Super Oferta da Serralheria Santa Rita

  • 23 Ago 2016
  • 07:06h

A Serralheria Santa Rita preparou para você excelentes ofertas, e, dentre várias estão o porcelanato retificado white Via Rosa 72 x 72 mm que está saindo por 44,95 à vista. Não perca essa oportunidade de revestir ou trocar o piso de sua residência ou ponto comercial por este porcelanato de fino acabamento. Faça hoje mesmo uma visita a Serralheria Santa Rita e confira essa e outras promoções, na Av. Centenário, 511, fone (77) 3441-5087.

Robson Conceição revela assédio de políticos e ataca: 'Nunca fizeram nada por mim'

  • 22 Ago 2016
  • 20:09h

(Foto: Reprodução)

O pugilista baiano Robson Conceição, ouro olímpico no Rio 2016, está na bronca com alguns políticos do estado. Segundo o atleta, após sua medalha,’ vereadores e candidatos ‘ estão tentando tirar proveito da conquista obtida em solo carioca. Numa breve declaração feita ao jornalista Pablo Reis, nesta segunda-feira (22), Robson revelou que até sua família está sendo procurada por candidatos que querem pegar carona no sucesso de sua medalha olímpica. “Estão aparecendo vários candidatos e vereadores querendo que minha mãe e o pessoal lá em casa assine alguns documentos para informar que eles me ajudaram de alguma forma. Na verdade, não fizeram nada comigo e agora querem aparecer em fotos, estar do meu lado, sempre para aproveitar a oportunidade. Porém, nunca fizeram nada por mim”, reclamou. Para o atleta de 27 anos, é preciso que sua medalha traga o legado de investimentos em projetos sociais. “Espero que agora eles tenham isso como exemplo e realmente invistam nos projetos sociais. Que eles plantem para depois colher os frutos deles, não uma coisa que foi plantada por outra pessoa”, pediu. “Tem o Dória que sempre esteve do meu lado, me apoiando e me incentivando. Esse sim, eu vou estar abraçando. O resto, pra mim, eu desconheço de qualquer ajuda ou incentivo”, disse, se referindo ao seu treinador, Luiz Dória.

Substância que combate a dor sem causar vício e outros efeitos colaterais é descoberta

  • 22 Ago 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Autoridades de todo o mundo estão cada vez mais preocupadas com o aumento do número de mortes por overdose de remédio contra dor e com a quantidade de dependentes destes medicamentos. No entanto, um grupo liderado por pesquisadores da Universidade de Stanford pode ter encontrado uma saída para esse problema. Os cientistas identificaram uma substância que alivia a dor de forma tão eficaz quanto a morfina e não apresenta os mesmos efeitos colaterais. Denominado PZM21, segundo o jornal O Globo, o composto teve resultados positivos após testes em camundongos. "A morfina transformou a medicina. Existem vários procedimentos que podemos fazer hoje em dia porque sabemos como controlar a dor do paciente durante a recuperação. Mas, obviamente, a morfina também é perigosa. Pesquisadores vem procurando um substituto mais seguro para remédios derivados de opióides há décadas", afirmou Brian Shoichet, professor da Universidade da Califórnia e coautor do estudo. Os testes mostraram que a droga não interfere na respiração, a principal causa de morte por overdose de remédios para dor e de drogas como heroína, além de não causar constipação. Outro benefício do PZM21 é que a substância parece não liberar dopamina no cérebro, o que evita um possível vício. Shoichet ressaltou que ainda são necessários novos estudos para comprovar que o medicamento não leva ao vício e confirmar que é seguro e efetivo para consumo humano.

