Convite: Audiência Pública

  • ASCOM/CMB
  • 29 Mai 2014
  • 15:39h

Câmara de Vereadores convida para “Audiência Pública” de cumprimento de metas da administração municipal Atendendo o que preceitua a Lei de Responsabilidade Fiscal a Prefeitura Municipal de Brumado estará realizando nesta sexta-feira (30.05), às 9h00, no salão nobre da Câmara Municipal a “Audiência Pública para Avaliação e Cumprimento de Metas Fiscais referente ao 1º Quadrimestre de 2014”. Na oportunidade o secretário de Finanças, João Ribeiro apresentará os relatórios referentes as despesas e receitas realizadas pela administração pública nas áreas de pessoal, educação, saúde, assim como a aplicação dos recursos nas demais áreas. É um momento importante e que merece a atenção de toda população, assim o legislativo brumadense, convida a todos a participarem.  

Brumado: Secretário de Saúde comemora números positivos do primeiro dia do Saúde em Movimento

  • Brumado Urgente
  • 29 Mai 2014
  • 12:30h

O secretário Claudio Feres (esquerda) ao lado do superintendente do SMMT, Clidemar Risério. Muito trabalho e dedicação em prol do sucesso do Saúde em Movimento em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Bruma

A estratégia Saúde em Movimento que iniciou as suas atividades em Brumado na manhã desta quarta-feira (28) teve um primeiro dia muito positivo. Esta foi a avaliação do secretário municipal de Saúde, o farmacêutico Claudio Feres, que muito satisfeito fez questão de declarar que “o planejamento que nós fizemos para que o Saúde em Movimento fosse efetivado em Brumado da melhor forma possível foi elaborado por meio de muito trabalho e dedicação e nos deixaram muito satisfeitos, pois os números do primeiro dia já comprovam o sucesso desta ação grandiosa na área de Saúde Pública”. Questionado sobre quais seriam esses números o secretário respondeu que “foram realizadas 1.006 consultas e 246 cirurgias, sendo que tivemos 86 pacientes de Brumado”. Ele ainda argumentou que “esses números mostram que todos os 20 municípios pactuados se envolveram com muita intensidade para trazer os seus pacientes” e finalizou citando que “os secretários desses municípios, tanto quanto as suas respectivas equipes de agentes de saúde, estão de parabéns, pois temos a certeza que os números do Saúde em Movimento em sua totalidade serão ainda melhores”

Tempos Modernos: Jovem marca encontro pelo WhatsApp, mas quem aparece é o marido da mulher

  • Informações do RondoniaNews
  • 29 Mai 2014
  • 11:07h

O jovem recebeu dois disparos e quase veio a óbito (Foto: Reprodução)

O que a princípio seria apenas um encontro de casal, quase termina em morte no início desta semana na cidade de Porto Velho. A vítima foi identificada como sendo Giovanni Passos de Castro, 21 anos. Segundo informações, Geovani teria marcado um encontro com uma garota de 17 anos pelo aplicativo WhatsApp, mas quem apareceu no local foi o marido dela, que supostamente estaria respondendo as mensagens e marcando o encontro. O rapaz estava armado e efetuou vários tiros contra Geovani, acertando-o no ombro e coluna. Após os disparos, o suspeito fugiu. Uma ambulância avançada do SAMU esteve no local e prestou os atendimentos à vítima, que dizia não sentir suas pernas e possivelmente ficará paraplégico.

Brumado: Jornada Jurídica do Sertão Baiano teve início na noite desta quarta-feira (28)

  • Laércio de Morais | Brumado Urgente
  • 29 Mai 2014
  • 10:44h

As autoridades que formaram a mesa dos trabalhos (Foto: Marina Morais)

