Nassau: Novas Tecnologias no Ensino Superior é tema de palestra

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 17 Ago 2016
  • 14:25h

Na próxima sexta-feira (19) será realizada na Faculdade Maurício de Nassau, unidade Vitória da Conquista, palestra  com o tema “Novas Tecnologias Educacionais: Mudanças de Paradigmas”. O objetivo é apresentar alternativas para o uso de ferramentas educacionais modernas nos ambientes educacionais de formação para professor. A palestra será ministrada por Giovane Brito, mestre em Linguística e professor da Faculdade. Segundo Brito, esse momento será importante para debater sobre metodologias ativas de aprendizagem; argumentar as diferenças entre o ensino tradicional e ensino a distância; analisar o perfil do docente do século XXI;  e abordar alguns pontos diferenciais entre os tradicionais e os novos paradigmas na educação de adultos. “É importante discutir neste espaço acadêmico questões relacionadas aos usos das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino superior”, defende. O evento ocorre às 19h, interessados em se inscrever deve enviar  email para o endereço [email protected]  ou ligar para o telefone: (77) 3429-6462.

Brumado: Será nesta quinta-feira (18) o lançamento exclusivo do Nissan Kicks na Taisan

  • 17 Ago 2016
  • 13:44h

Um dos lançamentos da Nissan mais comentados nas redes sociais está sendo o Nissan Kicks, e a montadora japonesa chega pra brigar de igual pra igual com os concorrentes do seguimento de SUV. O veículo foi lançado inicialmente nas olimpíadas do Rio 2016, e amanhã (18) será lançado com exclusividade na Taisan em Brumado. A proposta da fabricante foi inovar no seguimento dos SUVs, e o Kicks traz realmente uma proposta inovadora, inclusive, vem sendo elogiado por diversos meios de comunicação especializados em autos. O projeto conta com tecnologia de mobilidade inteligente, e entrega performance com o menor consumo da categoria. Seu design inovador com teto que tem efeito flutuante fará você se sentir no centro de tudo. Então não perca essa oportunidade e venha conhecer o Nissan Kicks, o SUV mais desejado do mercado na Taisan que fica localizada na Av. Centenário, 853.

Dilma irá ao Senado para julgamento final do impeachment, diz assessoria

  • 17 Ago 2016
  • 13:13h

(Foto: Reprodução)

A presidente afastada Dilma Rousseff decidiu que irá comparecer ao julgamento final do processo de impeachment no Senado, informou nesta quarta-feira (17) a assessoria da petista. No entanto, assessores ressaltaram que Dilma ainda não definiu a data na qual irá ao Congresso Nacional. O julgamento está marcado para começar na próxima quinta-feira (25). A assessoria de Dilma destacou ao G1 que, no Senado, ela responderá a eventuais questionamentos que forem formulados a ela pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, pelos senadores, pela acusação ou pela defesa. Lewandowski comandará o julgamento no plenário do Senado.

Na manhã desta quarta, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse em entrevista coletiva prever que o julgamento final de Dilma se estenderá por quatro dias. Ele sinalizou ainda que, assim como defende Lewandowski, o julgamento deverá ser interrompido na próxima sexta (26) e será retomado somente na segunda-feira seguinte, sem sessões no final de semana. Renan se reuniu na manhã desta quarta com o presidente do STF e com os líderes partidários do Senado para discutir e definir o cronograma do julgamento e procedimentos que terão de ser seguidos pelos senadores, pela acusação e pela defesa. Segundo o colunista do G1 Matheus Leitão, o roteiro sugerido por Lewandowski prevê queDilma terá 30 minutos para se manifestar livremente no plenário do Senado antes de começar a ser interrogada. O prazo de defesa da presidente afastada poderá ser prorrogado a critério de Lewandowski. O roteiro do presidente do STF prevê que ele próprio, os senadores, a acusação e a defesa terão até 5 minutos cada para questionar a petista. Ela, no entanto, tem o direito de ficar calada diante das perguntas.

