; a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia; a construção de um CDP; a ampliação do contingente policial; a construção da sede da UNEB e a implantação de um porto seco da FIOL. Esses seriam os grandes pleitos, os quais deverão ser muito comentados a partir de agora, mas o sentimento popular ainda é de descrédito, já que essas obras ainda continuam no campo das promessas. Então, nesse clima de Copa do Mundo e Eleições o que os brumadenses podem esperar?; essa é uma pergunta que ainda está sem uma resposta concreta, já que poucos certezas existem. A partir de agora a visita dos pré-candidatos e de suas comitivas será mais acentuada, os quais virão em busca de conquistar o eleitorado, o qual se mostra distante e cético até o momento. O governador Wagner, que vem visitando a grande maioria dos municípios da região ainda não pousou por aqui, mas acredita-se que neste mês de março, ou no máximo em abril o chefe do executivo baiano estará em Brumado para entregar centenas de residências do Minha Casa, Minha Vida; como também participando da inauguração da sede do IF-BA, uma das grandes conquistas que o município obteve no campo educacional, que irá promover uma melhoria substancial na oferta de cursos técnicos e outras graduações. Wagner, no que se refere a Brumado, pode sentar tranquilamente no “sofá do comodismo”, já que tem a esmagadora maioria das lideranças políticas ao seu lado, o que pode acabar sendo prejudicial para o processo democrático local, pois a existência de uma oposição consciente é sempre salutar para dar o equilíbrio na balança da política.  O eleitorado brumadense, que para muitos está mais maduro, aguarda com paciência, na esperança de que as coisas aconteçam e que o processo do desenvolvimento possa se desenvolver da melhor forma possível.