Teve início na noite de ontem (28), e vai até a próxima sexta-feira (30), a 1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano, na UNEB Campus XX. O evento teve seus trabalhos iniciados com o auditório completamente lotado, principalmente de acadêmicos de direito, estudiosos e profissionais das áreas jurídicas, como também de outros discentes que se interessam pelos temas discutidos no evento. Mas uma vez a UNEB Campus XX, demonstrou a sua competência em realizar eventos deste porte, como também, o eminente doutorando e coordenador do curso de direito o Doutor professor Luciano Tourinho e sua equipe, ratificaram tamanha habilidade em conduzir e organizar um evento de tal magnitude. O ciclo de palestras iniciou-se evidentemente após as falas de abertura proferidas pelo diretor do Campus, o Doutor José Manuel Castrillon e do coordenador do curso de direito Luciano Tourinho, que destacaram a importância do evento para à cidade de Brumado e toda região sudoeste da Bahia. E em seguida como primeiro palestrante da noite proferiu a palestra com o tema “Natureza Jurídica dos embargos à ação monitória”, que com um linguajar simples, todavia, com notável saber jurídico, o Doutor professor Luís Bezerra destrinchou o tema. Na sequência entrou em cena o Doutor professor Édem Nápoli com o tema “Direito e política no país da copa em ano de eleição”, que iniciou sua palestra lendo um trecho interessantíssimo do cordel do também Doutor professor José Walter Pires, que se encontrava presente à plateia, doravante como bem destacou o diretor do campus na sua fala de encerramento dos trabalhos, uma potente retórica tomou conta do auditório durante sua palestra ao aludido tema, e para encerrar a noite o Doutor professor Wilson Alves palestrou sob o tema” Independência judicial, democracia e acesso à justiça”, o Juiz federal dissertou acerca do tema com grande conhecimento e clareza, que impressionou a todos os presentes a sua simplicidade pessoal e tamanho saber jurídico. 

O auditório ficou repleto para a abertura do evento (Foto: Marina Morais | Brumado Urgente)

Brumado irá sediar Festival de Rock Underground Regional

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 29 Mai 2014
  • 07:52h

(Divulgação)

O Rock é um dos gêneros musicais que mais ganhou adeptos em Brumado e região nos últimos anos, atraindo principalmente a juventude alternativa que foi magnetizada pelo estilo de vida mais agressivo que é inerente a esse estilo musical que é tido como o mais possante de todos. Mesmo diante desse desenvolvimento faltam os eventos para dimensionar ainda mais a tribo roqueira, mas a galera, principalmente a que gosta do hard rock, ou seja, o rock mais agressivo tem um grande motivo para comemorar já que no dia 14 de junho, Brumado irá sediar o 1ª Edição do Agressão Sonora Underground Festival, que acontecerá no Espaço da União Recreativa, às 19:00Hrs. O festival contará com as bandas:  Bastard - Unholy Death Metal (SAMAVI); Assault - Speed/Heavy Metal (Vit. da Conquista); Ragnarocker - Rock n' Roll (Guanambi); Banda Sex Drive - Punk Rock (Guanambi); Chaos conspiracy - Death Metal (Jequié) e Apollo 18 - Hardcore/Punk (Brumado). 

Batalha por cargos no TCE e TCM movimentou a política baiana

  • Política Livre
  • 29 Mai 2014
  • 07:33h

Por 28 votos a 27, o deputado estadual Carlos Gaban (DEM) bateu há pouco o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) em votação na Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Gaban foi apresentado como uma espécie de anti-candidato da oposição ao cargo em protesto contra o fato de o governador Jaques Wagner (PT) bancar a candidatura de Zezéu, quando, pela tradição, o cargo caberia a um ex ou atual deputado estadual. Sua votação surpreendeu, inclusive, a bancada oposicionista, mas ele não pode ser considerado eleito porque precisa de maioria qualificada – 32 votos – para ser indicado. Por este motivo, dentro de uma hora os deputados farão nova votação entre os dois para escolher o novo membro do TCE. Os números da votação representaram uma forte derrota ao governo Jaques Wagner na Assembleia, embora a votação não seja definitiva. Em pânico com a possibilidade de perder a vaga para um deputado oposicionista, o governo mandou sua articulação para a Assembleia e tem feito um corpo a corpo, inclusive por telefone, entre os deputados da base, que aproveitaram a oportunidade para mandar um duro recado ao governador. O deputado federal Mário Negromonte (PP) e o estadual João Bonfim (PDT) foram aprovados, respectivamente, para o TCE e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Filho de prefeita, acusado de atropelar e matar uma idosa na Pituba já está solto

