Brumado: Bando destrói vitrine e saqueia loja na Cel. Tibério Meira

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 16 Abr 2014
  • 21:31h

O bando destruiu a vitrine da loja e iniciou o saque que foi impedido pela rápida chegada das equipes de segurança (Foto: Leitor Brumado Urgente)

As previsões de arrastões e de arrombamentos (devido à greve da PM) na noite desta quarta-feira (16) começaram a se cumprir e, com isso, o clima que já era de apreensão começa a ganhar contornos de pavor, pois as notícias que chegam são nada animadoras. Um dos primeiros atos dos arrastões e baderna aconteceu na Av. Centenário, onde por volta das 20 horas, um bando quebrou a vitrine de uma loja de confecções e invadiu o estabelecimento para fazer o saque. Segundo testemunhas ouvidas pelo Brumado Urgente o grupo era composto no mínimo por 5 elementos, os quais, ao que tudo indica eram menores de idade. A sorte dos proprietários foi o sistema de alarme que funcionou corretamente o que fez com que as equipes de segurança chegassem logo ao local e impedissem um saque em larga escala, já que os integrantes do bando logo fugiram. A atmosfera, conforme a noite vai avançando vai piorando, tendo como trilha sonora o som dos escapamentos abertos das motos que desfilam tranquilamente pelas ruas da cidade, promovendo o terror na cidade. No momento do fechamento desta matéria chegou uma notícia de que um motociclista teria resistido a ação de marginais e levado um tiro na cabeça, mas ela ainda não pode ser dada como oficial, já que as especulações durante todo o dia de hoje foram inúmeras.

 

A vitrine da loja foi totalmente destruída (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Brumado: Acidente gravíssimo com duas vítimas fatais na BR-030

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 16 Abr 2014
  • 19:52h

O Voyage pertencia a uma companhia de táxi com placa de São Paulo e deveria estar vindo em sentido de Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O clima de apreensão e insegurança desta quarta-feira (16) acabou sendo agravado em Brumado por um gravíssimo acidente que ocorreu por volta das 18h30m na altura do KM17, - sentido Brumado a Caetité -, onde dois veículos, um Fox preto, placa OWZ – 5012 – Belo Horizonte – MG, que era conduzido por um empregado da Andrade Gutierrez que prestava serviços para a Fiol e um Táxi Voyage branco, placa FCB 8941 – São Paulo – SP, a princípio conduzido por um motorista de São Paulo. Segundo informações colhidas pela equipe de reportagem do Brumado Urgente que esteve no local, a princípio o acidente pode ter sido causado por velocidade excessiva de um dos motoristas, possivelmente numa ultrapassagem, já que a colisão foi frontal e de alto impacto, o que fez que o motor do Fox chegasse a ser arrancado e o Voyage ficasse em estado irreconhecível, sendo que não havia marcas de freadas no local. Os dois motoristas morreram no local e ficaram presos entre as ferragens. A Polícia Rodoviária Estadual chegou logo ao local do acidente e controlou o tráfego, tendo o auxílio de funcionários da Fiol, que apesar de muito consternados com a morte do colega, ajudaram o trabalho da Polícia. O nome das vítimas não foi revelado. 

O motor do Fox chegou a ser arrancado devido ao alto impacto da colisão (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)


Brumado: Dezenas de assaltos promovem o clima de medo, pavor e de terra sem lei

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 16 Abr 2014
  • 17:21h

(FotoComposição: Brumado Urgente)

