Com registros, Odebrecht identifica pagamento de R$ 1 bilhão em propinas

  • 13 Ago 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

A Odebrecht surpreendeu os investigadores da Operação Lava Jato por ter um setor responsável apenas pelo pagamento de propinas. Mas de acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, essa organização também permitiu uma noção mais exata de quanto foi pago irregularmente aos envolvidos no esquema de desvios na Petrobras e outras estatais. O sistema informatizado aponta para uma estimativa preliminar da força-tarefa: R$ 1 bilhão. Os valores teriam sido pagos apenas pela Odebrecht e pela Braskem.

Cientistas identificam proteínas do vírus da zika que levam à microcefalia

  • 13 Ago 2016
  • 19:03h

Imagem é representação da superfície do vírus da zika; equipe de cientistas conseguiu determinar a estrutura do vírus pela primeira vez (Foto: Universidade Purdue/Cortesia)

A ciência já tinha constatado que o vírus da zika poderia levar à microcefalia e a outros problemas neurológicos em bebês. Agora, cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, estão desvendando de que maneira o vírus faz isso. Um estudo publicado nesta quinta-feira (11) na revista “Cell Stem Cell” revelou que duas proteínas do vírus são responsáveis pela desregulação celular que resulta na malformação. “Agora sabemos as vias moleculares, então demos o primeiro grande passo rumo a uma terapia alvo para microcefalia induzida por zika”, diz Jae Jung, um dos autores do estudo e professor do Departamento de Microiologia Molecular e Imunologia na USC.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores infectaram células-tronco neurais fetais humanas com três cepas do vírus da zika e mediram o impacto dessa infecção de acordo com a presença de cada uma das 10 proteínas codificadas pelo vírus da zika. Esse impacto foi medido ao se observar a formação das chamadas neuroesferas, agrupamento de células-tronco neurais que simulam características iniciais do processo de formação dos neurônios. Os testes demostraram que as proteínas NS4A e NS4B do vírus da zika inibiram a formação das neuroesferas e levaram à redução da média do tamanho dessas estruturas. O que essas proteínas fazem é desregular mecanismos celulares como o da autofagia, tipo de “reciclagem celular”. “O vírus da zika aumenta a atividade em sua fábrica de reciclagem para que ele possa usar a energia e nutrientes resultantes para se replicar”, diz Jung. “É possível que, como o zika está usando a maior parte da energia, as células-tronco neurais ficam com déficits metabólicos. Portanto as chances para elas diferenciarem e amadurecerem em neurônios e outros tipos de células cerebrais são bem menores”, completa. Agora, os cientistas estão trabalhando em experimentos para verificar a ação das proteínas NS4A e NS4B em organoides cerebrais e em camundongos.

CONTINUE LENDO

Rede estadual de saúde passará a contar com tratamento especializado para autistas

  • 13 Ago 2016
  • 18:05h

(Foto: Reprodução)

O centro de Serviço Especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista funcionará no Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), que será implantado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e funcionará no Campo Grande, em um espaço onde estava instalada a Escola de Puericultura. De acordo com a Sesab o processo despachado pelo governador, na edição desta terça-feira (9), do Diário Oficial do Estado, autoriza o processo de seleção da Organização Social que fará a gestão do novo serviço. No entanto, ainda não há data para que o centro entre em funcionamento.

Corridas de rua com cadeira de rodas unem pai e filha

  • 13 Ago 2016
  • 16:08h

Fabiano mandou fazer uma cadeira de rodas adaptada para participar de corridas com a filha Sophia. (Foto: Mill Queen/ Arquivo Pessoal)

A vida do gerente comercial Fabiano Santos mudou completamente há sete anos com a chegada da filha caçula, Sofia. O nome vem do grego e significa “sabedoria”, que o pai precisou desenvolver para atender as necessidades especiais da criança: a menina não consegue andar ou falar e, por conta disto, o maranhense de 36 anos que mora em Marabá, sudeste do Pará, criou uma forma de passar mais tempo perto da garota e ajudá-la em seu tratamento através do esporte: com uma cadeira especial, ela acompanha o pai na corrida de rua. A pequena Sofia nasceu com uma má divisão em um braço no cromossomo cinco e apresenta transtornos de autismo. Quando ela tinha três anos chegou a andar, mas depois de não conseguir estabilidade suficiente e levar muitas quedas, ela parou de levantar.

