Brumauto: A chance do carro zero voltou!

  • 31 Out 2016
  • 11:33h

Cinco dias para o Enem 2016: visite o local de provas

  • 31 Out 2016
  • 10:52h

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste sábado (5) e domingo (6). No total, as provas serão aplicadas em 1.727 municípios de todos os estados brasileiros. Os candidatos foram alocados de acordo com o endereço residencial indicado no ato da inscrição. Mas, segundo o edital do exame, o local de provas pode ficar a um raio de até 20 km da casa dos participantes.Por isso, o Ministério da Educação recomenda que os estudantes façam uma visita ao local de provas com antecedência, para conhecer o trajeto até lá e evitar imprevistos que provoquem atrasos. Os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília), e quem não chegar antes perderá o Enem.

Academia Power Gym participa da Caminhada da Saúde no Bairro Dr. Juracy

  • 31 Out 2016
  • 10:14h

A Academia Power Gym participou da Caminhada da Saúde no Bairro Dr. Juracy, na última quarta-feira 26/10, para incentivar a prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde na luta contra o câncer de mama. Este mês é conhecido mundialmente como Outubro Rosa, e o laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama. Foram realizadas uma série de ações de conscientização para a cura e prevenção do câncer de mama para incentivar a população, e principalmente as mulheres, na busca por hábitos saudáveis e a qualidade de vida.  O mês de outubro está acabando, mas os cuidados com a saúde devem permanecer ao longo de todos os meses do ano. Adquira hábitos saudáveis e mude a sua vida para melhor! Então, que tal começar praticando exercícios físicos? Escolha uma modalidade que tenha prazer em praticar e comece agora mesmo.  Se você ainda não conhece a Academia Power Gym, faça uma aula experimental e veja como pode ser prazeroso cuidar da saúde e praticar exercícios físicos.  Para mais informações, entre em contato através do telefone (77) 3441-7661 ou siga-nos nas redes sociais: 

Facebook: www.facebook.com/powergymbr

Instagram: @powergymoficial


Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

  • 31 Out 2016
  • 09:31h

Brumado: Polícia Militar recupera motocicleta roubada

  • 31 Out 2016
  • 08:51h

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Pouco mais de uma hora depois do roubo de uma motocicleta, no último sábado (29/10), a guarnição da 34ª CIPM/PETO, recuperou, em Brumado, a motocicleta Honda /NXR150 Bros ES de cor preta. Segundo a polícia, o veículo foi roubado no Bairro Apertado do Morro 2, por dois indivíduos supostamente armados. A motocicleta foi encontrada em meio à vegetação nativa às margens do Rio do Antônio, em uma localidade conhecida como "Passagem". A moto foi encaminhada á delegacia e será entregue ao proprietário após os procedimentos necessários. 

'Vamos fazer uma gestão de paz', diz prefeito eleito de Vitória da Conquista

  • 31 Out 2016
  • 08:11h

Herzem comemora vitória com a vice Irma Lemos (Foto: Edson Nunes/TV Sudoeste)

Herzem Gusmão (PMDB), prefeito eleito de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, conversou com a equipe da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, após ser divulgado o resultado do segundo turno das eleições, na noite deste domingo (30). "Queria em primeriro lugar agradecer a Deus. Eu vinha falando que Deus estava operando. Queria agradecer à nossa vice. A nossa campanha foi antes e depois de Irma Lemos como vice. Agradecer à minha família, e um agradecimento muito especial ao conquistense. A todos que moram, que nasceram ou que vieram de outros estados, de outros países, para esta terra. Muito obrigado a Conquista, que acreditou na nossa proposta", falou Gusmão. Sobre sua futura gestão, Gusmão disse que irá devolver a prefeitura a Vitória da Conquista. "Vamos fazer uma gestão de paz. Sem perseguir quem quer que seja", disse. O prefeito eleito acompanhou a apuração dos votos em uma casa de eventos que fica em frente à Praça do Gil, na Av. Vivaldo Mendes Ferraz. Após o resultado, ele foi comemorar na casa da vice-prefeita eleita Irma Lemos (PTB). Herzem ainda revelou que fará na tarde desta segunda-feira (31) uma coletiva para explicar como será feita a transição de governo. O candidato Zé Raimundo (PT), que perdeu a disputa no segundo turno para Herzem Gusmão, disse que não encara o resultado como uma derrota e que continuará seu mandato como deputado estadual.

