Situação de Emergência por conta da seca atinge mais de 40% dos municípios da Bahia

  • Da Redação
  • 23 Out 2014
  • 07:30h

Foto: Reprodução / Diário do Sudoeste da Bahia

A situação da seca na Bahia teve uma piora do início de outubro até agora: já são 169 cidades em Situação de Emergência por Seca ou Estiagem, de acordo com dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). São três municípios a mais: Euclides da Cunha, Bom Jesus da Lapa e Brejões. Agora, são 1.771.766 pessoas em situação de emergência, 173.094 a mais do que no levantamento anterior. Mais uma vez, a assessoria da Sudec não informou se todos os municípios que decretaram situação de emergência estão recebendo auxílio financeiro do governo do estado ou federal.

Polícia confirma assalto; vídeo mostra momento em que jovem é baleado

  • Andrezza Moura
  • 23 Out 2014
  • 07:20h

Adolescente, de camisa vermelha, aparece entrando pela portaria principal da faculdade | Reprodução

Após analisar 29 câmeras de segurança da Faculdade Área 1, na Paralela, e ouvir sete testemunhas, a delegada Tamara Ladeia, da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), chegou à conclusão que o adolescente Railan da Silva Santana, de 17 anos, foi atingido por tiros depois de assaltar o policial militar Jorge Figueiredo Miranda, 30,  na manhã da terça-feira, 21, dentro do estacionamento da instituição. Toda a movimentação do adolescente e de seu comparsa, um homem não identificado, foi registrada por seis câmeras [veja vídeo abaixo]. Conforme a delegada, o PM, que é aluno da faculdade, foi surpreendido por Railan quando chegava ao estacionamento exclusivo de motos. "As imagens deixam clara a intenção dele de praticar o assalto. Railan esteve na faculdade com a intenção de cometer o assalto. Ele esperou o momento exato para agir", avaliou Tamara.  Ainda segundo ela, Railan é o comparsa premeditaram a ação e escolheram a moto do PM como alvo. Em uma das imagens registradas, é possível ver Railan sentado em um banco como se estivesse aguardando alguém. Momentos depois, quando o policial segue em direção ao estacionamento, ele vai atrás e anuncia o assalto, segundo a delegada. "Ele [o PM]  entrega as chaves, depois volta e revida a ação criminosa", diz a delegada. Sem saber o que aconteceu após o adolescente ser atingido pelos tiros e sair correndo, Tamara Ladeia disse que as câmeras de segurança  não registraram os momentos seguintes à ação. Railan foi encontrado momentos depois, agonizando dentro do banheiro do 2º subsolo do prédio da Área 1. Vídeo mostra momento em que adolescente é baleado na Área 1: 

Salvador: Candidato morre durante teste de aptidão física da Polícia Militar

  • Aratu OnLine
  • 23 Out 2014
  • 06:39h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Militar informou, em nota, que Egberto Oliveira de Jesus, candidato que passava pelos exames físicos necessários para ingressar na corporação, morreu após passar mal por volta das 12h desta quarta-feira (22). Os testes de aptidão física estavam sendo realizados na Vila Policial Militar do Bonfim. Egberto foi socorrido por uma equipe do Departamento de Saúde da PM e conduzido em uma UTI móvel para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma, onde deu entrada com os sinais vitais recuperados. Contudo, ele teve a sua morte confirmada por volta das 17h. Confira a íntegra do texto:
NOTA PARA A IMPRENSA - A Polícia Militar informa que durante a realização do Teste de Aptidão Física (TAF), nesta quarta-feira (22) por volta das 12 horas, na Vila Policial Militar do Bonfim, o candidato a soldado Egberto Oliveira de Jesus sentiu-se mal, chegando a desmaiar. O candidato recebeu atendimento da equipe médica do Departamento de Saúde da PM, que acompanhava a realização dos testes, e em seguida foi conduzido em ambulância tipo UTI móvel, que fica à disposição para pronto atendimento durante a realização de todos os TAFs, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma, onde deu entrada com os sinais vitais recuperados. Por volta das 17 horas, a PM foi informada do falecimento de Egberto Oliveira de Jesus. A Corporação lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares.

