Caetité: Motorista que mora em Brumado desde criança é vítima fatal de acidente ocorrido nesta quarta-feira (04)

  • Brumado Urgente
  • 04 Mai 2016
  • 12:40h

(Fotos: Whatsapp Brumado Urgente)

Por volta das 9h30mdesta quarta-feira (04) um caminhão de placa policial FHE- 5380 de Vitória da Conquista, carregado de tomates, tombou na perigosa curva do Peri-Peri, BR-030 em Caetité na altura do  KM 05. Segundo informações chegadas à redação do Brumado Urgente,  o caminhão acabou ficando desgovernado, o que provocou o capotamento, vindo em seguida a colidir fortemente contra um barranco. Com a batida, o motorista Willian Damaceno Sampaio (26 anos), natural de Vitória da Conquista,  mas que mora em Brumado desde pequeno, acabou sendo esmagado pela estrutura do caminhão, vindo a falecer ainda no local. A notícia causou uma grande comoção nos brumadenses, já que ele era muito conhecido e querido. Ele morava no Bairro Olhos d'Água e era um jovem que demonstrava sempre estar de bem com a vida. O corpo deverá ser removido para Brumado ainda hoje para a realização do sepultamento.

Brumado: Movimentação de eleitores da última hora na busca da regularização do título eleitoral

  • Brumado Urgente
  • 04 Mai 2016
  • 12:19h

(Foto: Brumado Urgente)

Deixar para resolver as coisas na “última volta dos ponteiros do relógio” continua sendo uma prática comum dos brasileiros, o que faz com que o “final day” de inscrições, pagamentos e outras regularizações sejam uma grande “dor de cabeça”, já que as filas ficam sempre no estilo “dobra quarteirão”. Em Brumado essa tendência se confirmou no último dia para a regularização do título eleitoral, já que uma grande procura de eleitores aconteceu, muitos dos quais chegaram de madrugada para pegar as primeiras senhas. A movimentação foi grande, onde, segundo informações obtidas pelo Brumado Urgente, 350 senhas foram distribuídas. Eleitores de Malhada de Pedra e Aracatu também vieram, já que pertencem a Comarca Eleitoral de Brumado, o que fez com que o fluxo de pessoas fosse ainda maior. Ainda não se sabe se, caso o número de fichas seja insuficiente, se serão distribuídas novas senhas.

Conquista: Mãe de Jéssica faz desabafo, pede justiça e diz que estado de saúde da filha é ‘gravíssimo’

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 04 Mai 2016
  • 12:11h

O caso da jovem Jéssica Nascimento segue com grande repercussão na imprensa baiana. A jovem, natural de Itapetinga, foi espancada no último mês de abril durante um encontro com amigos na sua própria casa. A jovem, que estava grávida, perdeu o bebê em virtude dos fortes golpes que recebeu na barriga. Ela segue internada na UTI do Hospital de Base. O principal suspeito do espancamento é o jovem Américo Francisco, o suposto namorado da vítima e, segundo familiares, o pai da criança. Em entrevista concedida a imprensa, a mãe de Jéssica, Jeane Augusto da Silva, fez um desabafo e pediu justiça. Segundo ela, o estado de saúde de sua filha é gravíssimo. “Ela está toda inchada, com alguns órgãos comprometidos, mas eu tenho fé em Deus que minha filha vai sair dessa. Ela é uma pessoa maravilhosa, que sempre me ajudou em tudo. Nós estamos sofrendo demais, eu não durmo, não como, estou desesperada com toda essa situação. Agradeço a ajuda de amigos, familiares e toda a imprensa. Uma verdadeira corrente de oração está sendo feita”, disse. A Polícia Civil já encaminhou o pedido de prisão preventiva junto a justiça. A expectativa é que nas próximas horas seja decretada.

Brumado: Em coletiva de imprensa, Guarda Municipal anuncia a realização da Marcha Azul Marinho

  • Brumado Urgente
  • 04 Mai 2016
  • 11:28h

(Foto: Brumado Urgente)

Na tarde de ontem (03), foi realizada uma coletiva de imprensa pelo comando da Guarda Municipal da cidade. A coletiva foi dirigida pelo diretor Paulo Marques e tinha o objetivo de divulgar as conquistas da GCM de Brumado. O diretor afirmou que a mesma ganhou um grande reconhecimento dos brumadenses durante essa gestão e que foi dado o valor devido a GCM que é um importante instrumento de combate a violência em Brumado. O diretor afirmou ainda que “o prefeito Aguiberto vem dando um tratamento muito especial à Guarda Municipal, então, aproveitando essa visão contextualizada do gestor, solicitamos que no próximo orçamento seja inserido uma verba separada para o nosso setor, para que sejamos cada vez mais independentes”. Em sua fala, o diretor destacou também a importância da obtenção do porte de arma para os guardas, afirmando que é algo complexo, mas que pode acontecer futuramente. Ao final, ele destacou a Segunda Edição da Marcha Azul Marinho que acontecerá na próxima sexta-feira (06) na Câmara de Vereadores de Brumado que objetiva a implementação da Lei 13022/14.  Os guardas municipais deverão convocar a sociedade e realizar uma nova caminhada da categoria. 

