WhatsApp derruba bloqueio do serviço e deve voltar a funcionar

  • O Globo
  • 03 Mai 2016
  • 14:21h

(Foto: Reprodução)

­ O WhatsApp conseguiu derrubar o bloqueio do aplicativo, determinado pela Justiça da cidade sergipana de Lagartos. A decisão saiu no início da tarde, depois de a empresa pedir a reconsideração da decisão desta madrugada do Tribunal de Justiça do Sergipe, que havia mantido o bloqueio do serviço. A decisão favorável é do relator no tribunal, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. A manutenção do bloqueio havia sido determinada pelo desembargador plantonista, Cezário Siqueira Neto, que negou a liminar do mandado de segurança impetrado peloWhatsApp. O tempo para restabelecimento do serviço depende de cada operadora. Em dezembro, quando houve a primeira suspensão do WhatsApp, os usuários retomaram o acesso em três horas, em média. 

IV Ciclo de Conferências contará com participação do advogado Eunadson Donato e Levante Popular da Juventude

  • 03 Mai 2016
  • 14:11h

Comissão do impeachment ouve defesa de Dilma

  • Tribuna da Bahia
  • 03 Mai 2016
  • 13:31h

(Foto: Reprodução)

Começou há pouco a reunião da Comissão Especial do Impeachment no Senado que analisa a admissibilidade do processo contra a presidenta Dilma Rousseff.  O presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), abriu a sessão comunicando que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, pediu esclarecimentos ao colegiado sobre o acompanhamento das sessões por advogados da Advocacia-Geral da União (AGU). Ontem (2) o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) questionou a presença de servidores do órgão na comissão. O democrata disse que servidores da AGU e do Ministério da Justiça estavam sendo desviados de suas funções para assessorar senadores do PT, o que foi mais tarde negado e esclarecido.

 

Para evitar novos problemas hoje, o presidente da comissão se antecipou: leu os nomes dos servidores da AGU autorizados a acompanhar a reunião desta terça-feira e disse que além deles, representantes do Ministério da Justiça e da Controladoria Geral da União também podem acompanhar a reunião. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que a presença de servidores da AGU está ligada ao direito de defesa, para que não haja cerceamento da defesa da presidenta Dilma Rousseff. Também nos primeiros minutos de sessão, houve desentendimento entre a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o senador Cásssio Cunha Lima (PSDB-PB). Grazziotin teve duas questões de ordem negadas pelo presidente do colegiado. Lira explicou que já havia posicionamento da presidência da comissão em relação ao primeiro pedido da senadora – no qual levantava suspeição sobre o senador Anastasia no papel de relator, por ser do PSDB: “Não há hipótese de suspeição prevista em lei que impeça o senador Anastasia de relatar este caso”, afirmou. Lira também indeferiu o pedido para arquivamento do processo da forma como foi encaminhada pela Câmara dos Deputados. Em defesa de sua questão de ordem, a senadora disse que o pedido de impeachment faz referência a contas de 2015 que ainda não tinha encerrado quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu a peça. “Como podemos medir uma meta de 2015 sem sequer o ano ter concluído. Só vamos analisar se a meta foi estourada ou não no dia 31 [de dezembro] quando se encerra o exercício do ano. Estamos suprimindo etapas e ritos constitucionais no amparo da Constituição. Se existe um rito perfeitamente estabelecido pela Constituição é o da prestação de contas da presidência da República”, disse ao citar artigos que definem que é privativo do presidente da República prestar contas e é competência exclusiva do Congresso Nacional analisar estas contas. “Não é da Câmara ou do Senado. Temos que analisar primeiro pelo relatório preliminar do parecer prévio do TCU que precisa ser discutido e votado pela CMO [Comissão Mista do Orçamento]”, afirmou.

