Ministério Público requer bloqueio de mais de R$ 1 milhão da prefeita de Pindaí

  • Sudoeste Bahia
  • 27 Mai 2016
  • 15:43h

Foto: Divulgação | Ascom PMP

Após denúncia formalizada pelos vereadores da oposição no município de Pindaí, os quais indicaram que Valdemar da Silva Prado ­ esposo da prefeita Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado ­ estaria recebendo pagamentos irregulares como médico do PSF e Hospital Padre Antônio Manoel da Rocha, ambos em Urandi, e ainda por 12h do governo do Estado, quando esteve ocupando a função de Secretário Municipal de Saúde de Pindaí, onde deveria haver dedicação exclusiva e integral, o Ministério Público solicitou à justiça em caráter liminar que mais de R$ 1 milhão em bens do casal fossem bloqueados para garantia de uma futura condenação por ato de improbidade administrativa. Segundo consta na ação, a promotora Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro entendeu que a prefeita violou disposições legais quando nomeou o marido, mesmo sabendo da ilegalidade, bem como por anuir e concorrer para a prática do ato ilegal e improbo de seu esposo, por ser beneficiário do ato, enriquecendo­se á custa do prejuízo do erário. Os réus ainda não se manifestaram sobre o pedido do MP. 

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 27 Mai 2016
  • 15:03h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Temer anuncia departamento na PF para combater violência contra mulher

  • G1
  • 27 Mai 2016
  • 14:23h

(Foto: Reprodução)

O presidente da República em exercício, Michel Temer, anunciou nesta sexta-feira (27) a criação de um departamento na Polícia Federal para coordenar o combate a crimes contra a mulher. Por meio de sua conta no Twitter, ele repudiou "com a mais absoluta veemência" o estupro coletivo da adolescente de 16 anos, cometido por 33 homens. "Vamos criar um departamento na Polícia Federal tal como fiz com a delegacia da mulher na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Ela vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país", escreveu o presidente em exercício. De acordo com a assessoria de Temer, ele pretende contar com a atuação de mulheres nesse trabalho. Além disso, o presidente em exercício está verificando como será o formato da área, que terá uma estrutura dentro do Ministério da Justiça para coordenar o combate ao crime contra a mulher.

Crime 'bárbaro'
Temer classificou o crime no Rio como "bárbaro". "Repudio com a mais absoluta veemência o estupro da adolescente no Rio de Janeiro. É um absurdo que em pleno século 21 tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse", afirmou. Ele escreveu que o governo está "mobilizado" para punir "com rigor" os autores do estupro e da divulgação do ato. "Nosso governo está mobilizado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para apurar as responsabilidades e punir com rigor os autores do estupro e da divulgação do ato criminoso nas redes sociais", disse. O presidente em exercício afirmou que o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, convocou reunião com os secretários de segurança pública de todo país para esta terça-feira (31). "Tomaremos medidas efetivas para combater a violência contra a mulher", afirmou.

Ministro da Justiça
Mais cedo, o ministro da Justiça já havia divulgado uma nota à imprensa em que repudiava "veementemente o hediondo crime praticado contra uma adolescente de 16 anos". Segundo ele, "o estupro representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido". Moraes colocou a pasta à disposição da Secretaria de Segurança do Rio para ajudar nas investigações. Ele informou ainda que o tema da violência contra a mulher será discutido em uma reunião com os secretários estaduais na próxima terça-feira (31).

O crime
A adolescente de 16 anos foi estuprada no sábado (21) numa comunidade da Zona Oeste do Rio. Em depoimento à polícia, ela disse que foi até a casa de um rapaz com quem se relacionava havia três anos e que esteve a sós com ele na casa. Depois, a menina disse que acordou no domingo, em outra casa, na mesma comunidade, com 33 homens armados com fuzis e pistolas. Ela disse que estava dopada e nua. A garota retornou para casa na terça-feira (24). A família teria perguntado à garota o que aconteceu, mas ela não revelou nada. Os familiares só souberam do estupro na quarta-feira (25), quando fotos e vídeos exibindo a adolescente nua, desacordada e ferida foram compartilhados na internet pelos agressores, que ironizavam o crime. Na quinta-feira (26), a adolescente foi ao médico e tomou um coquetel para evitar doenças sexualmente transmissíveis. A Secretaria Municipal de Saúde disse que ela vai ter acompanhamento psicológico. Ela usou as redes sociais para fazer um desabafo: "Todas podemos um dia passa e por isso. Não, não doi o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes!! Obrigada ao apoio", escreveu a adolescente na manhã desta sexta (27). A polícia já identificou e solicitou a prisão de quatro homens e pede que qualquer pessoa que tenha informações sobre um dos suspeitos de participação no crime entre em contato com o Dique-Denúncia pelo telefone 2253-1177.

