Bancos fecham na terça e reabrem na quinta

  • Brumado Urgente
  • 30 Dez 2013
  • 09:33h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Todas as agências bancárias da Bahia estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Apesar do fechamento nestas datas, os clientes podem agendar pagamento para esses dias. Nos dias em que os bancos estiverem fechados, os clientes podem utilizar caixas eletrônicos, internet, celular e telefone, além de correspondentes bancários, lotéricas e outros.

Deputado quer proibir MMA na televisão: 'Não é esporte'

  • Brumado Urgente
  • 30 Dez 2013
  • 09:01h

(Foto: Reprodução)

Após a fratura na perna esquerda do lutador brasileiro Anderson Silva, volta a ganhar força o debate sobre a proibição das transmissões televisivas dos combates de MMA. Autor do projeto de lei que pretende impedir que os eventos sejam veiculados, seja em TV aberta ou fechada, o deputado federal José Mentor (PT-SP) considerou "forte demais" a imagem da lesão do atleta que percorreu o mundo. "Você tem de ser solidário a uma pessoa que se machucou. Mas não é acidente. O objetivo do MMA é ser agressivo. Aquele pontapé faz parte da regra. É normal", considerou o petista, em entrevista à Folha de S. Paulo. Apesar da reação de praticantes e dos fãs da modalidade, o parlamentar reconhece a pressão, mas dispara: "MMA não é esporte. Esporte é a superação do limite da pessoa humana, respeitada a integridade física. E não é arte macial coisa nenhuma. Arte marcial tem filosofia. MMA é agressão". Atualmente, a matéria tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional.

Schumacher sofre grave acidente de esqui e tem trauma na cabeça

  • Por GloboEsporte.com Méribel, França
  • 29 Dez 2013
  • 12:11h

Por GloboEsporte.com Méribel, França

Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui neste domingo, em Méribel, na França, às 11h07m locais - 8h07m no horário de Brasília. O ex-piloto alemão, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, sofreu um trauma ao bater a cabeça em uma pedra e foi levado de helicóptero ao hospital Moutier, a 17km dali, menos de dez minutos após a queda. Logo depois, ele foi removido a outro hospital, em Grenoble, para exames mais detalhados. Ainda não se sabe exatamente a gravidade da lesão, mas um relatório dos médicos que atenderam o competidor dá conta de que foi realizada uma ressonância e que o trauma não é tão grave como se pensava assim que a rádio francesa "Europe 1" noticiou o acidente. Graças ao capacete que o alemão usava no momento do choque, ele não corre risco de morte.  - Ele foi levado de helicóptero para um hospital em Grenoble. Agora, realmente não sei a gravidade da lesão. A polícia está agora conduzindo a investigação sobre os motivos da queda. Nós ainda não sabemos se isso aconteceu em uma pista ou fora dela - explicou Christophe Gernignon-Lecomte, chefe da estação de Méribel logo após o primeiro atendimento. De acordo com a rádio local "RMC", o heptacampeão foi socorrido consciente, apesar da aparente gravidade da lesão. Méribel, nos Alpes Franceses (sudeste do País), comporta mais de 70 pistas de esqui e recebeu em fevereiro de 2013 uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées.

