Sudoeste baiano: Sete pessoas são baleadas em comício com Rui Costa e suspeito é preso; veja vídeo

  • 16 Set 2016
  • 08:26h

(Foto: reprodução giro em Ipiaú)

Sete pessoas foram baleadas durante comício da candidata à prefeitura de Ipiaú, Maria das Graças, com a presença do governador Rui Costa (PT), na noite desta quinta-feira (15). Cerca de três mil pessoas estavam no ato quando ouviram disparos de arma de fogo. Testemunhas contaram ao site Ipiau Online que foram deflagrados pelo menos dez tiros. O evento ocorreu em frente ao Ginásio de Esportes Clériston Andrade. Testemunhas relatam que o autor do disparos foi um homem que fugiu a pé.

A vítima mais grave é Danilo Menezes de Sousa, que foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Também foram baleados: Ronaldo Pinto Andrade, atingido na virilha; Saionara Menezes de Souza; em um dos dedos da mão; Joélio dos Santos; baleado no braço; um homem identificado como Alexsandro, baleado no braço e na perna; um jovem identificado pelo prenome de Alan, baleado na perna; e Fábio dos Santos, baleado no pé. Rui já se preparava para descer do palanque quando começou o ataque. Houve correria no local. A polícia afirma já ter pistas sobre o autor dos disparos e um menor, suspeito de participar do crime, foi apreendido. “É uma prática que a gente sempre imagina que já estava enterrada, a pior forma possível de se fazer política. Mas a resposta será dura, será firme. A partir de amanhã (16) vamos manter um pelotão especializado da caatinga em Ipiaú até o dia da eleição e um grupamento especializado da Polícia Civil para deixar claro que criminoso, seja da política ou do banditismo, não vai intimidar o estado de direito e nem a sociedade. Aqueles que querem se impor pelo medo terão a força e a mão do estado botando ordem, colocando presos aqueles que querem aterrorizar as famílias de Ipiaú”. As informações são do Bahia Notícias

CONTINUE LENDO

Brumado: Homem é assassinado em bar na Av. Centenário

  • Brumado Urgente
  • 16 Set 2016
  • 07:36h

Foto: Facebook

A violência está assustando cada vez a população, sobretudo, em cidades de porte médio como Brumado que até pouco tempo atrás tinha ares bucólicos. Mas, que nessa madrugada de sexta-feira (16), acordou mais triste com a notícia de mais um suposto homicídio. Desta feita, um cidadão de aproximadamente 35 anos de idade, de prenome Neander Carlos, que foi morto num bar que fica localizado na Av. Centenário. A polícia investiga o caso na busca de elucidar o crime.

Foto: Leitor Brumado Urgente via whatsapp

MEC investirá R$ 340,2 milhões para capacitação de alfabetizadores

  • 16 Set 2016
  • 07:05h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (14) o investimento de R$ 340,2 milhões na capacitação de 310 mil alfabetizadores de todo o país até o fim deste ano. De acordo com a pasta, a ação faz parte do novo desenho do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que tem como finalidade assegurar que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em língua portuguesa e matemática, até o final do terceiro ano do ensino fundamental. "Temos ótimas experiências de professores cujas turmas apresentam desempenho diferenciado na alfabetização, e esses profissionais precisam ser melhor aproveitados para que repassem seu conhecimento para os demais", afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. Ainda segundo nota do MEC, foi criado um comitê gestor para o Pnaic, que deverá fortalecer a responsabilização das estruturas estaduais, regionais e locais de gestão na definição de metas e no acompanhamento direto das ações. O comitê será composto por um coordenador estadual, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), um coordenador municipal, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e coordenadores regionais e locais (um por município), para assegurar capilaridade, mobilização e controle social. Outra novidade é que as instituições de capacitação – universidades públicas e centros de formação de docentes das redes públicas – organizarão a formação em serviço dos agentes envolvidos. "Nesta nova versão, temos desenho de projetos pedagógicos de formação em serviço, marcados pela criatividade, resolução de problemas, uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas, aproximando teoria e prática", explicou Mendonça Filho.

Legalização do aborto já é a terceira enquete mais popular no site do Senado

  • 15 Set 2016
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

Uma enquete sobre a legalização do aborto ganhou popularidade na última semana no site do Senado, onde os internautas podem opinar sobre as propostas que tramitam na Casa. Na manhã dessa quinta-feira (15) a enquete superou a marca de 334 mil opiniões, sendo a terceira mais popular do portal e-Cidadania. Relator da proposta, o senador Magno Malta (PR-ES) é contrário ao projeto e deve entregar seu parecer até dezembro. A enquete também revela a divergência de opiniões sobre o tema. Diferentemente de outras propostas, em que prevalece amplo apoio ou rejeição ao projeto, a enquete sobre a legalização do aborto segue disputada. Nessa manhã, registrou 183,6 mil votos a favor e 150,4 mil opiniões contrárias. Durante a semana, entretanto, o número de votos contrários também já esteve à frente no placar. A popularidade e a disputa se devem à atuação de grupos feministas, favoráveis ao projeto, e grupos religiosos, contrários à proposta, que têm divulgado a enquete em campanhas nas redes sociais. Para opinar sobre a proposta, basta clicar no link.

