Comunicado: Missa de 30 Dias da morte do jovem Thierre Amaral

  • Divulgação
  • 15 Mai 2014
  • 10:49h

(Composição: Brumado Urgente)

A família do jovem Thierre Amaral, vem, por meio deste, primeiramente, agradecer a grande solidariedade e atos de fé cristã de amigos e da população em geral e, ainda consternada com o falecimento repentino, comunica que a Missa de 30 Dias da sua morte acontecerá neste Sábado, dia 17, às 07h00m na Igreja Matriz.

Enquete: Participe e concorra a um capacete

  • Brumado Urgente
  • 15 Mai 2014
  • 10:31h

Participe e concorra a um capacete (Divulgação)

Pensando em melhor atender a todos os motociclistas de Brumado, ou quem pensam em adquirir uma motocicleta, uma concessionária do ramo de motocicletas que atua no município elaborou uma enquete voltada para os motociclistas. A referida concessionária deseja saber o que os motociclistas procuram na hora de comprar sua moto nova, pois dessa forma, poderão não só atender suas necessidades, mais sim superar suas expectativas. E como premiação quem participar da enquete concorrera ao sorteio de um lindo capacete. Você pode participar no nosso box “Enquete” até o dia 15 de maio, sendo que para concorrer é só deixar, abaixo, o seu comentário e se quiser ampliar a sua opinião fique à vontade. O sorteio acontecerá na manhã do dia 17 com a divulgação do ganhador aqui no Brumado Urgente. 

Cipe/Sudoeste realiza nova operação de combate ao tráfico de drogas na região

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Mai 2014
  • 10:20h

As equipes da Caesg já estão em franca atividade nos municípios da região (Foto: Sudoeste Bahia)

Uma nova operação de combate ao tráfico de drogas foi iniciada pela Cipe/Sudoeste (antiga Caesg) em toda a região. Um grande contingente de policiais já está atuando em várias cidades. A operação é resultado de um novo mapeamento do tráfico na região, que cresceu muito ultimamente, tendo ramificações até nas pequenas cidades. Em Brumado as equipes da Caesg já iniciaram uma série de diligências, que podem resultar numa nova série de prisões, já que o tráfico ainda é uma das modalidades criminosas mais praticadas no município. A prisão de membros de quadrilhas especializadas em motocicletas também poderá acontecer, já que os crimes estão intrinsecamente ligados. Essa ação traz alívio para a população regional que espera a ampliação do contingente policial, já que não houve uma atualização por parte do Governo do Estado nesse sentido, o que foi reconhecido recentemente pelo próprio governador, que afirmou que a questão da Segurança Pública foi uma de suas maiores deficiências.  

Região Sudoeste: Mais um radialista é brutalmente assassinado

  • Informações do Sudoeste Bahia
  • 15 Mai 2014
  • 09:17h

(Foto: Reprodução)

O município de Serra do Ramalho volta à cena midiática nesta quarta-feira (14) com mais um ato brutal, onde o radialista José Carlos da Silva Dias, conhecido carinhosamente como “Paixão” foi brutalmente assassinado. Segundo informações ele estava se dirigindo para a sede do município, quando, na altura da Agrovila III, dois indivíduos em um veículo fizeram vários disparos contra o radialista, que tentou fugir por uma via vicinal, mas acabou sendo impiedosamente executado, recebendo vários disparos e morrendo já no local. A motivação do crime ainda é desconhecida, sendo prematuro fazer qualquer afirmação oficial, somente com as investigações policiais é que esse mistério poderá ser desvendado. No ano de 2013, o radialista Jadson Alves do Carmo também foi assassinado no município quando se dirigia à sua residência, após ter apresentado o seu programa. O corpo de José Carlos da Silva Dias foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. 

