Edital de Convocação: PSB de Brumado

  • PSB
  • 27 Mai 2014
  • 14:03h

Divulgação

'Como que alguém pode criticar um programa que acabou com a fome no Brasil', afirma vereador Catoze

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Mai 2014
  • 13:20h

O vereador Catoze fez uma declaração contundente contra aqueles que vêm se posicionando em desfavor do Bolsa Família (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Conhecido pelas suas colocações precisas e, muitas vezes, impactantes, o vereador Catoze (PT) mais uma vez chamou a atenção durante a sessão do Legislativo de Brumado na noite desta segunda-feira (26), a qual teve nos intensos debates sobre a funcionalidade do Bolsa Família o seu clímax, onde os vereadores proporcionaram um verdadeiro “duelo” ideológico sobre a questão. Mostrando ser um defensor fervoroso dos ideais petistas, o vereador Catoze declarou que “como alguém pode criticar um programa que acabou com a fome no Brasil”. A curta, porém contundente afirmação, deixou os questionadores um tanto quanto “sem graça”, já que pela forma tão simples como foi reportada a questão pelo vereador Catoze, a discussão acabou terminando. Catoze ainda relatou que “o Bolsa Família mudou a vida de milhões de pessoas, os números comprovam isso, então, é de se admirar que alguém possa contestar essa ação que promoveu uma transformação social jamais vista em nosso país”. E finalizou argumentando que “espero que façam uma reavaliação dessas afirmações que colocaram em dúvida a eficácia do Bolsa Família, porque não existem dúvidas dos grandes benefícios que esse programa trouxe para milhões de brasileiros, que muitas vezes tinham que sair pelas ruas pedindo esmolas, mas que agora podem caminhar de cabeça erguida, como pessoas dignas”.  

 

Vereador Weliton Lopes afirma que Rui Costa se equivocou ao comentar situação da DPE

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Mai 2014
  • 12:04h

O vereador Weliton Lopes citou a sua admiração pelo posicionamento de Rui Costa (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Batalhador incansável pelo retorno da DPE – Defensoria Pública Estadual para Brumado, o vereador Weliton Lopes vem liderando um movimento nesse sentido e, no último domingo (25), aproveitando a vinda do pré-candidato Rui Costa a Brumado, ele juntamente com membros da comissão estiveram presentes à sede da AABB para entregar o manifesto, em nome do povo de Brumado, visando o pronto retorno do órgão para Brumado, já que, principalmente as camadas mais vulneráveis da população estão sendo muito prejudicadas sem os serviços. O documento foi entregue, mas segundo o próprio vereador Weliton Lopes, “a reação de Rui Costa foi a mais imprevisível possível, pois ele se equivocou completamente ao comentar a situação da DPE, citando que o órgão era independente e não pertencia ao governo”. Essa citação foi feita na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores de Brumado, onde o parlamentar ainda argumentou que “não foi isso que disse o próprio governador em recente encontro em um município da região, onde Wagner afirmou que a Defensoria Pública Estadual é sim um órgão que está totalmente atrelado à esfera governamental”. Ele ainda frisou que “realmente está havendo um conflito de informações, mas esperamos que a DPE, independente de seus vínculos administrativos, seja reinstalada em Brumado o quanto antes, já que centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social estão sendo prejudicadas sem os serviços”. 

O vereador Weliton Lopes ao lado do ex-vereador Gilberto Lima Dias durante a plenária de Rui Costa em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Homem apaixonado faz mulher de refém e policial tem que atirar para impedir morte da vítima

  • Da Redação
  • 27 Mai 2014
  • 11:04h

Um homem tenta evitar o fim do relacionamento conjugal e invade a casa da companheira armado com uma faca, em uma localidade de Manaus, no estado do Amazonas. Após a chegada da polícia, ele faz a mulher refém e ameaça a vida da vítima. Os policiais tentam negociar cerca de 18 minutos com o homem, que não teve o nome identificado. Ele implora que a companheira não o abandone enquanto policiais acompanham o diálogo do casal, mas subtamente ele tenta desferir golpes de faca contra a companheira, quando a polícia age rapidamente e alveja o acusado.Confira as imagens: 