CONTINUE LENDO

Menina estuprada por 33 homens no Rio agradece apoio: 'Não dói o útero e sim a alma'

  • 27 Mai 2016
  • 13:42h

A adolescente de 16 anos que foi estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (23), usou seu perfil no Facebook nesta quinta-feira (27) para agradecer o apoio que tem recebido após o ataque, que foi divulgado nas redes sociais de um dos envolvidos. A garota também disse teve o celular roubado e acreditou que seria julgada, mas que se surpreendeu por apoio. "Venho comunicar que roubaram meu telefone e obrigada pelo apoio de todos. Realmente pensei que seria julgada mal! Mas não fui. Todas podemos um dia passar por isso... Não, não dói o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes!”, escreveu a garota.

O estupro, ocorrido na comunidade de Morro São João, Jacarepaguá, foi filmado e divulgadono perfil do Twitter de um dos autores do crime. Segundo a avó da menina em depoimento, a garota foi estuprada por 33 homens porque o namorado dela achava que havia sido traído. Artistas e famosas também usaram seus perfis nas redes sociais para dar apoio e desabafarsobre o caso da adolescente. As atrizes Monica Iozzi, Claudia Ohana, Carolina Dieckmann, Giselle Batista, Sophia Abrahão, além das cantoras Cláudia Leitte, Gabi Amarantos e a jornalista e Marília Gabriela foram algumas que se pronunciaram e pediram justiça.

Locais para denúncia de estupro e abusos na internet:

denuncia.pf.gov.br

www.safernet.org.br/site

www.humanizaredes.gov.br/disque100

CONTINUE LENDO

Maurício de Nassau com vestibular agendado para Arquitetura e Urbanismo

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 27 Mai 2016
  • 13:11h

(Foto: Divulgação)

Para quem pretende realizar  o curso de Arquitetura e Urbanismo, a Faculdade Maurício de Nassau já está realizando o vestibular agendado. O Ministério da Educação (MEC) emitiu portaria autorizando a graduação e com isso a unidade passa a oferecer 16 cursos superiores. A oferta faz parte do plano de ampliação e desenvolvimento da unidade, que segundo o diretor da unidade, Ricardo Marques, auxilia ainda mais no desenvolvimento da região. “A ampliação de novos cursos reforça ainda mais o propósito da Unidade em Vitória da Conquista, que é contribuir com crescimento da região trazendo mais oferta de qualificação profissional”. Atualmente a Instituição oferece os cursos presencias em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Licenciatura em Pedagogia e Cursos Tecnólogos em Gestão de RH, construção de Edifícios, Logística, Radiologia, Marketing, Design de Interiores, Estética e Cosmética. Com duração de cinco anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo possui 240 vagas anuais e forma profissionais para atuar na arquitetura de interiores, de indústria, luminotécnica e também projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes.

A atuação contempla ainda trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico, exercer tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras, vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa.

Ingresso - As formas de ingresso se dão por vestibular agendado, transferência externa, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e como portador de diploma. Desde outubro de 2015, os interessados já estão realizando as provas para ingressar nos novos cursos por meio de vestibular agendado para 2016.1. Mais informações pelo (77) 3429-6451.

CONTINUE LENDO

Seis pessoas da mesma família morrem em acidente no Sul da Bahia; quatro eram crianças