Brumado: Acidente grave no final da tarde desta quarta-feira (22)

  • Brumado Urgente
  • 22 Out 2014
  • 19:07h

A motociclista foi removida em estado grave com suspeitas de fraturas na perna e nos braços (Foto: Arilson Bispo | Brumado Urgente)

A ladeira da Av. Coronel Santos é um local que vem se tornando um constante palco de acidentes, os quais, na sua grande maioria são graves, já que a via é um declive acentuado. Na tarde desta quarta-feira (22), por volta das 17h00m, um veículo Corsa, cor prata, descia a referida ladeira quando perdeu os freios e acabou colindo frontalmente com uma motociclista que acabou sendo lançada ao chão. Devido à velocidade, o impacto foi forte e, possivelmente, causou fraturas nos braços, na bacia e nas pernas na condutora. Ela, que estava numa Biz preta, foi rapidamente imobilizada pelas equipes do SAMU 192 e removida para o Hospital Magalhães Neto em estado delicado. O motorista do veículo e o carona tiveram ferimentos leves. 

O impacto da colisão foi tão forte que a motocicleta ficou com a frente totalmente destruída (Foto: Arilson Bispo | Brumado Urgente)

Chikungunya atinge 35 cidades baianas; Vigilância estima zerar transmissão local em 6 meses

  • Da Redação
  • 22 Out 2014
  • 17:34h

(Foto: Reprodução)

A febre chikungunya já atinge 35 municípios na Bahia, segundo último relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a pasta, até o dia 21 de outubro foram notificados 1.267 casos no estado. Feira de Santana, no centro norte, ainda é a primeira em registros, com 371 casos confirmados de 1.015 notificações feitas, e Riachão do Jacuípe, na mesma região, tem 82 casos confirmados, com174 notificações. As outras confirmações da doença ocorreram em Salvador, com dois casos, e em Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues, que registraram um caso confirmado cada uma. No entanto, segundo a Sesab, todos os registros fora de Feira tiveram foco na segunda maior cidade do estado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, um plano de ação estadual foi aprovado na sexta-feira (17) com representantes de secretarias de saúde do interior para intensificar o combate à doença. 

Ipiaú: Secretária de Saúde diz que caso suspeito de Chikungunya foi dengue clássica

  • Informações do Giro em Ipiaú
  • 22 Out 2014
  • 17:29h

Secretária disse que a Vigilância Epidemiológica está em alerta. (Foto: Giro em Ipiaú)

A Secretária de Saúde do município de Ipiaú, Jamine Barros, revelou nesta quarta-feira(22), durante entrevista ao Programa Institucional da Prefeitura, na Fm Ipiaú, que o resultado do exame do caso suspeito de chikungunya deu negativo. Segundo a secretária, o caso foi de identificado como dengue clássica. Ainda de acordo com Jamine Barros, o paciente foi atendido em Ipiaú, mas reside em Dário Meira. A secretária reafirmou o empenho dos Agentes de Endemias do município no controle dos casos de dengue e outras doenças. A Vigilância Epidemiológica da 13ª Dires investiga outros casos suspeitos em Itagibá e Dário Meira. A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. 

Marketing do prazer: Vivianes na bronca com peça publicitária de motel

  • Informações do Bocão News
  • 22 Out 2014
  • 16:23h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Pedro Valente, publicitário da Boa Nova propaganda, que bolou o outdoor com a hashtag #saidaruaviviane para o Motel Scala, diz estar tranquilo quanto a ameaça de processo de Viviane Araújo. A atriz foi recentemente apontada em um vídeo transando na rua, mas o caso foi desmentido por um casal que assumiu serem eles nas imagens. Em contato com a reportagem do Bocão News, Pedro ressalta dois pontos fundamentais tranquilizam sua equipe. “O primeiro é que ela não é detentora da patente Viviane. Não usamos o sobrenome dela nem fizemos qualquer referência gráfica ao caso. O segundo ponto e que ela já comprovou que não aparece no vídeo, então, porque processar o motel ou a agência?”, questionaAo ser indagado se o sucesso da campanha só se deu por conta da comparação com a polêmica envolvendo a atriz, o publicitário comemora. “Pode ter havido uma associação das pessoas a ela, o que é até curioso, porque o episódio não é tão recente assim. Ela ter se manifestado só deu mais força para a campanha”, afirma. Aproveitando a visibilidade, o motel ainda lançou uma promoção: Vivianes não pagam por 4h no local até quinta-feira (22). A apresentação do RG é imprescindível. Agora, ainda sobre a polêmica, Pedro revela. “Ela (Viviane Araújo) não foi a única a reclamar. Tem uma menina que mora em frente a um dos outdoors que colocamos e pediu pra ser retirado. Mas a campanha foi submetida ao jurídico e estamos tranquilos quanto a isso. Ela não é a única”. 