Filho de prefeita é preso suspeito de atropelar idosa

  • Informações do Correio
  • 27 Mai 2014
  • 10:54h

(Foto: Rodrigo Valentim)

O universitário Rodrigo Valentim, filho da prefeita de São Francisco do Conde (Grande Salvador), Rilza Valentim, foi preso, suspeito de ter atropelado e matado a aposentada Cleionice Barreto de Sousa, 67, na Av. Paulo VI, domingo, 25, na Pituba. Policiais do Grupo de Apreensão e Captura do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (Grac/DHPP) localizaram Rodrigo na tarde de ontem. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, ele foi detido em casa, também na Pituba – há 300 metros do local do crime -, depois que populares informaram, pelo Disque Denúncia, a placa do Hyundai i30 preto que atropelou a senhora. De acordo com a polícia, a numeração da placa facilitou localizar e identificar o suspeito, que deixou o local sem prestar socorro à vítima. Rodrigo prestou esclarecimentos à delegada Marta Carine (DHPP) e ao titular da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), Marcelo Sansão, acompanhado de cinco advogados. Conforme a polícia, ele foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e continuará detido.

Ciclistas brumadenses sobem ao pódio na quinta etapa do campeonato baiano em Jequié

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 27 Mai 2014
  • 10:09h

(Foto: Divulgação)

Domingo, 25 – aconteceu a 5ª etapa do campeonato baiano de ciclismo em Jequié – BA. Os ciclistas brumadenses Jossimar Novais – atual campeão baiano, e Marivaldo Leite, subiram ao pódio, ocuparam o 2º e 5º lugar respectivamente, ambos pela categoria Master A. Vários comércios brumadenses apoiam esses atletas, bem como a prefeitura municipal da cidade, dentre estes estão o Shopping Byke e a Natural Life, O Ciclismo da capital do minério mais uma vez deu um show de competência, e assim, a história deste esporte é escrita de maneira tão bonita dentro e fora de Brumado.

Vereador José Carlos de Jonas reafirma pedido para implantação de radares em Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Mai 2014
  • 09:55h

O vereador fez questão de reiterar a sua indicação na sessão desta segunda-feira (Foto: Brumado Urgente)

Buscando a valorização da vida e a conscientização dos perigos que envolvem o trânsito em Brumado, mais especificamente na Av. João Paulo I e no cruzamento entre as ruas Euclides da Cunha e Cel. Paulino Chaves, o vereador José Carlos de Jonas (PT) entrou com uma indicação no dia 25 de abril solicitando da Prefeitura Municipal, por meio do SMTT, a realização de um amplo estudo e também da implantação de redutores e controladores de velocidade (radar) a fim de que os altos índices de acidentes nos referidos locais venham a ser diminuídos. Na sessão desta segunda-feira (26) o parlamentar voltou a tocar na questão, declarando que “todos nós temos a consciência de que o risco de acidentes nesses locais é muito grande, então, a realização de um estudo e a implantação de radares e redutores será de grande valia, daí o motivo que nos levou a entrar com a indicação”. Ele ainda ressaltou que “no caso da Av. João Paulo a situação é mais grave, pois já ocorreram acidentes com vítimas fatais, então contamos mais uma vez com o bom senso da atual gestão no atendimento à nossa indicação”. Segundo informações de bastidores o SMTT já teria feito uma tomada de preços para a aquisição de dois pardais (radares) para serem implantados na cidade, o que poderá se concretizar ainda neste primeiro semestre. “Isso viria comprovar que a nossa indicação é completamente viável, já que o grande objetivo é a preservação da vida humana”, argumentou o vereador José Carlos de Jonas sobre a compra da aparelhagem. 