A modalidade é um dos hobbies favoritos de Schumacher desde os tempos em que competia pela Ferrari, equipe que tradicionalmente faz suas apresentações de pré-temporada na estação italiana de Madonna di Campiglio. O ex-piloto, que estava com o filho Mick, de 14 anos, no momento do acidente, declarou certa vez que o esporte era uma das maneiras encontradas por ele para curtir a família, já que passava pouco tempo em casa devido às constantes viagens para disputar os GPs de F-O alemão, que na próxima sexta-feira (dia 3) completará 45 anos, é o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1 em números totais, com 91 vitórias, 155 pódios, 68 poles e 77 voltas mais rápidas. Em 19 temporadas, ele conquistou dois títulos pela Benetton (1994 e 1995) e cinco pela Ferrari (de 2000 a 2004). Após a primeira aposentadoria ao fim de 2006, o piloto retornou à F-1 em 2010 pela Mercedes, mas em três temporadas só subiu ao pódio uma vez, com um terceiro lugar, sendo amplamente batido pelo seu companheiro Nico Rosberg no Mundial de Pilotos. Como todo piloto de seu nível, Schumacher é considerado um “viciado em velocidade”. Quando se retirou da F-1 ao fim de 2006, às vésperas de completar 38 anos, ele se aventurou em corridas do moto em um torneio alemão de Superbike. Correndo sobre duas rodas, o alemão sofreu três grandes quedas. Uma delas com maior gravidade, causando uma lesão no ombro e no pescoço, o que o impediu de substituir Felipe Massa na Ferrari quando o brasileiro sofreu o acidente nos treinos para o GP da Hungria em 2009.

CONTINUE LENDO

De 19 marcas de azeite extravirgem testadas, quatro sequer podem ser consideradas azeite

  • Informações de O Globo
  • 29 Dez 2013
  • 09:30h

(Foto: Divulgação)

A Proteste – Associação de Consumidores testou 19 marcas de azeite extravirgem e constatou que quatro (Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real) não podem nem ser consideradas azeites, e sim uma mistura de óleos refinados.Menos da metade dos produtos avaliados, apenas oito, apresentam qualidade de extravirgem. São eles: Olivas do Sul, Carrefour, Cardeal, Cocinero, Andorinha, La Violetera, Vila Flor, QualitáOs outros sete (Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata) são apenas virgens. Dos quatro testes que a entidade já realizou com esse produto, este foi o com o maior número de fraudes contra o consumidor. As propriedades antioxidantes do azeite de oliva são o principal atrativo do produto, devido ao efeito benéfico à saúde. Mas para que o azeite mantenha suas características, é importante que ele não seja misturado a outras substâncias. Os quatro produtos declassificados pela entidade são, na verdade, uma mistura de óleos refinados, com adição de outros óleos e gorduras. Em diversos parâmetros de análise, essas marcas apresentaram valores que não estão de acordo com a legislação vigente. Os testes realizados indicaram que os produtos não só apresentam falta de qualidade, como também apontaram a adição de óleos de sementes de oleaginosas, o que caracteriza a fraude.

Outros sete não chegam a cometer fraude como esses, mas também não podem ser vendidos como extravirgens. A entidade ressalta que o consumidor paga mais caro, acreditando estar comprando o melhor tipo de azeite e leva para casa um produto de qualidade inferior. É considerado fraude o produto vendido fora das especificações estabelecidas por lei. Para as análises, foram considerados parâmetros físico-químicos para detectar possíveis adulterações: espectrofotometria (presença de óleos refinados); quantidade de ceras, estigmastadieno, eritrodiol e uvaol (adição de óleos obtidos por extração com solventes); composição em ácidos graxos e esteróis (adição e identificação de outros óleos e gorduras); isômeros transoleicos, translinoleicos, translinolênicos e ECN42 (adição de outras gorduras vegetais). A entidade vai notificar o Ministério Público, a Anvisa e o Ministério da Agricultura, exigindo fiscalização mais eficiente. Nos três testes anteriores foram detectados problemas. Em 2002, foram avaliados os virgens tradicionais e foi encontrada fraude. Em 2007, a situação se repetiu com os extravirgens. Em 2009, uma marca que dizia ser extravirgem não correspondia à classificação. Para a Proteste, isso demonstra que os fabricantes ainda não são alvos da fiscalização necessária. A reportagem procurou os quatro fabricantes dos óleos desclassificados. A importadora do óleo Quinta d’Aldeia não possuía porta-voz imediatamente disponível para comentar o assunto. As outras três marcas não tiveram representantes localizados.

