Taisan Auto: Empresa amiga do esporte

  • 09 Set 2016
  • 14:31h

Ensino médio e 9º ano não atingem metas do ranking do Ideb

  • 09 Set 2016
  • 13:51h

(Foto: Reprodução)

Os resultados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) para alunos do 9º ano do ensino fundamental e também do ensino médio nas escolas da Bahia não atingiram as respectivas metas para 2015. No caso do 9º ano, a nota da rede estadual ficou em 3,2, enquanto a meta era 3,9. Desde 2011, a rede estadual não alcança a meta para alunos com esse nível de escolaridade. No ensino médio, as notas são mais baixas: em 2015, ficou em 2,9 – na ocasião, a meta era 3,6. Em 2013, quando o objetivo era alcançar 3,3, a nota foi 2,8.  No entanto, para o superintendente da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado (SEC), Ney Campello, o resultado não significa uma “involução”. Ainda assim, ele reforça que o resultado não é positivo. “Não estamos satisfeitos. Vemos (o Ideb) como um desafio. Nosso compromisso é de alterar essa situação até 2017”, diz, referindo-se ao próximo período de avaliação do índice,  que é medido a cada dois anos. 

Campello acredita que o ensino médio teve uma evolução “discreta”, mas merece uma atenção maior. Porém, como o índice leva em conta dados sobre aprovação escolar e médias de desempenho em avaliações realizadas pelo Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), ele destaca que houve melhora em aspectos como a proficiência em Português e Matemática. “No nosso caso, tivemos um avanço importante nessa medição. Em 2013, em Matemática, nós tínhamos 239,19, numa escala de 0 a 500 pontos. Crescemos para 244,89 em 2015. Já em Português, em 2013, a pontuação era de 232,70 e foi para 244,36 na última prova”, exemplificou.  Além disso, ele diz há diferenças na análise do ensino médio e do ensino fundamental. Segundo Campello, no ensino fundamental, o Ideb examina todo o universo. No ensino médio, isso é feito por amostragem. Assim, dentre as cerca de 800 escolas estaduais em toda a Bahia, somente 41 são examinadas pelo Ideb. “Isso é apenas 5% do nosso universo. No caso, não reflete o número real”.  Para o superintendente, esse modelo de avaliação acaba atingindo todos os estados. “É um desafio de todos. O que precisamos é tornar o Ideb uma referência para todos os estados mudarem a educação. Ele é visto como um identificador genérico, mas precisa ser observado como uma escola sendo comparada com ela mesma”.  Um bom exemplo seria a Escola Estadual Luiz Fernando Macêdo Costa, que, em 2013, tinha 2,8 pontos e passou para 4,7. De acordo com Campello, o crescimento veio depois de medidas como a adoção do ensino em tempo integral. “O estado lançou em 2015 o programa Educar para Transformar, em que um dos eixos é o fortalecimento da educação nos municípios e esperamos que isso reflita no próximo Ideb”, comentou.  Ele destaca, ainda, a participação dos professores. Entre 2014 e 2015, o governo do estado ofereceu capacitação com cursos a distância pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) a 35 mil professores da rede, que passaram a integrar a promoção de carreira. “E outro fator importante é o fortalecimento do protagonismo estudantil. Quanto maior a participação do estudante na escola, mais ele passa a exigir da aula e dos professores. Essas questões refletem na melhoria da aprendizagem. A escola precisa se tornar mais atrativa”, concluiu.