  • Correio 24h
  • 27 Mai 2016
  • 11:54h

Um casal e seus quatro filhos morreram em um grave acidente entre um carro e um ônibus na noite desta quarta-feira (25) na BR-367, Sul do estado. Segundo informações a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 18h30, no km 40, entre Eunápolis e Porto Seguro, próximo ao povoado de Pindorama. José Veloso Souza, 45 anos, estava conduzindo uma Strada prata, no sentido Porto Seguro, quando bateu de frente com um ônibus que seguia no sentido contrário. Ainda de acordo com a PRF, chovia forte no momento do acidente e a pista estava escorregadia. Além de José, também estavam no carro a esposa dele, Eliane Alves de Souza, 30, e os filhos, Gabriel Alves Veloso, 10, Pedro Henrique Alves Veloso, 8, José Artur Alves Veloso, 6, e Samuel Alves Veloso, 5. Todos morreram na hora. Com o impacto da batida, o carro foi parar debaixo do ônibus. Foi necessário o uso de um guincho para levantar o ônibus e remover o veículo com os corpos. O motorista do ônibus Gedeon Soares de Jesus, 37, também ficou ferido. Ele foi socorrido para o Hospital de Porto Seguro. O estado de saúde dele não foi divulgado.Os corpos da família foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro, onde também serão sepultados. Segundo testemunhas, José era conhecido como Zé do Palito e trabalhava como garçom na Barraca de Praia Gaúcho.

Suspeito de participar de estupro coletivo no Rio é jogador do Boavista

  • G1
  • 27 Mai 2016
  • 11:19h

Um dos quatro suspeitos acusados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro de participar do estupro coletivo de uma jovem de 16 anos é jogador do Boavista, time da primeira divisão do Carioca. Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, está foragido desde o início da noite desta quinta-feira. Ele teria inclusive um relacionamento com a vítima, que foi violentada por pelo menos 30 homens. Luquinhas, como é conhecido dentro do clube de Saquarema, Região dos Lagos do estado, é tido como uma das grandes promessas da base do clube e foi descoberto pelo holandês Clarence Seedorf. Lucas é filho de uma doméstica e de um pastor evangélico. Ele estava de férias do clube desde o fim do Campeonato Carioca. De acordo com informações do G1, a adolescente de 16 anos foi estuprada no último sábado, em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em depoimento à polícia, ela disse ter ido à casa de Lucas Perdomo, com quem ela se relacionava há três anos, e de se lembrar de estar a sós na casa dele. Depois, se lembra apenas de acordar no domingo, em outra casa na mesma comunidade, dopada, nua e com 33 homens armados com fuzis e pistolas.

O GloboEsporte.com entrou em contato com a diretoria do Boavista na madrugada desta sexta-feira. De acordo com o gestor, João Paulo Magalhães, o departamento jurídico do clube já foi acionado para acompanhar o caso. O dirigente teve conhecimento do caso somente após o nome de Lucas ser divulgado na imprensa como um dos suspeitos. - Estou chocado. Oficialmente, o Boavista, assim como todo o Brasil, espera que todos os culpados paguem por essa coisa horrível sem precedentes que aconteceu - disse Magalhães. Lucas estreou como profissional no dia 2 de abril de 2014, na derrota do Boavista para o América-RN, pela Copa do Brasil. Meia-armador e com um potente chute de esquerda, o menino sempre foi destaque nas categorias de base. Não à toa, chamou a atenção e virou uma espécie de xodó de Seedorf na época em que o holandês fez um estágio no clube de Saquarema para virar treinador, em 2013 – foi muito por conta do craque, inclusive, que Lucas conseguiu assinar seu primeiro contrato profissional. Atuou em quatro partidas no Campeonato Carioca deste ano e, desde que subiu efetivamente para o time principal, marcou quatro gols. Seu contrato com o Boavista vai até dezembro deste ano.

Afastado por indisciplina

Lucas chegou a ser afastado no Boavista durante a disputa do Campeonato Carioca deste ano. O motivo: faltas e atrasos constantes. No clube, porém, a imagem do jogador era de uma pessoa calma, sem qualquer indício de personalidade violenta. No entanto, os atos de indiciplina dificultariam a renovação do contrato, embora o talento fosse reconhecido. Caso fique provado a participação de Lucas no crime, o Boavista vai rescindir o vínculo com o meio-campo.

