V.P. Vargas: Vereador visita ruas danificadas pela chuva e solicita ação imediata do Executivo

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 19 Dez 2013
  • 16:18h

O vereador confirmou que a situação das ruas é crítica (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias no município de Brumado provocaram estragos nas vias públicas, as quais, em alguns locais tiveram a trafegabilidade muito afetada. A Vila Presidente Vargas também foi atingido, onde várias ruas ficaram bem prejudicadas devido aos estragos das correntezas. O vereador José Carlos de Jonas, que é um representante fiel do Distrito, esteve na tarde desta quarta-feira (18) fazendo vistorias a várias ruas que foram danificadas pela força das águas. Com maior atenção as vias Gabriel Messias e Manoel Fernandes, o vereador constatou que a situação é crítica e, como a previsão aponta chuvas para os próximos dias, essa criticidade pode ainda aumentar. “Verificamos que a situação é mesmo preocupante, como aqui na Rua Gabriel Messias que está com as bocas de lobo entupidas e também com a infraestrutura bem danificada, especialmente no cruzamento com a linha do trem”, declarou o vereador ao Brumado Urgente. Ele ainda observou que “realmente é necessária uma ação imediata por parte da prefeitura, para que as ruas não fiquem intransitáveis, então, esperamos contar com o bom senso do setor de infraestrutura municipal para que se estabeleça medidas emergenciais para que os moradores não fiquem prejudicados em sua locomoção, já que os mesmos transmitem insistentemanente para nós essa anseio, já que somos seus legítimos representantes”. O vereasdor também observou que em alguns pontos a situação do esgoto também é séria e espera contar também com a ação do setor de serviços públicos para a solução do problema. Veja fotos abaixo: 

A situação da Avenida Gabriel Messias no entroncamento com a linha do trem está em péssimas condições (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)


Paramirim: Polícia prende estuprador do beco

  • Da Redação
  • 19 Dez 2013
  • 15:32h

(Foto:Divulgação)

Uma ação das Polícias Civil e Militar de Paramirim culminou, nesta quarta-feira (18), no povoado de Cristais, na prisão de Clayton Gabriel Correia, de 20 anos, que estuprou e agrediu, na madrugada de sábado (14), uma mulher que tinha acabado de sair de uma festa de formatura naquela cidade. A vítima estava chegando em casa no momento do ataque. O celular da vítima estava com Clayton, assim como as roupas usadas durante o crime, que estavam no interior de uma mochila, encontrada na casa dele. O estuprador e os objetos dele foram reconhecidos pela vítima, que, mesmo abalada, prestou queixa naquela unidade, acompanhada de parentes. De acordo com as investigações, coordenadas pela delegada Maria Helena Tenório Teixeira, titular da DT/Paramirim, a vítima foi arrastada, sob a ameaça de ser morta, por Clayton, por volta das 3 horas da madrugada, para um beco sem saída, ao lado do cemitério da localidade. Autuado por estupro e por roubo pela delegada, Clayton segue custodiado naquela unidade, à disposição da Justiça.

Mortes de PMs: Secretário pede 'imediata suspensão' de seleção e instaura inquérito

  • por Evilásio Júnior
  • 19 Dez 2013
  • 14:56h

(Foto: Reprodução)

O secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, solicitou, nesta quinta-feira (19), a "imediata suspensão do processo seletivo" do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), no qual dois candidatos morreram e outros dois seguem internados após a realização de testes físicos na sede do Batalhão da Polícia de Choque da Polícia Militar, em Lauro de Freitas, na última segunda (16). O titular da SSP também informou que foi instaurado um inquérito interno para apurar o caso. "Temos que saber se houve excesso de ambas as partes, tanto se eles tomaram algum tipo de substância, devido ao nível de participação e concorrência, além do papel administrativo", pontuou Barbosa, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com ele, a investigação irá não só aguardar o resultado do exame de toxicologia, como também coletar depoimentos de familiares e dos médicos que fizeram os primeiros atendimentos ao grupo. "Todos tinham atestado médico que os deixavam aptos. Outros policiais fizeram o teste e não tiveram problemas. A gente precisa avaliar as provas de laboratório e as informações. O resultado é muito amplo. Identificar determinadas substâncias tem que ser por exclusão", considerou o secretário, ao não estimar um prazo para que haja elucidações. "Queremos o mais rápido possível", completou.

