Solidariedade: Ajude a família de ‘Zé de Maria’ a acompanhar o seu tratamento intensivo em Itapetinga

  • 13 Jul 2016
  • 15:03h

Zé de Maria (esquerda), ao lado do promoter Beto Bonelly (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Na vida cotidiana José Maria da Silva Santos, um dos maiores pedreiros de Brumado, na vida boemia, “Zé de Maria”, um dos personagens mais queridos da cidade, muito conhecido pelas suas aventuras e pelo seu jeito de ser irreverente. Só que a vida resolveu lhe pregar uma peça e ele foi acometido de um infarto do miocárdio e teve que ser internado às pressas numa UTI em Itapetinga, onde ele continua em tratamento. Diante disso, os familiares vêm fazer um pedido à sociedade brumadense para ajudar no acompanhamento de Zé de Maria, que precisa do auxílio da família. Vale esclarecer que os custos de hospedagem, alimentação, produtos de higiene para o paciente e custos de locomoção são altos, então, os familiares vêm solicitar a colaboração de todos nesse sentido. Para contribuir é simples, a primeira opção é fazer um depósito de qualquer quantia na conta corrente 20848-5, agência 0730-7, Banco do Brasil – Brumado, em nome de Alex da Silva Santos, que é irmão de Zé de Maria; a segunda opção é se dirigir à Rua Davi Bonfim, 396, ao lado da Câmara de Vereadores e levar a sua doação. A família conta com a sua ajuda. Contato: (77) 9.9929-9551, com Alex.

Estado Islâmico planejou ataque contra a França para os Jogos Olímpicos

  • 13 Jul 2016
  • 14:49h

Christophe Gomart, chefe da Inteligência Militar francesa|Foto: Voltairenet.org

Um relatório do governo francês divulgado nesta quarta-feira (13) informou que o grupo extremista Estado Islâmico planejou um ataque contra a delegação da França para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que será realizado em agosto no Rio de Janeiro. Segundo informações da Agência Brasil, o dado foi passado pelo chefe da Direção de Inteligência Militar (DRM), general Christophe Gomart, durante uma audiência ocorrida no dia 26 de maio na Comissão Parlamentar de Luta contra o Terrorismo, que investiga os atentados de 2015 na França. O relatório só foi divulgado nesta quarta,  no site da Assembleia Nacional. Gomart conversou com o deputado Georges Fenech e afirmou que um membro brasileiro do Estado Islâmico que estaria prestes a "cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos". De acordo com o jornal Liberation, esta parte do diálogo foi incluída inadvertidamente no relatório e só aparece no documento por um erro de transcrição. Tanto o relatório quanto Gomart não fornecem detalhes sobre a identidade do brasileiro ou sua localização. Acredita-se que ele estaria fora do Brasil e pode já estar detido. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elevou, em abril, o risco de ataque do Estado Islâmico durante as Olimpíadas, sob justificativa de que tem aumentado o número de cidadãos do país que aderiram ao grupo extremista. O ministro da Defesa do governo interino, Raul Jungmann, também afirmou que o EI é uma preocupação.

Presidente do legislativo, Dr. Alessandro Lôbo arquiva, através de portaria, Projeto 'Escola sem Partido'

  • 13 Jul 2016
  • 14:12h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O projeto de lei de nº 012/2016, autoria do vereador José Carlos dos Reis que tinha como objetivo instituir no sistema municipal de ensino o programa “Escola sem Partido” foi apresentado na sessão ordinária do último dia 04 de julho, porém o entendimento da maioria das pessoas que tomaram conhecimento do mesmo não foi de aceitabilidade dos seus princípios básicos. Desta forma criou-se um clima de muita polêmica e discussão, principalmente por parte dos professores que acreditavam que o projeto tinha em seu bojo a clara pretensão de cercear a liberdade de ensinar, classificando-o como a “Lei da Mordaça” Entendendo que a referida proposição ocasionou uma grande animosidade na comunidade e atendendo à solicitação do autor o presidente utilizando dos meios legais determinou através da Portaria nº 029/2016, datada de 13 de julho, o arquivamento do Projeto de Lei nº 012/2016, pondo fim ao seu trâmite legislativo.    