  • 29 Mai 2014
  • 07:27h

Rodrigo Valentim, o jovem acusado de atropelar e matar uma idosa de 67 anos, na manhã de domingo (25), no bairro da Pituba, foi solto no início da noite desta quarta-feira (28), segundo informações do advogado do suspeito, Sebastian Albuquerque. O jovem foi preso no dia seguinte ao acidente, na segunda-feira (26), e na terça (27) foi transferido para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), localizada no bairro dos Barris. De acordo com o advogado, Rodrigo terá o passaporte e carteira de habilitação retidos. Além disso, ele não poderá frequentar alguns lugares do país, mas o advogado não pode listar os locais que o jovem não vai mais transitar. A medida é por tempo indeterminado. "Ele está com a família, mas acho melhor não dizer aonde, para preservá-lo" conta o advogado. Ainda nesta quarta, a família da idosa prestou depoimento na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba. A equipe do G1 não conseguiu contato com o advogado da família até esta publicação.

Saúde em Movimento em Brumado: Vereador José Carlos de Jonas elogia estrutura do programa

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Mai 2014
  • 18:10h

O vereador José Carlos de Jonas (esquerda) juntamente com um morador do meio rural que foi atendido pelo programa (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A estratégia “Saúde em Movimento” começou a ser efetivada em Brumado na manhã desta quarta-feira (28), onde uma equipe composta por cerca de 100 pessoas iniciou o atendimento oftalmológico aos pacientes, os quais vieram dos 20 municípios que são pactuados com Brumado, que é sede da microrregião. Promovido pelo Governo da Bahia, por meio do SUS, tendo um foco especial sobre os alunos do TOPA, o Saúde em Movimento é considerado um dos maiores programas na área de saúde do país. Visando conhecer mais de perto a estrutura do SM e encaminhar vários pacientes do meio rural, o vereador José Carlos de Jonas compareceu juntamente com o prefeito Aguiberto Lima Dias e secretários municipais, ao Ginásio Municipal Antônio Alves Guimarães. Falando rapidamente ao Brumado Urgente ele destacou que “realmente é um programa digno de todos os aplausos. O Governo do Estado está mais uma vez de parabéns por implantar uma ação como essa que irá beneficiar milhares de idosos em Brumado”. Ele ainda fez questão de relatar que “como nós temos um trabalho muito amplo no meio rural fizemos questão de comparecer ao ginásio, para conhecer mais a fundo o programa e também encaminhar dezenas de pacientes que são nossos amigos”. 

Inteligência Tupiniquim: Para concorrer com o Whatsapp, brasileiros criam o Zap Zap

  • Olhar Digital
  • 28 Mai 2014
  • 16:40h

(Reprodução)

Desde que o WhatsApp foi vendido para o Facebook, vários aplicativos de mensagens vieram na cola tentando pegar o público desconfiado. Agora, brasileiros criaram o “ZapZap”, um cliente em português do Telegram, app que passou a ganhar popularidade pelo foco em privacidade e criptografia. A maioria da população sabe de onde vem o nome “ZapZap”: da abreviação do nome “WhatsApp”, muito usada na linguagem popular. O aplicativo é uma tentativa óbvia de atrair o público rival e até mesmo sua interface é visivelmente inspirada no concorrente famoso. A empresa por trás do aplicativo, chamada Private Host, segundo o Google Play se aproveita do código aberto do Telegram, que já tem uma interface semelhante à do WhatsApp. Assim, ela pode modificá-lo para adequar-se ao Brasil. Como cliente do Telegram, ele também conta com as funções que diferenciam o aplicativo do WhatsApp, como o envio de mensagens secretas que se autodestroem (ao estilo Snapchat), envio de arquivos sem limite de tamanho, entre outros. O maior diferencial, no entanto, é a possibilidade de usar o serviço pelo PC. Há, porém, uma desvantagem muito grande do ZapZap em relação ao seu “pai” Telegram. Enquanto o último se vangloria de ser gratuito eternamente e sem publicidade, o primeiro as utiliza livremente na versão web do aplicativo. Por enquanto, o ZapZap está disponível apenas para Android, mas o site diz que a versão para iOS chega “em breve”.