Pernambuco tem desempenho destacado
Vinte redes estaduais, das 27 unidades da federação, tiveram desempenho melhor no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 2015 no ensino médio em relação à avaliação anterior. Apesar disso, somente duas unidades alcançaram a meta no indicador: Pernambuco e Amazonas. Além disso, no ensino médio, a meta não apenas não é alcançada desde 2013, como está estagnada em 3,7 desde 2011. A meta estabelecida para 2015 era de 4,3. Em 2014, a meta era 3,9 e, no ano passado, 4,3. “São índices absolutamente vergonhosos para o Brasil”, disse o ministro Mendonça Filho, durante apresentação dos dados  ontem. Os dados disponíveis até agora não indicam o Ideb médio do país. O estado de São Paulo subiu em 2015 e alcançou a maior média do Ideb, com 3,9. Apesar disso, a rede ainda fica abaixo da sua meta no indicador, que é de 4,2. Pernambuco aparece com o segundo melhor Ideb do país no ensino médio, com 3,9. Além disso, conseguiu ultrapassar sua meta, que era de 3,6. O Amazonas subiu de 3 para 3,5, com o 8º melhor Ideb do país. Também bateu a meta, que era de 3,1. Considerados apenas os alunos de ensino médio da rede estadual, outros dois estados cumpriram a meta: Goiás e Piauí. De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), braço do cálculo do Ideb, o desempenho em matemática é o pior em uma década. Em relação ao ensino fundamental, o índice mais satisfatório foi nos anos iniciais. A meta de 5,2 foi superada — ficou em 5,5 — mas, segundo o MEC, as crianças seguem com deficiências em português e matemática. A maioria das unidades de federação cumpriu a meta, com exceção de Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o Ideb não atinge a meta desde 2013. Em 2013, o objetivo era índice de 4,4 e resultou em 4, 2. No ano passado, ficou em 4,5, quando o ideal seria 4,7. Ao contrário da faixa anterior, a maioria dos estados ficou abaixo do esperado. “Estamos muito distantes da educação de qualidade”, declarou Mendonça Filho, ao informar que irá reforçar no Congresso a necessidade de um projeto de lei que prevê uma reformulação do currículo do ensino médio. O projeto prevê turno integral e disciplinas focadas na área de interesse que o aluno pretende seguir no ensino superior. Se não houver aprovação do projeto, o ministro diz que irá apelar ao presidente Michel Temer para a edição de uma Medida Provisória.

CONTINUE LENDO

300 quilos de drogas são apreendidos em Vitória da Conquista

  • Blog da Resenha Geral
  • 09 Set 2016
  • 13:11h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Na manhã desta sexta-feira (09), aproximadamente 300 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Civil em Vitória da Conquista. De acordo com a própria, polícia o material foi encontrado em posse de José Antônio Yamaguti Amorim, conhecido como Toninho ou Toni, de 52 anos. José Antônio foi autuado quando conduzia um veículo, no bairro Senhorinha Cairo. Dentro do carro, investigadores encontraram vários tabletes de maconha prensada. Em seguida, a equipe da polícia se dirigiu para o sítio do suspeito, localizado na Lagoa das Flores, onde foi efetuada uma busca. Lá, foi encontrada uma grande quantidade de droga, distribuída em centenas de tabletes grandes de maconha prensada. O suspeito foi conduzido para o Distrito de Segurança Pública (Disep), quando confessou o crime de tráfico de drogas. Segundo a polícia, José Antônio afirmou ser o responsável pela guarda e distribuição de drogas para vários traficantes da cidade. Após prestar depoimento, o acusado foi encaminhada para o Presídio Nilton Gonçalves, onde ficará à disposição da Justiça.

Planos de saúde têm venda suspensa a partir desta sexta-feira (09)

  • 09 Set 2016
  • 12:24h

(Foto: Reprodução)

Começa a valer nesta sexta-feira (9) a suspensão de 23 planos de saúde de 8 operadorasdevido a reclamações de segurados. A medida tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS) vale por um período de pelo menos três meses. Nesse período, os planos ficam proibidos de incluir novos clientes. Os atuais segurados desses planos, porém, continuam tendo acesso ao serviço normalmente.Veja ao fim da reportagem a lista dos planos e operadoras punidos pela ANS.A suspensão faz parte do monitoramento periódico da agência, cujo resultado é divulgado a cada três meses. A restrição à venda é aplicada quando a ANS recebe reclamações de clientes apontando que um plano negou a liberação de um procedimento previsto em contrato ou então demorou para fazer isso.

