Após 10 anos, Estatuto do Idoso pouco avança

  • por Fernanda Bassette/ Victor Vieira/ Fabiana Cambricoli | Agência Estado
  • 02 Jan 2014
  • 07:46h

(Imagem: Reprodução)

Dez anos depois de o Estatuto do Idoso entrar em vigor, pouca coisa mudou quando se fala em proteção dos direitos das pessoas da terceira idade e em implementação de políticas públicas. Apesar de o número de denúncias anônimas sobre violações dos direitos crescer a cada ano, o total de delações formais, registradas em delegacias, e de inquéritos efetivamente instaurados ainda é pequeno. De janeiro de 2011 até junho de 2013, o Disque 100 – serviço gratuito da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) que recebe denúncias de violações dos direitos humanos – já recebeu 54.317 ligações especificamente envolvendo pessoas idosas. O crescimento é evidente: em 2011, foram 8.220 ligações. Em 2012, foram 23.523 registros e, até junho de 2013, 22.754 denúncias – os dados do segundo semestre ainda não foram contabilizados. As principais denúncias são por negligência, abuso financeiro e violência física. Secretário nacional de promoção e defesa dos direitos humanos e presidente do Conselho Nacional do Idoso (CNI), Biel Rocha diz que falta muito para que o Estatuto esteja realmente difundido. "Ele garante o direito ao envelhecimento digno, mas ainda não está presente no dia a dia das pessoas. É preciso mais investimentos", analisou. Rocha lembra que é mais cômodo fazer uma denúncia anônima e que, em geral, a testemunha não dá continuidade na queixa, pois não a formaliza. Em alguns casos, a ocorrência é registrada, mas não é levada adiante.

Prefeituras baianas demitem servidores após reajuste do salário mínimo, diz UPB

  • Da Redação
  • 02 Jan 2014
  • 07:39h

(Foto: Reprodução)

O novo salário mínimo, que entrou em vigor nesta quarta-feira (1º), já trouxe problemas para prefeituras do interior da Bahia. Com o valor agora de R$ 724, as administrações municipais esperam problemas para arcar com os custos do funcionalismo público, segundo a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal de Silva. “Mais ou menos 60% da folha de pagamento das prefeituras é de salário mínimo. Esse reajuste significa um impacto de 14% a 15% a mais na folha”, explicou a gestora, em entrevista ao jornal Correio. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o custo com servidores públicos não pode ultrapassar 54% do gasto anual, porém nas contas da UPB, o novo valor do salário mínimo eleva a média entre os as cidades baianas vai para 67% da receita. “Para não ter problemas com o Tribunal de Contas, só resta aos gestores demitir alguns funcionários. Em dezembro já foi uma leva. Aqueles que ainda não fizeram, vão fazer agora em janeiro”, completou Quitéria. Entre as prefeituras que já começaram as demissões, ela cita Ilhéus, Lauro de Freitas, Itagi, Barreiras, Dário Meira e a cidade que administra, Cardeal da Silva. “O município é grande, mas tem uma população pequena. Arrecado R$ 1,4 milhão por mês. Uma parte desse valor vem do Fundeb, que é só para a educação. Por lei, eu só poderia gastar 60% desse valor com o pagamento dos professores e outros funcionários, mas estava gastando 100%”, justificou. 

Parem as guerras, pede Papa Francisco em apelo de ano-novo

  • Reuters.
  • 02 Jan 2014
  • 07:08h

Foto: Divulgação

O Papa Francisco fez um discurso fervoroso de Ano Novo pela paz nesta quarta-feira, dizendo que o coração da humanidade parece ter se extraviado e que muitas pessoas ainda estão indiferentes à guerra, à violência e à injustiça. O pontífice, que escolheu seu nome papal tendo como inspiração São Francisco de Assis, o santo que é o mais associado à paz, solicitou que o mundo ouça “o pedido pela paz” proveniente das pessoas que estão sofrendo. “O que está acontecendo nos corações dos homens? O que está acontecendo no coração da humanidade?”, disse ele a dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no dia em que a Igreja Católica Romana celebra seu Dia Mundial da Paz. “É hora de parar!”, disse, desviando de seu texto preparado. Francisco falou da janela do Palácio Apostólico, com visão para a Praça de São Pedro, que os papas tradicionalmente utilizam para seus discursos. Ao contrário de seus antecessores, o Papa Francisco não usou o apartamento espaçoso que se encontra atrás da janela desde sua eleição em março, evitando a pomposidade e preferindo viver em pequenos aposentos na casa de hóspedes do Vaticano. 

