IBGE: veja dicas de estudo para 7.500 vagas de nível médio

  • 06 Ago 2016
  • 07:05h

(Foto: Reprodução)

Os concursos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sempre despertam o interesse de candidatos que buscam uma vaga em um órgão público, e o cenário não deve ser diferente para a seleção que oferece 7.500 vagas temporárias. Os candidatos devem ter nível médio para participar do concurso. O salário e de R$ 1.250. A prova objetiva está prevista para o dia 4 de setembro e terá 4h de duração, das 13h às 17h. Serão 60 questões, sendo 25 de língua portuguesa, 20 de geografia e 15 de raciocínio lógico. Segundo o edital, o candidato que não acertar pelo menos uma questão de cada disciplina ou obtiver aproveitamento inferior a 30% do total de pontos da prova será eliminado do processo seletivo simplificado. A Cesgranrio é a organizadora responsável pelo concurso. O total de candidatos inscritos ainda não foi divulgado. As oportunidades são para atuar em 550 municípios distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. O G1 ouviu professores para dar dicas de estudo e destacar os conceitos mais importantes em cada disciplina. Veja abaixo:

Dicas gerais
Segundo Rodrigo Lélis, coordenador do Persevere, a exigência de poucas disciplinas – apenas três – indica que a cobrança de conteúdo deve ter mais profundidade. Ele ressalta que os candidatos devem ter atenção com a Cesgranrio. "A banca se caracteriza por ter uma prova com muitas pegadinhas, as famosas questões aparentemente fáceis, mas que tem alguma armadilha implícita". Raquel Almeida, especialista do Concurso Vitural, sugere a criação de uma agenda de estudos. “O candidato poderá estudar pelo menos uma disciplina por dia, de acordo com a sua disponibilidade de horário”. "Essa banca gosta muito das inversões e das palavras exclusivas, as quais, à rigor tornam a questão errada. Sugiro nessa reta final a resolução de questões específicas da Cesgranrio. Pegue os últimos quatro anos de prova e refaça o máximo que puder", indica Lélis.

Língua portuguesa
"Normalmente, as provas da Cesgranrio não são complicadas e privilegiam quem vem se preparando adequadamente para o concurso", diz Marcelo Rosenthal, professor de língua portuguesa do Concurso Virtual. Segundo Rosenthal, as provas são balanceadas com, aproximadamente, de 30 a 40% de questões de interpretação de textos e de 60 a 70% de questões gramaticais. "Por isso, torna-se extremamente importante o candidato ter bom domínio de flexão verbal, concordância, regência, crase, colocação pronominal e pontuação". Também é importante estudar valores semânticos de conjunções e preposições.

Geografia
Marcelo Saraiva, professor de geografia e de conhecimentos do IBGE do Concurso Virtual, afirma que o conteúdo de geografia cobrado no concurso pode ser estudado a partir de livros didáticos de ensino médio que estejam atualizados e dediquem boa parte do conteúdo a geografia do Brasil. Cartografia, natureza e sua dinâmica, demografia, divisão territorial e espaço agrário estão entre os conteúdos que serão cobrados pela banca. "Tendência de envelhecimento, redução da natalidade e migrações de retorno e para novas áreas são novidades importantes em relação ao panorama sobre o tema", afirma.

Raciocínio lógico
Conceitos básicos como operações com números fracionários, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum, são sempre cobrados, alerta Domingo Cereja, professor de raciocínio lógico do Universo do Concurso. "O candidato deve ter atenção redobrada com as questões de lógica, principalmente as negações e equivalências das proposições compostas. Outros tópicos sempre cobrados são os envolvem porcentagens, razões, proporções, divisões proporcionais e áreas de figuras planas", afirma Cereja. Ele também indica a realização de provas anteriores para ganhar confiança.

CONTINUE LENDO

Lei sancionada por Temer tem pena maior para furto de galinha do que lesão corporal

  • Bahia Notícias
  • 05 Ago 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Roubar uma galinha ou um boi terá uma pena superior ao crime de lesão corporal. Essa é a avaliação da advogada Camila Hernandes, em entrevista ao Bahia Notícias, sobre a Lei 13330/16. A norma foi sancionada pelo presidente em exercício, Michel Temer. O texto agrava a pena dos crimes de furto e receptação de semovente domesticável de produção (gados, caprinos, aves, suínos, por exemplo), ainda que seja abatido ou divido em partes no local do furto. Atualmente, o crime de furto tem pena de um a quatro anos de prisão. A nova lei aumenta a pena, passando para entre dois a cinco anos de reclusão, nos regimes fechado, semiaberto ou aberto.Clique aqui e leia a matéria completa na coluna Justiça!

