Encerra-se hoje (28) o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem

  • Informações da Agência Brasil
  • 28 Mai 2014
  • 12:08h

Hoje (28) é o último dia para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição. No último sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.

Grupo armado rende polícia e explode agência bancária em Serra do Ramalho

  • Sudoeste Bahia
  • 28 Mai 2014
  • 09:06h

Fotos: Sergio Santos / Sudoeste Bahia

Um grupo de cerca de 30 homens explodiram uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta quarta-feira (28) na cidade de Serra do Ramalho, oeste da Bahia, segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a quadrilha chegou à cidade por volta de 01h40min da manhã, em três veículos tipo Hillux, e, antes de começar a assaltar o banco rendeu a Polícia Militar. Depois de atirar na viatura da PM, parte dos bandidos ficou em frente ao pelotão da cidade, intimidando os policiais militares que estavam de plantão, que ficaram rendidos. Enquanto isso, outra parte do bando invadiu a agência e usaram provavelmente dinamite para explodir o cofre do banco. A explosão destruiu a agência bancária. Marcas de tiros também ficaram à mostra por toda cidade. Ainda de acordo informações, um guarda municipal identificado pelo prenome de Adelson morreu na ação. Um policial civil e outra pessoa foram feridos e estão em estado grave. A ação da quadrilha durou cerca de duas horas.

A agência ficou bastante destruída na ação dos bandidos (Foto: Sérgio Santos | Sudoeste Bahia)

Brumado: Começa hoje a Jornada Jurídica do Sertão Baiano

  • 28 Mai 2014
  • 08:12h

Em visita de Rui Costa, PC do B de Brumado mostra força e unidade

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Mai 2014
  • 07:59h

Agno Meira, Aldenes Meira, Daniel Almeida e Édio Pereira, marcharão unidos nas eleições 2014 (Foto: Divulgação)

A história do PC do B de Brumado é composta por lutas ideológicas e também por inúmeras conquistas, mas, em sua história recente a legenda ganhou musculatura e hoje tem 3 representantes no Legislativo, sendo que o vereador Édio Pereira, líder maior do partido na capital do minério, que hoje ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara de Vereadores, com uma participação muito dinâmica, tendo o seu trabalho reconhecido pelos seus pares. No último domingo (25), o PC do B de Brumado comprovou o seu potencial, mostrando força e unidade durante a visita do pré-candidato do PT, Rui Costa ao município de Brumado, aonde ele veio realizar uma grande plenária para colher informações para formatar sua agenda participativa. Nesse novo momento o PC do B local aproveitou para reforçar as suas bases e declarar o apoio aos candidatos Daniel Almeida (federal) e Aldenes Meira (estadual). Importantes reuniões foram realizadas nesse sentido e também visitas a obras locais como a recuperação urbanística do espaço da Cesta do Povo, que irá proporcionar um visual moderno à uma das áreas mais importantes da cidade e ao Estádio Gilbertão, conquistas que vieram para o município por meio do mandato parlamentar do deputado Daniel Almeida. Na última segunda-feira (26) em seu pronunciamento durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Édio Pereira fez um brilhante discurso fazendo um retrospecto da trajetória do partido e também fazendo uma defesa contextual dos governos de Wagner e da presidente Dilma, que segundo ele transformaram de uma forma muito positiva a Bahia e o Brasil. Em rápidas palavras o vereador Édio Pereira falou ao Brumado Urgente declarando que “o PC do B nunca esteve tão forte em Brumado e agora vamos marchar juntos para obtermos novas conquistas, porque temos trabalho prestado, mas queremos fazer sempre mais, pois entendemos que só alcançaremos o pleno progresso que tanto desejamos se unirmos forças na busca desse objetivo”. E ainda relatou que “a vinda de Rui Costa para Brumado serviu para consolidar ainda mais a aliança entre PC do B e PT e foi muito interessante porque tivemos uma grande oportunidade de expor nossas ideias e projetos para o crescimento de nossa Brumado, os quais foram acatados pelo pré-candidato que disse que incluiria os nossos pleitos em seu projeto de governo participativo”. 