“Estamos trabalhando para que ela volte a ter confiança. Ela não fala, mas expressa sentimento com as pessoas que ela convive. Quando começa uma música que ela gosta, começa a sorrir”, conta Fabiano, que descobriu que a filha, mesmo sem andar, gosta de correr!

União através do esporte
A ideia de praticar corrida com a filha na cadeira de rodas surgiu há um ano e teve o total apoio da psicopedagoga da Apae, que assiste Sofia. Então Fabiano, que já foi atleta profissional de futebol entre os anos de 1997 e 2002, agarrou essa oportunidade de se exercitar, passar mais tempo perto da filha em um momento só deles, e ajudar no tratamento de Sofia. “Ela vê coisas diferentes, para que ambientes diferentes passem a fazer parte do mundinho dela. Ter contato com outras pessoas, aglomerações... isso ajuda no raciocínio, para ela prestar mais atenção nas coisas. Tem sido muito importante”, afirma Fabiano. “Ela não tolera ambientes diferentes, toda vez que a gente sai de casa ela fica agitada. A ideia foi dela se ambientar”, explica Estar Santos, mãe de Sophia e Augusto, 12, filhos de Fabiano. A primeira corrida oficial que pai e filha participaram juntos foi a Corrida do Círio 2015. "Confesso que tive receio da reação das pessoas, no entanto, os incentivos foram tantos, dos outros atletas e das pessoas que assistiam a corrida, que tive a certeza que estávamos no caminho certo. Pelo quilômetro oito da prova ela começou a sorrir muito e isso me deu um gás a mais para completar”, conta Fabiano. Desde então a dupla não parou mais, já participou de onze provas, que juntas somam quase 100 km de corrida. Na semana passada, participaram de uma corrida inclusiva organizada pela OAB de Canaã dos Carajás, em que um grupo de corredores organizou uma  homenagem a Sofia. Todos usaram camisas com a frase "Amigos de Sofia".

‘Corridas com Sofia’
As descobertas de pai e filha têm sido compartilhadas por Fabiano em um perfil específico nas redes sociais, o “corridas_com_Sofia”. No espaço virtual, Fabiano publica fotos e mensagens de amor à filha e incentivo a outras famílias com crianças especiais. Foi também na internet que Fabiano foi encontrado pelo “Esquadrão Azul”, um grupo de pais e mães de todo o Brasil, que correm com os filhos especiais. Ele compartilha suas experiências e também aprende com outros pais que praticam corrida há mais tempo. Para melhorar conforto de Sofia e o desempenho nos treinos e provas, Fabiano mandou fazer, em São Paulo, uma cadeira toda adaptada, com as medidas da criança e dele. “Tem que ter música no carrinho dela, música gospel, a Sofia é fã de Anjos de Resgate. Ela adora a musiquinha, vento no rosto, quanto mais velocidade, mais ela gosta”, diz satisfeito o pai.