Participação popular
A proposta sobre a legalização do aborto só começou a tramitar no Senado em razão da quantidade de participações no site gerada pela enquete. O texto não partiu de um senador, mas de um cidadão do Rio de Janeiro, que inscreveu uma sugestão de lei no portal e-Cidadania ainda em 2014. Ao alcançar 20 mil votos favoráveis, a sugestão é remetida para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, onde a proposta recebe um relator. No caso da legalização do aborto, a relatoria foi distribuída inicialmente para a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que declinou. Por isso, a proposta ficou com o pastor evangélico Magno Malta (PR-ES), que é declaradamente contrário ao projeto. Por ser uma sugestão legislativa, é preciso que o relator, em seu parecer, sugira que a proposta passe a tramitar no Senado como projeto de lei. Caso aprovada pela Comissão de Direitos Humanos, aí sim a sugestão do cidadão irá tramitar em outras comissões, podendo chegar ao plenário do Senado. Debates Apesar de ser contrário à sugestão, Magno Malta tem organizado vários debates sobre o assunto no Senado. Até o momento, já foram realizadas sete audiências públicas sobre o tema e o senador pretende organizar ainda outras duas antes de escrever o seu parecer. “Pessoalmente, sou contra o aborto. Mas como parlamentar preciso ouvir todos o lados, considerar números, dados, estatísticas para emitir um voto”, disse. O relator demonstrou preocupação com os números que têm sido apresentados no debate. De acordo com ele, estatísticas de entidades favoráveis e contrárias ao aborto sobre a morte de mulheres devido à interrupção da gravidez são divergentes. Por essa razão, ele espera números oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS). As duas outras enquetes mais visitadas no site do Senado são um PEC, de autoria de Jorge Viana (PT-AC), para reduzir número de deputados e senadores, com 476 mil opiniões, e o Projeto Escola sem Partido, de Magno Malta, com 378 mil opiniões. 

CONTINUE LENDO

Menos da metade dos partidos entrega prestação de contas parcial

  • 15 Set 2016
  • 19:01h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que 87,9% dos candidatos enviaram as informações relativas à prestação de contas parcial das campanhas. Entre os partidos, no entanto, o percentual foi de 48,05%. O prazo foi encerrado nesta terça-feira (13). A entrega da declaração é obrigatória e a falta pode caracterizar infração grave, segundo o TSE. Entre os dados estão as transferências do Fundo Partidário, dos recursos em dinheiro e dos estimáveis em dinheiro que candidatos e partidos tenham recebido para financiamento de campanha eleitoral, além dos gastos realizados. A maior defasagem ocorre entre diretórios estaduais e municipais. Enquanto 91,4% dos relatórios da direção nacional foram entregues, entre os demais os percentuais atingiram 44,5% e 48%, respectivamente. A parcial abrange o período da campanha de 16 de agosto até 8 de setembro. Com a minirreforma eleitoral de 2015, partidos, coligações e candidatos passaram a ser obrigados a informar à Justiça Eleitoral o recebimento de doações em dinheiro em até 72 horas. Já os relatórios com as transferências do Fundo Partidário, recursos em dinheiro, estimáveis em dinheiro e os gastos realizados devem ser enviados em 13 de setembro (prestação parcial) e 30 dias após o pleito (prestação final).

 

Domingos Montagner é encontrado morto no Rio São Francisco

  • 15 Set 2016
  • 18:22h

Foto: Reprodução

O corpo do ator Domingos Montagner, que interpreta o personagem Santo, da novela Velho Chico, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (15). De acordo com informações confirmadas pela Rede Globo, Montagner foi encontrado preso a pedras, a 30 metros de profundidade, na cidade de Canindé do São Francisco, nas águas do Rio São Francisco, em Sergipe. Ele almoçou com a atriz Camila Pitanga em um restaurante da cidade, mergulhou no local e, depois, desapareceu. Equipes do Grupamento Tático Aéreo, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar participaram das buscas. Nascido em São Paulo em fevereiro de 1962, o ator tinha 54 anos e deixa três filhos e a esposa, Luciana Lima. Domingos era um dos atores mais requisitados na Globo nos últimos anos e fez papéis de destaque na emissora, como o Capitão Herculano Araújo, na novela "Cordel Encantado", Miguel, em "Sete Vidas", e estava cotado para um personagem na próxima novela das 23h global, que deve ir ao ar em 2017. 

