Docentes e discentes da Uneb Brumado lançam associação na defesa de direitos coletivos

  • ASCOM / PROBUS
  • 02 Mai 2016
  • 11:22h

Professores e estudantes da UNEB Brumado lançam, dia 4 de maio, a partir das 18h30min, a PROBUS, associação criada na defesa de interesses coletivos. A proposta da PROBUS é procurar devolver à sociedade o know how que ela forma arcando com os custos de uma Universidade pública.
Segundo a Diretoria da associação, há vários problemas e dificuldades no âmbito social que podem ser radiografados com acuidade pelos cursos universitários, ajudando nos encaminhamentos de solução. Um dos carros-chefe da associação, pelo que se vê do próprio nome da entidade, é o combate à improbidade, um dos males históricos do Brasil, que passou a ganhar grande visibilidade midiática na cena contemporânea. O site a ser lançado no dia 4 conterá pioneiramente comandos de busca com nomes de gestores públicos que respondem a processos de improbidade na Justiça Federal na região. Futuramente, ações da Justiça Estadual também serão disponibilizadas. A PROBUS pretende promover eventos, desenvolver parcerias com órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, na busca de equações jurídicas para questões de natureza ambiental, identitárias e de funcionalidade administrativa na gestão de recursos públicos. O lançamento será feito na mesma ocasião em que a UNEB Brumado recebe o renomado pesquisador, professor universitário e sociólogo alemão Bernd Reiter, que vem especialmente para a ocasião.

Presidente Dilma Rousseff anuncia reajuste de 9% no programa Bolsa Família

  • Correio 24h
  • 02 Mai 2016
  • 10:45h

(Foto: Reprodução)

Ovacionada pelo público ao subir no palco do Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, com gritos de "Dilma querida" e "Fica querida", a presidente Dilma Rousseff aproveitou o ato decomemoração pelo Dia do Trabalhador para defender seu mandato e anunciar reajuste de 9% para o programa Bolsa Família e a correção de 5% na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, conforme era previsto. "Esse aumento não prejudica o cenário fiscal, como eles (os oposicionistas) dizem", afirmou. Ela disse ainda que vai anunciar o Plano Safra da Agricultura Familiar na terça-feira (dia 3). O Plano Safra 2016/2017, da agricultura empresarial, está previsto para ser anunciado no dia seguinte, 4 de maio, conforme informou na semana passada a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja presença havia sido anunciada pela organização, não compareceu por problemas na voz. Segundo a organização, cerca de 100 mil pessoas comparecem ao evento, que começou de manhã com o ato político e segue nessa tarde com atrações musica

No evento, a presidente reafirmou que impeachment sem crime é golpe. "Para ter impeachment, não basta não gostar da presidenta. É preciso ter crime", afirmou. "Eu não tenho conta no exterior. Nunca embolsei dinheiro do povo", disse, acrescentando que a oposição "tem de inventar" para conseguir sustentar o pedido de impeachment.Dilma afirmou que a oposição está fazendo uma eleição indireta e tirando do povo o "direito de votar". Ela reiterou que "desde que perderam as eleições eles fazem de tudo para o governo não governar". Disse ainda que o principal líder da oposição é o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ao citar o nome do deputado, o público interrompeu o discurso da petista para gritar "Fora Cunha!".A presidente também culpou a oposição pela grave crise econômica que o Brasil está vivendo e disse que o movimento dos oposicionistas impediu que o País impedisse o agravamento da crise econômica e, consequentemente, limitasse o aumento da taxa de desemprego. "O mais grave que eles (os oposicionistas) fizeram foi impedir que o País combatesse a crise e o desemprego", disse.Em seu discurso, Dilma também destacou que o pedido de impeachment coloca em risco a democracia e vários direitos e benefícios da sociedade. "Esse golpe rompe com a democracia e é contra as conquistas dos trabalhadores", afirmou, citando que fazem parte do projeto da oposição "golpista" a redução o Bolsa Família. Disse que, dos 47 milhões de brasileiros beneficiados hoje pelo Bolsa Família, cerca de 36 milhões deixarão de ser elegíveis.Ela mencionou ainda que é necessário é realizar uma reforma tributária capaz de transformar a atual estrutura de impostos e contribuições de recessiva, "que prejudica os mais pobres", em progressiva."Quero dizer pra vocês que eu vou resistir", avisou a presidente ao encerrar o discurso, que durou cerca de 30 minutos. Dilma lembrou que lutou contra a ditadura militar e que, por isso, ficou presa por três anos. "Mas a luta agora é muito mais ampla. Não é uma luta com armas, tanques ou militar. Mas é uma luta em defesa de todas as conquistas dos últimos anos", afirmou.Depois de discursar, o petista Eduardo Suplicy fez um breve discurso para saudar a presidente e criticar o impeachment. Além de Suplicy, estavam no palco ao lado de Dilma o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a senadora Gleisi Hoffman, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), e a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ).