Sáude quer parceria com o MEC para compra de merenda escolar saudável

  • 05 Ago 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

Durante o ‘Evento de Alto Nível da Iniciativa Nutrição para o Crescimento’, o ministro da saúde, Ricardo Barros, defendeu uma parceria com o Ministério da Educação para definir critérios de alimentação saudável nas compras públicas de produtos para a merenda escolar. Essa é a segunda edição do evento que teve início em Londres em 2012. O objetivo é apoiar políticas de nutrição que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 e 3, que versam sobre a erradicação da fome e a garantia de vida saudável, além do enfrentamento da má nutrição no mundo. “Estamos negociando um protocolo de alimentação saudável, que já estabelecemos no Ministério da Saúde, para as escolas, de modo que se siga esse protocolo na merenda escolar, com mais alimentos naturais, menos alimentos processados”, disse o ministro Ricardo Barros em entrevista a Agência Brasil. Uma das pautas do evento é a defesa de mais investimentos em políticas públicas de combate à obesidade infantil e à má nutrição. 

Suspeitos de planejar ataques na Olimpíada não negam admiração pelo Estado Islâmico

  • 05 Ago 2016
  • 17:20h

(Foto: Reprodução)

O grupo preso por suspeita de planejar ataques durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 teve um comportamento que alertou investigadores da Operação Hashtag durante oitivas na Polícia Federal. De acordo com a coluna Painel, da Folha, a maioria dos suspeitos de planejar os ataques não negou admiração pelo Estado Islâmico e ainda preferiu não responder se apoiavam o atentando ao jornal francês Charlie Hebdo. Os agentes passaram a acender um alerta sobre o grupo, que cumpre prisão temporária de 30 dias. 

Regra que obriga candidato negro a comprovar cor da pele é criticada

  • 05 Ago 2016
  • 16:41h

(Foto: Reprodução)

A decisão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de estabeceler regras quanto à verificação da autodeclaração prestada por candidatos negros em concurso público no Brasil, tem gerado insatisfação na comunidade negra brasileira. A norma regula que, a partir de agora,  candidatos que se inscreverem em concurso público nas vagas destinadas a cotistas, deverão apresentar-se pessoalmente a uma comissão que avaliará a veracidade da autodeclaração do candidato negro. Ou seja, haverá uma espécie de 'júri', o qual analisará o candidato quanto as suas características fenotípicas (características físicas). Este será o único critério para decidir se o cidadão é negro ou não. A regra regulamenta  a Lei nº 12.990 de 2014, que reserva oas negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos. Podem concorrer a estas vagas, concursandos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público. A medida já foi publicada no Diário Oficial da União no dia 02 de agosto.

Repercussão nas redes sociais

No Facebook, vários militantes e personalidades negras criticaram a medida do Ministério. A crítica de Djamila Ribeiro, mulher negra,mestra em Filosofia, colunista na Revista Carta Capital e ativista do movimento negro, foi a que mais teve notoriedade na rede social. A opinião da filósofa, publicada na noite de ontem, teve mais de  2,800 curtidas  até agora. 

Leia abaixo:

"Na hora de discriminar, todo mundo sabe quem é preto. São meninos negros levando 111 tiros, crianças negras chamadas de macacas, mulheres negras sem visibilidade na mídia e cinema, pessoas negras que ascendem sendo barradas pelas recepcionistas e porteiros, mulheres negras sendo procuradas somente para sexo, a feminista branca oprimindo a empregada negra, o empregador que só contrata pessoas brancas, pessoas negras seguidas em lojas. Ou seja, para oprimir e manter os 'lugares', todo mundo sabe quem é preto. Na hora de criar políticas para combater o racismo, as dúvidas surgem : 'ahhhhhhh mas como saber quem é negro? ' 'Meu bisavô é negro ', 'Todo mundo é mestiço'. É perigoso criar um 'tribunal racial '. Não, branquitude, perigoso é ser preto num país em que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado.  Perigoso é viver num país no qual nos últimos 10 anos aumentou em 55% o assassinato de mulheres negras. Perigoso é crescer num país sem se enxergar positivamente. Medidas para combater o racismo são justas e não perigosas. Perigoso é viver num país onde é preciso convencer 'aliado' que nossa vida é importante e que temos direito a ter direitos e a existir com dignidade."