Especialistas

Na quarta e última reunião de depoimentos da comissão do Senado que examina o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Pela defesa de Dilma, os 21 senadores que integram o colegiado vão ouvir o professor de direito processual penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Geraldo Prado, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi Ribeiro, além de Marcelo Lavenère, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Dos três nomes elencados pela base governista para defender a petista, apenas Lodi Ribeiro já esteve no Congresso no dia 31 de março, quando o pedido ainda tramitava na Câmara dos Deputados. Ao falar à comissão especial da primeira Casa legislativa que analisou o pedido, o professor de direito desconstruiu a tese sobre as pedaladas fiscais afirmando que o que ocorreu foi um "direito de crédito". Segundo ele, o governo atrasou um repasse mas manteve uma conta suprimento que era reposta posteriormente. Aos deputados, Lodia disse ainda que a Lei do Impeachment não tipifica como crime de responsabilidade a violação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas sim um atentado à Lei do Orçamento e, em sua opinião, Dilma não violou essa legislação. Ao repetir declarações do primeiro escalão do governo, o professor lembrou que as decisões operacionais sobre o Plano Safra, alvo das acusações sobre atrasos nos repasses ao Banco do Brasil, não são competências da presidente da República, mas ficam a cargo do Conselho Monetário Nacional e do Ministério da Fazenda. Ontem (2), falaram os indicados pela oposição. O procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, identificou o atraso no repasse de recursos a bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, as chamadas pedaladas fiscais. Também falaram a favor do impedimento da presidenta Dilma Rousseff o advogado Fábio Medina Osório, presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado, e o professor do Departamento de Direito Econômico-Financeiro e Tributário da Universidade de São Paulo Maurício Conti. A sessão durou cerca de dez horas. Depois desta fase de depoimentos, o relator do processo de impeachment, Antônio Anastasia (PSDB-MG), vai concluir o parecer que será lido e discutido no dia 4. No dia 5, a defesa da presidenta terá mais uma oportunidade de falar na comissão e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, deve assumir novamente esta posição. No dia 6, o relatório deve ser votado pelo colegiado que, para aprovar, precisa de maioria simples entre os 21 integrantes da comissão. Feito isso, haverá mais um intervalo, de 48 horas úteis, para que, no dia 11 de maio, a votação final sobre a admissibilidade ocorra em plenário.

Veja ao vivo:

CONTINUE LENDO

Advogada do CREAS usa Tribuna Livre para falar sobre campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente

  • (ASCOM/CMB/Eliana Costa)
  • 03 Mai 2016
  • 12:51h

(Foto: Ascom | CMB)

Na sessão desta segunda-feira (02.05) a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores foi utilizada pela advogada do CREAS Chico Xavier, Drª. Rowane Dias Viana para falar sobre o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. O dia foi instituído em 1998 no 1º Encontro do Ecpat no Brasil organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA-BA), quando estiveram reunidas entidades de todo país que lutam pelo fim da exploração sexual e comercial das crianças e adolescentes. O slogan da campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes tem como objetivo principal chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A advogada Rowane Dias Viana chamou a atenção para a importância da denúncia por parte da comunidade, visto que são muitas as vezes em que as crianças e adolescentes estão sendo abusadas ou exploradas sem que os órgãos competentes tenham o conhecimento da situação. Destacou que o envolvimento e todos é primordial para que essas crianças e adolescentes tenham uma vida digna e possam usufruir de seus direitos, que na maioria das vezes são negligenciados, além de ajudar a diminuir os índices de violência no país. Continuando informou que o CREAS estará realizando diversas atividades durante todo o mês de maio, com ações especiais no dia 18 de Maio, sempre buscando a sensibilização da comunidade para esse grave problema que aflige a todos e apresenta índices alarmantes. “Se tiverem suspeita de algum caso de violência ou exploração sexual não deixem de denunciar. Essa atitude pode salvar a vida de uma criança ou adolescente. A união é fundamental para modificarmos esta triste realidade”, pontuou a advogada do CREAS. “ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER”

Conquista: Van escolar capota após colisão com carro

  • Bahia Notícias
  • 03 Mai 2016
  • 11:41h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma van de transporte escolar capotou após bater em um carro de passeio na Alameda dos Pássaros em Vitória da Conquista, sudoeste, na manhã desta terça-feira (3). De acordo com o Blog do Anderson, o acidente ocorreu por volta das 7h, na região sul da cidade. Mesmo com o impacto da colisão, os ocupantes sofreram ferimentos leves. Não foi informado se havia crianças no veículo. Agentes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e registraram a ocorrência.