Eleição
Herzem Gusmão (PMDB) foi eleito neste domingo (30), no segundo turnos das eleições municipais, prefeito de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia. Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas, o candidato obteve 57,58% dos votos válidos, 166.223 votos. Confira aqui a apuração dos votos. Herzem Gusmão disputou o segundo turno com Zé Raimundo (PT), que teve 42,42% dos votos. No primeiro turno, o resultado foi: Herzem Gusmão (PMDB) com 47,82% dos votos, Zé Raimundo (PT) com 31,69%, Arlindo Rebouças (PSDB), com 7,57%, Fabricio (PC do B) com 7,01%, Joás Meia (PSB) com 5,46%, Enoque Matos (PSOL) com 0,45% e Roberto Dias (PDT) com 0%. Veja abaixo o resultado do segundo turno da eleição para prefeito de Vitória da Conquista:

- Herzem Gusmão (PMDB): 57,58% (95.710 votos)
Zé Raimundo (PT): 42,42% (70.513 votos ).

CONTINUE LENDO

Gravidez tardia pode estar elevando risco de câncer de mama em gestante

  • 30 Out 2016
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

A incidência do câncer de mama gestacional é "baixa" mas, nos últimos anos, especialistas no tema observaram um aumento no número de casos associados "provavelmente" ao atraso na idade para a ter a primeira gravidez, ou seja, passando dos 30 anos. Esse é o resultado de um estudo do Grupo Espanhol de Pesquisa em Câncer de Mama (Geicam), apresentado este mês no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica em Copenhague, na Dinamarca, que conclui ainda que a metade dos casos de câncer de mama gestacional - em grávidas ou no ano seguinte à gravidez - é do tipo basal, o mais agressivo e difícil de tratar. 

De acordo com os pesquisadores, esta análise - que teve a participação de 70 pacientes - ajuda a aprofundar as investigações sobre as possíveis causas que levam a gravidez nestas mulheres a se tornar uma condição biológica propícia para o desenvolvimento destes tumores. O trabalho se centra na identificação de perfis de expressão genética associados especificamente ao câncer de mama gestacional, já que, para os pesquisadores, o aumento do conhecimento biológico e molecular desta patologia tem um grande interesse. Em declarações à Agência Efe, o principal pesquisador do estudo, o oncologista Juan de la Haba, explica que qualquer tecido humano é formado por células que alcançam amadurecimento e é então que seu DNA fica "muito mais seguro e resistente" a danos que pode ocasionar o surgimento de um câncer.

Gravidez previne câncer de mama
No caso do câncer de mama, Haba afirma que as células da glândula mamária adquirem amadurecimento completo quando este órgão desenvolve a função para o que foi criado: a amamentação. Ele lembra que a gravidez previne o câncer de mama se ocorre cedo e a opção de não ter filhos aumenta o risco de ter a doença. Segundo ele, uma glândula mamária que chega aos 35 anos sem ter cumprido sua função têm células imaturas e que, além disso, foram submetidas durante mais tempo a agentes externos. "Quando a mulher fica grávida a partir dos 30 anos, essas células até então não maduras, são submetidas a um estímulo proliferativo, ou seja, do crescimento da mama e, se existe dano em nível celular, a gravidez pode atuar como estímulo à proliferação de células que estão danificadas", diz ele.

CONTINUE LENDO

Risco de diabetes pode dobrar com duas doses de bebida açucarada por dia

  • 30 Out 2016
  • 16:01h

(Foto: Reprodução)

Um dos centros de pesquisa mais respeitados da Europa apontou que duas doses diárias de bebidas açucaradas ou adocicadas artificialmente podem mais que dobrar o risco de desenvolvimento de diabetes ao longo da vida. O Instituto Karolinska analisou 2,8 mil adultos, segundo o jornal O Globo. Aqueles que consumiram duas doses de 200 ml de refrigerantes ou sucos artificiais apresentaram chance 2,4 vezes maior de desenvolver diabetes tipo 2. O instituto ainda apontou que pessoas que consomem cerca de 1 litro de refrigerante por dia aumentam esse risco em dez vezes. De acordo com os cientistas, as bebidas açucaradas podem induzir a resistência à insulina, o que acionaria casos de diabetes.