CONTINUE LENDO

Brasil: Médicos brigam durante cirurgia de adolescente e são levados a delegacia

  • 05 Ago 2016
  • 16:02h

Caso ocorreu nas dependências do Hospital João Lúcio (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)

Dois médicos se desentenderam e brigaram dentro do centro cirúrgico do Pronto-Socorro da Criança João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, enquanto se preparavam para uma cirurgia. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (4). Segundo funcionários, um neurologista e um anestesista atendiam um adolescente, de 14 anos, internado com lesões na cabeça, quando houve a discussão. Os médicos não foram encontrados pela reportagem para comentar o caso. Funcionários, que não quiseram ser identificados, contaram ao G1 que os dois iniciaram uma discussão por causa do procedimento cirúrgico, em seguida, o anestesista, de 69 anos, deu um choque no braço do neurologista, de 39 anos. Ao receber o choque, o neuro teria dado um golpe no colega, fazendo-o cair com o rosto no chão. Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado no 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na capital. No documento consta que os dois entraram em vias de fato devido uma discussão entre eles durante um procedimento cirúrgico. 

O neurologista tinha escoriações na boca, e o anestesista apresentava escoriações no braço esquerdo, mão direita e pescoço. Conforme a Polícia Militar (PM), que foi acionada ao local, a briga teria iniciado "por conta de procedimento cirúrgico mal conduzido por um dos agressores". Ainda conforme a PM, eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. O delegado Rafael Allemand, titular do 9º DIP, informou que o caso foi encaminhando para à justiça Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que a direção do hospital abriu sindicância para apurar a conduta dos médicos envolvidos. A unidade ressalta que o Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste (Joãozinho) e o HPS João Lúcio fazem parte do mesmo complexo hospitalar, com equipes de neurocirurgiões que atendem nas duas unidades de forma conjunta.A direção informou ainda que o hospital também tomou a iniciativa de registrar Boletim de Ocorrência para que os fatos sejam também apurados na esfera policial. "A direção do hospital repudia esse tipo de procedimento e tomará as medidas para coibir atos semelhantes. Quanto ao paciente, um menino de 14 anos, a unidade informa que ele deu entrada no hospital em estado grave, após cair de uma laje. A cirurgia foi realizada e a criança encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como requer o caso. Todos os cuidados estão sendo adotados para sua recuperação", diz trecho da nota.

CONTINUE LENDO

TRE proíbe caça de pokémons nas zonas eleitorais da Bahia

  • 05 Ago 2016
  • 15:23h

Cartaz de campanha do TRE-BA usa a caça de pokémons para alertar sobre a proibição do uso do celular durante a votação, Bahia (Foto: Reprodução/ TRE-BA)

Por meio das redes sociais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alertou que a caça de pokémon nas zonas de votação durante as eleições 2016 é proibida. A campanha para alertar o eleitor foi iniciada  na quinta-feira (4). Conforme o TRE-BA, o alerta está relacionado ao fato de que o uso de celulares é proibido nas cabines de votação. "Já temos o Pokémon Go, mas é aquele ditado: não se pode ter tudo. Na hora de votar, é proibido o uso de celular. Combinado?", diz post publicado em uma nas redes sociais. Além do aviso, um banner foi compartilhado com o seguinte recado: "TRE-BA informa: é proibido capturar pokémons no local de votação". O Alerta foi feito com base a Lei 9.504/97, artigo 91, que proíbe o uso de celulares nas zonas eleitorais.