Em nota, Globo nega ter sido preconceituosa com adventistas em quadro do 'Zorra do Total'

  • RD1 | NOTÍCIAS DA TV
  • 22 Out 2014
  • 15:51h

(Foto: Reprodução TV Globo)

Na última semana, um quadro do “Zorra Total” causou indignação entre membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na atração, Admilson, personagem de Rodrigo Sant’Anna, encarnou um pastor evangélico, líder da fictícia “Igreja Adimilsista do Sétimo Dígito”, que seria uma sátira ao nome da Igreja evangélica. Imediatamente, surgiram diversas reclamações de preconceito religioso. O pastor e teólogo Gilberto Theiss chegou a publicar uma nota em seu blog repudiando a esquete. “O ‘Zorra Total’ é um programa tão imbecil que seus quadros só raramente causam alguma repercussão e mesmo quando o fazem é por causa de polêmicas que rebaixam ainda mais a ‘reputação’ que o programa tem”, escreveu. Procurada pela reportagem, a Globo, por meio de sua assessoria, ressaltou que o “’Zorra Total’ é um programa humorístico, que não tem como objetivo se não o entreter e divertir, sem compromisso com a realidade, como registramos ao final do cada capítulo”. A emissora garantiu respeitar a diversidade e que repudia qualquer forma de preconceito. “O Admilson, de ‘Zorra Total’, é claramente um personagem cômico que se coloca em variadas situações, tendo sempre o humor como pano de fundo”, finalizou.

Um quadro do Zorra Total exibido no último sábado (18) pela Globo está revoltando os evangélicos. No humorístico, um falso pastor fez uma sessão de descarrego, tirou o encosto de uma pessoa e induziu os fiéis a pagarem dízimos mais altos. Rodrigo Sant’anna (Admílson) finge ser pastor e cria a Igreja Admilsista do Sétimo Dígito, alusão à Igreja Adventista do Sétimo Dia, para ganhar dinheiro. No final, ele é desmascarado. Para religiosos, a igreja satirizada pelo Zorra Total nada tem a ver com a Adventista, e sim com as neopentecostais, como a Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, e a Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago. Gilberto Theiss, bacharel em Teologia e pastor da Igreja Adventista, repudiou a sátira e criticou o humorístico. “O Zorra Total é um programa tão imbecil que seus quadros só raramente causam alguma repercussão, e mesmo quando o fazem é por causa de polêmicas que rebaixam ainda mais a ‘reputação’ que o programa tem”, escreveu em seu blog. O mestre em Teologia Michelson Borges considera o que a Globo fez como blasfêmia e desrespeito contra os adventistas. “Usaram dezenas de vezes as palavras ‘aleluia’ e ‘glória’, em meio ao puro deboche, pronunciadas por personagens ridículos”, protestou em seu blog. Nas redes sociais, telespectadores se sentiram ofendidos e condenaram a emissora. “Globo, sabemos que vocês não precisam apelar para o ‘humor’. O que passou ontem no Zorra Total foi uma ofensa para milhões”, comentou Nathan Lins no Twitter. “Sinto-me profundamente ofendido com um quadro no Zorra Total que vocês zombam dos evangélicos, principalmente dos adventistas”, revoltou-se Nadson Lima. Outro telespectador chamou o programa de “lixo”: “Lamentável, Globo, brincar com o nome da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fazendo uma paródia absurda em seu programa (lixo) Zorra Total”, escreveu Julio Ribeiro. Neste ano, a Globo já causou revolta entre evangélicos ao exibir no programa Tá no Ar a sátira Crents, referência à série Friends. No quadro, os humoristas cantavam “Pago o dízimo, 10% para o pastor”.