Os primeiros resultados advindos da greve da Polícia Militar em Brumado estão tendo uma dimensão maior do que o esperado, já que, somente até a cerca das 15:00 horas, dezenas de assaltos tinham ocorrido na cidade. O Brumado Urgente foi a vários locais e confirmou que a onda de boatos tinha fundamento. Mercadinhos, agências de viagens, farmácias, distribuidoras, açougues, lotéricas e inúmeros estabelecimentos comerciais tinham sido alvo da ação de marginais, os quais promoveram o clima de medo e pavor nas pessoas. Uma caixa de um mercadinho entrou em contato com o Brumado Urgente e apavorada relatou “dois garotos armados entraram aqui e um deles colocou o revólver dentro da minha boca e disse para passar todo o dinheiro do caixa” e finalizou dizendo “eu estou apavorada até agora, nunca tinha passado por uma situação tão aterrorizante como essa”. Devido a isso vários estabelecimentos comerciais fecharam as suas portas por volta das 15h00m, o que fez com que o clima ficasse ainda mais pesado na cidade, ao melhor estilo “terra sem lei”. Para piorar a situação a projeção para essa noite é ainda mais preocupante, já que existe a possibilidade de que os criminosos realizem vários arrastões em inúmeras lojas após as 18h00m. A população aflita se trancafia dentro de suas residências esperando que o Governo do Estado haja com rapidez e apresenta uma proposta coerente para que a greve possa terminar o mais rápido possível. 

Mulher de Geddel é assaltada e tem arma apontada para a cabeça

  • Por: Caroline Gois
  • 16 Abr 2014
  • 15:56h

(Foto: Reprodução)

A mulher do pré-candidato ao senado pela opoisção, Geddel Vieira Lima (PMDB), foi assaltada após ter uma arma apontada para a cabeça na tarde desta quarta-feira (16), na farmácia Drogasil, na Sabino Silva, Barra. 
Segundo o cacique pemedebista que relatou o caso com exclusividade ao Bocão News, a esposa dele, Alessandra, foi supreendida por homens armados que entraram na drogaria e renderam todos os clientes. "Levaram tudo dela que teve umna arma apontada para a cabeça. Meu flho estava no carro, graças a Deus, porque ela entrou rápido. Ainda não sei ao certo o que aconteceu. Não estou nem conseguindo falar direito", afirmou o político que estava chorando ao relatar o fato. Geddel não soube dizer se a esposa ou o filho, de apenas cinco anos, ficaram feridos. "Estava saindo do hospital porque estava visitando meu pai. Só recebi uma ligação", contou, emocionado. Diversos furtos e assaltos já foram registrados hoje na capital baiana após a Polícia Militar ter decretado greve por tempo indeterminado nesta terça (15). Nesta quarta-feira (16), quatro homens tentaram arrombar uma unidade da Insinuante, na avenida Manoel Dias da Silva, na Pituba, em Salvador. De acordo com informações da polícia, cerca de trinta pessoas aguardavam para invadir o estabelecimento, no entanto, eles dispersaram com a chegada da segurança. Uma equipe está no local e trabalha para consertar a porta que quase foi arrombada. 

Brumado: Inúmeros boatos de assaltos deixam os brumadenses temerosos

  • Brumado Urgente
  • 16 Abr 2014
  • 13:27h

Devido à greve da Polícia Militar, a criminalidade poderá tirar “as manguinhas de fora” e começar a praticar uma série de delitos na cidade. Vários boatos apontam para diversas ações nesse sentido, sendo que os alvos seriam estabelecimentos comerciais. O Brumado Urgente está buscando checar as informações, mas devido à greve, está bem mais complicado confirmar oficialmente os fatos. Mesmo que sejam somente boatos, a população e, principalmente, os comerciantes, devem tomar os devidos cuidados, já que o clima de insegurança aumentou sobremaneira nas últimas horas devido, justamente, a esta série de boatos na cidade. 

Presidente autoriza atuação das Forças Armadas na Bahia durante greve da Polícia

  • Informações Correio
  • 16 Abr 2014
  • 13:06h

(Foto: Mauro Akin Nassor)

Depois do anúncio da greve dos policiais e bombeiros militares da Bahia, nesta terça-feira (15), a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de  Garantia da Lei e Ordem para a Bahia, que autoriza o emprego das Forças Armadas na garantia da segurança pública no Estado. A previsão de que a primeira leva de efetivos federais, que já começou a chegar no início da tarde desta quarta-feira (16), em Salvador, conte com cerca de 5 mil homens. O pedido pelo decreto foi realizado pelo governador Jaques Wagner na terça-feira (15), logo após o anúncio da greve. Com a assinatura do decreto, os militares ficam autorizados a realizar patrulha, vistoria e prisão em flagrante. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom-BA), a Polícia do Exército (PE) já está patrulhando as ruas. O comando das operações ficou por conta do  comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, pediu para que a população “toque suas vidas” e não deixem de ir trabalhar ou estudar. “Não é momento de criarmos pânico. A sensação de insegurança só prejudica o processo. Estamos lutando para restabelecer o trabalho das forças de segurança”.