 

Alerta da polícia
Na quarta-feira (4), uma outra postagem publicada nas redes sociais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, alertou ao risco de ocorrências como assaltos aos usuários do aplicativo Pókemon Go, que chegou ao Brasil na quarta-feira (3). O aviso, que conta com mais de 1000 compartilhamentos no Facebook, ensina precauções no uso do jogo de realidade aumentada, onde o gamer anda pela cidade para capturar pokémons e obter acessórios. A ideia foi da responsável pela comunicação social da companhia, a soldado Deyse Bastos. "Hoje o roubo de celular é campeão em ocorrência em todo o país. A gente teve essa ideia porque viu que seria uma febre, como em outros países, já para evitar que exista ocorrências", explica a PM. Ela diz que já observou jovens brincando com o aplicativo no celular pela cidade. "Andando no centro da cidade, já observamos e, só a título de orientação, dizemos [aos jogadores] para ter cuidado", afirma. A primeira dica listada pela CIPM é: "Preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor. A distração é o primeiro passo para atrair os bandidos". A policial diz que um dos locais onde mais são registrados assaltos pela polícia é no centro da cidade de Vitória da Conquista, justamente onde estão localizados os chamados "pokestop" . "É uma espécie de posto de combustível para o jogo e é lá onde se pega as 'pokebolas'", explica.

CONTINUE LENDO

Anvisa suspende comercialização de sibutramina e omeprazol

  • iBahia
  • 05 Ago 2016
  • 14:44h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização da sibutramina, remédio indicado para emagrecimento, e do omerprazol, usado contra acidez estomacal, fabricados pelo laboratório Aché. A empresa deverá recolher todo o estoque dos medicamentos que estão no mercado. Segundo a agência reguladora, o Biomag (cloridrato de sibutramina monoidratado) da fabricante, e seu genérico, o Coloridrato de Sibutramina, de 10 miligramas e 15 miligramas, estavam sendo fabricados com matéria-prima de fornecedor diferente do aprovado. Já o Gastrium (omeprazol), versões de 10 miligramas e de 20 miligramas, teve a comercialização suspensa, segundo a Anvisa, por ser fabricado com formulação diferente da registrada na agência reguladora. Procurada pela Agência Brasil, o laboratório Aché informou que está tomando todas as medidas necessárias para atender às adequações referentes às normas da Anvisa. “O Aché afirma e assegura que esses medicamentos, que se encontram atualmente no mercado, são absolutamente seguros e eficazes, cumprindo com os mais altos padrões de qualidade”, informou em nota a empresa.

Atleta marroquino do boxe é preso por suspeita de estupro na Vila Olímpica

  • G1
  • 05 Ago 2016
  • 14:04h

(Foto: Reprodução)

O atleta marroquino de boxe Hassan Saada, de 22 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (5) suspeito de ter estuprado duas camareiras brasileiras na Vila dos Atletas, na quarta-feira (3). A prisão temporária do boxeador foi decretada pelo Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos, com base em provas reunidas por investigadores da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). O atleta iria competir neste sábado (6), às 12h30, no Pavilhão 6 do RioCentro, com o turco Mehmet Nadir Unal, mas pode estar fora dos Jogos Olímpicos porque deve ficar preso por 15 dias. Veja mais detalhes sobre o lutador. De acordo com a polícia, ele teria chamado as duas camareiras como se quisesse pedir uma informação. Quando elas entraram no quarto para ver o que o boxeador queria, ele as atacou e começou a apertar as coxas de uma delas e os seios da outra. Segundo o Código Penal, o crime de estupro se configura se o autor forçar a vítima a ter conjunção carnal, praticar ato libidinoso (qualquer um que vise prazer sexual) ou obrigar a vítima a permitir que se pratique ato libidinoso com ela. Portanto, qualquer ato com sentido sexual praticado sem consentimento é considerado estupro. Entenda o que diz a legislação brasileira. Hassan Saada estava com mais dois atletas no quarto, que nada teriam feito com as duas mulheres. Segundo a polícia, elas conseguiram se desvencilhar e saíram do quarto. “A gente espera que sirva de exemplo. Para nós, mulheres, é um desrespeito muito grande. Independente da cultura, a lei é o que vale. Pode andar com mais roupa, menos roupa. Há alguns boatos de que houve outros casos na Vila Olímpica”, disse a delegada Carolina Salomão.