Cruel Vingança: Mulher decepa genitália do esposo após ter pego ele na cama com outro homem

  • Informações do Folha da Manhã
  • 28 Mai 2014
  • 13:51h

Imagem Ilustrativa

Um homem de 28 anos teve o pênis decepado pela própria esposa em Santos, no litoral de São Paulo, após ser flagrado na cama tendo relações sexuais com um outro homem. A vítima chegou a ser atendida em uma unidade de saúde da cidade, mas o órgão não pôde ser reimplantado. Segundo testemunhas, a mulher viu o marido a traindo com um rapaz, mas não falou nada na hora, já que ele não percebeu o flagrante. Dias depois, para se vingar, ela propôs uma fantasia ao homem e o amarrou na cama do casal. Com ele imobilizado, a esposa traída cortou o pênis do companheiro com uma faca serrilhada. A vítima foi socorrida e levada a unidade médica da região, mas os danos ao órgão sexual impossibilitaram a reimplantação. Neste caso, a cirurgia se tornou impossível pelo fato de que se passou muito tempo entre o corte do órgão e o resgate da vítima. Por este motivo, o homem não poderá mais ter ereção ou relações sexuais. O jovem santista poderá ainda ter que urinar sentado, caso o comprometimento da uretra não permita que ele consiga urinar em pé. Uma vez que a opção de reconstrução do órgão foi descartada por falta de condições, resta a vítima a opção de melhorar a aparência da região atingida com a criação de um 'neopênis', feito com retalho de pele da região pélvica e do abdômen. Caso no futuro ele queira ter filhos, a única opção é recorrer a uma inseminação artificial, uma vez que seus testículos foram preservados durante a agressão. O paciente está utilizando uma sonda para urinar e não corre risco de morte.

Prefeito Aguiberto acompanha o início das ações do Saúde em Movimento em Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Mai 2014
  • 12:44h

O prefeito Aguiberto, acompanhado da vice-prefeita Dra. Cristina Gondim fez questão de estar presente ao início do Saúde em Movimento em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Considerado um dos maiores programas de Saúde Pública da história do Brasil, o Saúde em Movimento chegou a Brumado e iniciou as suas ações na manhã desta quarta-feira (28) no Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro, que foi escolhido por ter um espaço físico ideal para receber a grande logística que envolveu o programa. Cerca de 100 componentes da equipe do Saúde em Movimento estarão na cidade pelo período de 10 dias, onde serão realizadas 7.000 consultas e cerca de 2.500 cirurgias de Catarata. Visando conhecer ainda mais a operacionalidade do programa, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) acompanhado da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), do secretário municipal de Saúde, Claudio Feres e dos demais secretários municipais esteve presente à abertura dos trabalhos do Saúde em Movimento em Brumado. Muito satisfeito com a imponência das ações, o prefeito Aguiberto falou ao Brumado Urgente que “esse é um programa fantástico e nós ficamos extremamente satisfeitos com a vinda do Saúde em Movimento para o nosso município” e ainda ressaltou que “essa é uma ação realizada em parceria com o Governo do Estado, onde Brumado está arcando com despesas na casa dos R$ 120 mil, na montagem de uma estrutura que segundo os próprios integrantes do programa foi a melhor que já foi oferecida em toda a Bahia. Isso é motivo de orgulho para nós, pois mais uma vez pudemos comprovar que fizemos o dever de casa da melhor forma possível”. Cerca de mil pacientes diários, de todos os 20 municípios pactuados com Brumado serão atendidos pelas equipes, que contam com uma estrutura invejável com carreta clínica e cirúrgica, além de consultórios com todos os recursos de primeira linha.  


Encerra-se hoje (28) o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem

  • Informações da Agência Brasil
  • 28 Mai 2014
  • 12:08h

Hoje (28) é o último dia para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição. No último sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.