Fotógrafo e cinegrafista poderão ter isenção para importar equipamentos

  • Tribuna da Bahia
  • 22 Ago 2016
  • 18:11h

(Foto: Reprodução)

Os equipamentos e materiais importados para uso exclusivo no exercício da profissão de fotógrafo e cinegrafista poderão ficar isentos de impostos, estabelece o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 141/2015, em pauta na reunião que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) fará nesta quarta-feira (24), às 9h. Pelo projeto, do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a isenção alcança o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o PIS/Pasep e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). As isenções somente serão concedidas aos equipamentos e materiais sem similar nacional e pelo prazo de cinco anos, a partir da publicação da lei. Haverá também uma série de exigências para se obter o benefício, como a comprovação do exercício da profissão e a declaração de falta de equipamento similar no país. O autor argumenta que, apesar dos avanços tecnológicos da indústria nacional de material fotográfico e de imagem, os equipamentos utilizados muitas vezes não atendem à demanda desses profissionais. Segundo Rodrigo Maia, o avanço tecnológico não tem sido acompanhado pela oferta do mercado brasileiro e os preços também são muitas vezes exorbitantes. Daí a importância de facilitar a importação de equipamentos de qualidade para essa área profissional. Apesar de o projeto implicar renúncia de receita, o deputado diz que ele pode estimular as atividades profissionais de fotógrafos e cinegrafistas, e incentivar “uma profissão importante e que muitas vezes é preterida”. O deputado lembra ainda que a Receita Federal já concedeu benefício fiscal a equipamentos e materiais fotográficos e cinematográficos não profissionais. 

Dessa forma, o projeto estenderia o benefício fiscal para os equipamentos e materiais fotográficos de uso próprio e exclusivo no exercício das atividades profissionais. O relator, senador Edison Lobão (PMDB-MA), é favorável. Ele registra que a variação cambial, agregada à defasagem técnica da indústria nacional, “poderá gerar um fosso tecnológico e uma perda de competitividade, o que não é bom para o país”. Lobão acrescenta que a aquisição dos equipamentos isentos, em conjunto ou isoladamente, terá o limite máximo de R$ 50 mil, ficando o beneficiário obrigado a permanecer com o equipamento adquirido pelo prazo mínimo de dois anos. Se aprovado na CAS, o projeto seguirá para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Profissões

Na mesma reunião, a comissão vai apreciar os projetos que regulamentam o exercício da profissão de agente de segurança socioeducativa (PLS 278/2014) e de geofísico (PLS 487/2015). Também consta da pauta o projeto que trata da prática de equoterapia (SCD 13/2015) e o que trata de ações de prevenção de cânceres do colo uterino e de mama (PLS 583/2015)

CONTINUE LENDO

Polo UNINTER Brumado: breve em novas instalações

  • ASCOM - Plena Educacional
  • 22 Ago 2016
  • 17:30h

Foto Divulgação

Presente no mercado de Brumado há 12 anos, o polo do CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, que funcionou na maior parte do tempo nas instalações do “antigo cinema da cidade” – próximo à biblioteca – já fez e faz parte da vida acadêmica de muitas famílias, não apenas de Brumado, como também das regiões circunvizinhas. Recentemente, a administração do polo da capital do minério foi assumida pela empresa Plena Educacional, que também é responsável hoje pelos polos UNINTER das cidades de Caculé e Condeúba (BA). Já em processo de organização das instalações em novo endereço, o polo terá novos horários de atendimento na estrutura que foi pensada em detalhes para receber os seus alunos da melhor maneira possível. Rua Artur Revenster, 188 – Centro de Brumado, bem próximo à praça do cemitério. 77 3441 3268. Onde tem UNINTER tem educação acontecendo! 

 

Ministro defende 'segurar um pouco' reajustes para servidores federais

  • 22 Ago 2016
  • 16:53h

O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, concede entrevista após almoço com Michel Temer e líderes da base aliada (Foto: Filipe Matoso/G1)

Responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, afirmou nesta segunda-feira (22) que é preciso "segurar um pouco" os reajustes para servidores públicos federais. Ele deu a declaração após ser questionado se a proposta de Orçamento para 2017, que será enviada nos próximos dias ao Congresso, irá prever reajustes salariais ao funcionalismo. Geddel participou, no início da tarde, de uma reunião-almoço na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que contou com a presença do presidente em exercício Michel Temer e líderes da base aliada. 