CONTINUE LENDO

Sem Limite da Bahia abrirá Pré-Réveillon de Brumado antes da rainha Ivete Sangalo

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 29 Dez 2013
  • 08:48h

A Banda Sem Limite da Bahia com os seus 12 anos de história e sucesso, vai ganhando cada vez mais espaços de destaque, como por exemplo nesse dia 29 de dezembro, no Pré-Réveillon de Brumado, em que fará a abertura do evento trazido pela renomada Só Legal Produções, e logo em seguida a Musa Ivete Sangalo vai continuar a festa, e assim, a capital do minério fechará em grande estilo o ano de 2013, afinal, não é para qualquer um ver em um mesmo dia “Sem Limite da Bahia e Ivete Sangalo”.

Estudo mostra que atividade sexual desta geração é menor do que as das gerações anterirores

  • Brumado Urgente
  • 29 Dez 2013
  • 08:19h

A atual geração apresenta queda em sua prática sexual (Foto Ilustrativa)

Pesquisa Nacional da Grã-Bretanha de Atitudes Sexuais e Estilos de Vida entrevistou mais de 15 mil pessoas, com idades entre 16 e 74 anos, entre setembro 2010 e agosto 2012. Os resultados foram reunidos numa série abrangente de seis documentos, considerado “um dos maiores e mais completos estudos realizados sobre o comportamento sexual”. Uma das conclusões do estudo é a de que nossos pais e avós tinham mais relações sexuais do que temos hoje. Como resultado do estudo, que comparou a vida sexual de diversos casais em 1990 e hoje, os pesquisadores descobriram três aspectos: As pessoas estão fazendo sexo com menos frequência; Estão mais aptas do que antes a ampliar o seu repertório sexual; As mulheres estão se envolvendo sexualmente com mais parceiros do que antes. O estudo revelou que 50% dos participantes relatou ter mantido relações sexuais pelo menos 3 vezes durante o mês anterior à entrevista. Quando o levantamento foi feito em 1990, cerca de metade dos participantes afirmou que manteve relações sexuais pelo menos 5 vezes durante o mês anterior.

Samsung evoluirá controles por gestos e voz em novas SmartTVs

  • TECHTUDO
  • 29 Dez 2013
  • 08:05h

(Foto: Reprodução)

A Samsung prometeu apresentar em Las Vegas, na CES 2014, um maior suporte aos comandos de gestos e voz nas Smart TVs da gigante sul-coreana. A empresa confirmou que um de seus grandes focos para o ano que vem é aprimorar a usabilidade de seus televisores. A companhia destacou ainda que vai ter uma apresentação voltada para estes pontos na feira de tecnologia, que acontece já no início de janeiro, entre os dias 7 e 10, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Samsung frisa a importância do novo sistema de controle gestual para facilitar a vida do usuário.

Lei eleitoral restringe ações de agentes públicos a partir de janeiro de 2014

  • Da Redação
  • 29 Dez 2013
  • 07:10h

Com a proximidade das eleições para escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, marcadas para o próximo dia 5 de outubro, pessoas que ocupam cargos públicos passam a ter que seguir regras estipuladas pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Pelas regras eleitorais, a partir do dia 1º de janeiro fica proibida, por exemplo, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pelos gestores de órgãos da administração pública. Segundo a Agência Brasil, os repasses só podem ocorrer nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais que já estão autorizados em lei e em execução orçamentária no exercício anterior. Nestas situações, representantes do Ministério Público Eleitoral poderão acompanhar os gastos e distribuições. As entidades e organizações vinculadas ou mantidas por candidatos também ficam impedidas de executar programas sociais, e neste caso, a proibição se estende inclusive para os programas autorizados em lei ou previstas no orçamento do exercício anterior. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, explicou que a medida é uma forma de garantir o equilíbrio da disputa eleitoral. O hall de ações proibidas aumenta ainda mais à medida em que as votações se aproximam. A partir de 8 de abril, por exemplo, agentes públicos não podem rever salários pagos aos servidores públicos. A revisão só pode ocorrer dentro da margem de recomposição de perdas do ano. Três meses antes do início do processo eleitoral, a partir do dia 5 de julho, fica proibido o uso de dinheiro público para contratação de shows artísticos em inaugurações e o comparecimento de qualquer candidato a inaugurações de obras públicas. Também não é permitido o pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito. Mas o pronunciamento pode ocorrer se houver uma situação considerada urgente e relevante pela Justiça ou tratar de situações características das funções de governo.

