Tempos modernos: Cirurgia para mudança de voz é a nova coqueluche da ditadura da beleza

  • Da Redação
  • 01 Dez 2014
  • 15:06h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Operações de voz são a última tendência no ramo da cirurgia plástica. Os médicos oferecem o procedimento devido à enorme demanda que começou a se alastrar nos últimos anos. Várias clínicas já oferecem às pessoas a cirurgia - o que era tradicionalmente realizado em pacientes submetidos apenas a uma mudança de sexo. Apesar dos enormes riscos, que envolvem até a perda total da voz ou pneumonia, os pacientes dizem que vale a pena. Os acadêmicos relatam que o aumento significativo desse procedimento mostra a pressão que o povo chinês sofre para estar dentro dos padrões e conformidades de estereótipos de gênero masculino e feminino.

Lu Xiang, paciente de 23 anos que fez a cirurgia, disse que sempre foi ridicularizado por ter a voz feminina, mesmo sendo um homem: "Por muitos anos, meus colegas zombavam de mim por causa da minha voz, me chamando de marica”, disse aos jornalistas do portal Global Times. "Eu nunca consegui arrumar uma namorada também. As mulheres não me veem como um homem de verdade, e ao invés disso, me tratam como um amigo”. A voz de Lu sempre foi confundida com a de uma mulher em seu trabalho como operador de call center. Os colegas de trabalho também acreditavam que ele era gay pelo som de sua voz. Mesmo com os riscos em potencial, ele decidiu encarar a cirurgia para ganhar uma voz mais grave e masculina. O procedimento envolve um corte em um segmento de cartilagem da laringe seguido de injeção de Botox em suas cordas vocais. Dr. Alasdair Mace, cirurgião do Charing Cross Hospital, em Londres, disse que Botox faz com que as cordas vocais tornem-se mais curtas e mais soltas, dando tom grave a voz. Ele ainda comentou que faz apenas 2 cirurgias por mês com essa finalidade e, em geral, em pacientes que sofreram mudança de sexo ou que possuam defeitos nas cordas vocais – também chamadas clinicamente de pregas vocais. Ele disse que o caso de Lu é incomum e, de fato, pode prejudicar em relacionamentos, visto que as mulheres esperam que um homem tenha voz grossa logo após a puberdade, provocado pela ação do hormônio testosterona. A injeção de Botox é um procedimento temporário, funcionando por um período de 3 a 6 meses apenas, o que obriga os pacientes a retornarem ao consultório muitas vezes ao longo dos anos. Existe um risco das cordas ficarem paralisadas, o que estimula infecções potencialmente graves ao pulmão. Huang Yideng, médico do Exército Popular de Libertação, disse que realizou mais de 200 cirurgias ao longo de 4 anos em homens que queriam a voz com um som mais viril. As mulheres com vozes de baixa frequência que queiram parecer mais “femininas” também optam pelo procedimento. Um gerente de um centro que realiza as operações disse que a demanda para a cirurgia da China tem aumentado nos últimos anos. Alguns médicos se recusam a realizar o procedimento para fim “estético”, o que obriga alguns chineses saírem do país em busca da cirurgia na Coreia do Sul.

CONTINUE LENDO

Foi realizado em Brumado o ESTAJUS: I Seminário de Estágio em Direito

  • ASCOM: ESTAJUS
  • 01 Dez 2014
  • 14:00h

Foto: Marina Guedes/Brumado urgente

Sábado,(29) de novembro, foi realizado na UNEB - Campus XX, o Projeto de Extensão intitulado ESTAJUS – I Seminário de Estágio em Direito. Projeto este, coordenado pela professora Maria Soledade Soares Cruzes, contou com vários profissionais, dentre eles, Flávia David, Henrique da Fonseca, Janine Matos Ferraz, Reno Viana, André Luis Vasconcelos, Rafael Oliveira, Maurício Durval, Paulo César de Azevedo, Genivaldo Alves Guimarães, Acioli Viana, Jerusa de Arruda que palestraram sobre as oportunidades de estágio nos mais diferentes órgãos. Agradecimentos: Metalúrgica Santa Rita, Publikar Impressão Digital, Rádio Nova Vida FM e a equipe do site Brumado Urgente.


