Forprof define ações para elaboração de plano estratégico para formação de professores

  • ASCOM/Educação
  • 16 Jun 2016
  • 09:23h

(Foto: Divulgação)

Após a discussão sobre o decreto nº 8.752 de 09 de maio de 2016, que dispõe sobre a Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, os membros do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof - Ba), agora irão se debruçar sobre as metas prioritárias dos Planos Nacional e Estadual de Educação. Em reunião realizada na terça-feira (14/06), o Fórum definiu, também, a criação de grupos de trabalho para as temáticas abordadas nas metas estabelecida dos planos. O encontro, realizado na reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, contou com representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT), das Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) e demais membros do Forprof-Ba. O diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que presidiu a reunião do Forprof, afirmou que é preciso afinco de todos para que as metas sejam cumpridas, garantindo a melhoria na qualidade da educação. Severiano Alves destacou como sendo as mais importantes, as metas que dispõem sobre a universalização da educação infantil e a educação integral. “A educação integral já era a principal proposta de Anísio Teixeira, que para mim, é a matriz da educação brasileira. Precisamos ampliar esta oferta, que hoje no Brasil, ainda é muito tímida”, frisou Severiano.

 

 

Iniciação Docente – Além do debate sobre o decreto nº8.752, o encontro do Forprof trouxe, na pauta, a revogação da Portaria nº046 do Ministério da Educação (MEC) que previa alterações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Esta foi uma preocupação levantada na reunião anterior, mas que agora podemos comemorar a revogação desta portaria que iria prejudicar cerca de 50 mil estudantes e professores de todo o Brasil”, comentou Severiano Alves que levou o pleito do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (ForPibid) pela revogação ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Ensino Superior (Capes), do Ministério da Educação, Abílio Baeta Neves. A revogação da portaria nº046 foi publicada nesta quarta-feira (15/06), no Diário Oficial da União. Para a presidente do ForPibid, Alessandra Assis, a portaria nº046 representava um retrocesso ao desenvolvimento da política de formação de professores. “O Pibid se consolidou como um programa de formação inicial que estimulou e deu apoio a estudantes de licenciatura a conhecerem a realidade da educação básica, num contato diário com as escolas. E esta aproximação dos estudantes com a escola pública estava em risco com a portaria. Esta revogação é uma vitória para a política de formação de professores”, comemorou a presidente, que também participou do encontro em Cruz das Almas.

CONTINUE LENDO

MPF ajuíza 10 prefeitos baianos que ainda não criaram portal da transparência

  • Bahia Notícias
  • 16 Jun 2016
  • 08:41h

(Foto: Reprodução)

Dez prefeitos baianos vão responder por improbidade administrativa por não implantarem o portal da transparência, para divulgar informações das gestões. De acordo com o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), estão no rol os gestores de Barro Alto, Brejões, Canarana, Gongogi, Iaçu, Ibiquera, Ipiaú, Jussara, Manoel Vitorino e Marcionílio Souza. Pela irregularidade, os procuradores da República Márcio Albuquerque de Castro e Flávio Pereira da Costa Matias recomendaram que a União suspenda as transferências de recursos a essas prefeituras até que haja a efetiva implementação dos portais. No total, o MPF em Irecê, em Jequié e em Paulo Afonso ajuizaram desde o início de junho um total de 85 ações civis públicas contra municípios baianos para que regularizem a divulgação de informações nos respectivos portais da transparência. O MPF requer multa diária de R$10 mil em caso de as administrações municipais não corrigirem as irregularidades. 

