Caetité: Motorista de caminhão-pipa evita tragédia

  • Sudoeste Bahia
  • 21 Mai 2014
  • 09:33h

O caminhão acabou no muro de uma casa | Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia

Uma tragédia poderia ter acontecido no início da noite desta terça-feira (20) no município de Caetité, onde, um motorista mostrou muita habilidade ao controlar um caminhão pipa que descia a Ladeira da Saudade, que dá acesso ao bairro Alto Buenos Aires, mais precisamente, nas proximidades do cruzamento entre a Avenida Waldick Soriano e a Praça Tancredo Neves. Segundo informações colhidas peloSudoeste Bahia, devido ao excesso de peso (transportava 11 mil litros de água) o caminhão perdeu os freios e veio ladeira abaixo, a qual é bem íngreme o que poderia mesmo ocasionar uma tragédia, já que o local é bastante movimentado, mas, num misto de sorte e habilidade o motorista evitou que algo pior acontecesse, já que conseguiu fazer uma rápida manobra, colidindo contra o muro de uma residência. 

Copa: governo aposta no bom-senso de policiais para evitar greve, diz ministro

  • Informações da Agência Brasil
  • 21 Mai 2014
  • 09:20h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse ontem (20) que o governo aposta no “bom-senso” das corporações policiais para que não haja greve das forças de segurança durante a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Segundo Carvalho, as ameaças grevistas não devem perdurar e o governo federal está dialogando com os comandos das polícias de todo o país para chegar a acordos. “Estamos apostando no bom-senso das pessoas, e acreditamos que essa movimentação pré-Copa não vai acontecer durante a Copa porque entendemos que as pessoas têm responsabilidade e sabem o que significa para o país um evento desse. O ministro da Justiça ontem mesmo esteve reunido com comandantes das polícias do Brasil inteiro, tem havido um trabalho permanente de discussão do trabalho das polícias. Sinceramente, não acredito que nenhuma polícia ou corporação policial vai fazer greve durante a Copa, as pessoas têm noção do que significa isso”, avaliou, antes de participar da última rodada de debates, chamada Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014, na sede do Sindicato dos Bancários, em Brasília. “O evento de Recife mostrou com muita clareza o que você provoca, e não é para o governo, é para o povo. Sinceramente não consigo imaginar uma situação dessa. E esperamos não precisar usar nenhuma força de reserva para complementar esse serviço, que, esperamos, seja bem realizado pelas polícias”, disse, em referência à greve de policiais militares da capital pernambucana na última semana.

Guanambi: Banco do Brasil é condenado por demora no atendimento

  • Informações de Bonny Silva
  • 20 Mai 2014
  • 19:33h

Foto: Divulgação

As leis por si só não bastam e o Judiciário não age de maneira automática. Portanto a senha na verdade está nas mãos do cidadão que precisa conhecer seus direitos e cobrá-los, sem esperar que milagres aconteçam. Todos criticam o atendimento bancário aqui, ali e alhures. Em Guanambi está em vigor, uma lei que estabelece o tempo máximo de 20 minutos nas filas dos bancos em dias normais. Todo mundo reclama, mas nada acontece. Por que poucos se mexem. A prova que é preciso exercer a cidadania e brigar pelos seus direitos foi dada por um cidadão de nome Giulliano Felipe Costa Montalvão, ao mover uma Ação contra o Banco do Brasil de Guanambi, requerendo uma indenização por danos morais, por ter passado mais de duas horas sem atendimento. O Juiz Wagner Ribeiro Rodrigues da Vara do Juizado Especial Cível acatou o pedido do correntista e condenou o Banco do Brasil a pagar R$ 2.000,00 (Dois mil reais) referentes aos danos morais sofridos pelo cliente. O juiz afirma que o banco alegado estar se reestruturando para adequar a exigência da lei, porém isso não o isenta da sua obrigação, ainda mais sendo tal alegação feita há anos e o cliente não é obrigado a usar o autoatendimento, quando na condição de correntista já paga tarifas inerentes à sua própria movimentação. Assim sendo, cabe a quem se sentir lesado falar menos e agir mais. A justiça ainda é o melhor caminho

Brumado terá quarta-feira de normalidade com Polícia nas ruas

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Mai 2014
  • 18:52h

As Polícias exerceram normalmente o seu trabalho nesta quarta-feira (21) (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Brumado não possui histórico de adesão a movimentos grevistas de âmbito nacional e, confirmando esta tendência, a Polícia estará presente nas ruas nesta quarta-feira (21) contrariando alguns prognósticos que apontavam que a paralisação iria atingir a capital do minério. Em reunião há poucos instantes os comandos da Polícia Civil e Militar acordaram em continuar normalmente as suas funções, o que traz tranquilidade para a população, já que existia um forte clima de apreensão, principalmente entre os comerciantes, que vêm sendo as maiores vítimas da violência no município. 

Gran Vitória Motos Yamaha entrega capacete à vencedora da promoção

  • Gran Vitória Motos
  • 20 Mai 2014
  • 18:37h

O gerente comercial da Gran Vitória Oderlan Aguiar fazendo a entrega do capacete à vencedora da promoção (Foto: Divulgação)

A excelência dos produtos e serviços da Gran Vitória Motos Yamaha em Brumado vem cada vez mais se notabilizando, comprovando o sucesso mundial de uma marca que é sinônimo de sucesso em todo o mundo. Em parceria com o Brumado Urgente a Gran Vitória Motos realizou uma enquete para conhecer os principais anseios dos que buscam adquirir uma motocicleta. Com centenas de participações e com opiniões muito interessantes a enquete que sorteou um capacete conheceu na tarde desta terça-feira (20) a sua vencedora que foi Jeane Soares da Mata, que foi até a loja da Gran Vitória para receber o capacete que é de primeira linha, assim como todos os produtos comercializados pela grife. Parabéns à vencedora e parabéns a todos os participantes da enquete que contribuíram com informações muito importantes. 

PRE foca na fiscalização do uso da máquina pública pelas prefeituras para apoiar padrinhos políticos

  • MPF
  • 20 Mai 2014
  • 16:12h

(Foto: Divulgação)

Fiscalizar eventual uso da máquina pública municipal por prefeitos em prol das candidaturas de seus correligionários candidatos a deputado Estadual e Federal. Este será o principal foco de atuação do Ministério Público Eleitoral nas eleições de 2014. A fim de discutir e definir estratégias de atuação paras as eleições majoritárias deste ano, o procurador Regional Eleitoral José Alfredo e o substituto, Ruy Nestor Bastos Mello, reuniram-se com os promotores eleitorais do estado na última sexta-feira, 16 de maio, no auditório do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na reunião de trabalho foram definidos os temas prioritários na atuação do Ministério Público Eleitoral nas eleições de 2014, que, por ser majoritária, resulta em uma concentração de atividades na Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), que tem a atribuição de ajuizar grande parte das ações eleitorais. De acordo com José Alfredo, a Bahia é um estado muito grande e a atuação dos promotores será fundamental. “Sem a intensa fiscalização dos promotores Eleitorais o trabalho não será exitoso”. Em razão disso, a PRE editou uma portaria regulamentando a atuação dos promotores eleitorais. A maior preocupação da PRE, este ano, está no uso da máquina pública pelas prefeituras para apoiar padrinhos políticos. “Além de caracterizar, no mínimo, improbidade, as condutas podem ter reflexo eleitoral específico, a exemplo de abuso de poder político”, afirma José Alfredo. A PRE também fará rígido acompanhamento de eventual abuso de meio de comunicação a favor de determinada candidatura, e terá firme atuação contra doações excessivas, cuja atribuição, neste caso, será dos promotores Eleitorais. Na reunião, ficou definido, ainda, que a PRE enviará recomendações específicas para atuação dos promotores Eleitorais nas áreas de festividades populares, propaganda institucional, transferência voluntária de recursos e programas assistenciais. “Os promotores Eleitorais têm atribuição para provocar o poder de polícia do Poder Judiciário, fazendo cessar propagandas ilegais”, afirma o PRE.

Enquete Brumado Urgente: Confira o ganhador do capacete

  • Gran Vitória Motos
  • 20 Mai 2014
  • 13:51h

O capacete foi patrocinado pela Gran Vitória Motos (Divulgação)

De forma inovadora a enquete foi realizada pela concessionária Gran Vitória Motos Yamaha com o intuito de não só atender as necessidades de seus clientes, mas também de conhecer o que eles mais procuram na hora de comprar sua moto 0km, para que as expectativas sejam superadas. A Gran Vitória Motos Yamaha parabeniza a ganhadora JEANE SOARES DA MATA e agradece a todos que participaram da enquete e aproveita para convidar a todos para conhecer a nova linha de motocicletas 2014 da Yamaha, com durabilidade e bom atendimento que só a Gran Vitória Motos oferece. Faça uma visita hoje mesmo à concessionária em Brumado que fica situada na Avenida Centenário, 240, bem no centro da cidade. 

O sorteio foi realizado na sede da Gran Vitória em Brumado (Foto: Divulgação)

As prostitutas da Copa e as de sempre

  • Por Laura Capriglione
  • 20 Mai 2014
  • 12:43h

(Composição: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Epa lá, meu senhor e minha senhora! Tudo bem, a Fifa é uma coisa horrorosa e coisa e tal; a gente não compraria nem um carro usado do Joseph Blatter e, francamente, dá medo só de olhar para o rosto esticado do José Maria Marin (o presidente da CBF). Mas a má vontade com esses dois aí de cima não deve chegar ao ponto de obscurecer a razão e a gente colocar todo o imenso catálogo de problemas sociais brasileiros na conta da cartolagem futebolística. E é este o ponto. A poucos dias da abertura do megaevento esportivo, as seleções ainda não chegaram, os jogos ainda não começaram e os protestos estão a dever em sensação --a gente já viu muita lixeira queimada; deu!

Epa lá, meu senhor e minha senhora! Tudo bem, a Fifa é uma coisa horrorosa e coisa e tal; a gente não compraria nem um carro usado do Joseph Blatter e, francamente, dá medo só de olhar para o rosto esticado do José Maria Marin (o presidente da CBF). Mas a má vontade com esses dois aí de cima não deve chegar ao ponto de obscurecer a razão e a gente colocar todo o imenso catálogo de problemas sociais brasileiros na conta da cartolagem futebolística.

 

E é este o ponto. A poucos dias da abertura do megaevento esportivo, as seleções ainda não chegaram, os jogos ainda não começaram e os protestos estão a dever em sensação --a gente já viu muita lixeira queimada; deu!

 

Então, a moda é falar de prostituição. Contam-se milhares de entradas no Google falando sobre a prostituição associada à Copa. Como esta, do jornal “Tribuna do Ceará", que veio com o título: “Às vésperas da Copa, Fortaleza fecha os olhos para prostituição ao lado do Castelão”.

 

Haja hipocrisia! Não é de agora que a prostituição grassa em Fortaleza e nas praias ao redor. Até as agulhas das rendeiras do Mercado Central de Fortaleza sabem que muitos taxistas da capital cearense andam com álbuns de fotos de mulheres em trajes sumários para oferecer aos turistas que chegam pelo aeroporto internacional Pinto Martins.

 

Pela avenida Beira-Mar inteira, basta o carro reduzir a velocidade para as marafonas aproximarem-se oferecendo seus serviços. E isso à luz do dia! Então, cadê a novidade?

 

Mas as “notícias” ficam ainda mais quentes quando relatam a exploração sexual de crianças e adolescentes. O jornal inglês “The Guardian” manchetou: “Tráfico sexual infantil no Brasil cresce em 2014, enquanto a Copa do Mundo se aproxima”.

 

E o sensacionalista “Daily Mirror”, também inglês, veio até com "grupos mafiosos internacionais", planejando o lançamento de uma onda de prostituição infantil organizada em torno dos estádios.

 

Para que sejamos honestos, é preciso em primeiro lugar, distinguir as coisas que são diferentes. Prostituir-se no Brasil não é ilegal. Se uma mulher pobre preferir prostituir-se a fazer uma faxina, é direito dela. Ilegal é o rufianismo, a cafetinagem, a exploração do meretrício; fazer da prostituição um negócio.

 

Tudo isso, é claro, é muito diferente da exploração sexual de meninas e meninos, que se constitui em crime hediondo, assim como a extorsão mediante sequestro, o latrocínio e o estupro, entre outros.

 

Assim, é muito interessante ver como os jornais sensacionalistas adoram confundir mulheres feitas com meninas, e prostituição com exploração sexual de crianças. Tratam como iguais situações em tudo diferentes e que, logicamente, exigem políticas públicas completamente distintas. Não ajudam.

 

A exploração sexual de crianças e adolescentes tem de ser combatida a ferro e fogo. Sem transigir. Com a prostituição é diferente. Se a moça acha que a vida dela melhora sendo prostituta, quem somos nós para jogar a primeira pedra?

 

Agora, se formos contra a realização da Copa do Mundo por este motivo –ela atrairia e promoveria a prostituição e a exploração de crianças— teríamos de nos opor também ao Carnaval, ao Rodeio de Barretos, à realização da etapa brasileira da Fórmula 1, em São Paulo, e a todo evento turístico de maneira geral.

 

Deveríamos desconfiar até da visita do papa. Porque são todas elas atividades que atraem gente com alguma moeda sonante no bolso e grande disposição para comprar diversão (lícita e ilícita), além de diárias em hotéis, comida em restaurantes, lembrancinhas para a família etc. etc.

 

Nos Estados Unidos, o faturamento do turismo alcança os píncaros de U$ 128,6 bilhões por ano (é o recorde mundial). Na Espanha, a indústria do turismo gera U$ 55,9 bi. O Brasil ainda engatinha, na 39ª posição dos destinos mais procurados. Os turistas estrangeiros deixam aqui meros U$ 6,6 bi.

 

Na Copa da África do Sul, em 2010, cerca de 40.000 prostitutas provenientes de todo o continente africano disputaram uma clientela formada por 450.000 mil torcedores de todo o mundo (estima-se que, no Brasil, o número de torcedores internacionais bata na casa dos 600.000).

 

Eu conversei com Francine Dobb, então com 28 anos, que fazia ponto dentro do bar do hotel 3 estrelas localizado no distrito de Sandton, centro financeiro de Joannesburgo.

 

Francine viajou do Congo para a maior cidade da África do Sul. Largou com a mãe dela os dois filhos em uma vila vizinha da fronteira com Ruanda --o país que em dez dias de 1994, presenciou o genocídio de 800.000 pessoas.

 

Com uma tragédia vivida tão de perto, a moça negra, ainda assim, temia a violência de África do Sul, campeã mundial em estupros e em pessoas contaminadas com o vírus da Aids. “Já escapei de muita coisa para querer, agora, sofrer com isso”, disse, pragmática.

 

É isso mesmo. Apesar de algumas vocações inatas, a indústria da prostituição origina-se fundamentalmente da necessidade extrema, andando de mãos dadas com a falta de oportunidades. E isso só se combate com desenvolvimento econômico, educação e distribuição de renda.

 

Aqui também há milhares de Francines, que viajarão quilômetros e quilômetros até uma das sedes da Copa para fazer uma renda extra, prostituindo-se.

 

Banir a Copa do Mundo do Brasil, fora os moralismos de ocasião, não encherá barriga de ninguém, não dará mais dignidade a essas mulheres. Apenas as deixará mais pobres.

 

Também servirá para provar nossa incapacidade de criar uma verdadeira indústria do turismo neste país imenso e lindo.

PS: se você vir uma criança ou adolescente sendo abusado ou explorado sexualmente, disque 100, o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Vale para a Copa e para sempre.

CONTINUE LENDO

Por Brumado sem Homofobia: Vereador Agno Meira se destaca na campanha

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Mai 2014
  • 12:09h

O vereador Agno Meira está tendo um destaque especial na campanha de combate à homofobia em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Dentro das programações do Dia 17 de Maio, Dia Internacional do Combate à Homofobia, o Cras Irmã Dulce está realizando uma série de ações e, na noite desta segunda-feira (19), a equipe esteve na Câmara de Vereadores de Brumado, para chamar ainda mais a atenção sobre o assunto. A assistente social, Janine Andrade, fez uso da tribuna livre e fez um pronunciamento muito elucidativo sobre a questão, que hoje vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Dentre os vereadores a postura do parlamentar Agno Meira mereceu um destaque, já que ele se mostrou muito atuante, abrançando a causa com muita tenacidade. Militante ativo das hostes do PC do B, Agno Meira é um soldado histórico na luta contra as desigualdades sociais em Brumado. Mostrando uma grande consciência cidadã, ele comentou a questão em sua fala frisando que “na atual conjuntura social é inadmissível que ainda tenhamos comportamentos homofóbicos em nossa sociedade”. E ainda salientou que “estou firme nessa luta para que Brumado fique livre da homofobia”. 

 

A assistente social Janine Andrade fez um brilhante pronunciamento sobre a questão (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Coordenadora da Ciretran de Brumado realiza pronunciamento no Legislativo

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Mai 2014
  • 11:34h

A coordenadora da 18ª Ciretran fez uma brilhante explanação sobre a questão (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O ordenamento do Trânsito em Brumado continua sendo um grande desafio para as autoridades. Mesmo diante dos avanços conquistados ultimamente, ainda existem um longo caminho pela frente, já que os índices de acidentes continuam muito altos. Visando a consciência dos condutores e da população em geral, a coordenadora da 18ª Ciretran de Brumado, Dra. Katarine Medeiros esteve na noite desta segunda-feira (19) na Câmara de Vereadores de Brumado para realizar um pronunciamento na Tribuna Livre. Motivada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa Legislativa, a coordenadora apresentou um balanço de ações e também citou constatações preocupantes como a 5ª colocação do Brasil no ranking mundial de acidentes de trânsito, que computam 60 mil mortes e 400 mil feridos anualmente. Contextualizada e muito firme em sua explanação a advogada fez um alerta sobre o perigo da associação de álcool a direção e sobre a desobediência às normas e a sinalização, que estão no topo da lista das causas de acidentes, sendo que cerca de 90% dos acidentes são causados pelo homem. Ela finalizou dando uma importante sugestão aos vereadores e aos educadores, solicitando que a matéria Trânsito seja introduzida com urgência como prática pedagógica nas escolas do município, porque, com isso, além de se criar multiplicadores, se estaria mudando a mentalidade do conformismo, formando motoristas responsáveis para o futuro. 

Comunicado Importante

  • Divulgação
  • 20 Mai 2014
  • 10:37h

Brumado: Decoração para o São João já está nas ruas

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Mai 2014
  • 09:35h

A colocação da ornamentação se iniciou na noite desta segunda-feira na Av. Exupério Pinheiro Canguçu (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Visando manter a tradição o CDL e a Prefeitura Municipal de Brumado se uniram mais uma vez no sentindo de deixar a cidade totalmente integralizada ao clima festivo de São João, com a efetivação de uma ornamentação à altura das expectativas. O comércio local deu um grande salto nos últimos anos e hoje atrai milhares de clientes de toda a região, então, nesse momento que antecede uma das maiores festas populares, as ruas centrais de Brumado já estão no clima da alegria. A instalação da ornamentação se iniciou na noite desta segunda-feira (20) e seguiu madrugada a fora, onde os funcionários da conceituada empresa A&R – Empreendimentos Elétricos iniciaram a colocação das bandeirinhas juninas. No embalo da Copa do Mundo, a previsão é que o comércio local tenha uma forte movimentação no mês de junho. 

Os funcionários da A&R aceleraram o ritmo dos trabalhos de ornamentação das ruas de Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Vereador Weliton Lopes intensifica a luta pelo retorno da Defensoria Pública Estadual para Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Mai 2014
  • 08:46h

O vereador Weliton Lopes citou em seu pronunciamento a importância do retorno da DPE para Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A perda da Defensoria Pública Estadual ainda está “engasgada” em muitos brumadenses, especialmente nas camadas mais carentes, que eram as que mais utilizavam os serviços. Visando o retorno do órgão para Brumado, o vereador Weliton Lopes (SDD) iniciou uma verdadeira saga, com inúmeras ações e reuniões para unir forças na busca do objetivo. Mostrando uma grande consciência cidadã, o parlamentar agora está intensificando a sua luta, com ações mais substanciais, as quais, terão, neste final de semana um momento importante, já que o pré-candidato ao governo da Bahia pelo PT, o deputado federal Rui Costa, estará em Brumado para a realização de uma grande plenária para colher os principais pleitos da população para a formatação de seu plano de governo. Segundo o vereador Weliton Lopes, que falou ao Brumado Urgente, “o momento é muito propício, pois a vinda de Rui Costa para Brumado neste domingo é para tratar justamente das nossas grandes necessidades e essa luta pelo retorno da Defensoria é uma delas”. Lopes ainda destacou que “conseguimos uma união muito grande de forças, todos os vereadores estão focados nessa luta e estamos muito confiantes no retorno do órgão, já que milhares de pessoas foram prejudicadas com a desativação do escritório local da Defensoria Pública Estadual”. O parlamentar também está fazendo uma campanha de mídia nesse sentido, com a distribuição de folders e adesivos para chamar ainda mais a atenção para a questão. “Vamos nos reunir na quarta-feira para definir as estratégias que serão colocas em prática durante a realização da plenária no domingo, na qual, acreditamos que poderá definir o retorno da Defensoria para Brumado”.  

Os vereadores estão todos unidos na luta pelo retorno da DPE (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Júri popular de prefeito que era acusado de matar um vereador é suspenso por falta de verbas

  • Da Redação
  • 20 Mai 2014
  • 08:36h

(Foto: Reprodução)

O Júri Popular do ex-prefeito de Itapebi, Esmeraldo Costa Santos, marcado para esta segunda-feira, 19, no Salão do Júri do Fórum, Mário Albiani, na cidade de Eunápolis estará suspenso e deverá ser remarcado para outra data. O juiz Otaviano Sobrinho, presidente do Júri abrirá os trabalhos e deve deliberar sobre a suspensão da sessão do Júri por falta de recursos financeiros. Segundo Antônio Pitanga, o advogado de um dos réus, o Tribunal de Justiça da Bahia, não teve condições de dispor recursos para custear as despesas com as sessões do Júri, que durariam três dias. Conforme consta no ofício encaminhado pelo Tribunal de Justiça, o valor disponível é de apenas R$ 500,00, quando seriam necessários R$ 4.500,00 para o andamento dos trabalhos, e para as despesas com jurados, hotel e outras. Além dessa questão financeira, o advogado João Neto, do ex-prefeito Esmeraldo Costa Santos, pediu o adiamento da sessão por 90 dias. Ele alega não ter condições de fazer o Júri por se encontrar doente, se preparando para tratamento quimioterápico. 

1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano

  • Divulgação
  • 20 Mai 2014
  • 08:34h