Se agrava o estado de saúde do bebê que foi vítima de bala perdida no Paripe

  • Euzeni Daltro e Redação
  • 01 Dez 2014
  • 12:42h

Menino Mário Gabriel Lago Sansão, de 1 ano e 8 meses, foi baleado nos braços do avô | Margarida Neide | Ag. A TARDE

O menino Mário Gabriel Lago Sansão, de 1 ano e 8 meses, que foi vítima de bala perdida na manhã de domingo, 30, em Paripe, segue internado na UTI Pediátrica do Hospital do Subúrbio, em Salvador. De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira, 1º, o estado de saúde da criança  "é considerado bastante grave". Familiares de Mário, que estão de plantão na unidade de saúde, confirmaram a gravidade da situação. Eles informaram que a criança teve hemorragia no pulmão e sagramento pelo nariz nesta manhã. Mario foi ferido durante uma troca de tiros entre integrantes de facções rivais  que disputam o controle do tráfico de drogas em Peripe. Mário, o avô e o pai, Mário de Jesus Sansão, 38, estavam em frente à casa da família, na rua Poly, e se preparavam para sair. Sacariam dinheiro e depois iriam à praia com outros familiares. Antes de colocar o pequeno Mário no carro, Rubem se virou para falar com alguém que estava na varanda da casa. O garoto foi ferido neste  momento, segundo a tia, Jéssica Lago, 23. Ele foi levado por parentes ao Hospital do Subúrbio, onde passou por cirurgia ainda na manhã de domingo. O projétil atingiu as costas de Mário. "Ele está na UTI. Feriu  o baço, o fígado, o rim e o pulmão. A gente pensa que essas coisas nunca vão acontecer com a a gente", disse a tia Aline Lago, 32, visivelmente abalada. Ontem à noite, ela contou que o sobrinho apresentou complicações e seu estado de saúde era considerado delicado. O menino e a irmã costumam passar os finais de semana na casa dos avós. Uma testemunha contou que um grupo de traficantes da invasão do Barro Amarelo foi para a rua Poly, local de domínio dos traficantes da localidade da Portelinha, em Tubarão. Policiais da 19ª Companhia Independente (Paripe) e da Rondesp realizaram buscas na região, mas ninguém foi preso até o momento. 

ONU quer união dos líderes mundiais para acabar com a AIDS até 2030

  • Da Redação
  • 01 Dez 2014
  • 12:03h

(Foto: Reprodução)

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta segunda-feira (01), a ONU pede a líderes mundiais que se comprometam a acabar com a aids até 2030, por meio da iniciativa Abordagem Rápida, lançada na última semana. “Apelo aos líderes mundiais para se unirem nessa causa comum. Há uma luz no fim do túnel. Estabelecemos uma meta concreta. Vamos todos acabar com a aids até 2030” apelou o secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon em comunicado oficial. Segundo a Agência Brasil Ki-moon acredita que estejam no caminho certo na luta contra a doença. "Quase 14 milhões de pessoas em todo o mundo estão recebendo tratamentos contra a aids. Conseguimos reduzir novas infeções em 38%, desde 2001”, acrescentou o secretário que destacou ainda a importância de mais apoio no combate da doença, para ele, os sistemas médicos por si só não são suficientes para garantir "cuidados de saúde robustos”. Outra preocupação são os portadores que não sabem que têm a doença, de acordo com a ONU existem 35 milhões de pessoas vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês) hoje em dia e cerca de 19 milhões delas não têm conhecimento de que contraíram o vírus. "Existem lacunas importantes na nossa resposta a grupos-chave. Duas em cada três crianças necessitam de tratamento e não dispõem dele. As mulheres jovens são particularmente vulneráveis em muitos países com prevalência alta de HIV. A epidemia da aids está aumentando no Leste da Europa, na Ásia Central e no Oriente Médio, alimentada pelo estigma, a discriminação e as leis punitivas. Ainda assim, o trabalho essencial dos sistemas de comunidade e organizações de apoio muitas vezes não dispõe de apoio. Não podemos deixar ninguém para trás", declarou Ki-Moon. A aids é a primeira causa de mortalidade na África e a quarta no mundo. O Dia Mundial de Luta contra a Aids tem o objetivo de alertar as populações quanto à necessidade de prevenção e e de precaução contra o vírus, que ataca o sistema imunológico. 

