Governo cria Sistema de Registro de Atendimento às Crianças com Microcefalia

  • Bahia Notícias
  • 24 Abr 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

Uma portaria do Ministério da Saúde (MS) publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União cria, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema de Registro de Atendimento às Crianças com Microcefalia. De acordo com informações da Agência Brasil, a portaria tem como finalidade registrar informações e dados relacionados ao acompanhamento de crianças com diagnóstico da síndrome, com vistas ao aprimoramento das investigações epidemiológicas e do acompanhamento em saúde. Segundo o decreto, a operacionalização e a gestão do sistema serão de competência da Secretaria de Atenção à Saúde, considerando a existência de dados pessoais nas informações coletadas. As informações o sistema serão de acesso restrito a profissionais e gestores de saúde. Da mesma forma, a portaria também determina que o modo específico da implementação do sistema em cada região será pactuado pelos estados e se efetivará de acordo com os cenários e necessidades locais.

Boletim do Ministério da Saúde confirma mais de mil casos de microcefalia no país

  • Bahia Notícias
  • 23 Abr 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nessa quarta (20) pontuou que até o último sábado (16), 1.168 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso foram confirmados no país. De acordo com o portal Terra, 2.241 casos suspeitos foram descartados enquanto 3.741 permanecem em investigação. Os casos detectados ocorreram em 428 municípios de 22 estados do Brasil, sendo 77,2% concentrados no Nordeste. Atrás apenas de Pernambuco, que conta com 760 diagnósticos, a Bahia registrou 647 casos da doença. Dos mais de mil registrados em todo o país, 192 tiveram resultado positivo em relação ao zika vírus, porém, o Ministério ressalta que o dado não representa adequadamente as totalidades dos casos relacionados ao vírus. "A pasta considera que houve infecção pelo zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia", diz o boletim. O documento também menciona que foram registrados 240 óbitos suspeitos após o parto ou durante a gestação – quando ocorre aborto ou feto é natimorto. Desses, 165 continuam sob investigação, 51 foram confirmados com diagnóstico de microcefalia e/ou alteração no sistema nervoso central e 30 foram descartados.

Mãe de Isabella Nardoni supera trauma e está grávida de um menino

  • Uol Notícias
  • 23 Abr 2016
  • 17:01h

(Foto: Reprodução)

Mãe da menina Isabella Nardoni, Ana Carolina Oliveira, 32 anos, está prestes a dar a luz a um menino: Miguel. Carol, como é chamada por amigos e familiares, estampa a capa da revista Veja São Paulo desta semana. A reportagem conta como ela enfrentou a morte da filha - assassinada em 2008 pelo pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Ana Carolina Nardoni - e tem vivido a chegada do novo bebê.“Lutei para voltar a ser feliz, pois essa é a imagem que a minha filha tinha de mim”, disse Carol à publicação. Quando deixou o anonimato e passou a ser reconhecida como "a mãe da menina Isabella", Ana Carolina tinha apenas 24 anos. Ainda jovem, ela teve que conviver com a perda e a exposição do crime na mídia, uma vez que o assassinato teve grande repercussão nacional.  Dois anos após a tragédia, Carol conheceu Vinicius Francomano, com que está casada desde 2014. Hoje Ana Carolina está com oito meses de gestação e comemora a chegada do filho. “No auge dos problemas, eu achava que jamais iria me casar vestida de noiva e ter filho. A vida dá muitas voltas”, comentou Ana Carolina na entrevista.Quando engravidou de Alexandre Nardoni, pai de Isabella, Carol tinha 17 anos. A gestação não foi planejada e ambos, sequer, moraram juntos. O relacionamento acabou antes mesmo da filha deles nascer. Questionada se perdoaria o pai da menina e a madrasta, Anna Carolina Jatobá, a administradora foi sintética: “Isso não é comigo, é com Deus.”Segundo as investigações, a menina Isabella foi espancada e asfixiada em 29 de março de 2008 pela madrasta e, depois, jogada pela janela do apartamento, que ficava no 6º andar, onde a família vivia, na Zona Norte de São Paulo. Dois anos depois, Anna Jatobá foi condenada a 26 anos de cadeia e Alexandre, a 31 anos de prisão. Os dois estão em presídios de Tremembé, no interior de São Paulo.