Anderson Silva sofre fratura chocante e perde a revanche para Weidman

  • 29 Dez 2013
  • 06:09h

O exato momento da fratura (Foto: Reprodução)

Um fim totalmente imprevisível e dramático na luta mais esperada do ano fez Anderson Silva continuar sem o cinturão do UFC. O brasileiro sofreu uma fratura chocante na perna esquerda ao aplicar um chute em Chris Weidman no segundo round, foi ao chão na sequência e não pôde prosseguir no duelo. Sentindo muita dor, ele deixou o octógono de maca, com a perna imobilizada e foi direto para o hospital. O público que compareceu ao MGM Grand Garden Arena na noite deste sábado em Las Vegas (EUA) - madrugada de domingo no Brasil - demorou a entender o que havia acontecido e saiu da arena atônito. Declarado vencedor, Weidman manteve o título peso-médio (até 84kg) da organização. O americano, por sinal, estava bem até aquele momento e havia ganho o primeiro assalto.Veja a cena: 

Pare a fábrica de sementes mutantes

  • Avaaz
  • 28 Dez 2013
  • 09:20h

A Monsanto está ampliando seu poder sobre o mundo, com uma nova fábrica enorme de sementes mutantes na Argentina. Sofía Gatica e outros vizinhos do local se manifestaram, o que provocou ameaças de morte e um espancamento desumano. A ameaça é iminente - vamos apoiá-los e parar essa fábrica. A Monsanto fabrica sementes transgênicas que, quando combinadas com pesticidas tóxicos, criam as devastadoras 'monoculturas' – onde nada mais cresce, apenas uma única planta – que estão dominando cada vez mais o nosso planeta. Agora, eles planejam construir uma das maiores fábricas de sementes transgênicas do mundo, em Córdoba, na Argentina. Sofía, preocupada com os riscos para a saúde vindos da fábrica, juntou-se aos protestos, apoiados por cerca de 70% dos moradores da região. Se um milhão de nós nos juntarmos ao povo de Malvinas Argentinas nos próximos três dias, poderemos aumentar a visibilidade da questão nos meios de comunicação locais, colocar a petição em uma campanha publicitária e pressionar a impopular presidente da Argentina a fechar a fábrica e reverter a disseminação da agricultura tóxica da Monsanto: 
https://secure.avaaz.org/po/stop_monsanto_in_argentina_global_/?bkGelgb&v=33341 