Mesmo com bloqueio, WhatsApp é liberado para alguns usuários; entenda

  • Correio 24h
  • 03 Mai 2016
  • 11:04h

(Foto: Reprodução)

Um furo no bloqueio do Whatsapp permitiu que usuários recebessem e pudessem enviar mensagens através do aplicativo na manhã desta terça-feira (3). A permissão foi detectada por usuários que se conectaram ao app através de uma rede wi-fi. A suspensão do WhatsApp passou a valer às 14h desta segunda-feira (2)  após decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe.   Segundo especialistas, os usuários que utilizam o aplicativo por uma rede wi-fi empresarial podem conseguir brechas na proibição porque algumas destas empresas usam endereços estrangeiros para acessar a rede. Cerca de 1,7 milhão de usuários da operadoras Algar, que oferecem banda larga fixa e linhas de celular em São Paulo, Minas Gerais e no Centro-Oeste não foram bloqueados. O mesmo vale para usuários das empresas Sercomtel, que tem 226 mil usuários em Santa Catarina e Paraná, e da Porto Seguro Conecta, que tem 80 mil celulares em DDD 11, 12, 13, 19 e 21, segundo o portal Uol.

 

O bloqueio de 72 horas foi determinado para clientes das operadoras de telefonia móvel e fixa TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel. Na manhã desta terça (3) o desembargador Cezário Siqueira Neto negou liminar que pedia a suspensão do bloqueio do WhastsApp.

Liminar é negada e bloqueio do WhatsApp é mantido

O recurso negado foi publicado por volta da 0h30 desta terça-feira (3) durante um plantão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Segundo o G1, o desembargador plantonista disse que existem possibilidades técnicas para o cumprimento da ordem judicial. O objetivo é a quebra de sigilo das mensagens do aplicativo.

Decisão

Caso seja descumprido e o aplicativo volte a funcionar, a operadora terá de arcar com uma multa de R$ 500 mil. O WhatsApp lamentou o bloqueio do aplicativo e disse a decisão puniu mais de 100 milhões de brasileiros. “Estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”, comentou a empresa. A liminar que pedia a suspensão do bloqueio do WhastsApp foi negada pelo desembargador Cezário Siqueira Neto. A medida passou a valer às 14h desta segunda-feira (2) após decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe. O bloqueio de 72 horas foi feito para clientes das operadoras de telefonia móvel e fixa TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel. O recurso negado foi publicado por volta da 0h30 desta terça-feira (3) durante um plantão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Segundo o G1, o desembargador plantonista disse que existem possibilidades técnicas para o cumprimento da ordem judicial. O objetivo é a quebra de sigilo das mensagens do aplicativo.

Decisão

Caso seja descumprido e o aplicativo volte a funcionar, a operadora terá de arcar com uma multa de R$ 500 mil. O WhatsApp lamentou o bloqueio do aplicativo e disse a decisão puniu mais de 100 milhões de brasileiros. “Estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”, comentou a empresa.