Grupo armado rende polícia e explode agência bancária em Serra do Ramalho

  • Sudoeste Bahia
  • 28 Mai 2014
  • 09:06h

Fotos: Sergio Santos / Sudoeste Bahia

Um grupo de cerca de 30 homens explodiram uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta quarta-feira (28) na cidade de Serra do Ramalho, oeste da Bahia, segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a quadrilha chegou à cidade por volta de 01h40min da manhã, em três veículos tipo Hillux, e, antes de começar a assaltar o banco rendeu a Polícia Militar. Depois de atirar na viatura da PM, parte dos bandidos ficou em frente ao pelotão da cidade, intimidando os policiais militares que estavam de plantão, que ficaram rendidos. Enquanto isso, outra parte do bando invadiu a agência e usaram provavelmente dinamite para explodir o cofre do banco. A explosão destruiu a agência bancária. Marcas de tiros também ficaram à mostra por toda cidade. Ainda de acordo informações, um guarda municipal identificado pelo prenome de Adelson morreu na ação. Um policial civil e outra pessoa foram feridos e estão em estado grave. A ação da quadrilha durou cerca de duas horas.

A agência ficou bastante destruída na ação dos bandidos (Foto: Sérgio Santos | Sudoeste Bahia)

Brumado: Começa hoje a Jornada Jurídica do Sertão Baiano

  • 28 Mai 2014
  • 08:12h

Em visita de Rui Costa, PC do B de Brumado mostra força e unidade

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Mai 2014
  • 07:59h

Agno Meira, Aldenes Meira, Daniel Almeida e Édio Pereira, marcharão unidos nas eleições 2014 (Foto: Divulgação)

A história do PC do B de Brumado é composta por lutas ideológicas e também por inúmeras conquistas, mas, em sua história recente a legenda ganhou musculatura e hoje tem 3 representantes no Legislativo, sendo que o vereador Édio Pereira, líder maior do partido na capital do minério, que hoje ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara de Vereadores, com uma participação muito dinâmica, tendo o seu trabalho reconhecido pelos seus pares. No último domingo (25), o PC do B de Brumado comprovou o seu potencial, mostrando força e unidade durante a visita do pré-candidato do PT, Rui Costa ao município de Brumado, aonde ele veio realizar uma grande plenária para colher informações para formatar sua agenda participativa. Nesse novo momento o PC do B local aproveitou para reforçar as suas bases e declarar o apoio aos candidatos Daniel Almeida (federal) e Aldenes Meira (estadual). Importantes reuniões foram realizadas nesse sentido e também visitas a obras locais como a recuperação urbanística do espaço da Cesta do Povo, que irá proporcionar um visual moderno à uma das áreas mais importantes da cidade e ao Estádio Gilbertão, conquistas que vieram para o município por meio do mandato parlamentar do deputado Daniel Almeida. Na última segunda-feira (26) em seu pronunciamento durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Édio Pereira fez um brilhante discurso fazendo um retrospecto da trajetória do partido e também fazendo uma defesa contextual dos governos de Wagner e da presidente Dilma, que segundo ele transformaram de uma forma muito positiva a Bahia e o Brasil. Em rápidas palavras o vereador Édio Pereira falou ao Brumado Urgente declarando que “o PC do B nunca esteve tão forte em Brumado e agora vamos marchar juntos para obtermos novas conquistas, porque temos trabalho prestado, mas queremos fazer sempre mais, pois entendemos que só alcançaremos o pleno progresso que tanto desejamos se unirmos forças na busca desse objetivo”. E ainda relatou que “a vinda de Rui Costa para Brumado serviu para consolidar ainda mais a aliança entre PC do B e PT e foi muito interessante porque tivemos uma grande oportunidade de expor nossas ideias e projetos para o crescimento de nossa Brumado, os quais foram acatados pelo pré-candidato que disse que incluiria os nossos pleitos em seu projeto de governo participativo”. 

A visita do pré-candidato Rui Costa a Brumado mostrou que o PC do B já está unido na busca dos objetivos nas eleições 2014 (Foto: Divulgação)