Mais cedo, em entrevista à Rádio 100, o vereador Marco Prisco (PSDB), que é coordenador-geral da Associação dos Praças, Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), informou que um dos hospitalizados, o tenente Joserrise Mesquita de Barros, 30 anos, teria sofrido "falência hepática" e estaria na "fila de transplantes do Hospital São Rafael", o que não foi confirmado nem pela SSP, nem pela PM, nem pela assessoria de imprensa da unidade de saúde, que justificou ao BN não ter "autorização familiar" para falar sobre o quadro do paciente. "Sabemos apenas que a situação é delicada", disse o secretário. A primeira morte aconteceu na última terça (17), quando o soldado Manoel dos Reis Freitas Júnior faleceu no Hospital Aeroporto. Na noite desta quarta, no mesmo local, também sucumbiu Luciano Fiuza de Santana, 29. Enquanto não há informações precisas sobre o estado de Joserrise, Paulo David Capinam, 26, deixou a UTI do São Rafael e pode ter alta hospitalar ainda nesta quinta. O Copes avaliou a aptidão física de 67 PMs. Durante uma das provas, a corrida de 10km, os quatro postulantes, lotados na 81° Companhia Independente de policiamento Especializado do Cerrado (Cipe), apresentaram sintomas de náusea.

CONTINUE LENDO

Rei do Som deseja a todos um Feliz Natal

  • Rei do Som
  • 19 Dez 2013
  • 13:57h

Aracatu: Vereador afirma que estrutura esportiva está ficando em estado crítico

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 19 Dez 2013
  • 12:16h

O início do estado de deterioração do Ginásio de Esportes foi denunciado pelo parlamentar (Foto: Harly Correia)

As críticas contra a atual administração municipal de Aracatu continuam se avolumando e a população começa a buscar os seus representantes para encontrar soluções para várias áreas que estariam sendo abandonadas pelo poder público local. Um dos setores que mais recebendo críticas é a infraestrutura esportiva do município, onde quadras e o próprio Ginásio Municipal estão ficando em situação precária. Em contato com o Brumado Urgente o vereador Harly Correia (PTN) confirmou a situação, descrevendo que “temos um grande exemplo da falta de manutenção da quadra poliesportiva da Praça Julio Silveira Maia, que fica numa região central da cidade e beneficia centenas de alunos das escolas municipais e estaduais, bem como a comunidade em geral. O nosso mandato parlamentar, desde o início da atual gestão, solicitou que obras de reestruturação fossem realizadas para que o equipamento esportivo não fosse se deteriorando com a ação do tempo, mas, infelizmente, devido à insensibilidade da gestão, isso já está ocorrendo, prejudicando aos usuários”.

 

É notório o estado de abandono da quadra poliesportiva que fica localizada na Praça Julio Silveira Maia (Foto: Harly Correia) 

 

O parlamentar também comentou a situação do Ginásio Municipal, que é um dos grandes palcos esportivos do município, mas que, segundo ele, “também se encontra em estado precário, com as paredes se deteriorando, os vestiários em péssimas condições, sem iluminação, com goteiras no teto, enfim, está abandonado pela atual gestão”. Correia ainda faz questão de declarar que “nesses dias está sendo disputada a Copinha de Futsal, um torneio que envolve várias equipes e o ginásio se encontra nessas condições, sendo que até a torcida está sendo prejudicada. Então, é claro e evidente que é necessária a formação de uma equipe de funcionários para dar uma manutenção constante nesses equipamentos esportivos e, esperamos que o prefeito seja sensível a isso e venha agir com rapidez para que não haja um caos no setor”. Ele que foi atleta e sempre defendeu o futsal, tendo o título de tricampeão aracatuense pelo Falcão, finalizou disparando que “nós conhecemos de perto o potencial transformador que o esporte possui, então, diante disso, ficamos decepcionados com a atual situação. Eu que atuei como treinador do Falcão na Copinha nesta segunda-feira, em um jogo eletrizante contra Piabanha, no qual nossa equipe venceu pelo placar de 5X4, lamentamos o que está acontecendo, já que não existe apoio, sendo que nem os uniformes foram dados às equipes, o que acontecia outrora. Parabenizamos todos os participantes da copinha e nos unimos ao coro pela recuperação urgente da infraestrutura esportiva de Aracatu”. 