Greve da Polícia Militar é considerada ilegal pela Justiça

  • Informações do Correio
  • 16 Abr 2014
  • 13:02h

Com decreto, todo o efetivo da PM deve voltar imediatamente às atividades para a garantia da segurança pública / Foto: Edson Ruiz / COOFIAV / Agência O Globo

O Tribunal de Justiça da Bahia decretou, nesta quarta-feira (16), a ilegalidade da greve da Polícia Militar da Bahia e todo o efetivo deve voltar imediatamente às atividades para a garantia da segurança pública. A Justiça acolheu pedido pelo Ministério Público do Estado da Bahia em uma ação cautelar ajuizada pelo procurador-geral de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel contra o governador da Bahia, Jaques Wagner, e seis associações representativas dos policiais militares: a Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares (Aspra), Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPM-BA Força Invicta), Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar (AOAPM-BA), Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia (ABSSO-BA) e a Associação dos Bombeiros Militares da Bahia – Associação Dois de Julho. Ainda de acordo com a decisão judicial, concedida liminarmente pelo desembargador plantonista Roberto Maynard Frank, o governador deve realizar, de imediato, um plano de contingenciamento da segurança pública em todo o estado, de modo a preservar os interesses públicos de segurança social e jurídica. O Ministério Público destacou na ação cautelar que o movimento paredista coloca em risco a integridade da população baiana. “O risco à segurança pública e à coletividade é patente”, afirmam o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel e o promotor de Justiça Cristiano Chaves na ação. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os militares e equiparados são proibidos de realizar greve. O movimento grevista deflagrado ontem na Bahia fere, portanto, “frontal e diretamente, o direito constitucionalmente garantido à segurança pública”, afirma o MP. De acordo com o texto constitucional, cabe ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, devendo promover as medidas necessárias à sua garantia.

Comando da PM está confiante com um acordo rápido com o Governo do Estado

  • Informações da Record Bahia
  • 16 Abr 2014
  • 12:58h

(Foto: Divulgação)

Em entrevista ao apresentador da Record Bahia, Adelson Carvalho, nesta terça-feira (15), o comandante geral da Polícia Militar na Bahia, coronel Alfredo Castro, demonstrou confiança em um acordo entre o governo e os policiais, o que pode evitar uma paralisação da categoria. “Tivemos uma audiência hoje com o secretário de Segurança Pública. Ele está receptivo às propostas que devem ser analisadas a quatro mãos: a instituição, o governo, a associação e o secretário. Não vemos como empecilho as negociações. A decisão está com o governador. Todos eles têm que sair de maneira satisfatória”, relatou o coronel. Alfredo Castro afirmou ainda que a reivindicação dos policiais neste ano está mais favorável a uma negociação que em 2012, quando a categoria entrou em greve pela última vez na Bahia. "A preocupação de 2012 é a mesma desse ano. Estamos falando de homens que fazem a segurança. Em 2014 é um novo momento. Em 2012 não existia o diálogo, hoje já existe, e existem propostas e contrapropostas. O governo está aceitando e respondendo de maneira satisfatória às respostas. Nós temos a certeza que hoje, às 15h, estaremos trazendo uma solução vitoriosa à sociedade, ao governo e a todos nós", finalizou.

Governo do Estado já convocou a presença da Força Nacional

  • Da Redação
  • 16 Abr 2014
  • 09:10h

(Foto: Reprodução)

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Mauricio Teles Barbosa, que entrou pela madrugada desta quarta-feira (16)  se reuniu, em caráter de urgência, com o governador Jaques Wagner, para tentar buscar uma solução para a crise gerada pela greve da Polícia Militar, Em tom de preocupação ele comunicou que o governo do Estado está tomando todas as providências na busca de garantir a segurança do baianos e que já fez a convocação do apoio da Força Nacional. "Em primeiro lugar, nossa preocupação é com a segurança de nossa gente. Para isso, o governador Wagner já acionou os meios legais, para decretação da garantia da Lei da Ordem e chamamento da Força Nacional. Mas não sabemos a repercussão e extensão do movimento, qual a adesão da tropa, mas estamos nos antecipando", afirmou.
 