CONTINUE LENDO

Brumado e municípios do interior da Bahia receberão novos promotores de Justiça

  • Jornal Nova fronteira
  • 02 Mai 2016
  • 10:14h

(Foto: Divulgação)

A partir desta segunda-feira, dia 2 de maio, 34 municípios baianos passarão a contar com novos promotores de Justiça. Aprovados em concurso público e empossados no final de março, os 42 novos membros do Ministério Público do Estado da Bahia passarão a exercer as suas funções em Promotorias de Justiça que há algum tempo não contavam com titulares, a maioria delas localizadas em municípios do Centro e do Oeste baiano. As comarcas com ausência de titulares eram até então assistidas por promotores de Justiça designados pelo MP para atuar em regime de substituição. A portaria com a designação dos novos promotores de Justiça para as comarcas foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico de hoje, dia 29. Serão contemplados os seguintes municípios: Barreiras, Bom Jesus da Lapa (3 promotores), Brejões, Brumado (2), Caetité, Caravelas, Chorrochó, Gandu, Ibirapitanga, Ibotirama (2), Itaberaba, Itagimirim, Itacaré, Itamaraju, Itiruçu, Irecê (2), Jaguarari, Laje, Lençóis, Macaúbas (2), Monte Santo, Morro do Chapéu, Mucuri, Nova Soure, Paramirim, Poções, Prado, Remanso, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória (3), Seabra, Senhor do Bonfim, Tanhaçu e Xique-Xique. Outros 28 municípios contarão com o trabalho dos novos promotores de Justiça, em regime de substituição. Os promotores de Justiça substitutos participaram durante um mês de um curso de adaptação funcional, que teve por objetivo apresentar as atribuições e o funcionamento do Ministério Público baiano e capacitá-los ao exercício da função. A escolha das comarcas onde atuarão obedeceu à ordem de classificação no concurso e foi realizada em sessão com a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado no final da tarde de ontem, na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo. Também participaram a secretária-geral do MP, promotora de Justiça Mônica Barroso, e o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Adalvo Dourado.

Modera participa da culminância do projeto 'Vencendo a Dengue, a Zika e a Chikungunya', que foi realizado pela direção do CMEAS

  • Ascom | Modera
  • 02 Mai 2016
  • 09:52h

(Foto: Divulgação)

Tendo como propósitos, informar as diferenças entre o Mosquito da Dengue e o Pernilongo Doméstico, assim como relacionar esse último com a poluição orgânica do Rio do Antônio, o MODERA abriu um estande na culminância do Projeto do CMEAS, “Vencendo a Dengue, a Zika e a Chikungunya”, realizada no último dia 30 de abril. Os Coordenadores do MODERA, Henrique Moreira Rocha, Jorge Valério Gomes e José Roberto Santos ministraram palestras aos alunos, professores, funcionários e pais do CMEAS e ainda distribuíram aos membros dessa Comunidade Escolar, cópias de folheto explicativo sobre o que é o MODERA e da Carta Aberta pelo Saneamento Ambiental do Município de Brumado, que menciona a disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, dentre outros problemas relacionados com o saneamento ambiental. 

Conforme o pesquisador José Bento Pereira Lima, do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes e Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o Mosquito da Dengue deposita seus ovos em água limpa, não necessariamente potável. É urbano e tem preferência por sangue humano. Sua aparência é escura e possui marcações brancas no corpo e nas pernas. Age durante o dia, mas pode picar também à noite. Põe os seus ovos em área úmida, próxima à lâmina d’água; transmite a Dengue, a Zika e a Chikungunya. Já o Pernilongo Doméstico, segundo o pesquisador da Fiocruz, deposita seus ovos diretamente em águas muito poluídas e com muita matéria orgânica em decomposição. Assim como o Mosquito da Dengue, é urbano e tem preferência por sangue humano. Sua cor é marron e prefere o horário noturno para agir. Igual ao Mosquito da Dengue costuma colocar 100 ovos por postura, mas esses podem chegar a 150 ou 200. Em algumas regiões do Brasil, o Pernilongo pode transmitir a Elefantíase, Encefalite e a febre hemorrágica grave. Como o Pernilongo se reproduz em água com muita poluição orgânica, o Rio do Antônio tornou-se um grande berçário para essa espécie.