CONTINUE LENDO

Brumado: Probus terá sua sede própria ao lado da futura sede da UNEB

  • ASCOM / PROBUS
  • 27 Mai 2016
  • 10:41h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A PROBUS celebrou Termo de Compromisso de Doação com a AJS Imobiliária através do qual terá direito a uma área de 1.000 m2 contígua à área onde será construída a futura sede do Campus XX da UNEB. As tratativas para a celebração desse importante instrumento jurídico perante a AJS, representada pelo Sr. Alípio Joaquim da Silva, e perante a advogada do Grupo, Mariana Oliveira,  foram conduzidas pelo Presidente, Vinícius Dourado, pelo Diretor de Publicidade, Filipe Rodrigues Lima, que, por motivo de força maior, não pôde se fazer presente ao momento da assinatura do Termo, e por Joana Carmo, membro da Diretoria Executiva.  Ao longo das conversações, apresentando os atos constitutivos da PROBUS, eles expuseram suas mais altas finalidades e o caráter pioneiro da iniciativa no âmbito universitário. Receptivos a todas as informações e dados, documentadamente demonstrados, Sr. Alípio Joaquim da Silva e a advogada Mariana Oliveira convenceram-se da importância das finalidades estatutárias associadas à credibilidade da Universidade do Estado da Bahia a que se liga a PROBUS. 

Na oportunidade, foi ressaltado que a AJS já celebrou Termo de Compromisso Urbanístico similar com a UNEB, representada pelo Reitor José Bites de Carvalho, para doação de área de 40.000 m2, que se somará aos 10.000 m2 a serem concedidos pelo Município de Brumado em permuta com terreno urbano da Universidade. Numa das tratativas,  Mariana Oliveira fez-se acompanhar pelo arquiteto e professor Márcio Sarmento, que explicou a topografia do terreno e a extensão do projeto a ser implantado, concebido no modelo europeu de “smart city” ou “cidade inteligente”. Segundo o Fórum de Comunidades Inteligentes, entre os indicadores de uma cidade inteligente está o de existência de “políticas e programas que promovam a democracia digital, reduzindo a exclusão digital, para garantir que todos setores da sociedade e seus cidadãos se beneficiem da revolução da banda larga”.  Vinicius Dourado e Joana Carmo destacaram que a PROBUS respeita o conceito de cidade inteligente associado aos núcleos de proteção ambiental e acessibilidade, pois há plena compatibilidade das finalidades estatutárias e institucionais da entidade associativa, resguardados seus princípios, com a tecnologia de informação que possa dinamizar soluções em favor de comunidades e indivíduos desaquinhoados e também tornar mais ágeis informações jurídicas socialmente úteis para consecução das finalidades estatutárias, a exemplo do combate à improbidade.  Salientaram os representantes da PROBUS que a tecnologia da informação pode e deve ser usada para dinamizar esses objetivos, dando mais agilidade na obtenção dos resultados. Por último, foi ressaltada a importância da localização do terreno, dada a íntima interação da PROBUS com a Universidade, pretendendo atuar onde os espaços burocráticos não conseguem ser ágeis como as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos.  Ao final, os membros da PROBUS, Vinicius Dourado e Joana Carmo, agradeceram a acolhida dada aos objetivos da entidade, que pretende gerar avanços jurídicos na região, pondo o “know how” acadêmico a serviço da população, e parabenizaram os projetos imobiliários em execução pela AJS, com respeito pela legislação ambiental e trabalhista.  

CONTINUE LENDO

Itapetinga: Mãe mata o próprio filho de 1 mês com facada no coração

  • Itapetinga Repórter
  • 27 Mai 2016
  • 10:01h

(Foto: Itapetinga Repórter)

Um bebê de um mês foi assassinado pela própria mãe com uma facada no peito esquerdo na tarde dessa quinta-feira (26) na Fazenda Boi Bom, zona rural do município de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia. A Polícia Civil foi informada do crime no começo da noite e deslocou-se para o local juntamente com o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Adriano dos Santos foi encontrado dentro de um berço no interior de um dos quartos da residência e apresentava perfuração de aproximadamente 15 cm de profundidade no peito. Tecidos com manchas de sangue foram encontrados no local. Enquanto a perícia estava sendo realizada, um investigador da Polícia Civil começou a ouvir moradores da localidade, inclusive os pais da criança, e logo descobriu que a faca utilizada no delito havia sido dispensada no quintal do imóvel. O pai da criança estava no trabalho quando foi informado por outro funcionário da fazenda a respeito de  uma aglomeração  de pessoas  em volta de sua residência. A mãe do bebê, Camila Santos Nascimento, disse que estava na casa de uma vizinha e que ao retornar para sua residência se deparou com janelas e portas abertas. No quarto, estava o pequeno Adriano esfaqueado e todo sujo de sangue. Os pais do bebê e uma vizinha foram apresentados no Complexo Policial da cidade, onde Camila acabou confessando o crime. A moça de 18 anos matou o único filho por ciúmes. Ela revelou que, após o nascimento da criança, ninguém estava lhe dando atenção, principalmente a família de seu esposo. “Senti ciúmes e fiz isso com ele”, disse Camila, em conversa com o site Itapetinga Repórter. Depois de prestar depoimento, a vizinha e o esposo da acusada foram liberados da delegacia, entretanto, Camila segue presa à disposição da justiça. Fonte: Itapetinga Repórter