Conquista: Mulher é suspeita de matar namorado a facadas

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 04 Mai 2016
  • 10:54h

Mais uma morte violenta foi registrada em Vitória da Conquista. Desta vez, o crime aconteceu no fim da noite de ontem (terça-feira) na Avenida Frei Benjamim, Zona Oeste da cidade. Segundo informações extra-oficiais, uma mulher matou o próprio namorado a facadas. O vítima não teve o nome identificado. A suspeita de ter cometido o crime foi identificada como Liziante e foi presa em flagrante pela polícia.

Zé Ribeiro faz indicação para criação e instalação da Feira Livre no Bairro São Félix

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 04 Mai 2016
  • 10:09h

O vereador sintonizado aos anseios da comunidade acredita no atendimento da sua indição (Foto:Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Com o crescimento territorial de Brumado e a consolidação demográfica de alguns bairros mais populosos, algumas ações são necessárias para que as adequações e os anseios dos moradores possam ser efetivados. Nesse sentido o vereador Zé Ribeiro, dentro deste panorama de transformação fez uma indicação ao prefeito Aguiberto Lima Dias solicitando a criação e a instalação da Feira Livre do Bairro São Félix. Segundo o parlamentar “os moradores dos bairros São Felix, Malhada Branca, Irmã Dulce, São Sebastião, Jardim de Alah, URBIS II, Penha e Cidade das Esmeraldas, necessitam urgentemente da instalação desta feira livre aos domingos, para que os mesmos possam efetuar suas compras nas proximidades de suas residências”. Ele ainda argumenta que “é importante ressaltar que esses bairros concentra uma população de mais de vinte mil habitantes e que os mesmos por sua vez não encontram disponibilidade para estar se deslocando da sua devida região para comprar tais produtos”. Para o vereador o melhor local para a instalação é a Praça Dr. Chagas Diniz, onde já existe, inclusive, um mercado municipal. “É um sonho dos comerciantes e moradores destes bairros, a instalação desta feira visto que, a mesma vai proporcionar maior comodidade a todos e também gerar emprego e renda a população da nossa querida Brumado”, finalizou Zé Ribeiro. Os moradores do Bairro Olhos d’Água e Baraúnas também solicitaram do vereador que ele entre com uma indicação ao Executivo, desta feita, para a criação e instalação de uma feira livre entre os bairros. Diante disso, o vereador protocolou outra indicação ao Executivo nesta quarta-feira (04) atendendo à solicitação dos moradores tanto do Bairro Baraúnas e Olhos d’Água.

A Praça Chagas Diniz teria todas as condições para abrigar a feira livre do bairro (Foto: Lúcio Cruz | Assessoria Parlamentar)

Prazo para tirar título de eleitor para eleições deste ano vence nesta quarta (04)

  • G1
  • 04 Mai 2016
  • 10:06h

Eleitor deve tirar ou regularizar o título até o dia 4 de maio (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE/Divulgação)

O prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento pela primeira vez (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina nesta quarta-feira (4). Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral. Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta quarta para regularizar a situação. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30.

Documentos necessários
Para tirar um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Quem completar 16 anos até a data do 1º turno pode requerer o documento, mas não é obrigado. Homens com mais de 18 anos também devem levar o certificado de quitação do serviço militar.

Transferência
Quem tem título mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral deve levar o título, um documento com foto e um comprovante de residência – é necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses. O prazo também vale para o eleitor que mudou de residência dentro do próprio município (já que o local de votação poderá ser alterado).

Regularização
Quem deseja regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer ao cartório mais próximo de casa munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, é preciso pagar a multa por turno que deixou de votar.

Eleitor com deficiência
Nesta quarta termina também o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência do local de votação para uma seção eleitoral especial. Essas seções têm acesso facilitado, como rampas e elevadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão com deficiência é um eleitor comum e tem a obrigação de votar, como todas as outras pessoas alfabetizadas que tenham entre 18 e 70 anos. No Brasil, o voto é facultativo para analfabetos, adolescentes entre 16 e 18 anos e idosos com mais de 70. Quem deixa de comparecer ao colégio eleitoral no dia do pleito e não justifica a ausência pode ter o título cancelado e ser proibido de obter financiamento em banco público, matricular-se em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.