CONTINUE LENDO

Bahia: Adolescente com intestino perfurado aguarda há 3 meses por cirurgia

  • 17 Ago 2016
  • 12:33h

Por causa do problema, Ana Luisa usa uma bolsa de colostomia (Foto: Reprodução/TV São Francisco)

Uma adolescente de 13 anos, que tem duas perfurações no intestino, aguarda há três meses por uma cirurgia para reconstruir o órgão, em Juazeiro, norte da Bahia. O problema é que, na cidade, o único local que faz o procedimento é o Hospital Regional,que teve essas cirurgias suspensas. O problema de Ana Luísa começou em fevereiro, quando teve apendicite. Ela passou por uma cirugria e durante o procedimento descobriu que estava com duas perfurações no intestino. A mãe de Ana, a empregada doméstica Cláudia dos Santos, conta que ficou assustada com o que o médico falou. “O médico disse que ela ia ficar dois meses com o intestino de fora, que eu procurasse a Secretaria de Saúde ou então o hospital, para poder dar entrada para ela fazer a reconstituição do intestino", afirma. Cláudia procurou a Secretaria de Saúde de Juazeiro e foi informada de que o Hospital Regional, local onde o procedimento seria feito, tinha suspendido a realização de cirurgias. Como não conseguiu resolver o problema da filha através da Secretaria de Saúde, no último mês de junho ela procurou a Defensoria Pública e entrou com uma ação na Justiça. O processo está em andamento, e Cláudia diz que a espera tem a deixado ainda mais preocupada com a saúde da filha. “Meu maior medo é ela pegar uma infecção", diz.

Por causa do problema, Ana Luísa usa uma bolsa de colostomia, que serve pra coletar resíduos que vêm do intestino. Desde que descobriu as perfurações no intestino, Ana parou de ir à escola e passa o dia em casa."Me incomoda muito, porque não posso fazer o que fazia antes, não posso vestir as roupas que eu gostaria de vestir, tem que vestir sempre roupa folgada, sai sangue, às vezes eu choro", conta a estudante, que diz sentir falta da vida que leva a antes da doença. "Quero ficar logo boa, para voltar a ser a Luísa de antes" Segundo o superintendente de Atenção Especializada de Juazeiro, Mário Machado, o município assinou um termo de cooperação técnica com o Hospital Regional e, com isso, as cirurgias encaminhadas pelo SUS, inclusive a de Ana Luísa, devem ser realizadas ainda este mês. “Tudo está programado para que [a cirurgia] aconteça na próxima terça-feira. Se tudo correr bem, e espero que corra bem, a expectativa é de que na terça-feira a gente já resolva o problema desta criança e de outras que por ventura surjam”, afirma.

CONTINUE LENDO

Servidores penitenciários iniciam paralisação de 72 horas na Bahia

  • 17 Ago 2016
  • 11:52h

Servidores estão mobilizados no Complexo da Mata Escura, em Salvador (Foto: Divulgação / Sinspeb)

Os servidores penitenciários do estado paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (17). De acordo com o sindicato da categoria, o movimento terá uma duração de 72h. Os profissionais reivindicam a contratação de agentes aprovados em concursos que ainda não foram nomeados e questionam a convocação de profissionais terceirizados. O sindicato afirma que o estado anunciou a inauguração do Conjunto Penal de Vitória da Conquista por meio da contratação de empregados terceirizados na função de agente penitenciário. Para a categoria, a ação confronta uma decisão proferida pela 7ª Vara da Fazenda Pública, que proíbe esse tipo de contratação. A inauguração da unidade está prevista para a segunda-feira (22). "O estopim da paralisação foi o anúncio do governo de que vai inaugurar a unidade de Vitória da Conquista em sistema de cogestão. 