A visita do pré-candidato Rui Costa a Brumado mostrou que o PC do B já está unido na busca dos objetivos nas eleições 2014 (Foto: Divulgação)

Professores de universidades estaduais param atividades nesta quarta (28)

  • Da Redação
  • 28 Mai 2014
  • 07:23h

As atividades acadêmicas e administrativas das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (UEFS), do Sudoeste (UESB) e de Santa Cruz (UESC) estarão suspensas nesta quarta-feira (28). De acordo com as associações dos docentes das instituições, a ação faz parte do Dia Nacional de Luta em Defesa das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), organizado pelo sindicato nacional (Andes). Os professores planejam fazer panfletagem às 7h, no campus da Uneb em Salvador, e mobilização às 9h na Assembleia Legislativa. Segundo a diretoria da entidade que representa os trabalhadores (Aduneb), a reivindicação é pelo mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos. O atual repasse de recursos do Estado não chega a 5%, o que limitaria o trabalho dos professores em relação ao ensino, pesquisa e extensão. A categoria reclama de laboratórios inadequados, falta de infraestrutura, restaurantes e residências universitárias. Na Uneb, há três meses professores não receberiam o pagamento da Bolsa PAC, auxílio para despesas de pesquisas acadêmicas. Já na UEFS, na semana passada, os serviços de telefonia fixa teriam sido suspensos por atrasos do estado no pagamento.

Bispo Edir Macedo pede para fiéis boicotarem Copa do Mundo

  • RDE
  • 28 Mai 2014
  • 07:18h

O bispo Edir Macedo, dono da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, divulgou nesta terça-feira (27) um vídeo pedindo que os fiéis façam um "jejum de informação" por 40 dias a partir do dia 10 - ele cita a Copa do Mundo, que começa em 12 de junho, dizendo que o boicote trará uma experiência mais próxima com Deus. "Quero dizer que a partir do dia 10 de junho vamos começar um jejum. Não o jejum de Daniel de 21 dias, mas o jejum que Jesus fez no deserto, de 40 dias e 40 noites. Só que ele ficou em jejum de comida. Nós vamos fazer um jejum espiritual, um jejum de informações. Um jejum de rádio, televisão, de tudo o que o mundo oferece. Um jejum de jogos, distrações, diversões", disse Macedo, falando em seguida da Copa. "Inclusive nós vamos ter a Copa do Mundo, né? Mas nós estaremos fora da Copa, eu estarei fora da Copa 100%. Porque eu estarei acompanhando ou também no mesmo espírito com vocês. Não que eu necessite ter uma experiência com Deus, eu já tive, mas vou fazê-lo em favor de vocês, para que vocês também sejam estimulados", explica.

Advogado escreve receita de pamonha na petição para provar que juiz não lê os autos

  • Informações do N.E.D
  • 27 Mai 2014
  • 18:13h

(Reprodução)

Quando eu via as notícias de que um estudante havia escrito o modo de preparo de um macarrão instantâneo na redação do ENEM eu achei que seria o máximo que alguém poderia fazer, mas aí um cara escreveu o hino do Palmeiras. Em um delírio, eu pensei, será que algum advogado, um dia teria coragem de escrever isso em uma petição? TERIA! Um advogado que obviamente pediu para não ter o seu nome revelado, nos enviou esta petição em que ele prova por A + B que juiz não lê jurisprudência! Sim meus amigos, ele escreveu uma receita de pamonha na petição… E PASSOU BATIDO PELO JUIZ! Vale salientar que esse fato não aconteceu nem na região e nem na Bahia, 

Esta foi a petição (Reprodução)

Petistas satisfeitos com a realização do PGP em Brumado

  • Ascom | PT de Brumado
  • 27 Mai 2014
  • 17:40h

(Foto: Divulgação)