Título Net
No site do TSE, é possível iniciar o requerimento de transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais. O objetivo é tornar mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais, onde o processo é concluído.

Depois de fazer a solicitação pela internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento é invalidado.

Biometria
Nas cidades do país que terão votação com identificação biométrica (por meio das digitais), o eleitor passará pelo cadastramento eletrônico ao tirar um novo título, transferir o documento ou regularizar sua situação eleitoral.

O recadastramento tem sido feito, gradativamente, em todo o país. No site do TSE, o eleitor pode se informar sobre a situação ou a previsão do processo de recadastramento em cada cidade.

CONTINUE LENDO

Brumado: PM realiza mais uma blitz na cidade

  • Brumado Urgente
  • 04 Mai 2016
  • 09:23h

(Foto: Brumado Urgente)

Na tarde de ontem (03), a 34ª CIPM realizou mais uma Blitz visando combater a criminalidade em Brumado. Tendo como principais objetivos retirar armas ilegais e verificar a situação de veículos,  a  blitz foi realizada na Av. Centenário, na frente da sede da PM, que fica na saída para Caetité, considerado como  um local de grande movimentação em que há um grande fluxo de veículos. Um número bastante considerável de policias militares fez parte desta ação que recebeu aplausos da população. 

TAISAN: JEEP RENEGADE SPORT AUTOMÁTICO 0 KM

  • 04 Mai 2016
  • 08:41h

Docentes e discentes da Uneb Brumado lançam associação na defesa de direitos coletivos hoje (04)

  • ASCOM / PROBUS
  • 04 Mai 2016
  • 08:00h

Professores e estudantes da UNEB Brumado lançam, dia 4 de maio, a partir das 18h30min, a PROBUS, associação criada na defesa de interesses coletivos. A proposta da PROBUS é procurar devolver à sociedade o know how que ela forma arcando com os custos de uma Universidade pública.
Segundo a Diretoria da associação, há vários problemas e dificuldades no âmbito social que podem ser radiografados com acuidade pelos cursos universitários, ajudando nos encaminhamentos de solução. Um dos carros-chefe da associação, pelo que se vê do próprio nome da entidade, é o combate à improbidade, um dos males históricos do Brasil, que passou a ganhar grande visibilidade midiática na cena contemporânea. O site a ser lançado no dia 4 conterá pioneiramente comandos de busca com nomes de gestores públicos que respondem a processos de improbidade na Justiça Federal na região. Futuramente, ações da Justiça Estadual também serão disponibilizadas. A PROBUS pretende promover eventos, desenvolver parcerias com órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, na busca de equações jurídicas para questões de natureza ambiental, identitárias e de funcionalidade administrativa na gestão de recursos públicos. O lançamento será feito na mesma ocasião em que a UNEB Brumado recebe o renomado pesquisador, professor universitário e sociólogo alemão Bernd Reiter, que vem especialmente para a ocasião.

Delegação busca ampliar ações do estado no município de Iuiú

  • Joana D'arck Cunha Santos | Assessoria Parlamentar
  • 04 Mai 2016
  • 07:22h

(Foto: Divulgação)

Comitiva de lideranças políticas do município de Iuiú - capitaneada pelo vice-prefeito Francisco Guedes Neto (Guedinho) e acompanhada dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) - visitou órgãos e secretarias, em Salvador, para ampliar a participação do município nas ações e projetos do governo do Estado, visando à universalização do acesso à água de consumo e à luz elétrica, apoio a agricultura familiar, inclusão de famílias carentes no programa de segurança alimentar e pavimentação asfáltica. O grupo de Iuiú, formado pelo vice-prefeito, os vereadores José Wilker (Zé Burica) e Robson Barbosa, o ex-vereador Raimundo Castro Mela (Mela) e o pré-candidato a vereador, Raí de Castro, esteve nas Secretarias de - Relações Institucionais (Serin), Justiça e Desenvolvimento Social (SJDHDS) Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura (Seagri), CAR e CERB. Ontem (2) pela manhã, se reuniu com o secretário Geraldo Reis (SJDHDS) e a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), Rose Pondé, e reivindicou benefícios e recursos para a universalização do acesso à água, por meio do projeto Cisterna, expansão do PAA Alimentos, e a vertente Leite do PAA. A delegação e os deputados estiveram também na Cerb, onde apresentaram ao presidente do órgão, Marcus Bulhões, solicitação de implantação de sistemas simplificados para abastecimento  de água de nove comunidades: Pé de Serra, Tabocal, Lagoa Grande, Riacho da Lagoa, Capoeira, Boa Nova, Lagoa Torta, Lagoa da Pedra e Caluz. Encerraram a programação da manhã de ontem com uma reunião com o secretário das Relações Institucionais, Josias Gomes, na qual apresentaram as demandas para pavimentação de 800 metros da avenida Etelvino Santana, no povoado de Pindorama, e a conclusão da pavimentação asfáltica da BA 160, que liga a sede de Iuiú a Pindorama. Com o superintendente Técnico Jeandro Laytynher, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tiveram a informação de que o município foi contemplado com editais de Cadeia Produtiva do Leite e da Seleção de Subprodutos Socioambientais. Aproveitaram para pedir apoio à Feira de Agricultura Familiar municipal, a ser realizada no mês de junho. Guedinho e sua comitiva foram na manha de hoje (03) à Seinfra apresentar projetos de instalação de energia elétrica na zona rural, através do programa Luz Para Todos, e à Secretaria da Agricultura (Seagri), para buscar recursos de apoio à agricultura familiar. 