Câmara aprova projeto que torna exploração sexual de crianças crime hediondo

  • Da Redação
  • 15 Mai 2014
  • 09:11h

(Foto: Repdrodução)

Deputados da Comissão de Seguridade Social avançaram hoje (14) no projeto que transforma em crime hediondo qualquer favorecimento à prostituição de criança, adolescente ou de vulnerável. A matéria que hoje tramita como projeto de lei 7220/14 foi elaborada no Senado. No texto apresentado há quatro anos, o autor, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), destacou que esse tipo de exploração está entre os crimes mais graves registrados no país. “Estranha-nos, porém, que o citado tipo penal não esteja incluído entre os crimes hediondos. Com a aprovação do projeto de lei, a exploração sexual de crianças e adolescentes receberá tratamento punitivo mais austero”, afirmou. A medida dificultaria a concessão de benefícios aos condenados previstos em lei como o livramento condicional, a progressão de regime e a concessão de anistia. Além de não ter direito ao pagamento de fiança e serem submetidos ao regime fechado, os condenados perderiam também direitos como o indulto de Natal. Previsto no Código Penal, o crime de exploração sexual é caracterizado pelo uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas, como a exploração no comércio do sexo, a pornografia infantil ou a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. A prática, de acordo com a lei, não se restringe aos casos em que ocorre o ato sexual.

Páscoa da Juventude: Participe

  • Divulgação
  • 15 Mai 2014
  • 07:09h

Divulgação

Vereador Catoze comemora a realização da licitação para o sistema de abastecimento de Pompeia

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 14 Mai 2014
  • 13:19h

O vereador Catoze, acompanhado do vereador Zé Carlos de Jonas junto com o chefe de gabinete da Embasa logo após a realização da licitação (Foto: Assessoria Parlamentar)

A construção do Sistema de Abastecimento para as comunidades de Pompeia, Pebas, Furtuoso e Lagoa do Tonico, foi uma luta encampada há muitos anos pelo vereador Catoze, que juntamente com a até então deputada Marizete, com o apoio imprescindível do deputado federal Waldenor Pereira, não mediu esforços para que o grande sonho daquelas comunidades pudesse se realizar. No decorrer desse tempo, o vereador Catoze, em momento algum, deixou essa luta de lado, ficando, de forma tenaz, fazendo viagens sistemáticas a Embasa em Salvador e Vitória da Conquista no intuito de buscar a concretização da obra. Após, recentemente ter comemorado a confirmação por meio do Governo do Estado da assinatura de convênios para diversas obras de abastecimento na Bahia, nas quais estava incluída essa de Pompeia, Catoze, que estava acompanhado do veredor José Carlos de Jonas, esteve, novamente, nesta terça-feira (13), na sede da Embasa em Salvador, desta feita para acompanhar uma das etapas finais desta luta, que foi a realização do processo de Concorrência Pública 05/2014, o qual transcorreu de forma normal, tendo como vencedor o consórcio comandado pela empresa Aço 50 Engenharia.

 

O vereador Catoze, juntamente com o deputado Waldenor Pereira em recente reunião com o presidente da Embasa, Abelardo Figueiredo, para se tratar da questão do sistema de abastecimento de Pompeia (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

 

Ele falou ao Brumado Urgente e não deixou de expressar a sua satisfação ao relatar que “essa é uma obra que teve e está tendo uma grande atenção de nosso mandato parlamentar e, agora, que está indo para sua fase final, não podemos esconder a nossa satisfação, já que, de forma legítima, sempre lutamos para que ela acontecesse, tanto que fui o único político que levou o gerente regional da Embasa, José Olímpio e sua equipe, para o conhecimento da área, onde foi realizado o estudo de viabilidade e da respectiva elaboração do projeto” e foi mais além ao afirmar que “a própria Embasa reconhece essa minha legitimidade nesse processo, que tem a mediação importantíssima do deputado Waldenor Pereira, que sempre esteve ao nosso lado nessa luta. Sei que tem alguns que querem assumir a paternidade dessa obra, mas, eu tenho um vasto material que comprova que somos os pioneiros dessa importante conquista”. E finalizou dizendo “para completar a minha alegria, já fui informado que a ordem de serviços pode ser assinada ainda este mês de maio, o que motivo de muita comemoração para as 150 famílias que terão o seu grande sonho realizado”. 

