Sobrinho de Lula é morto a tiros no Guarujá, afirma polícia

  • 20 Jul 2016
  • 11:43h

(Foto: Reprodução)

Um dos sobrinhos do ex-presidente Lula foi morto a tiros no Guarujá, litoral de São Paulo, segundo informações da polícia. De acordo com a rádio Jovem Pan, o crime ocorreu no domingo (17). Marcelo Rubio Lima Goes foi morto após ter sido atingido por três disparos no distrito de Vicente de Carvalho, na esquina da Avenida São João com a Rua Professor Carvalho Pinto, no bairro do Pae Cará. Ele chegou a ser socorrido por transeuntes para o pronto-socorro do distrito, mas morreu na unidade. Goes é filho de um irmão paterno de Lula. Um homem identificado como Marcelo Machione Mendes Faria, 34 anos, é suspeito de ter cometido o crime. Investigadores do 2º Distrito Policial (2º DP) realizaram buscas, mas não o localizaram. Goes e Marcelo eram conhecidos do bairro e teriam se desentendido. Testemunhas relataram que o sobrinho de Lula portava uma faca e o vizinho, um revólver. Os dois começaram a brigar e Marcelo acabaou atirando três vezes contra Goes, baleando-o na coxa e no peito. 

Bahia: Gêmeas aplicam golpe do ‘Boa Noite Cinderela’; 8 homens já foram vítimas

  • Correio 24h
  • 20 Jul 2016
  • 11:02h

Tudo começa com uma conversa em um site de relacionamentos. O casal marca o encontro e, então, elas dão o golpe. Até às 17h desta terça-feira (19), oito homens foram vítimas de duas irmãs gêmeas que estão aplicando o golpe conhecido como “boa noite, Cinderela” – quando as vítimas são dopadas e depois roubadas. As gêmeas foram identificadas como Maíse e Michele dos Santos, 23 anos. Elas começaram a fazer vítimas há cerca de quatro meses, mas a primeira vez que um dos homens procurou a delegacia foi no dia 5 de julho. “O caso aconteceu no dia 2 de julho. Os dois se conheceram através de um site de relacionamentos e marcaram de se encontrar em Itapuã. Quando chegaram no local, ela tinha levado uma bebida de casa, ofereceu e ele bebeu. A vítima contou que, poucos minutos depois, apagou”, afirmou a delegada Francineide Moura, titular da 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina). Quando acordou, o homem estava em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), depois de ter sido socorrido por moradores que o encontraram desacordado. A mulher roubou os dois celulares da vítima e a quantia de R$ 150 que ele tinha na carteira. Quando deixou o posto, ele tentou fazer contato com ela, mas foi ameaçado de morte. Segundo a delegada, as irmãs disseram para o homem que fariam mal também a família dele caso a vítima procurasse a polícia. “Depois que ele veio na delegacia e ameaçou procurar a imprensa para denunciá-las, elas fizeram um cartaz com a foto da vítima e divulgaram pelo facebook, acusando o rapaz de ser estuprador e de abusar de crianças”, contou a delegada.

Governo quer aumentar pena para menores de idade que cometerem crimes hediondos

  • 20 Jul 2016
  • 10:23h

(Foto: Reprodução)

O governo interino de Michel Temer (PMDB) quer agravar a sanção para menores de idade que cometerem crimes hediondos. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, consultou o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre a possibilidade de o projeto entrar na pauta, de acordo com a coluna Painel, da Folha. O texto, de autoria de José Serra, já passou pelo Senado e está parado na Câmara, e propondo a elevação de três para oito anos o limite da pena. 