CONTINUE LENDO

IV Ciclo de Conferências traz sociólogo alemão para Brumado

  • 03 Mai 2016
  • 10:24h

A UNEB (Universidade do Estado da Bahia) – Campus XX – Brumado recebe o sociólogo alemão Bernd Reiter, docente e Diretor de Graduação do Departamento de Relações Sociais & Instituto Latino Americano e Caribenho da University of South Florida (Universidade do Sul da Flórida) – Estados Unidos. Pesquisador da área sociológica com atividades desenvolvidas no campo da sociologia política na Europa, África e na América Latina. Depois de ter recebido, no último semestre, um professor francês do parlamento europeu de Estrasburgo, que falou sobre a situação jurídica dos refugiados, a UNEB abrigará a palestra que abordará as Relações de Poder no Âmbito da Linguagem, tema bastante oportuno para o momento que vivenciamos no Brasil. A visita do Prof. Dr. Bernd Reiter será nos dias quatro de maio onde proferirá uma palestra à noite; no dia cinco de maio, oficina para os estudantes dos cursos de Direito e Letras. O objetivo institucional da UNEB é fomentar discursões de sociologia e antropologia, em todas as vertentes, no interior da formação jurídica para que esta fique cada vez mais atenta à compreensão de problemas sociais que reclamam intervenção legal mais comprometida. O departamento convida a comunidade brumadense a prestigiarem o evento que ocorrerá no dia 04 de maio, na sede do Campus XX em Brumado às 19:00h. As vagas são limitadas e as inscrições para o evento ocorrem no blog: http://ciclodeconferenciasuneb.blogspot.com.br/ A inscrição será realizada com a doação de 1 quilo de alimento não perecível que será revertido para Associação Luiza de Marilac.  

Vereadores que compõem Comissão Especial para acompanhar atividade eólica em Brumado se reúnem para início dos trabalhos

  • (ASCOM/CMB/Eliana Costa)
  • 03 Mai 2016
  • 09:41h

(Foto: Divulgação)

A instalação de uma empresa de atividades eólicas em Brumado trouxe anseios, mas também preocupações relacionadas aos trabalhos voltados à atividade e a garantia de utilização da mão de obra local, assim como a exploração consciente e responsável dos recursos naturais e à legalidade de toda tramitação dos procedimentos administrativos. Mediante toda esta apreensão da comunidade a mesa diretora da Câmara deu entrada em Projeto de Resolução nº 001/2016 solicitando a instituição de uma Comissão Especial destinada a acompanhar as obras e ações relacionadas à atividade eólica no Município, indicando para constituí-la os vereadores: José Ribeiro Neves – PT (Presidente); Castilho Viana – PSB (Relator); José Carlos dos Reis – PSB (Membro); Édio da Silva Pereira – PCdoB (membro) e Heliane Bonfim M. Vasconcelos – PDT (Membro). Dando início aos debates sobre linhas de trabalho que serão seguidas pelos mesmos, com a Comissão já aprovada em plenário os membros estiveram reunidos na última terça-feira (12.04) no gabinete do vereador José Ribeiro Neves. Inicialmente os vereadores versaram sobre as ações preliminares que estão sendo executadas pelas empresas envolvidas com o processo de instalação do Parque Eólico e sobre a urgente necessidade de identificação dos representantes legais para encaminhamento de correspondências oficiais.Definiram sobre o encaminhamento de ofícios aos representantes legais das empresas e ao prefeito municipal a fim de realizar uma reunião para apresentações e esclarecimentos necessários sobre ocasionais compromissos administrativos estabelecidos entre o Município e a Empresas. Assim como o acionamento da Secretaria Municipal de Agricultura para conhecimento dos processos relativos a concessões de licenças e alvarás e o SINEBAHIA para obtenção de informações e dados acerca dos trâmites legais adotados para recrutamento de mão de obra.  Devido a grande preocupação em relação a todo o processo de recrutamento de pessoal a Comissão também solicitará a relação das pessoas encaminhadas e respectivos endereços residenciais. O relatório dos trabalhos realizados pela Comissão deverá ser apresentado em plenário no prazo de até seis meses.