Greve da PM: bandidos aproveitam para aterrorizar baianos

  • Informações do Bocão News
  • 16 Abr 2014
  • 08:49h

(Foto: Reprodução)

Com a confirmação da greve da polícia militar da Bahia, os bandidos já aproveitaram para aterrorizar os moradores de Salvador. Registros feitos por celulares mostram ações ousadas na noite de terça-feira (15), minutos após a categoria definir a paralisação por tempo indeterminado.Na Avenida ACM, próximo ao Hiperposto (Iguatemi), uma mulher teve o veículo roubado por homens que utilizaram uma escopeta calibre 12 para ameaçar a vítima. O assalto a mão armada aconteceu em meio a um congestionamento e foi presenciado por dezenas de pessoas.Saques foram registrados na Cesta do Povo da Avenida Ogunjá, onde bandidos arrombaram a porta principal do estabelecimento e levaram produtos da loja. Em São Caetano, o alvo foi a Ricardoeletro. Dezenas de pessoas filmaram a ação ousada dos bandidos que levaram eletrodomésticos, eletrônicos e celulares sem se preocupar com a polícia. 

Professores estaduais param por 24h nesta quarta-feira (16)

  • Da Redação
  • 16 Abr 2014
  • 07:59h

(Foto: Reprodução)

Os professores da rede estadual de ensino irão parar as atividades nesta quarta-feira (16), em adesão à paralisação dos servidores públicos do Estado. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, a categoria irá participar da assembleia que reunirá todos os funcionários estaduais, no Ginásio de Esporte dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, na manhã desta quarta. Conforme a sindicalista, os docentes e demais servidores são contrários à proposta de governo de dividir o pagamento do reajuste linear em duas vezes, 2% em abril (retroativo a janeiro) e 3,91% em julho, e cobram o pagamento da Unidade de Real Valor (URV).

Prefeito Aguiberto Lima Dias tem importante reunião na sede do IFBA em Salvador

  • BBCom
  • 16 Abr 2014
  • 07:49h

O prefeito Aguiberto Lima Dias e o pró-reitor do IFBA Anilson Roberto Cerqueira Gomes (Foto: Divulgação)

A vinda do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para Brumado foi uma conquista histórica, resultado de uma luta heroica do grupo político que hoje é liderado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias, que elencou a Educação como a “prioridade das prioridades”. As obras que se iniciaram em 2013, hoje estão em fase final e, provavelmente a conclusão deverá acontecer ainda neste primeiro semestre.  Visando acertar os últimos detalhes para o funcionamento desse órgão que irá proporcionar um enorme salto quantitativo e qualitativo para o setor educacional brumadense, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) esteve reunido na tarde desta terça-feira em Salvador com o magnífico pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Anilson Roberto Cerqueira Gomes, o qual recebeu com muita satisfação o chefe do executivo brumadense. Num encontro muito agradável, as duas instituições dinamizaram ainda mais a parceria formatando uma agenda positiva para essa fase final, onde o pró-reitor solicitou da Prefeitura Municipal o apoio para a construção de uma pista de apoio que saia da Rodovia BR-148 até a entrada do campus, garantido assim a melhor acessibilidade dos alunos. Outros detalhes foram acertados e o prefeito Aguiberto saiu muito satisfeito da reunião, já que a obra é a concretização de um dos maiores sonhos da juventude brumadense, que agora terá acesso a cursos técnicos de ótima qualidade, bem como de outras extensões do ensino superior. Na cerimônia de inauguração deverão estar presentes grandes autoridades, tanto a nível estadual como a nível federal, já que a obra é realmente uma das grandes conquistas dos últimos tempos, não somente para Brumado, como também para toda a região. 