Em nova reunião com o deputado Waldenor Pereira, Catoze reivindica construção de Passagem Molhada na Comunidade de Barreiro

  • 20 Jul 2016
  • 09:41h

Gilberto Coqueiro, Waldenor Pereira (centro) e Catoze (Foto: Brumado Urgente)

A parceria estabelecida entre o vereador Catoze e o deputado federal Waldenor Pereira vem trazendo grandes benefícios para Brumado, especialmente para o meio rural, onde conquistas importantes como a ampliação do sistema de abastecimento da Comunidade de Pompeia e região, que proporcionou que centenas de famílias pudessem ter acesso à agua potável de ótima qualidade. Sempre ativo em suas atividades parlamentares, o vereador Catoze vem sempre mantendo contato com o deputado Waldenor, sempre na busca de novas conquistas. Dando sequência à agenda positiva de seu mandato parlamentar, Catoze, acompanhado do presidente da Associação da Comunidade de Furado dos Veados, Gilberto Coqueiro, teve uma nova reunião com Waldenor, desta feita, para reivindicar a construção de uma Passagem Molhada na Comunidade de Barreiro, que iria facilitar e muito o acesso entre as localidades de Cachoeira, Barreiro, Furado dos Veados e outras comunidades próximas, beneficiando assim um grande número de famílias. Waldenor, mais uma vez, prometeu todo o empenho em trazer mais esse benefício para Brumado por meio de uma emenda parlamentar, o que deixou Catoze e Gilberto Coqueiro muito otimistas quanto à construção da obra que é uma das grandes urgências da região do Furado dos Veados. 

WhatsApp espera ponto final nos bloqueios do serviço no país

  • 20 Jul 2016
  • 09:32h

(Foto: Reprodução)

Depois da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, de liberar o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp que fora suspenso pela justiça do Rio de Janeiro em todo o país na tarde de hoje (19), a empresa disse esperar que os bloqueios não aconteçam novamente. “Esperamos que a decisão coloque um ponto final nos bloqueios que têm penalizado milhões de brasileiros para que eles possam continuar usando serviços como WhatsApp para manter contato com quem realmente importa para eles”, disse o aplicativo, em nota, na noite desta terça-feira. Segundo o WhatsApp, o STF rejeitou o bloqueio por interpretar a medida como desproporcional e por violar a liberdade de expressão fundamental das pessoas. “Em sua decisão, o presidente do STF enfatiza como as pessoas em todo o país, incluindo membros do Judiciário, contam com o WhatsApp para se comunicar todos os dias, e como todos são afetados quando o serviço é bloqueado”. Depois da decisão de Lewandowski, que determinou a suspensão do bloqueio do aplicativo, à noite o serviço voltou a funcionar. 

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que as empresas de telefonia móvel receberam a notificação da decisão do STF de retomar as operações do WhatsApp e logo iniciaram o desbloqueio do aplicativo. O bloqueio do WhatsApp foi determinado pela juíza Daniella Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). Na decisão, a magistrada afirmou que o aplicativo descumpriu decisão judicial de interceptar mensagens postadas para uma investigação criminal. Esta foi a terceira suspensão do WhatsApp determinada pela justiça no país. Após a decisão, o Facebook, proprietário do aplicativo, alegou que não poderia cumprir o bloqueio porque as mensagens são criptografadas e, portanto, inacessíveis. Desde abril deste ano, o WhatsApp começou a adotar o recurso de segurança chamado criptografia de ponta a ponta.

CONTINUE LENDO

Brumado: Polícia divulga os nomes e as fotos dos fugitivos da Carceragem da Depol

  • Brumado Urgente
  • 20 Jul 2016
  • 08:49h

(Fotos: Divulgação Polícia Civil)

O “Barril de Pólvora” voltou a explodir, essa foi uma das frases mais ouvidas nessa manhã em Brumado, já que uma tentativa de fuga em massa ocorreu novamente do Setor de Carceragem da 20ª Coorpin. O “filme já era anunciado”, pois a situação, após o abandono dos policiais civis em fazer o trabalho de custódia dos presos era totalmente previsível. Com uma superlotação e um clima de forte indignação, os presos vinham ameaçando constantemente uma ação como essa e, na madrugada de hoje (20), 11 deles conseguiram fugir, utilizando primeiramente um macaco hidráulico para romper o teto da carceragem e, em seguida, usar uma corda “Tereza” para ganhar as ruas. Segundo informações a fuga não foi em larga escala porque vizinhos avisaram o delegado de plantão, Dr. Fábio Lago, que rapidamente conseguiu o apoio da Polícia Militar e de membros do DPT. Foram divulgadas as fotos de dez fugitivos, mas esse número ainda não é oficial, pois ainda não foi feita a averiguação completa pela Polícia. Confira os nomes dos presos fugitivos: 