A indicação do vereador protocolada no dia 25 de abril de 2014

Juiz Dr. Genivaldo Guimarães vai ao Legislativo e garante a vinda de Unidade Prisional para Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Mai 2014
  • 09:07h

O Dr, Genivaldo Guimarães foi muito elogiado pelos vereadores (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O juiz de Direito da Vara Crime de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, esteve participando da sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (26). Convidado pela Comissão de Constituição e Justiça, o magistrado falou sobre as questões envolvendo aplicação das penas privativas de liberdade e seus devidos locais de cumprimento. Extremamente contextualizado e mostrando um vasto conhecimento da área jurídica, Dr. Genivaldo Guimarães, primeiramente lamentou a fraca participação popular na sessão, mas, mesmo diante disso, teve uma participação brilhante, sendo parabenizado por todos os edis. Durante a sua fala o meritíssimo garantiu que Brumado, segundo informações do chefe de gabinete do Seap – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Carlos Sodré, as quais foram lhe passadas nesta segunda-feira, terá, ao invés do CDP, uma Unidade Prisional, mais complexa e com mais vagas, as quais serão disponibilizadas para presos custodiados de toda a região.

 

O juiz Dr. Genivaldo Guimarães respondeu com muita segurança aos questionamentos feitos pelos vereadores (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

Ele reiterou a sua defesa intransigente em prol desta causa e garantiu que “diferentemente do que muitos imaginam, o Presídio só trará benefícios para Brumado, não há motivos para intranquilidades, porque, além da temporária geração de empregos, a sua instalação automaticamente aumentará o contingente policial do município, o que é uma das grandes urgências de Brumado”. Após a sua brilhante explanação, o juiz respondeu a vários questionamentos dos vereadores, sempre tendo como tônica a urgência na construção da unidade prisional. Sobre a localização o juiz disse ainda desconhecer o local, mas alguns vereadores garantiram que ele será construído próximo ao frigorífico, na região de Lagoa Funda. No final foi feita uma comunicação de que na próxima sessão o Poder Executivo já estará enviando o projeto de doação do terreno para ser analisado e votado pelos parlamentares. 

Ibope/Correio: Souto e Rui têm mesma rejeição

  • Informações do Correio
  • 27 Mai 2014
  • 08:43h

Segundo a pesquisa Ibope/Correio, num eventual segundo turno Paulo Souto venceria, hoje, tanto Lídice da Mata (46% x 18%) quanto Rui Costa (48% x 15%). A senadora socialista bateria o petista por 36% contra 16% se a disputa fosse entre eles. Neste caso, a soma dos que anulariam ou votariam em branco é de um terço do eleitorado: 33%. Em matéria de rejeição, ninguém bate Da Luz; 28% não votariam nele de jeito algum. Souto e Costa têm o mesmo índice neste quesito: 14% e o desempenho de Lídice é um pouco melhor (11%). Para 47% da pesquisa, Paulo Souto será o próximo governador da Bahia. Lídice e Rui Costa aparecem empatados no percentual dos que os apontam como favoritos com 8%. A pesquisa Ibope/CORREIO foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio de 2014 com 1.008 entrevistados. O nível de confiança utilizado é de 95% e o levantamento foi registrado no TRE sob o protocolo BA-00004/2014 e no TSE, BR-00130/2014 encomendada pela Empresa Baiana de Jornalismo, que edita o CORREIO.

Juiz Dr. Genivaldo Guimarães estará realizando pronunciamento no Legislativo hoje (26)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Mai 2014
  • 17:22h

Dr. Genivaldo Guimarães é considerado um dos mais brilhantes desta nova geração de magistrados baianos (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Defensor fervoroso da instalação do C.D.P – Centro de Detenção Provisória de Brumado, o juiz de Direito da Comarca de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, estará realizando um pronunciamento na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores de Brumado. O tema de sua fala será sobre a aplicação das penas privativas de liberdade e seus devidos locais de cumprimento. Considerado um dos magistrados mais brilhantes e notáveis da nova geração de juízes baianos, Genivaldo Guimarães vem realizando um trabalho hercúleo em Brumado, dando uma maior celeridade às práticas judiciais, promovendo uma dinâmica que vem acompanhada de uma alta resolutividade e fazendo valer à risca o binômio Ordem e Justiça. Para quem não tem o costume de acompanhar as sessões do Legislativo de Brumado, a presença do meritíssimo juiz Dr. Genivaldo Guimarães que irá usar a Tribuna Livre é um convite muito agradável, já que ele deverá estar explanando temática que interessa a toda a sociedade brumadense. Estudantes de Direito também têm uma ótima oportunidade para conhecer de perto o trabalho do Dr. Genivaldo Guimarães. 