Para nós, isso é uma privatização disfarçada", afirma o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel. Durante paralisação de 72h, Pimentel diz que 30% dos agentes penitenciários serão mantidos nas unidades do estado exercendo atividades como fornecimento de alimentos aos presos, aplicação de medicação contínua, atendimento médico de urgência e emergência, além de liberação de alvará de soltura. Sobre a contratação de terceirizados, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afirmou ao G1 que  80% do quadro de diretores de unidades penitenciarias é composto por agentes penitenciários e que o índice é maior ainda quanto ao quadro de diretor adjunto. Deste modo, o órgão diz que não existe a militarização do sistema penitenciário, como aponta o sindicato. A Seap diz que também recebeu demandas sobre carga horária de trabalho. Neste sentido, o órgão disse que, atualmente, os agentes penitenciários trabalham com a escala de serviço de 24x72h. A categoria solicita que a cada 24h de trabalho sejam concedidas 96h de descanso. Sobre essa demanda, o Estado diz que não tem condições de atender o pedido. Os agentes penitenciários também questionam a nomeação de mais candidatos do Concurso de 2014. Entretanto, a Seap diz que a Lei Estadual Nº 13.184/14 determina que o número de agentes penitenciários não pode exceder de 1.790, que é o quadro atual de agentes penitenciários do Estado do Bahia. A Seap acrescenta que já nomeou 414 agentes do último concurso e diz que esse é o número máximo permitido em lei. A contratação de mais agentes depende da disponibilidade de vagas, segundo o órgão. Sobre os contratos de cogestão, a Seap diz que, ao contrário do que a categoria afirma, trata-se de um modelo de gestão legal e constitucional. E portanto, não há nenhum empecilho ao Estado optar por esse modelo de gestão penitenciária.

CONTINUE LENDO

1,2 milhão ainda podem sacar abono salarial; prazo foi prorrogado

  • 17 Ago 2016
  • 11:14h

(Foto: Reprodução)

Mais de 1,2 milhão de trabalhadores de todo o país ainda podem sacar o abono salarial doPIS/Pasep referente ao ano-base 2014, informou o Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (06). O volume total de recursos disponíveis chega a R$ 1,084 bilhão. No Estado de São Paulo, 405.888 pessoas ainda não retiraram o abono. Nele estão concentrados 33% do total destes trabalhadores, envolvendo R$ 357 milhões do recurso disponível. O segundo estado com o maior número de pendências é o Rio de Janeiro, com perto de 107 mil trabalhadores que ainda poderão fazer o saque. O Rio Grande do Sul, em terceiro, tem mais de 97 mil beneficiários que ainda não retiraram. Em seguida estão Minas Gerais (95 mil) e Santa Catarina (83 mil). Os 10 estados com maior número de beneficiários, que ainda não fizeram o saque, correspondem a 80% do montante destes trabalhadores.

Prazo prorrogado
O governo federal anunciou na sexta-feira (1º) a prorrogação do prazo para que trabalhadores façam o saque do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014. O prazo havia terminado no quinta-feira (30). Quem perdeu o prazo poderá retirar o abono entre 28 de julho e 31 de agosto.

Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:
- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

Como sacar o PIS/Pasep
- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação. 

- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.

O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Calendário 2016/2017
abono salarial 2016 começará a ser pago em 28 de julho, conforme calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). A estimativa do Ministério do Trabalho é que sejam repassados R$ 14,8 bilhões a a 22,3 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono. Veja ao fim desta reportagem as tabelas com o cronograma de pagamento.

CONTINUE LENDO

Conquista: Idoso morre e filho fica ferido após carro bater em trator e capotar

  • 17 Ago 2016
  • 10:36h

Carro capotou após bater em trator na BR-415 (Foto: Anderson Oliveira/ Blog do Anderson)

Um idoso de 78 anos morreu e o filho dele, de 46, ficou ferido após o carro em que estavam bater em um trator e capotar na BR-415, no trecho entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, na noite de terça-feira (16). O motorista do trator não teve ferimentos. O acidente ocorreu no km-200 da rodovia, por volta das 19h30. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), responsável pelo trecho, o veículo de passeio colidiu nos fundos do trator e capotou após a batida. O homem mais velho morreu no local. O filho dele, que conduzia o veículo, teve ferimentos graves, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhado para um hospital não divulgado. O Corpo de Bombeiros também atuou no atendimento às vitimas. O corpo do idoso foi retirado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Com o capotamento, o carro ficou com a parte da frente destruída. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Saldo da Fligê ultrapassa expectativa e atrai atenção para a educação literária na Chapada Diamantina