Bebê que dorme no quarto com pais têm risco de morte reduzido à metade

  • 30 Out 2016
  • 14:06h

(Foto: Reprodução)

Os recém-nascidos deveriam dormir no mesmo quarto que os seus pais, mas em seu próprio berço, para reduzir os riscos de mortalidade relacionados com o período de sono, como a síndrome da morte súbita do lactente (SMSL), segundo novas recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP). Esta prática deve ser realizada pelo menos durante os seis primeiros meses de vida e, se possível, até o bebê completar um ano de idade, afirmou a associação médica, que observou que colocar o bebê para dormir no quarto dos pais reduz em até 50% o risco de morte súbita. O relatório foi apresentado na segunda-feira na conferência anual da AAP, que é realizada em San Francisco, na Califórnia, e foi publicado no site da revista médica Pediatrics. Trata-se da primeira atualização das recomendações da AAP desde 2011 para criar um ambiente de sono mais seguro para os lactentes. “Sabemos que os pais podem se ver extenuados com a chegada ao mundo de uma criança, e queremos lhes proporcionar um guia claro e simples sobre a forma e o lugar para eles dormirem”, explica Rachel Moon, autora principal das recomendações. Cerca de 3.500 bebês morrem nas suas camas a cada ano nos Estados Unidos, devido principalmente à SMSL e à asfixia acidental. O índice de mortalidade de recém-nascidos diminuiu na década de 1990 após o lançamento de uma campanha nacional para melhorar sua segurança durante as horas de sono, mas depois se estagnou.

O relatório da AAP recomenda deitar os bebês de barriga para cima em uma superfície firme no berço, coberta com um lençol bem esticado, assim como evitar cobertores, travesseiros ou bichinhos de pelúcia que possam cobri-los e gerar um calor excessivo. Os bebês correm um risco maior de morte súbita entre o primeiro e o quarto mês de vida, mas novos estudos mostram que os cobertores, travesseiros e outros objetos moles são perigosos inclusive para os bebês maiores de quatro meses, afirma a AAP. Os estudos também mostram que colocar o bebê para dormir com a barriga para cima reduziu 53% a mortalidade por SMSL entre 1992 e 2001. Contato com a mãe Nas suas novas recomendações, os pediatras americanos insistem também na importância do contato físico entre a mãe e o recém-nascido imediatamente após o nascimento, independente do tipo de parto. Com isso, o bebê é mais feliz e a sua temperatura corporal é mais estável e normal, assim como seu ritmo cardíaco, afirmam os médicos. O contato com a pele da mãe faz com que o recém-nascido conviva com as mesmas bactérias e desenvolva, assim, seu sistema imunológico. O contato físico com a mãe e a lactância parecem ser importantes para a prevenção de alergias, diz a AAP. Amamentar os bebês também aumenta a proteção contra a SMSL, de acordo com o estudo.

CONTINUE LENDO

Para 76% da população é 'fácil desobedecer à lei no Brasil', diz pesquisa

  • 30 Out 2016
  • 12:01h

(Foto: Reprodução)

O relatório Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, divulgado nesta sexta-feira (28), aponta que 76% da população afirma ser 'fácil desobedecer à lei no Brasil'. Os dados indicam ainda que 81% dos entrevistados afirmam que sempre que possível as pessoas escolhem dar um 'jeitinho' em vez de seguir as leis. Já 59% dos entrevistados consideram haver poucas razões para uma pessoa seguir a lei no Brasil. As respostas foram dadas no âmbito da 'percepção sobre a obediência às leis no Brasil'. Foram consultadas 1650 pessoas residentes nas capitais e regiões metropolitanas de sete Estados – Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo – e do Distrito Federal durante o primeiro semestre de 2016. A pesquisa da FGV questionou os entrevistados sobre a percepção de honestidade de 'alguns agentes da lei'. 