MLU realiza mais um ato em prol da redução do preço dos combustíveis em Brumado

  • MLU
  • 14 Mai 2014
  • 13:03h

(Divulgação)

O MLU, rede de instituições e movimentos nascida nas manifestações populares de junho de 2013, fará hoje mais um ato contra o preço da gasolina em Brumado. Será no Posto Sertanejo, às 18h00. A proposta é abastecer até R$ 1,00 de gasolina e solicitar a nota fiscal, dando assim prejuízo real ao posto. Os principais pontos de mototaxista e taxistas da cidade estarão abastecendo hoje desta forma como protesto.Confira abaixo o movimento feito pelo Brasil: 

Vereador Édio Pereira comemora novas conquistas para Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 14 Mai 2014
  • 11:57h

Vereador Édio Pereira não escondeu a satisfação pelas novas conquistas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Édio Pereira vem tendo a capital do Estado como rota constante de suas viagens parlamentares, o que vem demonstrar que ele continua a sua jornada em buscar recursos para serem aplicados no município. O Brumado Urgente falou rapidamente com o vereador, que já estava de viagem novamente a Salvador, o qual, não escondeu a sua satisfação pelas novas conquistas obtidas por meio do seu mandato parlamentar. “Nossa luta em defesa do homem do campo já tem dado excelentes resultados, tanto que, na última semana tivemos mais motivos para comemorar com o início dos testes, pela Embasa, do sistema de abastecimento de Pedra Preta, Algodões e Itaquarê, sendo que 40% da comunidade já está sendo beneficiada, o que é motivo de muita alegria”, ele ainda continuou explicando que “além desses relevantes benefícios, também estamos em busca da abertura de um poço artesiano na região do Distrito de Arrecife, nas comunidades de Cabaceiras, Boa Vista, Extrema, que vai suprir a demanda de abastecimento nessas comunidades, sendo que a vazão do poço é de mais de 15 mil litros”. Pereira ainda fez questão de relatar que “estamos indo a Salvador para fazer gestões junto à Cerb, cobrar agilidade na instalação deste poço, bem como os poços das comunidades dos Macacos, da Comunidade da Formosa, que está esperando o próximo lote das licitações. É mais uma vitória do nosso mandato, não se esquecendo do apoio imprescindível do deputado Daniel Almeida”. Ele também comentou sobre as obras de reestruturação da área da Cesta do Povo citando que “infelizmente a entrega da obra não vai atender a nossa expectativa, pois não poderá ser entregue nas comemorações do aniversário da cidade. Entramos em contato com a empresa e foi nos passado que as obras serão finalizadas na primeira quinzena de julho” e ainda lembrou que “essa é uma obra de grande importância para Brumado que vai dar um ganho estético muito profundo para a nossa cidade, dando um novo visual panorâmico para aquela região, que estava muito precária, sendo que não seria um exagero afirmar que era uma verdadeira favela, mas isso agora será coisa do passado, pois os novos tempos chegaram”. 

St. Antônio de Jesus: Médicos pedem demissão coletiva

  • Política Livre
  • 14 Mai 2014
  • 10:16h

Foto: Reprodução / Facebook

Médicos do Hospital Maternidade Luís Argolo, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, pediram demissão coletiva nessa segunda-feira (12) devido às péssimas condições de trabalho. De acordo com os profissionais, eles enfrentam falta de material e estão há nove meses com salários atrasados. Para o anestesista Wagner Coelho, os médicos não irão mudar a decisão. “Não temos condições de continuar trabalhando em um espaço como este, com sérios problemas de estruturas, falta de materiais e de pagamentos. Queremos que algo seja feito por essa maternidade”, disse. O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, disse que os médicos que atendem o pelo SUS irão parar oficialmente as atividades na próxima segunda-feira (19), quando a demissão for assinada. “Teremos uma reunião com os profissionais e com o Ministério Público para oficializar a demissão coletiva. Estive há um mês na maternidade e verifiquei as péssimas condições de trabalho que os médicos enfrentam”, conta. A maternidade é 100% bancada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas outros serviços de convênio e particular são disponibilizados no hospital.