Segundo o MPF, as ações resultam da segunda etapa de monitoramento do projeto nacional Ranking da Transparência que avalia o cumprimento, por governos estaduais e prefeituras, de normas quanto à publicidade de informações de gastos públicos e disponibilização de canal para pedidos de informação por meio dos sites oficiais ou portais de transparência. Os municípios que devem responder às ações são: Jeremoabo, Novo Triunfo, Tucano, Rodelas, Glória, Banzaê, Cícero Dantas e Chorrochó, acionados pelo MPF em Paulo Afonso; América Dourada, Andaraí, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Boninal, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Iraquara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Mulungu do Morro, Nova Redenção, Palmeiras, Presidente Dutra, São Gabriel, Seabra, Souto Soares, Uibaí, Utinga, Wagner e Xique-Xique, acionados pelo MPF em Irecê; Aiquara, Amargosa, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Vista do Tupim, Brejões, Contendas do Sincorá, Cravolândia, Dário Meira, Gongoji, Iaçu, Ibicoara, Ibiquera, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Marcionílio Souza, Milagres, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Itarana, Piatã, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra e Ubatã, acionados pelo MPF em Jequié.

CONTINUE LENDO

Forró do Sítio Novo 2016: Produção comunica que as camisas do evento poderão ser retiradas nesta quinta-feira (16) à partir das 16 horas

  • 16 Jun 2016
  • 08:11h

(Divulgação)

A contagem regressiva para a melhor festa de Brumado e região, o Forró do Sítio Novo, que irá acontecer no próximo sábado (18), trazendo grandes atrações e novidades para o grande público que irá comparecer ao evento, está em ritmo acelerado. Então, como a hora está chegando, a produção do Forro do Sítio Novo comunica que as camisas da festa estarão disponíveis a partir das 16 horas desta quinta-feira (16) no espaço que fica ao lado do Boteco Show Bar na Av. Otávio Mangabeira. Então evite grandes filas e já pegue a logo a sua camisa e prepare as tuas emoções porque a alegria irá reinar de forma absoluta.

Brumado: Extermínio de cães na região do Distrito de Itaquaraí intriga moradores

  • 16 Jun 2016
  • 07:47h

Vários animais apareceram mortos nos últimos dias na região de Itaquaraí (Foto: Brumado Urgente)

Em tempos de valorização dos animais e repúdio às ações de maus tratos, ainda existem situações que vêm comprovar que ainda há muito em que se avançar nessa questão, já que a impunidade acaba favorecendo os que praticam estes atos nefastos. Na zona rural de Brumado, mais precisamente na região do Distrito de Itaquaraí está acontecendo um fato que vem intrigando os moradores, já que, nos últimos dias inúmeros cães apareceram mortos, possivelmente vítimas de envenenamento. A substância utilizada deve ser de alto poder já que até os urubus que se alimentaram das vísceras dos animais acabaram morrendo em seguida. O mistério está no ar e os moradores esperam que as autoridades sanitárias e policiais se encaminhem para o lugar para fazer uma investigação mais ampla sobre as mortes, que acabaram trazendo tristeza já que muitos animais eram de estimação. Pelo fato de ser um local na zona rural e pela falta de logística da Polícia, esse desejo dos moradores poderá ser mais complicado de ser atendido. 

Menino com poderes paranormais estaria incendiando casas na zona rural de Catu; veja reportagem

  • 16 Jun 2016
  • 07:12h

Há imagens de eletrodomésticos, colchões e paredes chamuscadas com as labaredas. Moradores estão assustados. (Foto:Aratu OnLine)

Um mistério ronda a cidade de Catu. Um menino tido como paranormal, dizem os moradores, é capaz de pôr fogo nas casas do município usando apenas o poder da mente. Há imagens de eletrodomésticos, colchões e paredes chamuscadas com as labaredas. Os habitantes, principalmente da zona rural, onde este fenômeno ocorre com mais frequência, estão assustados. O Aratu Notícias enviou o repórter Xico Lopes, o cinegrafista Carmelito Silva e o auxiliar Marcos Santiago para Catu. Eles que contam esta história recheada de mistério e misticismo. A edição das imagens são de Jeferson Cerqueira.

Serralheria Santa Rita, as melhores opções estão aqui!