Sofia e o povo de Malvinas Argentinas deitaram na frente de tratores para bloquear a construção da fábrica. Se ampliarmos esse protesto, poderemos ajudá-los a vencer. A presidente Kirchner está enfrentando uma onda de impopularidade neste momento, e ela não pode se dar ao luxo de ser vista favorecendo os lucros da Monsanto em vez de seu próprio povo. A megafábrica utilizará produtos químicos tóxicos para criar sementes, o que soa estranho porque as sementes devem vir de plantas, certo? Não no assustador novo mundo da Monsanto, onde as plantas são geneticamente projetadas para serem estéreis, e a única maneira dos agricultores manterem o plantio de alimentos é através da compra de novas sementes, a cada ano, da mesma Monsanto! Nos EUA, até 90% de alguns tipos de culturas são plantadas com sementes da Monsanto, e com sua nova megafábrica, na Argentina, a empresa está ampliando seu infame poder sobre o mundo. As ameaças e o ataque a Sofía e seus colegas manifestantes são a gota d'água - vamos parar a invasão da Monsanto na América do Sul, e começar a reverter a devastação causada em nossos ecossistemas por seus produtos: https://secure.avaaz.org/po/stop_monsanto_in_argentina_global_/?bkGelgb&v=33341  Alguns argumentam que a modificação genética é um grande passo para o aumento da eficiência agrícola. Poderá haver benefícios nesse sentido no futuro, mas muitas vezes as promessas de ganho são exageradas por quem faz a publicidade das empresas. Por exemplo, a ideia de que "alimentar o mundo” com sementes transgênicas pode ser muito mais produtivo do que as sementes normais: na verdade, há pouca evidência sobre isso, e a tecnologia usada em transgênicos frequentemente coloca o lucro à frente das pessoas e do planeta. Os governos devem julgar os riscos e benefícios públicos, mas a Monsanto é hábil em minar a governância democrática. Eles até aprovaram uma lei nos EUA que diz que um juiz não pode ordenar um recall de produtos da Monsanto, nem mesmo por razões de segurança pública!  Nosso planeta está sendo rapidamente transformado por transgênicos e a agricultura industrial e nossos governos são fortemente influenciados pela megacorporação americana no centro de tudo, uma empresa que está gradualmente controlando a oferta de alimentos do mundo. Não vamos forçar nossos filhos e netos a viver em um mundo alimentado exclusivamente pela Monsanto, quando podemos parar agora.

CONTINUE LENDO

Pré-Réveillon com Ivete Sangalo: Só Legal faz comunicados importantes

  • Divulgação
  • 28 Dez 2013
  • 08:19h

Estamos há poucos momentos do maior show da história de Brumado, onde a rainha Ivete Sangalo estará pela primeira vez na capital do minério para “tomar conta do pedaço” e fazer um espetáculo jamais visto na história do município. Como se aproxima a hora do evento, a Só Legal, dentro da sua agenda de trabalho, aproveita o momento para fazer comunicados importantes aos foliões. Prestem atenção:

- Abertura dos portões: 17:00 horas;
- Entrega das Camisas: Sábado (28), a partir das 14:00 horas no           antigo Casa Branca;  
- Só terão acesso ao evento que estiver com a camisa e o ingresso     juntos;
- A entrada é sem retorno

- Quem estiver no Camarote Lounge não terá acesso ao Camarote     Premium e vice-e-versa. 

Prestando atenção nestes detalhes, você folião vai poder entrar para a área de eventos do Parque de Exposições Santa Inês com toda a tranquilidade para sacudir com a rainha da música brasileira, a fantástica e trepidante Ivete Sangalo. Bom show a todos, com muita diversão, alegria e com consciência. 

Governador Cid Gomes, do Ceará, resolve ele mesmo consertar adutora. Assista o vídeo

  • G1
  • 28 Dez 2013
  • 08:13h

(Foto: Reprodução)

A professora Francisca Joesla flagrou o governador do Ceará, Cid Gomes, mergulhando dentro de uma adutora tentando consertar um vazamento na cidade em Itapipoca, a 147 quilômetros de Fortaleza. A internauta disse que acompanhou Cid Gomes durante todo o dia. Falhas na obra da adutora deixaram a cidade sem água desde  o mês passado. “Ele demonstrava estar muito irritado. Vendo os vazamentos ele mesmo foi tentar consertar. Foi algo inusitado. Todos ficaram surpresos. Apesar dos esforços não deu para ele fazer nada. É um problema sério e infelizmente estamos sofrendo com a falta de água há mais de um mês”, disse. Francisca Joesla acrescentou que os moradores do município “não sabem mais o que fazer”.