Ao longo dos três meses em que Michel Temer está no comando do Planalto, oCongresso aprovou reajustes a algumas categorias de servidores com o aval do peemedebista. Apesar de ter proposto ao Legislativo um pacote de ajuste fiscal para tentar reequilibrar as finanças federais, que devem atingir um rombo de R$ 170 bilhões neste ano, o governo tem dito que apoiou os aumentos porque eram compromissos já assumidos na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff. Um dos reajuste aprovados pelos congressistas e sancionado por Temer concedeu aumento deaté 41,47% nos salários dos servidores do Judiciário e aumento salarial de 12% para analistas e técnicos do Ministério Público da União. "O que passou, passou. Agora, o momento é de segurar um pouco essa questão de reajustes. O país precisa aprovar suas reformas estruturantes, precisa sinalizar claramente o compromisso com o combate ao déficit público e com a austeridade fiscal. Esse é o nosso sentimento nessa hora", disse o titular da Secretaria de Governo.

CONTINUE LENDO

Em reunião com indústria de cigarro, ministro da Saúde propõe fim do plantio de tabaco

  • Bahia Notícias
  • 22 Ago 2016
  • 16:13h

(Foto: Reprodução)

Depois de afirmar que homens vão menos ao médico por trabalharem mais que as mulheres, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, protagonizou mais um momento constrangedor. De acordo com informações da coluna Radar On-Line, na revista Veja, durante uma reunião com a indústria de cigarros, o ministro surpreendeu a todos ao propor o fim do plantio do tabaco no país. Ainda segundo a coluna, os representantes do setor, cuja produção envolve 153 mil produtores rurais, saíram escandalizados com a proposta.

Saques do PIS/Pasep crescem 65% em todo o país, diz Tesouro Nacional

  • 22 Ago 2016
  • 15:33h

(Foto: Reprodução)

Balanço do Tesouro Nacional mostra que - entre novembro de 2015 e julho de 2016 - período de realização da campanha de divulgação do Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS-Pasep - quase 885 mil beneficiários desses programas se dirigiram às agências do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal e sacaram os valores de cotas disponíveis em suas contas individuais. Esse montante representa uma ampliação de 349 mil saques (ou 65%) em relação ao observado entre novembro de 2014 e julho de 2015. O balanço mostra, ainda, que o maior aumento foi verificado nas retiradas feitas por beneficiários com 70 anos ou mais, que passaram de 5,4 mil para mais de 258 mil. Para esse público, foram enviadas pelo BB e Caixa, respectivamente agentes administradores do Pasep e do PIS, quase 920 mil malas diretas informando sobre a existência de saldo disponível para saque nas contas individuais dos programas.

Em 30 de junho de 2016, último fechamento de exercício do fundo, pouco mais de 4,4 milhões de cadastrados tinham direito ao saque por idade, o que representa R$ 7,9 bilhões. O valor do saldo médio por beneficiário é de R$ 2.900,00 no Pasep e R$ 1.500,00 no PIS. Segundo o Tesouro Nacional, o Estado de São Paulo concentrou o maior número de saques (284.136) no período, seguido por Minas Gerais (96.780), Rio de Janeiro (94.210), Rio Grande do Sul (74.233), Paraná (52.959) e Santa Catarina (37.010).

Direito a saques

O Tesouro lembra que têm direito ao saque das cotas os inscritos nos programas até 4 de outubro de 1988 que possuam saldo em suas contas individuais e que se enquadrem em um dos seguintes motivos: aposentadoria; idade igual ou superior a setenta anos; invalidez (do participante ou dependente); transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar); idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada; participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001; ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular. Para informações sobre saldo ou número de inscrição, os interessados devem procurar o Banco do Brasil, quando inscritos no Pasep, ou a Caixa Econômica Federal, que é a instituição administradora do PIS. Os documentos necessários para o saque podem ser consultados nos sites dessas instituições: http://www.caixa.gov.br/pis (ver no item "Quotas do PIS") e www.bb.com.br/pasep (ver na aba "Quando e Como Sacar o Saldo"). Os trabalhadores que começaram a contribuir após 4 de outubro de 1988 não possuem valores de cotas para resgate. 