Brumado: Suspeito de atirar em gerente de trasportes da Novo Horizonte é preso

  • Ascom - 34ª CIPM
  • 27 Mai 2016
  • 09:21h

(Foto: Brumado Urgente)

Por volta das 16h30, Policiais Militares da 34 CIPM dando continuidade à diligência no intuito de localizar o autor de uma tentativa de homicídio na noite do dia 25/05, ao trafegar na Rua Ferreira e Silva no Bairro: Dr. Juracy, realizou a apreensão de Kaique Alves César, Vulgo Dentinho (Coelho), domiciliado na Rua Ferreira e Silva, n° 259, Bairro: Dr Juracy. Kaique na Delegacia confessou ter efetuado os disparos, sendo denunciado como o indivíduo que roubou e lesionou gravemente Josemar Silva Ferreira, gerente de transportes da Viação Novo Horizonte.

Polícia pede a prisão de suspeitos de estupro coletivo no RJ; namorado estaria envolvido

  • 27 Mai 2016
  • 08:43h

A Polícia Civil solicitou à Justiça, nesta quinta-feira (26), a prisão de quatro suspeitos de envolvimento no estupro coletivo de uma menor de idade no Rio de Janeiro. Os agressores foram identificados após publicarem um vídeo na internet que mostra a adolescente de 16 anos nua, com as partes íntimas sangrando, além de selfies com a vítima. De acordo com o jornal O Globo, Marcelo Miranda da Cruz Correa, de 18 anos, e Michel Brazil da Silva, de 20 anos, são suspeitos de divulgar as imagens da vítima na internet. Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, tinha um relacionamento com a adolescente e teria participação direta no crime. Segundo a polícia, o quarto suspeito é Raphael Assis Duarte Belo, de 41 anos, que aparece nas imagens ao lado da garota. Raphael trabalhou como apoio a operador de câmera nos estúdios Globo, de onde foi desligado em agosto. A vítima já prestou depoimento à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), que investiga o caso. Ela foi atendida nesta quinta no Hospital Maternidade Maria Amélia, para fazer exames, e contou que foi à casa do namorado na sexta (20), mas só acordo no domingo (22), já com os agressores em cima dela. Familiares contaram que a jovem só voltou para casa na terça (24). “Ela chegou descalça, descabelada, com aspecto de que tinha se drogado muito e com uma roupa masculina toda rasgada. Provavelmente eles deixaram ela nua e ela vestiu aquilo pra vir em casa”, contou uma parente da menina. Sem informar para a família o que havia acontecido, a jovem ainda voltou ao local do crime para tentar reaver o celular, que foi roubado. Um agente comunitário percebeu o estado da adolescente e a levou para casa. “Esse agente comunitário, que veio trazê-la [para casa], acho que ele foi uma pessoa que salvou a vida dela, porque eles iriam matá-la. Porque é isso que eles fazem, né. Não é normalmente a história que a gente conhece? Eles estupram e matam”, completou uma integrante da família.

Com a presença de várias lideranças políticas, mecanização agrícola é entregue para a comunidade do Campo Seco; emenda de autoria de Waldenor e indicação de Zé Carlos de Jonas

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Mai 2016
  • 08:15h

O vereador Zé Carlos de Jonas durante o seu pronunciamento (Foto: Brumado Urgente)