 

Esses planos podem ter a venda liberada ao final dos três meses, caso melhorem o serviço e reduzam as reclamações. Além da suspensão, as operadoras que negam cobertura indevidamente podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil. “Das 8 operadoras com planos suspensos neste ciclo, 2 já tinham planos em suspensão no período anterior e 6 não constavam na última lista de suspensões”, informou a ANS em nota. Os planos suspensos possuem, juntos, cerca de 167 mil beneficiários. A agência anunciou ainda que 8 operadoras vão poder voltar a comercializar 34 planos que haviam sido suspensos no trimestre anterior.

Veja a lista dos planos suspensos pela ANS:

1 - SALUTAR SAÚDE SEGURADORA S/A
- Salutar Clássico Empresarial Enf Sem Co-Part ou Franquia
- Especial Adesão sem Coparticipação sem Franquia
- SALUTAR 600

2 - FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE TRABALHO MÉDICO DO ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, PARÁ, RONDONIA E RORAIMA
- NOVO UNIVIDA II - ENFERM
- UNIVIDA EMPRESARIAL III - APTO
- Univida Coletivo por adesão I  Enf - com obstetricia

3 - UNIMED NORTE/NORDESTE-FEDERAÇÃO INTERFEDERATIVA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE TRABALHO MÉDICO
- EMPRESARIAL PP ESPECIAL
- COLETIVO POR ADESÃO ENFERMARIA
- EMPRESARIAL PP APART RLE
- COLETIVO POR ADESÃO
- UNIVIDA ESPECIAL EMPRESARIAL AMBULAT.+ HOSPIT. C/OBSTETRÍCIA

4 - UNIMED RONDÔNIA - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
- Plano Básico s/Obstetrícia c/Co-participação Local Ind
- Adesão, Especial com Obstetrícia
- Plano Especial com Obst sem co-participação

5 - FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA FAZENDA
- ASSEFAZ SAFIRA APARTAMENTO
- ASSEFAZ RUBI APARTAMENTO EMPRESARIAL
- PLANO DO EMPREGADO ASSEFAZ

6 - UNIHOSP SAÚDE S.A.
- MASTER IV - ENFERMARIA

7 - JARDIM AMÉRICA SAÚDE LTDA.
- ESMERALDA INDIVIDUAL
- TOPÁZIO INDIVIDUAL
- AMÉRICA IND QC GR MUN COPAR
- AMÉRICA IND QC GR MUN COPAR SEM OB

8 - RIBEIRO & SILVA PLANO ODONTOLÓGICO LTDA EPP.
- PERSONNALITÉ PLATINUM PARTICULAR

CONTINUE LENDO

Temer demite advogado-geral da União

  • 09 Set 2016
  • 11:41h

Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e ex-ministro da AGU, Fábio Medina Osório (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil; Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na nota em que anuncia a saída de Medina, o governo agradace os serviços prestados pelo ex-ministro. "O presidente Michel Temer convidou hoje para ocupar o honroso cargo de Advogado-Geral da União, a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, distinta profissional e servidora de carreira daquele órgão. O presidente agradece os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório, que deixa o cargo", afirmou a nota. Padilha indicou Medina para a pasta, mas, segundo a GloboNews, estaria insatisfeito com uma sucessão de ações consideradas erráticas pelo Planalto por parte do ministro no comando da AGU. Após a discussão entre ele e Padilha, assessores do governo já davam como certa a demissão.

'Lá é meu lugar', diz idosa de 84 anos sobre casa demolida em crime em Conquista

  • 09 Set 2016
  • 11:02h

Idosa lamenta demolição misteriosa de casa da família (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Viúva e mãe de um filho, a aposentada Valdete Silva, de 84 anos, confessa que se vê um pouco perdida. No dia 30 de agosto, enquanto estava em tratamento de saúde, teve a casa demolidae diversos registros da sua história enterrados sob os escombros. O filho, que também morava com ela, estava trabalhando no momento da demolição. Nesta sexta-feira (9), dez dias após o crime, ainda não há uma resolução sobre o caso. Ao G1, entretanto, a idosa revelou uma expectativa: "Eu queria voltar para lá. Lá é meu lugar. Foi lá que fiz tudo", diz sobre o imóvel onde viveu por mais de 40 anos, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. De acordo com o delegado Nei Brito, as investigações sobre o crime seguem em andamento. Ele revelou que o advogado do principal suspeito compareceu à unidade e teria se comprometido em apresentar o cliente na segunda-feira (12). 