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 17 Ago 2016
  • 09:54h

(Foto: Divulgação)

Com um saldo considerado bastante positivo, a 1ª Feira Literária de Mucugê (Fligê), realizada entre os dias 11 a 14 últimos, atraiu para o município de Mucugê um público flutuante estimado em mais mil pessoas. Mas o diferencial que a caracterizou, na avaliação da curadora do evento, Ester Figueiredo, foi a participação de editoras com diferentes interesses, e não apenas focadas no mercado literário, e envolvidas com a política da leitura, a exemplo das universitárias e da Assembleia Legislativa da Bahia. “Não foi um evento exclusivamente para vender livros, mas uma oportunidade para desenvolver a educação literária na Chapada Diamantina”, concluiu a professora de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste.   

 Saboreando o êxito da Fligê, que contou com a participação de 20 editoras e de escritores independentes, a curadora escolhida pelas entidades promotoras  (Instituto Incluso e Coletivo Lavra), viu no evento a oportunidade do encontro do público com os autores e de interiorizar o diálogo com os eixos culturais, levando-o para além do litoral baiano. A feira contou com o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Cultura, de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, da prefeitura de Mucugê e do comércio local, mas Ester Figueiredo destaca ainda o envolvimento de artistas, editoras, escritores, universidades e, de forma especial, da população. “A acolhida foi fundamental, como também as parcerias com Mucugê e municípios dos seu entorno. Contamos com as escolas, com a participação de  alunos como monitores, e de professores como colaboradores”, observou a curadora, que fez questão de agradecer a todos os que abraçaram a causa  Nos três dias de feira, o público pode aproveitar gratuitamente da ampla programação de conferências, encontros, lançamentos de livros, leituras guiadas, contação de histórias, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas em diversos espaços da cidade. Pra quem aprovou a ideia, ano que vem tem mais, ao que tudo indica, já que os apoiadores desta primeira edição manifestaram a disposição de participar da próxima.

CONTINUE LENDO

Brumado mais uma vez presente nos palcos

  • ASCOM / Chico Amorim
  • 17 Ago 2016
  • 09:19h

(Foto: Divulgação)

Chiquinho Amorim e Moni Viana conquistaram o público presente no XL FEMPI - Festival de Música Popular de Ibotirama que aconteceu nesse final de semana na cidade baiana localizada às margens do Velho Chico. Além da premiação muito merecida pela canção “Amorável” de José Alexandre, compositor do Rio de Janeiro, Moni Viana, acompanhada pelo violonista Chiquinho Amorim, venceu como melhor intérprete do Festival, concorrendo com quinze cantores e cantoras de todo o Brasil. “Ficamos muito felizes em poder representar a nossa cidade, Brumado-BA, no FEMPI. A música foi muito bem aceita pela população ribeirinha que entoou os lindos versos, juntamente conosco, atestando que música de qualidade, verdadeiramente, toca a alma,” disse o músico Chiquinho Amorim, um grande defensor da nossa MPB. Os artistas brumadenses, mais uma vez, enalteceram o nome da nossa cidade da forma mais aprazível e admirável: através da boa música. Parabéns aos nossos músicos, artistas que tanto nos orgulham.

Seresta da Independência

  • 17 Ago 2016
  • 08:41h

Robson Conceição faz história e conquista segundo ouro olímpico da história da Bahia

  • 17 Ago 2016
  • 08:06h

Robson Conceição fecha os olhos para celebrar o ouro inédito para o Brasil (Foto: Getty Images)

Robson Conceição não tinha sonhos grandes. Invocado, queria ser que nem o tio Roberto, famoso por brigar na rua. Virou o “Terror” do bairro humilde onde nasceu, em Salvador. Ao descobrir o boxe, trocou os socos nas ruas pelos ringues e viu que poderia sonhar mais alto. Para alcançá-los, ralou. Foi feirante, vendeu picolé na praia, foi ajudante de pedreiro… Perdeu na estreia em duas Olimpíadas, Pequim 2008 e Londres 2012. Mas o destino lhe guardava algo grandioso. Na insistência e no talento, virou campeão olímpico. 