Brumauto: Obrigado cliente! Você é a nossa motivação

  • 15 Set 2016
  • 18:06h

E2 Engenharia leva você para conhecer o Brumado Park Residence

  • 15 Set 2016
  • 17:20h

Inovando mais uma vez, a E2 Engenharia e Empreendimentos levará os interessados em conhecer e morar no Brumado Park Residence em  um tour pelas obras a fim de conhecer os detalhes do projeto. A empresa está disponibilizando gratuitamente um transporte para levar e guiar os visitantes ao lugar das obras para que possam observar a localização e acompanhar o andamento das etapas da construção. As visitas podem ser agendadas em horário comercial através dos telefones (77) 3441-0877 e (77) 99998-0366. O Brumado Park é o primeiro condomínio fechado da cidade, localizado no Bairro Dr. Juracy, que passa por processo de revitalização. O condomínio conta com estrutura completa para lazer, equipamentos de segurança para garantir a tranquilidade dos seus moradores e sua localização fica próxima a pontos importantes da cidade, estabelecimentos comerciais, além de se posicionar a dois minutos da Praça João Romão, que receberá um módulo de apoio policial.

Taisan Auto: 15 de setembro é dia do cliente!

  • 15 Set 2016
  • 16:51h

Domingos Montagner, de Velho Chico, desaparece após mergulho

  • 15 Set 2016
  • 16:04h

Domingos Montagner como o Santo, da novela 'Velho Chico' (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Nesta quinta-feira (15), Domingos Montagner gravou cenas de "Velho Chico" na parte da manhã, em Alagoas. Após o término da gravação da novela da TV Globo, o ator paulistano almoçou e, em seguida, foi tomar um banho de rio. Durante o mergulho, ele não voltou à superfície. Camila Pitanga, que estava no local, avisou à produção, que iniciou imediatamente as buscas pelo ator. Helicópteros do Grupamento Tático Aéreo, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e pescadores da região estão ajudando nas buscas, mas até o momento o ator continua desaparecido. Montagner tem 54 anos e começou sua carreira artística trabalhando no teatro e em circos. Além de "Velho Chico", ele já atuou em seriados como "Força Tarefa", seu primeiro papel na Globo, e "Cordel Encantado", sua estreia em novelas.

IFBA prorroga inscrições para o Processo Seletivo 2017 até dia 22

  • 15 Set 2016
  • 15:37h

(Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou, até  o dia 22 de setembro, as inscrições do Processo Seletivo 2017. A informação foi diviulgada nesta quinta-feira (15), quando se encerraria o prazo inicial para os candidatos se increverem no vestibular. Conforme a instituição, a medida foi tomada  para minimizar o impacto recorrente da greve dos bancos.As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, no site do Processo Seletivo IFBA 2017.  O valor da taxa de inscrição é R$ 30. Com a mudança de data, os candidatos podem realizar o pagamento até o dia 23 de setembro. A data da prova está mantida para o dia 20 de novembro, das 8h às 12h.

Vagas
Há vagas para cursos técnicos integrados e superiores. São oferecidas 3.943 vagas dos cursos técnicos nas formas integrada e subsequente, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras,BrumadoCamaçariEuclides da CunhaEunápolisFeira de SantanaIlhéusIrecê,JacobinaJequiéJuazeiroPaulo AfonsoPorto SeguroSalvadorSanto AmaroSeabra,Simões FilhoValençaVitória da Conquista. Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todos os candidatos serão submetidos à prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática) e redação. O cadidatos aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Para esssa modalidade, 50% das vagas têm aplicação de prova de questões objetivas (biologia, física, geografia, história, inglês ou espanhol, língua portuguesa, matemática e química) e redação, e 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem ter mais informações sobre o processo seltivo pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (71) 2102-0474 e 2102-0470.

CONTINUE LENDO

Power Gym: Hoje é o dia de quem nos move a cada dia!

  • 15 Set 2016
  • 15:04h

Lula chora em ato do PT e diz que se entrega a pé se provarem corrupção

  • 15 Set 2016
  • 14:53h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chora durante discurso sobre a denúncia do MPF contra ele e sua esposa Marisa Letícia por crimes de corrupção, em SP (Foto: Nelson Antoine/FramePhoto/Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta quinta-feira (15), a denúncia do Ministério Público Federal, que o acusa de ser o "comandante máximo" da Lava Jato, além de ter recebido R$ 3,7 milhões em propina. "Provem uma corrupção minha que irei a pé para ser preso." Em evento do diretório do PT em São Paulo, com a presença de várias lideranças políticas e de movimentos sociais, Lula voltou a negar irregularidades e afirmou que ganhou o direito de "andar de cabeça erguida" no país. Ele chegou a chorar em alguns momentos do discurso. "Todas essas denúncias, tenho a consciência tranquila, e mantenho o bom humor, porque me conheço, sei de onde vim, sei para onde vou, sei quem me ajudou a chegar onde estou, sei quem quer que eu saia, sei quem quer que eu volte." Lula disse falar como um "cidadão indignado", e não como político. "Nunca pensei em passar por isso." Para o ex-presidente, "construiram uma mentira" e agora é hora de "concluir a novela". "Vão agora dar o desfecho, acabar com a vida política do Lula. Não existe outra explicação para o espetáculo de pirotecnia que fizeram ontem [quarta]. [...] Quem mentiu [sobre denúncias] está numa enrascada." 