Prefeitos aproveitam ano eleitoral para pressionar governo

  • Agência Brasil
  • 14 Mai 2014
  • 07:14h

Os prefeitos vêm se organizando visando o aumento do FPM (Foto: Reprodução)

Prefeitos de todo o país estão em Brasília para a XVII Marcha em Defesa dos Municípios. Nesta quarta-feira, prefeitos e gestores realizarão um encontro na Praça dos Três Poderes e caminharão rumo ao Congresso Nacional com o objetivo de pressionar o governo federal a atender reivindicações antigas, como o aumento de 2% nos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ainda neste ano. Depois de anunciar a liberação de R$ 3 bilhões no ano passado, para afagar os chefes de Executivos municipais, o governo da presidente Dilma Rousseff deve aproveitar a edição deste ano para anunciar mais benesses aos prefeitos. Até ontem, o governo apostava as fichas no chamado “Plano de Metas”, um pacote de 400 licitações relacionadas a cerca de 100 obras, como rodovias. O bolo inclui um investimento de R$ 8 bilhões. Como Dilma foi vaiada em edições anteriores, o Planalto estuda deixar a presidente fora do evento. O anúncio, que pode acabar sendo feito por algum ministro ou outro representante do Planalto, deve ser feito na quinta-feira, no encerramento da marcha.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), esta é a maior marcha realizada até agora, com cerca de 6 mil gestores, prefeitos e vereadores. Em caráter reservado, alguns prefeitos classificam este ano como “propício” para pressionar o governo federal a aumentar os repasses para os municípios e endurecer o discurso contra a União por conta das eleições. O presidente da CNM, Paulo Zilkoski, aproveita a semana da marcha para cobrar uma “maior participação” do governo federal nas discussões promovidas pelos prefeitos. Um outro gesto de pressão dos prefeitos contra a União será uma rodada de encontros com os principais candidatos à Presidência da República nesta quarta-feira. Estão marcados encontros com os presidenciáveis Randolfe Rodrigues (PSOL), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Cada um dos presidenciáveis poderá falar de suas propostas para melhorar a gestão municipal no país. Alguns prefeitos querem aproveitar o momento para que os candidatos se comprometam a aumentar o repasse dos recursos da União aos municípios.Dilma foi convidada para o encontro entre os prefeitos e os presidenciáveis, mas não havia confirmado participação. Ela também foi convidada para a solenidade de abertura da Marcha dos Prefeitos, mas não compareceu. Nesta terça-feira, do outro lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL), garantiu em reunião com os prefeitos que vai implementar uma comissão especial que vai avaliar o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios. Esse aumento do FPM, segundo os prefeitos, ajudaria a diminuir o impacto das perdas registradas em função de desonerações fiscais promovidas pela União como a do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda. Segundo os municípios, esse impacto pode chegar a aproximadamente R$ 77 bilhões. “Nós perdemos um ano de FPM nos últimos cinco anos”, disse Zilkoski nesta terça-feira.Os prefeitos também querem que o governo ajude a custear os pisos salariais implementados nos últimos anos, como o dos professores. Eles temem, por exemplo, a instituição do piso dos agentes comunitários que, conforme a CNM, causaria um impacto de R$ 52 milhões por ano na folha de pagamento dos municípios. O piso dos agentes foi aprovado no Congresso e existem outros 20 projetos de lei que tratam do mesmo assunto, conforme a CNM. A entidade alega não ser contra os pisos salariais, mas os prefeitos dizem que não têm condições de arcar com novos gastos instituídos por meio de legislações específicas.

