Tá lá o corpo estendido no chão: Em morte anunciada, Brumado tem o quarto homicídio do ano

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 17 Mai 2014
  • 22:18h

O corpo ficou estendido no chão (Foto: Brumado Urgente)

A violência deste sábado (17) foi intensa, culminando num assassinato que aconteceu por volta das 21h00m na área do Mercado Municipal, onde um homem foi executado com um tiro na cabeça, num possível acerto de contas. Mauro Aranha (34), como era conhecido, teve morte instantânea, ficando o seu corpo estendido no chão. A sua morte já tinha sido anunciada, já que em 2012 ele tinha escapado milagrosamente de uma tentativa de homicídio, onde tinha levado três tiros, um inclusive na região do pescoço. Ele que já tinha cumprido pena de 5 anos por assalto e porte ilegal de arma, era jurado de morte, o que se cumpriu neste sábado, computando o 4º homicídio do ano em Brumado. A Polícia investiga o caso, mas ainda não existem pistas dos autores do homicídio. 

Brumado: Em tentativa de assalto cabeleireiro é baleado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 17 Mai 2014
  • 20:46h

O assalto aconteceu na Rua Placidia Rizério (Reprodução Google Maps)

Os finais de semana em Brumado vêm sendo acompanhados de vários assaltos, os quais aumentaram novamente de forma preocupante na cidade. Os indices da criminalidade tem aumentado muito nos finais de semana, o que tem deixado a população mais preocupado. No final da tarde deste sábado (17) dois criminosos, realizaram vários assaltos na cidade e, após terem assaltado uma sapataria na Rua Guilherme Dias, partiram para solapar os bens de um conhecido cabeleireiro da cidade, na altura da Rua Placidia Rizério, bem no centro da cidade. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente o cabeleireiro, de prenome Iago, já foi logo alvejado pelos meliantes que dispararam contra ele, atingindo no braço e nas mãos. O cabeleireiro foi rapidamente transferido rapidamente para o Hospital Magalhães Neto e não corre risco de morte, mas deverá passar por um procedimento cirúrgico delicado já que a bala teria ficado alojada em seu braço. A Polícia já tem pistas da dupla, a qual vem efetuando inúmeros assaltos na cidade nos últimos dias, causando uma onda de pavor, já que eles são muito violentos e perigosos. 

Wagner garante que o Centro de Detenção Provisória será construído em Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 17 Mai 2014
  • 20:02h

O governador Wagner foi taxativo ao afirmar que o CDP está garantido para Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Nos últimos dias cresceram os rumores sobre a transferência do CDP – Centro de Detenção Provisória de Brumado para o município de Caetité, já que vários protestos dos moradores do Distrito de Lagoa Funda, os quais mostraram de forma veemente o seu descontentamento com a obra na referida localidade, teriam motivado os governantes a fazer essa mudança. Recentemente o Brumado Urgente fez uma enquete na qual mais de 80% dos participantes se mostraram totalmente favoráveis à implantação do CDP em Brumado, o que, caso se confirmasse os rumores, iria causar uma grande reversão de expectativa na população, que vem sofrendo muito com a crescente criminalidade no município. Diante disso, o Brumado Urgente, visando esclarecer a situação, aproveitou o momento de cobertura da visita do governador aos municípios de Caraíbas, Maetinga e Jânio Quadros e interpelou Wagner sobre a questão. Totalmente convicto ele afirmou com todas as letras que “o Centro de Detenção Provisória está garantido em Brumado” e arrematou “eu empenhei a minha palavra nessa situação, já que tenho conhecimento da grande necessidade dessa obra para Brumado”. E finalizou “as obras devem começar em breve e a população brumadense terá o seu anseio atendido”. Ainda dentro da visita o Brumado Urgente também confirmou que o terreno para construção do CDP já foi negociado com um empresário brumadense e ficará localizado na área da BA-148, na região do Matadouro, porém longe do núcleo comunitário da Lagoa Funda. A confirmação vem então desfazer os rumores de transferência, que já estavam inquietando muita gente em Brumado. 

Não era a hora: Motorista desvia de animal na pista, capota várias vezes e sai sem nenhum arranhão

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 17 Mai 2014
  • 19:20h

O estado do veículo mostra a sorte que levou o motorista (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Existem aqueles que acreditam na predestinação, que afirmam que existe o dia marcado para morrer. Então, dentro desta argumentação esotérica, pode-se dizer que na tarde deste sábado (17) o motorista de uma Kiron que trafegava pela BA-262, entre Brumado e Aracatu, não estava com a data agendada para morrer. Ele, milagrosamente, escapou ileso de um acidente provocado por um animal solto na pista. Segundo informações ele ao desviar do animal, acabou capotando por várias vezes, indo parar no acostamento, mas acabou saindo do carro sem nenhum arranhão. Animais soltos na pista ainda é um problema grave das rodovias da região, que não foi solucionado pelos governantes, que não deram a atenção devida ao problema, que vem ceifando vidas no decorrer dos anos. O veículo ficou totalmente destruído, o que mostra a gravidade do acidente e, em contrapartida, a sorte do motorista, que pode afirmar que nasceu de novo. 