Um dos grandes anseios da comunidade do Campo Seco se tornou realidade na noite desta quinta-feira (26) com a realização de um encontro para a entrega oficial de um conjunto de mecanização agrícola que foi obtido por meio de uma emenda parlamentar do deputado Waldenor Pereira, sendo a indicação do vereador Zé Carlos de Jonas. O evento foi muito concorrido e contou, além da presença dos supracitados, com a participação do ex-vice governador da Bahia e pré-candidato, Edmundo Pereira Santos e de sua esposa Marizete Pereira; do presidente da Câmara de  Vereadores de Brumado e pré-candidato, Alessandro Lôbo; do presidente do PMDB e pré-candidato Emanoel “Manelão” Araújo; do secretário municipal de Agricultura, Fred Neves, representando o prefeito de Brumado, do presidente da Associação do Campo Seco, Judical Pinhieiro (Kaé) e dos vereadores Zé Ribeiro Neves, Catoze, Agno Meira e Édio Pereira que também é pré-candidato . O evento, que ocorreu em um salão religioso, transcorreu em clima de muita alegria e acabou também tendo um viés político, já que a presença de várias representações políticas, sinalizou para uma possível aliança para a disputa eleitoral de 2016. O vereador Zé Carlos de Jonas, muito aplaudido e recebendo o reconhecimento dos presentes, fez um pronunciamento muito emocionado, onde ele destacou a sua luta em prol da conquista de benefícios para a comunidade do Campo Seco, ressaltando a importância da obtenção da mecanização agrícola, que é composta por um trator e vários insumos, para a comunidade, a qual, a partir de agora terá um ganho considerável em sua área produtiva. O deputado federal Waldenor Pereira também ressaltou a importância da luta do vereador Zé Carlos de Jonas e reafirmou o seu compromisso em prol da comunidade e do fortalecimento da aliança, afirmando que novas conquistas serão feitas por meio do seu mandato parlamentar. No final foi realizada uma grande confraternização, onde os moradores agradeceram a conquista da mecanização agrícola. Confira fotos do evento; 


Hemoba lança concurso de cordel para incentivar doação de sangue

  • 27 Mai 2016
  • 08:07h

(Foto: Reprodução)

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança o I Concurso Cultural - Cordel da Doação, que visa estimular a doação de sangue e reforçar os estoques durante todo o período que antecede as festas populares do mês de junho. Podem participar do concurso pessoas físicas, sem limitação de idade, residentes no estado da Bahia. Os participantes deverão escrever poemas de cordel que estimulem a doação de sangue, devendo citar os temas "Dia dos Namorados", "Dia Mundial do Doador de Sangue" e "Festas Juninas".

A inscrição poderá ser feita de 19 a 31 de maio, através do e-mail [email protected]. Os candidatos devem colocar no assunto do e-mail a palavra cordel. É preciso ainda informar o nome, idade, endereço e telefone de contato com DDD. Os vencedores terão o seu cordel publicado na rede social da Hemoba e ganharão o seu poema impresso, junto com uma cesta junina e uma camisa da Fundação Hemoba. O Regulamento do Concurso pode ser conferido nosite da Fundação Hemoba. O cordelista Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido como Bule-Bule, será um dos apoiadores da Hemoba no projeto, que pretende reforçar os estoques de sangue devido ao aumento do número de acidentes gerar uma alta demanda transfusional. O cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, impressos em panfletos e declamado por pessoas das mais diferentes classes sociais.  Originária de Portugal, a forma literária ficou bastante propagada no Nordeste Brasileiro, onde as estrofes mais comuns são propagadas com dez, oito e até seis versos.

CONTINUE LENDO

NATURAL LIFE: Promoção relâmpago amanhã (28)

  • 27 Mai 2016
  • 07:01h

Não tomar sol é tão prejudicial à saúde quanto fumar, aponta estudo

  • Bahia Notícias
  • 26 Mai 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Não tomar sol é tão preocupante quanto fumar, de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Internal Medicine, realizada com 30 mil mulheres por cerca de 20 anos. Este estudo indica que evitar o sol é um fator de risco de morte da mesma magnitude que fumar. Quando comparado a alguém que se expõe mais ao sol, a expectativa de vida de quem não toma muito sol pode diminuir até dois anos e um mês. Os pesquisadores do Hospital Universitário de Karolinska, na Suécia, responsáveis pelo estudo, notaram que mulheres que tomam mais sol tem menos riscos de problemas cardiovasculares e doenças crônicas como diabetes e esclerose múltipla do que quem evita o sol. Um ponto interessante do estudo é que os benefícios aumentam conforme a pessoa toma mais sol. Diante de tudo isso, o doutor Pelle Lindqvist, autor do estudo, defende que a mulher não deve se expor nem demais e nem de menos ao sol. "Há tempos sabemos que existem três hábitos que são perigosos para a nossa saúde, são eles: fumar, sedentarismo e estar acima do peso. Agora, com esta pesquisa vimos que existe um quarto: evitar exposição ao sol", conta Lindqvist.