Brumado: Encerramento da Jornada Jurídica do Sertão Baiano

  • Laércio de Morais | Brumado Urgente
  • 01 Jun 2014
  • 10:24h

Com as presenças dos palestrantes professor Dimitri Sales, da professora Évila Carrera e da Desembargadora Luislinda Valois, foi encerrada na sexta-feira (30) a 1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano, que segundo o coordenador do curso de direito, o professor Luciano Tourinho, “o evento superou todas as expectativas em todos os sentidos, gostaria de agradecer imensamente aos palestrantes que vieram nos prestigiar e a todos que compareceram ao evento, que de forma muito especial abrilhantaram ainda mais este grande evento” asseverou o coordenador. A primeira a proferir a sua palestra foi a Desembargadora e primeira juíza negra do Brasil, a Dra. Luislinda Valois, com seu jeito extremamente simples e imensamente carinhosa e atenciosa com todos, iniciou o ciclos de palestras destacando as desigualdades em que o povo negro vem sofrendo no Brasil ao longo dos séculos, e asseverou dizendo: “ é preciso ter coragem para mudar esta triste realidade no Brasil”, e em seu semblante e em suas palavras todos conseguiram visualizar a mulher corajosa, destemida e guerreira que ela é, e compreender o que ela representa para a nação brasileira,  a magistrada emocionadíssima em muitos momentos de sua palestra foi às lágrimas e levou muitos de nós também a elas, realmente foi uma palestra emocionante. E na sequência proferiu a sua palestra a professora Évila Carrera, que de maneira muito didática conseguiu atrair a atenção de todos, como também, dando continuidade ao evento, o professor Dimitri Sales de forma muito eloquente concluiu o ciclo de palestras da noite. Na oportunidade também foi concedida a palavra pelo presidente da mesa o ilustríssimo Dr. Paulo Cézar Martins ao Juiz de Direito da vara crime da comarca de Brumado, o Dr. Genivaldo Guimarães, o magistrado destacou a importância do evento e salientou que as portas do fórum estão sempre abertas a toda comunidade discente da Uneb e também foi muito aplaudido ao final de sua fala, que por sinal foi destacado pelo diretor do campus Dr. Manuel Castrillon pela sua assiduidade, não só na jornada, mas, em todos os eventos realizados pela Uneb campus XX, como também sua efetiva participação principalmente a eventos ligados à educação em todo o município. 

E para encerrar o evento, discorreu o coordenador do curso de direito e um dos coordenadores do evento, o eminente professor Luciano Tourinho, que visivelmente emocionado, agradeceu a todos de forma muito especial, e como sempre, muito aplaudido pelo seu comprometimento e vanguardismo com o curso de direito da Uneb campus XX, e, na sequência o diretor Dr. Manuel Castrillon também fez seus agradecimentos e declarou encerrado o evento desejando sucesso a todos.

CONTINUE LENDO

Dilma aposta que brasileiro vai comprar cervejinha e torcer pela seleção

  • FalaBahia
  • 31 Mai 2014
  • 09:38h

(Foto: Reprodução)

A menos de quinze dias da abertura oficial da Copa do Mundo no Brasil, a presidente Dilma Rousseff disse estar convencida de que os brasileiros entrarão no clima do evento da Fifa. "Eu tenho absoluta certeza que o nosso povo vai fazer como sempre fez, vai juntar os amigos, vai juntar a família, comprar uma cervejinha, ligar a televisão e assistir à Copa torcendo para nossa seleção", declarou durante cerimônia de entrega de entrega de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Poços de Caldas, Minas Gerais. A presidente também fez uma referência aos protestos de movimentos que se opõem aos gastos públicos com a Copa do Mundo, em detrimento de investimento de áreas sociais como saúde, educação e transporte.  "Pensem comigo, ninguém que visita o Brasil sai daqui e volta para seu país com estádio na mala, com aeroporto, com obras de mobilidade urbana, como o BRT e os metrôs, não", comentou ao dizer que o maior legado da Copa ficará com o povo brasileiro.