Luto na Música: Morre ex-baterista da Banda Estakazero

  • Brumado Urgente
  • 28 Dez 2013
  • 07:08h

(Foto: Reprodução)

Cerca de três anos e meio após ser baleado na cabeça em uma saidinha bancária, o ex-baterista da banda Estakazero, Paulo Perrone, faleceu nesta sexta-feira (27). Em um post no Facebook, a irmã dele, Lidiane Roriz, confirmou a morte por parada cardíaca, pouco tempo após o músico deixar a UTI do Hospital Espanhol e ter previsão de alta médica. “Caros amigos, é com muita dor que comunico o falecimento de Paulo Perrone. Ontem [sexta] ele teve uma complicação e sofreu uma parada cardíaca. Não resistiu. Ainda não sabemos o horário do sepultamento. Informe em breve. Muito obrigada a todos que estiveram juntos conosco nesta luta”, lamentou. 
 

Estudo definirá público para receber vacina contra dengue

  • MS
  • 27 Dez 2013
  • 15:45h

(Divulgação)

O Ministério da Saúde está financiando um estudo que tem como finalidade indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue. O estudo integra as medidas preparatórias para a introdução da vacina contra a doença no Brasil e conta com recursos de R$ 5,3 milhões. Um grupo de trabalho, formado por técnicos do Ministério da Saúde, Anvisa e especialistas de diversas universidades - como Escola Paulista de Medicina e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - irá elaborar um plano para subsidiar o Ministério da Saúde na definição das áreas e grupos etários para receber a vacina.  

O estudo é dividido em três partes, um inquérito soroepidemiológico, um de morbi-mortalidade e outro de imunidade celular. O inquérito soroepidemiológico será realizado em 63 cidades representativas das cinco regiões do país. O objetivo do inquérito é determinar o grau de imunidade da população à infecção pelo vírus da dengue. Serão coletadas cerca de mil amostras de sangue por cidade, na faixa etária de 1 a 20 anos. As amostras das outras faixas etárias serão obtidas na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O trabalho de morbi-mortalidade consiste em uma ampla revisão dos artigos e informações científicas sobre dengue no Brasil publicadas em periódicos nacionais e internacionais. A meta é coletar informações epidemiológicas para caracterizar a ocorrência, o perfil da transmissão de dengue no país, reunindo informações adicionais sobre grupos etários vulneráveis, taxas de letalidade e sorotipos circulantes. Já a pesquisa de imunidade celular será realizada em pessoas infectadas pelos sorotipos DENV 1, 2, 3 e 4. O objetivo é avaliar a resposta imunológica desses pacientes e o desenvolvimento dos casos graves da doença. Os trabalhos subsidiarão a elaboração de modelos matemáticos que servirão como ferramenta para apoiar o Ministério da Saúde na definição do público que receberá a vacina contra a dengue. Todo o estudo deve estar concluído em dois anos.

TESTES - A vacina brasileira contra a dengue, que já está em fase de testes em humanos, é desenvolvida pelo Instituto Butantan, com o apoio do Ministério da Saúde. A expectativa é que o imunobiológico seja administrado em uma única dose e combata os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) já identificados no mundo. A técnica utiliza o chamado vírus atenuado, isto é, o próprio vírus da dengue modificado, de maneira que produz anticorpos na população, mas não desenvolve a doença. A pesquisa pelo Instituto Butantan iniciou em 2006. No mundo estão sendo testadas sete vacinas. No Brasil, além do Butantan, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue com apoio do Ministério da Saúde. Os estudos são realizados desde 2009, em parceria com o laboratório privado GSK. A previsão é que a vacina seja concluída no prazo de cinco anos.