“Superou todas as expectativas”. Assim, o presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, definiu a avaliação dos petistas da cidade sobre o PGP. Fredinho, que apresentou as propostas do Sertão Produtivo para o Programa de Governo do pré-candidato Rui Costa, acredita também que o conteúdo dos debates corresponde aos anseios dos brumadenses. “Falamos de ampliação da Barragem de Cristalândia, implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, sede própria da UNEB, Porto Seco da FIOL, construção do Centro de Detenção Provisória e reinstalação da Defensoria Pública, todas essas demandas urgentes de Brumado”. Por sua vez, o vice-presidente do PT de Brumado, José Luiz Ataíde, observou que a caravana de Rui Costa demonstrou muito prestígio político. “A plenária lotada, com mais de 700 pessoas, em pleno domingo, demonstrou de forma inequívoca o crescimento da pré-candidatura do companheiro Rui Costa, com a presença aqui em Brumado de lideranças políticas de renome e de diversos segmentos da sociedade para ouvir as propostas”. A suplente de deputada Marizete Pereira (PT) e os vereadores José Ribeiro, Zé Carlos de Jonas e Catoze, participaram ativamente do evento, juntamente com diversos militantes do PT local.

Essas foram as propostas apresentadas ao pré-candidato Rui Costa

Brasil está mais próximo de erradicar a extrema pobreza, diz Ipea

  • Informações do mandato parlamentar do deputado Waldenor Pereira
  • 27 Mai 2014
  • 17:29h

Divulgação

O Brasil caminha a passos largos rumo à erradicação da extrema pobreza. A informação faz parte do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 23. De acordo com o documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 1990 a 2012, a taxa de extrema pobreza no País teve redução de 25,5% para 3,5%. Os ODM foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, com apoio de 191 países. A agenda internacional estabelece um conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015. São elas: 1. Acabar com a fome e a miséria; 2. Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3. Promover igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde das gestantes; 6. Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e 8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento. De acordo com o relatório, com o crescimento econômico ocorrido entre os anos 1990 e 2000, o Brasil conseguiu alcançar, com antecedência, a primeira meta estabelecida pela ONU. Já em 2002, o País atingiu o objetivo de reduzir a taxa de extrema pobreza para a metade do nível registrado na década de 1990. Após esse período, com a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a criação dos programas Bolsa Família, Cadastro Único e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da agricultura familiar, o Brasil atingiu uma meta ainda mais ousada: em 2008, a taxa de pobreza extrema passou a equivaler a um quarto do índice registrado em 1990.

Convite: Semana do Bebê 2014

  • Divulgação
  • 27 Mai 2014
  • 17:11h

Divulgação

'Só teremos a UTI em Brumado por meio de um consórcio de municípios', afirma Dr. Dante Guedes

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Mai 2014
  • 15:34h

O diretor da 19ª Dires, Dr. Dante Guedes foi categórico em sua afirmação ao Brumado Urgente (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Às vésperas de receber nesta quarta-feira (28) uma das maiores ações na área de Saúde Pública, mais especificamente, no combate às patologias da visão, o diretor da 19ª Dires, o experiente médico Dr. Dantes Guedes falou com a imprensa local sobre a importância dessa importante estratégia para o município. “É um dos maiores programas da história da Bahia na área da visão e que vai proporcionar aqui em Brumado, 7 mil consultas e cerca 2.500 cirurgias de catarata, sendo que serão atendidos os pacientes de toda a microrregião”. Mudando o assunto e dando enfoque a uma das maiores urgências locais, o Brumado Urgente aproveitou o momento para questionar a opinião do médico sobre a melhor solução para a instalação da UTI de Brumado, que já a parte física da unidade que ficará no Hospital Magalhães Neto está em andamento, mas que ainda tem sobre si o grande desafio de sua manutenção, já que o custo para tal ficaria em torno de R$ 1 milhão por mês. Muito seguro Guedes afirmou que “a melhor solução para a instalação da UTI de Brumado é a formação de um consórcio entre os 21 municípios que são pactuados na microrregião de Brumado, pois somente dessa forma que se poderá arcar com os altos custos da manutenção”. Ele ainda fez questão de ressaltar que “acredito que Brumado poderá liderar essa ação conjunta, já que com a UTI centenas de vidas poderão ser salvas, pois todos nós sabemos o quanto é difícil encontrar uma vaga em uma unidade de terapia intensiva em nossa região ou até mesmo nos grandes centros”. 