MPF/RJ irá recorrer da decisão que não considerou os cultos africanos como religião

  • Informações da Agência Brasil
  • 17 Mai 2014
  • 08:12h

Reprodução

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) recorreu da decisão do juiz da 17ª Vara Federal do Rio, Eugênio Rosa de Araújo, que negou o pedido de retirada de vídeos com mensagens de intolerância contra religiões afro-brasileiras. O juiz alegou que tais crenças “não contêm os traços necessários de uma religião”, que seriam um texto-base, como o Corão ou a Bíblia, estrutura hierárquica e um Deus a ser venerado. Na decisão, Araújo coloca que “as manifestações religiosas afro-brasileiras não se constituem em religiões, muito menos os vídeos contidos no Google refletem um sistema de crença – são de mau gosto, mas são manifestações de livre expressão de opinião”. No recurso, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jaime Mitropoulos, argumenta que os 15 vídeos em questão caracterizam crime de ódio, pois são baseados na “intolerância e na discriminação por motivos religiosos”, ressaltando que a comunidade internacional “praticamente chegou ao consenso sobre a necessidade de coibir práticas desse tipo”. Ela cita a promulgação de documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (1966), a Declaração sobre a Raça e os Preconceitos Raciais (1978) e a Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na religião ou nas convicções (1981). 

PT edita discurso de Lula para tirar de propaganda o mensalão e a Petrobras

  • Blog do Josias
  • 17 Mai 2014
  • 08:04h

(Foto: Reprodução)

O PT levou ao ar na noite de quinta-feira uma propaganda de dez minutos. Como de hábito, Lula foi a principal estrela. O marqueteiro João Santana enxertou na peça pedaços de um discurso de 37 minutos que Lula fizera em 2 de maio, no congresso partidário que aclamou Dilma Rousseff como recandidata. A edição foi caprichada. Separou-se um lote de meias verdades ditas por Lula. Depois, injetou-se na propaganda a metade que não combina com a realidade. Recolheram-se frases de pontos distintos da fala de Lula para emendá-las no seguinte raciocínio: “Esse partido não nasceu para fazer tudo o que os outros fazem. E nós precisamos voltar a recuperar o orgulho que foi a razão da existência desse partido. Se alguém, dentre nós, cometer um erro tem que pagar pelo erro que cometeu. Nós criamos um partido político foi para ser diferente de tudo o que existia quando nós criamos esse partido. Esse partido nasceu para provar que é possível fazer política de forma mais digna, fazer política com ‘P’ maiúsculo.” Num dos trechos cortados, Lula ensaiara uma autocrítica. Ele evocara os tempos “difíceis” do PT, momentos em que o partido “às vezes não tinha panfleto para divulgar uma campanha.” E reconhecera que a verba desvirtuara a legenda. “Hoje, parece que o dinheiro resolve tudo. Os candidatos a deputado não têm mais cabo eleitoral gratuito. É tudo uma máquina de fazer dinheiro, que está fazendo o partido ser um partido convencional.” Lula se referia ao deputado André Vargas quando disse que quem erra tem de pagar. Trata-se daquele deputado paranaense que manteve um relacionamento monetário com o doleiro preso Alberto Youssef. Moído pelo partido, Vargas deixou a vice-presidência da Câmara, desfiliou-se do PT e virou uma cassação esperando para acontecer na Câmara.

Na busca da continuidade da FIOL, César Borges vai a China

  • Da Redação
  • 17 Mai 2014
  • 08:00h

(Foto: Reprodução)

O ministro dos Transportes, César Borges, chefia comitiva brasileira em viagem à China entre sábado e quarta-feira (17 e 21/05) para estreitar as relações entre os dois países na promoção de investimentos bilaterais em infraestrutura. Acompanhado do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e de dirigentes do BNDES e do próprio ministério, César Borges participará de reuniões com autoridades chinesas para apresentar as opções de investimentos em ferrovias no Brasil devido ao interesse de empresas daquele país. “Essa viagem será uma grande oportunidade para a promoção de investimentos no Brasil”, afirmou o ministro. Na programação, encontros com o ministro dos Transportes chinês, Yang Chuantang, o vice primeiro-ministro Wang Yang, o presidente do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), Hu Huaibang e o ministro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), XU Shaoshi.