Brumado: Eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores tem capítulo decisivo hoje (01)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 01 Dez 2014
  • 11:01h

(Fotocomposição: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O mês de dezembro se inicia em clima de decisão no Poder Legislativo de Brumado, já que nessa segunda-feira (01), às 14h00m se encerra o prazo para o registro das chapas que irão para a disputa. O Brumado Urgente realizou várias sondagens para tentar desvendar o clima de suspense que paira sobre os corredores da câmara e conseguiu algumas informações muito importantes, as quais apontariam para uma possível vitória da chapa encabeçada pelo atual presidente, o vereador Alessandro Lôbo (PSL). Nesse momento está havendo uma reunião a portas fechadas no gabinete do vereador Zé Ribeiro (PT), que teria assumido a articulação da chapa oposicionista, que deve apresentar o seu registro tendo como candidato à presidência o vereador Zé Carlos dos Reis (PDT). Após o episódio “Santinho” que desistiu na última hora de ser o presidente da chapa oposicionista, o restante dos componentes não desistiram e voltar a se arregimentar e devem ir mesmo para a disputa. Na outra extremidade, o clima é de total tranquilidade, pois o grupo comandado por Alessandro Lôbo parece ainda mais forte e coeso e a recondução da mesa diretora deverá acontecer sem grandes confrontos. Em contatos com fontes internas, a vitória estaria assegurada com os votos dos vereadores Zé Carlos de Jonas e Catoze, ambos do PT, os quais estariam totalmente fechados com Alessandro, mesmo diante da pressão e do assédio para que eles mudassem de posição. A confirmação dos registros acontecerá até as 14h00m quando se expira o prazo e a votação deverá acontecer na próxima segunda-feira (08).

Prefeitura de Brumado tem contas aprovadas pelo TCM

  • Brumado Urgente
  • 01 Dez 2014
  • 10:31h

O prefeito Aguiberto Lima Dias garantiu que estava muito tranquilo quanto à aprovação de suas contas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O TCM – Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vem tendo um olhar cada vez mais apurado sobre as planilhas de contas apresentadas ao órgão pelas prefeituras baianas. Com a aproximação do final de 2014, todos os dias são divulgadas na mídia notícias nesse sentido e, nesta sexta-feira (28) o TCM aprovou, com ressalvas, as contas da Prefeitura de Brumado no exercício 2013. Em contato com o prefeito Aguiberto Lima Dias, para conhecimento de maiores detalhes do processo, ele citou que “estávamos muito tranquilos quanto à aprovação de nossas contas, então, o resultado já era totalmente esperado”. Sobre as ressalvas, ele explicou que “realmente houve ressalvas, que foram justamente na área de contratação de médicos, tanto que a partir de 2015, os médicos serão contratados somente por licitação, pois esta será a recomendação do TCM”. Questionado sobre o impacto dessa medida, o chefe do executivo brumadense respondeu que “é uma questão difícil, pois já existe uma grande carência de médicos em todo o Brasil e, agora, isso poderá ficar ainda mais complicado. Por exemplo, em 2013, tivemos várias localidades de Brumado que ficaram descobertas por falta de médicos, então temos que aguardar para saber se essa mudança será positiva, ou dificultará ainda mais o processo de contratação desses profissionais”. Ele ainda fez questão de explicar que “hoje em Brumado nós estamos muito próximos de alcançar o montante de R$ 5milhões de excedente nos gastos na área de saúde em 2014, ou seja, quase 10% a mais dos 15% que são preconizados pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Então isso viria provar que estamos investindo forte na Saúde, mas, infelizmente a questão do déficit de médicos ainda é um grande desafio”.