Falta de estrutura
A rotina de Sofia é puxada durante a semana. Além dos treinos com o pai, ela faz fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional na Apae. Os pais trabalham fora para custear as despesas da família e contam com a ajuda de uma babá, Iolanda, que a Sofia adora, para cuidar dela. Apesar de todos os esforços dos pais, Sofia não tem a estrutura necessária no município. “A cidade não disponibiliza tanta coisa. Aqui não tem escolinha para crianças especiais e a prefeitura não manda uma cuidadora para assistir ela na turma. A Sofia não está frequentando a escola”, lamenta Fabiano, que é natural do Maranhão e mora há três anos em Marabá.  "Meu grande desejo seria esta escolinha e também um tratamento como equoterapia, o que ajudaria a dezenas de pessoas em situação semelhante", diz.Amor incondicional A chegada de Sofia foi planejada. Segundo o casal, o filho mais velho Augusto pedia um irmãozinho. Ainda durante a gestação, foi detectado que Sofia seria especial. “Na gestação a gente viu que ela tinha uma alteração na medida da translucência nucal e corria o risco de nascer com síndrome de Down. Na ultrassom seguinte se descartou, mas foi detectada outra coisa”, lembra Fabiano desse período que ele considera um dos mais difíceis da vida. “Já temos na família uma criança com síndrome de Down. Eu me preocupei bastante em ter que passar novamente por tudo isso, agora como pai. Entreguei nas mães de Deus. Ela não conseguia mamar, teve que ficar na UTI, sendo alimentada por sonda. Foi um tempo de muita reflexão pra gente”, afirma o pai, que fez muitas viagens para outras cidades em busca de médicos que pudessem diagnosticar Sofia. O medo do novo foi superado e atualmente Sofia é o xodó da família toda. A esposa de Fabiano, Ester, conta que sempre soube que ele seria um “paizão”. “Eu via o jeito dele com os sobrinhos, rolando no chão, já sabia que gostava de crianças e imaginava quando a gente tivesse filhos. Ele sempre foi muito apegado aos filhos, gosta de estar com a família. Quando ele viu o pessoal correndo, teve essa ideia de correr com a Sofia”, detalha Ester Santos. A mãe de Sofia afirma que o amor incondicional dedicado à filha é recíproco. “Eu falo pra ele: ‘meu amor, você não percebe que quando você entra em casa ela fica agitada e não para de te olhar? Ela é apaixonada por você!”. Fabiano acredita que sua missão na terra seja amar Sofia. “Nossa sintonia, a maneira que ela gosta de me abraçar. Pelos meus filhos, a única coisa que não fiz foi dar de mamar. Dou banho nela, mingau, coloco pra dormir, tudo isso faço por muito gosto. Ela poderá ser uma eterna criança... É a missão que Deus nos deu, quero cuidar dela da melhor maneira possível”, ressalta Fabiano. A dupla quer realizar pelo menos mais sete corridas até o fim do ano e a família vai tentar conseguir recursos parar participar de duas corridas nacionais: a volta da Pampulha, em Belo Horizonte e a Corrida de São Silvestre, em São Paulo. Além das corridas, um novo desafio da dupla de pai e filha já está traçado para o futuro: “No futuro quero fazer triátlon com ela, uma competição que envolve natação, ciclismo e corrida. Ela adora água”, revela o pai de Sofia, Fabiano Santos.

CONTINUE LENDO

Ministério da Saúde repassa R$ 13,7 milhões a hospitais universitários da Bahia

  • 13 Ago 2016
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde liberou R$ 137 milhões para os hospitais universitários do país. Para os hospitais universitários da Bahia, foram destinados 10% do valor, totalizando R$ 13,7 milhões. O recurso repassado integra o Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC) e será destinado ao custeio dos serviços ambulatoriais e de internação realizados em cinco unidades de ensino que funcionam através do modelo do Sistema Único de Saúde (SUS). A nível nacional foram 55 hospitais foram beneficiados. A Bahia foi o segundo estado em relação à quantidade de verba destinada, ficando atrás de Minas Gerais, que recebeu R$ 25,8 milhões de reais. Os hospitais beneficiados na Bahia foram o Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia, o Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciência da Saúde, o Hospital Ana Nery, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos e a Maternidade Climério de Oliveira. Os valores correspondem a sétima parcela de pagamento do ano a esses estabelecimentos. Foram totalizados R$ 910 milhões em recursos federais empregados no custeio dos hospitais universitários do país neste ano. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que os hospitais de ensino têm “atenção especial, pois sabe-se que eles são complementares às redes hospitalares e ambulatoriais locais, e, em alguns municípios, são a principal oferta desses serviços”, finaliza.