Diretor da Petrobras nega ter contato com Argôlo

  • Política Livre
  • 17 Mai 2014
  • 07:53h

Diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza | Foto: Agência Petrobras

O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, negou nesta sexta-feira ter contato com o deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA) e com o doleiro Alberto Youssef, investigados pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Youssef está preso desde março, quando a operação foi deflagrada. Documentos da polícia indicam citações ao diretor da estatal em conversa com o doleiro, de quem seria próximo. Cosenza assumiu a diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras em 2012, após a saída de Paulo Roberto Costa. O ex-diretor está preso também desde março, e é apontado pela PF como um dos articuladores das fraudes de Youssef em contratos da estatal. A organização criminosa, segundo a polícia, desviou cerca de R$ 10 bilhões em recursos públicos e teria fraudado contratos da Petrobras com empresas fornecedoras. Em nota, Cosenza diz que não conhece Alberto Youssef e que não manteve contato com o deputado Luiz Argolo. O jornal O Estado de S. Paulo revelou hoje que o relatório da PF indica que Luiz Argolo pode ter agendado uma reunião entre o doleiro e o atual diretor da Petrobras. Escutas telefônicas feitas pela polícia indicam conversas em que o doleiro Alberto Youssef pede para que o deputado baiano converse com o “substituto do PR”, em referência à Paulo Roberto, para “ajudar um amigo”.

'Dilma, pode esperar, a sua hora vai chegar', gritaram prefeitos em Brasília

  • Por Escrito
  • 16 Mai 2014
  • 19:28h

(Reprodução)

“Dilma, pode esperar, a sua hora vai chegar”, gritaram, em Brasília, irados prefeitos contra a ausência da presidente Dilma Rousseff no encontro nacional que fizeram para aquelas reivindicações que nunca são atendidas. Mas isso, de fato, fez a diferença nesta décima sétima “marcha” sobre a capital federal. Para um ano eleitoral, em que a candidata à reeleição vem perdendo terreno, a ruidosa manifestação é, para ela, desalentadora. Dilma faz isso de caso pensado. No ano passado, andou tomando umas vaias no evento. Agora, deixou espaço para os adversários Eduardo Campos e Aécio Neves atacarem o discurso do medo levado pelo PT à televisão.

E agora José?: Policiais de todas as categorias vão realizar uma paralisação nacional

  • Da Redação
  • 16 Mai 2014
  • 19:24h

(Divulgação)

Na próxima quarta-feira (21) deve acontecer uma paralisação das atividades dos policiais civis, federais, rodoviários federais e militares em todo o país. O anúncio da interrupção nos trabalhos foi feito pelos respectivos sindicatos. O ato é organizado pela Cobrapol, em conjunto com a Fenapef, a FenaPRF, o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol-DF), o Sinpol-DF e a Feneme. A intenção da paralisação é cobrar dos governos estaduais e federal uma “política nacional de segurança pública voltada para defender os cidadãos e também melhorar as condições de trabalho da força policial”. A Cobrapol, através de um comunicado, informou que os sindicatos nacionais convocaram seus filiados nos respectivos estados para a realização de assembleias ao longo desta semana e no início da próxima. 

SDD afasta Argolo de vice-liderança antes de expulsá-lo

  • Política Livre
  • 16 Mai 2014
  • 19:17h

Foto: Blog Marcos Frahm

O deputado federal baiano Luiz Argôlo (SDD) perdeu hoje o cargo de vice-líder do partido na Câmara dos Deputados por causa da revelação de suas relações com o doleiro Alberto Yousse. Agora, o partido planeja expulsá-lo na próxima semana.  encontro para discutir a expulsão de Argôlo foi marcado para a próxima terça-feira. Contas feitas por lideranças do partido apontam que, dos 24 deputados do SDD, apenas três apoiam a sua permanência na legenda. Relatório da Polícia Federal revelado na edição desta sexta pela Folha mostra que o doleiro orientou o deputado a ocupar a vice-liderança do SDD para ficar “mais perto do governo”. Apesar das evidências, Argolo continua negando suas relações com Youssef.

Atuação dos vereadores Édio da Silva Pereira e Weliton Lopes é condecorada com medalha Tiradentes

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 16 Mai 2014
  • 16:01h

Os vereadores na hora em que estavam recebendo a condecoração (Foto: Divulgação)

O trabalho que vem sendo desenvolvidos pelos vereadores Édio da Silva Pereira (PCdoB) e Weliton Lopes (SDD) à frente do legislativo municipal brumadense tem sido motivo de muitos elogios por parte de toda população, tanto da zona rural como da urbana, em razão do comprometimento e dedicação com que buscam melhorias para o Município. O envolvimento em causas importantes que garantem direitos, assim como a conquista de obras de grande relevância, faz parte do currículo destes dois parlamentares que em razão da seriedade com a missão de representantes do povo, ofereceu a grata satisfação de serem condecorados com a medalha “Tiradentes”.