CONTINUE LENDO

'Atrasados' podem declarar Imposto de Renda a partir desta segunda-feira (02)

  • 02 Mai 2016
  • 09:12h

(Foto: Reprodução)

Quem perdeu o prazo e não declarou o Imposto de Renda até a última sexta-feira (29) tem uma nova oportunidade para entregar o documento a partir de 8h desta segunda (2). Os contribuintes também podem fazer correções, caso necessário. A multa para quem não cumpriu o prazo oficial aumenta quanto maior for o tempo de atraso. O valor mínimo é de R$ 165,74 e pode chegar até 20% do imposto devido. A multa deve ser paga em até 30 dias a partir do dia que a declaração for feita. Segundo balanço divulgado na madrugada de sábado, a Receita Federal recebeu 27.960.663 declarações e 716 mil já caíram na malha fina. A estimativa é que 239 mil pessoas perderam o prazo.

PRF e Ibama resgatam 870 animais silvestres na região norte da Bahia

  • G1 BA
  • 02 Mai 2016
  • 08:31h

Operação Azul Cobalto resgatou 870 animais entre os dias 21 e 29 de abril, no norte da Bahia (Foto: Divulgação / PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) resgatou 870 animais silvestres que estavam em condições de maus tratos no município de Euclides da Cunha e cidades vizinhas, na região norte da Bahia. Intitulada de Operação Azul Cobalto, a ação aconteceu entre os dias 21 e 29 de abril. Segundo informações da PRF, o objetivo da ação era coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, promover ações de educação ambiental durante as fiscalizações, e apreender utensílios e apetrechos utilizados na criação ilegal, na caça predatória e no tráfico de animais silvestres. Os animais resgatados passarão por uma avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegradas à natureza, com devido monitoramento. Dentro da ação, a PRF destaca o resgate de um filhote de arara-azul-de-lear, com suspeita de ter sido atingido por disparo de arma de fogo. O animal precisou ser removido de para o CEMAFAUNA, em Petrolina, município de Pernambuco, onde foi submetido a avaliações e passa bem. A espécie está ameaçada de extinção pelo alto valor comercial na rede de tráfico de animais silvestres.

Agenda positiva composta por sucessivas viagens a Salvador contribuem para o alto grau de resolutividade do mandato do vereador Catoze

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Mai 2016
  • 08:08h

Catoze na CERB, acompanhado de Zé Luiz Ataíde, sendo recebido pela assessora Rosângela Bernas (Foto: Divulgação)

O ato de legislar é amplo e envolve um conjunto de fatores para que os resultados sejam os melhores possíveis. O vereador Catoze vem demonstrando que já há um bom tempo ele exerce essa metodologia, já que está sempre próximo do povo, tanto da zona urbana como da zona rural, ouvindo os anseios da população e buscando dar uma resposta rápida por meio de um cronograma de ações que é executado por meio de uma agenda positiva, a qual é construída juntamente com a sua assessoria. Neste contexto as constantes viagens a Salvador feitas pelo parlamentar têm um papel muito importante nesse processo de construção de um mandato proativo. Dando sequência a esse procedimento, Catoze esteve novamente em Salvador na última semana e obteve novas e importantes conquistas. Acompanhado do assessor Zé Luiz Ataíde, Catoze teve o primeiro encontro na CERB, sendo recebido pela assessora da presidência Rosângela Bernas que deu a boa notícia que as comunidades de Corredor e Tesouro irão receber em breve poços artesianos. Em seguida Catoze, desta feita acompanhado também do deputado federal Waldenor Pinheiro que vem sendo um parceiro muito forte, estiveram na CAR, onde ficou estabelecida outra vitória que é a construção da Passagem Molhada que atenderá os bairros da Malhada Branca, Apertado do Morro e Lagoa da Pedra. “Foi mais uma viagem muito proveitosa, onde pudemos comemorar novas conquistas. Agradeço o empenho do deputado Waldenor Pereira que vem sendo um parceiro muito forte na conquista de importantes vitórias para a população de Brumado”, destacou o vereador. 