Feliz 2014

  • Brumado Urgente
  • 01 Jan 2014
  • 00:39h

Pré-Réveillon fez Brumado sacudir com a Sem Limite da Bahia e Ivete Sangalo

  • Brumado Urgente
  • 31 Dez 2013
  • 20:52h

A jornalista Izidy Ramel e a rainha Ivete Sangalo (Foto: Divulgação)

O Pré-Réveillon 2013 em Brumado, realizado pela bem conceituada Só Legal Produções, do renomado empresário Gilson Porto,  foi um espetáculo digno de muitos aplausos. A noite no dia 29 de dezembro foi iluminada e badalada, isso porque os dois trios elétricos que circularam pelo Parque de Exposições Santa Inês receberam a banda que não deixa ninguém parado - Sem Limite da Bahia, e a exuberante rainha do axé Ivete Sangalo. 

 

 

Com um público muito animado a festa foi um mega evento do início ao fim, pois, o carismático Chris Pimenta, da Sem Limite da Bahia, dentre outros sucessos cantou a nova música de trabalho da banda “Louca Pirada”, que aliás foi só elogios, em seguida foi a vez dela, a musa do axé, a baianíssima e incansável Ivete Sangalo, que dentre interações com o público em vários momentos, até chegou a cantar improvisadamente uma música em homenagem ao Sr. Manoel, que assistia o show ao lado da sua esposa com quem é casado há 45 anos, o que deixou Ivete admirada. Tanto Chris Pimenta – Sem Limite da Bahia, como Ivete Sangalo, foram entrevistados pela bem conhecida jornalista Izidy Ramel em seus camarins, que conseguiu, com o seu jeitinho simpático e atento fazer dessas entrevistas um bate-papo descontraído e agradável. Confiram a entrevista: 

(Foto: Divulgação)

A Gran Vitória Motos deseja a todos feliz 2014

  • Laércio de Morais
  • 31 Dez 2013
  • 15:48h

layout Laércio de Morais

A Gran Vitória Motos Yamaha deseja a todos os clientes e amigos um feliz ano novo, que 2014 seja repleto de muitas conquistas e realizações.

E que nesse novo ano continuaremos a acelerar seu coração com grandes novidades em tecnologia e desempenho sobre duas rodas.

Promoter Beto Bonelly deseja a todos um Feliz Ano Novo

  • Divulgaçaõ
  • 31 Dez 2013
  • 14:34h

Brumado: Prefeito Aguiberto Lima Dias faz balanço do primeiro ano de gestão

  • BBCom
  • 31 Dez 2013
  • 11:04h

Prefeito Aguiberto Lima Dias durante um de seus discursos em 2013 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Com uma vasta experiência política, o então presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Aguiberto Lima Dias, enfrentou e venceu o desafio de comandar o município de Brumado por 4 anos, dando um passo significativo em sua carreira política, passando para a área executiva. Tendo um primeiro momento, como era de se esperar, de ajustes e acertos, Aguiberto já demonstrou que o bom senso seria a bússola de sua administração, num planejamento de trabalho conjunto que visava ter o mesmo ritmo de ações, as quais tinham sobre si um alto índice de resolutividade. Elencadas as prioridades (Educação e Saúde), mas com um olhar muito significativo sobre a Infraestrutura, o Social e a Agricultura e os Recursos Hidrícos, o prefeito municipal termina o seu primeiro ano de gestão com o sentimento do dever cumprido e com experiência adquirida para dar um salto qualitativo ainda maior à continuidade do seu mandato. Mostrando uma alta capacidade democrática, Aguiberto abriu um diálogo produtivo com a oposição, deixando de lado velhos paradigmas do passado, o que vem facilitando a resolução de vários problemas que são intrínsecos a uma cidade em franco desenvolvimento. 

