Brumado: Hospital Municipal vive noite e madrugada de intensa movimentação

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 18 Jan 2014
  • 13:06h

Muita movimentação, inclusive com a presença da PM, no HMPMN na noite de sexta e madrugada deste sábado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Brumado hoje vive a Saúde Plena, ou seja, o município é sede de micro, atendendo cerca de 20 municípios da microrregião, tendo como “epicentro” principal o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o qual vem tendo um aumento constante no setor de atendimento, o que faz com que as equipes médicas tenham que se desdobrar para dar conta do volume de pacientes. Na noite desta sexta-feira (17) e madrugada deste sábado (18) o Brumado Urgente acompanhou a rotina do atendimento, a qual foi ainda maior que outros dias, com casos que mostram que os investimentos para a contratação de funcionários, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros precisa aumentar ainda mais. Entre os vários casos, além do grande atendimento de pessoas com quadro de forte diarreia e vômitos, que deram entrada no HMPMN, dois deles acabaram chamando a atenção, o primeiro do aposentado Miguel Gonçalves (82) que deu entrada com um quadro grave de politraumatismo, provocado por um acidente grave que aconteceu na entrada do município de Aracatu. A colisão com um Azera preto que vinha no sentido Conquista/Brumado foi tão forte que o veículo que o aposentado conduzia, um Apolo, acabou tendo perda total. Trazido pelas equipes do SAMU 192, o aposentado iria ser transferido para Vitória da Conquista, já que o seu quadro inspirava cuidados especiais, tendo que passar por uma cirurgia, mas, após fazer os exames de Raio-X ele sofreu uma broncoasfixia e acabou vindo a falecer. O outro caso foi de um homem de cerca de 40 anos, de pré-nome Adelício, morador da Vila Presidente Vargas, que num surto psicótico partiu para cima de 5 policiais militares que foram chamados pelos moradores do local, que estavam muito temerosos, já que o homem tinha agredido algumas pessoas. Ao melhor estilo “Huck” ele enfrentou os policiais, dando muito trabalho para ser contido e, mesmo assim, acabou machucando com maior gravidade um dos policiais, que teve que receber cuidados médicos. Ele foi mantido amarrado de pés e mãos e, mesmo tomando três doses de tranquilizantes não se conteve e ficou a madrugada toda dando muitos gritos e ameaçando os funcionários e pacientes. A situação relatada parece cada vez mais normal no HMPMN, então, serão necessários novos e fortes investimentos por parte do Governo do Estado e do Governo Municipal para ampliar as equipes e os serviços, inclusive com a implantação de uma UTI, que estaria em andamento, mas que, até agora não teria tido a aprovação por parte do governador. A instalação de uma UTI é realmente uma urgência, já que inúmeras vidas como a do aposentado Miguel Gonçalves, poderiam ter sido salvas, caso a unidade estive em atividade.  

A situação do carro que o aposentado dirigia mostra a gravidade do acidente (Foto: Val Ribeiro / Brumado Urgente)

Morre prefeito de Dom Basílio após um ano de tratamento contra câncer

  • Informações do Blog do Anderson.
  • 18 Jan 2014
  • 11:03h

(Foto: L12)

Morreu na manhã deste sábado (18) o prefeito do município de Dom Basílio, localizado no sudoeste baiano, após um ano de tratamento contra o câncer. Marilton Tanajura Matias (PSD) passava por cuidados médicos em sua própria casa, em Livramento de Nossa Senhora, quando faleceu. A administração da cidade será assumida definitivamente por João Dias Pereira (PMDB), que já ocupava o cargo interinamente desde o ano passado. Detalhes sobre o que causou a morte de Matias e a data do sepultamento não foram divulgados pelos familiares. 