Chama Olímpica chega ao Brasil; símbolo dos jogos vai passar por 327 cidades em 95 dias

  • 03 Mai 2016
  • 09:26h

(Foto: Reprodução)

A lanterna com a Chama Olímpica chegou a Brasília na manhã desta terça-feira (3). O início do revezamento da tocha pelo Brasil começa às 10h no Palácio do Planalto e a primeira pessoa a carregar o símbolo dos jogos será a jogadora de vôlei Fabiana Claudino. Nos próximos 95 dias, a chama vai passar por 327 cidades brasileiras até chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto. Entre os dias 19 e 26 de maio, a tocha vai passar por 28 municípios baianos (veja mais). Nesta terça, a chama vai passar por pontos turísticos da capital federal como o Congresso Nacional, a Catedral, o Palácio do Itamaraty, a Praça dos Três Poderes, a Ponte JK, a Água Mineral e a Praça do Relógio. À noite, ela chega à Esplanada dos Ministérios para um show de celebração.

Desembargador nega recurso do WhatsApp e mantém bloqueio de 72h

  • G1
  • 03 Mai 2016
  • 08:41h

(Foto: Reprodução)

O desembargador Cezário Siqueira Neto negou a liminar do mandado de segurança impetrado pelo WhatsApp Inc e manteve o bloqueio do aplicativo de mensagem instantânea para clientes de TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel pelo período de 72 horas, iniciado às 14h da segunda-feira (2). A decisão do recurso foi publicada às 0h30 desta terça-feira (3) durante o Plantão do Judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e confirmada pela assessoria de comunicação do órgão nesta manhã. Na decisão, o desembargador plantonista negou a liminar porque entendeu que existem possibilidades técnicas para o cumprimento da ordem judicial da quebra de sigilo das mensagens do WhatsApp. 

“Há de ressaltar que o aplicativo, mesmo diante de um problema de tal magnitude, que já se arrasta desde o ano de 2015, e que podia impactar sobre milhões de usuários como ele mesmo afirma, nunca se sensibilizou em enviar especialistas para discutir com o magistrado e com as autoridades policiais interessadas sobre a viabilidade ou não da execução da medida. Preferiu a inércia, quiçá para causar o caos, e, com isso, pressionar o Judiciário a concordar com a sua vontade em não se submeter à legislação brasileira”, argumentou Cezário Siqueira Neto. A multa para as empresas em caso de descumprimento do bloqueio é de R$ 500 mil. A decisão é do juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe. O magistrado atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público. O WhatsApp lamentou, em comunicado, a decisão e disse não ter a informação exigida pelo juiz. Após a repercussão da decisão, o site do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) apresentou instabilidade na tarde de segunda-feira (2). O problema continua nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (3). O Anonymous Brasil informou, através da página do grupo no Facebook, que bloqueou o site do TJSE como forma de protesto pela decisão de tirar do ar o aplicativo WhatsApp por 72 horas. A assessoria de comunicação do TJSE não confirmou que ele foi hackeado. Depois que o órgão percebeu a possibilidade de um ataque, decidiu bloquear a internet para proteger a rede de dados.

Compartilhamento de informação
O bloqueio foi pedido porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumpriu uma decisão judicial anterior de compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. A recusa já havia resultado na prisão do presidente do Facebook para América Latina em março. Segundo o juiz, a medida cautelar é baseada no Marco Civil da Internet. Os artigos citados pelo magistrado dizem que uma empresa estrangeira responde pelo pagamento de multa por uma “filial, sucursal, escritório ou estabelecimento situado no país” e que as empresas que fornecem aplicações devem prestar “informações que permitam a verificação quanto ao cumprimento da legislação brasileira referente à coleta, à guarda, ao armazenamento ou ao tratamento de dados, bem como quanto ao respeito à privacidade e ao sigilo de comunicações.” Não é a primeira vez que um tribunal decide pela suspensão do acesso ao serviço de bate-papo no Brasil. O bloqueio anterior ocorreu em dezembro de 2015, quando a Justiça de São Paulo ordenou que as empresas impedissem a conexão por 48 horas em represália ao WhatsApp ter se recusado a colaborar com uma investigação criminal. O aplicativo ficou inacessível por 12 horas e voltou a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça de SP.