CNJ arquiva procedimento contra juiz que bloqueou WhatsApp

  • 13 Ago 2016
  • 14:02h

(Foto: Reprodução)

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, arquivou o procedimento aberto contra o juiz Marcel Maia Montalvão, que, em maio, decidiu bloquear o aplicativo WhatsApp em todo o País. O processo aberto pelo CNJ teve como objetivo analisar se houve abuso de poder por parte do juiz e se ele havia ultrapassado o "limite da razoabilidade" ao bloquear o acesso ao aplicativo. Em seu despacho, a ministra cobrou a empresa "quanto à obrigação de colaborar com a Justiça brasileira sempre que assim lhe for exigido, mantendo escritório com possibilidade de diálogo com todos os juízes e consumidores brasileiros". Para a corregedora, apesar de a decisão do juiz da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe, ter atingido milhares de pessoas estranhas ao processo que ele analisava, as circunstâncias do caso levam à conclusão de que ele atuou "na defesa da dignidade da jurisdição", diante do "reiterado descumprimento voluntário e injustificado de ordens anteriormente emitidas". Nancy Andrighi destacou que a Polícia Federal requereu a suspensão do aplicativo juntando provas e argumentos cabais de que a interceptação dos dados seria possível e útil. Ela também afirmou que a quebra de sigilo teve, inclusive, parecer favorável do Ministério Público.
 

Chefe de gabinete de Marco Feliciano confirma à polícia ter dado dinheiro a jornalista

  • Bahia Notícias
  • 13 Ago 2016
  • 13:01h

(Foto: Reprodução)

O chefe de gabinete do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), Talma Bauer, afirmou em depoimento à polícia na noite desta sexta-feira (12) ter dado dinheiro para a estudante de Jornalismo Patrícia Lélis, de 22 anos, para que ela retirasse a acusação de tentativa de estupro que faz contra o parlamentar. “Bauer confirma que entregou R$ 20 mil. Agora, essa semana, vou juntar outras provas nos autos”, afirmou o delegado do caso Luís Roberto Hellmeister, ao jornal O Globo. Segundo o delegado, Bauer teria dado o dinheiro por ter sido vítima de extorsão e, por isso, não será indiciado. “Ele estaria, como chefe de gabinete, preservando, verdade ou mentira, a imagem do deputado. Não vai ser processado nem indiciado”, disse. Na última quarta (10), um vídeo recebido pela polícia mostrou a tentativa de Bauer de comprar o silêncio da jornalista. Na gravação, feita no dia 30 de julho pelo assessor Emerson Biazon, os três conversam no hall de um hotel na capital paulista e acertam de que forma a estudante receberia R$ 50 mil do assessor de Feliciano. O valor teria sido entregue por Bauer a um homem chamado Arthur Mangabeira mas, segundo Biazon, o intermediário não repassou o dinheiro a Patrícia. Mangabeira ainda deve ser ouvido pela polícia na próxima semana.

TAISAN: AMAROK SE

  • 13 Ago 2016
  • 12:12h

Detran e Correios fazem mutirão para entrega do licenciamento e veículos serão recadastrados

  • Ascom / Detran-BA
  • 13 Ago 2016
  • 11:32h

(Foto: Divulgação)

Para dar mais rapidez à entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA) e os Correios iniciam neste fim de semana um mutirão para a distribuição de quase 140 mil documentos, em todo o estado. A decisão foi tomada em uma reunião entre a direção do órgão e representantes da empresa, na última quinta-feira (11), e tem o objetivo de atender à demanda reprimida de condutores que ainda não receberam o CRLV. Uma falha na logística de distribuição dos Correios provocou o atraso no prazo de recebimento do CRLV, que deveria ser de até 20 dias. A previsão é que a situação seja regularizada ainda este mês. No período, o cidadão tem à disposição o benefício da portaria Detran 223, que permite a substituição do documento pelo comprovante de pagamento, por um prazo de 30 dias. Segundo a gerente de Vendas Corporativas dos Correios, Cora Azevedo dos Santos, independente da situação atual, existe um índice de devolução dos documentos de 3%, em média, por causa de inconsistências cadastrais de condutores e, no caso de Salvador, da divisão territorial da cidade. 