Acusada de improbidade administrativa, ministra Marta Suplicy tem direitos políticos suspensos

  • Bahia Notícias
  • 18 Jan 2014
  • 10:09h

Foto: Reprodução/EBC

A ex-prefeita de São Paulo e atual ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), terá os direitos políticos suspensos pelos próximos três anos, segundo decisão de primeira instância publicada pelo juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 1ª Vara de Fazenda Pública, nesta quinta-feira (17). A petista foi condenada por improbidade administrativa em razão de um contrato firmado sem licitação durante sua gestão na capital paulista, entre 2001 e 2004. Na determinação, a Justiça acatou a denúncia do Ministério Público de São Paulo, que apontou irregularidades na contratação, em 2002, da ONG GTPos para assessorar o desenvolvimento de ações referentes ao planejamento familiar e métodos contraceptivos nas subprefeituras dos bairros de Cidade Ademar e Cidade Tiradentes. O acordo, realizado sem concorrência, custou à prefeitura R$ 176,7 mil. “Houve infração do princípio da moralidade, já que a ré Marta Suplicy, prefeita de São Paulo à época da celebração do contrato, era intimamente ligada à entidade contratada”, explica o juiz na sentença, de novembro de 2013, ao mencionar que Marta foi sócia fundadora da organização, o que infringe o critério de imparcialidade exigido nesse tipo de contrato. Além de ter os direitos políticos suspensos, ela terá que pagar multa no valor de 50 vezes a sua remuneração como líder do Executivo. A defesa da ministra informou que vai recorrer do parecer.
 

No Nordeste, taxa de desemprego chega a 10%

  • Da Redação
  • 18 Jan 2014
  • 09:16h

(Foto: Reprodução)

A desagregação dos novos dados do mercado de trabalho do Brasil pelas cinco grandes regiões mostrou um País de diferentes realidades em termos de emprego. Na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) Contínua, o retrato é de uma dinâmica mais aquecida nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto Norte e Nordeste ficam com as mais altas taxas de desemprego. No caso do Nordeste, a desocupação era a condição de 10% das pessoas que estavam na força de trabalho no segundo trimestre do ano passado. "É uma taxa bem mais alta. Mostra e confirma que realmente o mercado de trabalho é bem pior (do que a média nacional)", avalia o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), João Saboia. A taxa de desemprego do Brasil em igual período ficou em 7,4%. Apesar de acreditar que o mercado de trabalho nordestino, ainda assim, apresenta evolução em relação a anos anteriores, Saboia ressaltou que é um dado negativo para o País. "É uma região onde a economia é menos desenvolvida, e a população é muito grande." Na visão do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e sócio-diretor da consultoria Nobel Planejamento, a amplitude entre as taxas do Sul e do Nordeste, por exemplo, reflete problemas econômicos e sociais. "Você tem bolsões de desenvolvimento estrutural que você não consegue resolver assim tão de repente, principalmente no interior", afirmou. A explicação para essa discrepância pode estar nas atividades dessas regiões. 
 

Em clima de festa, comunidades rurais recebem trator para maximizar atividades agropecuárias

  • BBCom
  • 18 Jan 2014
  • 06:15h

(Foto: BBCom)

A celebração de parcerias se mostra cada vez mais eficiente na política contemporânea, já que a união de forças facilita o atendimento aos grandes pleitos da população. Em Brumado essa tendência vem sendo aplicada de forma muito proativa pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e o deputado estadual João Bonfim (PDT), os quais, em sintonia fina, vêm conquistando inúmeros benefícios para o município. Nesta sexta-feira (17) essa parceria teve mais um momento muito importante, onde foi entregue, em clima de muita festa e alegria um trator marca John Deere (que tem um conjunto de Arado Fixo, Grade Hidráulica, Batedeira de Cereais, Escarificador e Guincho) à Associação dos Moradores da Comunidade de Baixa das Baraúnas, Junco e Umbuzeiro, que foi representada por seu presidente Oldack dos Santos Aguiar. Após o primeiro encontro na Feira Livre Municipal, os representantes brumadenses se dirigiram para a sede da associação, onde fizeram à entrega das chaves ao presidente, que, juntamente com os seus associados não escondeu a emoção pela importante conquista que trará um fomento ainda maior para a produção rural das referidas localidades, onde também se fez presente o prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Aguiar (Ceará). A viabilização do equipamento agrícola foi feita por meio do mandato parlamentar do deputado João Bonfim junto a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, que vem buscando cada vez mais diminuir a demanda das necessidades do homem do campo ao lado da Prefeitura de Brumado, num conjunto de ações que vem melhorando sobremaneira a qualidade de vida dos milhares de moradores da zona rural. 