Na CAR juntamente com o deputado Waldenor Pereira (Foto: Divulgação)

Impeachment: Wagner pode assumir secretaria de Rui Costa, caso Dilma seja afastada

  • 02 Mai 2016
  • 07:16h

Segundo fontes do Jornal O Globo, todo alto escalão federal já estaria marcando posições em redutos estaduais (e municipais) petistas, na iminência do impedimento da presidente (Foto: Reprodução)

Abertamente, ninguém fala sobre o que vai fazer a partir do momento em que a presidente Dilma Rousseff for afastada do cargo. Seus principais auxiliares, que têm se reunido diariamente com a petista, guardam a sete chaves seus destinos. No entanto, os ministros mais próximos já preparam seus projetos para a quarentena de seis meses, período em que estarão impossibilitados de assumir funções que conflitem com o serviço que prestaram no governo. De acordo com o jornal O Globo, o ex-governador Jaques Wagner (chefia de Gabinete) voltará para a Bahia, onde fez o sucessor no governo do estado, Rui Costa. A avaliação de funcionários próximos a ele é que Wagner poderia vir a integrar formalmente o governo estadual, possivelmente com um cargo de secretário. Ainda segundo a publicação, nos corredores do Planalto já se comenta que o presidente do PT, Rui Falcão, pode ser substituído por Jaques ou Berzoini.

Dicas Power Gym

  • 02 Mai 2016
  • 07:02h

Conquista fora de controle: Mais um assassinato em menos de 3 horas assusta a cidade

  • Redação BDM
  • 02 Mai 2016
  • 06:48h

Mais uma vez, o DPT foi acionado para mais um levantamento cadavérico. Ainda não se sabe a motivação do assassinato de Luciano Xavier | Fotos: Whatsapp.

Conquista atravessa horas aterrorizantes, onde a lei parece ter perdido o controle sobre a situação. Menos de duas horas após o assassinato no Jurema, o jovem Luciano Xavier foi morto no Condomínio Lagoa Azul.Segundo relato de testemunhas, o mesmo estava em um bar na mesma rua, quando foi seguido por dois homens que efetuaram vários disparos contra o mesmo. A Policia Militar esteve no local afim de localizar os autores e preservar a cena do crime, ainda não há informações se Luciano tinha passagens pela policia. O corpo do mesmo, após a pericia será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Esse é o segundo homicídio registrado no primeiro dia do mês de maio, Sobe para o número de 68 homicídios somente esse ano em Vitória da Conquista.Com informações de Léo Santos. 

SBI quer que angolanos que visitem o Brasil se vacinem contra febre amarela

  • 01 Mai 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) enviou nesta quinta-feira (28) uma carta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde pedindo que o governo brasileira exija o certificado de vacinação contra febre amarela para quem tenta entrar no Brasil vindo de Angola. O país africano atravessa por um surto da doença, que já causou 238 mortes desde dezembro de 2015. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a alertar o mundo sobre o perigo de o surto em Angola se espalhar para outras regiões onde também há grande circulação do mosquito que a transmite, o Aedes aegypti. De acordo com o jornal O Globo, a carta endereçada ao diretor da Anvisa, Jarbas Barbosa, e ao diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, pede a obrigatoriedade imediata do comprovante de vacinação nos aeroportos. “O risco existe, considerando-se a proliferação do Aedes aegypti, que transmite não só dengue, zika e chicungunha, mas febre amarela também”, pontua o infectologista e assessor da presidência da SBI, Leonardo Weissmann.

Vírus ataca versões antigas do sistema Android

  • Tribuna da Bahia
  • 01 Mai 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

Um novo ataque ransomware está atingindo usuários de smartphones Android, explorando vulnerabilidades críticas em versões mais antigas do sistema operacional móvel do Google - ainda em uso por milhões de pessoas. De acordo com relatório publicado pela empresa de segurança Blue Coat Systems, o vírus infecta o smartphone da vítima silenciosamente. A empresa diz que este malware se destaca porque consegue se camuflar completamente no sistema e não requer nenhuma ação do usuário para infectar o dispositivo. Uma vez instalado, o aplicativo malicioso bloqueia o celular e acusa a vítima de ter cometido crimes, colocando o dispositivo em um estado vegetativo. A vítima não consegue fazer ou receber chamadas ou utilizar seu dispositivo para outros fins. O problema só é resolvido quando o usuário compra vale-presentes do iTunes, no valor de US$ 100. Além de fazer o pagamento, é necessário informar os códigos comprados aos cibercriminosos. O alvo dos hackers são usuários de smartphones rodando as versões do Android 4.0.3 a 4.4.4. Segundo o Google, 56,9% de todos os aparelhos com Android utilizam essas versões. Para se manter seguro, o usuário deve atualizar o sistema operacional do seu dispositivos sempre que uma versão superior estiver disponível. 