 

Com um trabalho feito em sincronia com sua equipe de governo e com os vereadores da sua base, o prefeito Aguiberto Lima Dias termina o ano com um balanço positivo de ações (Foto: Divulgação)

 

Várias ações importantes como a construção de novas salas de aula e a reforma de prédios escolares; recuperação das estradas vicinais; abertura, manutenção e limpeza de aguadas, poços tubulares, tanques e pequenas barragens; conquista do novo Centro Cirúrgico do Hospital Magalhães Neto e construção de várias UBS (Unidade Básica de Saúde); Aprovação do Projeto de Reforma Administrativa que vai valorizar muito mais os servidores municipais; Reestruturação de várias praças municipais, inclusive da Praça Coronel Zeca Leite, o principal cartão postal da cidade; Reforma e manutenção dos cemitérios públicos municipais; Reestruturação das entradas da cidade; Aprovação do Projeto no Novo Código de Obras, que vai proporcionar ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento municipal; Continuidade e ampliação do Projeto Avante Sertanejo; Atualização constante do Sistema de Informação Municipal, com a ampliação do banco de dados que facilita a interface com os usuários; Transformação do DTTU em Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, que vai dar uma nova dinâmica ao setor; Criação da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, cumprindo assim um compromisso de campanha e tantas outras ações significativas que proporcionaram a gestão municipal uma grande aprovação popular. “Sabemos que os primeiros momentos foram de ajustes, mas logo, com a competência de nossa equipe de governo, conseguimos impor o ritmo planejado e começamos a atender às grandes reivindicações de nossa população”, declarou o prefeito, que ainda acrescentou que “sabemos que temos muito pela frente, mas já conseguimos executar ações muito importantes, que humanizaram a nossa cidade e que mostraram que estamos no caminho certo, em total sincronia com os anseios populares”. E ainda citou que “2014 será um ano de novidades, onde iremos implantar um ritmo ainda maior de nossas ações, dinamizando a nossa parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, para que possamos garantir obras prioritárias como o Sistema de Esgotamento Sanitário; a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia; a implantação de uma UTI para o nosso Hospital e a construção da sede própria da Uneb, para que a oferta de cursos universitários públicos de qualidade em nossa cidade seja ampliada, pois esse é um grande sonho de nossa juventude”. E finalizou transmitindo que “desejo a todos os brumadenses um ano de 2014 repleto de felicidades e grandes conquistas, que, juntos possamos construir a Brumado que todos nos desejamos”. 

O prefeito aproveita para reafirmar seus compromissos para 2014 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Para metade do mundo, 2014 será 'melhor', diz pesquisa

  • R7
  • 31 Dez 2013
  • 09:07h

(Imagem: Reprodução)

Quase a metade do mundo acredita que 2014 será melhor do que o ano que termina, pelo que indica uma pesquisa que ouviu mais de 60 mil pessoas em 65 países. Desde 1977, a pesquisa de opinião de fim de ano da Win/Gallup pergunta a pessoas ao redor do mundo se elas estão mais otimistas em relação ao ano que chega. Neste ano, a consulta revelou que 48% dos entrevistados acham que 2014 será melhor do que 2013; 28% acham que será igual, 20% acham que será pior e 5% não sabem ou preferiram não responder. O número de pessoas com uma visão otimista para o ano que começa tem sido o mais alto desde 1990, o último ano em que mais pessoas previram um ano pior adiante. Entre os cerca de 2.000 brasileiros entrevistados, o percentual dos que acreditam que o ano de 2014 será melhor do que 2013 é bem mais alto do que a média internacional, 57%, contra 14% que acham que será pior; 24% acham que será igual, 5% não sabem ou preferiram não responder. A pesquisa Win/Gallup também verificou a percepção de felicidade dos entrevistados, e constatou que 60% destes se sentem 'felizes', contra 12% que se dizem 'infelizes'. No Brasil, o percentual de consultados que se dizem felizes sobe a 71%. Os mais felizes, porém, são os habitantes de Fiji, onde 88% se declaram em tal condição. A população também se mostrou bastante 'feliz' em países como Colômbia (86%), Arábia Saudita (80%), Finlândia (78%) e Argentina (78%). Os números mais altos de 'infelizes' estão na Tunísia (48%), Territórios Palestinos (43%), Líbano (38%) e França (33%). Ao todo, o Win/Gallup ouviu 67.806 pessoas, pessoalmente e por telefone, entre setembro e dezembro de 2013. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Estudo confirma que comer devagar pode ajudar na perda de peso