  • 16 Jun 2016
  • 07:02h

Governo Temer é avaliado negativamente por 67% dos brasileiros

  • 15 Jun 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

O governo interino de Michel Temer é avaliado negativamente por 67% dos brasileiros, segundo pesquisa Vox Populi, encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT. De acordo com o levantamento, 33% consideram o governo regular, 11% avaliam de forma positiva e 21% não souberam ou não opinaram. As opiniões negativas foram mais frequentes na região Nordeste (49%) e as positivas, na região Sul (24%), onde a rejeição é de 31%. Realizada entre os dias 7 e 9 de junho, a consulta questionou também sobre a expectativa sobre o desemprego: 52% acreditam que ele vai aumentar. Os entrevistados ainda manifestaram preocupação com os direitos trabalhistas (55%), e com a idade mínima para a aposentadoria (77%). O governo foi avaliado pior do que imaginado por 32% dos entrevistados. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 116 municípios.

Mulher de atirador sabia do atentado e poderá ser acusada pela polícia

  • 15 Jun 2016
  • 19:04h

A mulher de Omar Mateen, o atirador que matou 49 pessoas e feriu mais de 50 na boate Pulse, em Orlando, na Flórida, sabia dos planos do marido para o ataque. Por isso, a mulher - Noor Salman - poderá ser acusada em breve de participação no massacre de Orlando, o maior atentado a tiro da história moderna dos Estados Unidos. A notícia sobre o indiciamento formal de Noor Salman foi divulgada pela agência de notícias Reuters, que atribuiu a informação a fontes da polícia. A boate é um local de entretenimento destinado ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). O massacre ocorreu na madrugada do último domingo (12/6). Omar Mateen foi morto a tiros pela polícia depois de permanecer três horas no clube. Antes de atirar, Mateen ligou para o serviço de atendimento ao público da polícia e disse que tinha lealdade ao Estado Islâmico e a outros grupos militantes muçulmanos.

 

 

Em entrevista à rede de televisão CNN, o senador norte-americano Angus King, integrante do Comitê de Inteligência do Senado, disse que recebeu informações sobre as investigações a respeito do massacre, que confirmam o envolvimento de Noor Salman. "Parece que ela tinha algum conhecimento do que estava acontecendo", afirmou. O senador acrescentou que Noor Salman está cooperando com as investigações e poderá fornecer informações importantes sobre o atentado. Até agora, as investigações mostram que Omar Mateen era uma pessoa que se orientava por informações que colhia na internet. Não há evidências de que tenha recebido instruções de grupos do exterior como, por exemplo, o Estado Islâmico. O atirador tinha 29 anos, era cidadão norte-americano e os pais são imigrantes afegãos. Em entrevista, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descreveu Omar Mateen como um jovem perturbado, que se transformou nos últimos anos em um homem “irritado, instável e radicalizado”. A polícia também está investigando as informações, recebidas de várias fontes, de que Omar Mateen seria um frequentador habitual de clubes gays, inclusive da boate Pulse. As informações das fontes, publicadas na imprensa norte-americana, dizem que Mateen tinha interesse em acessar sites de namoro gay na internet.

Número de mortos

Ontem (14/6), em entrevista, médicos do Hospital Orlando Health, centro de saúde que recebeu as primeiras vítimas do ataque, disseram que o número de mortos em decorrência da tragédia pode aumentar. No domingo, a polícia tinha informado que o número de pessoas que morreram no atentado na boate Pulse era 50. No dia seguinte, a polícia corrigiu essa informação e o número de mortos passou a ser 49. Segundo o médico Michael Cheatham, dos 44 pacientes que deram entrada no hospital, em razão do tiroteio, 27 ainda estão recebendo cuidados. E desses, seis estão "gravemente doentes". Cheatham disse que ficaria surpreso se o número de mortos não subir.