CONTINUE LENDO

Comissão volta a analisar projeto que trata da legalização dos jogos de azar

  • 22 Ago 2016
  • 14:51h

(Foto: Reprodução)

A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional reúne-se na quarta-feira (24), às 14h30, com um único item na pauta: o projeto que amplia o leque dos jogos de azar legalizados no país (PLS 186/2014). O projeto já havia sido enviado ao Plenário, mas um requerimento aprovado no início do mês determinou o reexame da matéria na comissão. O requerimento foi apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Ele é o novo relator da proposta, em substituição ao senador Blairo Maggi (PR-MT), que se tornou ministro da Agricultura. A justificativa de Fernando Bezerra é de que, após receber representantes de vários órgãos públicos, ficou evidente a necessidade de mudanças no projeto que libera os jogos de azar. Entre os órgãos que participaram de discussões com o senador estão a Polícia Federal e o Ministério Público. Para Bezerra, que vai apresentar um novo substitutivo ao projeto, é imprescindível aperfeiçoar o texto para que os jogos de azar não sejam usados para a lavagem de dinheiro.

 

Projeto

O projeto original é do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e libera o funcionamento de cassinos, bingo, jogo do bicho e apostas eletrônicas. O autor afirma que é no mínimo incoerente dar um tratamento diferenciado para o jogo do bicho e, ao mesmo tempo, permitir e regulamentar as modalidades de loteria federal hoje existentes. Segundo o senador, as apostas clandestinas no país movimentam mais de R$ 18 bilhões por ano. Na mesma linha, Bezerra Coelho diz em seu relatório que a regulamentação do tema pode ser um importante canal de atração de investimentos privados, tanto em infraestrutura hoteleira e turística como também em logística. Para o senador, a legalização dos jogos de azar ajudará a economia do país, com a geração de emprego e renda, e também o governo, que poderá arrecadar com os impostos. Uma projeção conservadora, segundo o relator, estima a arrecadação de R$ 29 bilhões nos próximos três anos. A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), é a responsável pela Agenda Brasil – pauta apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de incentivar a retomada do crescimento econômico do país.

CONTINUE LENDO

Conquista: Bebê vítima de afogamento em balde passa bem

  • 22 Ago 2016
  • 14:12h

(Foto: Ilustração)

Um bebê de 8 meses deu entrada no Hosítal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, vítima de um afogamento domiciliar. A criança teria caído em um balde d’água na tarde deste domingo (21), em uma residência do conjunto habitacional Lagoa Azul, no bairro Campinhos. O acidente teria acontecido durante a faxina que a mãe criança realizava na residência. O socorro foi feito por paramédicos do Samu 192. Em nota, o Samu 192 confirmou o fato e informou que foram “ministrados os primeiros socorros para a criança, que estava sonolenta, chorosa e secretiva”. “A mesma foi encaminhada ao Hospital Municipal Esaú Matos, onde permanece em observação, estável e sem nenhuma alteração clínica”.

Bafafá em Vitória da Conquista: Rui Costa inaugura UPA com protestos e pancadaria envolvendo professores da UESB

  • Blog do Anderson
  • 22 Ago 2016
  • 13:33h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

O governador Rui Costa foi recebido com muitos protestos durante a sua visita a Vitória da Conquista na manhã desta segunda-feira (22). Já na entrada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mesmo com grades de proteção, alguns professores e técnicos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) conseguiram entrar, mas foram retirados por seguranças oficiais.Com tambores, apitos e gritos, os manifestantes prosseguiram durante o início das falas no palanque oficial, foi quando o professor doutor Reginaldo Souza entrou em confronto com outros seguranças e caiu no chão. Ele chegou a ser arrastado para o lado de fora, mas teve a ação impedida por outros servidores e também pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), que foi reitor por duas vezes da UESB.