Além disso, o advogado teria antecipado que a família será ressarcida financeiramente sobre os prejuízos sofridos. Para não atrapalhar as investigações, o delegado disse que só divulgará o nome do suspeito após a apresentação. Sobre a motivação do crime, ele ressalta que ainda não tem informações e que esta será a grande questão do interrogatório previsto para segunda-feira. Enquanto as investigações estão em andamento, dona Valdete Silva está na casa de um sobrinho. Vez por outra, ela revela a tristeza sentida ao lembrar dos mais de 40 anos de história que foram soterrados. O filho da aposentada, que também morava na casa demolida, também recebe a ajuda dos familiares. "Tenho que agradecer primeiramente a Deus, porque se eu estivesse na casa poderia ter morrido. Não conseguiria correr. Depois, tenho que agradecer a ele [o sobrinho], que está nos ajudando", confessa. "Perdi tudo. Foi cama, sofá, geladeira, fogão, armário, mobilete, bicicleta. Perdi tudo. Alguns documentos estavam comigo, outros estavam na casa e também perdi. Foi tudo para debaixo da terra", destaca. Dona Valdete está enfrentando uma pneumonia. O sobrinho, Roque Azevedo, dá o suporte necessário nesses dias difíceis. "Minha tia está aqui. Jamais iríamos abandonar", fala com carinho.

CONTINUE LENDO

Bancários e patrões negociam fim da greve nesta sexta (09)

  • 09 Set 2016
  • 10:21h

(Foto: Divulgação)

Está marcada para as 11h desta sexta-feira, em São Paulo, mais uma rodada de negociação entre os bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria segue em greve a nível nacional e por tempo indeterminado desde a última terça-feira (6). O Sindicato dos Bancários de Pernambuco se reuniu em assembleia na noite dessa quinta-feira (8). Conforme balanço divulgado na ocasião, 90% das agências no Estado e 31,25% no país fecharam as portas. A estratégia é prosseguir mobilizando mais trabalhadores. A presidente do Sindicato, Suzineide Rodrigues, que integra o Comando Nacional dos Bancários, participará da negociação nesta sexta-feira. “Estamos abertos às negociações, mas não vamos admitir retrocessos e nem perdas”, enfatiza. Dentre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial. Segundo o Sindicato, os bancários acataram a orientação do Comando Nacional dos Bancários e não aceitaram a proposta de aumento de 6,5% com um abono de R$ 3 mil apresentada pela Fenaban durante rodada de negociação da campanha salarial 2016. Na noite de hoje está programada uma nova assembleia no Recife para avaliação da greve e definição das novas estratégias.

Bahia: Idosa de 126 anos pode ser a mais velha do mundo

  • 09 Set 2016
  • 09:41h

Idosa de 126 anos mora em abrigo na Bahia. (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

A idosa Maria Gonçalves dos Santos, de 126 anos, que mora em um abrigo no município deMedeiros Neto, na região sul da Bahia, pode ser a mulher mais velha do mundo atualmente e também a que viveu mais até hoje. Nascida em Salinas, cidade de Minas Gerais, no dia 24 de junho de 1890, ela foi deixada no abrigo por um filho adotivo há 20 anos Maria tem dez anos a mais que a italiana Emma Morano, de 116 anos, que desde maio desse ano ocupa o cargo de mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records, o "Livro dos Recordes". Emma, que nasceu em 29 de novembro de 1899, passou a ocupar o posto após a morte da americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos, que era moradora de Nova Yorke ostentava título.