Bahia: Funcionário de banco é amarrado a explosivos durante assalto, diz PM

  • 13 Jul 2016
  • 13:29h

Funcionário está com explosivos amarrados ao corpo (Foto: Blog do Sigi Vilares)

O funcionário de um banco foi amarrado a explosivos durante um assalto na manhã desta quarta-feira (13), no município de Barreiras, região oeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, o homem foi deixado dentro da agência, mas não consegue se movimentar devido ao risco de explosão. Os bandidos fugiram do local e até por volta das 11h não haviam sido localizados.Ainda de acordo com a polícia, os criminosos estariam fazendo a mãe do funcionário como refém em outro ponto da cidade. A mulher também estaria amarrada a explosivos. As informações foram passadas pelo próprio funcionário. O G1 recebeu as imagens do Blog Sigi Vilares que foram cedidas pela polícia. O banco fica no centro da cidade de Barreiras. Por volta das 9h desta quarta-feira, policiais militares e civis chegaram ao local e realizaram um cerco nas ruas que dão acesso a agência. O esquadrão anti-bomba foi acionado e é aguardado para desativar os explosivos utilizados para prender o funcionário. Por volta das 13h20 a polícia informou que a mãe do funcionário já havia sido libertada pelos bandidos. Os policiais seguiam sem informações do paredeiro dos criminosos e o homem continuava aguardando a chegada do esquadrão anti-bomba dentro da agência.

Brumado: 240 caixas de antidepressivos são apreendidas por guarnição do TOR na BR-030

  • Brumado Urgente
  • 13 Jul 2016
  • 12:49h

Os medicamentos ficaram apreendidos devido à falta da nota fiscal (Foto: Brumado Urgente)

A prática da venda irregular de remédios controlados, especialmente os psicotrópicos, que são usados para combater a depressão, que cada vez mais assola a sociedade moderna, vem aumentando substancialmente, o que vem fazendo com que a fiscalização também seja ampliada por parte da Polícia. Dentro deste cenário, uma guarnição da TOR – Tático Ostensivo Rodoviário – apreendeu na manhã desta quarta-feira, na BR-030, pouco depois da Vila Presidente Vargas, 240 caixas, com 20 comprimidos cada, do antidepressivo genérico Cloridrato de Amitriptilina, que vem sendo cada vez mais utilizado. Os medicamentes estavam num veículo que ia para Guanambi e o motorista não possuía nota fiscal dos medicamentos, o que fez com que ele fosse levado para a Depol para prestar esclarecimentos. Os medicamentos ficaram retidos, mas o motorista garantiu que irá trazer a nota fiscal, comprovando assim a origem lícita do produto. Vale ressaltar o brilhante trabalho que vem sendo feito pelas equipes do TOR que vem promovendo uma sensação de segurança muito maior nas estradas de nossa região. 

Faculdade Maurício de Nassau oferece 1.700 vagas em cursos gratuitos

  • 13 Jul 2016
  • 12:22h

(Foto: Divulgação)

A Faculdade Maurício de Nassau, promove, neste mês de julho, mais uma edição do projeto Capacita em Vitória da Conquista. Aberto ao público, a atividade destaca-se pela quantidade de cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento, como: Pedagogia, Administração, Enfermagem e Fisioterapia. O conteúdo programático do evento destacará temas importantes como a inserção no mercado de trabalho, a importância do movimento corporal humano, marketing digital, prática de leitura e interpretação textual, além de uma série de outros minicursos e palestras. Serão 30 no total, com carga horária que varia de 3 a 10 horas/aula. Para garantir a participação, o interessado deve se inscrever com antecedência levando um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas na própria instituição, localizada na Avenida Otávio Santos, na área central do município. O evento acontece entre os dias 18 a 29 no prédio da própria instituição. As atividades estão previstas para acontecer sempre às 19h. Confira abaixo a programação completa AQUI.

A uma hora do fim do prazo, eleição da Câmara registra 15 candidatos

  • 13 Jul 2016
  • 11:41h

(Foto: Reprodução)

O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) foi o 15º parlamentar a registrar candidatura na eleição que vai escolher o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara. Nascimento confirmou participação na votação por volta das 10h30 desta quarta-feira (13). As inscrições para participar da disputa estão abertas até as 12h. Graduado em Direito, Gilberto Nascimento foi delegado de polícia. Ele está no segundo mandato como deputado federal. Em 2002, foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo PSB. Em 2014, já pelo PSC, foi eleito pela segunda vez.

A eleição
Os parlamentares interessados em ingressar na disputa pelo comando da Casa terão até as 12h desta quarta (13) para oficializar as candidaturas. A eleição está marcada para as 16h desta quarta. Até uma hora antes da votação, é permitido que os candidatos registrados desistam de participar. Qualquer deputado pode lançar candidatura. A votação é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos. Para ser eleito no primeiro turno, é preciso obter a maioria absoluta dos votos. Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas. Com a oficialização de candidaturas, os deputados já começaram a distribuir panfletos pessoalmente ou por meio de cabos eleitorais e a espalhar cartazes pelas dependências da Câmara.

