Brumado: Programa Saúde em Movimento terá início no próximo dia 28

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Mai 2014
  • 12:08h

O secretário Claudio Feres destacou a importância da realização do Saúde em Movimento em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A parceria entre a Prefeitura de Brumado e a Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia oportunizou a vinda do Programa “Saúde em Movimento” para Brumado, o qual acontecerá dos dias 28 até o dia 06 de junho, tendo como base o Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro. Na tarde desta quinta-feira (15) na Sala de Treinamento do Paço Municipal, aconteceu uma reunião para definir as estratégias de ação, onde estiveram presentes inúmeros agentes de saúde e funcionários da Atenção Básica. A reunião foi presidida pela coordenadora da equipe médica da Sesab, oftalmologista Dra. Fabíola Mansur, que explicou detalhes do referido programa, que em Brumado realizará 7 mil exames e cerca de 2.500 cirurgias de catarata. O público alvo será de pessoas acima de 60 anos dos 20 municípios da microrregião, que apresentem deficiências de visão, como glaucoma e retinopatia diabética, os quais, caso sejam diagnosticados com a catarata, passarão sequencialmente pelo procedimento cirúrgico. A coordenadora médica da Sesab, Dra. Fabíola Mansur explicou ao Brumado Urgente que “este programa é modelo para todo o Brasil, devido ao seu alto índice de resolutividade, que chega a 95%, onde os pacientes recebem o implante intraocular de lente dobrável, melhorando substancialmente a qualidade de vida dos mesmos. Brumado agora será contemplada e nossa equipe estará aqui durante esses dez dias, numa ação muito importante para os 20 municípios que são atendidos aqui em Brumado”. Ela ainda destacou que “esse estratégia é um grande sucesso que já realizou mais de 120 mil cirurgias de catarata no estado, além de 300 mil exames. Virão duas carretas para cá, uma clínica e outra cirúrgica, onde estará atuando uma equipe de 97 profissionais, sendo 22 médicos e anestesistas, sem onerar custos para o município, o que vale a pena ser ressaltado”. 

A coordenadora médica da Sesab, Dra. Fabíola Mansur, explicou detalhes das ações que serão desenvolvidas nos dez dias em que as equipes do Saúde em Movimento estarão em Brumado (Foto: Daniel Simurro |


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.