 

Marco Prisco tem prisão revogada, diz advogado

  • Informações do Correio
  • 31 Mai 2014
  • 09:29h

(Foto: Reprodução)

O advogado Vivaldo Amaral divulgou, na tarde desta sexta-feira (30), que vereador Marco Prisco, que liderou o movimento grevista da Polícia Militar da Bahia, teve a prisão revogada e deve liberado ainda nesta sexta-feira (30). A informação ainda não foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento do pedido de habeas corpus do vereador estava previsto para o último dia 20, mas foi a adiado a pedido dos advogados de Prisco. No mês passado, o ministro Ricardo Lewandowski rejeitou a liminar que pedia a libertação de Prisco. O vereador foi preso no dia 18 de abril e transferido para Presídio da Papuda, no Distrito Federal, porque a ordem judicial determinou que ele deve ficar recolhido em instituição prisional federal. No último dia 3, Prisco precisou ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após passar mal no Presídio da Papuda. Os advogados do vereador chegaram a afirmar que ele havia sofrido um infarto, o que foi descartado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Presidente do CDL é entrevistado pela TV Sudoeste

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 30 Mai 2014
  • 20:21h

(Foto: Divulgação)

Manoel Messias, presidente da CDL de Brumado, foi entrevistado pela TV Sudoeste e a matéria foi veiculada nesta sexta-feira (30), podendo ser repetida neste sábado. O tema foi justamente o aquecimento do comércio neste momento que o país vive de expectativa às vésperas do início da copa do mundo, o São João que se aproxima, uma vez que essa comemoração é muito forte em todo o nordeste brasileiro. Messias ressaltou a importância da atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas, e lembrou que a entidade, em parceria com a prefeitura, antecipou a ornamentação característica das comemorações supracitadas para contribuir com a entrada de sucesso da capital do minério neste clima festivo.

Tragédia: Motorista brumadense morre ao capotar carreta na BR-116

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Mai 2014
  • 19:53h

O estado da cabine mostra a gravidade do acidente (Foto: Rádio Muriaé)

Mais um motorista brumadense morreu na tarde desta sexta-feira (30) na BR-116, após a carreta que ele estava dirigindo capotar na BR-116, próximo da cidade de Itamuri (MG). Alex Dias Pereira trabalhava na empresa Contrasil e era muito querido dos brumadenses, sendo membro de uma família muito influente. Ele estava transportando uma grande carga de algodão e os motivos do acidente ainda são desconhecidos, mas, possivelmente foi uma falha mecânica. Após a carreta tombar foi parar no acostamento, sendo que a cabine acabou entrando em colisão com uma estrutura de ferro e o motorista acabou sendo atingindo morrendo na hora. A notícia causou muita comoção em Brumado, onde familiares e amigos muito abalados procuravam se consolar. 

Alex era uma pessoa muito extrovertida e alegre e a sua morte causou um impacto muito grande (Foto: Reprodução Facebook)

CDL de Brumado tem solicitação atendida pela Prefeitura

  • Izidy Ramel Comunicação
  • 30 Mai 2014
  • 19:29h

Os serviços estão sendo feitos com ótima qualidade (Fotos: Izidy Ramel Comunicação)

Em ofício enviado pela Câmara de Dirigentes Lojista no dia 22 de maio, para a Prefeitura de Brumado, foram feitas duas solicitações para melhorias no trânsito da cidade. Uma dessas solicitações já está sendo atendida, que trata-se da recuperação asfáltica na Travessa Moreira e Rua Tenente Amarílio Leite, por ser um local com grande concentração de comércios. Na oportunidade, a CDL de Brumado faz questão de agradecer a Prefeitura Municipal pelo rápido atendimento à sua solicitação, e destacar que esse tipo de parceria só faz com que a população brumadense seja beneficiada.

Campeonato Interno de Judô da Escola Roberto Santos será neste sábado (31)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Mai 2014
  • 16:18h

Composição: Brumado Urgente

O Judô é uma das modalidades olímpicas mais consagradas do Brasil, sendo que a sua prática continua em franca expansão. Em Brumado o Judô também é muito praticado, onde várias competições vem divulgando essa arte marcial que já conquistou várias medalhas de ouro para o país. Neste sábado o Judô volta à cena esportiva da capital do minério, desta feita com a realização do Iº Campeonato Interno da Escola Roberto Santo, que fica situada no Bairro Dr. Juracy. A programação se iniciará às 14 horas, no auditório da Escola, que vai contar com a presença do faixa preta Claudio Bonfim, treinador da Federação Baiana de Judô. Os alunos da referida instituição escolar que participam do Programa Mais Educação estarão competindo e submetendo-se ao exame de faixa. O campeonato está sendo organizado pelos professores Thiago Martins e Matheus Levi Amaral, os quais aproveitam para convidar os amantes do esporte para estarem presentes ao evento. 