Para Lula, a lógica de coletivas de imprensa como a do MPF é dar manchete, "mostrar quem vamos demonizar. Isso acontece desde 2005". "O PT é tido como partido que tem que ser extirpado da política brasileira", afirmou. O ex-presidente defendeu o fortalecimento do Ministério Público e da Polícia Federal, mas disse que é preciso ter responsabilidade. "Respeito as instituições e respeito as leis. Vou prestar quantos depoimentos quiserem. É só me chamar", afirmou. Respeito as instituições e respeito as leis. Vou prestar quantos depoimentos quiserem. É só me chamar" Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente "Quando eu transgredir a lei, me punam para servir de exemplo. Mas quando eu não transgredir, procurem outro para criar problema." Lula disse não tem espaço para ficar triste. Com lágrimas nos olhos, o ex-presidente disse que "sabe o que é, num domingo de chuva, com cinco irmãos, em São Bernardo do Campo, esperando a hora do almoço sem ter um bocado de feijão para colocar no fogo." Ele disse que vai continuar lutando. "Só Deus pode me fazer parar." O ex-presidente afirmou que não irá perder o sono por causa das investigações. "A história mal começou. Alguns pensam que ela terminou. E eu vou viver muito. Estou com 70 anos, com vontade de viver mais 20."

CONTINUE LENDO

Projeto torna crime hediondo assassinatos de jornalistas em razão de sua profissão

  • 15 Set 2016
  • 14:07h

O jornalista Tim Lopes foi morto em razão do seu trabalho | Foto: Divulgação

Um projeto de lei em tramitação no Senado torna crime hediondo o assassinato de jornalistas em razão de sua profissão. Neste caso, os condenados não terão direito a anistia, graça ou indulto, também cumprirão a pena inicialmente em regime fechado. O texto é de autoria do senador licenciado Acir Gurgacz (PDT-RO), que acredita ser uma afronta à liberda de expressão a violência contra profissionais de imprensa. "Não podemos mais admitir que essa situação se prorrogue. Nesse sentido, apresentamos este projeto para agravar a resposta penal aos homicídios praticados contra jornalistas, em razão de sua profissão. Estando o tipo relacionado como crime hediondo, o agente poderá ser demovido da ideia de praticar a conduta delituosa, sob pena de suportar a severidade do regime", explicou. O projeto está sob análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O Brasil é o oitavo país com mais mortes de jornalistas, de acordo com o International Press Institute. 

Após 16 dias, família que teve casa demolida ainda não foi indenizada

  • 15 Set 2016
  • 13:21h

Casa demolida era de dona Deusdete Silva, que tem 84 anos (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Após 16 dias, a família que teve a casa demolida no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ainda não recebeu nenhum tipo de assistência financeira do empresário queconfessou ter mandado cometer o crime. A informação foi passada ao G1, nesta quinta-feira (15), pela advogada Cristiane Gobira, que defende a família. Dona Valdete Silva, que tem 84 anos e era proprietária da casa, e o filho dela, Deusdete Almeida, que sofre de problemas mentais, estão abrigados na casa de familiares desde o dia 30 de agosto, quando o imóvel em que moravam foi destruído por um trator, a mando do empresário Allan Kardec. O homem disse à polícia que perdeu a cabeça durante uma crise de hipoglicemia e prometeu indenizar a família, segundo informou o delegado Nei Brito, titular da delegacia de Vitória da Conquista. De acordo com a advogada Cristiane Rocha, ela e a família aguardam que o empresário procure por eles para tratar do caso até a sexta-feira (16). Caso contrário, segundo a advogada, ela irá procurar a Justiça na segunda-feira (19) para dar entrada em ações contra o homem. Cristiana Rocha explicou que pretende pedir indenização por danos morais e patrimoniais causados a dona Valdete. Em contato com o G1, também nesta quinta-feira, o empresário Allan Kardec disse que não iria comentar o caso com a imprensa, mas se defendeu: "assumo os meus erros, a minha parte, mas não sou o que estão pregando". O homem relatou que o "elegeram como o homem rico que demoliu a casa dos pobres".