Ufba decide suspender aulas por conta da greve da Polícia Militar

  • Política Livre
  • 16 Abr 2014
  • 07:33h

(Foto: Reprodução)

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu nesta terça-feira (15) que irá suspender as aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas na quarta e na quinta por conta da greve da Polícia Militar, além da paralisação de 24 horas da Polícia Civil. Em nota, a administração da Ufba informa que “a iniciativa visa acima de tudo preservar a segurança e o bem estar dos estudantes”. A Ufba informa ainda que está acompanhando os desdobramentos e voltará a se pronunciar sobre o assunto de acordo com as decisões da PM, mas somente após o feriado da Semana Santa.


Leia a íntegra da nota


A Universidade Federal da Bahia decidiu pela suspensão das aulas, das demais atividades acadêmicas e das atividades administrativas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de abril. A inciativa, que visa acima de tudo preservar a segurança e o bem estar dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFBA, foi motivada pela decretação da greve, por tempo indeterminado, da Policia Militar, somada à paralização, por 24 horas, da Policia Civil.


A administração da UFBA estará acompanhando os desdobramentos dos acontecimentos e voltará a se pronunciar sobre o assunto na próxima terça-feira, dia 22 de abril, após os feriados.

 

Agora é Oficial: PM confirma greve por tempo indeterminado em toda a Bahia

  • Informações do Correio
  • 15 Abr 2014
  • 20:05h

Decisão foi tomada em assembleia realizada no Wet'n Wild, na tarde desta terça-feira (Foto: Reprodução)

Os policiais e bombeiros militares da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Wet’n Wild, na tarde desta terça-feira (15). A categoria rejeitou as propostas apresentadas pelo Governo do Estado de reestruturação e modernização da Polícia Militar. A categoria, que reúne pelo menos 34 mil homens na ativa no estado, reivindica melhoria salarial, mudanças na política remunerativa, plano de carreira, acesso único ao quadro de oficiais, um Código de Ética, aposentadoria com 25 anos de serviço para a Polícia Feminina, aumento do efetivo, bacharelado em Direito para os oficiais, além de elevação de toda a tropa para o nível superior entre 2014 e 2018. O governo tem até 180 dias antes do início do período eleitoral para remeter ao Legislativo qualquer projeto que provoque alterações salariais de servidores. A assembleia desta terça-feira contou com as diversas associações da categoria, como a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), a Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPM-BA) e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Força Invicta). O coordenador-geral da Aspra, Marco Prisco, já havia afirmado que as propostas sugeridas pelo Governo não agradavam. “As propostas que o Governo ofereceu para a gente não contemplam a categoria”, disse.

Vereadores se unem para que Lei dos 15 minutos não se torne uma letra morta

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 15 Abr 2014
  • 16:58h

Os vereadores Édio Pereira e Weliton Lopes unidos para o cumprimento da Lei dos 15 minutos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Diz o ditado que a “união faz a força”, então dentro desta lógica tão antiga quanto a humanidade, os vereadores Édio Pereira (PC do B) e Weliton Lopes (PR) estão se unindo em prol de uma luta ferrenha, que é a aplicação integral da Lei dos 15 minutos, que já foi aprovada no Legislativo, mas que, até hoje está como uma “letra morta”, ou seja, sem efetividade. Visando enfrentar esse grande desafio, na sessão desta segunda-feira (14), os dois parlamentares fizeram discursos eloquentes contra o atual descaso das instituições bancárias em Brumado com os seus clientes, as quais, segundo eles, teimam em desrespeitar a lei, já que a média do atendimento supera e muito os 15 minutos, que seria o tempo limite instipulado. Segundo o vereador Édio Pereira “não é admissível que os bancos, com a estrutura que possuem, não possam cumprir essa lei que visa a melhoria do atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos  clientes” e acentuou ainda que “eu e o vereador Weliton estamos unidos nessa luta e vamos realizar várias visitas aos bancos, como fiscais do povo, pois esse é o nosso papel, para que essa lei seja cumprida em sua integralidade”. O vereador republicano também fez questão de salientar que “vamos sim realizar essas blitzes nos bancos de nossa cidade, fazendo um amplo levantamento das causas que levam o atendimento a ser tão lento. Que se contratem mais funcionários, mas que os serviços sejam de qualidade”. E finalizou alertando que “esperamos que a opinião pública abrace essa ideia e, juntos, vamos fazer valer essa lei que é um direito conquistado pelos clientes”.