Sesab confirma primeira morte por microcefalia em Jequié

  • Bahia Notícias
  • 23 Abr 2016
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta quarta-feira (20) a primeira morte por microcefalia no município de Jequié, na região do Médio Rio de Contas baiano. De acordo com boletim divulgado pela secretaria, 31 mortes foram registradas pela doença no estado. Ainda segundo a Sesab, 599 casos da doença foram notificados em 134 municípios baianos, um aumento de 16 em relação aos números divulgados na semana passada. O dado, entretanto, é diferente do informado pelo Ministério da Saúde nesta quarta. Segundo levantamento da pasta, a Bahia é o segundo estado com maior número de casos da malformação, com 647 ocorrências notificadas (leia aqui). 

Chapada: Vídeo mostra população que vai às ruas clamar por paz e justiça

  • BM News
  • 23 Abr 2016
  • 15:03h

Jovens e estudantes realizaram uma caminhada pela Paz na tarde desta sexta-feira 22/04 em Barra do Mendes, após a morte da adolescente Jaine Alves de Sousa, de 16 anos, encontrada morta nesta quinta-feira (21) no lixão da cidade. Centenas de pessoas se concentraram na Praça de Eventos até a porta do Colégio Edivaldo Boaventura, pedindo justiça e paz. Vizinhos, amigos, familiares e pessoas sensibilizadas pela tragédia gritaram por justiça. Vídeo abaixo:

Maqueiro que canta para pacientes na BA fica famoso após foto na web

  • G1 BA
  • 23 Abr 2016
  • 14:04h

Maqueiro que canta para pacientes fica famoso após foto na web (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Um maqueiro que trabalha 12 horas por dia em dois hospitais de Salvador comoveu internautas após uma foto em que aparece cantando para uma idosa que sentia muitas dores ser publicada nas redes sociais. Ildemar Pereira, que já foi motorista de ambulância, ganhou o apelido de 'maqueiro cantor' por entoar canções enquanto lida com os pacientes. A imagem em que aparece acalmando a idosa foi postada por uma operadora de telemarketing. "Eu canto para poder ver se ameniza as dores deles [dos pacientes], para ajudá-los", afirma.A atitude de Ildemar é aprovada pelos pacientes das unidades médicas onde o maqueiro trabalha. "Quando ele está cantando, a gente até esquece que está doente", comenta o promotor de vendas Nilson Pereira.

Os médicos também acreditam que o jeito do maqueiro ajuda a diminuir o sofrimento de quem está doente. "O paciente fica aqui [no hospital] longe da família, longe dos filhos e tudo isso alegra o paciente. Traz um bem-estar para o paciente. O paciente melhora até mais rápido. Ildemar é um exemplo a ser seguido", destaca Antônio Andrade, diretor de um dos hospitais em que o maqueiro trabalha. Os colegas de Ildemar estranharam no começo o jeito do maqueiro trabalhar, mas hoje ninguém mais duvida que a postura dele traz alegria para todos. "Às vezes a gente está aqui triste, preocupada, e ele passa cantando e a tristeza vai embora", afirma a enfermeira Judália de Oliveira. Mesmo trabalhando de domingo a domingo, Ildemar se diz satisfeito com o jeito especial que encontrou para cumprir a missão. "É o mês todo. É lá e cá, sem nenhum dia de descanso. Só descanso à noite. Mas eu sempre busco voltar para casa com a sensação de que transmiti alegria para as pessoas. E isso me faz feliz. Eu me sinto feliz".