Anvisa suspende a fabricação de produtos de limpeza e conservação

  • Informações da Agência Brasil.
  • 26 Mai 2014
  • 14:52h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (26) a suspensão da fabricação, da comercialização, da divulgação e do uso de todos os lotes dos produtos Lustrador para Veículos, Limpa Pneus e Desengraxantes da marca Texas King, fabricados e distribuídos pela empresa Texas King Indústria e Comércio de Limpeza Ltda. De acordo com a Anvisa, a empresa comercializava os produtos sem a devida Autorização de Funcionamento (AFE) para esse tipo de fabricação. A decisão fou publicada no Diário Oficial da União.

CDL solicita à Prefeitura de Brumado recuperação de asfalto e mudanças em sinalização

  • Ascom | CDL | Izidy Ramel Comunicação
  • 26 Mai 2014
  • 11:25h

(Divulgação)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, por meio de um ofício realizado pelo presidente Manoel Messias, solicitou à Prefeitura da cidade duas ações: A recuperação do asfalto na Travessa Moreira e Rua Tenente Amarílio Leite, por se tratar de locais com grande concentração de comércios, e mudanças na sinalização e fluxo de trânsito da Rua Antônio Francisco da Silva (Rua da Padaria Máxima). O ofício enviado ao prefeito Aguiberto Lima Dias, na última quinta-feira, 22, pode ser visto na íntegra em anexo. "A entidade e a prefeitura vêm realizando algumas ações em conjunto em benefício dos empresários locais, como a ornamentação característica do São João 2014, e desta vez temos a certeza que não será diferente, teremos nosso pleito brevemente atendido" afirmou Manoel Messias. O presidente disse ainda que as benfeitorias nessas áreas comerciais são de interesse comum da prefeitura e CDL, haja vista que ambas visam sempre o bem estar dos envolvidos, mais especificamente da classe lojista, principal geradora de emprego e renda em nosso município.

Cópia do requerimento enviado à Prefeitura de Brumado (Divulgação)

Rui Costa contra-ataca adversário afirmando que Souto não tem autoridade para falar em Segurança

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Mai 2014
  • 10:39h

O pré-candidato Rui Costa afirmou em sua vinda a Brumado que o seu adversário não tem as mínimas condições em falar sobre Segurança Pública (Foto: Daniel Simurro)

A Segurança Pública vai ocupar um lugar de destaque nas discussões políticas que antecedem as eleições 2014 na Bahia. Tida como a maior fragilidade da atual gestão, que, inclusive vem admitindo isso, a questão deverá ser centro das atenções durante os fervorosos debates, que já se iniciaram no âmbito pré-eleitoral, já que, por diversas vezes, o pré-candidato oposicionista, Paulo Souto, o qual já governou o estado por duas vezes, vem sendo duro em suas críticas, afirmando que o governador Wagner deixou o setor de Segurança Pública abandonado, o que vem sendo a grande preocupação dos baianos neste momento, que teria a comprovação por meio dos índices altíssimos de violência, principalmente na capital do estado. Neste domingo (25), o pré-candidato Rui Costa esteve em Brumado para participar de uma plenária que iria discutir as principais necessidades do território do Sertão Produtivo, sendo que a Segurança Pública, mais especificamente o aumento do contingente de policiais, foi uma das principais reivindicações. Em coletiva à imprensa local, Rui Costa foi taxativo ao afirmar que “Souto não tem autoridade moral para falar em Segurança Pública, já que todos sabem como era a Bahia em sua gestão, onde as polícias foram totalmente sucateadas”. Subindo o tom ele declarou que “a gestão de Wagner aparelhou as polícias e o setor recebeu investimentos nunca antes visto em nosso estado” e arrematou asseverando que “o povo baiano saberá reconhecer quem tem o nariz de Pinóquio”. 