 

Chopada Vip 2014: Produção acelera o ritmo da montagem da mega estrutura do evento

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 17 Jan 2014
  • 16:22h

O promoter Ney Trindade foi conferir de perto a montagem da estrutura (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Enquanto aumentam as expectativas para o maior evento do verão da capital do minério, a Chopada Vip 2014, a produção do evento intensifica ainda mais a montagem da mega estrutura de som e luzes. O Brumado Urgente acompanhou na manhã desta sexta-feira (17) o promoter Ney Trindade em visita ao Planet Show II, local do evento, para conferir de perto o ritmo da montagem. Ampliando ainda mais a estrutura do que nos eventos anteriores, Ney Trindade garantiu que “nosso objetivo é sempre melhorar a qualidade de nossos eventos, numa busca incessante pelo padrão de excelência”, ele ainda destacou que “a Chopada Vip é, certamente, um dos maiores eventos de Brumado e região e, nessa quinta edição, a festa vai dar um salto ainda maior, com uma estrutura fantástica, a qual vem atender os grandes anseios do grande público que irá comparecer ao evento”. Dois dos grandes nomes do sertanejo brasileiro estarão presentes, Léo Magalhães e Gabriel Gava, que prometem duas apresentações muito especiais para o apaixonado público brumadense. O promoter Ney Trindade também divulgou a sequência das atrações, que se iniciará com a Banda “êPaixão”, na sequência se apresentará Léo Magalhães e para fechar com muito brilhantismo o incomparável Gabriel Gava, fará a galera sacudir, na sua primeira apresentação em Brumado. Então, a alegria está garantida e você que ainda não adquiriu o seu kit vá agora mesmo no Boca’s Grill e compre o seu ingresso, antes da virada de preços que acontecerá amanhã (18). 

O ritmo dos trabalhos será intensificado até domingo pela manhã (Foto:Daniel Simurro / Brumado Urgente)


MPF/BA recomenda ao Mercado Livre adoção de medidas para coibir práticas discriminatórias

  • MPF/BA
  • 17 Jan 2014
  • 15:48h

(Reprodução)

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), expediu recomendação à empresa "ebazar.com.br.ltda", responsável pelo site Mercado Livre (ML) para que sejam adotadas as medidas necessárias para impossibilitar a prática de atitudes discriminatórias por seus usuários, a exemplo da que ocorreu com um anúncio de venda de pessoas negras. Com o documento, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão substituto, Edson Abdon, além de sugerir a adoção de filtros de identificação para impedir tais práticas, recomenda: que o ML publique em sua página alertas aos usuários de que ofertas com teor discriminatório e preconceituoso são crime; que o mecanismo "denúncia" constante do site seja aprimorado, incluindo campo específico para ofertas discriminatórias ou preconceituosas, as quais devem ser retiradas do ar imediatamente. A recomendação é baseada na Constituição Federal, em Convenções e Declarações internacionais, bem como no Estatuto da Igualdade Racial, todos ressaltando o dever do estado de eliminar a discriminação racial e defender a dignidade dos cidadãos, independente da etnia ou cor da pele. A empresa tem o prazo de 20 dias para informar ao MPF sobre o acolhimento da recomendação e as providências adotadas. As recomendações são orientações formais enviadas pelo MPF para que instituições ou seus responsáveis cumpram determinados dispositivos constitucionais ou legais, buscando evitar um processo judicial para tanto. Caso os dispositivos não sejam cumpridos, o MPF pode adotar as medidas medidas judiciais cabíveis. Confira íntegra da recomendação nº 01/2014.