Vinda de recursos ao Brasil depende de ajuste fiscal

  • 22 Ago 2016
  • 12:52h

(Foto: Reprodução)

A vinda de recursos para o Brasil não depende mais do impeachment de Dilma Rousseff, que já está basicamente precificado, e sim do avanço do ajuste fiscal, afirmam analistas ouvidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Se o governo do presidente em exercício Michel Temer conseguir provar que está colocando as contas públicas em ordem, pode se beneficiar da ampla liquidez global. O economista-chefe para América Latina do banco ING, Gustavo Rangel, argumenta que a implementação das medidas de estabilização da dívida pública não está inteiramente no preço dos ativos brasileiros, mas ele tem uma visão otimista sobre o tema. "Acho que o mercado vai se surpreender positivamente com o que vai acontecer com a PEC dos gastos. Entendo que há espaço para entrar mais dinheiro no Brasil, principalmente em termos de 'real money'", comenta.

"Fluxo virá, mas a condição é que o lado das reformas não desaponte. O que já está no preço é um relativo sucesso dessas duas reformas combinadas (PEC do teto para os gastos públicos e Previdência), e talvez seja um otimismo um pouco exagerado", afirma o economista sênior para a América Latina do banco Standard Chartered, Ítalo Lombardi. Mesmo o estrategista-chefe Empiricus Research, Felipe Miranda, um dos poucos defensores da tese do "tsumoney" - a entrada de um tsunami de dinheiro no País -, diz que o impeachment é uma condição necessária, mas não suficiente para garantir uma trajetória sustentável de fluxo para Brasil. "O impeachment dispara a atração de investimentos, que vai ganhar força a cada notícia na direção de uma melhor política fiscal", diz. Miranda argumenta que existem quase US$ 17 trilhões em liquidez no mundo aplicados em juro zero ou mesmo negativo e o Brasil, com um juro real de quase 6%, é uma oportunidade bastante atrativa. "Ainda que fiquemos com uma fração, um milésimo dessa liquidez, para nós já é muito", afirma. Ele observa que muitos gestores ainda estão bastante subalocados em América Latina e Brasil em relação à média histórica. Mesmo com o ganho de 36% acumulado este ano, a Bovespa ainda está barata, nos cálculos do economista. O sócio e diretor de investimento da NCH Capital para América Latina, James Gulbrandsen, é outro a afirmar que o estrangeiro nem sequer voltou com força para o mercado de ações brasileiro. Ainda assim, Gulbrandsen reconhece a importância do avanço no ajuste fiscal. "Já temos o 'dream team' na condução da economia. O que falta agora é apenas a execução do plano econômico." As informações são do jornal 

CONTINUE LENDO

TRE-BA define plano de mídia de propaganda eleitoral gratuita de 2016

  • 22 Ago 2016
  • 12:11h

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) definiu na última sexta-feira (19), em uma audiência pública, o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para as eleições de 2016. A exibição terá início no próximo dia 26 de agosto e segue até 29 de setembro, para o 1º turno do pleito. Através de um sorteio, foi definida a ordem da veiculação da propaganda no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, sendo a sequência válida tanto para rádio quanto para TV. Os trabalhos foram coordenados pela 1ª Zona Eleitoral (1ªZE/Salvador), definida como responsável pela elaboração do plano de mídia nas eleições deste ano. A coligação ‘Sim para Salvador!’ (PCdoB, PT, PT, PSD, PTN, PSB) abrirá a propaganda eleitoral, sendo seguida pelos partidos ou coligações: ‘Agora é a vez do povo’ (PDT, PSL, PROS, PRP, PMN), ‘PRTB’, ‘Agora é com a gente’ (PSol e Rede), ‘Orgulho de Salvador’ (DEM, PSDB, PMDB, PSC, PV, PPS, PTC, PSDC, PTdoB, PHS, PRB, SD, PEN, PMB, PTB), ‘PPL’ e ‘Salvador merece mais’ (PR e PP). De acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/1997, art. 50), definida a ordem do primeiro dia da exibição da propaganda, os dias seguintes deverão apresentar, em primeiro lugar, sempre o último exibido no dia anterior, seguindo a sequência estabelecida no primeiro dia de transmissão. 