CONTINUE LENDO

Robinho é investigado na Itália por estupro coletivo de brasileira

  • GLOBOESPORTE.COM
  • 22 Out 2014
  • 15:22h

(GE)

O jornal italiano “Corriere dello Sport” publicou reportagem nesta quarta-feira sobre a investigação da Justiça do país sobre um suposto caso de estupro coletivo envolvendo o atacante Robinho, do Santos. De acordo com o diário, uma jovem brasileira de 18 anos denunciou o jogador por violência sexual em 2013, quando ele ainda defendia o Milan. Segundo o “Corriere dello Sport”, Robinho conheceu a jovem num jantar em Milão, ocasião em que estava com amigos e sua esposa. O estupro teria acontecido nessa noite. A denúncia foi feita “alguns meses mais tarde”, de acordo com o jornal. Coordenada pelo vice-procurador Pietro Forno e da policial Alessia Mel, a investigação colheu o depoimento da suposta vítima e, no último verão europeu (meio do ano), Robinho prestou esclarecimentos.

Deputado federal Daniel Almeida estará visitando Brumado nesta quinta-feira (23)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Out 2014
  • 14:36h

O deputado federal Daniel Almeida estará em Brumado nesta quinta-feira (23) (Foto:Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O deputado Daniel Almeida (PC do B) teve uma votação expressiva em Brumado, o que para analistas políticos locais foi resultado do reconhecimento da população pelas suas ações em prol do município, onde ele conquistou várias emendas parlamentares, as quais resultaram em obras estruturantes, que contribuíram para o desenvolvimento do município. Visando agradecer a votação em Brumado, o deputado Daniel Almeida estará, segundo informações passadas pelo vereador Édio Pereira ao Brumado Urgente, visitando o município nesta quinta-feira (23), sendo que, além dos agradecimentos irá também visitar as obras que oriundas de suas emendas e também aproveitar o momento eleitoral para pedir votos para a candidata Dilma Rousseff. 

Brumado: Aumentam os assaltos nos quebra-molas nas estradas que passam pelo município

  • Brumado Urgente
  • 22 Out 2014
  • 13:00h

O número de assaltos nos quebra-molas das estradas de Brumado vem crescendo nos últimos dias (Fotocomposição: Brumado Urgente)

O medo de se passar por um quebra-molas nas estradas que passam por Brumado volta a deixar os condutores muito apreensivos, já que, nos últimos dias vários assaltos aconteceram nestes referidos locais. Na noite desta terça-feira (21) duas vítimas relataram momentos de medo ao citar à Polícia que “quando fomos reduzir a velocidade para passar pelo quebra-molas da estrada de Sussuarana (BR-030) veio um indivíduo com a arma em punho e nos deu voz de assalto” e continua relatando que “ele levou as nossas carteiras, nossos celulares, cartões de crédito, além de uma quantia em dinheiro”. Segundo as vítimas o assaltante tinha a cútis branca e possuía tatuagens no peito e no braço e parecia muito perigoso. O referido local, que fica após o trevo da BA-262, vem sendo cada vez mais utilizado pelos bandidos para a prática de assaltos aos condutores de veículos. 

Vereador Catoze faz forte apelo sobre a questão dos animais soltos nas vias públicas de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Out 2014
  • 11:20h

O vereador Catoze foi firme em seu pronunciamento pedindo uma solução urgente para a questão dos animais soltos em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A questão dos animais soltos nas vias públicas de Brumado é umas das pendências administrativas mais antigas da cidade, a qual, até o momento não teve uma solução definitiva, somente ações paliativas. De uns meses para cá essa situação voltou a ter um ciclo muito preocupante, com vários registros nas redes sociais de animais soltos, inclusive, em locais perigosos de alta trafegabilidade. Então diante desse quadro preocupante, o vereador Catoze (PT), sempre se mostrando totalmente sintonizado com as grandes problemáticas que acontecem na cidade, fez um pronunciamento contundente na última sessão do Legislativo, onde ele fez questão de salientar que “essa situação de animais soltos pelas ruas de Brumado não pode continuar, pois os riscos de um acidente são bem reais”. Subindo o tom ele relatou que “essa semana um amigo nosso acabou quase se acidentando gravemente no final da Av. Lindolfo Brito, na saída para Livramento, onde, constantemente, cavalos ficam pastando lá naquela praça, que fica no início de uma rodovia, ou seja, um lugar muito perigoso”. E finalizou declarando que “esperamos que seja realizada uma ação completa para retirar de uma vez por todas esses animais das vias públicas de nossa cidade”. A situação relatada pelo vereador Catoze também já foi objeto de matéria do Brumado Urgente (confira).  