Rui anuncia nesta segunda reforma que enxuga R$ 200 milhões

  • Rodrigo Aguiar
  • 01 Dez 2014
  • 09:16h

Rui Costa deverá fazer uma ampla reforma administrativa (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

No bojo da reforma administrativa que anuncia nesta segunda, 1º, o governador eleito Rui Costa (PT) pretende economizar R$ 200 milhões por ano, com a extinção de três a cinco  secretarias. Atualmente, há  27 secretarias, conforme informações do próprio governo. O desenho do novo quadro administrativo do estado será apresentado às 14h30, na Governadoria, quando Rui Costa falará sobre a reforma para a imprensa, em entrevista coletiva. Mais cedo, às 9h, no mesmo local, o governador eleito falará sobre a reforma aos deputados estaduais que compõem a base do governo, em reunião fechada. O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, fala na extinção de cinco pastas, embora outras fontes digam que o mais provável é o corte de três ou quatro pastas. "Rui deve reduzir em cinco secretarias, provavelmente, e se reuniu com a equipe para fechar. Ele discute muito também  essa coisa de agrupar em uma mesma secretaria", afirmou o dirigente petista, que participou de encontros com o governador eleito. Entre as pastas que estariam na mira de Rui, estão a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp) e a Secretaria para Assuntos Estratégicos, esta última criada pelo governador Jaques Wagner (PT) para acomodar um partido aliado, o PTB, na figura do jurista Edvaldo Brito, segundo críticas da oposição. Criada por Wagner já com data de extinção marcada para 31 de dezembro, a Secretaria da Copa também trará economia aos cofres públicos com o seu fim. Ainda na reforma de Rui, a Superintendência de   Construções Administrativas da Bahia (Sucab) deverá deixar de existir, por desempenhar funções semelhantes à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). 

Rui já afirmou anteriormente que a reforma pretende  modernizar  o estado e buscar a melhoria da qualidade dos serviços prestados nas áreas finalísticas, como Saúde, Educação e Segurança Pública. Também deverá haver a criação de órgãos, como as secretarias de Infraestrutura Hídrica e  Saneamento; e Desenvolvimento rural. Nestes casos, porém, haveria fusão de pastas já existentes. Está previsto ainda um reforço das estruturas de controle interno nas secretarias, com o objetivo de realizar auditorias em contas e processos. Conforme antecipado por A TARDE, a Empresa Baiana de Alimentos S.A (Ebal) será  dividida  em duas: as centrais de distribuição (Ceasão e Ceasinha) continuarão comandadas pelo governo e as lojas da Cesta do Povo ficarão com a iniciativa privada. Rui já havia dito que o estado não tiraria mais dinheiro  "de saúde, educação,  estradas e água para colocar em um supermercado". Nesta segunda pela manhã, os deputados estaduais da base governista conhecerão o projeto que Rui encaminhará à Assembleia ainda este mês. Para que as mudanças passem a valer já a partir do próximo governo, no próximo 1º de janeiro, a Casa deve votar o texto ainda em dezembro. Ao anunciar, no final de outubro, o desejo de realizar uma reforma administrativa - com  o corte de secretarias e cargos comissionados - Rui já havia adiantado que pediria pessoalmente a "compreensão dos deputados" para ver o projeto aprovado ainda este ano. - Secretariado - A expectativa é de que Rui não antecipe hoje nenhum dos nomes que irão compor o seu secretariado. O anúncio está previsto para o dia 10 de dezembro, o presidente do PT baiano. Sobre a montagem da equipe, Everaldo disse que o governador eleito criou  "um método que nós (do PT) concordamos". Ele quer que os partidos indiquem nomes", declarou. Os aliados mais próximos e líderes dos maiores partidos da base adotam um tom de cautela ao falar sobre o assunto. "Da minha parte, eu não indiquei nem ele pediu nenhum nome. Ele sabe o potencial do nosso partido, temos bons quadros,  mas não falamos sobre isso", disse o senador eleito Otto Alencar (PSD). "Vamos sentar e conversar; ver quais são as secretarias", afirmou o vice-governador João Leão (PP).