Em casa. Com o Pavilhão 6 do Riocentro pulsando, ele derrotou o francês Sofiane Oumiha por decisão unânime, com 3 a 0 (30-27, 29-28 e 29-28) na noite desta terça-feira. Aos 27 anos, colocou seu nome na história ao conquistar a primeira medalha de ouro do boxe brasileiro nos Jogos Olímpicos. Hoje, não é mais o "terror". É o orgulho de Boa Vista. Orgulho de Salvador. Orgulho da Bahia. Orgulho do Brasil. - Estou vivendo um sonho. Agradeço ao povo brasileiro pelo apoio. Ainda não caí na real. Tive uma infância humilde, mas graças a Deus, nunca me faltou o pão de cada dia. E essa minha luta diária, de acordar cedo, ir para a escola e ajudar a minha avó na feira, hoje, foi recompensada por isso. Hoje sou campeão olímpico! Agradeço a todos que me apoiaram, às mensagens positivas, ao bairro de Boa Vista de São Caetano... Essa medalha não é só meu sucesso, é sucesso de minha família, meus amigos, treinadores… - celebrou.

CONTINUE LENDO

Em carta, Dilma diz acolher crítica a erros e propõe plebiscito sobre eleição

  • 17 Ago 2016
  • 07:08h

Dilma faz a leitura de carta a nação no Palácio da Alvorada, em Brasília (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

A presidente afastada Dilma Rousseff divulgou nesta terça-feira (16), no Palácio da Alvorada, uma carta batizada de "Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro" na qual ela diz ter acolhido "críticas duras" a erros cometidos e a políticas que não foram adotadas pelo seu governo. Na mensagem, ela também propõe a realização de um plebiscito para consultar o eleitorado sobre uma eventual antecipação das eleições presidenciais de 2018.O manifesto de quatro páginas foi apresentado pela própria Dilma em uma entrevista coletiva realizada na residência oficial da Presidência da República etransmitida na página da petista no Facebook

O principal objetivo da mensagem é tentar obter o apoio, no julgamento final do processo impeachment, de senadores que ainda estão indecisos. Ela começará a ser julgada no Senado em 25 de agosto. "Na jornada para me defender do impeachment me aproximei mais do povo, tive oportunidade de ouvir seu reconhecimento, de receber seu carinho. Ouvi também críticas duras ao meu governo, a erros que foram cometidos e a medidas e políticas que não foram adotadas. Acolho essas críticas com humildade e determinação para que possamos construir um novo caminho", diz trecho da carta. "Todos sabemos que há um impasse gerado pelo esgotamento do sistema político, seja pelo número excessivo de partidos, pelas práticas políticas questionáveis a exigir profunda transformação nas regras vigentes. Estou convencida da necessidade e darei apoio irrestrito à convocação de plebiscito para consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral", escreveu a petista em outro trecho do manifesto. Mais cedo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou em uma entrevista coletiva que fazer um plebiscito para consultar a opinião do eleitorado sobre eventual antecipação das eleições presidenciais "não é bom" para o país. Em abril, no entanto, Renan havia afirmado a jornalistas que via "com bons olhos" a possibilidade de antecipar a eleição presidencial. Na ocasião, Dilma ainda não havia sido afastada temporariamente do comando do Palácio do Planalto por decisão do Senado, e Renan demonstrava ambiguidade em suas manifestações em relação ao impeachment.

CONTINUE LENDO

Previsões de arrecadação para 2017 serão divulgadas até fim do mês, diz Meirelles