CONTINUE LENDO

Dias Toffoli é empossado na presidência do TSE

  • Política Livre
  • 14 Mai 2014
  • 05:31h

O ministro Dias Toffoli tomou posse na noite desta terça-feira na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comando da Corte Eleitoral foi passado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que até então presidia o tribunal. Num breve discurso, Mello desejou felicidades a Toffoli. “Que seja feliz na direção desta Corte como eu fui. Seja muito muitíssimo feliz na presidência e na coordenação da Justiça Eleitoral”, afirmou. Ex-advogado do PT, Toffoli deverá ficar no posto pelos próximos dois anos. A posse conta com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos possíveis candidatos à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB) e do presidente do PSB, Eduardo Campos, entre outros políticos e autoridades.

Inep divulga melhores horários para se inscrever no Enem

  • Da Redação
  • 14 Mai 2014
  • 05:25h

(Reprodução)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, pelo Twitter, os melhores horários para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a autarquia, o acesso é mais fácil até as 9h da manhã, entre as 14h e as 17h e após as 21h. Nesses horários, há menos acessos e mais facilidade em usar o sistema. O período de inscrição começou ontem (12) e vai até o dia 23 de maio pela internet. Segundo o último balanço do Inep, foram feitas 653 mil inscrições nas primeiras 24 horas. Também pelo Twitter, os candidatos reclamaram do congestionamento do site. Uma usuária escreveu: "2ª tentativa de inscrição no site do Enem e, como tudo no Brasil, não funcionou". "Aliás, não tem que haver melhores horários, e sim um sistema que atenda a demanda sempre!", reforçou. Outro reclamou: "Nossa, cada vez mais complicado se inscrever no #Enem2014. Finalizar a Inscrição é como um pulo no escuro. Paciência!". Por meio da assessoria de imprensa, o Inep afirmou que o sistema está operando dentro da normalidade, com capacidade de 200 mil acessos simultâneos, e orientou os candidatos a continuarem tentando. De acordo com o instituto, casos de candidatos que não conseguem concluir a inscrição são pontuais.

Após acidente de moto, filho de Erasmo Carlos tem morte cerebral

  • IBahia
  • 14 Mai 2014
  • 01:08h

Foto: Reprodução

O músico Alexandre Pessoal, filho de Erasmo Carlos, morreu nesta terça-feira (13), aos 40 anos, no Rio de Janeiro. Integrantes da banda Fica Comigo, da qual ele era vocalista, confirmaram ao Uol que o cantor não resistiu aos ferimentos e teve morte cerebral. Alexandre, também conhecido como Gugu,estava em coma induzido no hospital Barra D'Or desde o último sábado (10), três dias após sofrer um grave acidente de moto.Mais cedo, amigos do cantor usaram o Facebook para falar que o estado de saúde dele era grave. "Infelizmente, estamos aguardando o pior. Se ele tiver que ir, pelo menos, sabemos que ele irá em Paz. OREMOS!!!! Desculpem não dar mais detalhes, mas também não sabemos... Estamos a caminho do hospital e de lá daremos maiores informações. OREMOS. OREMOS. OREMOS".

Profecia sobre tragédia na Copa do Mundo que circula nas redes sociais é falsa

  • Da Redação
  • 13 Mai 2014
  • 18:45h

(FotoMontagem: Brumado Urgente)

Pelo Facebook é possível encontrar evangélicos, até mesmo líderes de grandes denominações, compartilhando uma história de uma revelação a respeito de uma tragédia que supostamente vai acontecer na Copa. A história é a seguinte: uma menina de 6 anos que morava na Bahia havia recebido um aviso de Deus sobre a tal tragédia. Ela teria então contado para a igreja onde congregava que algo muito ruim vai acontecer no Brasil e vai abalar o mundo inteiro. Sem dizer o que de fato irá acontecer, a menina teria pedido para que a igreja orasse. Dois dias depois ela faleceu. O texto compartilhado por milhares de pessoas faz um alerta sobre os jogos da Copa que começam em 12 de junho, atraindo a atenção de todos os países do mundo para o Brasil. Apesar de ser uma história comovente, trata-se de uma farsa, algo cada vez mais comum nas redes sociais. O texto chega a dizer que a morte da menina foi acompanhada por repórteres, mas não há nenhuma notícia sobre isso nos grandes jornais da Bahia.