CONTINUE LENDO

Executivo cita R$ 21 mi em propina para PT e PMDB

  • Tribuna da Bahia
  • 15 Jun 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

O engenheiro Luiz Carlos Martins, ligado à Camargo Corrêa e delator da Operação Lava Jato, relatou compromisso de R$ 21 milhões em propina com PT e PMDB sobre as obras da Usina de Belo Monte. O executivo fechou delação premiada na Lava Jato em meados do ano passado e prestou novo depoimento em 30 de março deste ano. A Usina de Belo Monte fica no município de Altamira, no sudoeste do Pará. Luiz Carlos reiterou todas as informações prestadas em sua colaboração. O executivo relatou que, em 2011, levou ao então presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, a “cobrança” que lhe havia sido feita pelo então presidente da Andrade Gutierrez Flávio Barra. Contratada em Belo Monte e no Rodoanel, construtora do Bertin pagou R$ 588 mil a firma de fachada alvo da Lava Jato “No sentido de que 1% dos valores desembolsados no contrato das obras civis de Belo Monte deveria ser encaminhado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); que, complementando, afirma que a participação da Camargo Corrêa no empreendimento compreendia a participação de 16% no consórcio construtor (CCBM), pelo que lhe caberia o pagamento de R$ 21 milhões a título de propina aos citados partidos, 50% para cada”, relatou. O executivo disse que, ao levar ‘tal demanda’ a Dalton Avancini, foi orientado a tratar exclusivamente dos pagamentos relacionados ao PMDB, ‘sendo que os valores a serem direcionados ao PT o próprio presidente disse que iria resolver’. “O declarante desconhece a maneira como eventualmente foram realizados pagamentos ao PT, esclarecendo que estas questões normalmente são tratadas de forma bastante reservada no âmbito da presidência da empresa”, afirmou. A reportagem fez contato com PT e PMDB, que não retornaram. Quando foram citados anteriormente, os partidos negaram taxativamente a prática de ilícitos.

Brumado: Jovem que fugiu de viatura e de perseguição policial algemado é preso pela Polícia Civil

  • Brumado Urgente
  • 15 Jun 2016
  • 17:25h

Fábio foi conduzido para a carceragem da Depol (Foto: Brumado Urgente)

Investigadores da 20ª Coorpin conseguiram prender na tarde desta quarta-feira (15) Fábio Santos Souza (25), o qual, no dia 06 de junho conseguiu um feito, no mínimo, curioso, já que ele, após ter sido alvo de um mandado de prisão, conseguiu fugir de dentro da viatura na Av. João Paulo I e, algemado, escapou de uma perseguição policial subsequente. Após 9 dias, Fábio que é conhecido como “Fala Mansa” acabou sendo definitivamente preso por policiais civis no Bairro Olhos d’Água, que o conduziram para a Depol onde já está à disposição da Justiça. A prisão foi considerada questão de honra para a Polícia, pois a forma como ele fugiu acabou ganhando repercussão. 

A nova função do WhatsApp que permite responder a mensagens específicas em conversas de grupo

  • 15 Jun 2016
  • 17:14h

(Foto: Reprodução)

As conversas em grupo no WhatsApp podem agilizar a comunicação entre pessoas, mas também podem causar muita confusão e mal-entendidos. Muitas vezes fica complicado seguir uma conversa quando o grupo tem mais de cinco, dez ou até dezenas de integrantes - e quando se muda de assunto o tempo todo. Para evitar o problema, o aplicativo lançou uma ferramenta que permite escolher e citar mensagens específicas para que todos saibam do que se está falando. Veja abaixo como usar esta nova função do WhatsApp. Mas lembre-se que em cada sistema operacional os passos podem variar um pouco.

1º Passo
Escolha a mensagem da conversação que você quer responder diretamente e pressione sobre ela para marcá-la.

2º Passo
Na parte superior aparecerá um conjunto de opções. Escolha a primeira seta da esquerda e surgirá uma caixa de diálogo com a mensagem escolhida e o box para a resposta.

3º Passo
Escreva a reposta, aperte 'entrar' e a mensagem citada por você com a resposta direta a ela aparecerá na linha da conversação em grupo. Com a nova ferramenta, os usuários poderão diminuir e até evitar os mal-entendidos e as mensagens perdidas nos longos diálogos em grupo no WhatsApp. Esta nova função é parecida com a nova ferramenta oferecida pelo Twitter. Quando o usuário seleciona o botão para retuitar, é oferecida a opção "Citar tuíte".