“As pessoas mudam de endereço e não atualizam o cadastro no Detran ou usam comprovantes de residência que não têm a chancela dos Correios, o que dificulta a localização do destinatário. O desenho da capital também dificulta, já que os limites de alguns bairros se confundem”, relatou. O mutirão no órgão de trânsito será acompanhado do desenvolvimento de um projeto de recadastramento de veículos pela internet. A ideia é dar a opção ao cidadão de escolher se quer continuar recebendo o CRLV pelos Correios ou se prefere retirar o documento no Detran. "Já determinamos o reforço do trabalho de impressão dos documentos nos próximos dias, ao mesmo tempo em que uma força-tarefa vai se dedicar exclusivamente ao novo modelo de cadastro, para oferecer mais comodidade ao cidadão”, afirmou o diretor administrativo do Detran, Agnaldo Dantas Neto. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem o licenciamento é considerada infração leve, com multa no valor de R$ 53,20, perda de três pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. A partir de novembro, a multa passa a valer R$ 88,38.

CONTINUE LENDO

Ótica Companhia dos Olhos de Vitória da Conquista oferta excelentes opções em óculos solares e receituários

  • 13 Ago 2016
  • 10:51h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Com uma gama enorme de óculos das mais variadas marcas e modelos, a Ótica Companhia dos Olhos de Vitória da Conquista se destaca no setor. E uma prova inconteste é o grande sucesso que a ótica vem fazendo na cidade. Com um acabamento primoroso de suas instalações, uma localização estratégica e uma equipe de profissionais capacitados, a ótica consegue agradar a todos os públicos, que já na primeira compra se torna cliente fiel. Além de todos esses atributos que cativam a clientela, a empresa possui uma dinâmica de promoções periódicas, que proporciona preços baixos o ano inteiro. Então não fique de fora, venha comprar óculos de qualidade garantida e deixar sua visão sempre protegida. Óticas Companhia dos Olhos, em Brumado ou em Vitória da Conquista, sempre uma excelente opção!


Brumado: Morre ‘Zé de Maria’

  • Brumado Urgente
  • 13 Ago 2016
  • 10:11h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Faleceu na madrugada desse sábado (13) o brumadense e auxiliar de pedreiro José Maria da Silva Santos, mais carinhosamente conhecido por ‘Zé de Maria’. Figura irreverente e carismática, ‘Zé de Maria’  havia sofrido um infarto do miocárdio no mês de julho e foi transferido de Brumado para uma UTI em Itapetinga. Brumado hoje acordou mais triste com a notícia do falecimento do tão querido cidadão, que por onde passava deixava um rastro de sorrisos e descontração. Fica aqui a homenagem da equipe do Brumado Urgente. “Zé de Maria, uísque-campari, Salvador-Camaçarí”.

Operação Deus Tá Vendo prende cinco pastores evangélicos

  • 13 Ago 2016
  • 09:32h

Cinco pastores evangélicos foram presos na quarta-feira (11) durante uma operação intitulada "Deus Tá Vendo", da Polícia Civil gaúcha. Suspeitos de praticarem golpes que somam R$ 1,2 milhão apenas no Rio Grande do Sul, os homens foram detidos em Itajaí (SC), Ponta Grossa (PR) e São Gonçalo (RJ).  Ligados à Assembleia de Deus, eles se valiam da confiança de fiéis e outros membros da comunidade para vender carros com valor muito abaixo dos de mercado, mas que jamais eram entregues. Além do RS, os golpes eram aplicados em Santa Catarina, Paraná e Rio. A polícia aputa se os golpes também eram aplicados em São Paulo e no Distrito Federal --segundo a polícia, os golpes podem ter dado um prejuízo de 20 milhões em todo o país. Segundo a polícia, o esquema teve início no Rio de Janeiro, onde uma mulher identificada apenas como Andreia contatou um pastor oferecendo parceria no negócio ilegal. Esse, por sua vez, chamou outros pastores, que se aproximavam de interessados em comprar os veículos, segundo eles, doados pela Receita Federal.