INVESTIMENTOS - O Ministério da Saúde tem investido fortemente em políticas para o controle da dengue. Com o objetivo de intensificar as ações de vigilância e prevenção à doença, o Ministério está dobrando o volume de recursos adicionais. Ao todo, serão repassados a estados e municípios R$ 363,4 milhões.O recurso extra representa um acréscimo 110% em relação ao que foi transferido em 2012. No ano passado, foram repassados R$ 173,3 milhões. Em contrapartida, os municípios precisam cumprir metas como assegurar a quantidade adequada de agentes de controle de endemias, garantir a cobertura das visitas domiciliares pelos agentes e realizar o LIRAa. Além desse valor adicional, os estados e municípios recebem anualmente recurso do Piso Fixo de Vigilância em Saúde, destinado a ações de prevenção não apenas à dengue como também a outras doenças, como malária, hanseníase, entre outras. Em 2013, o montante total do piso foi de R$ 1,2 bilhão. CUIDADOS - Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico. Para diminuir a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso  que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Além disso, é essencial cobrar o mesmo cuidado do gestor local com os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.

CONTINUE LENDO

Brumado: Prefeitura e Caixa Econômica fazem entrega de 200 casas populares do Minha Casa Minha Vida

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 27 Dez 2013
  • 11:51h

O Loteamento Bom Jesus é o primeiro a ser entregue pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O grande déficit habitacional popular, que é um dos grandes desafios das três esferas do Poder em Brumado está começando a ser vencido com várias ações conjuntas que vem representar uma grande esperança para as milhares de famílias que possuem o grande sonho da casa própria. Na manhã desta sexta-feira (27) um evento marcante nesse sentido aconteceu no Loteamento Bom Jesus, onde o prefeito Aguiberto Lima Dias, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Themis Carvalho de Santana Narvaes, o secretário de Administração Miguel Lima Dias e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo Maia, fizeram a inédita entrega de 200 unidades residências populares dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. A secretária Themis Narvaes abriu os pronunciamentos e destacou "que os projetos de expansão de habitações populares em Brumado deve ter um grande salto em 2014, já que a parceria com a Caixa está evoluindo de maneira muito positiva". Ela ainda frisou que “sabemos que é um dia muito importante na vida dessas 200 famílias que estão realizando o sonho da casa própria, ficamos muito felizes em participar desse momento histórico para o nosso município. Que as famílias façam dessas residências um referencial de lar, família, união e companheirismo”.
 

O superintendente da CEF, José Ronaldo, destacou a relevância histórica da cerimônia de entrega das casas (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

 

Em seu discurso José Ronaldo fez questão que “hoje está nascendo aqui mais uma comunidade, então, que se fortaleçam também os laços de amizade e entendimento e que todos possam desfrutar deste grande momento com a consciência coletiva de construir uma sociedade melhor”. Ele também lembrou que “existem algumas especificações que têm que ser observadas, então, qualquer mudança estrutural que for feitas nas casas têm que ser com a devida autorização da prefeitura municipal, para que mantenhamos a linha arquitetônica original deste projeto maravilhoso que está resgatando a dignidade e a autoestima dos brasileiros”. O prefeito Aguiberto Lima Dias encerrou os pronunciamentos declarando que “realmente é um momento histórico, onde está sendo entregue pela primeira vez em nossa cidade residências do Projeto Minha Casa, Minha Vida, que será um divisor de águas para o nosso setor habitacional, que ainda enfrenta um grande déficit”. O gestor fez questão de citar que “essas são as primeiras 200 unidades, que vão contar também com uma creche e uma grande infraestrutura social, mas, a boa nova é que em 2014 esse projeto terá uma grande expansão e teremos, no mínimo, mais 600 residências como essas para serem entregues, o que será de grande relevância social” e ainda complementou que “vamos nos esforçar nesse sentido e estamos muito otimistas já que a nossa relação com a Caixa Econômica está evoluindo de forma muito positiva, o que projeta um novo tempo para Brumado neste setor tão importante para o desenvolvimento social de nosso município”. Após os pronunciamentos duas proprietárias, sob muitos aplausos, receberam das mãos do prefeito e do superintendente da Caixa as chaves de suas residências. Veja fotos do evento.

O prefeito no momento da entrega da chave à primeira proprietária (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)