Maria e João são os nomes mais comuns do país, revela IBGE

  • Tribuna da Bahia
  • 01 Mai 2016
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

Levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o nome próprio mais comum no Brasil é Maria. Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras tem esse nome. É mais que o dobro de pessoas chamadas José, o nome de 5,7 milhões de homens brasileiros. A informação é do Projeto Nomes no Brasil, divulgado hoje (27). Baseado no Censo de 2010, o levantamento compilou 130.348 nomes, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria nomes de mulheres: 72.814 – que representam mais da metade da população do país. O terceiro nome mais comum no país também é de mulher: Ana. A compilação do IBGE revela os nomes mais frequentes por décadas de nascimento desde 1930, permitindo saber quais entraram e saíram de moda em cada período da história.

Brumado: Polícia Rodoviária prende casal que estava com 35 kg de crack avaliados em cerca de R$ 175 mil

  • 01 Mai 2016
  • 15:30h

(Foto: Divulgação Polícia Rodoviária Estadual)

Uma guarnição da IIª Companhia Independente de Polícia Rodoviária, fez uma apreensão de entorpecentes na tarde deste domingo (01). A abordagem aconteceu nas proximidades do Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, na BR-030, onde um casal que estava num Fiat Pickup Strada prata, que, no seu interior abrigava 35 quilos de crack. O casal foi preso em flagrante e transferido para a 20ª Coorpin de Brumado, onde já estão à disposição da Justiça. Eles responderão pelo crime de tráfico de entorpecentes. Os 35 quilos da droga estão avaliados em cerca de R$ 175 mil para a venda no varejo. 

Um minuto de treino intenso é equivalente a 45 minutos de exercício leve, diz estudo

  • Bahia Notícias
  • 01 Mai 2016
  • 15:03h

(Foto: Reprodução)

Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, comprovou, nesta semana, o que professores de atividade física funcional e CrossFit vem dizendo há muito. Segundo a pesquisa, publicada na revista “PLoS One”, um minuto de um exercício intenso (HIIT)  pode ter o mesmo efeito de 45 minutos de atividades físicas moderadas. Os pesquisadores analisaram 27 homens sedentários e mediram sua capacidade aeróbica. Além disso, os cientistas consideraram a capacidade do corpo de regular açúcares no sangue por meio da insulina e fizeram uma biópsia muscular para verificar o funcionamento dos músculos a nível celular. Tudo isso após dividir os participantes em três grupos de análise. O primeiro grupo não mudou nada em sua rotina, que era majoritariamente sedentária. Os participantes do segundo grupo foram orientados a realizar um treino durante o qual se aqueciam por cerca de dois minutos e depois se exercitavam moderadamente, em uma bicicleta ergométrica, por 45 minutos. 

Em seguida, durante três minutos reduziam o ritmo para finalizar o treinamento. Já o terceiro grupo foi submetido a uma sequência de exercícios dinâmica e com picos de intensidade. Primeiro, os participantes eram orientados a fazer um aquecimento de dois minutos também em uma bicicleta ergométrica. Depois disso, deveriam pedalar com a maior intensidade possível durante 20 segundos. O aquecimento e o exercício de intensidade deveriam ser repetidos três vezes. Ao final, para se recuperar, eles reduziam o ritmo durante três minutos. A sequência total dura dez minutos, e o esforço físico intenso apenas um deles. Os dois grupos que estiveram submetidos a exercícios deveriam repetir a orientação três vezes por semana, durante 12 semanas. Ao final, os pesquisadores constataram que ambos os grupos tinham registrado ganhos quase idênticos à saúde, mesmo com a grande diferença de exercício. De acordo com os cientistas, a resistência dos grupos tinha aumentado cerca de 20%.  Após o período, estruturas relacionadas à queima de oxigênio e à produção de energia também tinham aumentado e potencializado seu funcionamento, além disso a produção de insulina e controle do açúcar por ela, se regularizou. “Se você é um atleta de elite, então, obviamente, incorporar tanto um treino como o outro irá maximizar seu desempenho. Mas se você é alguém, como eu, que só quer melhorar a saúde e a forma e não tem 45 minutos, nossos dados mostram que você pode obter grandes benefícios com até mesmo um único minuto de exercício intenso”, contou um dos líderes do estudo.

CONTINUE LENDO