Claro terá que reduzir valores cobrados pelos serviços de internet em Barreiras/BA

  • MPF
  • 27 Mai 2014
  • 15:07h

O Ministério Público Federal obteve decisão favorável nesta quarta-feira, 23, que vai beneficiar os usuários de telefonia móvel de Barreiras, na Bahia. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou que a empresa  Claro reduza os valores cobrados pelos serviços de internet até que seja comprovado a adequação dos serviços aos consumidores. A decisão também determina que a empresa apresente projeto de ampliação da rede de internet banda larga 3G e ADSL, sob pena de multa. A Justiça já havia decidido da mesma forma anteriormente, mas a Claro S/A recorreu argumentando que não há deficiência no serviço e que o cumprimento da decisão depende da edição de uma norma pela Anatel. No parecer enviado ao TRF1, a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, órgão do MPF, sustentou que a inadequação do serviço prestado à população pode ser comprovada por perícia técnica realizada pela Anatel. “O serviço de internet 3G é oferecido pela ora agravante no município de Barreiras/BA de forma ineficiente, em razão de instabilidades acentuadas, com quedas e falhas na conexão, velocidade abaixo da esperada para uma rede 3G, e alguns pontos sem cobertura”, afirma o procurador regional da República Renato Brill.O parecer acrescenta, ainda, que a prática efetivada pela empresa é abusiva ao consumidor e, que, por isso, deve haver a redução proporcional dos valores cobrados até que seja comprovada a prestação de serviço adequada aos usuários. “A relação de consumo demonstra-se desequilibrada, uma vez que impõe um ônus excessivo à parte hipossuficiente da relação, qual seja, o consumidor, que se vê obrigado a pagar a integralidade da tarifa, cobrada principalmente com base na velocidade de acesso à internet, enquanto as concessionárias requeridas oferecem o seu serviço de maneira inadequada, ineficiente e irregular”, afirma. A 5ª Turma do TRF1 acatou o parecer do MPF e manteve a decisão anterior. A empresa pode pagar R$ 10 mil de multa diária por cada decisão descumprida.

Motorista morre em acidente na BA-148 entre Condeúba e Cordeiros

  • Brumado Urgente
  • 27 Mai 2014
  • 14:51h

Foto: Folha de Condeúba

Um acidente acabou causando a morte do motorista José Geraldo Rosa, na manhã desta terça-feira, no trecho entre Condeúba e Cordeiros, na BA-148, no sudoeste baiano. Segundo informações ele, juntamente com um passageiro, quando o motorista acabou perdendo o controle do carro e capotado várias vezes até ir parar num matagal. Equipes médicas chegaram ao local, mas o motorista acabou falecendo momentos depois do acidente e o passageiro, de identidade ainda desconhecida, teve fraturas expostas nas pernas e foi encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.  

Edital de Convocação: PSB de Brumado

  • PSB
  • 27 Mai 2014
  • 14:03h

Divulgação

'Como que alguém pode criticar um programa que acabou com a fome no Brasil', afirma vereador Catoze

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 27 Mai 2014
  • 13:20h

O vereador Catoze fez uma declaração contundente contra aqueles que vêm se posicionando em desfavor do Bolsa Família (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Conhecido pelas suas colocações precisas e, muitas vezes, impactantes, o vereador Catoze (PT) mais uma vez chamou a atenção durante a sessão do Legislativo de Brumado na noite desta segunda-feira (26), a qual teve nos intensos debates sobre a funcionalidade do Bolsa Família o seu clímax, onde os vereadores proporcionaram um verdadeiro “duelo” ideológico sobre a questão. Mostrando ser um defensor fervoroso dos ideais petistas, o vereador Catoze declarou que “como alguém pode criticar um programa que acabou com a fome no Brasil”. A curta, porém contundente afirmação, deixou os questionadores um tanto quanto “sem graça”, já que pela forma tão simples como foi reportada a questão pelo vereador Catoze, a discussão acabou terminando. Catoze ainda relatou que “o Bolsa Família mudou a vida de milhões de pessoas, os números comprovam isso, então, é de se admirar que alguém possa contestar essa ação que promoveu uma transformação social jamais vista em nosso país”. E finalizou argumentando que “espero que façam uma reavaliação dessas afirmações que colocaram em dúvida a eficácia do Bolsa Família, porque não existem dúvidas dos grandes benefícios que esse programa trouxe para milhões de brasileiros, que muitas vezes tinham que sair pelas ruas pedindo esmolas, mas que agora podem caminhar de cabeça erguida, como pessoas dignas”.