BRUNO DE SOUZA MELO; -

CAIO VÍNICIUS CRUZ MORAIS; -

HUGO PAULO MOREIRA VASCONCELOS; -

FÁBIO SANTOS DE SOUZA; -

MARLUCIO SILVA SANTOS; -

PAULO SÉRGIO DOS SANTOS OLIVEIRA; -

PEDRO CARLOS DE OLIVEIRA SAMPAIO; -

JANDERSON ALVES CARDOSO; -

FIRMINO FRANCISCO NETO; -

MARCOS HENRIQUE DOS SANTOS OLIVEIRA; -

KAIQUE ALVES CESAR. -

A corda 'Tereza' utilizada pelos presos durante a fuga (Foto: Brumado Urgente)

Convenções partidárias têm início nesta quarta-feira (20) no país

  • 20 Jul 2016
  • 08:22h

(Foto: Divulgação)

As convenções partidárias que irão definir os candidatos a vereador e a prefeito dos 5.570 municípios do país têm início nesta quarta-feira (20). Elas devem ocorrer até o dia 5 de agosto. Vários partidos em cidades espalhadas pelo Brasil marcaram sua convenção já para este primeiro dia do prazo. Durante o período, os partidos se reúnem para decidir também as coligações a serem formadas para o pleito deste ano. A partir desta quarta, os partidos e candidatos já poderão formalizar contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de seus comitês de campanha. Os gastos, no entanto, só serão efetivados após a Justiça Eleitoral receber o CNPJ, a conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e os recibos eleitorais. Os candidatos poderão gastar um valor limitado a cada município. O TSE divulga também nesta quarta-feira o teto para cada cidade do Brasil.

 

Processos eleitorais
A Lei das Eleições também determina que a partir desta quarta os processos eleitorais tenham prioridade de tramitação e julgamento em relação aos demais. São exceção apenas os habeas corpus e mandados de segurança.  A lei estabelece que juízes e promotores, a partir dessa data, não podem deixar de cumprir os prazos definidos. O descumprimento constitui crime de responsabilidade e é objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira. Além das polícias judiciárias, os órgãos da Receita federal, estadual e municipal, os tribunais e órgãos de Contas auxiliarão a Justiça Eleitoral na apuração dos delitos eleitorais, com prioridade sobre suas atribuições regulares.


Sistema e enquetes
Também estará disponível nesta quarta o download, no site do TSE, do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A ferramenta deve ser utilizada por candidatos e partidos políticos para registrar a movimentação financeira da campanha e gerar a prestação de contas eleitoral. Já as enquetes referentes ao processo eleitoral estão proibidas. Segundo a definição, enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. Esse tipo de consulta depende apenas da participação espontânea do interessado. Já a pesquisa eleitoral, que está permitida e deve ser registrada, requer dados estatísticos realizados junto a uma parcela da população de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos que disputam determinada eleição. A divulgação de enquetes e sondagens em desacordo com as regras previstas na legislação eleitoral pode ser punida com o pagamento de multa, que varia de R$ 53 a R$ 106 mil.

CONTINUE LENDO

Brumado: Dez presos fogem da Carceragem da 20ª Coorpin na madrugada desta quarta-feira (20)

  • Brumado Urgente
  • 20 Jul 2016
  • 07:24h

Logo após a transferência para presididos em Salvador de 08 presos condenados pela Justiça, o Setor de Carceragem da 20ª Coorpin deu uma desafogada, mas ainda continuou com uma superlotação, já que a sua capacidade é para 16 custodiados, ficando, após a transferência, cerca de 40. Com o clima de tensão, sob a ameaça de uma nova fuga ou rebelião, a situação era tida como grave e as previsões se cumpriram já que na madrugada desta quarta-feira (20), por volta das 02h, aconteceu o que era previsto e os presos fizeram uma tentativa de fuga em massa, sendo que, segundo as primeiras informações, 10 deles conseguiram fugir, sendo que, se não fosse a ação conjunta das Polícias Civil, Técnica e Militar, a grande maioria teria fugido. As informações ainda estão confusas e não se têm ainda os detalhes da fuga, mas na sequência serão divulgados os nomes dos presos fugitivos e as ações que serão tomadas pela Secretaria de Segurança Pública, já que passou da hora de se desativar a carceragem da 20ª Coorpin. 