CONTINUE LENDO

Está chegando a Maratoninha, confira o percurso

  • Divulgação
  • 01 Dez 2014
  • 08:16h

Brumado: A partir de hoje (01), Hemoba terá novo horário de coleta de sangue

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 01 Dez 2014
  • 07:38h

A partir desta segunda-feira (01), as doações terão novo horário: das 07h00m às 14h00m (Foto: Brumado Urgente)

A unidade do Hemoba de Brumado terá um novo horário para a coleta de sangue a partir desta segunda-feira (01). Segundo comunicado do órgão, o novo horário será das 07h00m às 14h00m. Os motivos da mudança não foram divulgados. A doação salva vidas, então, todos os brumadenses que estiverem aptos para tal podem se dirigir à unidade do Hemoba de Brumado, que fica localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, ao lado do Hospital Municipal Magalhães Neto. 

Jovem de 19 anos morre em acidente na Serra dos Brindes

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 01 Dez 2014
  • 07:13h

(Foto: Brumado Urgente)

Acidentes graves e, muitas vezes, com vítimas fatais, continuam acontecendo na região nos finais de semana, o que mostra que os motoristas têm que redobrar os cuidados, ainda mais que está chegando a época das férias, onde o tráfego é muito mais intenso. Na noite deste domingo (30), um colisão acabou tirando a vida de um jovem de 19 anos. Natural de Caetité, George Gabriel da Silva Filho, acabou não resistindo é morrendo já no local do acidente, a Serra dos Brindes em Guanambi. Ele estava conduzindo um Fiat Uno, prata, placa policial JOS 5476 – Guanambi, quando acabou colidindo com a traseira de uma F-4000. Os dois veículos seguiam no sentido Guanambi. O corpo de George Gabriel ficou preso às ferragens. A Polícia Técnica fez o levantamento dos dados, que poderão desvendar os motivos do acidente. 

Tatu Gigante que circula no Whatsapp não foi capturado em Ipiaú

  • As informações são do Giro em Ipiaú
  • 01 Dez 2014
  • 06:58h

Informação errada foi amplamente compartilhada pela rede social. (Foto: Reprodução Whastapp)

Algumas imagens e um vídeo da captura de um tatu gigante teve o "efeito viral" no WhatsApp nos últimos dias. A notícia se espalhou em várias partes do Brasil, em especial na região onde passa a Ferrovia Leste-Oeste. Na nossa região, o fato foi divulgado pelas redes sociais, em especial pelo Whatsapp, dando conta que o animal teria sido encontrado na obra da FIOL, no trecho que corta os municípios próximos a Ipiaú. Após receber as mensagens no aplicativo, a nossa reportagem analisou as imagens e entrou em contato com o setor do meio ambiente da empresa CTP, responsável pelas obras da FIOL na região, que negou a captura do animal na região sul da Bahia. No vídeo que circula no Whatsapp é possível observar que o fardamento dos operários tem o nome de uma empresa diferente da CTP. Outro fator que desfaz a suposta informação que o animal teria sido encontrado em Ipiaú é a logomarca de um micro-ônibus no fundo da imagem do vídeo, diferente da Viação Catarino, responsável pelo transporte dos operários. A mesma informação (inverídica) divulgada pelas redes sociais em Ipiaú, também ocorreu na cidade baiana de Ibiassucê. Na verdade, ninguém sabe ao certo onde o tatu-gigante foi capturado. O animal exibido nas fotos trata-se de tatu-canastra, também conhecido como tatuaçu ou tatu-carreta, pode ser encontrado na maior parte da América do Sul, principalmente na região Norte do Brasil. O animal pode medir mais de 1 metro de comprimento, além dos 50 centímetros de cauda, sendo considerado o maior tatu do mundo. 