Dona Maria também desbanca a francesa Jeanne Louise Calment, que de acordo com o Guinness, detém o título de pessoa que mais tempo viveu em toda a história (ao menos comprovadamente): ela morreu em 1997, aos 122 anos e 164 dias de idade. A família de dona Maria atualmente é formada por pessoas que convivem com ela no abrigo chamado de Lar dos Idosos São José. “Nós gostamos muito dela aqui. Eu tenho ela como uma irmã mesmo, tenho muito carinho por ela”, destaca a cuidadora Ana Fernandes. Sem andar há cerca de um ano, desde que perdeu a firmeza nas pernas, Maria passa a maior parte do tempo deitada na cama. A memória e lucidez também foram se perdendo ao longo do tempo, mas de uma coisa ela nunca esquece: dá hora de comer. “Ela pede, ‘eu quero fruta’. Ela pede e a gente traz, descasca a laranja, ela chupa com a mão dela ainda, ela come a banana com a mão dela”, conta Vera Ferreira, cozinheira do Lar dos Idosos São José. Apesar de ser querida por todos, dona Maria só permite a aproximação de poucas pessoas, entre elas o Padre Leônidas, queridinho da anciã. “Ela passa uma mensagem para nós, de que ainda se pode se esperar muito [da vida], ainda podemos nos surpreender muito do milagre da vida e do milagre do ser humano”, refletiu o padre.

CONTINUE LENDO

Brumado: Concessionária Brumauto de cara nova

  • Brumado Urgente
  • 09 Set 2016
  • 09:00h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Com 47 anos realizando sonhos na área de autos, a Brumauto se destaca na Avenida Centenário com novo visual. A concessionária Volkswagen que tem uma experiência de quase meio século, se renova a cada instante. O projeto atende aos elevados padrões dos melhores concessionários Volkswagen do país, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para ofertar aos clientes e colaboradores o máximo em conforto, eficiência e resolutividade, dentre outros atributos que só um dos melhores concessionários Volkswagen da região norte-nordeste pode oferecer. Em um bate papo recente com o Gerente de vendas, Alessandro Oliveira nos relatou que falta pouco para conclusão total da reforma e que a Brumauto está preparando grandes novidades para toda sua clientela.

Conquista: 136 homicídios foram registrados neste ano; apenas um a menos do que todo o ano de 2015

  • Por Rodrigo Ferraz
  • 09 Set 2016
  • 08:42h

Os números da violência em Vitória da Conquista assustam, nesta semana mais um homicídio foi registrado, o cobrador de ônibus da Viação Cidade Verde, Igor Lemos dos Reis, de 24 anos, foi assassinado a tiros de revólver quando passava pelo Centro de Vitória da Conquista, ninguém ainda foi preso e a Polícia Civil investiga o caso. Para cobrar mais segurança e agilidade da justiça no caso do cobrador, rodoviários fizeram um protesto nesta quinta-feira (08), nas ruas do Centro de Vitória da Conquista. Com a morte de Igor, sobre para 136 o número de homicídios registrados neste ano em Vitória da Conquista, apenas um a menos do que o total registrado durante todo o ano de 2015, quando 137 pessoas foram assassinadas.

Governo quer formalizar jornada diária de até 12h com limite de 48h semanais

  • 09 Set 2016
  • 08:04h

(Foto: Reprodução)

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou nesta quinta-feira (8), durante encontro com sindicalistas em Brasília, que a proposta de reforma trabalhista que será encaminhada pelo governo Michel Temer ao Congresso Nacional até o fim deste ano vai oficializar a carga horária diária de até 12 horas, desde que o trabalhador não exceda o limite de 48 horas semanais. A mudança nas regras trabalhistas elaborada pelo governo Temer, informou o ministro, manterá a jornada de trabalho de 44 horas semanais, mas irá prever a possibilidade de quatro horas extras, chegando, portanto, a 48 horas na semana. Nogueira revelou ainda que o projeto contemplará a possibilidade de contrato de trabalho por horas trabalhadas e por produtividade.