CONTINUE LENDO

Anatel proíbe limite de acesso à internet de banda larga fixa por período indeterminado

  • Bahia Notícias
  • 23 Abr 2016
  • 13:04h

(Foto: Reprodução)

As operadoras estão proibidas de limitar o acesso à internet de banda larga fixa, por período indeterminado. A decisão foi tomada pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta sexta-feira (22), dias após o órgão ter determinado o cumprimento da ordem em caráter preventivo. De acordo com o G1, a proibição valerá até que o Conselho da Anatel julgue a questão, o que não tem data para acontecer. Com isso, as operadoras estão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações sejam cláusulas contratuais. A Anatel justifica a medida considerando que mudanças na cobrança desses serviços têm de ser feitas sem ferir os direitos do consumidor. A limitação da internet de banda larga fixa gerou polêmica nas últimas semanas, após a informação de que operadoreas querem oferecer novos planos com restrição de download e suspensão do serviço quando for atingida uma determinada quantidade de serviços e arquivos baixados. Atualmente, o serviço é cobrado conforme velocidade de navegação contratada, sem limite de uso da internet. 

Governador anuncia Walter Pinheiro na Secretaria de Educação da Bahia

  • G1 BA
  • 23 Abr 2016
  • 12:02h

O senador Walter Pinheiro (Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado)

O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) foi anunciado pelo governador da Bahia, Rui Costa, na manhã desta sexta-feira (22), como novo secretário de Educação. O comunicado oficial foi feito durante evento, em Salvador. Pinheiro assumirá o cargo que será deixado por Osvaldo Barreto, que pediu demissão do cargo no dia 11 de abril. O motivo do pedido de demissão de Barreto não foi divulgado. Ele é secretário da Educação da Bahia desde 11 de agosto 2009, no governo Jaques Wagner. A exoneração dele ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado. "Vamos [anunciar Walter Pinheiro] para poder impulsionar ainda mais os trabalhos na secretaria de educação", disse Rui Costa nesta sexta-feira.

O senador Walter Pinheiro anunciou no dia 29 de março a desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele ainda não informou para qual partido ele irá e nem os motivos que fizeram ele decidir pela saída do PT. Nascido em Salvador, Walter Pinheiro tem formação de técnico em telecomunicações. Ele começou a carreira profissional na antiga Telebahia, empresa estatal de telecomunicações, no final da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital. A iniciação política de Pinheiro começou no Sindicato dos Telefônicos (Sinttel), foi fundador da CUT, secretário geral e membro da direção nacional da entidade, coordenou o Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e das Estatais e foi o responsável pela primeira experiência de Federação independente com a construção da FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações), assumindo sua coordenação geral. Pinheiro disputou sua primeira eleição em 1986, como candidato a deputado estadual. Em 1992, foi eleito vereador de Salvador, assumindo a liderança da bancada. Em sua última eleição para deputado federal, em 2006, obteve o maior número de votos do PT no Brasil (200.894 votos). Ele chegou ao senado em 2010, tendo recebido 3.630.944 votos.

CONTINUE LENDO

Ator José de Abreu cospe em casal após discussão em restaurante de SP; assista

  • Correio 24h
  • 23 Abr 2016
  • 11:11h

Ator José de Abreu cospe em casal após discussão em restaurante de SP; assista (Foto: Divulgação)

O ator José de Abreu cuspiu em um casal após discutir com eles em um restaurante japonês em São Paulo, na noite da sexta-feira (22). A cena foi filmada e o vídeo da confusão foi compartilhado diversas vezes nas redes sociais na madrugada deste sábado (23). Com isso, o global acabou entrando no topo nos Trending Topics Brasil no Twitter. O motivo do bate-boca foi a militância política do ator em favor do PT. Ele foi reconhecido pelo casal no restaurante e, de acordo com o relato de José de Abreu, foi ofendido diversas vezes por ele. A mulher do ator também teria sido chamada de 'vagabunda' pelo advogado carioca envolvido na briga, relatou Abreu, que disse que cuspiu no casal em homenagem a Jean Wyllys. No Twitter, as opiniões contra e favor do ato do global se dividiram.