Uefs registra 16,8% de abstenção em primeiro dia de provas do vestibular 2015.1

  • Da Redação
  • 01 Dez 2014
  • 06:35h

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), registrou uma abstenção de 16,8% no primeiro dia de provas do Vestibular 2015.1 da instituição. Entre os 11.702 candidatos inscritos, 1.963 não comparecem ao local do exame. Os inscritos responderam a questões de português e língua estrangeira, como também a redação. Na segunda-feira (1º), os candidatos irão fazer provas de história, geografia e matemática. Na terça (2), último dia do processo seletivo, os participantes respondem a questões de física, química e biologia. Os candidatos concorrem a 950 vagas em 28 cursos. A concorrência mais apertada está entre os inscritos ao curso de medicina, com proporção de 106,53 candidatos por vaga. 

Matrícula para rede estadual de ensino será no final de fevereiro

  • (ASCOM / Sec. Educação)
  • 01 Dez 2014
  • 06:20h

(Foto: Reprodução)

Começa a partir do dia 25 de fevereiro de 2015 a matrícula de alunos na rede estadual de ensino. O calendário foi divulgado, ontem, pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), que publicou no Diário Oficial do Estado portaria com normas e o cronograma referentes à transferência e matrícula de estudantes na rede estadual de ensino. A matrícula será realizada nas unidades escolares ou através do sitewww.educacao.ba.gov.br/matricula, conforme o cronograma estabelecido pela secretaria. Um dia antes, 24 de fevereiro, está prevista a transferência de alunos entre escolas da rede estadual, a renovação da matrícula de alunos que já estudam nas unidades escolares da rede e a matrícula de alunos novos nos ensinos fundamental, médio, médio com intermediação tecnológica (EMITec), educação profissional, educação integral, educação especial e educação de jovens e adultos. No ato da matrícula, o estudante ou seu responsável deverá apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar; original e cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. Transferência de alunos na rede estadual: para matriculados no ano letivo de 2014; ou caso a escola não ofereça série subsequente; ou aluno não renovou sua matrícula e mudou de endereço.
 
CALENDÁRIO:
25 e 26/2/2015: Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do ensino fundamental: para alunos da rede municipal cujas escolas não oferecem série subsequente;
27/2/2015: Matrícula nova para estudantes do ensino fundamental;
2 e 3/3/2015: Matrícula nova para ensino médio. 

Confira como ficou o entorno de Brumado após as últimas chuvas

  • Brumado urgente
  • 30 Nov 2014
  • 18:24h

Foto aérea: Brumado urgente/Kingfly

Brumado além de possuir inúmeras riquezas minerais em seu subsolo, algumas delas ainda inexploradas, também se destaca pela fertilidade de suas terras, fato que consubstancia tal tese, é a vegetação em torno da cidade, que com as primeiras chuvas já mudou completamente o panorama local, e não é só o sertanejo que é antes de tudo um forte, nossas arvores também são, que como a fênix, bastam às primeiras gotas das chuvas para ressurgirem das cinzas, que a pouquíssimo tempo era a paisagem que tínhamos no entorno da cidade.

Refeição na hora certa traz grandes benefícios à saúde

  • Da Redação
  • 30 Nov 2014
  • 18:14h

(Foto: Reprodução)

Evidências científicas correlacionam o consumo habitual de café da manhã a baixo risco de sobrepeso e obesidade, melhora na capacidade de aprendizagem e performance esportiva. Na atualidade, porém, a diminuição do consumo desta refeição é observada como mudança no nosso comportamento alimentar. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, esta refeição deve ter variados tipos de alimentos e atender a 25% das calorias totais da dieta. As principais refeições da população devem ser café da manhã, almoço e jantar, acresci da de pequenos lanches. Um trabalho científico realizado por Trancoso e colaboradores (2010-Revista de Nutrição), através de revisão de estudos na literatura, identificou que o perfil dos consumidores frequentes do café da manhã é de não fumantes, praticantes de atividade física, indivíduos que controlam o peso e que não fazem uso frequente de álcool. Ou seja, há uma relação positiva entre o consumo de café da manhã e um estilo de vida saudável. A realização desta refeição é mais frequente em adultos (18-60 anos). Homens negligenciam mais do que mulheres e apresentam maior tolerância ao jejum.