Conta no WhatsApp
A investigação que culminou no bloqueio desta segunda foi iniciada após uma apreensão de drogas na cidade de Lagarto, a 75 km de Aracaju. O juiz Marcel Montalvão pediu em novembro de 2015 que o Facebook informasse o nome dos usuários de uma conta no WhatsApp em que informações sobre drogas eram trocadas. As informações desse processo corriam em segredo de Justiça. Segundo o delegado Aldo Amorim, membro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Brasília, a investigação foi iniciada em 2015 e esbarrou na necessidade informações relacionadas às trocas de mensagens via WhatsApp, que foram solicitadas ao Facebook. A empresa não cumpriu a decisão. Ainda de acordo o delegado, existe uma organização criminosa na cidade de Lagarto e o não fornecimento das informações do Facebook está obstruindo o trabalho de investigação da polícia. Ele disse também que toda empresa de comunicação que atua no Brasil deve seguir a legislação brasileira, independente do seu país de origem. O Facebook já proíbe que a rede social seja usada para vender drogas. No começo de fevereiro, a rede social alterou a política de uso do site e do aplicativo de fotos Instagram para impedir também que os usuários comercializassem armas. Na prática, donos de páginas e perfis já não podiam vender material bélico, mas pequenas microempresas podiam usar a ferramenta de criação de anúncios rápidos para isso. Com a alteração, essa prática foi vetada. A política da rede, no entanto, não se estende ao WhatsApp.

Veja abaixo o comunicado do WhatsApp:
"Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos."

CONTINUE LENDO

Docentes e discentes da Uneb Brumado lançam associação na defesa de direitos coletivos amanhã (04)

  • ASCOM / PROBUS
  • 03 Mai 2016
  • 08:03h

Professores e estudantes da UNEB Brumado lançam, dia 4 de maio, a partir das 18h30min, a PROBUS, associação criada na defesa de interesses coletivos. A proposta da PROBUS é procurar devolver à sociedade o know how que ela forma arcando com os custos de uma Universidade pública.
Segundo a Diretoria da associação, há vários problemas e dificuldades no âmbito social que podem ser radiografados com acuidade pelos cursos universitários, ajudando nos encaminhamentos de solução. Um dos carros-chefe da associação, pelo que se vê do próprio nome da entidade, é o combate à improbidade, um dos males históricos do Brasil, que passou a ganhar grande visibilidade midiática na cena contemporânea. O site a ser lançado no dia 4 conterá pioneiramente comandos de busca com nomes de gestores públicos que respondem a processos de improbidade na Justiça Federal na região. Futuramente, ações da Justiça Estadual também serão disponibilizadas. A PROBUS pretende promover eventos, desenvolver parcerias com órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, na busca de equações jurídicas para questões de natureza ambiental, identitárias e de funcionalidade administrativa na gestão de recursos públicos. O lançamento será feito na mesma ocasião em que a UNEB Brumado recebe o renomado pesquisador, professor universitário e sociólogo alemão Bernd Reiter, que vem especialmente para a ocasião.

Escola Municipal Clemente Gomes realiza Caminhada contra o Aedes Aegypti

  • Brumado Urgente
  • 03 Mai 2016
  • 07:08h

O grupo unido no combate ao mosquito transmissor da triplíce endemia (Foto: Brumado Urgente)