Paulo Guanais tem foto premiada em organização internacional de fotógrafos de casamento

  • Por Rodrigo Leão
  • 17 Jan 2014
  • 14:31h

(Foto: Paulo Guanais)

O fotógrafo Paulo Guanais, especialista em registro de fotografias de casamentos, teve uma de suas fotos premiadas pela FEARLESS, uma das associações de fotógrafos de casamento mais respeitadas do mundo. Para se ter uma ideia, no prêmio FEARLESS AWARDS, menos de uma em cada dez fotos enviadas por fotógrafos de todo o planeta é aprovada pelos curadores para que possam ser reconhecidas. A fotografia premiada foi a que registra a noiva Marcela Badaró sendo aclamada pelos convidados de sua festa de casamento com o noivo Júlio Assunção. Em uma nota de agradecimento em seu perfil no Facebook, Paulo Guanais expressou sua alegria pela conquista do prêmio, agradecendo, em especial, à sua noiva Larissa Domingues, sua família, equipe de trabalho (Teo Neto e Diuvan Caldeira) e aos amigos Paula Dórea, Rafael Dórea e Sandro Andrade. Ao longo de 2013, Paulo Guanais já registrou os momentos de 30 cerimônias de casamento, sempre impressionando pela originalidade e emoção que suas fotografias conseguem capturar.

Sem Limite da Bahia fará super show em Caetité em Micareta nesse sábado (18)

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 17 Jan 2014
  • 12:10h

(Foto: Divulgação)

A Banda que não para de agitar os diversos públicos por onde passa, Sem limite da Bahia, fará nesse sábado, 18, um super show em trio, no evento denominado “Lavagem da esquina do padre”. Uma festa tradicional na cidade que conta sempre com excelentes atrações, nesse ano não poderia ser diferente, e por isso, a mais do que animada banda de axé, cujo vocalista é Chris Pimenta, um rapaz cheio de energia e carisma, além de cantar muito bem, possui músicos seletos para deixar todos os eventos dos quais participam muito mais emocionantes, claro, só poderia ser Sem Limite da Bahia. Programe-se e esteja presente nesse show em Caetité amanhã, 18 de janeiro, veja de pertinho a alegria esbanjada por esses meninos que fazem a diferença quando iniciam o seu espetáculo.

Lista descrevendo o comportamento do povo brasileiro causa polêmica na Web

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 17 Jan 2014
  • 12:06h

(Foto Ilustrativa)

A verdade nua e crua é dolorida e às vezes deixa sequelas incuráveis, ainda mais quando for dita de uma forma contundente, por isso, a sociedade e, por conseguinte, o sistema, a evitam e colocam com muito conforto a máscara implacável da hipocrisia em seus relacionamentos para que a convivência seja harmoniosa e todos vivam “em paz”. Mas, esse cenário do “tudo certo”, às vezes sofre as “pedradas dos indignados”, que de forma impiedosa estilhaçam as vidraças da aparência, “vomitando” toda a bílis que fica amortizada nos porões do inconsciente coletivo. Dentro deste contexto uma lista feita por um americano que circula na Web começa a ganhar cada vez mais notoriedade causando uma grande polêmica, já que ele listou 20 motivos que o fizeram detestar ter vindo morar no Brasil. Para muitos, mesmo que com tristeza, a lista é o retrato antropológico e fiel do povo brasileiro, que é tido como o mais “gente boa” do mundo, mas que, segundo o americano, não seria tão gente boa assim. Confira a lista na sequência da matéria e dê sua opinião por meio de um comentário se o americano foi infeliz ou ele expressou apenas a verdade nua e crua. 

1- Os brasileiros não têm consideração com as pessoas fora do seu círculo de amizades e muitas vezes são simplesmente rudes. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite… E mesmo se você vá pedir-lhe educadamente para abaixar o volume, ele diz-lhe para você “ir se fud**”. E educação básica? Um simples “desculpe-me “, quando alguém esbarra com tudo em você na rua simplesmente não existe.