Ainda de acordo com o titular do Trabalho, a proposta deve prever que trabalhadores e empregadores possam negociar, em convenção coletiva, como essa jornada semanal será feita. Com isso, o governo esperar conferir segurança jurídica para esses acordos. "Nós vamos ter dois outros tipos de contrato. Por jornada [modelo atual], por hora trabalhada e por produtividade", disse Ronaldo Nogueira durante a reunião da executiva nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros, em Brasília. O ministro destacou que, no caso do contrato por horas trabalhadas, haverá pagamento proporcional do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e décimo terceiro salário. Para justificar as propostas, ele apontou que há pessoas que não conseguem trabalhar oito horas por dia, ou seja, no formato atual. "Por que o Estado vai por um jugo em todo cidadão brasileiro, que todos têm de ter um único regime? Tem de ser formalizado para fornecer atividade com garantias de ocupação com renda e que seja feliz. De repente a minha felicidade não é a felicidade do outro", enfatizou. Nogueira afirmou que o Ministério do Trabalho vai fornecer o modelo do contrato no regime por hora tabalhada. "Com esse modelo, vamos tirar o intermediário da relação do contrato de trabalho. Vamos conseguir estabelecer um modelo onde traga segurança jurídica para o tomador direto com o cidadão", acrescentou. O contrato por produtividade, informou o ministro, poderá valer, por exemplo, para médicos, que seriam pagos por "procedimentos". "Não vai tirar direitos. Você acredita que um médico, que tem um contrato com um hospital, de uma jornada diária de oito horas, ele trabalha essas oito horas em um único hospital?", questionou. Ronaldo Nogueira voltou a dizer que não há "nenhuma hipótese" de o governo propor mudanças no FGTS, no pagamento do décimo terceiro e nas férias.

12 horas de trabalho por dia
O ministro do Trabalho informou que a proposta de reforma trabalhista dará à convenção coletiva poder para tratar a forma como a jornada semanal de 44 horas será cumprida. Ele destacou ainda que o projeto que será encaminhado ao Congresso vai regulamentar a jornada exercida atualmente por algumas categorias profissionais, que preferem trabalhar 12 horas seguidas para descansar 36 horas. "Tem trabalhador que prefere trabalhar um tempo a mais, uns minutos a mais diariamente, e folgar no sábado. [...] O freio será de 12 horas [de trabalho por dia], inclusive, com horas extras. Não estou falando de aumentar a jornada diária para 12 horas. A convenção coletiva vai tratar como as 44 horas semanais serão feitas”, explicou Nogueira. Para o ministro, se um acordo coletivo autorizar a pessoa a trabalhar um pouco mais nos cinco dias da semana, de modo a não ter que completar a jornada nos sábados, uma decisão de um juiz trabalhista, com as leis atuais, pode tornar "sem efeito" esse acordo coletivo. "Essa cláusula acordada não poderá depois ser tornada nula por uma decisão do juiz", observou o ministro do Trabalho. Segundo ele, o governo vai "colocar freios sobre a jornada e sobre o limite do intervalo". "Vai ter uma janela flexível com freio para o mínimo e para o máximo. É nesses pontos que a convenção coletiva vai ter força de lei. Horas extras serão sobre a jornada semanal."

Segurança jurídica
Outro eixo da reforma trabalhista, que será proposta pelo governo, é a segurança jurídica, afirmou o ministro. "Quando falo em segurança jurídica, a tese do acordado sobre o legislado não prospera. Se for estabelecer o acordado sobre o legislado de uma forma ampla, trará insegurança jurídica porque os juízes são legalistas. Ele julga por aquilo que está explícito na lei. Temos a CLT, a Constituição, normas, portarias, súmulas", declarou. Ronaldo Nogueira disse que, quando o governo diz que quer prestigiar a negociação coletiva, o objetivo é dar uma legitimidade para a representação sindical. "Acordo não pode ser individual. Tem de ter o referendo da categoria. Em que pontos a negociação coletiva vai ter força de lei? Para tratar sobre a jornada de trabalho. Não para reduzir jornada ou aumentar", acrescentou ele.

CONTINUE LENDO

Em parecer, Janot defende aborto para mulheres contaminadas com o vírus da zika

  • Bahia Notícias
  • 09 Set 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em um parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a possibilidade de aborto para mulheres infectadas pelo vírus da zika. O parecer vai ser utilizado na formulação do entendimento do STF sobre o tema no âmbito de uma ação direta de inconstitucionalidade movida pela Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep). A instituição questiona dispositivos da lei 13301/16, que fala sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde em função da presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika. Janot afirma que é inconstitucional criminalizar o aborto em casos de zika, diante dos riscos à saúde psíquica da mulher. "Ocorre violação do direito fundamental à saúde mental e à garantia constitucional de vida livre de tortura e agravos severos evitáveis”, assinalou no parecer. Janot disse que é a mulher que sofre “antes mesmo que exista uma criança com deficiência à espera de cuidado”. 