A Escola Municipal Professor Clemente Gomes, que fica no Distrito de Itaquaraí, realizou na manhã do último sábado (30) com seus alunos, professores, funcionários e agentes de saúde do PSF, uma caminhada contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O objetivo da ação foi chamar a atenção da comunidade quanto a importância de se evitar a proliferação do mosquito. "Um de nossos objetivos é trabalhar, dentro da programação da escola, situações do cotidiano de nossos alunos. Atualmente as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti estão em evidência, por isso nós realizamos uma série de ações com alunos, em classe e estamos finalizando os trabalhos com esta caminhada", afirmou Thayse Machado, Diretora da escola. Eles utilizaram faixas e cartazes e panfletos para chamar a atenção da população sobre o que pode ser um criadouro para o mosquito aedes aegypti e os sintomas da doença. A equipe diretiva da escola aproveita a oportunidade para agradecer à todos que colaboraram para esta caminhada de sucesso contra o aedes aegypti, em especial às secretarias de educação e saúde, esta, representada pela equipe do PSF de Itaquaraí.


Cunha chama reajuste no Bolsa Família de irresponsabilidade fiscal

  • Tribuna da Bahia
  • 03 Mai 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

Desafeto da presidente Dilma Rousseff e aliado do vice-presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), classificou o reajuste nos benefícios do programa Bolsa Família como uma “irresponsabilidade fiscal”. “Dilma quebrou o País e agora está aumentando o buraco”, disse ao Broadcast. O peemedebista rebateu a afirmação do governo de que o aumento já estava previsto no Orçamento de 2016. Para ele, as receitas não existem na peça orçamentária. “É mais uma enganação do governo”, disse, ressaltando que o Palácio do Planalto conta até com arrecadação inexistente da CPMF, que não está aprovada. Cunha disse que a proposta de mudança da meta fiscal deste ano não foi sequer aprovada pelo Congresso. “É uma irresponsabilidade isso, até porque nem se sabe se aprovará a mudança de meta. Executar isso sem aprovar a alteração pode significar novo crime de responsabilidade”, disse. Sobre a correção de 5% na tabela do Imposto de Renda, Cunha disse que a mudança ainda depende de aprovação do Legislativo. O deputado indicou que não vai atrapalhar a tramitação da proposta na Câmara. “Colocarei para votar, como sempre coloquei todas as matérias do poder Executivo”, afirmou.

Caetité: Motociclista morre após colidir e ser atropelado por ônibus na BR-030

  • Sudoeste Bahia
  • 03 Mai 2016
  • 06:59h

Gilcelmo Silva de Jesus Souza, de 33 anos, foi parar embaixo do veículo, sendo colhido por uma das rodas. Ele morreu na hora | Fotos: Sudoeste Bahia

Um motociclista de 33 anos morreu em uma batida com um ônibus na BR-030, em Caetité, na tarde desta segunda-feira (2). O acidente aconteceu por volta das 13h45 na altura do KM 291.De acordo com informações da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (94ªCIPM/Caetité), após a colisão, o motociclista identificado como Gilcelmo Silva de Jesus Souza, foi arremessado para debaixo do ônibus. O motociclista estava de capacete, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Já o motorista, ainda não identificado, evadiu-se do local. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi, onde passará por uma perícia antes de ser liberado para os familiares. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas.

Violência sem limites: Vitória da Conquista registra 4º assassinato em menos de 24 horas

  • Informações de Rodrigo Ferraz.
  • 03 Mai 2016
  • 06:55h

Crime desta vez ocorreu nas proximidades do Colégio Fernando Spínola. Ainda não há informações a respeito da identidade da vítima |Foto: Leo Santos.

Mais uma vez, com a chegada da noite desta segunda (2), Vitória da Conquista se vê em meio a uma onda de homicídios em série. Desta vez um homem foi assassinado, na Patagônia. O crime ocorreu nas proximidades do Colégio Fernando Spínola. Ainda não há informações a respeito da identidade da vítima. Neste momento, a polícia técnica já está no local, procedendo com levantamento cadavérico. Este é o 4º assassinato na cidade, completando 70 mortes violentas apenas em 2016. Há poucas horas, outro indivíduo foi assassinado na zona rural de Conquista, próxima a rodovia que liga a cidade à Barra do Choça. Novas informações estão sendo apuradas neste momento e serão divulgadas em instantes.