  • 16 Ago 2016
  • 20:08h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira, 15, que as novas estimativas para a arrecadação de impostos e contribuições para 2017 serão divulgadas até o final do mês. No final de semana, a Receita Federal rodou os modelos para estimar o quanto a arrecadação deverá crescer no ano que vem para a equipe econômica definir se será ou não necessário aumentar a carga tributária. Na última quinta-feira, o secretário de Acompanhamento Econômico da Fazenda, Mansueto Almeida, havia antecipado ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que as novas estimativas seriam calculadas e divulgadas ainda nesta semana, mas o ministro marcou para até o final do mês a publicação dos dados. Também será divulgado até 31 de agosto, segundo Meirelles, a nova projeção do governo para o crescimento do PIB no ano que vem. Segundo técnicos da Fazenda, se a nova expectativa saltar da atual 1,1% para 1,5%, automaticamente a arrecadação crescerá em 2017, não sendo necessário aumentar impostos. O ministro disse, no entanto, não descartou essa possibilidade, dizendo que se necessário haverá aumento de impostos. Meirelles falou com a imprensa após ter se reunido por quase três horas com analistas do mercado financeiro na sede da XP Investimentos em São Paulo.

Estudantes da BA criam jogo para combater os focos do Aedes Aegypti

  • 16 Ago 2016
  • 19:08h

Imagem do quintal em 3D que faz parte do jogo criado pelos estudantes (Foto: Imagem/TV Bahia)

Dois alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), cidade a cerca de 100 km de Salvador, criaram um jogo que ajuda no combate dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Um dos objetivos dos estudantes é disponibilizar o aplicativo nas escolas do município, para que as crianças aprendam brincando como combater o mosquito. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados este ano em Feira de Santana, 433 casos de dengue. Destes, 78 foram confirmados. Houve 315 casos suspeitos de chikungunya com a confirmação de 90 deles e 241 casos suspeitos do vírus da zika.

Os estudantes Fábio Bispo e José Victor Cardim são os responsáveis pela criação o aplicativo, que é em 3D, na disciplina de jogos virtuais. Eles tiveram orientação do professor Victor Sarinho. "A ideia é que a gente consiga montar um ambiente mais variável possível de você chegar e notar a situações diferentes que estão acontecendo no nosso cotidiano, que muitas vezes a gente não nota", explicou Fábio Bispo. O cenário do jogo é o quintal de uma casa, cheia de focos do mosquito, como piscina, fontes de água, pneus velhos e garrafas. São cinco situações de risco que servem de foco do mosquito e 90 larvas do Aedes Aegpty que precisam ser eliminadas, em um tempo rápido, dez minutos no máximo. Cada larva destruída gera uma pontuação. Depois deste tempo, o mosquito pode vencer a "batalha". Com uma mira, o jogador deve atacar as larvas de forma precisa. "A pessoa tem que focar, observar e matá-los para poder completar as fases do jogo. Nosso objetivo é matar os mosquitos que vão se encontrar no quintal [virtual] contaminado", explica o professor Victor Sarinho. Os estudantes veem as crianças como um público em potencial para jogar e aprender sobre o combate do Aedes Aegypti. "A intenção mesmo é que ocorra o treinamento de maior número possível de agentes mirins. A criança que aprendeu com o jogo por trazer isso [o conhecimento] para casa", disse José Victor Cardim.

CONTINUE LENDO

'Reforma da Previdência é para proteção dos mais pobres', diz Mansueto

  • 16 Ago 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, disse na tarde desta terça-feira, 16, que o governo quer promover uma reforma da Previdência para proteger os mais pobres. Para ele, o sistema atual privilegia quem poderia contribuir mais. De acordo com Mansueto, a maior parte das pessoas que se aposentam pelo Regime Geral de Previdência Social já fazem isso pela idade de 65 anos para homens e 60 para mulheres. "Hoje, não estamos protegendo os mais pobres, mas os que poderiam contribuir mais. Os trabalhadores mais vulneráveis não conseguem ter carteira de trabalho assinada por 35 anos, se aposentam por idade mínima", afirmou Mansueto em apresentação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.  O secretário ainda defendeu que é preciso discutir a estrutura de remuneração do serviço público. Ele citou exemplos de distorções, como um concursado de nível médio do Tribunal de Contas da União (TCU), que começa a carreira com um salário de R$ 8 mil, e consultores legislativos que recebem o teto constitucional. Mansueto destacou ainda que reajustes a servidores concedidos pelo governo já vinham sendo negociados. "Se a PEC (do teto dos gastos) for aprovada, esses aumentos ficarão limitados de 2017 em diante", disse.