No Rio Grande do Sul, o grupo lesou 40 vítimas –37 em Veranópolis, duas em Bento Gonçalves (ambas na serra gaúcha) e uma em Passo Fundo, no norte do RS. "Eles ofereciam automóveis de cerca de R$ 90 mil por R$ 30 mil. Então o comprador depositava o dinheiro em uma conta de um laranja, que repassava a quantia à cabeça do esquema", explica o delegado que comandou a operação, Álvaro Luiz Pacheco Becker, titular da 2ª Delegacia de Bento Gonçalves. "Estou convencido de que esse grupo apenas usava a ligação que têm com a igreja para conquistar a confiança das vítimas", afirma o delegado. Depois que as vítimas reclamavam sua compra, Andreia –apontada como a líder do grupo– se passava por auditora, promotora e até juíza para "tranquilizar" as vítimas, dizendo que o processo era legal e que os veículos seriam entregues em breve. A mulher, que possui passagens por estelionato, está sendo procurada. As investigações começaram no final de 2011, mas, segundo a polícia, o golpe era aplicado desde 2010. Os cinco presos devem ser soltos após auxiliarem nas investigações. "Acredito que essa rede seja ainda maior", avalia Becker. 

CONTINUE LENDO

Seleção feminina vence Austrália nos pênaltis e está na semifinal olímpica

  • 13 Ago 2016
  • 08:56h

(Foto: Reprodução)

Foi mesmo dramático. A Seleção Feminina de futebol empatou no tempo normal, por 0 a 0 e na prorrogação, com a Austrália, em jogo no Mineirão, e avançou para as semifinais ao vencer a cobrança de pênaltis por 7 a 6. A melhor jogadora do Brasil, Marta, perdeu sua cobrança, mas a goleira Bárbara defendeu duas vezes e colocou a Seleção perto de uma medalha, nos Jogos Olímpicos do Rio. O Brasil enfrenta a Suécia na terça-feira, às 13 horas, no Maracanã, pela semifinal. Também nesta sexta-feira, a seleção escandinava eliminou os Estados Unidos nos pênaltis após empate por 1 a 1. A outra semifinal é formada por Canadá e Alemanha.

O jogo

As duas equipes tinham planos de jogo bem definidos desde os primeiros minutos. Enquanto o Brasil valorizava a posse de bola e buscava pressionar o adversário, a Austrália apostava em contragolpes rápidos e nas bolas paradas levantadas para a área, aproveitando a boa estatura de suas jogadoras. Mesmo mais presente no campo de ataque, a Seleção Brasileira não conseguia levar perigo à goleira Williams. O time da casa rondava a área adversária, mas não conseguia se infiltrar na bem postada defesa australiana. Na melhor oportunidade da primeira etapa, Andressa Alves deu belo passe para Debinha, mas a atacante bateu por cima do gol após cortar a zagueira Alleway. Na segunda etapa, a situação seguiu parecida. O Brasil ficava com a bola tentando pressionar, mas faltavam jogadas mais agudas e passes que encontrassem as atacantes em boas condições de finalizar. Aos poucos, a Austrália ia se soltando e ameaçava a meta da goleira Bárbara. Com a prorrogação se aproximando, a Seleção Brasileira tomou um susto aos 40 minutos. Lorgarzo arriscou de fora da área e a bola explodiu no travessão, na melhor oportunidade do tempo normal. Para responder, o Brasil exigiu uma linda defesa de Williams em conclusão de Andressa Alves. Depois de mais dois tempos de 15 minutos sem gols na prorrogação, a classificação teve de ser definida na disputa por pênaltis.