A falta de manutenção por parte da gestão municipal está fazendo com que o equipamento esportivo comece a ficar em situação precária (Foto: Harly Correia)

Sem Limite presenteia fãs com lançamento de 'Louca Pirada'

  • 19 Dez 2013
  • 10:32h

Padrasto é suspeito de usar dinamite para se 'explodir' com garota amarrada

  • Informações do Correio
  • 19 Dez 2013
  • 07:41h

A estudante teve o seu corpo dilacerado (Foto: Reprodução)

Polícia Civil de Goiás investiga se a estudante de enfermagem Loanne Rodrigues da Silva Costa, de 19 anos, encontrada morta nesta terça-feira (17), no interior de Goiás, morreu após uma explosão de dinamite colocada entre ela e o padrasto Joaquim Lourenço da Luz. Os dois estavam acorrentados pelos pés a uma árvore no Morro do Frota, área de preservação ambiental em Pirenópolis. A dinamite era da pedreira onde o padrasto trabalhava. A principal linha de investigação é de que o padrasto tenha planejado as mortes. Segundo afirmou o delegado Rodrigo Luiz Jayme ao G1 Goiás, "O corpo da menina foi dilacerado”. 

 

As barrigas das vítimas apresentavam ferimentos graves e os órgãos internos estavam expostos. "O que sabemos é que foi um assassinato muito cruel. Inicialmente, parece ser vingança, mas vamos apurar e ouvir as testemunhas para confirmar essa possibilidade", disse o delegado. O homem teria sido visto horas antes no morro onde os dois foram encontrados, o que pode indicar que o crime foi premeditado. A mãe da estudante foi ouvida na manhã desta quarta-feira (18). Ela não acredita que o marido tenha planejado o crime. A jovem e o padrasto teriam ido ao parque na tarde de segunda para tirar fotos do local. Como eles não voltaram à noite, familiares acionaram o Corpo de Bombeiros. Vários militares fizeram buscas na região, sem encontrar os dois. Por volta das 13h de hoje, um homem viu os corpos e chamou a polícia.  O padrasto e mãe de Loanna moravam em Pirenópolis. A jovem estudava enfermagem em uma faculdade de Anápolis, próximo a Goiânia. Segundo amigos da família, a estudante e o padrasto não conheciam o parque em que foram mortos.

CONTINUE LENDO

No ano da Copa Ensf já começou a escalar a sua seleção

  • Divulgação
  • 19 Dez 2013
  • 07:30h

Morre segundo soldado que passou mal em teste para tropa de elite da PM

  • Informações do Correio
  • 19 Dez 2013
  • 07:25h

(Foto: Reprodução)

Morreu na noite desta quarta-feira (18) o segundo soldado da Polícia Militar que passou mal durante um teste físico para o Curso de Operações Policiais Especiais (Copes). Luciano Fiuza de Santana, 29 anos, que era lotado no 12º BPM (Camaçari), estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Aeroporto. Ele sofreu falência múltipla de órgãos. Em nota, a PM confirmou a morte "com pesar" e diz que o soldado Fiuza foi encaminhado ao hospital "após apresentar quadro de mal estar durante a realização do Teste de Habilidade Específica (THE), para ingresso no Copes". O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas assim que os familiares do militar definirem. O PM Manoel dos Reis Freiras Júnior, 34 anos, morreu na noite de ontem, também no Hospital do Aeroporto. Já o tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, 30 anos, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado, está internado no Hospital São Rafael. Apesar do estado de saúde dele ser considerado grave, a equipe médica avaliou como estável o seu quadro.  O soldado Paulo David Capinam da Silva Pedro, 26 anos, lotado na 81ª CIPM/Itinga, tem previsão de alta médica para esta quarta-feira (18).

Os policiais também estão sendo acompanhados por oficiais médicos do quadro de saúde da PM, através do Serviço de Valorização Policial (SEVAP). Na nota, a PM esclarece que todos os candidatos que participaram do processo seletivo passaram por exames laboratoriais, cardiorrespiratórios e físicos, além de apresentarem laudo médico atestando sua capacidade física para a realização de atividades físicas de alto impacto. Um inquérito policial militar foi instaurado com o objetivo de investigar as causas do incidente que culminou na morte de um PM e na internação de mais três. Ao todo, 67 policiais participaram do teste, que previa ainda atividades como transposição de muro, subida no cabo vertical, transporte de carga e apneia na água.