CONTINUE LENDO

TAISAN: SAVEIRO CROSS COMPLETA

  • 13 Jul 2016
  • 10:59h

Lava Jato: Gravação indica negociação para evitar delações premiadas

  • 13 Jul 2016
  • 10:12h

(Foto: Reprodução)

Uma gravação anexada a um dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) indica o funcionamento de negociações em torno das delações premiadas no esquema de corrupção da Petrobras. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a gravação envolve Alexandre Margotto, ex-sócio do corretor de valores Lúcio Funaro, apontado como operador do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  No áudio, Margotto pede dinheiro para não depor contra Funaro. "Eu quero estar do lado do Lúcio e que ele não me desampare financeiramente nem juridicamente. Mas eu já quero cem pau agora, R$ 100 mil", afirma, a um interlocutor identificado como Bob. 

O diálogo, ao qual Folha teve acesso, foi anexado pela defesa de Funaro aos autos do processo que resulltaram em sua prisão preventiva no dia 1º. O corretor é acusado de ser operador de Cunha em um esquema de corrupção na Caixa Econômica. A conversa revela outro caso de negociação para evitar delação. O interlocutor identificado como Bob pergunta a Margotto o que ele poderia falar sobre a disputa entre Funaro e o grupo Schahin. "Não depor contra ele já é um grande favor. Eu sei toda a história do Schahin", diz Margotto, que também afirma que Funaro "comprou um juiz que eu arrumei". A Schahin é investigada pela Lava Jato e acusa Cunha e Funaro de terem chantageado a empresa no Congresso. O motivo alegado seria uma dívida de R$1 bilhão que Funaro cobra, após prejuízo que a empreiteira teria lhe causado em uma obra de hidrelétrica em Rondônia. No áudio, gravado em abril, Margotto fala que encontraria um advogado no dia seguinte. O encontro seria para discutir sua delação. O advogado também foi alvo de mandados de busca e apreensão na Operação Sépsis, que prendeu Funaro. Margotto pede o pagamento de dívidas que o corretor teria com ele, somando cerca de R$ 12 milhões, além dos R$ 100 mil emergenciais. "Primeiro, só não quero ser preso. Segundo, ter dinheiro para pagar minhas contas".

CONTINUE LENDO

Sudoeste: Buraco 'engole' caminhão após parte de rua ceder

  • 13 Jul 2016
  • 09:32h

Caminhão afundou em obra após parte de rua ceder (Foto: GuanambiFM.com.br)

Um caminhão caçamba carregado de entulho e terra caiu em um buraco em uma obra no bairro Aeroporto Velho, na cidade de Guanambi, sudoeste da Bahia, na terça-feira (12). O veículo estava estacionado ao lado do local onde está sendo feita a escavação de uma fundação. Parte da rua cedeu, o caminhão virou e caiu na obra. O veículo ficou com rodas para cima. O motorista não ficou ferido porque saiu do caminhão antes do acidente.

Brumado mais uma vez presente nos palcos

  • ASCOM / Chico Amorim
  • 13 Jul 2016
  • 08:49h

(Foto: Divulgação)

Dessa vez, aconteceu em Paracatu – MG o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu nos dias 8 e 9 de julho quando os brumadenses Bruno Leone, cantor e o músico instrumentista Chiquinho Amorim subiram ao palco para receberem os prêmios de duas grandes conquistas: Melhor Letra e 2º lugar Melhor Música com a canção “Os Girassóis” do compositor Igor Murilo, natural de Rio do Antônio. “Ficamos felizes em poder levar o nome da nossa querida Brumado além-fronteira e representar a nossa cultura em outras paragens. Foi uma longa viagem em busca desta importante vitória, visando também a fortalecer o nosso festival, o FEMP-B pelo qual estamos lutando, com a esperança de que Brumado continue a ser palco de um dos grandes festivais do Brasil. Esta conquista não é minha, nem de Bruno e sim da cultura musical da nossa cidade. Segundo a poetisa Cora Coralina, ‘não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos,’” disse o músico Chiquinho Amorim.

Ambev abre vagas de emprego para Brumado e região

  • Por Rodrigo Ferraz
  • 13 Jul 2016
  • 07:59h

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev, maior multinacional no segmento de bebidas, está contratando profissionais para integrar no quadro de funcionários da Companhia. As vagas são para repositor, vendedor, promotor, técnico administrativo, supervisor de vendas e técnico de segurança do trabalho. Os candidatos devem ter o ensino médio. Apenas para o cargo de supervisor de vendas é necessário o ensino superior completo. A remuneração varia entre um salário mínimo (R$ 880,00) e R$ 1.500 mil reais a depender do cargo. Os profissionais não precisam de experiência comprovada na Carteira de Trabalho. Os interessados devem se inscrever apenas através do sitewww.queroserambev.com.br. Não serão aceitos currículos nas unidades da empresa. Na Bahia as vagas disponíveis são para Salvador, Eunapólis, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Brumado, Feira de Santana e Bom Jesus da Lapa. Os candidatos podem se inscrever ainda para outros estados do Nordeste. Existem vagas para Campina Grande, Caruaru, Aracaju e João Pessoa. A Companhia oferece diversos benefícios como assistência médica e odontológica, abono assiduidade, vale transporte, ticket alimentação, previdência privada, seguro de vida, convênio farmácia entre outros. A Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Federação critica proposta de avaliação nacional para estudantes de medicina