CONTINUE LENDO

Em um mês, mais de 7 mil são autuados sem farol baixo na BA

  • 13 Ago 2016
  • 08:11h

(Foto: Reprodução)

Mais de 7 mil motoristas foram autuados por não acenderem o farol baixo durante o dia nas rodovias federais que cortam a Bahia, um mês após a vigência da lei federal que exige o uso do equipamento. As informações são da Polícia Rodoviária Federal no estado (PRF). De acordo com o órgão, ao todo, 7.269 veículos foram verificados descumprindo a determinação no período entre os dias 8 de julho e 8 de agosto. O ato é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13, que passará para R$ 130,16 em novembro deste ano. Em todo o Brasil foram contabilizados 124.180 casos, informou a PRF.

 

Resultados
Segundo a Polícia Rodoviária Federal após o uso obrigatório dos faróis baixos nas rodovias, o número de acidentes na Bahia caiu. A PRF informou que a diminuição das ocorrências pode estar assossiada à nova medida. Entre julho e agosto, foram registradas oito colisões frontais durante o dia nas rodovias federais da Bahia, contra 14 ocorridos no mesmo período do ano de 2015. Conforme a PRF, houve uma redução de 42,85% no número de ocorrências, e, considerando a frota, que aumentou de quase 89 milhões em julho de 2015, para mais de 92 milhões em 2016, a redução chega a 45,20%. Dos envolvidos nestes acidentes, segundo a PRF, foram registrados quatro feridos graves nos dois anos, mas comparando a frota, há uma redução de 4,1%. O número de óbitos foi de seis em 2015 para sete em 2016, sendo que três das vítimas morreram em um único acidente.

CONTINUE LENDO

Prejuízo da Oi, em recuperação judicial, fica em R$ 656 milhões

  • 12 Ago 2016
  • 19:06h

A logo da empresa de telecomunicações Oi é vista em um shopping de São Paulo em outubro de 2013 (Foto: Nacho Doce/Reuters/Arquivo)

A operadora de telecomunicações Oi, em recuperação judicial, encerrou o segundo trimestre com prejuízo líquido de R$ 656 milhões, revertendo lucro consolidado de R$ 671 milhões obtido um ano antes. No entanto, em relação ao primeiro trimestre deste ano, as perdas foram menores. Naquele período, a Oi havia registrado prejuízo de R$ 1,64 bilhão. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou R$ 1,435 bilhão, queda anual de 24,4%.A dívida líquida ficou em R$ 41,4 bilhões, contra R$ 40,8 bilhões ao fim de março deste ano. O investimento no país totalizou R$ 1,215 bilhão no trimestre, 16,7% maior que um ano antes.

Recuperação judicial

A empresa anunciou em junho o pedido de recuperação, incluindo no processo um total de R$ 65,4 bilhões em dívidas. A empresa é a maior operadora em telefonia fixa do país e a quarta em telefonia móvel, com cerca de 70 milhões de clientes. O pedido veio após a Oi ter anunciado que ainda não havia obtido acordo com credores para tentar reeestruturar sua dívida, considerada impagável. Este é o maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil. Até então, o maior era o da Sete Brasil (empresa de sondas de águas ultraprofundas), que envolveu R$ 19,3 bilhões. Como a Justiça aceitou o pedido, a empresa terá um prazo para elaborar plano de recuperação e, em seguida, buscar um acordo com os credores. Segundo a Oi, o objetivo do plano de recuperação judicial “é manter a prestação do serviço com qualidade aos clientes e equacionar o endividamento”. Em comunicado na ocasião, a empresa afirmou que "todas as nossas atividades de atendimento, vendas, instalação e manutenção estão sendo desempenhadas normalmente", e ressaltou que "tudo será mantido exatamente como está combinado, inclusive nas contas dos clientes e os preços praticados pela Oi, agora sob proteção da Justiça".

CONTINUE LENDO