Caetité: Adolescentes cometem ato de atrocidade ao explodir e matar um gato

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Mai 2014
  • 13:02h

O gato morreu na hora e teve partes do corpo mutiladas com o impacto da explosão (Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia)

Afirmar que existem seres humanos que são verdadeiros “animais”, não seria tão irracional, já que alguns fatos dão consistência a isso, pois não existem desculpas quando o assunto é maus tratos a essas criaturas indefesas. Na manhã desta sexta-feira (16), um fato extremamente reprovável e, por que não dizer, abominável, ocorreu no Bairro Nossa Senhora da Paz em Caetité, onde um grupo de adolescentes, totalmente inconsequentes, amarraram duas potentes bombas juninas e acionaram uma espécie de mecanismo caseiro de explosão, o que acabou mutilando o animal, além de causar a sua morte instantânea. Indo às raias do inconcebível, eles fizeram uma espécie de ritual de zombaria ao ver a morte e a agonia do indefeso felino. O caso foi levado a Polícia que garantiu que irá a busca dos autores dessa atrocidade, que irão responder pelo crime de maus tratos aos animais. 

Brumado: Programa Saúde em Movimento terá início no próximo dia 28

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Mai 2014
  • 12:08h

O secretário Claudio Feres destacou a importância da realização do Saúde em Movimento em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A parceria entre a Prefeitura de Brumado e a Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia oportunizou a vinda do Programa “Saúde em Movimento” para Brumado, o qual acontecerá dos dias 28 até o dia 06 de junho, tendo como base o Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro. Na tarde desta quinta-feira (15) na Sala de Treinamento do Paço Municipal, aconteceu uma reunião para definir as estratégias de ação, onde estiveram presentes inúmeros agentes de saúde e funcionários da Atenção Básica. A reunião foi presidida pela coordenadora da equipe médica da Sesab, oftalmologista Dra. Fabíola Mansur, que explicou detalhes do referido programa, que em Brumado realizará 7 mil exames e cerca de 2.500 cirurgias de catarata. O público alvo será de pessoas acima de 60 anos dos 20 municípios da microrregião, que apresentem deficiências de visão, como glaucoma e retinopatia diabética, os quais, caso sejam diagnosticados com a catarata, passarão sequencialmente pelo procedimento cirúrgico. A coordenadora médica da Sesab, Dra. Fabíola Mansur explicou ao Brumado Urgente que “este programa é modelo para todo o Brasil, devido ao seu alto índice de resolutividade, que chega a 95%, onde os pacientes recebem o implante intraocular de lente dobrável, melhorando substancialmente a qualidade de vida dos mesmos. Brumado agora será contemplada e nossa equipe estará aqui durante esses dez dias, numa ação muito importante para os 20 municípios que são atendidos aqui em Brumado”. Ela ainda destacou que “esse estratégia é um grande sucesso que já realizou mais de 120 mil cirurgias de catarata no estado, além de 300 mil exames. Virão duas carretas para cá, uma clínica e outra cirúrgica, onde estará atuando uma equipe de 97 profissionais, sendo 22 médicos e anestesistas, sem onerar custos para o município, o que vale a pena ser ressaltado”. 

A coordenadora médica da Sesab, Dra. Fabíola Mansur, explicou detalhes das ações que serão desenvolvidas nos dez dias em que as equipes do Saúde em Movimento estarão em Brumado (Foto: Daniel Simurro |

O que é bom dura pouco: Erro de sistema da Gol provoca frenesi digital

  • Da Redação
  • 16 Mai 2014
  • 11:32h

(Imagem: Reprodução)

Um erro no sistema de vendas da companhia aérea Gol na madrugada e manhã desta quinta-feira (15) fez despencar o valor das passagens aéreas. A informação sobre a falha, espalhada rapidamente através das redes sociais, fez com que o site ficasse congestionado por conta do grande número de pessoas tentando encontrar tarifas mais baixas, segundo o jornal O Dia. O erro, segundo a empresa, foi na cotação do dólar, taxado em em R$ 0,22, em vez de R$ 2,22, valor correto. Passagens para Buenos Aires foram vendidas a R$ 224, e clientes encontraram passagens para Miami, nos Estados Unidos, a R$ 655, segundo a publicação. Alguns voos para Nova York chegaram a ser vendidos por R$ 400, por R$ 260 para Orlando, na Flórida, R$ 89 para Santiago, no Chile, e R$ 210, para Punta Cana, na República Dominicana. A mais barata ficou para Montevidéu, no Uruguai, que saiu por apenas R$ 55. A companhia informou que quem comprou as passagens no valor mais baixo não devem ser prejudicados. “Houve uma falha no sistema de vendas da companhia. O problema já foi solucionado e os bilhetes vendidos serão honrados”, informou a empresa.