TRE-BA discute recadastramento biométrico de eleitores com Saeb

  • 05 Ago 2016
  • 13:24h

(Foto: Reprodução)

O recadastramento biométrico de eleitores no estado foi discutido entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) nesta quarta-feira (4). Atualmente, a Bahia conta com 10.570.086 eleitores e desse total, 1.463.674 já passaram pelo recadastramento biométrico. O objetivo para os próximos cinco anos, de acordo com a Coordenadoria de Eleições, é convocar os 9.106.411 eleitores restantes, além daqueles que completarem a idade permitida para votar até 2020. A partir do dia 28 de novembro, quando o cadastro eleitoral for reaberto, o TRE irá convocar 1,7 milhão de eleitores em Salvador e 2,01 milhões do interior para fazer a biometria. A expectativa é cadastrar 3,7 milhões de pessoas até o fim de 2017. Um dos pontos discutidos foi a cessão de espaços geridos pela secretária para atender o eleitor. A Saeb, representada pelos coordenadores Andréa Gomes e Humberto Ramos garantiu que vai disponibilizar, a partir de setembro deste ano, duas unidades para atendimento itinerante, além de viabilizar a disponibilização do recadastramento biométrico nas Bases Comunitárias de Segurança da capital.

Abertura hoje (05) será o maior desafio de segurança na Olimpíada

  • 05 Ago 2016
  • 12:40h

(Foto: Reprodução)

O Rio tem nesta sexta-feira (5) o maior desafio de segurança e mobilidade na Olimpíada: transportar os 45 chefes de Estado do antigo Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio, para o estádio do Maracanã, onde às 20h está prevista para começar a cerimônia de abertura da 31ª edição dos Jogos Olímpicos – a primeira da história na América do Sul. Um forte esquema de segurança foi montado para a solenidade de abertura, para garantir a segurança de autoridades como o presidente francês, François Hollande, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer. A cerimônia de abertura deve receber 80 mil pessoas – sendo mais de 11 mil atletas – no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Nesta sexta e nos próximos 16 dias do evento, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, no Centro, servirá como coração da segurança da Rio 2016. “Existem algumas peculiaridades que foram trabalhadas para se minimizar o risco. Uma dessas é a chegada em conjunto das autoridades”, afirma o subsecretário de comando e controle, Edval Novaes. O número de agentes de segurança envolvidos na cerimônia é mantido sob sigilo.

 

Ameaças de terrorismo
A ameaça de terrorismo é apenas uma das questões de segurança dos Jogos. Os recentes atentados em diversas partes do mundo, como em Nice, Istambul e Frankfurt, deixaram os setores de segurança ainda mais atentos. As recentes prisões de suspeitos de terrorismo foram levadas em conta, mas o alerta no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) continua no nível amarelo, o segundo em uma escala de quatro níveis, que ainda possui as cores laranja e vermelho, alerta máximo. “O maior problema é a simultaneidade de eventos, campeonatos mundiais com os maiores atletas do mundo, em uma época relativamente conturbada com relação ao terrorismo em vários países do mundo”, explicou Edval Novaes. Desde a última terça-feira, havia pelo menos 3,7 mil câmeras à disposição do centro de controle. A expectativa é que este número seja até 62% maior no dia da abertura e até o final da Olimpíada, em 21 de agosto. O esquema de alerta total no CICC volta a funcionar entre a última semana de agosto e 18 de setembro, dia do encerramento da Paralimpíada. “Teremos, neste dia, até 6 mil câmeras à disposição, isso sem contar as 1,2 mil viaturas equipadas com câmeras”, afirmou o subsecretário de comando e controle. A rotina do local vem sendo intensa desde a ativação do Centro Regional, em 24 de julho, quando representantes de 21 instituições se instalaram ali. Desde o início de maio, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, trocou a sede da pasta pelo CICC, na Praça Onze, Centro do Rio.

 

CONTINUE LENDO

Morre cantor e compositor Vander Lee aos 50 anos

  • 05 Ago 2016
  • 11:58h

(Foto: Reprodução)

Morreu na manhã desta sexta-feira (5) o cantor e compositor Vander Lee, aos 50 anos. O músico mineiro passou mal na tarde desta quinta-feira (4), enquanto fazia hidroginástica, e chegou a passar por uma cirurgia cardíaca no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. Segundo a assessoria de imprensa do cantor, Lee passou por complicações durante o procedimento e teve uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimá-lo, sem êxito. O artista tinha shows agendados em São Luis (MA), Volta Redonda (RJ) e Brasília (DF). Conhecido por canções como "Esperando Aviões" e "Passional", Lee foi um dos indicados ao Prêmio da Música Brasileira na categoria de Melhor Cantor Popular pelo álbum "#9" em 2016.