Cientistas identificam droga que pode bloquear passagem de zika para o feto

  • 20 Jul 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

Um novo estudo feito por cientistas americanos mostra como o vírus zika passa da mulher grávida para feto. Os pesquisadores também identificaram uma droga que pode bloquear a entrada do vírus no organismo do feto em desenvolvimento. De acordo com os autores, há duas vias para que o vírus chegue ao feto: pelas células da placenta, durante o primeiro trimestre de gravidez, e pelo saco amniótico - a membrana que envolve o bebê e o líquido amniótico -, durante o segundo trimestre. Em um estudo feito em laboratório com tecidos humanos, os pesquisadores mostraram que um antigo antibiótico veterinário, chamado Duramycin, consegue bloquear a replicação do vírus em células que o transmitem nas duas vias de infecção. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) e da Universidade de Califórnia em Berkeley (UCB) - ambas nos Estados Unidos - e publicada nesta segunda-feira, 18, na revista científica Cell Host & Microbe. 

"Muito poucos vírus atingem o feto durante a gravidez e causam defeitos congênitos. Compreender como alguns vírus são capazes de fazer isso é uma questão muito relevante e pode ser a mais importante para pensarmos em maneiras de proteger o feto quando a mãe é infectada", disse uma das autoras da pesquisa, a virologista Lenore Pereira, da UCSF. O Duramycin é um antibiótico produzido por bactérias para destruir outras bactérias. Seu uso é comum em animais e em testes clínicos para pessoas com fibrose cística. Estudos recentes têm mostrado, em experimentos de culturas de células, que ele também é eficaz contra flavivírus, como os vírus da zika, da dengue e da febre Oeste do Nilo, e contra filovírus, como o vírus Ebola. "Nosso artigo mostra que o Duramycin bloqueia com eficiência a infecção de inúmeros tipos de células da placenta por linhagens do vírus zika isolados recentemente da epidemia que ocorre na América Latina, onde a infecção durante a gravidez tem sido associada à microcefalia e outros defeitos congênitos", disse outra das autoras, a infectologista Eva Harris, da Escola de Saúde Pública da UCB. "Isso indica que o Duramycin ou drogas semelhantes podem reduzir com eficiência a transmissão do vírus da zika da mãe para o feto, por meio das duas rotas potenciais, impedindo os defeitos congênitos associados", disse Eva. Segundo os autores do estudo, o vírus infecta diferentes tipos de células de dentro e de fora da placenta, incluindo as membranas fetais. Eles descobriram que as células epiteliais da membrana amniótica que envolve o feto são particularmente suscetíveis à infecção por zika.

CONTINUE LENDO

Nova rede social do criador do Orkut chega ao Brasil

  • 19 Jul 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

A rede social "Hello", criada pelo engenheiro Orkut Buyukkokten, responsável pelo finado Orkut, foi liberada no Brasil na noite dessa segunda-feira (18/7).O serviço funciona apenas por meio de aplicativo, que já pode ser baixado gratuitamente para as plataformas Android e iOS. A proposta é ajudar as pessoas a se conectarem, criando amizades profundas.Para começar a utilizar a plataforma, o usuário deve acessar o aplicativo e inserir um e-mail e senha. Depois, a rede social pedirá a confirmação dos dados através de um número de telefone.A verificação é feita de maneira simples e rápida. Após esta etapa, é possível começar a configurar o perfil. É necessário ter 18 anos ou mais para usar o serviço. O principal destaque da nova rede social é a curadoria de conteúdo. Ao criar o cadastro, os usuários escolhem assuntos que lhe interessam e um poderoso algoritmo sugere apenas publicações que ele provavelmente irá gostar. Desta forma, é possível ter acesso a um feed personalizado, a partir de assuntos como tecnologia, animais, comidas, esportes e celebridades, por exemplo. Para Orkut Buyukkokten, a nova rede social ajudará os usuários a se conectarem com pessoas que compartilham das suas paixões. "Tenho certeza que quanto mais nos conectarmos, mais bonito ele se tornará. Eu criei o Orkut com isso em mente", afirma, em comunicado. Lançado em 2004, o Orkut foi a primeira plataforma de socialização online de muitos brasileiros. Em seu auge, o site contava com 300 milhões de usuários. O serviço perdeu força com a popularização do Facebook, que foi ao ar também em 2004. O criador explica que a nova rede social é feita especialmente para aqueles que sentem saudades do Orkut. "Como sinal de gratidão, estou criando uma nova rede social apenas para vocês. Eu não sou tão bom de despedidas, então eu estou a chamando de o novo projeto de Hello, que é a nova geração do Orkut", afirmou.