Morte choca família Familiares do PM Manoel ficaram chocados com a notícia da morte. "Ele não tinha nenhum problema de saúde: não bebia, não fumava e era mais saudável que eu e você juntos", disse o irmão do PM, Toni Moreno. "Ele [Manoel] tinha se preparado para participar desse curso, e tinha feito todos os exames físicos e de sangue, e não tinha apresentado nenhum problema. Inclusive foi aprovado em outras etapas do processo antes da corrida". relata. "O mais estranho de tudo é que ele e os outros três PMs tiveram os mesmos sintomas", diz Toni, que acompanha o translado do corpo do soldado da capital para o interior. Lotado na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Macaúbas) há dois anos, Manoel passou mal após participar, com outros 66 policiais, de uma corrida de 10 km - primeira etapa de treinamento para o Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, que capacita PMs para operações de alto risco.

CONTINUE LENDO

Iuiú: Prefeito não repassa verba e Câmara tem luz cortada; vereadores querem prisão do gestor

  • por Alexandre Galvão
  • 19 Dez 2013
  • 07:17h

A Câmara Municipal de Iuiú, no sudoeste do estado, não anda nos seus melhores dias. O prefeito local, segundo denúncia enviada ao Bahia Notícias, não repassou o duodécimo do mês de novembro de 2013, no valor de R$ 64 mil, e, por isso, a Casa Legislativa teve a luz cortada, além de ter comprometido subsídios dos vereadores e salários dos funcionários desde novembro. Como ação para tentar rever o calote de Carlos Wagner Lopes Frota (PT), ou Vaguinho, como é mais conhecido, os vereadores iuiuenses entraram com uma ação na Justiça da Comarca de Carinhanha, que determinou o pagamento imediato, o que não foi feito pelo petista. Roberto Pereira, presidente da Casa, ingressou com uma petição que pede a prisão de Vaguinho por descumprimento de ordem judicial. No entanto, para ver o prefeito atrás das grades, Pereira terá de promover algumas representações tanto por prática de improbidade administrativa quanto representação criminal junto à Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia. Enquanto isso, na Câmara, os vereadores seguem às escuras.

'Ladrão do século', Ronald Biggs morre aos 84 anos

  • 18 Dez 2013
  • 21:03h

Foto: Andrew Cowie / AFP

Conhecido como o “ladrão do século”, o britânico Ronald Biggs morreu nesta quarta-feira (18), aos 84 anos, em um asilo para idosos em East Barnet, no norte de Londres, informou a família. Os detalhes da causa da morte não foram divulgados. Biggs ficou famoso pelo assalto ao trem pagador entre Glasgow e Londres, ocorrido em 1963. A quantia roubada (2,6 milhões de libras) por uma quadrilha de 11 pessoas era o equivalente a US$ 4,2 milhões. Na madrugada de 7 para 8 de agosto de 1963, o condutor de um trem postal, que fazia o trajeto entre Glasgow, na Escócia, e a estação londrina de Euston, parou em um ponto isolado, ao atender a ordem de um sinal vermelho. Os ladrões agrediram o condutor, desengancharam a locomotiva e os dois primeiros vagões para, depois, descarregar 120 sacos que continham 2,5 toneladas de dinheiro em espécie. A ação ocorreu sem que os funcionários nos outros vagões percebessem o roubo. Durante o assalto, Biggs feriu gravemente o maquinista, Jack Mills, que morreu seis anos depois, de acordo com o jornal britânico Telegraph. Detido, ele foi sentenciado a 30 anos de cadeia, mas escapou 15 meses depois da prisão de Wandsworth, ao pular o muro com uma corda de pano e fugir em uma caminhonete. Depois de passar por Bélgica, França, Panamá e Austrália, o britânico chegou ao Brasil em 1970. Biggs viveu mais de 30 anos em liberdade no Rio de Janeiro, onde fez cirurgias plásticas para modificar sua aparência. Já com a saúde frágil, o “ladrão do século” se rendeu à polícia britânica em 2001 e retornou à Inglaterra, onde foi levado à prisão de segurança máxima de Belmarsh. Em 2009, foi libertado por questões de saúde.