  • Brumado Urgente
  • 31 Dez 2013
  • 08:08h

(Foto: Reprodução)

Gwyneth Paltrow é uma das adeptas da prática de se comer devagar e seu corpo mostra o resultado disso – magra, saudável e em excelente forma. Agora, pesquisadores comprovaram que mastigar a comida apropriadamente pode mesmo ajudar as pessoas a comerem menos diante da mesa. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. O estudo mostrou que comer devagar e dar mordidas pequenas nos faz sentir menos famintos uma hora depois da refeição. As pessoas que comem devagar também tendem a beber mais, o que as ajuda a se sentir mais cheias, dizem os especialistas. Os pesquisadores da Texas Christian University exploraram a relação entre comer rápido e a ingestão de calorias. Eles questionaram voluntários sobre seus sentimentos de fome e saciedade antes e depois de refeições aceleradas e em ritmo lento, além da quantidade de água beberam durante cada uma delas. 

Vereador lascivo é preso por prática de atos obscenos na beira da praia

  • As informações são do Portal do Extremo Sul.
  • 31 Dez 2013
  • 07:44h

(Foto: Reprodução)

O vereador de Alacobaça, litoral do Extremo Sul da Bahia, Almir Silva Oliveira, 33 anos, solteiro, também conhecido como Almir Miranda (PDT), foi detido na tarde desta segunda feira, 30, em flagrante praticando atos obscenos na orla da praia. Segundo informações de um tenente que estava na viatura, a polícia recebeu uma ligação de populares denunciando um homem que estava praticando a masturbação na beira da praia. O edil foi flagrado pela PM. O vereador que também é taxista, recebeu ordem de prisão por atos obscenos e foi levado para a delegacia de polícia onde foi apresentado ao delegado Robson Marocci. Após ouvir o vereador e os policiais, o representante do legislativo municipal foi liberado. A polícia instaurou inquérito e vai encaminhar o caso à justiça para as devidas providências. 

CMDRS visita as comunidades de Pompeia e Furtuoso

  • CMDRS
  • 31 Dez 2013
  • 07:34h

(Foto: Divulgação)

Por duas vezes, uma no mês de novembro e a última no mês de dezembro de 2013, o CMDS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, através do seu presentdente, Gilberto Lima Dias, esteve na comunidade de Pompéia. Da primeira vez, participou de reunião mensal da Associação Comunitária das Comunidades de Pompéia e Furtuoso, CNPJ 03.567.384/0001-17, a céu aberto, em frente da igreja católiaca, a convite do seu presidente, senhor Hernane Gomes, sendo solicitado pelos presentes a intermediação do CMDS, junto ao prefeito do nosso município, Aguiberto Lima Dias, no sentido de conseguir a inclusão, dessas duas comunidades, ou seja, Pompéia e Furtuoso, na coleta regular de lixo do município, que é feita pela empresa COMAR – Comércio de Materiais Reciclaveis, como acontece em outras comunidades, a exemplo de Lagoa Funda, Vila Presidente Vargas, entre outras, além da sede. Da segunda vez, a visita aconteceu no dia 29 de dezembro do corrente ano, num domingo, durante todo o período da manhã, onde o Conselho essteve, também representado pelo seu presidente, para apoiar, adquirindo algumas cartelas, a realização de um bingo beneficente, de uma novilha e um liquidificador, com o objetivo de conseguir recursos financeiros para construção da sede própria da Associação Comunitária. Nesta última visita do CMDS, Abaixo Assinado foi entregue, pelo presidente da entidade, senhor Hernane Gomes, ao presidente do Conselho, Gilberto Lima, contendo assinaturas das pessoas residentes nas duas comunidades, como reforço de argumento, demonstrando, assim, o desejo coletivo dos moradores daquelas duas comunidades da zona rural. Para tanto, reunião com o prefeito Aguiberto será solicitada pelo Conselho, durante o mês de janeiro de 2014, no sentido de, pessoalmente e acompanhado de ofício, assinado por representante do Conselho, isto é, seu presidente, e pelo presidente da entidade, fazer a entrega formal do Abaixo Assinado.