2. Os brasileiros são agressivos e oportunistas, e, geralmente, à custa de outras pessoas. É como um “instinto de sobrevivência” em alta velocidade, o tempo todo. O melhor exemplo é o transporte público. Se eles vêem uma maneira de passar por você e furar a fila, eles o farão, mesmo que isso signifique quase matá-lo, e mesmo se eles não estiverem com pressa. Então, por que eles fazem isso? É só porque eles podem, porque eles vêem a oportunidade, por que eles querem ganhar vantagem em tudo. Eles sentem que precisam sempre de tomar tudo o que podem, sempre que possível, independentemente de quem é prejudicado como resultado.


3. Os brasileiros não têm respeito por seu ambiente. Eles despejam grandes cargas de lixo em qualquer lugar e em todos os lugares, e o lixo é inacreditável. As ruas são muito sujas. Os recursos naturais abundantes, como são, estão sendo desperdiçados em uma velocidade surpreendente, com pouco ou nenhum recurso.


4. Brasileiros toleram uma quantidade incrível de corrupção nos negócios e governo. Enquanto todos os governos têm funcionários corruptos, é mais comum e desenfreado no Brasil do que na maioria dos outros países, e ainda assim a população continua a reeleger as mesmas pessoas.


5. As mulheres brasileiras são excessivamente obcecadas com seus corpos e são muito críticas (e competitivas com) as outras.


6. Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que ele tenha uma amante são enormes.


7. Os brasileiros são muito expressivos de suas opiniões negativas a respeito de outras pessoas, com total desrespeito sobre a possibilidade de ferir os sentimentos de alguém.


8. Brasileiros, especialmente as pessoas que realizam serviços, são geralmente malandras, preguiçosas e quase sempre atrasadas.


9. Os brasileiros têm um sistema de classes muito proeminente. Os ricos têm um senso de direito que está além do imaginável. Eles acham que as regras não se aplicam a eles, que eles estão acima do sistema, e são muito arrogantes e insensíveis, especialmente com o próximo.


10. Brasileiros constantemente interrompem o outro para poder falar. Tentar ter uma conversa é como uma competição para ser ouvido, uma competição de gritos.


11. A polícia brasileira é essencialmente inexistente quando se trata de fazer cumprir as leis para proteger a população, como fazer cumprir as leis de trânsito, encontrar e prender os ladrões, etc. Existem Leis, mas ninguém as aplica, o sistema judicial é uma piada e não há normalmente nenhum recurso para o cidadão que é roubado, enganado ou prejudicado. As pessoas vivem com medo e constroem muros em torno de suas casas ou pagam taxas elevadas para viver em comunidades fechadas.


12. Os brasileiros fazem tudo inconveniente e difícil. Nada é simplificado ou concebido com a conveniência do cliente em mente, e os brasileiros têm uma alta tolerância para níveis surpreendentes de burocracia desnecessária e redundante.


13. Brasileiros pagam impostos altos e taxas de importação que fazem tudo, especialmente produtos para o lar, eletrônicos e carros, incrivelmente caros. E para os empresários, seguindo as regras e pagando todos os seus impostos faz com que seja quase impossível de ser rentável. Como resultado, a corrupção e subornos em empresas e governo são comuns.


14. Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para ser herméticamente isoladas ou incluir dutos de ar.


15. A comida pode ser mais fresca, menos processada e, geralmente, mais saudável do que o alimento americano ou europeu, mas é sem graça, repetitivo e muito inconveniente. Alimentos processados, congelados ou prontos no supermercado são poucos, caros e geralmente terríveis.


16. Os brasileiros são super sociais e raramente passam algum tempo sozinho, especialmente nas refeições e fins de semana. Isso não é necessariamente uma má qualidade, mas, pessoalmente, eu odeio isso porque eu gosto do meu espaço e privacidade, mas a expectativa cultural é que você vai assistir (ou pior, convidar amigos e família) para cada refeição e você é criticado por não se comportar “normalmente” se você optar por ficar sozinho.


17. Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, de suas famílias de origem durante toda a vida. Como no #16, isso não é necessariamente uma má qualidade, mas pessoalmente eu odeio porque me deixa desconfortável e afeta meu casamento. Adultos brasileiros nunca “cortam o cordão” emocional e sua família de origem (especialmente as mães) continuam a se envolvido em suas vidas diariamente, nos problemas, decisões, atividades, etc. Como você pode imaginar, este é um item difícil para o cônjuge de outra cultura onde geralmente vivemos em famílias nucleares e temos uma dinâmica diferente com as nossas famílias de origem.


18. Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.


19. A qualidade da água é questionável. Os brasileiros bebem, mas não morrem, com certeza, mas com base na total falta de aplicação de leis e a abundância de corrupção, eu não confio no governo que diz que é totalmente seguro e não vai te fazer mal a longo prazo.


20. E, finalmente, os brasileiros só tem um tipo de cerveja (aguada) e realmente é uma porcaria, e claro, cervejas importadas são extremamente caras.

CONTINUE LENDO

Presídios brasileiros são avaliados como da Idade Média por revista inglesa

  • Da Redação
  • 17 Jan 2014
  • 09:33h

(Foto: Reprodução)

Um artigo da edição desta semana da revista inglesa The Economist destaca o caos das prisões brasileiras. Com o título Bem-vindo à Idade Média, o texto usa adjetivos como infernal, superlotado e violento para descrever o sistema prisional nos Estados do país. O texto cita ainda a divulgação, pela Folha de S.Paulo, de vídeo gravado por detentos de Pedrinhas, no Maranhão, no qual celebram a morte de membros de uma facção rival durante uma rebelião e zombam com três cadáveres decapitados. A sequência [de imagens] despertou muitos brasileiros para o inferno de suas prisões. Segundo a revista, houve ao menos 218 mortes em cadeias brasileiras em 2013. 

Começa hoje matrícula da primeira chamada do Sisu

  • Brumado Urgente
  • 17 Jan 2014
  • 07:15h

(Divulgação)

Os estudantes selecionados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) podem fazer matrícula nas instituições de ensino a partir desta sexta-feira (17). O prazo termina na próxima terça-feira (21). O candidato selecionado deve verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O candidato selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27. O estudante que não for selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou for selecionado na segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A participação na lista de espera pode ocorrer apenas na primeira opção de vaga do candidato. A adesão deverá ser feita no site do Sisu, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro. A primeira edição do Sisu de 2014 registrou cerca de 2,5 milhões de inscritos. Foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O número de vagas é 31% maior do que o registrado na edição do primeiro semestre de 2013. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina. A Região Norte teve a maior disputa por vagas no Sisu. A relação de candidatos por vaga foi 44,97. Já o Centro-Oeste registrou a menor concorrência: 21,71. O estado de Minas Gerais teve o maior número de inscrições (616.419). Entre as instituições, a Universidade Federal do Ceará liderou em número de inscrições (262.275).

Lançado em 2009, Vale Cultura começa a valer nesta sexta (17)

  • 17 Jan 2014
  • 07:04h

Quase cinco anos depois de lançado pelo ex-presidente Lula e quatro meses após o início do cadastro das empresas interessadas em conceder o benefício, o programa Vale Cultura começa a valer nesta sexta-feira (17), com a concessão dos primeiros cartões pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, a trabalhadores do Banco do Brasil. A cerimônia de entrega, marcada para acontecer no Centro Cultura Banco do Brasil, em São Paulo, tem por objetivo “fazer barulho” para que mais empresas se interessem em participar do projeto, aberto a todos os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos no país. Segundo levantamento recente do governo federal, apenas 340.141 empregados foram registrados até agora para receberem o auxílio mensal para consumo de livros, CDs, DVDs, ingressos para cinema e peças de teatro, cursos e outros produtos culturais. A quantidade é menos de 1% dos 42 milhões de trabalhadores potenciais que o Ministério da Cultura espera atingir. Para participar, o profissional precisa trabalhar em empresa cadastrada no programa. Até dezembro de 2013, apenas 1.246 CNPJs tinham solicitado o envio dos cartões. 