A medida objetiva de garantir que cada partido e/ou coligação inicie a propaganda eleitoral. Sobre a geração de conteúdo de propaganda, foram definidos cinco períodos, sendo um para cada uma das emissoras. Por ordem de sorteio, a Aratu foi estabelecida como a primeira geradora do conteúdo do horário eleitoral gratuito, sendo a responsável pelo primeiro período de transmissão no rádio e na TV (entre 26 de agosto e 1º de setembro). A responsabilidade pela geração do conteúdo em rádio e TV seguirá com: Rede Educadora (de 2 até 8 de setembro), Rede Record (de 9 até 15 de setembro), Bandeirantes (de 16 até 22 de setembro) e Rede Bahia (de 23 até 29 de setembro). Para a exibição no rádio, a transmissão ocorrerá das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na TV, serão obedecidos os seguintes horários, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Ainda estão previstas inserções de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, todos os dias, totalizando 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação veiculada entre 5h e 24h, devendo ser respeitada a proporção de 60% para prefeito e de 40% para vereador. A campanha deste ano foi reduzida de 45 para 35 dias.

CONTINUE LENDO

Bebê recém-nascido é encontrado em saco dentro de casa abandonada em Jequié

  • 22 Ago 2016
  • 11:31h

Bebê recém-nascido foi encontrado por policiais militares em Jequié (Foto: Divulgação / PM)

Um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de um saco plástico no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. A criança, que foi deixada dentro de uma casa abandonada, ainda estava com o cordão umbilical quando foi localizada. O caso ocorreu no bairro de Brinco de Ouro, no sábado (20). De acordo com a Polícia Militar, pessoas que passaram pelo imóvel abandonado escutaram gemidos e acionaram a corporação. No local, encontrararam a menina recém-nascida, que foi socorrida para o hospital municipal. Conforme a PM, o bebê está bem e segue na unidade médica à espera de uma decisão da Justiça. A polícia ainda não tem informações sobre a pessoa responsável pelo abandono.

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta segunda (22)

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 22 Ago 2016
  • 10:51h

(Foto: Divulgação)

Começa nesta segunda (22), o período de inscrição para a ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. As candidaturas para o segundo semestre de 2016 poderão ser feitas online, pelo endereço http://fiesselecao.mec.gov.brO edital de vagas foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgado nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU). Embora não tenha sido liberado o número total de vagas, esta é uma nova oportunidade para que os estudantes ingressem no ensino superior, conforme destaca o diretor de Programas Estudantis do Grupo Ser Educacional (grupo ao qual pertence a Faculdade Maurício de Nassau), Emerson Lavôr. “Essa é uma grande oportunidade de o estudante conseguir o FIES ainda neste semestre, independente de processo seletivo. As vagas serão disponibilizadas em vários cursos, e aquele que fizer a inscrição primeiro no endereço eletrônico, será pré-selecionado para a vaga escolhida e poderá dar seguimento ao processo de conclusão da inscrição no portal do SisFIES http://sisfiesportal.mec.gov.br “, explica. Os prazos para as inscrições variam de acordo com a situação do candidato, conforme abaixo:

22 a 28 de agosto

Para o estudante não graduado, que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do FIES referente ao segundo semestre de 2016, e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo FIES;

26 a 28 de agosto

Para o estudante graduado, que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre de 2016, e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo Fies;

29 de agosto a 5 de setembro

Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior (IES) em que não está matriculado;

2 a 5 de setembro

Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado;

29 de agosto a 2 de dezembro

Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado;

2 de setembro a 2 de dezembro

Para o estudante graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado. De acordo com o edital, após a realização da inscrição no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies no endereço eletrônico http:// sisfiesportal.mec.gov.br e concluir a inscrição nos dois dias úteis subsequentes. Após a conclusão da inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Instituição de Ensino nos 5 (cinco) dias subsequentes ao da conclusão da inscrição. Pode se inscrever o estudante que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero; possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

CONTINUE LENDO