CONTINUE LENDO

Casos confirmados de Microcefalia chegam a 254 na Bahia

  • 15 Jun 2016
  • 16:34h

(Foto: Reprodução)

De acordo com o Ministério da Saúde, a Bahia já registrou 254 casos de Microcefalia desde outubro de 2015 até junho deste ano. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico da pasta, publicado nesta quarta-feira (15). Ainda segundo o ministério, outros 667 casos estão sob investigação e 214 foram descartados no estado. Desde o início da investigação, a Bahia acumula 1.135 caso da patologia. Em relação ao Brasil, o boletim divulgado nesta quarta registrou um acumulado de 7.936 suspeitos. Destes, 3.308 já foram descartados e 3.047 permanecem em investigação.  No mesmo período, foram registrados 317 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Destes, 73 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 198 continuam em investigação e 46 foram descartados. No mês de junho, o Ministério da Saúde registrou 1.581 casos confirmados no país. Desse total, 226 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O ministério, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Taisan Veículos comemora o seu primeiro aniversário em grande estilo, mas os presentes são os clientes que vão ganhar

  • 15 Jun 2016
  • 15:54h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

A Taisan Veículos surgiu para proporcionar uma nova perspectiva na área de concessionárias em Brumado, oferecendo as grandes novidades do mercado automotivo multimarcas, com um portfólio moderno e atrativo, tendo no custo benefício o seu grande diferencial. Inaugurada em junho de 2015, a Taisan Veículos está comemorando o seu primeiro aniversário em grande estilo, mas quem irá ganhar os presentes serão para os seus clientes, já que ofertas e promoções imperdíveis estão sendo lançadas para comemorar essa data marcante. Então, venha comemorar com a gente e conhecer as grandes novidades que só a Taisan Veículos pode oferecer. Visite o nosso showroom na Av. Centenário, 853.

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Cerca de 2 milhões de pessoas não sacaram o PIS/Pasep; prazo termina dia 30

  • 15 Jun 2016
  • 15:53h

(Foto: Reprodução)

O prazo para trabalhadores sacarem os R$ 880 de abono do PIS/Pasep de 2015 termina daqui a quinze dias, em 30 de junho, mas cerca de 2 milhões de pessoas ainda não pegaram o dinheiro a que têm direito, segundo o Ministério do Trabalho. O abono do PIS/Pasep é um benefício pago a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2014. O valor a receber é de um salário mínimo. Para ter o direito, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2014. Além disso, o patrão tem que ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono e 21,5 milhões já sacaram seu dinheiro. 

 

Os Estados com o maior número de pessoas que não fizeram o saque são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério. O valor não sacado soma R$ 1,7 bilhão por enquanto. Os valores que não são sacados até o final do prazo voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O PIS (Programa de Integração Social) é para trabalhadores de empresas privadas e deve ser sacado na Caixa, enquanto o Pasep (Patrimônio do Servidor Público) é para servidores públicos, e deve ser sacado no Banco do Brasil.

Como sacar o PIS/Pasep

  • Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos caixas eletrônicos da Caixa ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o trabalhador pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento de identificação. 
  • Os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.
  • As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil. 

CONTINUE LENDO

Livramento: Caminhão carregado de cebolas cai em ribanceira na BA-148

  • Livramento Manchete
  • 15 Jun 2016
  • 15:10h

Foto: Ailton Oliveira | Livramento Manchete

Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 10h30min, na BA-148, envolvendo um caminhão Mercedes Benz da cidade de Taboão da Serra – SP, placa FSR-4587, o veiculo transportava uma carga de cebolas. O fato aconteceu em um trecho que liga o município de Livramento de Nossa Senhora a Rio de Contas, na Serra das Almas. Segundo informações obtidas pelo Livramento Manchete no local do acidente, o condutor do veiculo teria perdido o controle do mesmo vindo a cair em uma ribanaceira as margens do asfalto, em uma curva perigosa. A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros ao motorista e seu auxiliar, que sofreram ferimentos, logo após foram encaminhados ao hospital municipal de Livramento.