Líder do Candomblé brumadense reage com indignação a declarações de pastor em Cruzada Evangélica

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Mai 2014
  • 09:36h

(Imagem Ilustrativa)

A liberdade religiosa no Brasil para muitos é tida como uma das mais evoluídas do mundo, aonde o pluralismo de crenças vem sendo respeitado pelas mais diversas lideranças, mostrando que o Ecumenismo é uma forte tendência da sociedade atual. Dentro deste contexto, em que membros de diferentes denominações religiosas viveriam de forma harmoniosa, não poderia deixar de existir as correntes mais fundamentalistas, que pregam de forma veemente o sectarismo, querendo impor a “ferro e fogo” a sua “verdade”. Em um mundo globalizado, onde a miscigenação sociocultural é cada vez mais intensa, esse tipo de comportamento sempre faz com que o “gatilho da intolerância” seja disparado, provocando ânimos alterados e reverberações mais contundentes. Brumado teria vivenciado uma situação dessas na noite deste domingo (25), segundo o babalorixá Dionata de Xangô, conhecido também como "guru das estrelas", que se sentiu “ofendido” com supostas palavras proferidas por um pastor durante uma Cruzada Evangélica que estava acontecendo na Praça Coronel Zeca Leite. Em seu perfil numa rede social ele citou que “agora, vejam só, teve um congresso evangélico hoje aqui em Brumado na praça da prefeitura, onde um pastor proferiu palavras desrespeitosas onde ele teria dito que não era necessário galinha preta, cachaça e nem despacho”. Ainda segundo o líder candomblecista o pastor teria dito que todos os terreiros de candomblé da cidade teriam que ser fechados, o que gerou uma forte indignação nos membros dessa corrente religiosa que militam em Brumado. Dionata de Xangô ainda argumentou que “a que ponto chega a ousadia de alguns evangélicos, que vivem em prol de querer pregar verdades absolutas, usando o nome de outras denominações religiosas. Pastor acho que você deve aprender em primeiro lugar respeitar a religião do próximo. Acorda viu, as pessoas hoje são esclarecidas, vai pensando que o povo e inocente”. E conclui de forma taxativa ao declarar que “a intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões". 

Alianças partidárias estão na raiz da corrupção

  • Da Redação
  • 26 Mai 2014
  • 07:31h

Fernando Collor e Dilma Rousseff (Foto: Divulgação)

Como ocorre às vésperas de toda eleição, o espírito de bazar baixou na política brasileira. Os partidos negociam seu tempo de propaganda no rádio e na tevê à luz do dia, na frente das crianças. Barganha-se de tudo, com exceção da mãe, que não tem valor de mercado. Há cenas constrangedoras, como a que aparece na foto acima. Um encontro de Dilma Rousseff com Fernando Collor. Um rindo para o outro, em comunhão fraternal de interesses. Captada há quatro dias, essa imagem simboliza o paradoxo que aprisiona os candidatos no Brasil: antes de se vender no horário eleitoral como protótipos do avanço, eles entregam a alma ao atraso em troca de alguns minutos adicionais de propaganda eleitoral. Com isso, o país vive sob uma eterna crise de compostura. As ruas são incapazes de enxergar ética nos políticos. E os políticos são incapazes de demonstrá-la. No mercado da baixa política, o preço dos partidos aumenta na proporção direta do tamanho de suas bancadas na Câmara. Quanto mais deputados federais uma legenda possui, maior o seu tempo de propaganda. Leva a mercadoria o candidato que oferecer mais vantagens: verbas, estrutura de campanha e, sobretudo, posições na engrenagem do Estado que sirvam de trampolim para o fechamento de negócios. No plano federal, a despeito de não ser mais o portento eleitoral que já foi, Dilma ainda é vista pelos partidos como a principal perspectiva de poder. Por isso, ela se revelou mais sedutora do que seus antagonistas. No ritmo que as coisas caminham, Dilma conseguirá filiar Aécio Neves e Eduardo Campos ao MST, o Movimento dos Sem Televisão.