Tolerância Zero: Veículo com reboque de som é apreendido pela possível prática de crime eleitoral em Brumado

  • Brumado Urgente com informações da 34ª CIPM
  • 05 Ago 2016
  • 11:31h

O veículo e o reboque foram levados para a delegacia (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

As eleições 2016 em Brumado irão ter um diferencial muito grande diante das anteriores, já que o rigor e as ações da Promotoria de Justiça Eleitoral prometem ser ao melhor estilo “tolerância zero”, ou seja, a nova legislação eleitoral será cumprida à risca, o que deve dar ao pleito uma total isonomia. Em tempos de moralização e de consolidação democrática, essa postura é muito bem-vinda, onde existe, inclusive, um forte anseio popular contra a corrupção que vem maculando a política em todos os níveis. Diante disso, as práticas de possíveis delitos eleitorais, agora, irão ser devidamente fiscalizadas e, caso fiquem comprovados os abusos e irregularidades, serão exemplarmente punidas, já que os indícios corroboram muito nesse sentido. Na noite desta quarta-feira (04), essa tendência acabou sendo confirmada, durante a realização da convenção partidária do PC do B, que aconteceu no Clube do Sindicado dos Mineradores, onde, a Polícia Militar, por solicitação do promotor de justiça, Dr. Ruano Fernando da Silva Leite, apreendeu e conduziu à delegacia o veículo VW Gol, placa policial BAV 0633, bem como um reboque atrelado ao mesmo, o qual estava parado na frente do local do evento, contendo uma grande aparelhagem de som. O condutor Flávio Victor Dourado Pessoa poderá responder pela prática de crime eleitoral, já que as informações passadas pela própria Polícia Militar indicam que o motorista pode ter infligido a legislação ao colocar músicas que, no entendimento da promotoria, estariam em desacordo com o momento pré-eleitoral. Com isso a projeção é que Brumado terá eleições limpas, o que é um avanço considerável no campo democrático, pois as escolhas do eleitorado não deverão sofrer pressão ou qualquer outro tipo de cerceamento ou favorecimento, com isso os candidatos que pretenderem, por um momento sequer, em utilizar a prática reprovável da compra de votos, devem pensar  muito antes de o fazê-lo, já que a Promotoria e a Justiça Eleitoral estarão com os olhos e ouvidos bem atentos à toda e qualquer indício de irregularidade que possa vir a ser praticada durante a campanha eleitoral. 

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

TAISAN: BMW 320i

  • 05 Ago 2016
  • 11:21h

Conquista: Para evitar assaltos, PM dá orientações a jogadores de Pokémon GO

  • 05 Ago 2016
  • 10:52h

(Foto: Reprodução)

Por conta da chegada do Pokémon GO (jogo de realidade aumentada) no país, a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Vitória da Conquista, enumerou orientações para jogadores do aplicativo. De acordo com o Major Leite, responsável pela iniciativa, a ação tem efeito preventivo, já que há relatos de casos de assalto em países onde o app é jogado há mais tempo. “Foi uma forma de alertar à população, principalmente jovens e adolescentes, que acabam se empolgando com o jogo e vão para locais onde há ameaça de roubos, como aqueles pouco movimentados”, disse o oficial ao Bahia Notícias. O aplicativo opera como uma sobreposição ao Google Maps. Por isso, os jogadores se movimentam na vida real para tentar capturar os pókemons. As advertências da PM são: prestar atenção ao que acontece ao redor; não ir sozinho a lugares onde normalmente não vai; respeitar os limites (não coloque a própria segurança em risco ao entrar em áreas restritas. Entrar em propriedade alheia é crime); não conduzir carro segurando celular, a ação é infração gravíssima; não interagir com estranhos, (como o jogo é envolvente pode levar a pessoa entrar em grupos não confiáveis); e não entrar em locais desconhecidos.