Tanhaçu: Veículo com restrição de roubo é recuperado pela PRE

  • Brumado Urgente
  • 23 Abr 2016
  • 10:16h

Foto: Polícia Rodoviária Estadual

Uma guarnição da PRE - Polícia Rodoviária Estadual em ronda de rotina realizada na noite deste feriado de Tiradentes (21) nos desvios próximos ao posto policial avistou um veículo em atitude suspeita que transitava na rodovia. Ao perceber a ação dos policiais o motorista do veículo rapidamente empreendeu fuga e adentrou nas imediações do Restaurante Ataíde, tendo sido abandonado em seguida. Eram 3 elementos que estavam dentro do veículo, os quais conseguiram se esconder dentro da vegetação. Após consulta verificou-se que tratava-se de veículo roubado, o qual será  apresentado na delegacia de Tanhaçu para as medidas cabíveis.

Após discussão, caetiteense é morto a facadas dentro de bar em Palmas de Monte Alto

  • Blog do Louro
  • 23 Abr 2016
  • 09:36h

(Foto: blog do Louro)

Um caetiteense foi morto a facadas durante uma discussão com o proprietário de um bar na noite desta sexta-feira (22) em Palmas de Monte Alto, município a 82 km de Caetité. De acordo com a Polícia Civil, José Pereira Sobrinho, de 39 anos, foi atingido diversas vezes nas costas e no tórax. O homem morreu no local. O crime aconteceu por volta das 22h40 dentro do “bar do Kena”, na Rua Manoel Novaes, no Bairro Jardim Brasil. Segundo informações obtidas in loco pelo repórter Vilson Nunes, o acusado identificado como Edilton Trindade Lima, teria discutido com José por causa de uma cerveja e os dois acabaram entrando em luta corporal. Na briga, José acabou sendo esfaqueado. O autor do crime conseguiu fugir e até o momento não foi encontrado. O cadáver foi encaminhado pelo serviço funerário de plantão para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. As informações reportagem são do site Sudoeste Bahia foto: Vilson Nunes 

Salvador Miranda participa de Audiência Pública em Cariranha

  • 23 Abr 2016
  • 08:52h

(Foto: Divulgação)

No último dia 20 de abril o escritor salvador Miranda começou uma série de palestras sobre acessibilidade, iniciando na audiência pública em Cariranha, onde tiveram presentes na câmera de vereadores mais de 400 alunos, Coordenadores, Professores e secretários que atentamente ouviram a importância da acessibilidade e de como os cidadãos podem conquistar seu espaço com decisão, determinação e dedicação. Outros municípios já estão agendados, entre eles: Jânio Quadros, Condeúba, cordeiro, Maetinga, Anagé, Planalto, Mortugaba, Caetité e malhada do Carinhanha.  O objetivo da palestra é chamar a atenção sobre o descaso que até hoje existe quanto o acesso dos deficientes. Seu livro vem sendo utilizado por diversas Secretarias Municipais de Educação como ferramenta conscientizadora dos direitos das pessoas portadoras de deficiência, previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Miranda tornou-se paraplégico e nesta condição, transformou-se num ativista da causa.

(Foto: Divulgação)

Chapada: Corpo de jovem grávida é achado em geladeira; ex é suspeito

  • G1
  • 23 Abr 2016
  • 08:13h

Corpo de adolescente foi encontrado em lixão em Barra do Mendes (Foto: Portal BM News)

O corpo de uma adolescente grávida de 16 anos foi encontrado na tarde de quinta-feira (21) dentro de uma geladeira no aterro sanitário da cidade de Barra do Mendes, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo a polícia, um jovem também de 16 anos, ex-namorado da vítima, foi apreendido ainda na quinta-feira sob a suspeita de cometer o crime. O corpo foi achado por populares, parcialmente carbonizado, e segundo relatório da polícia técnica, a causa da morte é por esganamento. A informação foi passada ao G1 pelo delegado Roberto da Silva Leal, titular da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Irecê). O caso é investigado pela unidade. De acordo com a investigação policial, o suspeito esganou a jovem, queimou o corpo e escondeu na geladeira.