Os juízes são percebidos por metade da população como honestos. O porcentual cai para 46% se o agente for policial, e para 41%, no caso dos advogados. O relatório aponta que 74% dos entrevistados consideram que as pessoas devem seguir a lei, mesmo se discordarem delas; 75% responderam que as pessoas têm a obrigação moral de pagar uma quantia estabelecida pelo juiz, mesmo que discordem da decisão; para 72%, alguém que desobedece à lei é mal visto pelas outras pessoas; 61% acreditam que desobedecer à lei é raramente justificável; e 56% acreditam que uma pessoa tenha que fazer algo que um policial pedir, mesmo se discordar dele. O ICJBrasil mensura a confiança da população no Judiciário por meio de diversas perguntas, que compõem uma nota, que vai de 0 a 10. No primeiro semestre de 2016, essa nota foi 4,9 pontos.

CONTINUE LENDO

Brasil já registrou mais de 200 mil casos de zika e 1,4 milhão de dengue em 2016

  • 30 Out 2016
  • 10:01h

(Foto: Reprodução)

Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (26) registrou 200.465 casos prováveis de zika e 236.287 de chikungunya no Brasil, em 2016. Já os casos prováveis de dengue chegaram a 1.438.624. Do total de notificações de zika, 54,8% foram confirmadas, com maior incidência no Mato Grosso (672,8 casos a cada 100 mil habitantes), Rio de Janeiro (363,6 casos por 100 mil) e Bahia (331,1 casos por 100 mil). Em todo o país, a incidência é de 98,1 casos por 100 mil habitantes. Já do total de casos de chikungunya, 49,3% foram confirmados. A Bahia é o estado com maior número absoluto de casos (46.308). Foram registradas, no Brasil, 120 mortes pela doença. Ainda segundo o relatório, a incidência de dengue foi de 703,7 casos a cada 100 mil habitantes do país. Foram confirmadas 563 mortes e 762 casos de dengue grave durante todo o ano.

Brasil recicla 98% das latinhas de alumínio de bebidas

  • 30 Out 2016
  • 07:05h

(Foto: Reprodução)

O índice de reciclagem das latinhas de alumínio de bebidas no Brasil atingiu 97,9% em 2015, com um total de 292,5 mil toneladas de latas recicladas, quase a totalidade das embalagens colocadas à venda. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (28), são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). De acordo com as duas entidades, somente na coleta da latinha foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira. “O valor equivale a quase um milhão de salários-mínimos por ano, confirmando a importância da reciclagem para a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis”, destacou o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez à Agência Brasil. Segundo a entidade, a reciclagem das latinhas consome apenas 5% da energia que seria utilizada para a produção das mesmas a partir do alumínio primário, extraído da bauxita. “A economia de energia gerada nessa reciclagem atenderia à demanda residencial anual de energia de um estado como Goiás”, disse Fernandez.

Consumo de álcool tem se igualado entre mulheres e homens, segundo estudo

  • 29 Out 2016
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

O consumo de bebidas alcoólicas tem se equiparado entre mulheres e homens, de acordo com um estudo publicado no periódico BMJ Open. Mais observada entre jovens adultos, a tendência pode levar a problemas de saúde, alertaram os pesquisadores. "O uso de álcool e as desordens relacionadas historicamente foram vistas como um fenômeno masculino", afirmaram. "Este estudo coloca esta afirmativa em questão e sugere que mulheres jovens devem se tornar alvo de esforços para reduzir o impacto dessa substância e os danos relacionados". Foram analisados dados de 68 estudos publicados entre 1980 e 2014 em todo o mundo, com mais de 3 milhões de entrevistados no total. OS dados foram agrupados a partir da quantidade e frequência do consumo de álcool, problemas com relação ao consumo e danos associados. Entre 1891 e 1910, o consumo entre os homens era 2,2 vezes maior. Já entre 1991 e 2000, a relação é de 1,1.