Contratos com médicos cubanos serão substituídos ainda este ano

  • 19 Jul 2016
  • 19:04h

Foto: Luciano Lanes / PMPA

Os médicos cubanos que participam do programa Mais Médicos terão sua permanência no país prolongada por mais quatro meses devido às eleições municipais, sendo substituídos em seguida. A primeira etapa do programa, da qual os profissionais cubanos participam, encerra em julho. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a decisão está na contramão das tentativas do governo federal de mantê-los no Brasil. A decisão de encerrar o prazo inicial de três anos foi definida em reunião entre o Ministério da Saúde, o governo de Cuba e a Organização Pan-Americana de Saúde. A medida valerá para os médicos cubanos que chegaram ao Brasil nos dois primeiros ciclos de inscrições – os contratos encerram entre julho e outubro deste ano. A previsão é de que, com a saída, cerca de 2.400 médicos ocupem essas vagas.

Mundo tem 2,5 milhões de novos casos de HIV por ano, diz estudo

  • 19 Jul 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

Cerca de 2,5 milhões de pessoas ainda são infectadas por HIV todos os anos, ao mesmo tempo em que as novas drogas têm reduzido a taxa de mortalidade relacionada ao vírus e os soropositivos têm vivido cada vez mais. A conclusão é de um estudo global publicado nesta terça-feira (19) pela revista "The Lancet HIV". O número de novas infecções estacionou nos últimos 10 anos - depois de uma queda drástica após o pico registrado em 1997, quando 3,3 milhões de pessoas foram infectadas. O estudo foi publicado em meio à Conferência Internacional de Aids, que está em curso em Durban, na África do Sul. O relatório fala em um "cenário preocupante de progresso lento na redução de novas infecções por HIV", segundo o autor principal do estudo, Haidong Wang, do Instituto de Métrica e Avaliação (IHME) da Universidade de Washington, em Seattle. A situação pode ser agravada por causa da estagnação dos fundos para programas de HIV e Aids.

 

"Portanto, um aumento drástico dos esforços de governos e agências internacionais será necessário para atender a demanda de estimados US$ 36 bilhões todos os anos para realizar o objetivo de acabar com a Aids até 2030", disse o diretor do IHME Christopher Murray em uma nota. Nos últimos 15 anos, os países contribuíram com US$ 110 bilhões para programas de HIV eAids. Atualmente existem cerca de 38,8 milhões de pessoas vivendo com HIV. Em 2000, havia 28 milhões de pessoas com o vírus. As mortes anuais por Aids caíram de um pico de 1,8 milhão em 2005 para 1,2 milhão em 2015.

Relatório da Unaids
Na semana passada, a Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, divulgouum relatório sobre o tema e alertou que a redução de novas infecções por HIV em adultos tem estagnado. Segundo o relatório da Unaids, na maioria das regiões não houve progresso entre 2010 e 2015. No Leste Europeu e Ásia Central, por exemplo, o número de novas infecções entre adultos cresceu 57% no período. O Caribe registrou um aumento de 9%; já o Oriente Médio e o norte da África viram um aumento de 4%. Na América Latina, o crescimento nesse período foi de 2%. Nos últimos cinco anos, houve apenas discretos declínios de novos casos na Europa Ocidental e Central, na América do Norte e na África Central e Ocidental. O diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé, observou que o alarme está tocando. "O poder de prevenção não está sendo realizado. Se houver um novo aumento de novas infecções por HIV agora, a epidemia vai se tornar impossível de controlar. O mundo precisa tomar medidas urgentes e imediatas para acabar com a lacuna na prevenção."