O titular da 14ª Coorpin informou ao G1que, segundo relatos de testemunhas, o suspeito teria matado a adolescente porque queria que ela abortasse o filho deles. “Ele nega, não confessa e estamos ouvindo testemunhas que confirmam. Um frentista de um posto diz que ele teria comprado 5 litros de gasolina. Ele [o suspeito] alega que estava na casa de uma namorada no momento do crime. Ela foi ouvida e afirma que ele esteve lá, mas os horários não são compatíveis com a versão dele”, diz o titular da 14ª Coorpin. Além de negar o crime, o menor apreendido disse em depoimento que o relacionamento com a vítima tinha terminado, mas, segundo a polícia, a investigação aponta que a relação não tinha sido encerrada. Familiares da vítima informaram à polícia que a adolescente disse aos parentes, dias antes do crime, que era ameaçada pelo suspeito. A jovem saiu de casa na noite de quarta-feira (20) e não tinha retornado para casa até a manhã de quinta-feira, quando a família começou a procurá-la. “O crime deve ter ocorrido entre 20h30 até meia noite de quarta-feira”, diz o delegado Roberto Leal. O corpo da vítima já foi liberado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre o enterro da jovem. O adolescente está apreendido em Irecê e a polícia comunicou o caso ao Ministério Público, que deverá pedir o internamento provisório do suspeito. “Como ele é menor, deve ser aplicada uma medida de segurança. Ele pode ficar custodiado por até três anos. Ele pode responder por homicídio qualificado, ocultação do corpo; e se realmente confirmar que o motivo do crime foi porque ela estava grávida e ele queria que abortasse, pode responder por feminicídio, que é quando a agressão é em relação ao gênero”, afirma Roberto.

CONTINUE LENDO

Doença agressiva que mata os coqueiros ameaça chegar ao Brasil

  • Tribuna da Bahia
  • 21 Abr 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Uma doença extremamente agressiva, que pode matar o coqueiro em três meses após o aparecimento dos primeiros sintomas, pode chegar aos coqueirais brasileiros em breve. Esse foi o alerta feito pelo pesquisador francês Michel Dollet, da agência francesa de pesquisa agronômica (La Recherche Agronomique pour le Développement - Cirad), em palestra ministrada em Maceió. O especialista se referia ao amarelecimento-letal que atinge palmáceas. De olho no problema, a Embrapa editou uma publicação disponível on-line com orientações para os produtores. Pesquisadores recomendam monitoramento contínuo das plantações para detecção precoce da doença. Dollet é referência mundial em epidemiologia e manejo de doenças letais do coqueiro, e vem atuando em cooperação com pesquisadores da Embrapa desde 2015 no projeto ‘Aprimoramento do conhecimento científico sobre o Amarelecimento Letal do coqueiro, uma doença quarentenária A1 (ainda não detectada no território nacional), e outras doenças emergentes para apoiar medidas preventivas de controle e de contingência no Brasil', cujo líder é o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE), Leandro Diniz. 

Anvisa aprova novo medicamento para redução de colesterol no sangue

  • Bahia Notícias
  • 21 Abr 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), o registro de um novo antilipêmico, droga usada para reduzir o lipídio do sangue. Denominado Repatha (evolocumabe), o medicamento é indicado para adultos com hipercolesterolemia primária ou dislipidemia mista, como adjuvante à dieta ou para adultos e adolescentes com 12 anos de idade ou mais com hipercolesterolemia familial homozigótica em combinação a outras terapias hipolipemiantes. Segundo a Anvisa, o remédio aumenta a quantidade de colesterol que entra no fígado e assim reduz o nível de colesterol no sangue.