Um dos locais denunciados pelo vereador apresenta constantemente animais colocando em risco a vida de condutores (Foto: Brumado Urgente)

Brumado: Postos de gasolina voltam a ser alvos dos assaltantes

  • Brumado Urgente
  • 22 Out 2014
  • 09:20h

Os bandidos chegaram fingindo que iriam abastecer a motocicleta e acabaram dando voz de assalto (Foto: Brumado Urgente)

Os postos de gasolina voltam a ser vítimas de ações dos assaltantes em Brumado, nessa nova onda da criminalidade que vem se intensificando nos últimos dias. Nesta semana um posto localizado no anel viário da BR-030 foi assaltado por dois elementos numa moto, sendo quem um deles estava usando uma farda da empresa Andrade & Gutierrez como disfarce. Segundo testemunhas os dois assaltantes chegaram numa moto e fingiram que iriam abastecer a motocicleta quando, com arma em punho, deram voz de assalto. Eles levaram uma quantia em dinheiro e fugiram rapidamente do local. Outros postos também vêm sendo constantemente assaltados em Brumado, o que deixa certos proprietários revoltados com essa situação, que segundo eles seria um descaso do governo, que deixa Brumado com um contingente policial muito pequeno, o qual seria totalmente insuficiente para combater a crescente criminalidade. 

CBT mais rigoroso: Multas irão ficar mais caras e punições mais rigorosas a partir de novembro

  • Da Redação
  • 22 Out 2014
  • 07:55h

(Foto: Reprodução)

Mudanças no CBT - Código Brasileiro de Trânsito - aumentaram o risco de cadeia e o valor das multas para os infratores. As batidas de frente são as que mais matam nas estradas brasileiras e 90% delas são provocadas por ultrapassagens perigosas. A multa de seu Raimundo já chegou: R$ 191. "Tinha caminhão na minha frente, não vi a faixa porque estava muito apagada", conta o aposentado Raimundo Faria Andrade. Se fosse no mês que vem, a multa ia doer mais no bolso. A partir de novembro essa e outras infrações vão custar mais para os motoristas. Uma lei federal mudou 11 artigos do Código de Trânsito. Algumas multas ficam dez vezes mais caras. Multas por ultrapassar na faixa contínua, em pontes, viadutos ou pela direita, usando o acostamento, vão passar de R$ 191 para R$ 957. Já a chamada "ultrapassagem forçada" é a que ficou mais cara.

Ivete melhora e confirma shows para o fim de semana

  • 22 Out 2014
  • 07:29h

Ivete foi diagnosticada com dengue na semana passada | Instagram | Reprodução

Em processo de recuperação após ser diagnosticada com dengue, Ivete Sangalo, por meio de sua equipe, confirmou os shows agendados para o fim de semana. "A turnê IS20 terá mais três shows", diz a nota publicada no Facebook da cantora. Na sexta-feira, 24, Ivete se apresenta em Novo Hamburgo (RS). Já no sábado, 25, ela estará na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo. No domingo, 26, a baiana faz show na capital paulista. A boa notícia alegrou aos fãs. "Dengue nenhuma te derruba, sabe porque? Por que vc é guerreira, mulher forte, batalhadora e acima de tudo, és abençoada", disse uma seguidora. "Graças a Deus ta tudo beem ! Vai com tudo Veveta", escreveu outra fã. Apesar do repouso, Ivete continua mantendo contato com os fãs pelo Twitter. Na noite desta segunda-feira, a cantora deu dicas de como evitar a dengue e alertou sobre os cuidados.