Número de mortes por erros em hospitais pode ser maior do que por câncer no Brasil

  • 29 Out 2016
  • 17:02h

(Foto: Reprodução)

Erros de atendimento durante a internação pode ter levado até 434 mil pessoas à morte em 2015, segundo um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Isso significa que, a cada três minutos, dois brasileiros podem ter morrido por erros em hospitais. A equipe de pesquisadores avaliou resultados obtidos em uma pesquisa de grupo para o número de internações em todo o país, nos sistemas público e privado. De acordo com a revista Exame, os pesquisadores concluíram que o número de óbitos por problemas hospitalares seria de 104 mil por ano se todos os hospitais do Brasil tivessem um elevado grau de qualidade e acreditação internacional. Nos Estados Unidos, erros de atendimento ficam atrás das doenças cardiovasculares e câncer em número de mortes. Considerando o número apontado pela pesquisa, o fator seria o primeiro ou segundo que mais mata no Brasil. "A culpa por esses eventos adversos raramente é de uma só pessoa. A origem, geralmente, está na organização do trabalho", afirmou Renato Couto, professor da Faculdade de Medicina da UFMG e um dos autores do estudo. Os pesquisadores estimam que 60% dessas falhas poderiam ser prevenidas.

Entenda a epidemia de sífilis no Brasil e saiba como se proteger

  • 29 Out 2016
  • 16:01h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde lançou na última semana ação nacional de combate à sífilis e classificou a situação que o Brasil enfrenta como uma epidemia da doença. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, nos últimos cinco anos, foram quase 230 mil novos casos. Em 2015, 65 mil casos, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Com relação à sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê na gestação e principal foco da campanha, o número quase triplicou. Em 2010, a cada mil bebês nascidos, dois (média de 2,4) eram portadores de sífilis. No último ano, esse número subiu para seis (média de 6,5). A sífilis, uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, é transmitida apenas pelo contato sexual e da gestante infectada para o feto. 

O uso de preservativos é determinante na prevenção e propagação da doença. — Com o avanço no tratamento contra HIV e como a sífilis não tem tanta visibilidade, as pessoas perderam o medo e abandonaram o uso da camisinha. Elas se esquecem das doenças que vêm a reboque — alerta o urologista Marcus Vinícius Verardo de Medeiros, do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Sociedade Brasileira de Urologia. No caso da sífilis congênita, o médico explica que, para evitar sequelas no bebê, é preciso identificar a doença na mãe durante o pré-natal, principalmente, no primeiro trimestre da gravidez. Se a infecção não for tratada, pode gerar má-formação da criança, aborto espotâneo e até a morte. A sífilis tem cura e o tratamento é com antibióticos à base de penicilina. O homem ou a mulher que tiverem a doença, entretanto, não ficam imunes à ela. — Temos que estimular que as mães façam o pré-natal a tempo de não contaminar a criança. O pré-natal identifica ainda outras doenças infecciosas. A sífilis é silenciosa, dá apenas pequenos sinais. Se não for feita a testagem, a pessoa pode ficar sem saber por décadas. É aí ue entra o perigo — diz o infectologista Paulo Santos, do Oeste D’Or.  De acordo com Marcus Vinícius, os motivos que podem ter causado este aumento no número de casos são: aumento do número de diagnósticos por conta da distribuição de testes rápidos, desabastecimento global de penicilina e o abandono do uso de preservativos pela geração sexualmente ativa hoje.

Os diferentes estágios e o diagnóstico

A sífilis tem diferentes estágios e atinge homens e mulheres. Na fase primária, surge ferida, geralmente única, no local de contato com a bactéria, como pênis, vagina, ânus e boca. A lesão, que surge entre dez e 90 dias após o contágio, não dói, não coça e pode cicatrizar sozinha. No estágio secundário, os sinais, que aparecem entre seis semanas e seis meses depois, são manchas, principalmente, nas palmas das mãos e plantas dos pés. Após a fase assintomática, que tem duração variável, há a terciária. Neste estágio, surge, de dois a 40 anos depois da infecção, lesões ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte. O diagnóstico é simples. É feito através do teste rápido de sífilis, que está disponível no SUS. O resultado pode sair em, no máximo, 30 minutos. O tratamento é feito com a penicilina benzatina, mas recomenda-se procurar um médico para diagnóstico correto e tratamento adequado.

CONTINUE LENDO