CONTINUE LENDO

Propaganda partidária: seis partidos terão tempo reduzido por descumprirem cota feminina

  • MPF
  • 19 Jul 2016
  • 17:37h

PTB, PV, PP, e PSDB terão corte de 10 minutos, DEM de 8 minutos e 30 segundos e PMDB de 5 minutos na propaganda partidária do primeiro semestre de 2016

A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA) cassou tempo no programa partidário do próximo semestre de seis partidos políticos. Os partidos Progressista (PP), da Social Democracia Brasileira (PSDB), Trabalhista Brasileiro (PTB), do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Democratas (DEM) e o Partido Verde (PV) descumpriram a obrigação de destinar 10% do tempo total das inserções de sua propaganda partidária gratuita em rádio e televisão, no primeiro semestre de 2015, para promover e difundir a participação política feminina. As decisões do TRE/BA são dos dias 5, 16 e 17 de novembro. Todos os partidos foram alvo de representações da PRE/BA em julho deste ano, com base no art. 45 da lei 9.096/95. PTB, PV, PP, e PSDB terão corte de 10 minutos no programa partidário do primeiro semestre de 2016, DEM de 8 minutos e 30 segundos e PMDB de 5 minutos. Antes das decisões, esses partidos teriam direito ao total de 20 minutos de propaganda partidária. O TRE julgou improcedente as representações da PRE relativas aos partidos Comunista do Brasil (PC do B), dos Trabalhadores (PT) e Democrático Trabalhista (PDT), por entender que estes partidos cumpriram a legislação. Segundo o procurador Regional Eleitoral Ruy Mello, a procuradoria analisará a interposição de recurso para reverter as decisões. O julgamento do processo contra o Partido Popular Socialista (PPS) deverá ocorrer em dezembro.

Nassau realiza plantão de inscrições pro Capacita

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 19 Jul 2016
  • 17:01h

(Foto: Divulgação)

Até o próximo dia (29) a Faculdade Maurício de Nassau, unidade Vitória da Conquista, realiza o projeto Capacita. Quem ainda não realizou as inscrições para os cursos tem até a esta quarta-feira (20) para participar do plantão que ocorre na Praça 9 de novembro, Centro . Ao todo são 1.700 vagas distribuídas em diversas áreas de atuação, com o objetivo de qualificar os profissionais, acadêmicos ou não, que estejam ou não, no mercado de trabalho.  Aberto ao público, as atividades estão previstas para ocorrer às 19h, de 18 a 29 de julho na própria faculdade. O Capacita 2016.2 destaca-se pela quantidade de cursos gratuitos em diversas áreas como: Pedagogia,Administração, Enfermagem e Fisioterapia. O conteúdo programático destacará temas como: “A inserção no mercado de trabalho”; “A importância do movimento corporal humano”; “Marketing digital”; “Prática de leitura e interpretação textual”, "Comunicação em Projetos", "Liderança que faz", "Como administrar suas finanças pessoais", além de uma série de outros minicursos e palestras. Ao  todo o Capacita  oferta 30  cursos , com carga horária que varia de 3 a 10 horas/aula.   Para garantir a participação, os interessados devem realizar a inscrição com antecedência doando um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas na própria instituição, localizada na avenida Otávio Santos, 158, Centro, ou no dia 20 de julho na praça 9 de novembro, das 9h às 17h.  Mais informações através do telefone (77) 3429- 6450. 

Oito cidades têm decreto de emergência por seca reconhecidos pelo Estado

  • 19 Jul 2016
  • 16:24h

Oito municípios tiveram o decreto de emergência por estiagem reconhecidos pelo Estado nesta terça-feira (19). Cinco delas terão a situação válida por 180 dias, a exemplo de Candiba e Potiraguá, no sudoeste, Jaborandi, no oeste, Nova Redenção, na Chapada Diamantina, e Uruçuca, no litoral sul baiano. A cidade de Condeúba, no sudoeste, terá o decreto válido por 120 dias, enquanto que Ipírá, na Bacia do Jacuípe, e Lapão, no centro norte, terão a condição por 90 dias. Em todo o estado, já são 69 cidades com decreto de emergência na Bahia por problemas ligados a estiagem.