ANS cria plataforma online para consulta de dados de planos de saúde

  • Bahia Notícias
  • 04 Mai 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inaugurou nesta segunda-feira (2) uma nova ferramenta para consulta aos dados dos planos de saúde. A Sala de Situação é um painel interativo, no site da ANS, que apresenta uma visão global e um panorama individualizado das operadoras de planos de saúde. "Com isso, consumidores, atores do mercado, gestores e demais interessados em obter informações relacionadas à saúde suplementar ganham um instrumento mais completo e de fácil acesso, que permite consultas a dados atualizados mensalmente pela ANS", informou. Segundo a Agência Brasil, a Sala de Situação possui recursos visuais – mapas e gráficos – que possibilitam melhor avaliação e comparação dos dados disponibilizados.

Caso Jéssica: Delegado explica fiança e diz que feto passará por exame toxicológico e de DNA

  • Resenha Geral
  • 04 Mai 2016
  • 06:51h

Eu entendi como violência contra a mulher e arbitrei a fiança (R$ 5 mil), um valor alto para os padrões de Conquista”, disse Luiz Gustavo Tortorelli Dutra (Fotos: Reprodução)

Nesta terça-feira (3), o delegado Luiz Gustavo Tortorelli Dutra (foto), responsável pelo caso Jéssica Nascimento, concedeu entrevista exclusiva ao programa Resenha Geral, da Rádio Clube (FM 95,9). Ele respondeu os principais questionamentos sobre a condução do inquérito. À repórter Mônica Cajaíba, ele explicou a questão do valor da fiança (considerada por muitos como baixa), e a suspeita de que os socos e chutes desferidos por Américo Neto contra Jéssica foi motivado pelo uso excessivo de drogas. Dr. Luiz Gustavo também falou sobre o enquadramento do inquérito, como lesão corporal, mesmo tendo resultado na morte de um feto, e revelou que pedirá em breve a prisão preventiva de Américo Neto.

Instagram pode mudar completamente em breve

  • Tribuna da Bahia
  • 03 Mai 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

O Instagram começou a testar um novo design para a sua interface em smartphones e tablets. Nesta semana, desenvolvedores da plataforma de fotos começaram a usar um layout com visual minimalista, focado nas cores preto e branco – deixando de lado os ícones e notificações em azul e laranja. A ideia é dar maior destaque as postagens. Outra diferença está no design dos ícones do aplicativo. O botão de câmera foi alterado e agora se assemelha a um quadrado com um círculo. A combinação de mudança resulta num design mais moderno. Não está claro se o projeto será lançado oficialmente. "Muitas vezes testamos novas experiência com uma pequena parcela da comunicada global", disse um porta-voz do Instagram ao ser questionado pelo The Verge. "Este é um teste de design somente", complementou. A última vez que o Instagram recebeu uma grande alteração no seu design foi em 2010.

Roubar comida por fome não é crime, entende Corte Italiana

  • Bahia Notícias
  • 03 Mai 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Roubar pequenas quantidades de comida quando se passa fome, não é considerado crime na Itália. A Suprema Corte italiana anulou a condenação de um homem ucraniano que roubou queijo e salsichas no valor de 4 euros de um supermercado. Roman Ostriakov, de 30 anos, levou os alimentos sem pagar frente à sua necessidade imediata e essencial de se alimentar e, por isso, não cometeu um crime. “A condição do réu e as circunstâncias em que a apreensão de mercadorias aconteceram provam que ele tomou posse de uma pequena quantidade de comida frente à necessidade imediata e essencial de se alimentar, agindo portando em estado de necessidade”, escreveu a corte. O caso aconteceu em 2011. O homem havia furtado os produtos e pagado apenas pelos pães que carregava. Um cliente viu a cena e informou aos seguranças da loja. O homem havia sido condenado a seis meses de prisão e pagamento de multa de 100 euros. No Brasil, também há essa previsão, por ser considerado crimes cometidos em “estado de necessidade”, “crime de bagatela”, baseados no “princípio da insignificância”.