“Por não haver conflito entre os direitos envolvidos, cabe prestigiar o direito fundamental à saúde da mulher, inclusive no plano mental”, pontuou. O posicionamento do procurador-geral, em sua própria concepção, “não significa desvalor à vida humana ou à das pessoas com deficiência – até porque não se está criando imposição de interrupção da gravidez”. “A decisão será, sempre, da gestante, diante do diagnóstico de infecção pelo vírus. Trata-se simplesmente do reconhecimento de que tomar a reprodução humana como dever, nessas condições, é impor às mulheres autêntico estado de tortura, imenso sofrimento mental”. Ainda no posicionamento da Procuradoria, é relembrado o julgamento da ação sobre aborto de fetos com anencefalia. Na ocasião, o STF reconheceu que a imposição da gravidez pode ser forma de tortura das mulheres, em alguns casos. Para Rodrigo Janot, abortos por contaminação com zika devem ter a mesma interpretação de fetos com anencefalia. Rodrigo Janot ainda propôs a realização de audiências públicas para esclarecer o assunto, e que o Poder Executivo apresente, em até 90 dias, propostas de reformulação de seus planos de ação, "a fim de assegurar proteção suficiente dos direitos constitucionais violados pela negligência estatal".

CONTINUE LENDO

Jequié: Grupo resgata cachorros em estado de desnutrição

  • 08 Set 2016
  • 20:05h

(Foto: Reprodução)

Cinco cachorros desnutridos foram resgatados de uma casa em Jequié, sudoeste baiano, no último fim de semana. Após denúncia de uma vizinha, voluntários do Grupo de Solidariedade ao Animal de Rua (Solar) tiraram os cachorros da residência, situada no Loteamento Água Branca. O grupo entrou na casa depois de autorização da proprietária do imóvel, que é cadeirante e vive com uma criança e um idoso. De acordo com a professora Analu Duarte, fundadora do grupo, os cães sofriam maus-tratos há alguns meses. A voluntária também informou que, no dia do resgate, foram encontrados restos mortais de outros cães no terreno. A suspeita é que os cachorros estavam se alimentando desses restos. Depois do resgate, os cães foram encaminhados para uma veterinária, voluntária também do grupo, e depois levados para casas de colaboradores. Não houve registro policial do caso.

STF nega recurso de Cunha e sessão para cassação deve acontecer na segunda (12)

  • 08 Set 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido de liminar da defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para suspender o processo de cassação em trâmite no legislativo. Por 10 votos a 1, a maioria dos ministros do STF avaliou que não houve restrição ao direito de defesa do peemedebista, como argumentaram os advogados de Cunha. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou contra o relator do processo, Luis Roberto Barroso. Com a decisão do STF, a sessão agendada para a próxima segunda-feira (12) para apreciar o pedido de cassação de Cunha está mantida e sem intervenções do Judiciário.

Barra do Choça: Polícia identifica mulher que abandonou bebê em aterro sanitário

  • 08 Set 2016
  • 18:04h

A Polícia Civil já identificou a mulher acusada de abandonar um bebê no aterro sanitário da cidade de Barra do Choça, distante 35 km de Vitória da Conquista. Trata-se de Ana Paula Teixeira, 33 anos. A polícia conseguiu chegar até o nome da acusada após denúncia feita ao Conselho Tutelar. Ana Paula afirmou a Polícia Civil que possui quatro filhos e que estava grávida de um homem que não era o seu atual companheiro. Ainda no depoimento, ela revelou que engravidou quando esteve trabalhando em São Paulo e que não tinha mais contato com o pai do bebê que abandonou e acabou vindo a óbito. As informações são do Blog do Jorge Amorim