Bahia recebe primeira parcela de R$ 560 milhões para investimentos em Segurança Pública

  • Brumado Urgente
  • 31 Dez 2013
  • 07:08h

A primeira parcela de uma operação de crédito do Governo da Bahia junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 560 milhões, para investimentos em segurança pública, foi liberada nesta segunda-feira (30). A informação é do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que acompanha os trâmites da transação que envolve recursos totais na ordem de R$ 1,12 bilhão. De acordo com o parlamentar, a segunda parcela deve ser liberada de acordo com o andamento da execução e prestação de contas do contrato. Segundo Pinheiro, os recursos já estão disponíveis para o Governo da Bahia ampliar os investimentos na área de Segurança Pública, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). “São recursos importantes que serão utilizados para fortalecer o programa Pacto Pela Vida e contemplar a construção de unidades prisionais na Bahia”, disse. Ainda de acordo com o petista, o investimento será utilizado também para o Centro Integrado de Gestão de Emergências, além de modernizar o departamento de polícia técnica com novas tecnologias. “Vamos ampliar a nossa capacidade de gestão do setor de segurança, coibir a prática de crimes, inclusive a modalidade de ataque a caixas eletrônicos”, destacou. Neste ano já foram registradas 96 explosões de caixas eletrônicos em todo o estado.

Falso e-mail do Serasa contém vírus que rastreia dados bancários de usuário

  • Brumado Urgente
  • 31 Dez 2013
  • 06:22h

(Imagem: Reprodução)

Um falso e-mail do Serasa vem contaminando internautas brasileiros, conforme informou a Nodes Tecnologia, empresa responsável pelo antivírus Avira no Brasil e por distribuir soluções de segurança. A tática dos criminosos digitais consiste em dizer à vítima que ela está com nome sujo – já que o Serasa é o órgão responsável por dados bancários cadastrais no país. Na mensagem, após realizar a falsa notificação sobre débitos pendentes do internauta, o e-mail exibe um link para que a pessoa consiga ver detalhes e descobrir quanto ela deve. Mas a URL é falsa e, quando clicada, instala um malware no dispositivo utilizado. O malware em questão é um Cavalo de Troia, que busca por informações bancárias e de cartões de créditos da vítima. A Nodes Tecnologia ressalta que a mensagem parece real, já que é enviada do endereço “Serasa S/[email protected]” e possui a logo do órgão. Além disso, o texto é bem escrito e coerente, e diz, por exemplo, que o CPF correspondente ao e-mail “possui novas pendências financeiras, das quais não foram quitadas nas respectivas datas de vencimento”.

Espaço Natural Life chega a Brumado trazendo o conceito de Vida Saudável

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 30 Dez 2013
  • 11:48h

(Divulgação)

A conscientização de uma alimentação e, consequentemente de uma vida saudável, vem crescendo na sociedade moderna, o que mostra que essa tendência está em plena evolução. Em Brumado aqueles que são adeptos desta filosofia de vida, agora tem um grande motivo para comemorar, pois foi inaugurado neste mês de dezembro o Espaço Natural Life trazendo as grandes novidades dos produtos naturais que vêm promovendo uma grande elevação na qualidade de vida dos seres humanos. A importância de uma alimentação equilibrada é vital para uma vida mais saudável, então, no Espaço Natural Life, além da grande gama de produtos, os clientes terão acesso à informação, dicas de alimentação, do metabolismo e também a melhor forma de consumo, para ter um impacto positivo nas tarefas do dia-a-dia. O espaço também oferece os serviços de um nutricionista, que vai indicar os produtos apropriados para cada cliente, de forma específica, num atendimento diferenciado, que também faz parte do portfólio de serviços da Natural Life. Então, você que deseja ter uma vida saudável e equilibrada, não pode deixar de conhecer o Espaço Natural Life, que fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 78, bem no centro de Brumado. Seja um cliente vip e receba brindes, descontos e promoções especiais. 

Equipe da Natural Life (Foto: Divulgação)