Eduardo Vasconcelos fala de seus planos políticos e garante que vai para a disputa em 2014

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Mai 2014
  • 15:19h

Ao contrário do que muitos imaginavam, Eduardo Vasconcelos vai sim para a disputa eleitoral de 2014 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Considerado como uma das grandes lideranças políticas da história de Brumado, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que andava um tanto quanto desaparecido da mídia, voltou com força total na noite desta quinta-feira (29), deixando bem claro que irá para o embate eleitoral de outubro, só ainda não confirmou qual será o cargo que irá disputar. Em conversa reservada com o Brumado Urgente, antes da realização de uma plenária onde estaria presente a ministra Eliana Calmon, Vasconcelos explicou que “a princípio a probabilidade é que venhamos a formar chapa com a senadora Lídice, já que outros possíveis vices estão indo para as disputar cadeiras na Assembleia Estadual e no Congresso Nacional. Então estamos aguardando essa definição”. Questionado sobre o Plano B, ele respondeu que “caso isso não se confirme eu vou disputar uma vaga para deputado federal, ou mesmo para estadual. Nos próximos dias iremos ter essa definição”.  Segundo rumores de bastidores o rumo mais provável do ex-prefeito é a disputa a deputado estadual, já que está se abrindo uma grande lacuna nesse sentido com a ida do deputado João Bonfim (PDT) para o TCE. Isso seria corroborado pela falta de um representante brumadense até o momento na disputa por uma cadeira na ALBA, pois especulações dos corredores da política da capital do minério apontam que o grupo de situação, do qual Vasconcelos faz parte, já estaria acertando detalhes para apoiar a reeleição do deputado Nelson Leal (PSL), o qual é de Livramento de Nossa Senhora. 

Secretário Estadual de Saúde vem a Brumado e afirma que a parceria com o município será ampliada

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Mai 2014
  • 14:39h

O secretário elogiou muito os serviços na área de Saúde Público oferecidos à população brumadense (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O atual secretário estadual de Saúde da Bahia, Washington Luís Silva Couto, esteve em Brumado na manhã desta sexta-feira (30) para fazer uma visita à estratégia Saúde em Movimento, que está sendo operacionalizada no Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro. Ele que era chefe de gabinete do governador Wagner, fez questão de salientar a qualidade dos serviços prestados pelo Saúde em Movimento, que deverá atender cerca de 10 mil pacientes de todos os municípios pactuados com Brumado. Em entrevista à imprensa local ele garantiu que a parceria com o município irá ser ainda mais ampliada, com a liberação de mais recursos para serem aplicados na área de Saúde Pública. Questionado sobre a UTI ele respondeu que o Governo do Estado está fazendo a sua parte e que deverá ter uma ampliação das verbas, pois a instalação de uma unidade de terapia intensiva é muito importante não só para Brumado, como também para os outros 20 municípios conveniados. O secretário ainda aproveitou para fazer uma visita, acompanhado do prefeito Aguiberto Lima Dias, ao Centro Cirúrgico do HMPMN e novamente fez elogios a estrutura e confirmou que o município de Brumado vem honrando de forma muito proativa a parceria com o Governo do Estado. Ele ainda teve uma reunião no gabinete municipal com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres e com o próprio prefeito, onde foi discutido planejamentos futuros para o setor. 

Segundo dia da Jornada Jurídica do Sertão tem Eliana Calmon e Thaís Bandeira como palestrantes

  • Laércio de Morais | Brumado Urgente
  • 30 Mai 2014
  • 12:53h

Thaís Bandeira (esquerda) e Eliana Calmon foram muito aplaudidas em suas apresentações (Fotos: Marina Morais | Brumado Urgente)

Como já era previsto, o segundo dia da 1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano foi um sucesso, desta feita o evento contou com a presença de palestrantes altamente renomados como a ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon e a ilustríssima professora Thaís Bandeira. A primeira conferencista foi a Dra. Eliana Calmon, que fez um discurso vigoroso, como lhe é peculiar, defendendo de forma contextualizada e com muita desenvoltura a bandeira da ética, principalmente na área política. Além do público discente, o auditório foi composto por políticos e admiradores da palestrante. “Eu não poderia deixar de assistir a palestra da ministra, ela nos passa uma sinceridade ímpar nos seus pronunciamentos”, - asseverou o serventuário da justiça Genivaldo Azevedo.  A doutoranda professora Thaís Bandeira, a qual o presidente da mesa, e, também doutorando professor e coordenador do curso de direito da Uneb Campus XX, Luciano Tourinho, teceu elogios que fizeram jus à sua palestra. Demonstrando uma dinâmica digna dos grandes mestres da oratória, ela foi muito aplaudida ao final de sua palestra. A jornada se encerrará hoje (30) à noite com os seguintes palestrantes: professor Évila Carrera, professor Dimitri Sales e a aguardada Luislinda Valois, primeira juíza negra do Brasil.


Comércio Campeão: Comprou, acreditou e ganhou!!!