Brumado: Disfarçado de trabalhador rural, bandido armado rende segurança e assalta posto Caixa Aqui

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 16 Jan 2014
  • 15:57h

O local fica situado no centro da cidade (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Apesar de terem se tornado uma rotina, alguns assaltos em Brumado chamam a atenção pela ousadia dos bandidos, que parecem não temer as autoridades policiais e realizam roubos em plena luz do dia ao melhor estilo “velho oeste”. Desta feita, na tarde desta quinta-feira (16), por volta das 14h30m, um assaltante resolveu fazer uma adaptação do “Old West”, fazendo a sua atividade criminosa ser “travestida” de trabalhar rural, já que, ele, vestido a caráter, como seu fosse um “roceiro”, de chapéu de palha e tudo, como se diz na linguagem popular, invadiu o posto avançado da Caixa Econômica Federal (CAIXA AQUI), que fica localizado na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu, e, primeiramente rendeu o vigilante e adentrou ao posto dando voz de prisão. As funcionárias muito assustadas entregaram todo o dinheiro que estava no caixa no momento, mas a quantia não foi revelada. O Brumado Urgente esteve no local e foi informado que as câmeras de segurança fizeram as imagens, as quais já foram entregues para a Polícia para serem averiguadas e se iniciar a investigação. O que chamou a atenção nesse assalto é que o bandido chegou a pé e saiu a pé, como se realmente estivesse numa terra sem lei. 

 

Projeto de Lei tem proposta para alterar as regras para o divórcio

  • Informações Ascom/CamâradosDeputados)
  • 16 Jan 2014
  • 14:03h

(Imagem Ilustrativa)

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5432/13, do deputado Takayama (PSC-PR), que altera as regras do divórcio. A proposta retira a necessidade de homologação judicial para divórcio consensual quando houver filhos menores. Atualmente, o CPC proíbe o divórcio por escritura pública se há filhos incapazes ou menores do casal. Pelo texto, o juiz ou tabelião buscará reconciliar os cônjuges, ouvindo cada um separadamente.INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO – De acordo com o texto, o Ministério Público deve intervir obrigatoriamente em todos os processos de divórcio. A escritura pública deverá ser homologada pelo Ministério Público para ter validade para o registro civil e o registro de imóveis. Atualmente, não há necessidade de homologação. O tabelião deverá, pelo texto, recusar o acordo entre os cônjuges se não considerar preservado o interesse de algum deles, com fiscalização do Ministério Público.SEPARAÇÃO JUDICIAL – A proposta elimina do Código Civil a separação judicial. A Emenda Constitucional 66/10 extinguiu a necessidade de separação judicial por dois anos como pré-requisito para o divórcio. Com a medida, o divórcio pode ser solicitado diretamente. Apesar da alteração constitucional, o Código Civil ainda prevê a separação judicial em diversos itens como um dos fatores para o fim da sociedade conjugal, assim como a morte de um dos cônjuges, a anulação ou nulidade do casamento e o divórcio. Casais separados judicialmente na atualidade poderão, pela proposta, retomar o casamento ou solicitar o divórcio diretamente. CULPA EM DIVÓRCIO – Se um dos cônjuges for julgado culpado pelo divórcio ele não poderá receber a metade dos bens adquiridos durante (comunhão parcial) ou antes (comunhão total) do casamento. Para determinar se o divórcio aconteceu por culpa de um dos cônjuges é necessário um dos seguintes itens: adultério, tentativa de homicídio, injúria grave ou lesão corporal, abandono do lar por seis meses seguidos e condenação por crime infamante. O divórcio também poderá ser pedido unilateralmente sem fundamento em culpa do outro. Para isso, basta a separação de fato do casal, ou seja, que eles não vivam mais juntos. Essa regra não precisa ser obedecida em casos de medida cautelar de separação de corpos. Quando um dos cônjuges é incapaz, o divórcio só poderá ser feito em juízo, não por escritura pública. Atualmente, o Código Civil prevê que o incapacitado possa ser representado por seu curador, pai, mãe ou irmão. Além da pensão alimentícia, a proposta prevê que a pessoa culpada pelo divórcio poderá ser obrigada a indenizar o cônjuge por danos materiais e morais.