Associação quer que MP investigue circunstâncias de teste físico após morte de policial

  • Da Redação
  • 18 Dez 2013
  • 19:55h

A Associação dos Praças, Bombeiros e de seus familiares do Estado da Bahia (Aspra) anunciou que entrará nesta quarta-feira (18) com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) para pedir que o órgão investigue as circunstâncias nas quais ocorreu o Teste de Habilidade Especifica (THE), que resultou na morte do policial Manoel dos Reis Freitas Júnior, da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O soldado participava da seleção para fazer parte do Curso de Operações Policiais Especiais (Copes) – conhecido como o curso de “Caveiras” da Polícia Militar baiana. De acordo com a versão apresentada pela PM, Manoel passou mal em uma corrida de 10 km. “Não vamos tolerar este tipo de tratamento. Queremos saber quem estava a frente do teste, se havia profissionais de Educação Física”, disse o vereador Marco Prisco (PSDB), coordenador-geral da Aspra. Outros três policiais que participaram do teste estão internados.

Associação do Bairro Dr. Juracy realiza Projeto Natal Feliz

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 18 Dez 2013
  • 17:13h

Reconhecida como a melhor entidade representante de bairro do município de Brumado, a premiada Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy vem se tornando referência e modelo em ações transformadores, que vêm promovendo uma nova dinâmica social na comunidade. Tendo a frente o incansável e tenaz Jobson Cruz, o popular Jobinho Gás, que foi reeleito recentemente com uma expressiva votação, a referida associação vem obtendo conquistas significativas, por meio de muito trabalho e dedicação. Eventos como o “Criança Feliz” que é realizado durante o Dia das Crianças e tantas outras ações vêm resgatando a autoestima de crianças, jovens e adultos, fortificando a célula do bairro e projetando um futuro melhor para os moradores. Ampliando ainda mais as suas ações, a associação irá realizar neste ano de 2013 o Projeto Criança Feliz, que acontecerá no próximo dia 21, às 18:00 horas, na Praça João Romão que terá um parque infantil à disposição, proporcionando um momento de lazer e diversão para as crianças do bairro. Também haverá uma grande distribuição de panetones, para proporcionar um natal melhor para as famílias do bairro. 

Faça sua matrícula na ENSF e ganhe uma camisa especial

  • 18 Dez 2013
  • 15:02h

Divulgação

Brumado: Ex-veredor na bronca com a Embasa

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 18 Dez 2013
  • 14:13h

Jair Santos Souza mostrando o vazamento no reservatório da Embasa em Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A Embasa vem sendo uma das campeãs de queixas, reclamações e ações no Tribunal Especial de Pequenas Causas por parte da população brumadense, que busca os seus direitos, principalmente no quesito cobranças abusivas. O Brumado Urgente foi procurado pelo ex-vereador Jair Santos Souza, que tem a sua residência na Rua Sergipe, ao lado da sede da Embasa, o qual, num misto de indignação e revolta, fez duras críticas contra a empresa, a qual segundo ele, não está tomando os devidos cuidados com a manutenção de seus reservatórios, deixando ocorrer vazamentos constantes que vem provocando uma forte infiltração em sua residência. “Não é possível uma coisa dessas, existem locais de minha casa que as paredes já estão todas úmidas, por causa das infiltrações”, e, elevando o tom declarou “quem vai ressarcir os nossos prejuízos, pois até o momento a Embasa não tomou uma posição para solucionar o problema”. Ele ainda explica que “na residência da minha filha, que mora na parte de baixo, as infiltrações são mais agudas ainda, deixando as paredes todas manchadas. Foi feita uma reforma recentemente e agora terá que ser feita outra, desta feita mais complexa ainda”.

 

A situação em alguns pontos da residência está cada vez mais crítica (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

 

E finaliza “do jeito que está indo a estrutura das nossas residências pode ser afetada de forma drástica, então, evitando que isso venha a acontecer buscamos a imprensa para que o fato fosse divulgado”. O Brumado Urgente entrou em contato com o coordenador da estação de tratamento da Embasa de Brumado, Antônio Loreto, o qual explicou que “existem outros casos em residências mais distantes, onde os moradores também fizeram essa reclamação. Em Brumado é comum a salificação que provoca as rachaduras nas pinturas”. Questionado sobre as medidas que serão tomadas por parte da empresa ele respondeu que “iremos encaminhar a reclamação para a diretoria local e também iremos providenciar a ida de um técnico da Embasa para verificar se realmente existem infiltrações e, se as mesmas, são provocadas pela Embasa”.  Veja abaixo o flagrante do desperdício nos reservatórios da empresa em Brumado: