'Esse será o meu ano', afirma vereador Catoze

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 04 Fev 2014
  • 10:29h

O vereador Catoze voltou muito animado do recesso parlamentar (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A numerologia é vista por muitos como uma ciência e não como simples interpretação holística dos números. Durante a história da humanidade muitos reis, inclusive, foram adeptos da numerologia para direcionar suas ações somente em tempos propícios, onde os números apontavam positividade. Em Brumado, existem os que, mesmo sem serem fanáticos numerólogos, tem os números como seu cartão de visita, como é o caso do vereador José Carlos Alves Meira (PT), o popular Catoze, que no seu terceiro mandato, vem buscando defender com muito vigor a bandeira do esporte, da reestruturação urbana, do desenvolvimento das comunidades rurais, tendo um olhar muito especial para o bairro São Félix, onde ele reside. Na sessão de abertura da Câmara de Vereadores de Brumado, na noite desta segunda-feira (04), o parlamentar voltou a chamar a atenção ao declarar que “este será o meu ano”, numa clara alusão “numeróloga” ao seu apelido. Muito enfático, ele não observou o protocolo de uma sessão solene e fez cobranças ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que, cordialmente, disse que iria analisar os pedidos e fazer de tudo para que eles fossem atendidos. No final da sessão o vereador, numa conversa “ao pé do ouvido” com o prefeito, voltou a fazer cobranças, o que comprova que ele voltou com energias renovadas do recesso parlamentar e quer ter uma atuação mais dinâmica nesse ano de 2014.

 

Histórico: Período Legislativo se inicia em clima de harmonia entre oposição e situação

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 04 Fev 2014
  • 09:49h

O início dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Brumado, diferente de anos anteriores, mostrou que a harmonia entre oposição e situação é possível (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Um convívio harmônico entre oposição e situação na política brumadense sempre foi considerado utópico pela opinião pública já que, a história, sempre comprovou que a polaridade exacerbada sempre foi uma tônica da política da capital do minério. Mas, o que para muitos era irrealizável, começa a acontecer, mesmo que de forma ainda meio tímida, oposição e situação começam a ter um entendimento mais dinâmico, demonstrando que, os interesses coletivos devem estar acima de tudo. Com isso o fortalecimento democrático poderá trazer grandes avanços, pois o diálogo produtivo entre as partes será benéfico para a construção de um futuro muito mais promissor para Brumado. Na noite desta segunda-feira (03), na abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, ficou claro que essa tendência de harmonia entre as partes pode mesmo ser solidificada, onde o ranço político de outrora, ou seja, a tão vil politicagem que já prejudicou tanto o município passe a ser coisa do passado. Um dos grandes responsáveis por esse novo momento histórico é o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que vem surpreendendo até os mais céticos e realizando uma gestão participativa, sempre ouvindo os membros da oposição com suas reivindicações, como aconteceu durante a própria sessão, onde cobranças foram feitas, mas não no tom ardiloso de outrora, mas sim com consciência, tendo a acolhida do gestor, que não se furtou a responder os questionamentos. Em seu pronunciamento durante a abertura dos trabalhos, o prefeito Aguiberto fez questão de destacar que “não quero me referir aos vereadores desta outra bancada como oposicionistas, mas sim como parceiros, pois eles podem contribuir muito para que tenhamos uma gestão participativa, que ouve as partes e que sempre tem como base de suas ações os grandes interesses da população”. Dentro deste clima de integralidade, os brumadenses podem esperar mesmo novos tempos para a política local, sem aquelas discussões rasteiras, que só visavam prejudicar, as quais, agora devem cair no “mar do esquecimento”, para dar lugar ao um novo momento bem mais democrático, o que deverá ser comprovado nas eleições deste ano, já que todos, pelo menos no âmbito governamental, falarão a mesma língua, sem a “velha babel” do passado, que não trouxe grandes avanços para o município, que tem ficado, pelo menos até o momento, apenas como expectador das grandes realizações para a região. 

O prefeito comprovou que o diálogo entre as partes será fácil, tanto que após a sessão de abertura, ouviu reivindicações de vereadores oposicionistas (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Com novo presidente, TJ-BA corta vale-refeição, bloqueia telefones e diminui carros

  • Correio
  • 04 Fev 2014
  • 07:46h

Eserval Rocha promete linha dura no TJ-BA (Foto: Divulgação TJ - BA)

O novo desembargador Eserval Rocha tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) com a meta de buscar "moralizar" a Corte baiana, que passa por investigações severas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma nova investigação para apurar irregularidades no TJ-BA foi aberta hoje pelo Conselho. O novo presidente já anunciou medidas rigorosas, com um novo perfil de austeridade para o TJ-BA. Foi proibido o fornecimento de vale-refeição, 92 linhas telefônicas foram bloqueadas e o leite em pó teve o fornecimento suspenso, depois de ter 8 mil latas consumidas em 2013, entre outras coisas - a decisão foi tomada de comum acordo com o CNJ. O número de carros e gasto com combustível irão diminuir e a contratação de estagiários será suspensa - passará a contar com edital a partir de agora. Rocha era vice-presidente do TJ-BA e assumiu a presidência de maneira interina em novembro do ano passado, quando o então responsável pela Corte, Mário Alberto Hirs, foi afastado, junto com a ex-presidente Telma Britto. Com o apoio dos dois, Rocha foi eleito e fica à frente do tribunal no biênio de 2014-2015. O magistrado é natural de Gentio de Ouro, se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1976 e já autuou nas comarcas de Euclides da Cunha, Jequié, Ipiaú, Barreiras, Ibotirama e outras. Na capital baiana, esteve nos Juizados Especiais e na Corregedoria-Geral da Justiça. Foi promovido a desembargador em 2004. Já foi presidente do Conselho da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) e da 1ª Câmara Criminal.

OAB cria comissão para apurar casos de corrupção no Judiciário baiano

  • Fábio Sena
  • 04 Fev 2014
  • 07:21h

Corregedor nacional e presidente da OAB-BA (Foto: Evandro Veiga)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Luiz Viana Queiroz, participou na manhã desta segunda-feira (03), no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Eserval Rocha. O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, também participou da cerimônia. Falcão, que está em Salvador com uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça para dar continuidade ao trabalho de correição no TJBA instaurado em abril de 2013, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, ao lado do presidente Luiz Viana. O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana, anunciou que uma comissão está sendo montada junto com o CNJ para apurar casos de corrupção no Judiciário baiano. “Propus ao corregedor nacional do CNJ, ministro Francisco Falcão, um novo Pacto pela Legalidade, cujos pontos mínimos são: o fim da violação das prerrogativas dos advogados; o combate a corrupção no Judiciário baiano; e a eficiência da prestação jurisdicional em nosso estado”, declarou o presidente da OAB da Bahia, afirmando que já tratou do tema com o desembargador Eserval Rocha, durante visita do magistrado à OAB, e que apresentará a proposta oficialmente ao presidente do TJBA nos próximos dias.

Porque a ENSF aprova tanto no vestibular? Porque Sim!!!

  • ENSF
  • 03 Fev 2014
  • 18:12h

Plano de saneamento acontecerá só para municípios baianos com menos de 50 mil habitantes

  • Da Redação
  • 03 Fev 2014
  • 17:52h

(Foto: Reprodução)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assinaram um acordo para capacitar técnicos de 50 municípios baianos com população abaixo de 50 mil habitantes para formulação do Plano Nacional de Saneamento Básico. Para ter direito a verbas federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinadas a obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos, as prefeituras precisam elaborar o plano de saneamento. As cidades que receberão os recursos serão definidas por meio de edital, conforme publicação no Diário Oficial da União, a partir de critérios como número de habitantes (abaixo de 50 mil), baixo índice de cobertura de abastecimento de água, baixo IDH Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alta incidência de doenças diarréicas, maior porcentual de população rural, entre outros. Os planos de saneamento devem envolver quatro áreas: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos.

P.M.Alto: Professora se apresenta à Polícia e deverá responder pelo crime de estupro de vulnerável

  • Sudoeste Bahia
  • 03 Fev 2014
  • 17:40h

A professora e estudante do Curso de Direito, Mônica Souza Santos (30), que ganhou fama e notoriedade ao protagonizar imagens “calientes”, onde ela aparece praticando sexo oral com um adolescente de 13 anos, o qual era seu aluno, se apresentou à Polícia na manhã desta segunda-feira (03). Ouvida pelo delegado titular da 22ª Coorpin, Joseberto Ribeiro Cruz, que ouviu o relato da professora, que estava acompanhada de um advogado. Ela, em seu depoimento, garantiu que não fugiu da cidade, como foi especulado, mas que, devido à grande repercussão do fato, teve que se mudar para a cidade de Guanambi, para a casa de parentes. Segundo o delegado “Mônica deverá responder pelo crime de estupro de vulnerável, pois o aluno tinha menos de 14 anos”.O Ministério Público e o Conselho Tutelar de Palmas de Monte Alto também abriram uma investigação sobre o caso, para saber qual foi o local da filmagem e se houve algum tipo de coação por parte da professora ou se foi em um local público. O caso fez com que a pacata Palmas de Monte Alto ficasse conhecida nacionalmente e figurasse em boa parte da mídia nacional, que está fazendo uma grande exploração do fato, já que existe um vídeo com as imagens que comprovam que houve mesmo atividade sexual entre a professora e o aluno de 13 anos.  

Aposentada adquiriu fogão com defeito e até o momento não conseguiu solução para o seu problema

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Fev 2014
  • 15:36h

O Fogão ainda continua na casa da cliente à espera de uma solução (Foto: Divulgação)

A implantação de uma unidade do PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – seria muito bem vinda em Brumado, mas isso acabou esbarrando nas promessas dos políticos e na legislação, já que no terreno duro da realidade, consumidores continuam sendo lesados, tendo como único órgão de defesa o Juizado Especial Cível de Causas Comuns e Defesa do Consumidor, que apesar dos grandes esforços de seus componentes, não vem resolvendo casos que remontam às grandes empresas, que muitas vezes não enviam seus representantes para as audiências, deixando os clientes insatisfeitos na “rua da amargura”, sem se falar no enorme espaço de tempo até que o caso seja analisado pela Justiça, já que existe um grande acúmulo de trabalho na Vara Civil de Brumado. Foi esse o caso da aposentada Analia Olinda e Silva, que teve uma audiência de conciliação no dia 08 de julho de 2013, devido à compra de um fogão de seis bocas numa filial local da rede de lojas Eletrosom, o qual apresentou defeitos em sua estrutura e, devido a isso, ela foi, primeiramente na própria loja, buscar os seus direitos, mas como não conseguiu êxito acabou indo ao Juizado de Pequenas Causas, mas, até o momento, mesmo com o fogão já totalmente quitado, a referida loja, segundo ela, não se prontificou a sanar o problema e trocar o produto. O Brumado Urgente falou com a aposentada que não escondendo a sua indignação declarou que “como que pode acontecer uma coisa dessas, é um absurdo, é uma falta de respeito com nós consumidores, que muitas vezes fazemos uma grande economia para comprarmos produtos de marca e, quando conseguimos, estes vêm com defeito e a loja responsável não se prontifica a resolver o problema, como aconteceu comigo”. Ela subiu o tom ao citar que “realmente é necessário que tivéssemos uma unidade do Procon em Brumado, já que, infelizmente, apesar de todos os esforços do Tribunal de Pequenas Causas, existem casos que são muito complicados de serem resolvidos”. E finalizou disparando que “após tanto tempo eu não quero nem mais um fogão novo, quero o meu dinheiro de volta com direito a danos morais inclusive, porque a “via crucis” que eu passei buscando os meus direitos não foi pouca não”. 

A aposentada fez questão de mostrar o carnê da quitação do produto (Foto: Divulgação)

Guanambi: Hospital Regional é alvo de sucessivas reclamações de usuários

  • Sudoeste Bahia
  • 03 Fev 2014
  • 15:03h

Foto: Arquivo Sudoeste Bahia

Que a Saúde no Brasil não anda lá muito bem das pernas, isso é inquestionável, mas existem casos onde o descaso e o abandono do setor causam revolta na população. O município de Guanambi, um dos mais prósperos da região sudoeste, segundo inúmeras denúncias que vêm sendo feitas, estaria enquadrado neste contexto, já que vários incidentes negativos estariam ocorrendo no Hospital Regional Dr. Juca Bastos, o maior da região. A mídia vem tendo um papel importante diante desses fatos, contribuindo para que a situação não venha a piorar ainda mais. Relatos de descaso, atendimento deficiente vêm sendo feitos constantemente contra a administração do órgão, que têm se mantido em silêncio até o momento. No último final de semana um caso ganhou repercussão, quando um aposentado teve um início de AVC, sendo somente socorrido pelos médicos de plantão, após o seu genro ter feito um escândalo. “Foi um ato de verdadeira omissão de socorro neste hospital, que passa por dias difíceis, com uma péssima administração, onde não existe atendimento imediato no setor de emergência”, relatou Paulo Ribeiro que ainda fez questão de declarar que “Quantas pessoas que não têm coragem de fazer o que eu fiz vão precisar morrer por falta de socorro?Quando as pessoas irão acordar para este absurdo? Nós cidadãos de bem não podemos aceitar mais essa situação que está passando este hospital, precisamos de solução urgente!”. Espera-se para a manhã desta segunda-feira (03) um comunicado por parte da direção do Hospital Regional visando esclarecer esses fatos. 

Conquista: Escorpiões invadem loja e provocam pânico na Praça do Gil

  • Blog do Anderson
  • 03 Fev 2014
  • 13:02h

(Imagem Ilustrativa)

Um imóvel na Praça Orlando Leite (Praça do Gil), em Vitória da Conquista, é motivo de transtornos para trabalhadores de uma loja e população. Na última semana o Blog do Anderson esteve in loco observando as condições do espaço onde funcionava um bar. De acordo com o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo Barros Cairo, o problema tem causado “pânico na proprietária, em funcionários e clientes, sendo surpreendidas por escorpiões, estruturas desprendendo da lajem frontal, causando sustos em transeuntes, e possivelmente morte de crianças, idosos, até mesmo adultos, se forem atingidos na cabeça. O imóvel, semi-destelhado, com ratos, baratas”. “André Cairo constatou mais uma vez a veracidade do fato, tendo ido várias vezes no ano passado a Secretaria de Serviços Públicos e Vigilância Epidemiológica denunciando o sério problema, sem que providências urgentes fossem tomadas”, disse Cairo por meio de nota enviada ao Blog do Anderson, afirmando está preparando um dossiê consistente, onde ingressará com uma Representação no Ministério Público para solução definitiva, desde quando o problema persiste.

Epidemia por novo subtipo da dengue deve fazer mais vítimas em 2014

  • Informações do Bahia Notícias
  • 03 Fev 2014
  • 12:41h

Divulgação

Um novo subtipo da dengue classificado como DEN-4 deve fazer mais vítimas neste ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, dos 4.460 casos da doença confirmados no país, entre janeiro e julho de 2013, 58,9% eram do recém-descoberto DEN-4. Doença infecciosa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, a dengue pode causar uma diminuição na quantidade de plaquetas – o que induz sangramento – e de leucócitos, glóbulos brancos que integram o sistema imunológico. No Brasil, atualmente há quatro subtipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Segundo o infectologista José Ribamar Branco, a dengue hemorrágica, a forma mais perigosa, “é a evolução de um caso clássico da doença por falta de diagnóstico e acompanhamento médico ou por automedicação", esclarece. Os primeiros casos da doença foram diagnosticados no país em 1692. Ao longo dos séculos, a dengue alternou períodos de maior contaminação com outros de menor incidência, porém, em 2008, ela se tornou uma epidemia. Nos últimos cinco anos, mais de cinco milhões de casos prováveis já foram registrados.

Segundo Adonato Moreira, política se faz com respeito e credibilidade e não com dinheiro

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Fev 2014
  • 10:15h

(Foto: Divulgação)

As recentes declarações veiculadas na mídia local, sobre as quais pairou a leitura de que o dinheiro é fundamental para se ingressar na vida pública causaram um alvoroço na classe política local, que, nos bastidores não poupou críticas a essa atribuição. Mostrando um diferencial, o presidente do PROS, Adonato Moreira, resolveu se pronunciar sobre essa situação, já que segundo ele, “essas declarações não podem ser aceitas de forma natural, pois esse é um pensamento singular, a grande maioria não pensa dessa forma”. A celeuma se instalou, justamente, nesse sentido, pois teria sido atribuída como condição “sine qua non” para se obter o sucesso nas urnas, uma conta bancária recheada. Para Moreira “esse não é, e nem deveria ser, o fator imprescindível para se fazer política, já que deixa no ar, o que todos estão abominando nesse momento, que é a corrupção, pois se declarar que não se tem dinheiro para arcar uma campanha e como se estivesse dizendo que a votação só acontece se houver dinheiro por trás”, e ainda argumentou que “não se entra na vida pública para se ficar mais rico ou mais pobre, quem pensa dessa forma está totalmente equivocado, pois o verdadeiro sentido é ser voluntário, de atender os desejos do povo, por isso o fator monetário dá lugar ao respeito e credibilidade, esses sim são vitais para o bom desempenho de um cargo público” e arrematou “política se faz com compromissos e não com recursos financeiros, esse é o lema da atual política de nosso país”.  Adonato Moreira que já se candidatou a vereador, com votações expressivas, agora, já ensaia a sua pré-candidatura visando uma cadeira no Congresso Nacional e reafirma que “não podemos abandonar os nossos ideais, por isso continuo firme na minha busca de poder contribuir para que Brumado possa atingir o seu destino de grandeza”. Ele que irá receber na próxima semana o título de cidadão brumadense, já tem um legado muito significativo em Brumado, mas começou a sua trajetória política no estado do Ceará, onde aprendeu os primeiros passos na vida pública com o ex-governador Ciro Gomes que foi um grande incentivador.

Tribunal de Justiça da Bahia troca de comando sob correição do CNJ

  • BTH Com Agência CNJ de Notícias
  • 03 Fev 2014
  • 09:38h

Desembargador Eserval Rocha (Foto: Reprodução)

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, assume o comando do Poder Judiciário baiano nesta segunda-feira (03), às 9 horas, em sessão solene, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Na cerimônia, também serão empossados os demais membros da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça para o biênio 2014/2016: a desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, nova 1ª vice-presidente; a desembargadora Maria da Purificação da Silva, que responderá pela 2ª vice-presidência; o desembargador José Olegário Monção Caldas, novo corregedor-geral da Justiça, e a desembargadora Vilma Costa Veiga, nova corregedora das Comarcas do Interior. Antes da cerimônia ocorrerá a entrevista coletiva do ministro Francisco Falcão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, falará sobre a continuidade do trabalho de correição no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), que tem início no mesmo dia. Uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça estará em Salvador até o dia 5 para dar continuidade à correição instaurada em abril de 2013. Os trabalhos serão realizados das 9 às 18 horas e terão como foco as unidades administrativas e judiciais de primeiro e segundo grau, além dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro. Afastamento preventivo – A primeira fase da correição, realizada em abril de 2013, resultou no afastamento preventivo do ex-presidente do TJBA, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, e de sua antecessora no cargo, a desembargadora Telma Brito. Os dois magistrados respondem a processos administrativos disciplinares no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por problemas na gestão de precatórios e omissões administrativas. Na época, a Corregedoria identificou também irregularidades nos serviços notariais e de registro, como a ausência de realização de concurso, que contraria a determinação de inspeção anterior do órgão. De acordo com a Portaria número 21, a correição realizada em 2013 foi motivada por indícios de descumprimento de determinações anteriores da Corregedoria Nacional de Justiça, feitas nas gestões dos ministros Gilson Dipp e Eliana Calmon.Durante a correição, não haverá suspensão dos trabalhos forenses no TJ-BA, que prosseguirão regularmente.

Brumado: Legislativo retoma os trabalhos nesta segunda-feira (03) em clima de ano eleitoral

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 03 Fev 2014
  • 09:30h

O clima tranquilo do final de 2013 pode não ser o mesmo em 2014 devido às eleições (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Após o tradicional recesso das férias, o Poder Legislativo de Brumado volta às suas atividades normais nesta segunda-feira (03), inclusive com a realização de uma sessão ordinária, que será transformada em solene na sequência. Neste ano de 2014, a volta dos parlamentares acontece dentro de um clima político, já que acontecerão as eleições nas esferas estadual e nacional, o que, certamente, movimentará os bastidores, acalorando ainda mais as discussões. As duas bancadas, situação, formada por 7 vereadores e, oposição, com 6, podem ter conflitos endógenos, já que nem todos comungam do mesmo objetivo. Considerados por políticos da esfera maior do poder como cabos-eleitorais de peso, os edis devem tomar uma postura mais partidária, defendendo os representantes de suas legendas com maior fervor, atendendo assim aos interesses eleitorais de cada grupo. No próximo dia 10, marcando um início de ano com agenda cheia, será realizada uma sessão solene, onde serão entregues dezenas de títulos de cidadão brumadense, numa cerimônia que promete ser bem concorrida, já que várias personalidades da sociedade brumadense serão agraciadas com os títulos. 

P.M.Alto: Aberto inquérito pelo MP para apurar caso de abuso sexual por parte de professora

  • Informações da Folha do Vale
  • 03 Fev 2014
  • 09:08h

A representante do Ministério Público de Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia, vai instaurar um inquérito para apurar a denuncia contra a professora e estudante de direito Mônica dos Santos Souza, (Mônica de Bel), acusada de fazer sexo oral com um menor de 13 anos, no último dia 29 de janeiro. Segundo apurou o portal, a promotora Tatyane Castro, já teria ouvido o menor J.I.N e seu pai. A filmagem foi feita pelo próprio menor, supostamente autorizado pela professora, que fala na gravação para ele não mostrar para ninguém. Segundo amigos do garoto, a filmagem teria sido feita na residência do menor. De acordo com o artigo 217 do Código Penal Brasileiro, o crime de estupro de vulnerável como o ato de pedofilia caracterizado pela relação sexual ou ato libidinoso com menor de 14 anos. O vídeo com duração de 7m31s é interrompido somente quando ele pede para o ato sexual ser consumado, depois não tem como afirmar se aconteceu a conjunção carnal.