  • CDL
  • 30 Mai 2014
  • 11:57h

Divulgação

Eliana Calmon afirma que a prisão de Prisco é um ato político para garantir a segurança da Copa

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Mai 2014
  • 11:22h

A ministra foi fulminante em suas declarações (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A biografia da jurista Eliana Calmon é uma das mais conceituadas e respeitadas do país. Baiana de nascimento ela foi a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual ocupou o cargo de ministra no período de 1999 a 2013. Ela esteve em Brumado nesta quinta-feira (29) para ser uma das palestrantes da Iª Jornada Jurídica do Sertão Baiano e também participar de alguns eventos políticos, já que ela é pré-candidata ao Senado Federal pelo PSB. Em encontro da legenda, que foi comandado pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos , a ministra Eliana Calmon fez algumas declarações impactantes, mostrando muita segurança em defender seus posicionamentos. Questionada primeiramente sobre o Programa Mais Médicos, ela foi taxativa ao afirmar que “esse programa é de uma total irresponsabilidade administrativa, já que trouxeram para o Brasil paramédicos, os quais vieram com uma missão principal de uma doutrinação política. Eles são fiscalizados somente pelo Ministério da Saúde e todos nós sabemos que estão à serviço da reeleição da atual presidente”. Elevando o tom, a ministra fez uma declaração bombástica a respeito da prisão de Marco Prisco, líder do movimento grevista da PM da Bahia. “A prisão de Prisco é um ato político ordenado pelo Palácio do Planalto, visando garantir a segurança da Copa do Mundo,  já que ele é um líder nato, que conseguiria influenciar as polícias, inclusive dos outros estados, para realizar greves simultâneas nas cidades que estão sediando o torneio, colocando assim em risco o sucesso do evento, que não deixa de ter também intenções eleitorais”. No final, porém, contrariando os que pensavam que o seu discurso era somente de ataques ao governo do PT ela fez vários elogios principalmente ao ex-presidente Lula. “Não podemos deixar de admitir que Lula fez mudanças profundas em nosso país, principalmente na área de inclusão social, facilitando o acesso ao ensino superior e melhorando a qualidade de vida dos mais necessitados com um planejamento econômico muito consistente, mas, infelizmente as ações se arrefeceram e vivemos agora um momento de paralisia, por isso eu me motivei a tentar ingressar na vida pública, porque não podemos tolerar um país, que irá completar 200 anos, dessa forma, temos que avançar, temos que conquistar, temos que amadurecer como nação e impor a nossa condição de líder mundial”. 

Prefeito confirma Calcinha Preta e Roberto Dantilly nos festejos dos 137 anos de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Mai 2014
  • 10:12h

O prefeito em clima de muita alegria confirmou as atrações do aniversário da cidade (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Acabaram, na manhã desta sexta-feira (30), as especulações de quem seriam as atrações do aniversário de 137 anos de Brumado, já que o prefeito Aguiberto Lima Dias declarou qual será a programação que terá o seu clímax na noite do dia 11 de junho. “A Praça Coronel Zeca Leite vai ser o cenário que irá receber inúmeras atividades culturais como quadrilhas, fanfarras e apresentações musicais, além de diversos stands que vão contar um pouco da história da capital do minério que está completando 137 anos de vida. Teremos também Passeio Ciclístico, inúmeras atividades culturais como quadrilhas e apresentações teatrais, além de várias inaugurações”, declarou o chefe do executivo brumadense. E encerrou dizendo que “a programação se encerrará no dia 11, com chave de ouro, com a apresentação do renomado forrozeiro Roberto Dantilly e da melhor banda de Forró do Brasil, Calcinha Preta que estará realizando um show inesquecível para os brumadenses”.

Ministro Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria antecipada e deixará o STF no final de junho

  • G1
  • 29 Mai 2014
  • 16:45h

(Foto: Reprodução)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, anunciou aos demais ministros no início da sessão desta quinta-feira (29) que se afastará do tribunal no final de junho. Aos 59 anos, ele deixará o cargo de ministro e a presidência do STF. Pelas regras do tribunal, se não fosse por decisão pessoal, Barbosa só teria de deixar o Supremo quando completasse 70 anos, idade a partir da qual os ministros são aposentados compulsoriamente. “Decidi me afastar do Supremo Tribunal Federal no final deste semestre, no final de junho. Afasto-me não somente da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei meu afastamento do serviço público após quase 41 anos”, declarou. Joaquim Barbosa fez o anúncio ao plenário do STF depois de ter comunicado a saída pessoalmente em audiências na manhã desta quinta com a presidente Dilma Rousseff e com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN).

Comércio Campeão: Comprou, acreditou e ganhou!!!

  • Divulgação
  • 29 Mai 2014
  • 15:45h

Divulgação