  • 13 Jul 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) divulgou nesta segunda-feira (11) uma nota contrária à proposta de uma nova avaliação nacional dos estudantes de medicina para obtenção do diploma (veja aqui). "A Fenam leva à sociedade, à categoria médica e aos estudantes de medicina sua posição contrária ao exame seriado, exame de ordem ou qualquer outra avaliação assemelhada com foco punitivo no estudante", disse. A entidade acredita que as universidades têm autonomia para titular os seus formados, devendo o foco de qualquer avaliação ser dirigida para as faculdades, avaliação do conteúdo ministrado e qualidade de ensino. A Fenam destacou que os Conselhos Regionais de Medicina já têm atribuição de punir ou mesmo cassar os médicos por imperícia no exercício profissional , além das questões referentes à imprudência e negligência. "A Fenam entende que o melhor modelo é um teste de progresso para avaliação do aprendizado e dos conteúdos ministrados, avaliação do corpo docente, fiscalização da infraestrutura, para que haja o aperfeiçoamento contínuo do ensino nas faculdades de medicina. A comprovação de deficiência será causa de advertência, suspensão de novas vagas ou fechamento da faculdade", sugeriu a federação. Ainda segundo a entidade, a obrigatoriedade dos exames seriados poderá provocar o surgimento de cursinhos preparatórios que poderão facilitar a abertura de novas faculdades "sem compromisso com a qualidade do ensino". "Em vez da melhora do ensino teremos então a possibilidade de sua piora, com o aparecimento de bacharéis em medicina sem possibilidade do exercício profissional. Haverá a transformação da educação médica numa fraude, com frustração para pais e estudantes, enganados pelos que autorizaram faculdades a funcionar sem as devidas condições", criticou.

Aplicativo permite vigiar gastos de deputados

  • 12 Jul 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Estudantes do "Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD)", programa para capacitação em tecnologias iOS oferecido pela Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), desenvolveram o aplicativo "Meu Deputado". A ferramenta mostra os gastos dos deputados federais mensalmente. O serviço está disponível na App Store gratuitamente. Nele, é possível identificar onde foi investida a verba destinada aos políticos, como divulgação, combustível, passagens áreas, hospedagem, entre outros. A ideia é fornecer acesso simples as informações. A ideia surgiu após os alunos serem incitados a desenvolver um aplicativo que compreendesse uma problemática da sociedade. A política, então, foi o caminho escolhido. O aplicativo também permite que o usuário acesse as notas fiscais referentes aos gastos dos parlamentares. Uma das opções é enviar um e-mail questionando sobre o destino dos recursos públicos. Todos os dados disponibilizados no serviço são públicos e atualizados mensalmente. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para aparelhos com o sistema iOS.

Pesquisadores afirmam que Zika pode reduzir crescimento da população brasileira

  • 12 Jul 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), um dos principais centros de demografia do Brasil, afirmaram que há a possibilidade de redução do crescimento da população brasileira devido ao surto do vírus Zika. Desde que estudos comprovaram pela primeira vez a associação entre o Zika e a microcefalia, o que levou casais a adiarem planos de gravidez, os pesquisadores passaram a discutir o possível impacto. "Ainda não temos dados suficientes disponíveis para determinar se haverá uma redução substancial no número de nascimentos, mas calculo que o impacto poderia ser entre 10% a 15%", disse a demógrafa Laura Rodríguez Wong, professora do Cedeplar, à BBC Brasil. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, foram confirmados 1.638 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso "sugestivos de infecção congênita" em todo o país até 25 de junho. Outros 3.061 casos suspeitos permanecem em investigação. Dados do IBGE registram cerca de 2,9 milhões de nascimentos em 2014. Com base na estimativa de Wong, a doença poderia reduzir entre 300 mil a 435 mil crianças nascidas no Brasil. Esse cenário aumentaria a tendência de encolhimento da população brasileira. Por sua vez, o demógrafo José Eustáquio Diniz, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, não acredita em um impacto demográfico do Zika, porque muitas das gestações no Brasil não são planejadas. "Muitas adolescentes e mulheres que desejam adiar a gravidez neste momento não contam com o apoio das políticas públicas e nem o SUS é capaz de cumprir seu papel constitucional", avaliou. "São as mulheres mais pobres que sofrem, pois, em geral, não possuem dinheiro para adquirir os meios para evitar a gravidez e nem para arcar com as dificuldades decorrentes de uma gestação indesejada e o risco de microcefalia dos fetos".